Populares Mês

quarta-feira, 26 de outubro de 2022


Sem tempo para carpir as mágoas de uma derrota influenciada pelo Mostovoi de Viatodos, o F.C.Porto tinha frente ao Brugge um jogo de vital importância para o seu futuro na prova rainha da UEFA, a UEFA Champions League. Não sendo um jogo decisivo, uma vitória dos Dragões, conjugada com um empate ou uma derrota do Atletico de Madrid, garantia automaticamente o apuramento para os oitavos-de-final da prova, outro resultado deixaria tudo para decidir na última jornada.

Entrando com Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo e Zaidu, Otávio, Eustaquio, Uribe e Galeno, Evanilson e Taremi, o jogo começou com o F.C.Porto atrevido, subido, personalizado, dominador e a jogar bem. Nos primeiros 25 minutos, não estarei a exagerar se disser que teve pelo menos quatro grandes oportunidades de golo, incrível a forma como as desperdiçou. O desperdício começou com Eustaquio, terminou com Ivanilson a desviar para fora uma bola que parecia ser golo de Galeno.

Perto da meia-hora cartão amarelo para Eustaquio, aos 33, finalmente fez-se justiça, relativa, Taremi adiantou o campeão português.

Na frente do marcador, era importante que o F.C.Porto mantivesse a qualidade, concentração, organização, procurasse aumentar a vantagem, não começasse a defender o resultado.

Otávio viu o amarelo ao minuto 42, e apesar de não ter atingido o brilhantismo do período até ao golo, permitindo até algumas saídas ao C.Brugge, o F.C.Porto chegou aos final dos 45 minutos a vencer com toda a justiça, mas a falta de eficácia impediu que a vantagem fosse mais dilatada.


Para a segunda-parte Sérgio Conceição, correu riscos e foi bestial, manteve o mesmo onze, prova de confiança nos dois amarelados, Eustaquio e Otávio, a expectativa era ver se a equipa manteria o mesmo nível da primeira.

E não começou bem a etapa complementar. David Carmo asneirou, cometeu penálti, mas Diogo Costa, extraordinário, defendeu o primeiro e a repetição. É difícil aguentar tanta emoção.

Foi o canto do cisne do Brugge, o F.C.Porto voltou ao nível da primeira-parte, fez o segundo por Evanilson - pode ser que este golo desperte o jovem brasileiro para um rendimento igual ao da época passada -, o terceiro por Eustaquio - o futebol tem destes encantos. Depois do que aconteceu com o Benfica e já com amarelo ao intervalo, quantos não queriam a substituição do internacional canadiano? -, bisou Taremi numa jogada de grande nível que já na parte final começou em Galeno, continuou no brilhantismo de Otávio e terminou na finalização do iraniano. Foi a cereja no topo do bolo de uma noite para recordar dos pupilos de Sérgio Conceição.

Também jogaram a partir do minuto 77 Wendell, Bruno Costa e Veron nos lugares de Zaidu, Eustaquio e Galeno, a partir do minuto 88 saíram Pepê e Evanilson, entraram Rodrigo e Toni Martínez.


Agora é preciso esperar para ver o que vai  acontecer em Madrid, mas ficam duas certezas: vai haver Porto nas provas europeias do próximo ano. Se o Atletico de Madrid ganhar ao Leverkusen fica tudo adiado para a última jornada, mas basta um empate para que os Dragões atinjam os oitavos. 

Pelo que tem feito e por o que jogou em Madrid, onde perdeu muito injustamente, o F.C.Porto merece continuar na prova rainha da UEFA. O que a acontecer será um feito extraordinário - mais um de Sérgio Conceição, seus adjuntos e jogadores. 


Terminou em beleza, mas tinha de ser com muito sofrimento e uma pouca vergonha madrilena, para saber melhor, uma noite memorável.
Há quem ache que o F.C.Porto não fez mais que a sua obrigação ao chegar aos oitavos-de-final da Champions. São opiniões, respeito, mas não concordo nada. Num plantel que todos os anos perde os melhores jogadores, que é como quem diz, vendem-se os anéis para salvar os dedos, que tem lacunas óbvias, que obrigam a adaptações, chegar à fase seguinte já seria um grande feito. Chegar lá na penúltima jornada, depois de após as duas primeiras, ter duas derrotas, uma em casa e por goleada, frente aos belgas, é extraordinário.
Por isso, porque é da mais elementar justiça, muitos parabéns para o Sérgio Conceição, sua equipa técnica e jogadores.

Caixa de comentários

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset