Populares Mês

sábado, 19 de dezembro de 2015


É uma máxima do futebol que não me canso de repetir: as fases difíceis, no caso do F.C.Porto, mais até pelas exibições que pelos resultados, ultrapassam-se com vitórias e, preferencialmente, juntando às vitórias  bons jogos. Só assim a instabilidade diminui, a tranquilidade e a confiança regressam. Amanhã jogamos em casa, somos melhores, vamos lá tentar juntar o útil ao agradável. Não é pedir muito. Todos queremos passar um Bom Natal, desportivamente falando.

O árbitro é Bruno Esteves, auxiliado por Venâncio Tomé e Rui Teixeira.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, José Ángel e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, Sérgio Oliveira, Rúben Neves;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Bueno, André Silva e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Martins Indi, Marcano e Layún, Danilo, Rúben Neves e Herrera, Corona, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«Esperamos as dificuldades lógicas de qualquer jogo, vamos com a mentalidade de ganhar perante uma equipa com uma boa dinâmica. Vem de uma boa sequência de resultados, nos últimos sete jogos perdeu apenas um, na Luz, e colocou muitas dificuldades ao Benfica nesse jogo. Temos de nos superar para conseguir os três pontos, fazendo também um bom jogo».

«Estou a pensar 100 por cento na Académica, não há outra forma. Os três pontos são demasiado importantes. Sabemos das dificuldades que tem cada jogo e temos de o enfrentar com essa mentalidade e responsabilidade. A nossa ideia é passar o apoio e o carinho que os jogadores precisam para ganhar jogos e no final conseguir os objetivos que todos queremos».

«Não vou falar do mercado de inverno, não adianta falar de algo que tem sido natural nos últimos anos. Cissokho já não está connosco e não vou fazer comentários a esse respeito. Estamos demasiado focados no jogo com a Académica, o mercado de inverno vai durar o que tiver de durar. Cissokho teve comportamento correto e desejamos-lhe toda a sorte do mundo».

«Já dei a minha opinião e depois foi mal interpretada, não sei se por má vontade ou não. Disse que era importante chegar bem posicionado aos últimos dez jogos e que é nessa fase que se marca realmente a diferença. Não disse que o resto não é importante, como alguns quiseram interpretar, mas tudo o que digo interpretam como querem. Disse o que disse. Penso que, nos campeonatos, é preciso estar o melhor posicionado e com possibilidades reais nas partidas que marcam realmente a diferença. É sempre melhor estar à frente do que atrás, isso é lógico».

«As interpretações que nós fazemos não são iguais às que fazem os outros. Estou há ano e meio em Portugal, vejo os jogos e as dificuldades que sentem rivais. Não é fácil ganhar jogos e nós fizemos o que tínhamos de fazer, que é vencer. Conseguimos ganhar dois jogos complicados na Madeira [ndr. União e Nacional], não é fácil. Temos de continuar concentrados e melhorar em todos os aspetos. Se contarmos com o jogo de segunda-feira, foram dez jogos em menos de 97 dias. Temos de continuar com esta mentalidade, dar resposta às competições que temos e melhorar o que temos de melhorar, como todas as equipas».

Histórico do confronto entre F.C.Porto e A.Académica, no Século XXI:
FC Porto - Académica é já um clássico do futebol português, a partida de amanhã será a numero 64 no Porto, a contar para o campeonato. No balanço dos 63 desafios disputados na Cidade Invicta, o FC Porto venceu 49 jogos, empatou 9 partidas, e os estudantes de Coimbra venceram 5 desafios no Porto. No goal average, e nesses anteriores 63 confrontos, os Dragões marcaram 184 golos e os estudantes apontaram 63 tentos. Observando apenas este século XXI  e o histórico recente de confrontos entre Dragões e estudantes, registam-se 13 desafios para o campeonato, com 11 vitórias do FC Porto e 2 empates. Vejamos então, resultados e marcadores respectivos, dos últimos 13 desafios para o campeonato disputados no Porto :
2002/03 FC Porto 4 - Académica 1, golos: Deco, Maniche, Postiga e Jankauskas.
2003/04 FC Porto 4 - Académica 1, golos: Derley 3 e Cesar Peixoto.
2004/05 FC Porto 1 - Académica 1, golo: Ibson.
2005/06 FC Porto 5 - Académica 1, golos: Lucho 2, Lisandro 2 e Cesar Peixoto.
2006/07 FC Porto 2 - Académica 1, golos: Pepe e Postiga.
2007/08 FC Porto 1 - Académica 0, golo: Quaresma.
2008/09 FC Porto 2 - Académica 1, golos: R Meireles e C Rodriguez.
2009/10 FC Porto 3 - Académica 2, golos: Farias 2 e Mariano.
2010/11 FC Porto 3 - Académica 1, golos: Guarín, Maicon e Varela.
2011/12 FC Porto 1 - Académica 1, golo: Hulk.
2012/13 FC Porto 2 - Académica 1, golos: Moutinho e James.
2013/14 FC Porto 3 - Académica 1, golos: Jackson 2 e Ghilas.
2014/15 FC Porto 1 - Académica 0, golo: Hernâni.
Como podemos observar por estes últimos confrontos, os estudantes já empataram 2 partidas ambas pela mesma marca (1-1) e ambas no Dragão. A Académica tendencialmente marcou quase sempre, fê-lo em 11 partidas e só não o fizeram em duas derrotas por magro 0-1. Não se vislumbra neste histórico recente um quadro de facilidades, se exceptuarmos 3 goleadas há mais de 10 temporadas. O resultado mais comum nestes 13 últimos confrontos, foi a vitória do FC Porto por 2-1, aconteceu por 3 X.
E se recordar é viver, recordamos que um golo de Joeano na última jornada  do campeonato 2004/05, garantiu o empate aos estudantes e impediu os Dragões de se sagrarem Campeões, mas dependentes de uma derrota do Benfica que jogava à mesma hora no Bessa e empatava. Mais longe, na temporada 1968/69, uma vitória da Académica por 1-0 (golo do ex-Dragão, Manuel António) nas Antas na jornada 23, fez esboroar o sonho do Campeonato, aliás, em duas jornadas consecutivas nas Antas, o FC Porto perde com a Académica e de seguida empata a dois golos com o U Tomar, dois resultados imprevisíveis que mataram o sonho do título. Curiosamente, em ambas as Jornadas, os experientes Américo, Custódio Pinto, Gomes e Alberto, não foram convocados por José Maria Pedroto, consequência da eliminação do FC Porto na Luz para a Taça de Portugal, essas divergências (aquele quarteto não aceitou um estágio decretado por Pedroto), directa ou indirectamente provocará a perda desse campeonato, assim como a saída conturbada do Mestre Pedroto, em confronto com o Presidente Pinto de Magalhães, com este a tomar o partido dos atletas dissidentes!
 
Nota final:
Será que os ratos e a ratazana que tem uma hora para dizer mal do produto que lhe dá de comer, não viram esta pouca vergonha?
É mais penalty que o de Marcano e tem em relação ao jogador do F.C.Porto a agravante de ser vermelho directo.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset