Populares Mês

quarta-feira, 13 de maio de 2015


Esqueçamos o colinho - não, não é porque agora dá jeito que argumento com classificações virtuais... -, as poucas vergonhas que continuam - o Dragões Diário de hoje dá mais uma achega -, concentremo-nos em coisas concretas. Dizer-se que o F.C.Porto, só porque tinha o melhor plantel, estava obrigado a ser campeão, passar por cima de muitos outros factores e resumir tudo a isso, é o cúmulo da desonestidade intelectual. Quando essa análise é feita por portistas e alguns ex-jogadores do F.C.Porto, para além de tudo isso, é uma grande falta de memória. Este plantel do F.C.Porto é o melhor do futebol português, mas não é o melhor dos últimos 30 anos, como alguém disse. É um plantel que tem 16 novos jogadores, a grande maioria deles novos também na idade, no clube e no futebol luso. Vários deles, apresentados como reforços sonantes, na época passada jogaram muito pouco, Casemiro, Óliver, Tello, por exemplo, os que já cá estavam vieram de uma temporada muito negativa. Lembro a esses incautos que na época 1986/1987, o F.C.Porto que tinha os guarda-redes: Zé Beto, J.Młynarczyk e Amaral; os defesas, João Pinto, Bandeirinha, Festas, Celso, Lima Pereira, Eduardo Luís, Inácio e Lauleta; os médios, Jaime Pacheco, André, Quim, Sousa, Elói, Semedo e Frasco; e os avançados, Jaime Magalhães, Futre, Gomes, Juary, Madjer, Vermelhinho e Casagrande; isto é, 25 internacionais, mais de 2 por cada lugar, com uma média de idades alta, experiência adquirida e que já jogavam juntos há vários anos, sem esquecer um treinador, Artur Jorge a cumprir a terceira época no clube, não foi campeão nacional, perdeu o título para o Benfica de Mortimore que tinha um plantel muito mais fraco. OK, foi Campeão Europeu em Viena, mas com aquele plantel, dava para juntar as duas coisas e a Taça de Portugal - curiosamente, também fomos eliminados em casa pelo Sporting. Sim, porque a Taça dos Campeões Europeus não tem nada a ver com a Champions League, esta época mesmo ficando pelos quartos-de-final, fizemos 12 jogos, mais 3 que o F.C.Porto Campeão Europeu.

Portanto e concluindo:
O treinador Julen Lopetegui, tem, obviamente, responsabilidades e tenho a certeza que no final da época as assumirá - por razões que todos perceberão, não pode fazê-lo agora...-, mas nunca ouvi Loptegui a ficar com os louros das vitórias e culpar jogadores na hora da derrota, eu ganho vocês perdem, tão frequente noutras latitudes onde dominam "Mestres das Tácticas". E se algumas vezes falou de arbitragens, teve quase sempre razão, quando não teve ou achei que não teve, também mereceu reparos, por exemplo, aqui.
Analisar esta época apenas na base: temos o melhor plantel, logo tínhamos de ganhar, é uma desonestidade intelectual que se compreende naqueles que não são portistas, custa a aceitar análises tão superficiais e redutoras, naqueles que se dizem portistas. Todos têm direito a criticar Lopetegui, era o que faltava coarctar-lhes esse direito, ponto. Mas para análises tendenciosas, sem rigor e com um critério de exigência que não têm com outros, já bastam os nossos inimigos. Dos amigos espera-se mais e melhores argumentos.

Notas soltas:
Apanhei no facebook um bate boca entre o gordo Gobern - se ele não acha mal que se diga, depreciativamente, o basco, quando alguém se refere a Lopetegui, também não se deve importar que sendo gordo, lhe chamem gordo... - e Rui Oliveira e Costa, com o paineleiro benfiquista a defender o director de comunicação do Benfica, o conhecido papagaio verde de bico encarnado, Gabi, com unhas e dentes. Disse Gobern: até te fica mal não saberes quem é João Gabriel, um grande jornalista, o homem que entrevistou Xanana... Como já não é a primeira vez que Gobern usa estes argumentos - desta vez não referiu o facto de também ter sido assessor do presidente Jorge Sampaio -, alguém lhe diga que não é esse Gabi que está em causa, é o Gabi, director de comunicação do Benfica.
 
Lopetegui conseguiu que o Dr.Cutty Sark tomasse as dores de Jesus. Quem havia de dizer... Notável!

Um sms estranho...
Ontem recebi um sms que não consegui identificar, mesmo correndo o risco de ter problemas ao ligar de volta e que rezava assim: Eh pá, não liguem ao Silva, ele ficou completamente xexé no dia 22 de Novembro de 2014. Se alguém conseguir descodificar isto... a gerência do tasco agradece.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset