Populares Mês

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016


Como tinha referido no post de 22 de Dezembro, a pressão agora está do lado do Sporting, apesar do contratempo frente ao Marítimo. Para o F.C.Porto qualquer resultado positivo é bom, uma vitória será óptimo, um empate não é mau, mesmo uma derrota não atingirá as proporções negativas que atingiria antes da derrota leonina na Choupana frente ao União. Atrás na classificação, o "Catedrático" não pode ficar na expectativa, jogar no erro, tem de ir à procura do prejuízo. Nestas circunstâncias, estão reunidas as condições para que o F.C.Porto entre em Alvalade com ambição, vontade e determinação para conquistar os três pontos. Um Porto concentrado e preparado para os ímpetos iniciais da equipa de Jesus, para um jogo intenso e onde vai ser preciso correr muito; um Porto que não se deixe impressionar pelo ambiente calimero que reclama todas as decisões do árbitro; um Porto de qualidade, com capacidade física e mental para contrariar uma boa equipa e com bons jogadores; um Porto atento aos bloqueios e aos lances de bola parada.
É um clássico, todos querem jogar estes jogos, são estes os jogos ideais para ver quem é quem, quem tem fibra e estofo de campeão. Mas, atenção, só um colectivo forte, unido, solidário e generoso, potencia e faz sobressair as estrelas. Estamos a iniciar um ciclo difícil e que dirá muito do que vai ser no futuro a época do F.C.Porto. Espero que Alvalade funcione como o click que trará a confiança e a tranquilidade necessária para que possamos conquistar o título, principal objectivo da época.
Como remate final: podemos não ganhar, mas não pode ficar no espírito de nenhum portista que não fizemos tudo para ganhar.

Nota para Maicon:
- Maicon, espero que entres em Alvalade de chuteiras e não com sapatos de verniz. É um jogo onde é preciso coragem e raça, eles, principalmente Slimani, vão meter o pé, também tens de meter.

O árbitro é Hugo Miguel, auxiliado por Ricardo Jorge Santos e Hernâni Fernandes.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, José Ángel e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Evandro, André André e Rúben Neves;
Avançados, Tello, Brahimi, Aboubakar, Varela, André Silva e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Maicon, Martins Indi e Layún, Danilo, Rúben Neves e Herrera, André André, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Lopetegui:
«Três ou quatro médios? Não vou comentar isso. Faço dentro do balneário com os meus jogadores. Quanto à minha estratégia para este jogo amanhã vocês vão ver. Depois tomaremos as decisões quanto à equipa que vamos apresentar»

«É normal neste clube estar em primeiro lugar e ser contestado... Querem que comente as palavras do meu presidente? Não há nada para comentar. Falo com ele todos os dias... Ele sabe o que penso.»

«Favoritos? Se a palavra nos desse um golo, comprava-a...»

«Vamos a Alvalade como primeiros classificados e com muita vontade. É difícil o Sporting perder três jogos importantes de forma consecutiva, mas queremos trazer os três pontos connosco. Sabemos da importância que este jogo tem. Não é um jogo decisivo nesta altura, mas creio que será mais decisivo para quem está atrás».

«Se me cruzar com Jesus, claro que sim, vou cumprimentá-lo. Por que não?».

«Um clássico é um clássico. Percebemos a importância do jogo, além dos pontos. Toda a gente quer jogar este tipo de jogos. Vamos fazê-lo com a máxima força e vontade para superar o Sporting no seu estádio».

«Tentaremos tirar proveito das nossas virtudes e dos pontos fracos deles. É assim que funciona no futebol».

«O que desejo ao árbitro deste jogo é um Feliz Ano e boa sorte».

Histórico dos confrontos entre Sporting e F.C.Porto, em jogos para o campeonato e nos últimos 15 anos.
O Sporting vs FC Porto de amanhã será o clássico nº 82 disputado em Lisboa a contar para o campeonato. Nos anteriores 81 confrontos, o balanço é o seguinte: O FC Porto venceu 19 desafios, empatou outras 19 partidas e perdeu 43 jogos, todavia, esses registos apresentam realidades contrastantes: por exemplo, em 40 Campeonatos disputados durante o Estado Novo, o FC Porto apenas venceu 4 partidas em Lisboa ao Sporting; mas nos 41 campeonatos disputados em Democracia, os Dragões venceram em Alvalade 15 jogos, tendo sido a década de 90 a mais produtiva para o FC Porto em Alvalade, com 5 vitórias a contar para o campeonato!
Vejamos agora o histórico recente, isto é, as 15 últimas partidas disputadas em Alvalade para o campeonato neste século XXI, com os Dragões a apresentarem um balanço equilibrado: venceram 4 desafios, empataram 6 desafios e foram derrotados em 5 jogos. Deixamos portanto os 15 últimos resultados, em desafios a contar para o Campeonato, assim como marcadores respectivos :
2000/01, Sporting 0 - FC Porto 1, golo: Pena.
2001/02, Sporting 1 - FC Porto 0
2002/03, Sporting 0 - FC Porto 1, golo: Costinha.
2003/04, Sporting 1 - FC Porto 1, golo: Jorge Costa.
2004/05, Sporting 2 - FC Porto 0
2005/06, Sporting 0 - FC Porto 1, golo: Jorginho.
2006/07, Sporting 1 - FC Porto 1, golo: Quaresma.
2007/08, Sporting 2 - FC Porto 0
2008/09, Sporting 1 - FC Porto 2, golos: Bruno Alves e Lisandro.
2009/10, Sporting 3 - FC Porto 0
2010/11, Sporting 1 - FC Porto 1, golo: Falcao.
2011/12, Sporting 0 - FC Porto 0
2012/13, Sporting 0 - FC Porto 0
2013/14, Sporting 1 - FC Porto 0
2014/15, Sporting 1 - FC Porto 1, golo: Naby Sarr (auto-golo).
Nestes 15 últimos desafios disputados para o campeonato, o resultado mais comum foi o empate a um golo, esse resultado aconteceu em 4 partidas.
E porque recordar é viver... se era invulgar o FC Porto vencer em Lisboa ao Sporting ou ao Benfica, isto nos 40 campeonatos disputados durante o Estado Novo, recordamos uma das escassas vitórias do FC Porto nesse período político, mas também a vitória mais dilatada de sempre em Lisboa, tendo como adversário o Sporting. Na temporada 1972/73, jornada 16, disputada no dia 31 de Dezembro de 1972, no Estádio Nacional, Sporting 0 - FC Porto 3. Os Dragões eram orientados pelo Chileno, Fernando Riera,  alinharam da seguinte forma: Rui; Gualter, Manhiça, Rolando e Guedes; Pavão, Celso, e Oliveira (Bené), Abel, Flávio e Ricardo (Nóbrega).  O Brasileiro Flávio bisou e o moçambicano Abel também marcou.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset