Populares Mês

sábado, 4 de fevereiro de 2017


Em dia de muita chuva e muito vento, num Dragão quase cheio - 48.329 espectadores - e com um grande ambiente, F.C.Porto e Sporting defrontaram-se em mais um clássico de grandes tradições no futebol português. Venceu o F.C.Porto e com a vitória para além de chegar, mesmo que provisoriamente ao primeiro-lugar, se não houver um cataclismo em que o futebol é fértil, praticamente garantiu um lugar na Fase de Grupos da UEFA Champions League, colocou-se como o único adversário do Benfica​ na luta pelo título. Não foi um Porto brilhante, longe disso, foi preciso sofrer muito, demasiado, digo eu, mas nestes jogos em que está tanto em jogo... que se lixe o brilhantismo!...

Nuno Espírito Santo(NES) foi audaz, Casillas, o quarteto defensivo do costume, Maxi, Felipe, Marcano e Alex Telles, Danilo e Oliver, com Corona e Brahimi nas alas, André Silva e Soares pelo meio, numa dinâmica que obrigava o mexicano e o argelino a terem de defender, algo que não estão muito vocacionados e façam com prazer e o F.C.Porto não podia ter começado melhor. Marcou cedo e marcou pelo estreante Soares, com isso tirou a possibilidade do Sporting fazer o jogo que queria e assim, mesmo tendo mais bola, a equipa de Jorge Jesus nunca encontrou espaços para ser uma equipa muito perigosa. Já os azuis e brancos, mesmo com algumas precipitações e hesitações, quando em posse tiveram critério nas saídas para o ataque, causaram alguns calafrios à defesa leonina. E numa dessas saídas Danilo recuperou a boal, viu Soares a desmarcar-se, colocou-lhe a bola redondinha na frente e o ex-Vitória, com classe, contornou Patrício e fez o segunda da sua conta, deixando os Dragões com uma vantagem de dois golos ao intervalo.
A primeira-parte pode resumir-se, um F.C.Porto pragmático e coeso a defender, objectivo e eficaz no ataque, aproveitou bem as oportunidades, conseguiu uma vantagem e um resultado que era excelente, acima das melhores expectivas e da qualidade exibicional.

Para a segunda-parte, com o Sporting a ter de reagir e ter arriscar tudo, primeiro, era preciso manter a concentração e organização, depois não permitir que a a equipa de Jesus dominasse à vontade, com bola, saber o que fazer com ela, sair bem, aproveitar os espaços para tentar matar o jogo. Não aconteceu, em clara superioridade no meio-campo os leões dominavam à vontade, tinham largura e jogo interior, criavam grandes dificuldades ao sector defensivo azul e branco. Foram cerca de 15 minutos de aflição, o golo adivinhava-se e veio a acontecer, com o jogador a ter tempo para tudo à entrada da área. Uma pergunta: porque não reagiu NES quando entrava pelos olhos dentro que era preciso alguém para equilibrar as coisas no meio e Adrien - sou do tempo em que o capitão do Benfica, no caso Humberto Coelho, era árbitro e fiscal-de-linha, nunca tinha visto um jogador passar 90 minutos junto ao árbitro a reclamar de tudo e mais alguma coisa, como fez hoje o capitão do Sporting - já tinha enviado um remate à barra? Depois do golo, então sim, o técnico dos Dragões mexeu, tirou um André Silva muito abaixo do que sabe, meteu André André e se o Sporting continuou melhor, já não teve tantas facilidades em manobrar, o perigo que criou foi mais de lances de bola parada que lances construídos à vontade, como tinha acontecido nos 15 minutos iniciais da etapa complementar. Mesmo assim, valeu Iker Casillas com duas enormes defesas - uma no último suspiro do jogo - para que mais uma vez o F.C.Porto não sofresse as consequências de permitir tantas facilidades ao adversário.

Notas finais
Não vale a pena criar ilusões, azul e branco é o coração e na luta pelo título vai ter de ser um Porto muito à base do coração.

Não conhecia bem Soares, hoje encheu-me as medidas e diz ele, ainda preciso de mais intensidade. Se a amostra for para valer... compreendo a comparação com Derlei. Com Soares a preencher toda a largura do ataque, é preciso trabalhar bem a dupla com André Silva, encontrar os espaços de cada um.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset