Populares Mês

sábado, 20 de agosto de 2022


No primeiro clássico da época F.C.Porto e Sporting defrontaram-se num Dragão cheio. Dragões com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano e Zaidu, Uribe e Bruno Costa - grande surpresa -, Otávio, Evanilson, Taremi e Pepê, venceram de uma forma que não deixa dúvidas, embora o Sporting merecesse o golo de honra. 


Jogo começou incaracterístico, sem nada de relevante, até que aos 11 minutos primeiro lance de perigo, bola no poste de Diogo Costa. Reagiu de pronto o F.C.Porto, pressionou bem, esteve por cima, mas faltava clarividência no último terço, principalmente por parte de Evanilson, muito individualista, incapaz de dar seguimento às jogadas. Mas o futebol tem estes encantos. Um dos elos mais fracos, beneficiou de um lance que Taremi disputou com Adán, a bola sobrou para o brasileiro e golo do F.C.Porto - golo limpinho.

O jogo continuou com os azuis e brancos melhor, mas já no tempo de desconto Diogo Costa fez duas defesas extraordinárias, evitou o golo o empate.

Tudo somado, a vantagem mínima da equipa de Sérgio Conceição ao intervalo era justa, embora o Sporting tivesse tido oportunidade para empatar.


Uma nota da 1ª parte:

Um livre frontal à entrada da área do Sporting. Quem marcou? Bruno Costa?! Deixamos de ter um especialista? 


Na 2ª parte o Sporting entrou melhor, mais bola, mais perigoso, F.C.Porto atrás e com dificuldades em sair. Era preciso aproveitar o balanceamento leonino, os espaços, sair bem no contra-ataque, o que estava difícil de acontecer. Em vez de simplificar, tudo muito complicado e individualizado no jogo portista.

Amorim mudou, Sérgio também, saíram Bruno Costa e Taremi, entraram Eustaquio e Galeno.

Aos 75, quando aproveitou bem uma saída, Galeno - que voltou a entrar muito bem e a ser importante na decisão do jogo - cabeceou para golo, Porro defendeu com a mão, evitou o golo, foi expulso, penálti que Uribe marcou e aumentou a contagem.

Faltavam pouco mais de 10 minutos, em vantagem por 2-0 e mais um jogador, só era preciso manter a concentração. Não só manteve como ainda ampliou, Galeno fez o 3º golo também de penálti  - claríssimo - e Veron só não fez o 4º porque foi incorrectamente invalidado - pelo menos foi essa a sensação que me deu - e não sofreu porque Diogo Costa voltou a ser brilhante. 

Ainda entraram Wendell, Veron e Toni Martínez para saídas Zaidu, Pepê e Evanilson, o jogo terminou com a vitória justa, mas por uma diferença que o Sporting não merecia.


Notas finais:

Que esta vitória clara não sirva para esconder aquilo que me parece óbvio: o F.C.Porto precisa de mais um médio que seja diferente de Grujic, Eustaquio ou Bruno Costa.


Matheus Reis hoje mostrou mais uma vez de que massa é feito. Uma cabeçada no apanha bolas que devia ter merecido pelo menos um amarelo.


É verdade que logo à 3ª jornada o Sporting já não depende dele para ser campeão, mas isto ainda está no aquecimento.


Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset