Populares Mês

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


Nós F.C.Porto não estamos num grande momento, sofremos uma derrota que deixou marcas, temos baixas no centro da defesa, mas mesmo assim temos capacidade suficiente para chegar à Luz e ganhar. Não precisamos de um milagre, de transcendência, de fazer o jogo da nossa vida. Precisamos sim, de ter atitude, concentração, alma, inteligência, entrar sem medo de infernos, ataques demolidores, estrelas extrapoladas, génios da lâmpada. E depois jogar aquilo que está ao nosso alcance e já fizemos esta época, mesmo neste curto consulado de José Peseiro, por exemplo no Estoril - estádio que nos últimos anos tem sido tão difícil como  a Luz. Agora há uma coisa que temos de estar atentos e não podemos facilitar: é na atenção e no cuidado a ter com as provocações e que não vão incidir apenas sobre Maxi, mas sobre todos os jogadores.
Nestes momento eles estão confiantes, embalados, olham para nós com arrogância, como vencedores antecipados. Para além disso, como sabemos e semanalmente temos visto, contam com a complacência dos homens do apito e sentem-se à vontade para entradas a varrer, usar as mãos, cotovelos e os braços, numa impunidade que dura há anos. Mas eu sou do tempo que gostávamos deles assim e como acredito que ainda resta no Dragão algum desse espírito, confio que encontraremos a motivação para dar a resposta necessária e mostrar que a notícia da nossa morte era manifestamente exagerada.

O árbitro é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio e Bruno Rodrigues

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Casillas;
Defesas, Maxi Pereira, Chidozie, Martins Indi, José Ángel e Layún;
Médios, Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira, André André, Evandro e Rúben Neves;
Avançados, Brahimi, Aboubakar, Marega, Varela, Suk e Corona.

Equipa provável:
Casillas, Maxi, Danilo, Martins Indi e Layún, Rúben Neves e Herrera, André André, Brahimi e Varela, Aboubakar.

Só nos faltava mais esta, Marcano lesionou-se, está fora da convocatória, só temos como centrais, Chidozie e Martins Indi - não sei se também estará fora do jogo de Dortmund, se estiver, com Danilo e Maxi castigados e Chidozie de fora da lista UEFA, a coisa ainda se complica mais. Se o lesionado fosse Martins Indi, apostaria em Chidozie - às vezes nestes jogos, autênticas provas de fogo, ganham-se jogadores para o futuro -, mas sendo Marcano, o jogador da defesa portista que melhor joga de cabeça, com Casillas a não sair a um cruzamento e frente a um Benfica que tem em Mitroglou alguém forte no jogo aéreo, a aposta vai para Danilo, mesmo que essa opção desfalque o meio-campo, onde o ex-Marítimo tem sido o melhor dos médios. No mais, não retiro nada ao que disse em cima e tinha escrito antes de saber que Marcano não ia a jogo.

Antevisão de José Peseiro:
«Não vale a pena estar a enaltecer aquilo que o Benfica tem feito. Vocês têm-no feito e com mérito. Nós estamos tristes por termos perdido, mas estamos focados no próximo jogo. Sinto a equipa com vontade total e focada para vencer. Para nós, queremos vencer porque acreditamos no nosso potencial. Temos a confiança total que vamos à Luz para reduzir a distância para três pontos.»

«Nós temos uma estratégia que vocês irão confirmar quando começar o jogo. Mas o FC Porto tem a sua identidade e não faz sentido mudar aquilo que é a nossa ideia essencial. Até porque quando mudamos muito e vamos atrás do nosso adversário acabamos por perder essa identidade»

«Sabemos da importância de vencer este jogo, queremos ficar a três pontos do Benfica. Recordando, no entanto, que no último jogo fizemos um golo aos 62 minutos que nos deixava neste momento a três pontos»

«Não criticamos o árbitro. O que digo é que aos 62 minutos fizemos um golo que agora nos fazia depender só de nós. E isso ninguém pode discutir.» 

«O Maicon está ainda com queixas, não está a treinar e os problemas que vocês possam aflorar são tratados dentro da nossa família»

«Brahimi, foi um assunto tratado dentro da linha que não toleramos nem aceitamos comportamentos daqueles. Assunto tratado, como o do Maicon, dentro das regras e os pontos de responsabilidade e exigência que temos para o FC Porto e para o nosso grupo»

Sobre o Benfica-F.C.Porto de amanhã:
O clássico de amanhã, será o nº 82 disputado em Lisboa, entre Benfica e FC Porto a contar para o campeonato. Em termos de balanço, os Dragões venceram 14 confrontos, empataram 25 partidas, e saíram derrotados em 42 jogos. Todavia, pós-Revolução de Abril e nos 41 campeonatos disputados, o FC Porto no Estádio da Luz apresenta registos extraordinários (tomando o empate como resultado positivo, no estádio de um rival directo), vejamos os 41 resultados verificados pelos Dragões em Lisboa, nos últimos 41 campeonatos pós Abril: 10 vitórias, 16 empates e 15 derrotas, isto é, nos últimos 41 jogos disputados para o campeonato, o FC Porto no Estádio da Luz regista 26 resultados positivos (10 vitórias e 16 empates), e apenas acumula 15 derrotas.
Aproximando a máquina do tempo e observando este século XXI, e os últimos 15 resultados dos Dragões na Luz  para o campeonato (em 2003/04 a partida foi disputada no Estádio Nacional), o balanço é francamente positivo para o FC Porto: 5 vitórias, 6 empates e 4 derrotas e com um goal-average equilibrado, 14 golos marcados e os mesmos 14 sofridos. Vejamos agora esses 15 últimos resultados por temporada, e marcadores respectivos:
2000/01 - Benfica 2 - FC Porto 1, golo: Capucho.
2001/02 - Benfica 0 - FC Porto 0
2002/03 - Benfica 0 - FC Porto 1. golo: Deco.
2003/04 - Benfica 1 - FC Porto 1, golo: Costinha.
2004/05 - Benfica 0 - FC Porto 1, golo: Mc Carthy.
2005/06 - Benfica 1 - FC Porto 0
2006/07 - Benfica 1 - FC Porto 1, golo: Pepe.
2007/08 - Benfica 0 - FC Porto 1, golo: Quaresma.
2008/09 - Benfica 1 - FC Porto 1, golo : Lucho.
2009/10 - Benfica 1 - FC Porto 0
2010/11 - Benfica 1 - FC Porto 2, golos : Hulk e Guarín.
2011/12 - Benfica 2 - FC Porto 3, golos: Hulk, James e Maicon.
2012/13 - Benfica 2 - FC Porto 2, golos: Mangala e Jackson.
2013/14 - Benfica 2 - FC Porto 0
2014/15 - Benfica 0 - FC Porto 0.

E como recordar é viver... Recordamos um Benfica 0 - FC Porto 1, numa década e período em que vencer na Luz era então um acontecimento anormal, quase épico. No dia 19 de Outubro de 1974, na Jornada 7 do campeonato 1974/75, o FC Porto orientado pelo brasileiro Aimoré Moreira, venceu na Luz. Os Dragões alinharam com o seguinte onze: Tibi, Gabriel, Simões, Alhinho e Murça, Rodolfo, Vieira Nunes. Teixeira e Cubillas, Oliveira e Abel. Saídos do banco, Fernando Gomes e Ailton também participaram nessa vitória, com um golo do peruano Cubillas!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset