Populares Mês

segunda-feira, 14 de setembro de 2015


Enquanto o F.C.Porto viaja para Kiev onde nunca perdeu, duas vitórias por 2-1 - uma delas, nem preciso de dizer qual, significou uma das minhas maiores alegrias enquanto adepto do F.C.Porto - e um empate a zero, com Evandro e o guarda-redes João Costa a juntarem-se aos convocados para Arouca - são estes os 20 que viajaram: Casillas, Helton e João Costa, Maxi Pereira, Layún, Maicon, Martins Indi e Cissokho, André André, Danilo, Herrera, Imbula, Rúben Neves, Evandro, Brahimi, Tello, Aboubakar, Dani Osvaldo, Corona e Bueno - trago à colação uma questão: Danilo versus Rúben Neves, na posição 6. As virtudes de cada um, o que cada um pode dar à equipa, são compatíveis, etc. Já andava para a abordar desde o dia que um porquinho de brega afirmou que o jovem da formação portista não jogava porque Lopetegui tinha prometido a titularidade ao ex-Marítimo, não tinha sido possível, mas chegou o dia. Assim e aproveitando a análise que Vítor Manuel, treinador de futebol, fez no panfleto da queimada ao jogo entre o F.C.Porto e o Arouca, vamos a isso. Disse Vítor Manuel que, muito contribuiu para a superior capacidade de circulação de bola do F.C.Porto a aposta em Rúben Neves. Disse mais, é um jogador que, jogando a 6 aparece na zona de um 8 ou de um 10, melhorando a capacidade de construção da equipa. Em jogos contra equipas mais pequenas, como foi o caso, Rúben Neves pode ser importante nos Dragões. Vamos lá ver: Danilo é um jogador alto, forte, possante, com uma capacidade para pressionar e recuperar bolas, mais um poder de choque que Rúben não tem. Essas características são muito importantes em certos jogos, por exemplo, jogos da Champions, naqueles onde o F.C.Porto não tem de assumir as despesas do jogo, jogos com adversários fortes fisicamente, desgastantes, com muitos contactos e alguém tem de fazer o trabalho "sujo" para que depois os artistas brilhem. Também em Portugal, nos jogos mais importantes, Benfica, Sporting, talvez em Braga, com tendência para o equilíbrio ou frente a equipas que fazem da capacidade de luta e de um futebol de contactos a sua arma. Já Rúben é mais cerebral, mais técnico, passa e circula melhor, é mais rápido a pensar a executar, em jogos com pouco espaço, em que a iniciativa é sempre do F.C.Porto, Rúben parece mais adequado que Danilo. Mas, como se viu em Arouca, podem jogar os dois e até foi com ambos em campo que fizemos dois golos, com Rúben a ser determinante no terceiro com um passe que Danilo se calhar não fazia, mas foi com as costas seguras por Danilo que Rúben se soltou. Resumindo são dois jogadores de qualidade, que se complementam, num meio-campo que dá a Lopetegui muitas soluções e variantes tácticas. Se entrarem os dois de início em Kiev não fico admirado. Já agora, o meu onze:
Casillas, Maxi, Maicon, Martins Indi e Cisskho, Danilo, Rúben ou Herrera, Imbula, André André, Corona e Aboubakar ou Dani Osvaldo
 
Mike e Melga iniciam a temporada
- Melga, então grande amigo, já estavas com saudades de mandar umas bitaitadas? Pensavas que o homem já não queria nada connosco?

- Não, Mike, nada disso, ele não é ingrato, não nos ia mandar agora para o desemprego, ou obrigar-nos a emigrar. Já não temos idade para isso. E prepara-te, estou em grande forma. Queres ver?

- Força!

- Aaaaaaaaaaiiiiiiiiiiii... que não me aguento! O freteiro com calo no cu como o macaco, Delgado, deu um Ás a Pinto da Costa. É um dia histórico, único, Mike. Aaaaaiiii que me vai dar qualquer coisinha.

- Calma, Melga, acalma-te, de facto é um dia memorável, um dia para a posteridade, mas não abuses, pode dar-te qualquer coisinha e depois? E a propósito do freteiro: como vês a defesa acérrima que ele faz de Vítor Pereira, o líder do CA da FPF?

- Mike, ainda te surpreendes? Desde que quem lidera a arbitragem seja pró-Benfica, nem que tenha critérios completamente absurdos, está sempre tudo bem. Mas olha continuando nos nossos amigos da queimada, diz-me o significado de topo.

- Topo, Melga?!

- Sim, topo, Mike.

- Ora deixa cá ver... Topo, segundo o dicionário da Porto Editora, antes do acordo ortográfico que aqui não vamos nessas modernices, topo é a parte mais elevada; tope; cume; extremidade. Mas porquê isto, Melga?

- Ai não sabes? Eu explico-te. Na capa da Bola, aqui tratada carinhosamente por panfleto da queimada, vem: "Sporting no topo da Liga mesmo sem deslumbrar"

- Mas, Melga isto ainda está no início...

- Pára aí, é verdade, mas quando são os vermelhos estão em primeiro, mesmo ex-aequo com o F.C.Porto, eles nunca dizem F.C.Porto no topo da Liga, dizem sempre, Benfica lidera. Deixemos isso e peço-te um comentário à declaração de Augusto Inácio, director de relações internacionais do Sporting sobre a reunião entre Bruno de Carvalho e Carrillo.

- O Inácio é director das relações internacionais do Sporting?! Mas ele nunca vai aos sorteios, é sempre o Octávio... não será director das relações nacionais e que se resumem a participar no play-off? Sobre a reunião e tendo em conta certas notícias, Carrillo vai assinar até 2020.

- Certas notícias que vêm na Bola e têm origem no Forte? Ahahahahahahah! Esse deu o Danilo como certo no Sporting e o Danilo está no F.C.Porto. Deu o Mitroglou como certo no Sporting e está no Benfica. Deu o Cervi como certo em Alvalade e parece que também vai para a Luz. Olha, amigo, é caso para dizer que ainda bem que o Serpa não é como o Bruno de Carvalho, caso contrário, o Forte deixava de ser editor do Sporting e ia fazer Canoagem...

- Ou Kickboxing... ahahahahah!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset