Populares Mês

quinta-feira, 30 de outubro de 2014


Nota de abertura:
Há quem me tenha feito chegar dificuldades em aceder à caixa de comentários para ler ou comentar. Para essa malta, fica a informação: passam o rato sobre a foto do post, a foto desaparece, aparecem três bolas, uma vermelha com o dia, outra roxa com o mês e outra verde com o ano e em simultâneo, aparece por cima a palavra comments. Clicando na palavra comments têm acesso à caixa de comentários. É fácil, é barato, só não dá milhões.

Muito bem, mas depois recebem-nos em casa com todas as mordomias e até lhes permitem fazer perguntas a Lopetegui.

Mário Figueiredo deixou a Liga de Clubes num mísero estado, sem dinheiro e sem credibilidade. Dois exemplos, entre muitos outros que podiam ser dados: os árbitros não têm recebido; por falta de patrocinadores não há dinheiro, o Rio Ave, finalista vencido da última Taça da Liga ainda não recebeu um cêntimo. Perante este quadro dantesco, era natural que os clubes estivessem preocupados, tentassem em conjunto resolver o problema. Foi o que aconteceu, Mário Figueiredo saiu, entrou Luís Duque, espera-se que a normalidade regresse. Mas para a ratazana de cabelo encaracolado e oleoso, Rui Santos, o Benfica não só não devia estar neste movimento de clubes, como devia apoiar e defender Mário Figueiredo. Para dar ênfase à sua tese, a ratazana Santos, usa os mesmos argumentos de sempre: sabendo da rivalidade entre adeptos dos dois clubes, agita o papão, diz que quem lidera o movimento é o F.C.Porto e como o F.C.Porto é uma espécie de Império do Mal que manipula a seu belo prazer um conjunto de presidentes néscios e sem vontade própria, Vieira não devia ir por este caminho. Obviamente que a táctica é simples: amanhã, se por acaso o Benfica for prejudicado ou o F.C.Porto beneficiado, houver os burburinhos próprios desses momentos, a ratazana pirómana e incendiária, lá virá dizer, eu bem avisei, já sabia que isto ia acontecer, etc, pegando fogo no campeonato para depois dissertar como grande entendido. O tipo de argumentos que a ratazana usa são iguais aos de um Rui Gomes da Silva qualquer... Só que esse tem a seu favor o facto de ser benfiquista, anti-portista e pintista, não tem a obrigação de ser equilibrado, como devia ser a marca de um comentador. Mas se a ratazana é assim, o que dizer do jornalista da SIC que o acompanha no programa? Um banana, alguém sem carácter e sem vergonha na cara e que só sabe abanar a cabeça. Se a ratazana dissesse que o preto é branco, aposto que o "jornalista" da SIC dizia: amém Rui.
É, meus caros amigos, se Portugal fosse um país como deve ser, estas ratazanas já tinham sido exterminadas. Mas como é uma república das bananas as ratazanas proliferam. E eu interrogo-me se vale a pena andar a chatear-me com isto, quando vejo a SIC e os seus jornalistas entrarem nas conferências de imprensa de antevisão dos jogos e como se ainda fosse pouco, fazerem perguntas ao nosso treinador. Tratam-nos mal, não nos respeitam, alimentam-se da má-língua e da insídia contra o F.C.Porto e depois são tratados como se nada fosse.

Notas soltas:
O senhor presidente da Câmara do Porto deu uma entrevista ao panfleto da queimada e foi de uma originalidade que me tocou profundamente. Falta mística; a rotatividade tem sido excessiva; temos um grande plantel, mas ainda não temos equipa; faltam jogadores portugueses na equipa do F.C.Porto; o Projecto Visão 611 não resultou; falta alguém no meio-campo que ponha ordem na casa... Mas no meio de tanta coisa nova e que ninguém ainda tinha visto - obrigado e parabéns senhor presidente da Câmara do Porto por nos chamar à realidade! -, há algo que é bem mais importante: a capacidade que Rui Moreira tem de ser premonitório, adivinhar o que vai acontecer. Disse o senhor presidente da Câmara que quando viu Quaresma a aquecer, no jogo frente ao Athletic de Bilbao, virou-se para o filho e disse: "Vais ver que vem aí o salvador da pátria". Ora, estas virtudes, dignas de um qualquer professor Bambo ou de uma Maya, não podem ser desperdiçadas, devem ser bem aproveitadas. Como? Criando uma linha directa entre Rui Moreira e Lopetegui. Assim, quando alguém começar a aquecer, Rui Moreira liga e avisa: esse pode entrar que vai resolver; ou, esse não entra porque não vai acrescentar nada. De certeza, com esta nova parceria, Lopetegui no campo e Rui Moreira em casa, ligados por um telefone azul, ficaremos bem mais fortes, muito mais capazes de atingir os nossos objectivos.

Não sei o que se passou em S.Petersburgo, onde o Zenit do "querido" bisneto de viscondes, André Villas-Boas, depois de estar a ganhar 2-0 até ao minuto 80, deixou-se empatar e no prolongamento sofreu novo golo, perdeu por 3-2 e foi eliminado da Taça da Rússia pelo Arsenal Tulsa - ver na foto a posição da equipa treinada por Dimitri Alenichev no campeonato russo. Mas sei o que aconteceria se fosse no Porto...

Luis Enrique:
«Sempre que o Barcelona perde é normal que tudo seja criticado»
Deixa lá Luis, nós aqui no F.C.Porto temos o mesmo problema...

Ontem não estive na Assembleia Geral do F.C.Porto, clube, mas esteve lá o meu amigo RPA, que nestas questões das contas dá-me 10 a 0 e que fez o favor de fazer um pequeno texto sobre o que se passou:
«Acabou por ser uma AG aqui e ali bastante interessante, fugindo à recorrente monotonia das últimas quando versando o mesmo tema. Uma ou outra intervenção atenta e pertinente, mas com pronta elucidação de Fernando Gomes. Aliás, Fernando Gomes, no seu estilo peculiar e bem diferente dos seus antecessores, promoveu, sobretudo para os mais interessados ou menos entendidos, uma autêntica aula e explicação de como funcionam as contas do Clube/SAD/Grupo FCP Consolidado.
O F. C. Porto Clube, de há vários anos a esta parte, está bem e recomenda-se: apresentamos a 30 de Junho de 2014 um Activo de 110,95ME, Capital Próprio de 62,83ME e Passivo de 48,12ME. Em qualquer outra empresa, de qualquer outro sector, seriam números deveras interessantes. Os clubes nossos rivais, por exemplo, não o conseguem fazer.
A EuroAntas, na data em causa destas Contas, detida ainda por 99,997% do Clube e detentora do Estádio do Dragão, apresenta um Activo de 118,46ME, Capital Próprio de 77,9ME e Passivo de 40,56ME.
A F. C. Porto, S. A. D., também na data em causa, 30 de Junho de 2014, portanto ainda sem os desenvolvimentos e as transformações decididas e ratificadas em AG Extraordinária realizada para o efeito semanas atrás, apresenta um Activo de 183,94ME, Capital Próprio Negativo de 28,51ME e um Passivo de 212,45ME.
De tudo isto resulta que, em termos Consolidados, isto é, referente a todo o Grupo e Universo F. C. Porto, apresentamos um Activo de 292,25ME, Capital Próprio de 26,87ME e um Passivo de 265,38ME.
O nosso Passivo Global Consolidado, de todo o Grupo F. C. Porto, é, portanto: 265,38ME.
Fica também já a certeza (previsível) que desde logo apresentaremos no 1º Trimestre de 2014/15 (números referentes ao período de 1 de Julho a 30 de Setembro de 2014), com Relatório & Contas a sair até final de Novembro) números bastantes interessantes (resultantes nomeadamente das vendas já efectuadas de Mangala e Defour + o Prémio de Participação na Champions que, evidentemente, só entram no exercício desta época). Números esses que nos proporcionarão uma bela almofada inicial para o decorrer da época. Provavelmente na ordem dos 15ME. Esperemos, pois, que a época desportiva confirme as nossas expectativas, ajudando e determinando a que financeiramente tudo corra pelo planejado.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset