Populares Mês

sábado, 27 de fevereiro de 2016


Sem tempo para se coçar e a menos de 72 horas depois de uma derrota imerecida, mas de uma eliminação que teve tanto de justa como de natural, o F.C.Porto viaja até Lisboa para defrontar o C.F.os Belenenses.  Porque não vai ser um jogo fácil - os de Belém só são um adversário fácil para uma determinada equipa do campeonato... - e porque o jogo de quinta-feira foi um jogo que obrigou a grande desgaste físico e anímico, só um Dragão que aos dentes cerrados e espírito de sacrifício, junte concentração, organização, um colectivismo forte e uma qualidade de jogo que já foi capaz de mostrar, sairá do Restelo com os três pontos. Vamos entrar na fase decisiva do campeonato, temos dois jogos seguidos e complicados, fora - a Belém segue-se Braga - e como não há qualquer margem para errar, este é mais um mata mata em que temos de matar para não morrer.

O árbitro é João Capela, auxiliado por Ricardo Jorge Santos e Tiago Rocha.
Que este senhor não tenha qualquer influência no resultado, no final do jogo não haja qualquer motivo para polémicas.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi Pereira, Marcano, José Ángel e Chidozie;
Médios, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, Bueno, Rúben Neves, André André e Evandro;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Marega, Varela, Suk e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Chidozie, Marcano e José Ángel, Danilo e Herrera, André André, Corona e Brahimi, Suk.

Antevisão de José Peseiro:
«Fala-se muito em arbitragem. Há muitas queixas. A arbitragem vai ter um efeito negativo na decisão do campeonato?
O que sinto é que a minha equipa vai estar preparada para vencer este jogo. Vai ter que estar no top, a 100 ou 200. E espero que os outros intervenientes façam o seu trabalho bem.»

«Que dificuldades é que o Belenenses pode criar ao FC Porto?
É uma equipa que assume, que quer jogar em ataque e que tem pontos de contacto e de posse de bola de qualidade. É para isso que estamos preparados. Tem coisas menos boas também. Mas importante é colocar no jogo a nossa ideia. O FC Porto tem essa obrigação, a de jogar de acordo com as suas qualidades. É verdade que não tem havido tempo para treinar muito, mas não vamos desvirtuar a nossa ideia de jogo.»

«Danilo pode ser o catapultador desta equipa?
Peço desculpa a ti, ao Danilo, ao empresário do Danilo, mas não é por aí. Eu tenho e acredito em todos os meus jogadores e o Danilo é um deles. Confio em todos. Se ele está bem neste momento e os outros menos bem, vão estar bem no domingo. A questão de alguns estarem melhor ou pior é pontual. Quero é que todos estejam ao nível do Danilo. E isso é a nossa convicção. Como deves calcular, o pior é individualizar as questões numa equipa que ser quer solidária. Essa preocupações são para o empresário e para quem se preocupa só com o Danilo. Definimos estratégias para a evolução individual dos jogadores, a nível organizativo, técnico-tático, cognitivo e emotivo-emocional, mas é mais importante para nós falar do coletivo. Queremos ser fortes amanhã e tudo o mais que se disser só serve para nos desviarmos do que é essencial para nós, que é o Belenenses. Queremos provar o que somos e continuar na luta pela Liga, jogando bem, o que é essencial para ganhar.»

« O F.C.Porto sofre muitos golos. O que fazer para melhorar?
Sabemos o caminho que estamos a fazer; sabemos as situações que impediram que esse caminho estivesse menos solidificado do que está. Lesões, castigos perturbam esse processo. Mas isso não é desculpa. Temos mais 11 jogos para a Liga. Não vou fazer avaliações sobre as próximas jornadas.»

«Indi não vai jogar. Depois dos jogos frente ao Dortmund e frente ao Benfica, a equipa está curta no centro da defesa?
Lesões e castigos existem em todos os clubes, como também é no nosso. O Dortmund que é uma equipa poderosa ganhou-nos e marcou dois golos, porque um foi ilegal. E nem sei se não ganharíamos esse jogo. Vocês deram pouco sentido a isso, mas pronto. Repito: sofremos um golo ilegal com uma defesa alterada que não sofreu qualquer golo legal.»
Histórico, C.F.os Belenenses-F.C.Porto, Século XXI:

O Belenenses FC Porto é um clássico em Portugal. O  clube do Restelo apenas esteve ausente em 7 edições do principal campeonato do futebol português e todas pós Abril de 1974. A partida de amanhã será a 75ª a contar para o campeonato e com um balanço equilibrado: os Dragões venceram em Lisboa o Belenenses em 29 partidas, registam-se 19 empates e o histórico Belém venceu 26 confrontos - tendencialmente nos primeiros 40 Campeonatos disputados. O Belenenses marcou 99 golos e os Dragões como visitantes, apontaram 96 tentos, isto nas anteriores 74 partidas já realizadas, quer nas Salésias - o primeiro campo de futebol relvado construído em Portugal - e no actual Estádio do Restelo.
Aproximando a "máquina do tempo" e observando os 12 confrontos realizados para o campeonato neste século XXI - há um hiato de 3 temporadas consecutivas de ausência do Belenenses na I Liga -, o FC Porto venceu no Restelo 8 jogos, empatou duas partidas e foi derrotado duas vezes. Curiosamente, as duas últimas derrotas consecutivas dos Dragões aconteceram no inicio do Século e os dois empates, também consecutivos, foram registados nas duas últimas desalocações a Belém. Vejamos agora, resultados, temporadas e marcadores respectivos, nos ltimos 12 confrontos realizados no Restelo neste Século:
2000/01, Belenenses 2 - FC Porto 0!
2001/02, Belenenses 3 - FC Porto 0!
2002/03, Belenenses 1 - FC Porto 3, golos: Jorge Costa 2 e Alenichev
2003/04, Belenenses 1 - FC Porto 4, golos: Derley, Deco, César Peixoto e Marco Ferreira.
2004/05, Belenenses 0 - FC Porto 1, golo: Costinha.
2005/06, Belenenses 0 - FC Porto 2, golos: Adriano 2.
2006/07, Belenenses 0 - FC Porto 1, golo: Helder Postiga.
2007/08, Belenenses 1 - FC Porto 2, golos: Lucho e Lisandro.
2008/09, Belenenses 1 - FC Porto 3, golos: Hulk, Lucho e C. Rodríguez.
2009/10, Belenenses 0 - FC Porto 3, golos: Rolando, Hulk e Falcao.
2013/14, Belenenses 1 - FC Porto 1, golo: Mangala.
2014/15, Belenenses 1 - FC Porto 1, golo: Jackson.
E como recordar é viver... Rabat Madjer o homem do calcanhar mágico, fez a sua estreia com a camisola do FC Porto na 8ª jornada do campeonato de 1985/86, justamente no Restelo, dia 27 de Outubro de 1985, coroando a estreia com muita magia e uma vitória do F C Porto por 3-2. Os Dragões venceram com 2 golos de Gomes e 1 de Vermelhinho. Madjer foi o protagonista e logo ali deixou um cheirinho de toda a sua classe. Recordamos o onze dos Dragões orientados por Artur Jorge na estreia de  Madjer: Zé Beto, João Pinto, Lima Pereira, Celso e Inácio (Eduardo Luís); André, Semedo e Laureta, Zé Albano (Vermelhinho), Madjer e Gomes.
  
Nota final:
Porque este lado bonito do futebol deve ser realçado e destacado, acho muito bem que o panfleto da queimada o tenha feito em relação às atitudes do Leicester e Lionel Messi - clicar para ver na foto da esquerda. Mas reduzir outro gesto de enorme grandeza, como foi o que os Super-Dragões tiveram para com o pequeno Leo, a uma coluna de canto de canto de página, diz tudo sobre quem é quem no panfleto "dirigido" por Vítor Serpa. E nem sequer faço qualquer comentário ao facto de dizerem que roubaram a camisola ao jovem portista e nem tocarem em quem roubou. Foi no final de um F.C.Porto B e Benfica B e basta.

PS - Obrigado Michel, obrigado Gianni, como ainda se viu na última quinta-feira, o futebol português em geral e o F.C.Porto em particular, só tem de vos agradecer tanta simpatia e generosidade.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset