Depois de ter ganho em Alvalade e após a polémica se ter instalado - a decisão do Conselho de Disciplina(CD) a dois dias do jogo é absolutamente lamentável e reveladora da forma de estar de Cláudia Santos e quem a acompanha no CD -, o F.C.Porto com uma equipa, na teoria, virada para a frente, Marchesín, Pepê, Mbemba, Pepe - contra todas as expectativas foi a jogo - e Zaidu, Otávio, Grujic, Vitinha e Fábio Vieira, Taremi e Evanilson, venceu o Sporting, está com toda a justiça - foi melhor no conjunto dos dois jogos - na final da Taça de Portugal.
Em vantagem, os Dragões não precisavam de correr riscos, mesmo não sendo essa a sua maneira de jogar em Portugal, podiam ficar na expectativa, aproveitar os espaços que a equipa leonina, obrigada a marcar, iria dar.
Não foi assim, o jogo começou equilibrado, Sporting mais pragmático, F.C.Porto mais complicativo, o meio-campo não pegava no jogo, o futebol portista não fluía, era atabalhoado, mas tirando um lance de Sarabia - marcou ao minuto 14, mas estava em claro fora-de-jogo -, e um de Zaidu que isolado atirou ao lado, ao minuto 38, não houve mais nenhuma oportunidade clara de golo.
O intervalo chegou com um nulo, resultado que se ajustava ao desenrolar da partida.
Para a 2ª parte Sérgio Conceição não mexeu, F.C.Porto mais pressionante, mas com bola continuava com dificuldades em circular, encontrar as melhores soluções e opções, até foi o Sporting, num contra-ataque e por Matheus Nunes, que podia ter marcado, valeu Marchesín.
Só perto da hora de jogo a equipa de Sérgio Conceição ficou perto do golo.
A partir daí o F.C.Porto melhorou substancialmente, conseguiu soltar-se, ter mais bola e saber o que fazer com ela, tornou-se mais dinâmico, perigoso, foi claramente superior, dominou, o Sporting desapareceu, só dava Porto que já justificava um golo.
Ao minuto 81 saiu Evanilson, entrou Toni Martínez - mais tarde entrariam Galeno e Eustaquio - que logo marcou, deu vantagem ao F.C.Porto, mais que justa.
Resumindo, vitória no jogo e na eliminatória sem discussão, nem motivos para choradinho, muito menos para queixinhas. Ou estarei enganado e vamos ter mais um vale de lágrimas leonino?