Populares Mês

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022


Em vantagem na eliminatória e a precisar pelo menos de um empate para passar aos oitavos da Liga Europa, o F.C.Porto entrou no Olímpico de Roma fazendo alinhar de início Diogo Costa, Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu, Otávio, Uribe, Vitinha e Pepê, Taremi e Toni Martínez, e com um olho na Liga Europa e outro no campeonato, conseguiu empatar a dois, até podia ter saído da capital de Itália com uma vitória - embora fosse injusto para a Lazio. 

 

Um Porto que parecia bem, mas a partir dos 15 minutos parece que deixou de jogar, começou a errar muito nas saídas, a Lazio marcou um golo que foi bem invalidado. Nem esse aviso acordou os portistas, Pepe cometeu um erro grosseiro, perdeu a bola, golo dos italianos. O F.C.Porto estava num período mau, os romanos voltariam a marcar, golo que também não contou, mais uma vez por fora-de-jogo, mas era mais uma perda de bola que não pode acontecer - desta vez foi uma má abordagem de Vitinha. A perder e com a eliminatória empatada, o F.C.Porto procurou reagir, chegar à frente, numa excelente jogada de Otávio pela esquerda, linha do fundo, assistência, Taremi foi derrubado, o árbitro começou por mostrar amarelo ao iraniano, mas alertado pelo VAR, voltou e bem atrás, assinalou penálti, que Taremi não desperdiçou e empatou a partida - a falta foi aos 27, o penálti convertido aos 31.

Nem o empate galvanizou a equipa de Sérgio Conceição, algumas perdas de bolas fáceis e alguns excesso de confiança originaram jogadas de perigo, mas até ao intervalo o resultado não se alterou.


E assim, as equipas foram para as cabines empatadas, resultado que se ajustava, vantagem portista no conjunto dos dois jogos.

 

A segunda-parte começou muito repartida, duas boas oportunidades, uma para cada lado, com mais pressa os italianos, respondiam os portugueses num ritmo mais lento, com um futebol mais pausado, mas com boas combinações atacantes. 

Estava o jogo assim, quando Matheus Uribe apareceu no lugar do ponta-de-lança e após uma jogada de excelência e assistência do mesmo nível de Taremi, adiantou o F.C.Porto. Portistas estavam no seu melhor período, o terceiro podia ter acontecido.

Com a eliminatória a fugir a Lazio apertou, com alguns excessos e algumas quezílias, portistas desconcentraram-se, a equipa de Sarri esteve perto do golo, só não marcaram porque Diogo Costa teve duas intervenções fantástica. Fruto de um futebol directo e já o tempo de descontos ia longo, os italianos empataram, resultado que serviu os interesses do F.C.Porto.


Tudo somado e numa eliminatória equilibrada, passou aquela equipa que mais mereceu.


Notas finais:

Também entraram Galeno, João Mário, Evanilson e Grujic, para os lugares de Toni Martínez, Pepê, Taremi e Vitinha.

Possíveis adversários nos oitavos: Lyon, Mónaco, Spartak Moscovo, Eintracht Frankfurt, Galatasaray, Estrela Vermelha, Bayer Leverkusen ou West Ham.

Grande apoio dos adeptos do F.C.Porto no Olímpico de Roma.

Pena a derrota do Andebol portista frente aos romenos do Dínamo de Bucareste, 31-32, derrota que não afasta, mas compromete a passagem à fase a eliminar da Champions.


Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset