sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
Há gente muito pequenina que quando sai do Porto e vai para Lisboa, julga que cresce, mas não cresce, só revela a sua índole, o seu carácter, minga e alarga. Coitados!
Chapeau para o artigo do Pedro Marques Lopes. Como dizia o meu avô, há homens, homitos, macacos e macaquitos. Os homens assumem-se sem medo, com frontalidade e coragem. Os homitos escondem-se, acobardam-se, mostram a sua verdadeira dimensão de gente rasteirinha, trocam de amigos como quem troca de camisa, são capazes de tudo, até de vender a alma ao Diabo, em nome dos seus interesses particulares.
F.C.Penafiel-F.C.Porto. O lema é: ganhar para pressionar
Nesta altura, é meter a cassete do ganhar para pressionar e pouco mais há a dizer.
O Penafiel está abaixo da linha de água, necessitado de pontos, vai tentar tudo para os conquistar. Para isso, vai jogar com todos atrás da linha da bola, procurar defender bem, aproveitar algumas das abébias que o F.C.Porto dá em quase em todos os jogos, para surpreender. Aqui chegados é só meter a outra cassete, a que diz que temos de entrar forte e a pressionar alto, intensos, dominadores, rápidos a pensar e a executar, seguros atrás, criativos no meio-campo, eficazes no ataque. Enfim, colocar no campo os melhores atributos colectivos e individuais, fazer jus ao favoritismo. Nesta altura e frente a estas equipas, perder pontos é dizer adeus ao título.
O tempo está mau, o campo não vai estar nas melhores condições e por isso pouco propício a um futebol curtinho, de toques e fintas. Objectividade, pragmatismo, se não der para ganhar a tocar violino, temos de ganhar a tocar bombo e pandeireta.
O tempo está mau, o campo não vai estar nas melhores condições e por isso pouco propício a um futebol curtinho, de toques e fintas. Objectividade, pragmatismo, se não der para ganhar a tocar violino, temos de ganhar a tocar bombo e pandeireta.
O árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Lícinio e João Silva
Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Maicon, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro;
Médios, Evandro, Casemiro, Campaña, Herrera, Óliver e Quintero;
Avançados, Quaresma, Tello, Jackson, Ricardo Pereira e Adrián.
Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Marcano, Martins Indi e José Ángel, Casemiro, Herrera e Óliver, Quaresma(Quintero), Jackson e Tello.
Antevisão de Julen Lopetegui:
«O FC Porto sabe que esta partida começa a zeros e, como tal, não pode facilitar se quiser os três pontos».
«É um campo reduzido, perante adversário que faz muitas coisas bem, que é agressivo. Vai ser difícil», apontou. O objetivo para esse jogo é o mesmo de todos: focalizar a máxima atenção, dar o nosso melhor, respeitar o adversário. Fazer as coisas bem de modo a poder superar o objetivo».
«O Penafiel já conseguiu resultados bons em casa, espero uma partida com muitas dificuldade. Temos que tentar fazer o melhor, queremos os 3 pontos.»
«O treinador do Penafiel já cá esteve, conhece a casa, sabe o que tem a fazer para nos
dificultar. O FC Porto olha estes adversários como todos. O jogo começa a zero.»
«Queremos somar o máximo número de pontos possível e para isso temos que vencer em Penafiel. É esse o próximo objetivo, é nisso que estamos focalizados».
«Antes do jogo com o Benfica já estávamos a fazer boas exibições e bons resultados. Mesmo nessa partida, fizemos muitas coisas bem. Às vezes, analisamos demais as coisas do lado do resultado. E o futebol tem algo que outros desportos não têm: pode ser-se muito superior e mesmo assim não ganharmos. É esse também o atrativo deste jogo»
«Antes do mais, devo dizer que o futebol português está de parabéns por ter ativos tão bons. Como amante do futebol mundial e do futebol português, congratulo-me de ver nomes como Eusébio, Ronaldo, Figo, Mourinho, Baía ou Pedro Proença devidamente lembrados. Mas, já que me perguntam, noto as ausência de Pedroto, que marcou uma era e mudou o futebol português, e do nosso presidente Pinto da Costa, que é um dirigente com um número de títulos que não tem paralelo em todo o Mundo...»
«Pedroto e Pinto da Costa são nomes de que devem orgulhar não só os portistas, mas também os portugueses...»