Populares Mês

domingo, 13 de setembro de 2015


O facto de todos - ou quase todos, porque há sempre quem diga que é branco se a esmagadora maioria dos portistas disser que é preto - estarmos de acordo que Maxi Pereira vai levar mais cartões no primeiro terço do campeonato que levou em todo o campeonato da época passada, é sintomático dos critérios usados pelos árbitros e como funcionam as coisas no Conselho de Arbitragem da FPF, dirigido por Vítor Pereira - a propósito, a nomeação de Hugo Miguel, árbitro de Lisboa e agente para a capital, da marca que equipa o Sporting, para o jogo do clube de Alvalade em Vila do Conde, é mais uma aberração, um exemplo de um critério de nomeações descuidado e absolutamente inacreditável.
Serve esta introdução para dizer que os critérios são estes, vão continuar a ser estes, contra isso podemos fazer pouco e só vejo uma solução: orgulho em vestir o manto sagrado, atitude, espírito guerreiro e raça de Dragão. É o Capela? Vamos a eles até contra o Capela. O relvado é um batatal? Temos de nos adaptar e encarar o batatal como se fosse o melhor tapete. O adversário luta, trabalha e corre muito, mete o pé sem medo, etc.? Temos de os igualarem todos esses itens. Sim, porque só assim poderemos atingir os nossos objectivos e fazer regressar o título à Invicta. Ontem em Arouca vi tudo isso, não sempre, mas em grande parte do jogo, em alguns jogadores, durante os noventa minutos. Os próximos jogos confirmarão ou não, se Arouca marca o início de uma nova abordagem. Se o Somos Porto tantas vezes apregoado, vai passar da teoria à prática e o Porto 2015/2016 será capaz de realizar muitos jogos de qualidade, mas quando essa qualidade faltar que nunca faltem as características que no passado nos distinguiam dos outros. Temos um plantel com uma mescla bem conseguida de jogadores capazes de lances espectaculares, mas também temos jogadores daqueles que com a sua garra, entrega, espírito de sacrifício, não só libertam os artistas, como contagiam com a sua maneira de jogar, todos os outros. Estamos na frente, o caminho é difícil, mas há razões para ter confiança, acreditar em coisas bonitas.

Lopetegui
Apontar erros, criticar com objectividade, respeito, espírito positivo e construtivo, é aquilo que faço e aquilo que todos os portistas deviam fazer em relação ao treinador do seu clube. O F.C.Porto jogou mal na Madeira com o Marítimo, disse-o, jogou mal com o Estoril, disse-o também, como disse que gostei do jogo frente ao Vitória S.C. e ontem na vitória em Arouca. Apontei erros, aquilo que estava mal na minha opinião de treinador de bancada, mas sempre dentro do tal espírito referido. Também não gostei por igual de todos os treinadores que passaram pelo F.C.Porto, mas desde que tenho o tasco nunca abandalhei nenhum, faltei ao respeito a algum, permiti que fossem fragilizados de forma imprópria. Já aqui disse, Julen Lopetegui tem sido muito maltratado e se neste Portugal cheio de vendilhões do templo, esse é um preço a pagar por qualquer treinador do F.C.Porto, ver a forma como alguns portistas se referem ao treinador basco é absolutamente lamentável. Tudo serve para criticar, Lopetegui é tratado como se fosse um paraquedista do futebol, ele que jogou no Barça e no Real, tem um trabalho notável nas seleções mais jovens espanholas. Até um treinador do regional é plasmado no facebook como um supra sumo da matéria, alguém capaz de ensinar futebol ao treinador do F.C.Porto. E que dizer de alguns comentadores de pacotilha que tanto batem em Lopetegui e exaltam Rui Jorge, curiosamente, ele que tem um percurso semelhante a Lopetegui? Porque trago, mais uma vez, este tema à colação? Porque também é por aqui que o barco pode não chegar a bom Porto. Se não formos capazes de analisar com cuidado, distinguir o que é crítica objectiva, de boa-fé, honesta, descomprometida, com críticas que têm apenas como objectivo confundir, perturbar, criar instabilidade... então será difícil haver festa no Dragão lá para Maio. Depois de Kiev vem o Benfica, um bom jogo para tomar o pulso ao Dragão. Será que veremos o estádio a apoiar a equipa do primeiro ao último minuto, ou se algo começar a correr mal lá virão os assobios que funcionam como doping para os nossos adversários? Será que para alguns a antipatia por Lopetegui é maior que o seu amor ao F.C.Porto? Veremos. Entretanto vamos estar atentos ao que os agitadores, provocadores e porquinhos de brega, vão dizer esta semana...

Notas finais:
- Ó Casanova, explica-me como se eu fosse muito burro: Rúben e Danilo, devem ser ambos titulares do F.C.Porto, se Lopetegui não se lembrar de apostar nas trocas e baldrocas com que se deu a conhecer na campanha anterior, como dizes no panfleto da queimada?

Só vi os primeiros 10 minutos da vitória por 4-2 do F.C.Porto B em Famalicão, mas já procurei saber e as informações que recolhi foram as melhores, disseram-me que jogamos bem, que já há equipa e quando há equipa o talento potencia-se mais facilmente. Que há ali gente com pinta...para além dos já referidos e conhecidos, André Silva, Rafa - hoje não jogou -, Chico Ramos, etc., alguns que chegaram mostram atributos. Exemplos: o mexicano Omar Govea, o panamiano Ismael e o brasileiro Gleison.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset