Populares Mês

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016


In Dragões Diário de hoje:   
«Torquemada
A Comissão de Instrução e Inquérito da Liga de Clubes abriu um procedimento disciplinar ao FC Porto por causa do que o Dragões Diário escreveu sobre a arbitragem do jogo com o Arouca. Que este diário é muito lido já sabemos, que irrita muito os nossos adversários também sabemos, mas que a Liga de Clubes queira agora silenciar a livre expressão da opinião é que não imaginávamos. E isso é ainda mais lamentável quando vemos elementos ligados a outros clubes todas as semanas a afirmarem o que lhes apetece, sem que a Liga seja tão diligente. Ninguém como Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, ou Pedro Guerra, diretor de conteúdos da Benfica TV, atira sobre a arbitragem, com um vocabulário que todo o país conhece de trás para a frente, tantas vezes a ladainha é repetida à exaustão. Mas a esses a Comissão de Instrução e Inquéritos poupa, certamente porque não sabe, não vê, não lê. Ou considera os dois citados inimputáveis... 


Da censura e outras coisas
O Dragões Diário é um produto jornalístico, escrito por jornalistas, sem interferência editorial de qualquer elemento do FC Porto externo ao departamento de informação – nem isso seria admissível. Funciona, isso sim, como uma espécie de provedor do sócio, dando eco ao sentimento dos milhares de adeptos subscritores. Pretender silenciar o Dragões Diário é um tique de outro tempo que estamos determinados a denunciar. Não impõe a administração do FC Porto qualquer tipo de controlo à opinião de quem assina, não censura o que é escrito, que conhece ao mesmo tempo que os demais subscritores, mas depois há uma Comissão de Instrução e Inquéritos que quer ser uma espécie de tribunal plenário. Viva a liberdade de expressão. Finalmente, o relator ou não sabe copiar ou a pressa atrapalhou-lhe a competência. Recorde (melhor marca) em português termina mesmo com “e”. E o famoso, pelos piores motivos, árbitro dos anos 50 do século passado chamava-se Inocêncio Calabote, como escreveu o Dragões Diário e todo o país futebolístico sabe muito bem. Da Inocência Calabote referida na Abertura de Instrução nunca ouvimos falar. Mas que las hay...»



Eu sou Dragões Diário e ao mesmo tempo que me revolto contra o procedimento disciplinar instaurado ao F.C.Porto, por causa daquilo que vinha escrito na Newsletter após aquela arbitragem de Rui Costa e seu muchacho de Coimbra, no jogo frente ao Arouca, digo que esta gentalha, sim é de gentalha que se trata, não tem pudor nem vergonha na cara. E já que é assim, procedimento disciplinar por procedimento disciplinar, então devíamos fazer alguma coisa que valesse a pena. Só que não fazemos, não tem sido essa a nossa postura, raramente nos queixamos e quando nos queixamos é quase sempre de forma institucional. Não pode ser, isto não vai lá apenas com notas no Dragões Diário... Temos de fazer o que fazem os outros quando têm queixas: pegar fogo ao campeonato, ameaçar tudo e todos, apelar a boicotes, arranjar paineleiros que semanalmente destratem os árbitros, obrigar o presidente do Conselho de Arbitragem a falar, se preciso for, a baixar as calças como fez em 2010 por pressão do Benfica. Esta Comissão de Instrução e Inquérito da Liga de Clubes, que é o melhor exemplo da teoria de Vieira, é preciso fazer as coisas pelo outro lado, gosta de meter-se com o F.C.Porto. Esta não é a primeira, nem segunda, nem terceira... Se é assim, vamos dar um murro na mesa, como outros fizeram. Esta gente só percebe essa linguagem.


Como podem ver em parte da coluna de Sílvio Cervan, o "senador pateta", aqui está um bom exemplo do que este "artista" faz todas as semanas, sem qualquer consequência, apesar dele ser dirigente do Benfica. Se eles pegam na Newsletter, então também têm de pegar no que este e outros vermelhos e também verdes, dizem e escrevem.

O Porto Canal podia ser um bom instrumento para dar luta a estas nojeiras, infelizmente, não é! Ontem o canal de televisão do F.C.Porto transmitiu a Gala do S.C.Braga. Será por uma questão estratégica de conquista do Norte? Se for, OK, mas pergunto: acham que já conquistaram os portistas? Sinceramente... acho que não! E depois volto a perguntar: quando nos expandirmos para Sul, vamos transmitir as Galas de Benfica e Sporting? Enfim...
Porque tenho NOS e estou sem acesso ao Porto Canal, não vi, mas disseram-me que na sexta-feira, mesmo com um vitória importante na Luz, o nosso canal foi o que teve o pos-match mais curtinho, apenas cerca de meia-hora, ao contrário da concorrência. Pergunto: porquê não aproveitar esse momento de euforia para motivar, mobilizar, fidelizar o portismo? Acho que sim, gostaria muito que fosse assim no futuro, mas com Juca não acredito. Embora, como é óbvio, ele só tem rédea solta porque lho permitem.

PS - Espera aí, Rafael Martins fez, pelo menos, os cinco jogos anteriores ao Moreirense - Benfica - fui verificar...-, não jogou frente ao clube do regime e depois voltou a jogar mais dois jogos. Ninguém achou estranho e agora, porque não joga frente ao F.C.Porto, há polémica?


Clicar nas imagens para ler... 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset