Populares Mês

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pedro Marques Lopes 

Ainda sobre o jogo de ontem e agora mais a frio.
Entrámos mal no jogo, depois melhorámos, sem atingir grande brilhantismo chegámos à vantagem, cometemos dois erros primários, no primeiro uma clara má abordagem e no segundo falha de marcação inaceitável, fomos penalizados, não merecíamos ter ido para o intervalo a perder, mas fomos. Tínhamos 45 minutos para dar a volta, marcar um golo que pelo menos nos levasse para o desempate, não conseguimos, pior, mesmo dominando raramente criamos perigo, fomos eliminados. Culpa nossa, o meio-campo, coração da equipa não funcionou - se Casemiro foi cumprindo a sua função, Evandro andou desaparecido, apesar do excelente golo, Óliver com a paragem perdeu a forma, está lento a pensar e a executar, anda às voltinhas, não desequilibra, não remata, não assiste -, equipa sem coração fica mais perto de perder do que ganhar. Foi isto que vi ontem no Funchal. Xistra errou num ou outro lance em prejuízo do F.C.Porto - alguém lhe devia perguntar porque não assinalou em Arouca dois penalties muito mais claros que o que sofremos ontem e marcou a falta de Ricardo -, mas não foi pelo árbitro que perdemos. Dito isto, quando o Benfica perdeu em Vila do Conde e podíamos aproveitar esse desaire para uma enorme injecção de moral e nos galvanizarmos, foi um balde de água fria, uma enorme frustração na Choupana, um empate com sabor a derrota; ontem foi a desilusão de mais um desaire e pior, a falta daquele espírito e da mentalidade forte que nesta recta final da época pode fazer a diferença. Por isso, esperava que Lopetegui no final do jogo não arranjasse desculpas, pegasse o touro pelos cornos, assumisse a má prestação da equipa, dissesse que tal como a derrota frente ao Marítimo para o campeonato deu início a um ciclo de boas exibições e vitórias, o grupo vai deixar tudo em campo para que já na segunda-feira um novo e igual ciclo comece. Falar dos erros dos árbitros, sim, tem tido em mim um apoiante incondicional, apesar disto ser apenas um blog e pelos vistos quem dirige estar mais interessado em falar de outras coisas e deixar Lopetegui a falar sozinho, mas não peçam para estar de acordo com o treinador quando acho e acha muita gente, que deu o flanco, um tiro no pé ao falar do árbitro. Ontem era dia para dizer: "não falo do árbitro, perdemos porque fomos incompetentes, ponto final." Sim, os únicos que estiveram à altura foram os adeptos que acorreram em bom número e mais uma vez saíram tristes.

Que fique claro: a mim e aos portistas de sempre e para sempre, não interessa o Julen Lopetegui, Paulo Fonseca, Vítor Pereira, André Villas-Boas, Jesualdo ou outro qualquer treinador, interessa-nos o F.C.Porto, o sucesso do nosso clube. E para alcançar esse sucesso ninguém está acima de críticas, seja ele quem for. Finalmente, desde que com respeito, objectividade e com espírito construtivo, as críticas têm todo o cabimento. Mas não é andar ao sabor do vento, a saltar do treinador que é bom e foi mais uma boa escolha do Presidente, na altura das vitórias; para treinador que não serve na altura das derrotas. E, infelizmente, há muito disso por aí, há muita gente que parece apostada em regressar aos tempos em que mudávamos de treinador como quem muda de camisa. Eu sou desses tempos, sei o que isso nos custou, não quero isso de volta. Mas mesmo que quisesse, o clube é dirigido de dentro para fora e ainda bem. Foi também esse o segredo para que o F.C.Porto conseguisse tantos e tantos sucessos, alguns para além do sonho.

Notas finais:
Não sei se já repararam, mas agora os vendilhões do templo afectos ao clube do regime e que fazem opinião, exemplo, Carlos Daniel o benfiquista de Paredes e o Freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, andam a dizer que é assim mesmo, apesar de algum ruído, com origem no F.C.Porto, claro, agora sim e ainda bem para o produto futebol, isto está muito mais calmo. Vai uma aposta que estes "artistas" se amanhã as coisas mudarem, a classificação de alterar e o Benfica começar a fazer barulho, como é a sua prática normal, farão o que sempre fizeram no passado e que tem muito poucos anos, darão todo o destaque à gritaria vermelha, com programas inteiros de televisão a dar voz aos Silvas, Figueiredos, Vilarinhos e afins, grandes destaques de capa a papagaios verdes de bico encarnado, género: "O título do F.C.Porto é um tributo dos árbitros?" Fica para memória futura.

Então estão sempre a criticar o treinador do F.C.Porto por falar dos árbitros e os rafeiros que criticam Lopetegui, foram perguntar ao treinador do Benfica sobre a arbitragem do Marítimo-F.C.Porto? Que tem Jesus a ver com isso? É, alguns jornalistas são uma vergonha, um bando de vendidos, sem ética e sem moral.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset