Populares Mês

terça-feira, 8 de dezembro de 2015


Há treinadores que cansam de tal forma os seus jogadores, sob ponto de vista mental, que ao fim de três anos eles já têm dificuldades em olhar para a cara dele, já não o ouvem, a mensagem não passa, parecem mortinhos de o ver pelas costas. O mesmo se passa com o treinador em relação a alguns jogadores, se pudesse dispensava meia-dúzia deles. Parece ser esse o caso do actual campeão inglês, por mais juras de amor que se façam reciprocamente. O Chelsea está a fazer um campeonato miserável, no último jogo, quando já se pensava que a retoma estava aí, perdeu com o recém-promovido Bournemouth e a crise acentuou-se. Nestas circunstâncias até se pode pensar que é a altura ideal para defrontar o clube do milionário russo Roman Abramovich, mas não me parece. E não me parece porque, em primeiro lugar, mesmo que a minha teoria faça sentido e até esteja certa, os jogadores, em particular os grandes jogadores e os campeões ingleses têm muitos, adoram jogar na Champions, na prova rainha da UEFA, transfiguram-se. Em segundo lugar, se juntarmos a isso o facto de o F.C.Porto nem poder empatar - a não ser que aconteça um milagre em Kiev e o Dínamo não ganhe ao Maccabi. Nesse caso até pode perder...-, sem esquecer que nunca os Dragões venceram em Inglaterra, está explicado porque, independentemente de tudo, é uma tarefa muito complicada aquela que os pupilos de Juen Lopetegui têm pela frente. Mas se as dificuldades vão ser muitas e ter essa noção é fundamental - pensar num Chelsea fragilizado neste jogo, seria um grande erro -, há sempre uma primeira vez para tudo. E como em futebol não há impossíveis, acontece muitas vezes os menos fortes ganharem aos mais fortes, ultrapassarem com sucesso obstáculos, mesmo os mais difíceis, quem sabe o F.C.Porto não faz história em Stamford Bridge?
Sim, pode fazer, mas para isso tem de ser um Porto de altíssimo nível; um Porto disponível para sofrer; um Porto forte física e mentalmente; um Porto coeso, equilibrado, organizado e solidário colectivamente; finalmente, um Porto corajoso, capaz de soltar o talento individual que tem. Há jogos que marcam épocas, algumas que depois se transformam em épocas históricas e que perduram na memória. Este pode ser um deles. Porque este é um jogo que vale a pena, um jogo para HOMENS, para mostrar quem é quem. Que todos os profissionais do F.C.Porto estejam bem cientes disso, sejam capazes de honrar a história do clube que representam e o manto sagrado que envergam. Se tiverem de cair que caiam de pé.

O árbitro é Cuneyt Çakir, auxiliado pelos assistentes Bahattin Duran e Tarik Ongun, os assistentes adicionais são Hüseyin Göçek e Barış Şimşek, o quarto árbitro é Mustafa Eyisoy, todos de nacionalidade turca.


Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton, João Costa e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Imbula, Rúben Neves, André André;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Bueno, Varela e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Marcano e Layún, Rúben Neves, Danilo e Imbula, André André, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«O que achei quando saiu o grupo é que era bom grupo. Estranho é o Chelsea não estar qualificado. Temos a possibilidade de garantir o apuramento contra uma grande equipa. O Chelsea é o favorito do grupo e nós sabemos que temos que vencer aqui para seguirmos em frente na competição. É o que vamos procurar fazer.»

«Não estou à espera de nenhum tipo de facilidades. Eles são uma grande equipa, orientada por um dos melhores treinadores da história, com bons jogadores em todas as posições.»

«Não vou individualizar. Todos os jogadores são importantes. Estamos contentes com eles [Herrera, Corona e Layún] e com todos os outros. Queremos ser protagonistas e fazer uma grande partida. É a única maneira de conseguirmos ganhar.»

«Todas as equipas têm fortes e pontos francos. Nós não somos exceção. Tomo notas de todos os jogos dos nossos adversários e da nossa equipa e procuramos melhorar sempre.»

«Estamos focados em fazer história. O FC Porto nunca ganhou em Inglaterra e amanhã temos uma oportunidade magnífica frente a uma grande equipa. Temos que fazer um jogo magnífico para conseguirmos ganhar.»

«Vamos estar com 100 por cento de energias no jogo de amanhã. Vamos estar focados unicamente naquilo que podemos fazer.»

Antevisão de Danilo Pereira:
«Todos acreditamos. Estamos a remar para o mesmo lado. O treinador acredita, nós acreditamos nele e é mais um passo para ganharmos aqui. O FC Porto nunca ganhou em Inglaterra e acreditamos que podemos ganhar agora.»

«Vai ser um jogo totalmente diferente daquele que foi no Dragão. Penso que o Chelsea vai encarar este jogo com muita motivação porque tem que ganhar, tal como nós.»

«Não vamos mudar o nosso jogo, nem a nossa mentalidade. Temos que ter a posse de bola.»

«Penso que o Chelsea vai esquecer aquilo que tem sido o campeonato. É um jogo muito importante para ele, estão focados no que o treinador lhes pede.»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset