Populares Mês

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015


Quando tive a noção do que era a blogosfera e mesmo tendo consciência que um blog é apenas um blog, uma minuscúla gota num oceano de comunicação, disse que mesmo estando atento a tudo que acontece no interior do F.C.Porto, as minhas melhores energias seriam aplicadas no combate externo, contra todos aqueles que não respeitam uma Instituição que tantos e tão relevantes serviços presta ao desporto português, futebol em particular. Nos últimos tempos quem me segue, sabe que, e por muitas vezes, disse que este Porto silencioso, passivo, conformado, olimpicamente cristão e a dar a outra face perante as maiores barbaridades, sem o espírito de luta e guerreiro que era a sua marca, estava a dar o flanco, a por-se a jeito, eles estavam a perder o respeito - já perderam completamente -, passou a valer tudo e mais alguma coisa contra os Dragões. Critérios arbitrais completamente antagónicos e arbitragens vergonhosas que cavaram uma diferença que não justifica nem reflecte o futebol jogado pelas equipas; nomeações de árbitros onde o pudor desapareceu e tudo é feito à escancara; omissões, branqueamento ou extrapolações por parte de uma comunicação social prostituída e vendida, que analisa conforme dá jeito, sempre, mas sempre contra o F.C.Porto, como se viu no jogo de Penafiel, no pós e vergonhoso Braga-Porto - os minhotos queixarem-se do árbitro só pode ser piada... - tornaram-se o dia a dia do futebol luso.
Isto não é choradinho, calimerismo, arranjar desculpas para erros próprios que temos e nunca foram desvalorizados nem omitidos, são factos. Estes escândalos sucessivos, só não atingem proporções muito maiores, incendeiam o futebol português, primeiro, porque e como já disse, os responsáveis do F.C.Porto perderam o fulgor de outras épocas; segundo, porque neste país o F.C.Porto é um alvo a abater e como se tem visto, ser isento, rigoroso, dar aos Dragões o tratamento justo não rende prestígio, vende papel, dá audiências. E o que vemos? Um Zé porco/baleia a perguntar de que se queixa o F.C.Porto no jogo de ontem, como se ficar a jogar com menos dois, uma grande parte do jogo, por culpa de um miserável critério disciplinar do árbitro, fosse coisa pouca. Vemos um ex-árbitro a analisar lances com imagens que não mostram nada, mas a concluir que o F.C.Porto foi beneficiado. Vemos programas de televisão onde se analisa com a camisola do anti-portismo vestida. Vemos qualquer pingarelho, qualquer anão a por-se em bicos dos pés para crescer às custas do bom nome do F.C.Porto. E que tem feito o F.C.Porto? Nada! Amanhã, ou depois, na antevisão do Marítimo-F.C.Porto, que Lopetegui fará, lá estarão alguns dos que nos tratam mal a passearem-se à vontade nas nossas instalações e até a fazerem perguntas ao Mister. Já disse, mas vou repetir: não defendo um Porto de comunicados por toma lá aquela palha; não defendo um Porto a reagir a tudo, a todos e a todo o momento; mas defendo um Porto a reagir, forte e feio, no momento certo e no tempo oportuno e não um Porto que reage e muito bem, contra a vergonha que foi a Gala do Centenário e depois, quando acontecem coisas que colocam em causa tanta coisa - bom nome, possibilidade de conquistar títulos, etc -, não diz nada ou pouco diz.
Que o jogo de ontem faça despertar definitivamente quem e em primeiro lugar tem de defender os interesses do F.C.Porto... Até porque quem não ouve e sente o pulsar dos seus... corre o risco de ter surpresas desagradáveis.

Notas finais:
Ontem alguns portistas, aqueles que falam e xingam nos espanhóis, devem ter ficado envergonhados. Marcano, José Ángel, Campaña e mesmo Tello - não tem a raça e o mesmo espírito dos outros, mas como uma vez me disse o Nuno Capucho: "Não podes pedir que eu tenha as mesmas características do Paulinho Santos. "Pois não, mas nem 8 nem 80", disse-lhe eu. O mesmo diria a Tello -, já que Adrián saiu muito cedo, mostraram uma raça, uma alma e uma vontade que pareciam portistas desde pequeninos. Idem para o Mister. E se Lopetegui ontem, perante tamanho despautério, disse ao quarto árbitro que a continuar assim, mais valia sair do campo, só tenho de lhe tirar o chapéu e dizer: Mister, estou consigo!

As nomeações de Paixão e Capela para os jogos de Benfica e F.C.Porto.
Se fossemos anjinhos e ingénuos, até poderíamos pensar que nas nomeações de Bruno Paixão para o Paços de Ferreira-Benfica e João Capela para o Marítimo-F.C.Porto, faltou apenas bom senso. Mas como não somos uma coisa nem outra...
Depois do que se passou no Nacional-F.C.Porto da época passada e que na altura foi esmiuçado aqui e aqui, nomear novamente João Capela, cujo perfil é aqui retratado, tresanda a provocação e tem tudo para correr mal. É verdade. Ou o árbitro faz uma arbitragem exemplar e ninguém fica com razão de queixa, ou se erra para qualquer um dos lados vai dar polémica e da grossa. Explico, começando por dizer que já pensava assim antes do que aconteceu ontem na "Pedreira": se Capela errar contra o F.C.Porto, os portistas, repito, mesmo que ontem tudo tivesse corrido bem, vão-lhe cair em cima, recordar-lhe o que aconteceu na Choupana em 30/03/2014. Se errar contra o Marítimo, os vermelhos, porque maritimistas e benfiquistas é quase tudo a mesma coisa - não foi o Guardanapo que disse esperar que o público dos Barreiros não se enganasse na sua paixão clubista, puxasse pelo Benfica em vez de puxar pelos verde-rubros? -, vão dizer que se quis limpar, cedeu às pressões, etc.
Já sobre Bruno Paixão... bem, o seu percurso e o seu currículo são de tal maneira conhecidos que não vale  a pena dizer mais nada. Apenas que sendo natural de Lisboa é filiado na A.F.Setúbal...

Alguns dos que falam agora em empolamento, como é o caso, por exemplo, de Luís Sobral, mas não só, são os tais prostitutos que me referi anteriormente, os tais que se fosse com o clube do regime reagiam como reagiram em 2010, fazendo coro com o Benfica naquela vergonhosa tomada de posição que incluiu apelos aos adeptos de boicote aos jogos, ameaças de não participar na Taça da Liga, idas aos ministérios e afins.
Lembram-se de uma capa de jornal com destaque: "Xistra decide o que já estava decidido?" Lembram-se que foi também em Braga e só porque o famoso caceteiro Javi Garcia foi expulso? Que foi numa época em que o F.C.Porto apenas ganhou Supertaça, Taça de Portugal, Campeonato, com apenas 3 empates cedidos e Liga Europa?

PS 1 - Maurício, jogador do Sporting e que tinha uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, foi emprestado à Lazio com opção de compra obrigatória de 2,650 milhões.
- Bruno, tão novinho e já com tão poucas faculdades?

PS 2 - Ribeiro Cristóvão continua a provar em cada intervenção que faz sobre o F.C.Porto que nunca conseguiu ultrapassar o complexo do careca/gay. Ou então está a ficar gago e qual papagaio, repete sempre as mesmas coisas na esperança que uma mentira muitas vezes repetida passe a ser verdade: "O Porto foi beneficiado em Penafiel, o Porto foi beneficiado em Penafiel..."

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset