Populares Mês

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015


Como já disse e repeti, cresci a ver os títulos passarem longe das Antas, nas poucas vezes que estivemos perto, nada parecia impedir o nosso sucesso e a nossa festa, até aí aconteceram coisas complicadas e o título fugiu quando faltava pouco, muito pouco mesmo, para o agarrarmos. Nesse longo período, jogos como o de ontem aconteciam muitas vezes, as reacções eram: assobios, insultos, cartões rasgados, golos dos adversários aplaudidos, adeptos contra adeptos, treinadores despedidos, jogadores crucificados. A partir de determinada altura as coisas mudaram, a seca deu lugar a um período de grande fertilidade, conseguiram-se êxitos que nem os mais optimistas e sonhadores se atreviam a imaginar. Nos últimos anos, com os títulos a fugirem, estamos a entrar num processo que me faz regressar a esse passado penoso, ontem, então, vi coisas que já via há décadas: "portistas", para além dos assobios e os insultos, aplaudirem os golos do Marítimo? É verdade que não tem sido fácil a vida dos adeptos do F.C.Porto: as exibições raramente correspondem às expectativas, que não são altas; as vitórias ainda vão sendo bastantes, mas cada vez mais intercaladas com empates e derrotas; o último título foi a Supertaça em Agosto de 2013; é natural e compreensível a frustração e o desânimo dos Dragões; mas há limites que não podem ser ultrapassados e eles têm sido. Lamentavelmente!

Já vi este filme; com Lopetegui não vamos a lado nenhum - alguns até são os mesmos que diziam isso de Vítor Pereira e agora já o acham a quinta maravilha; Lopetegui para a rua, já - tal como com Paulo Fonseca e depois com Luís Castro a coisa ainda ficou pior; etc. OK, tudo bem e depois? O que tem ganho o F.C.Porto com isso? Nada! Continuem, talvez as coisas descambem definitivamente, Lopetegui saia, o F.C.Porto, como acontece quase sempre nestas circunstâncias, fica pior, mas se não festejarem títulos não há problemas, já têm a recompensa. Entretanto, mais um bode expiatório é queimado, pintam-se mais umas paredes de algumas casas, sempre dos mesmos, agora até de quem não tem nada com a gestão e começamos tudo de novo outra vez. Talvez venha um D.Sebastião, a malta delira, esfrega as mãos, agora é que vai ser... se tiver vida e saúde, cá estarei para ver se o defeito é apenas de más opções técnicas ou vai muito para além disso. Como tenho dito, repetido e é a minha convicção profunda.

Nota final:
O Sporting vai receber 515 milhões, o F.C.Porto 457,5. É assim que eles apresentam as coisas em destaque nas capas dos jornais. E fazem bem, digo eu. Porque, como é público, em 2015/16, 2016/17 e 2017/18, o F.C.Porto não vai receber nada da PPTV. É tudo pro bono e por amizade ao senhor Quim Oliveira. Coitados dos pobres de espírito... que 2016 lhes traga algum tininho.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset