Populares Mês

quarta-feira, 7 de maio de 2014


Nota introdutória:
Pode haver quem não concorde com a opção, é normal, qualquer que fosse o escolhido não agradaria a todos. Mas criticar a forma como o processo foi conduzido, já é outra coisa, não faz qualquer sentido. Pinto da Costa e a estrutura do futebol profissional já estavam a trabalhar com o novo técnico faz algum tempo e quando se soube Julen Lopetegui foi apresentado. Portanto, tudo clarificado e morto à nascença qualquer foco de instabilidade. Aliás este processo da contratação de Julen Lopetegui provou e sem qualquer margem para dúvidas, que os sabichões não sabem nada... ou melhor, sabem mentir, especular, fazer má-língua, confundir, dividir. Essa gente triste sem vergonha na cara, alimenta-se do quanto pior, melhor, das mais tenebrosas teorias da conspiração.

Digo isto, vamos lá descaroçar a apresentação de Julen Lopetegui.
Como disse ontem, mais importante que a teoria é a prática, por muitas e boas ideias que tenha o novo Mister e tem, precisamos de tempo para as ver colocadas no campo. Mas e que fique claro, as sensações são muito boas, arrisco a dizer que estamos perante alguém que vai fazer coisas bonitas, para usar a feliz expressão de um dos meus treinadores que serviram o F.C.Porto, preferidos: Artur Jorge.
Vi um treinador sereno e perfeitamente à vontade, ele que estava num país diferente e num clube que conhecia mal; vi um treinador convico, confiante, orgulhoso e sem medo do grande desafio que tem de enfrentar. Não vi nem ouvi, mas um passarinho soprou-me que Julen Lopetegui impressionou todos os que estavam na conferência de imprensa de ontem e não me refiro em particular aos ligados ao F.C.Porto.
Do que foi dito pelo novo Mister, gostei e destaco a parte em que fala do colectivo como factor fundamental para potenciar o talento. E gostei, porque é algo que faz parte daquilo que sempre defendi quer no blog, quer antes. Não devemos castrar o talento, génio, nem a criatividade, mas sim colocá-los ao serviço da equipa. Quem não perceber isso corre riscos, pelo menos espero que corra. Ninguém é mais importante que a equipa, os interesses superiores do F.C.Porto estão acima de tudo e de todos. Também me merece realce o precisamos de total compromisso. É isso mesmo. Quem estiver no F.C.Porto, tem de estar de corpo e alma e quem não estiver que dê a vaga. Chega de gente que está no F.C.Porto, mas parece que tem a cabeça notras paragens.
Finalmente, congratulo-me e muito, que a Julen Lopetegui, Juan Carlos Martínez, Julian Calero e Juan Carlos Arevalo - treinador de guarda-redes -, se junte o Grande Rui Barros - se lerem aqui perceberão porquê.

Dito o que neste momento importava dizer sobre o novo treinador, falemos de Pinto da Costa.
Tinha dito há tempos atrás que o silêncio do Presidente me andava a dar cabo dos nervos, precisava de sinais, dei como exemplo o que tinha acontecido em 2010, quando após ouvir o Líder numa Assembleia Geral do F.C.Porto e em entrevista na RTP, dizer que voltaria a ganhar cá dentro e lá fora, disse que o apregoado novo ciclo do Benfica seria pequeno, duraria pouco. Durou pouco. Ontem vi um Líder em boa forma, determinado e mais que sinais vieram... não digo certezas, em futebol não há certezas, sensações boas, garantias que 2013/2014 foi apenas a andorinha que não faz a Primavera. E porque um dragão nunca se esconde, fica aqui registado e para memória futura: o Dragão na próxima época vai voltar a ter a chama bem alta. Vamos estar aí. A alma, mística, garra e espírito que nos distingue, estarão de volta. 2014/2015 mostrará que a morte do F.C.Porto era manifestamente exagerada.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset