Populares Mês

terça-feira, 23 de setembro de 2014


F.C.Porto em Guimarães:
Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi e Josè Angel, Casemiro, Rúben Neves e Herrera, Quintero, Jackson e Brahimi.

F.C.Porto frente ao BATE Borisov:
Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, Casemiro e Herrera, Quaresma, Adrián e Brahimi, Jackson.

F.C.Porto frente ao Boavista:
Andrés Fernández, Danilo, Maicon, Marcano e Josè Angel, Rúben, Evandro e Herrera, Tello, Jackson e Brahimi.

Quando o trabalho é bem feito, os métodos correctos, os processos de jogo bem estruturados e bem definidos e se tem jogadores de qualidade, todos aprendem rápido a saber o que fazer, todos ficam preparados e capazes de cumprirem a sua função quando chamados ao jogo.
Não faz sentido querer plantéis com várias alternativas para cada lugar e depois, quando se roda, com riscos mínimos, criticar só porque o resultado não foi o esperado. O BATE Borisov é bem melhor que o Boavista, levou seis e podia ter levado oito ou nove, os do Bessa empataram, apesar de ser preciso recuar muitos anos, décadas, para que a diferença de qualidade entre uma equipa e outra, fosse tão acentuada. São as grandes surpresas em que o futebol é fértil, é por isso que tem tantos encantos, é por não haver vencedores antecipados que existe Totobola e às vezes aparecem os milionários - agora nem tanto...
Em relação à equipa que fez uma grande exibição e um grande resultado na última quarta-feira, Julen Lopetegui mexeu na equipa e também no sistema. Entraram: Andrés Fernández, Marcano, Josè Angel, Rúben Neves, Evandro e Tello. No jogo da Champions jogámos num 4x2x3x1 que se confundia com 4x2x4. Até à expulsão de Maicon e com a avalanche atacante do F.C.Porto, alguém que estava no estádio pensou nas alterações de jogadores ou do sistema? Ninguém, disso tenho a certeza. Mas se concedo que podíamos ter mantido um duo no meio-campo com Rúben e Evandro, tendo junto a Jackson, Aboubakar, Adrián ou Quintero, até ficarmos com menos um, só dava Porto, o Boavista não saía do meio-campo, quer o ex-Estoril, quer Herrera, quer Rúben apareciam junto à área, foi do jovem da formação portista um dos remates mais perigosos. Já não concedo que foram as alterações de jogadores que estiveram na origem do mau resultado. Vejamos: o guarda-redes complicou, emperrou, perturbou? Não. Indi esteve sempre na nossa cabeça, porque Marcano não rendeu? Não. Josè Angel, mesmo não tendo a profundidade de Alex, não esteve à altura quando foi chamado? Esteve. O lateral brasileiro que esteve lesionado, quando se aproximam Sporting e Shakhtar, não merecia alguns cuidados? Merecia. Rúben ou Casemiro, não são parecidos, não tem até o nosso menino uma capacidade para jogar em terrenos mais adiantados que o brasileiro? Tem. Evandro não se tem mostrado à altura, não havia muita gente a pedir a titularidade dele? Havia. Tello não é bom jogador? É. Não precisa de jogar, ganhar ritmo, para estar em condições nos próximos e difíceis compromissos? Precisa. Tendo em conta que temos em Setembro jogos atrás de jogos, alguns importantíssimos e sendo o F.C.Porto, como aliás se viu, tão superior ao Boavista, eram grandes os riscos da chamada rotatividade? Não. Um claríssimo, não! Para que serve um plantel de qualidade, dois jogadores de valor semelhante para cada lugar, se depois jogam sempre os mesmos?
Não ganhámos, apenas por uma razão: quem é tão superior, tem tanto domínio e algumas boas oportunidades, tem de ser capaz de pelo menos marcar um golo.

Meus amigos, a época acaba em finais de Maio, ainda muita água passará debaixo das pontes. Acredito que nessa altura estaremos na luta e acredito que vamos conquistar títulos, sendo que o principal objectivo é a prova rainha do calendário futebolístico português. Aí faremos o balanço, veremos o que se dirá sobre a rotatividade, se foi boa ou má. Entretanto, se se deixarem perturbar sobre o que se vai dizendo sobre o assunto, algumas peças sem pés nem cabeça, com laivos de má-fé, apenas com o objectivo de confundir e perturbar, OK. Mas poupem-me a raciocínios e análises superficiais que vão variando conforme os resultados são bons, menos bons ou maus. Absolutamente lamentável a forma pouco aprofundada como alguns paineleiros portistas falam destas coisas, alguns com responsabilidades de terem sido grandes jogadores. Todos falam da rotatividade, esse bicho-papão, poucos da alteração do sistema. Curioso, no mínimo.
É tão fácil ser paineleiro e ganhar pasta neste país: basta fazer má-língua. Falar de futebol, analisar com profundidade, discutir com poderação... está quieto. Uns tristes!

A ratazana de esgoto, Fernando Guerra, assim, com o nome direitinho para não haver dúvidas, veio falar sobre o treinador do F.C.Porto. O vendido fala em estalar de verniz, diz que Lopetegui, com outro árbitro, não estaria no banco em Alvalade.
- Como, ratazana? Então o treinador do teu clube foi expulso no Bessa e esteve no banco no jogo seguinte e Lopetegui que não fez nada de mais, não estaria? Porquê, meu rafeiro?

Quem vê o jogo ao vivo não tem a percepção nítida do que se passa durante o jogo, principalmente nos lances mais aparatosos. Assim, ontem trouxe à colação a diferença de critério dos árbitros do Dragão e da Luz - não colhe a teoria dos árbitros diferentes. Ambos apitam no mesmo campeonato, ambos têm as mesmas instruções, têm de tomar decisões semelhantes em lances semelhantes. Não pode haver vermelho para Maicon e não haver para Enzo, mesmo que um se chame Jorge e outro Luís. Curiosamente, ambos de Braga...- e disse que o vermelho a Maicon foi correcto e apenas dei como exemplo o jogo do Benfica, porque tive acesso ao vídeo, correu rapidamente na Net a flagrante diferença de critérios. Ontem, pela primeira vez e no Porto Canal, vi o resumo do jogo do Dragão e vi os vários lances polémicos. Mantenho que Maicon foi bem expulso, inacreditável que o lance sobre Tello e principalmente sobre Danilo, não tenha tido o mesmo tratamento. Mais uma razão para tomar posição, perguntar ao tipinho que nomeia os árbitros e lidera a arbitragem, como expleca ele estes comportamentos?

Não há Dr.Eduardo Barroso que salve Eduardo Barroso. Miguel Sousa Tavares destruiu-lhe o fígado, o pâncreas e a vesícula

António Simões, rotatividade excessiva misturada com acção ou inacção durante o jogo?!
O F.C.Porto não ganhou ao Boavista por rotatividade em excesso, porque o treinador não agiu correctamente durante o jogo ou pelas duas coisas?

Vídeo do 90 minutos à Porto de ontem, no Porto Canal, onde todos os lances polémicos do F.C.Porto-Boavista do último domingo foram discutidos.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset