Dragões de início com Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu; Alan Varela e Eustáquio; André Franco, Iván Jaime e Galeno; Taremi.
Tirando logo aos 4 minutos um amarelo para David Carmo, alguns passes errados quando tentava jogar longo, o FCP em 4x2x3x1, aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes ucraniano a remate de André Franco, Galeno marcou aos 8 minutos.
Empatou o Shakhtar passados aos 13, aproveitando um excelente contra-ataque e desorganização defensiva dos azuis e brancos.
Respondeu de imediato a equipa de Sérgio Conceição, ao minuto 15, Galeno rápido a atacar a bola, beneficiou de um erro do sector recuado do conjunto da Ucrânia e voltou a colocar os Dragões na frente. Vantagem que só não aumentou porque Riznyk defendeu com dificuldade um belo remate de Iván Jaime.
Mas se com bola os portuenses iam fazendo bem, sem bola davam muito espaço, especialmente pelo lado esquerdo, Diogo Costa era obrigado a estar muito atento.
Quando os ucranianos ameaçavam, iam decorridos 29 minutos Galeno, endiabrado, saiu disparado para o ataque, assistiu Taremi para o 3-1.
A vantagem era boa, mas era preciso não facilitar, descomprimir, perder bolas fáceis que originavam contra-ataques perigosos ao adversário. Após o 3° golo, Porto passou a ter mais bola, ia circulando, criando lances de perigo, esteve mais perto do 4° que o Shakhtar do 2°.
O intervalo chegou com Dragões na frente com uma boa vantagem, alicerçada numa eficácia digna de registo, uma exibição ofensivamente compete, nem tanto defensivamente e não só através dos quatro defesas.
Para a segunda-parte não veio Zaidu, lesionado, entrou Wendell.
O Shakhtar entrou forte, ameaçador, com um futebol menos elaborado, mais objectivo a chegar à frente, mais pressão na segunda bola, portistas procuraram controlar, colocar gelo no jogo.
Iván Jaime esteve perto do 4°, poucos minutos antes Diogo Costa tinha evitado o 2° dos ucranianos e André Franco também obrigou o guarda-redes a brilhar.
No melhor período do FCP, algum deslumbramento ía custando caro, valeu novamente o 99 portista.
Aos 73 minutos João Mário saiu queixoso, entrou Sánchez, Nico González substituiu Iván Jaime.
Só alguns erros, más abordagens e algum relaxamento, ia permitindo ao Shakhtar ameaçar.
Aos 81 saiu André Franco, entrou Gonçalo Borges.
Aos 90 entrou Francisco Conceição, saiu Galeno.
Resumindo, numa Champions onde não há almoços grátis, um FCP muito competente, colectivamente forte, com algumas excelentes exibições, venceu com toda a justiça e junta aos 3 pontos os sempre preciosos milhões.
O paradoxo é que foi frente ao adversário mais difícil que o FCP jogou melhor e teve mais eficácia.
É preciso que este Porto também apareça no campeonato.
Nota final:
Como disse, houve no jogo de hoje algumas excelentes exibições - João Mário, Pepe, Wendell entrou bem, Eustaquio e Varela, Iván Jaime, André Franco (uma boa surpresa), Taremi e o melhor de todos, Galeno. David Carmo a jogar a este nível pode ser um excelente parceiro para o grande Pepe e fazer esquecer o azarado Marcano.
PS - Espero que as lesões de Zaidu e João Mário não sejam graves, não sejam rupturas musculares.
Ah, também gostei do estreante Sánchez.
Boa vitória , perante um bom oponente , ainda que claro , não seja o Shakhtar de outros anos .
ResponderEliminarO Galeno encheu o campo na primeira parte .
Segunda parte mais na expectativa .
Vendo eu o resumo alargado do Barcelona - Antuérpia , temos a obrigação de passar aos oitavos , se em primeiro ou segundo se verá .
Vamos esperar que as lesões de Zaidu , e João Mário não sejam graves .
Concordando contigo... Há jogadores que ficam mais nervosos no campeonato do que na Champions
ResponderEliminarGaleno no campeonato não faria aquele passe ao Taremi!
O shakthar parece me fraquinho...de qualquer das formas o fcporto foi serio, humilde, e competente... .
ResponderEliminarBom arranque. Gostei apesar de tudo. Já não me lembrava de um jogo do FCP em que não tivesse de suar do princípio ao fim e isso é um bom indicador. Agora era bom que isto fosse a regra e não a exceção como temos visto há algum tempo a esta parte. Nem tudo foi perfeito, continuamos a dar espaços atrás. Quando perdemos a bola no meio-campo, o adversário consegue meter a bola nos extremos e os nossos laterais têm muita dificuldade em aguentar defensivamente no 1vs1. De positivo tenho que salientar a pressão na frente, a nossa eficácia e a gestão que fizemos do jogo com bola que era algo que não via há algum tempo no FCP.
ResponderEliminarGostei do Galeno ontem. O problema dele no campeonato é que as equipas defendem muito atrás e ele raramente tem espaço para imprimir velocidade no jogo. Como não tem aquela finta curta que tem, por exemplo Gonçalo Borges, fica difícil muitas vezes ele encontrar espaços. Uma palavra também para o David Carmo. Ele fez um bom jogo, espero que tenha continuidade. Achei desnecessária aquela falta para amarelo tão cedo no jogo num lance sem qualquer perigo. Tem de estar mais concentrado e não fazer esse tipo de asneiras, senão fica logo condicionado.
E agora que Porto no sábado? O Gil Vicente tem tido um histórico favorável no Dragão e tem jogadores interessantes. Espero que possamos trazer a vitória até porque na jornada seguinte há clássico na Luz.
A melhor exibição contra a equipa potencialmente mais dificil mas que joga de uma forma que melhor se adapta ao FCP actual. A boa notícia é que temos mais soluções para jogar bem, também, contra equipas mais fechadas.
ResponderEliminarA facilidade com que parecia estarmos a ganhar, fez a equipa deslumbrar-se o que podia ter sido perigoso. Algo a rever.
Tal como na Amadora, David Carmo fez um jogo em crescendo. O amarelo tão cedo fez-me recear o pior. Agora, espero que dê continuidade, ganhe confiança e chegue à performance que era expectável.
Varela vai ser o pêndulo da equipa e apesar da exibição de Eustáquio, acho que essa posição vai ser a que mais vai sofrer alterações ao longo da época.
Gonçalo Borges tem que voltar a colocar os pés no chão se quiser impor-se no FCP.
Três dias seguidos com o FCP como destaque da Bola sem ser para falar mal. Que se passa?
O melhor jogo do Inicio da temporada (com a primeira parte contra os benfas).
ResponderEliminarMas tambem parece mais facil porque na Champions as equipas jogam e nao se fecham atras Como no campeonato.
O Galeno nunca tem tanto espaco Como na Champions.
Enfim boa entrada e continuar assim.
O 4-2-3-1 a ficar o que vamos Fazer de 5 avancados?
Apesar do bom jogo e da vitória sem contestação, este jogo tem de ser um ponto de partida e não um meio de comparação.
ResponderEliminarTem de ser um ponto de partida para uma retoma exibicional, que se enquadre com a nossa grandeza. Não deve servir como base de comparação porque os Ucranianos são uma equipa grande no seu país, jogam como uma equipa grande, mas já não têm a qualidade para jogarem assim na Europa.
Mesmo sem essa qualidade nos seus jogadores, tentavam sempre sair a jogar, o que resultou em vários erros e 2 golos para nós. São uma equipa que discute o jogo pelo jogo, o que nos permitia ter espaço para atacar, e potencia as qualidades de alguns dos nossos jogadores, com Galeno à cabeça. O luso Brasileiro sente dificuldade quando joga contra equipas fechadas (em Portugal) e sente-se como um peixe na água nestes jogos. Não é á toa que apresenta melhores ratings na Champions do que no campeonato.
Espero que esta vitória traga confiança e liberte a equipa para os próximos jogos, que aí sim, vêm verdadeiros testes de fogo com Benfica e Barcelona.
Caros Portistas,
ResponderEliminarEntramos com o pé direito na champions o que já não acontecia há alguns anos, 3 pontos merecidos + guito e até poderíamos ter marcado mais um ou outro caso não houvesse algum deslumbramento. Como o treinador disse nem tudo está mal mas nem tudo está bem. Não gostei dos espaços entre linhas dados sobretudo na 1ª parte com uma equipa como o Barça isto não pode acontecer porque sai-nos caro certamente. Gostei do Carmo apesar de amarelado aos 4m manteve a serenidade o jogo todo, só tem de melhorar o passe longo e estar mais tranquilo. O André Franco foi uma agradável surpresa, precisa de ganhar ais cabedal mas gostei muito, o Ivan esteve também muito bem apesar de mais discreto esteve excelente nas recuperações de bola. Gostei de todos no geral menos do Zaidu, já é o 3º ano no FCP e não evolui?? tudo bem que não tem formação mas caramba em 3 anos já devia ter evoluído muito mais.
Há que trabalhar mais nas bolas paradas pois continuamos a não criar perigo, sempre com cantos curtos e jogados que não criam perigo nenhum?? Bom ganhamos e deixou-nos alguma esperança de melhoras veremos os próximos jogos, Gil no Dragão (perdemos ano passado) e depois vamos ao salão de festas antes de receber o Barça portanto há muito trabalho pela frente e muito a melhorar, VAMOS PORTO!
O pasquim a bosta foi obrigado a dar capas de vitórias ao FCP ahahah
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Caros DVP e demais Portistas,
ResponderEliminarO 1º bom jogo da época, já era hora. 3 pts muito importantes. Em caso de vitória nos 2 jogos com o Antuérpia e com o Shaktar em casa e o apuramento fica feito. A jogar com a consistência e maturidade evidenciadas ontem, cumpriremos o objetivo mínimo.
O Estrela é melhor que este Shaktar? Não. Simplesmente é diferente. Tal como é diferente o futebol de Champions e de Liga Portuguesa. Em Portugal alguém, no seu perfeito juízo, dá aquele espaço todo ao Galeno ainda por cima deixando algumas vezes o seu opositor em situações de 1x1 sem cobertura próxima? É raro. Quantas equipas se expõem com linhas espaçadas a pressionar o FCP? Quantos arriscam na saída desde trás com jogo apoiado?
O FCP de Sérgio Conceição sempre teve o seu ponto mais forte nos momentos de pressão alta, recuperação, transição rápida e em caso de perda de bola, numa nova pressão na reação a essa mesma perda. Sempre tiveram um pouco mais de dificuldade a defender em contenção bem como em ataque posicional.
As caraterísticas do jogo de SC são melhores para duelos olhos nos olhos do que grande vs pequeno. Aliás, os confrontos com Sporting e Benfica ditam isso mesmo.
Em relação ao 11 utilizado achei interessante e deu boa conta de si, tendo-me deixado surpreendido a inclusão de Franco e Ivan Jaime ao mesmo tempo, esperava apenas 1 dos 2 com Taremi nas costas de Toni Martinez ou Navarro. Mas gostei da confiança principalmente em Franco para fazer aquele lugar, pois não é fácil calçar aquelas botas de Otávio na meia direita. O resto do 11 era o que eu previa.
Já gostei mais de David Carmo hoje mas não pode perder aquele lance no início e ver amarelo aos 3min. Mas lá está, dores de crescimento. João Mário Muito bem até rebentar, Eustáquio deu consistência, organização e maturidade(quem diria, era o mais experiente do meio campo). Varela ainda não está a arriscar e acertar nos passes longos, o que creio que é uma característica dele, mas creio que tem potencial para crescer muito e ser o nosso 6 das próximas épocas. Ainda parece um pouco lento mas vai certamente melhorar isso, porque a vontade de fazer dobras e compensar colegas está lá, como estava em Uribe por exemplo, mas Uribe conseguia ser muito mais rápido a chegar e a roubar bolas. Ivan Jaime acho que tem tudo para ser um dos nossos melhores jogadores nas próximas épocas, mas vai ter que crescer muito. Taremi de volta ao que se exige, e aos poucos voltará a ser aquilo que tem sido nas últimas épocas. E Galeno fez um jogo muito bom, pois deu para aproveitar aquilo que tem de bom e esconder o que tem de mau.
Em suma, óptimo resultado, boa exibição e mais um passo no sentido de criar novamente uma equipa capaz de ser a melhor em Portugal. Volto a dizer, temos um conjunto de jogadores que podem fazer uma boa equipa, mas isso não acontece em 2 ou 3 semanas. É continuar a trabalhar e se possível ir ganhando os jogos, mesmo a jogar mal. Porque então quando jogarmos bem ninguém nos pára. Oxalá assim seja. Mas...será que sábado podem ganhar e jogar bem? A malta que se desloca ao Dragão já merecia.
PS: se não estou em erro temos neste momento um plantel com 30/31 jogadores, imaginem quão melhor teria sido se os tivéssemos todos no 1o dia de pré-época. Bem sei que isso nunca acontece totalmente, mas com melhor gestão financeira podíamos ter uma melhor gestão desportiva e facilitar um pouco a vida da equipa técnica, pois começaria o campeonato já com um 11 base, com menos 1 ou 2 jogadores que teriam sido dispensados e ia-se buscar 1 ou outro para compensar alguma lacuna que fosse identificável na pré-época(defesa esquerdo por exemplo). Lembram-se quando trabalhávamos assim?
PPS: Se calhar esta ideia do Zaidu e do Wendell jogarem uma parte cada um até não é má. Vão ser maus na mesma,mas vão ter menos tempo para serem maus. Vá, ontem o Wendell até nem esteve mal, mas todos temos os nosso "ódios" de estimação não é?
Aqui 2 jogadores que gostariam de falar
ResponderEliminarGALENO, é óbvio para o nosso campeonato é um jogador que irá ter problemas, porque não tem espaço e tecnicamente é fraco, logo só consegue render com espaço e isso não é vulgar no campeonato português
Aqui é que eu acho que o SC nos jogos do campeonato deveria apostar em pepê nesse lugar... E caso no decorrer do jogo a equipa adversaeia arrisque, ai sim, fresco com espaço o galeno é temivel
Outro jogador que gostaria de falar é o ANDRÉ FRANCO, eu acho que o lugar dele não é médio anterior, porque é lento no processo defensivo e pouco agressivo, eu gostava do ver mais adiantado... Tipo JAMES
Vejam só
Diogo costa
João Mario
Pepe
David carmo
Zaidu
Varela
Eustaquio
Nico
André Franco
Taremi
Galeno/pepê /ivan jaime
Boa vitória, que se espera dê moral à equipa e a solte para uma melhoria exibicional, num período apertado e de grande grau de dificuldade.
ResponderEliminarEsperemos que as lesões não sejam complicadas, este ano está a ser difícil, com lesionados recorrentes, como o Zaidu, João Mário ou Evanilson, por exemplo!!!
E há que limar questões na defesa, algo permeável.
Preparar bem o Gil, depois pensar no Barcelona e depois nos benfas.
Para mim o Galeno bem fisicamente é ele e mais 10. Ainda tem aquelas trapalhices, ainda define mal, não sabe quando rematar ou assistir. Mas um Galeno lançado no tempo e no espaço correctos, tanto pode ser importante na CL como no campeonato. Agora não pode acontecer como na Amadora, estar a atacar a profundidade e depois fazer quase cem metros para ajudar a fechar atrás.
ResponderEliminarPois, no modelo CL, OK, Varela/Eustáquio, no campeonato pede-se mais rotatividade, mais criatividade e não peço mais poder de fogo de fora porque não vejo ninguém com essas características, apenas uns arremessos do Franco e do Jaime. O Ex-Famalicão é um jogador diferenciado. A forma como ele trata a bola, o toque, a finta... para mim é outro indiscutível e só vai melhorar. E o FCP precisa destes jogadores como do pão para a boca. Não pode ser apenas coração, também é necessário génio, criatividade, capacidade para desbloquear os jogos, principalmente na maioria dos jogos das provas internas.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarVitoria justa, com um Galeno com a 5ª velocidade, mas há muita coisa a corrigir. No meio campo pra frente com espaço, o FCP é uma equipa perigosa, mas no sector defensivo deixa muito a desejar, dão muito espaço ao adversário é uma equipa subida que não defende bem.
Foi bom ganhar fora é importante, tenho fé que vamos passar a fase de grupo.
Sábado espero que a equipa esteja bem e some mais três pontos, corrigir defeitos concentração e pontaria bem afinada, é o trampolim da vitoria.
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarGostei! Bom início da CL.
Abraço.
Essas consecutivas capas da bola sem falar mal do FCP só podem ser para desviar o foco do doping do funcionário lampião. Nem uma vírgula sobre este assunto em lado nenhum nos pasquins da côrte.
ResponderEliminarSobre o jogo, estou com o SC: 3 pontos e dinheiro na conta.
Galeno fez seu melhor jogo pelo FCP.
Continua faltando um lateral esquerdo decente.
Foi + fácil ganhar ao Shakhtar do que vai ser ganhar ao Gil Vicente, quase de certeza. Vai ser uma equipa pequena a jogar muito fechada, e muito pior que isso, a arbitragem vai ser portuga. Ainda ontem, deu pra ver bem a diferença, entre arbitragens com erros mas isentas e arbitragens que fazem tudo o que podem para nos deitar abaixo, porque outros valores + altos se alevantam: Os nossos 2 inimigos da segunda circular lisboeta. O FCP tem que ganhar, ande por onde andar, até porque há contas a ajustar da época passada, jogue bem, mal, ou péssimo. Só quero a vitória, de preferência com folga, as boas exibições podem ficar prá champions, onde é + fácil, porque ambas as equipas querem ganhar, ao contrário do que acontece no campeonato ao Porto, onde quase sempre há uma equipa que só quer dar pau e fazer antijogo, com a conivência da equipa de arbitragem.
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarBom jogo ontem. Embora não ache que tenha sido o adversário mais difícil da época. As galinhas são mais equipa que o Shakhtar. Não me recordo do último jogo em que não terminamos com o coração na boca. Bom jogo do franco, no entanto penso que precise de mais tempo para ainda crescer mais, mas num fcp não há muito esse tempo. Jaime é sem duvida um reforço, em poucas semanas já estará a dar ainda mais à equipa. Varela a subir de jogo para jogo. Carmo passou por Fabio Cardoso, com a vantagem de agora os erros que faz não compromete a equipa. Penso que será ele e Pepe. Começamos bem e depois deste resultado penso que ninguém acredita que não passámos.
Mudar chip para o pior...o campeonato.
Ab
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarANDEBOL - FCP vence por um golo na Eslovénia mesmo depois de ter estado a perder por 9 golos!
Viva!
Abraço.
Drummerkazar, quando por razões pessoais deixei de ver, estava 25 - 19, ou 18, já com cerca de 13 minutos da segunda-parte, nunca esperei uma remontada tão impressionante. Uma vitória extraordinária.
ResponderEliminarOs patriotas que me desculpem, mas hoje, tive uma alegria austríaca, e amanhã, gostava de ter outra.
ResponderEliminarGrande jogo. Quero ver comentariado a falar de FCP e de SLB (não foram 0-3, porque um decidiu mandar pénalti para as nuvens) LÁ FORA.
ResponderEliminarDois penáltis e uma expulsão contra o Benfica e na Luz, em 15 minutos, estava quase pronto a pedir árbitro estrangeiros. Mas sou claramente contra, não depende das circunstâncias, quando dá jeito.
ResponderEliminarApós a vitória do Benfica sobre o Vizela, Vítor Serpa escreveu isto sobre o Benfica:
https://www.abola.pt/opinioes/noticias/editorial-ver-o-benfica-a-ouvir-chopin-2023091808383668277
Era o Vizela, falar em futebol champanhe, Mozart, Chopin, apenas com falta de baliza, é um delírio.
Roger Schmidt
ResponderEliminar"O árbitro não esteve do nosso lado"
Mas não lhe chega o colinho no campeonato ??? onde só foi campeão no ano passado graças às missas dos padres , que nunca lhe falharam , e que continuam esta temporada .
O homem ainda não aprendeu uma palavra de português , mas os lampiões já lhe ensinaram as manhosices todas .
Grande, grande, grande vitória do andebol. Eu nem quis acreditar depois de ver 21/12, são daqueles jogos emocionais.
ResponderEliminarGostei do meu engano para o onze inicial de 3ª mas Sérgio, como à Pedroto, gosta de iludir.
Certo é que quem entrou esta época vai ajudar a fazer diferença, porque são bons jogadores e que este treinador irá potenciar, não tenho dúvidas nenhumas.
A Bola só engana os incautos porque o esterco continua lá.
Houve quem duvidasse da escolha, mas o Carlos Resende está a fazer, e pode continuar a fazer, um bom trabalho no andebol do Porto. Fez crescer alguns miúdos da formação emprestados ao Gaia enquanto lá esteve, e agora, está a fazê-los crescer ainda + no FCP, porque são 3 ou 4 miúdos com grande valor. O Porto, com estes miúdos excepcionais, o regresso de lesão grave do Mikkelsen e a contratação dos 2 espanhóis, tem melhor plantel que na época passada, pode fazer coisas muito boas.
ResponderEliminarSerá que "Boizinho", Guerra, Delgado, etc., se transformaram, de repente, em boas pessoas e bons jornalistas? Não, isso só acontece nos filmes! Com estas capas sucessivas da bola, é caso para dizer, "aqui há gato".
"O árbitro não esteve do nosso lado", disse "Chaimite". Ou seja, ficou implícito naquilo que ele disse, que ele acha, que normalmente, os árbitros estão do lado do slb. E quando não estão...e o slb ressente-se muito disso...queixa-se logo, porque o que ele quer é colinho, para ganhar seja como for, e não verdade desportiva. Até os jogos da Champions aproveita para pressionar as arbitragens cá de dentro. Melhor treinador, + conforme com o espírito do slb, não podia o benfica ter arranjado.
Boa tarde,
ResponderEliminarBom jogo, adversário de nível medio, tem que confirmar o crescimento nos próximos embates.
Não posso "acreditar" quando leio/ouço dizer que o Galeno é fraco tecnicamente, o Galeno neste Porto é indiscutível.
O Nico se quer jogar tem que dar corda aos sapatos, nesta fase o Eustáquio, justifica a titularidade
Quero salientar o gesto de desportivismo do Galeno, se vestisse outras cores abria telejornais.
Obrigado
José Rodrigues
Boa tarde.
ResponderEliminarEm qualquer atividade com mais que um parceiro, seja nas relações afetivas, nas amizades, na dança, nos projetos de trabalho, onde quer que seja, só se tem um bom desempenho se todos os parceiros envolvidos tiverem a mesma vontade.
O FC Porto joga melhor com os clubes mais fortes (os da Liga dos Campeões por exemplo) porque todos os parceiros estão lá pela positiva, a querer jogar futebol.
Em Portugal é muito complicado quando a maioria dos clubes adversários só lá está para boicotar o futebol, só com ações negativas de negação do desporto, e isso é feito com a conivência e cumplicidade dos juízes e o aplauso da imprensa do local-sede da máfia dos interesses.
Obrigado,
João Antunes.
Não costumo ver as tvs inimigas do FCP, só vejo quando o slb é humilhado, pra me divertir com o ar de enterro dos comentadores benfiquistas/antiportistas. Ontem, vi o ratazana santos com umas trombas, contrastando com o habitual sorriso cínico, que não me digam que ele é sportinguista. Com aquelas trombas, com aquele ar de quem sofreu um enorme desgosto, só pode ser slb e daqueles com benfiquismo doentio.
ResponderEliminar"FC Porto multado por cânticos dos adeptos contra o Benfica" - a conta não pode ser enviada para os Super Dragões?
ResponderEliminarTambém houve multa por atraso injustificado da equipa para começar o jogo e no regresso do intervalo. A conta não pode ir para a equipa técnica?
Estes dois tipos de multa são constantes. Sei que não são responsáveis por colocar o FCP no buraco financeiro mas são despesas desnecessárias.
Podem mudar os cânticos para "e quem salta é Dragão", "FCP, FCP, nós somos o FCP". Sei que a minha imaginação não é prodigiosa mas chega de lembrar o benfica nos nossos jogos.
Boa noite a DVP e demais portistas. Sou assíduo acompanhante deste espaço de comentário e opinião, que basicamente é o meu "canal" de informação, frequentado por pessoas bem informadas e formadas já agora, nomeadamente o dono do blogue com as suas crónicas e opiniões que, se não na totalidade em grande parte concordo.
ResponderEliminarMário fcp - Concordo plenamente com tudo o que disse, nomeadamente nos cânticos de insulto ao benfica. Também eu, e muitos outros não tenho dúvidas, acho que lhe estamos a dar importância e a trazê-los para os nossos jogos quando não estamos sequer a jogar com eles. No Arena passa-se o mesmo. Admira-me também que não haja uma voz de qualquer responsável do clube que através da instalação sonora os chame à razão e apelem ao apoio à nossa equipa sem ter que insultar o adversário, seja ele qual for, muito menos quando não está presente.
Saudações a todos os portistas.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarMAU PERDER,
Há cartilheiros para justificar a derrota dos Lampiões, dizem que Salzburgo é superior que Shakhtar Donetsk, Sehmidt diz que o árbitro não esteve do lado deles! Pois, estão habituados por cá a serem levados ao col pela arbitragem....
Aquela CS do curral das moinas, andam com uma inflamação no isófago pela derrota sofrida em casa. Uma passagem pelos canais após a final do jogo dos Lampiões, toda aquela trupe de comentadores, ardinas televisivos, não conseguiam esconder tristeza, angustia e desalento pela derrota do clube megalómano bazofeiro...
O militar presidente Calimero, um agachado ao rei dos tuneis, Vieira II, vem agora à praça publica justificar o insulto de um leão doente ao Taremi. Diz o cujo, que nós chamamos mouros a eles! E eles, chamam-nos tripeiros a nós, mas ainda ninguém foi preso por isso, quando esta mesma criatura, insultou o presidente do fcp com insulto mais grave. Que crédito ou critério tem esta personagem de dizer o quer que seja. É mais um que quer ser presidente à custa de dizer mal do FCP.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarAmanhã espero que o FCP contra o Gil tenha outra atitude. Com o SC no banco, aguardo que tudo corra por melhor.
Galeno, eleito melhor jogador da semana na Champions...eu ajudei com o meu voto. Na época passada, foi escolhido pela Uefa para o 11 ideal da fase de grupos. Quando o Porto o foi resgatar ao Braga, era o melhor marcador nessa edição da Liga Europa. Mas há portistas que só vêem defeitos no rapaz, era altura de começarem a ver também algumas óbvias virtudes.
ResponderEliminarPara o jogo de amanhã com os gilistas eu iria praticamente com o mesmo 11 do jogo da Liga dos Campeões de forma. Trocava o lesionado Zaidu por Wendell e tenho dúvidas entre Nico e Eustáquio, mas talvez mantivesse o luso-canadiano pois acredito que o Gil vem com ideia de ter bola e creio que Eustáquio no momento de pressionar o adversário encurtando espaços através de bons posicionamentos é melhor que o Nico Além disso creio que é mais rápido a recuperar no terreno quando a nossa pressão é batida. Perde para o espanhol na qualidade a construir, na minha opinião.
ResponderEliminarAcho importante dar consistência e entrosamento a um 11 base e já vamos tarde para isso, portanto para já não me punha com muitas trocas mesmo sabendo do aperto do calendário. Até porque a época começou agora, portanto ainda há capacidade para recuperar do desgaste com alguma facilidade. Geria depois essa questão na 2a parte com algumas substituições mais cedo do que o normal, como por exemplo J. Mário, Ivan Jaime, Franco e depois se o jogo permitir, Varela e Galeno.
Diogo Costa, J. Mário, Pepe, Carmo, Wendell, Varela, Eustáquio, Franco, Galeno, Ivan Jaime e Taremi
Prognóstico: 3-1(mas por meio a zero também vale 3 pts)
Força FC Porto!!
João Reis, e porque não, Nico no lugar do Franco? Era capaz de não ser nada pior.
EliminarSergio Conceição:
ResponderEliminar"Os resultados têm sido positivos e melhores do que as exibições. Em termos exibicionais, é difícil fazer pior do que aquilo que já foi feito. A perspetiva é que a equipa melhore e continue a apresentar resultados positivos."
O SC está consciente do mau futebol que tem sido praticado pelo FCP. Ele também quer aquilo que os adeptos querem, óbviamente, bons resultados mas com muito + futebol, só que é preciso dar tempo para os novos se integrarem, a equipa crescer, haver confiança, e o bom futebol começar a acontecer naturalmente.
E porque não Pepê no lugar do Franco? Mas eu acho que amanhã é o Franco e mais 10.
ResponderEliminarVila Pouca, o Veríssimo e o Martins, também mereciam, e de que maneira, estar na lista do tubarão slb doméstico carapau lá fora.
ResponderEliminarCaros Luís Negroni e DVP,
ResponderEliminarAcho que Franco esteve bem no último jogo portanto mantinha-o no 11 titular. Creio que vai de encontro à ideia de ele fazer um pouco o que fazia o Otávio. O Pêpê sinceramente tem sido uma desilusão esta época. Acho que acabará por ganhar o lugar, mas tem que haver meritocracia. Quando teve oportunidades não as agarrou, portanto agora deve esperar a vez dele. Mas a verdade é que não lhe vejo características para fazer aquela posição de falso extremo, para mim ele é mais extremo/avançado que médio. Mas pode ser que com o treino e as rotinas possa entrar ali. Eu vejo mais o Baró a crescer naquela posição por exemplo. Isto para deixar o corredor todo para o João Mário. O Sanchez pareceu interessante nos poucos minutos que vi. Talvez menos ofensivo que o João Mário e aí a dinâmica nesse corredor já poderá ser outra e ser utilizado um extremo puro como Borges, Conceição, Pêpê...
A questão do Nico e do Eustáquio eu expliquei no comentário anterior, mas posso reforçar. Eu prefiro o Nico ao Eustáquio mas tendo em conta que o Eustáquio também esteve bem no último jogo, não vejo grande razão para a troca. E depois é uma questão de estratégia. Daquilo que conheço do Vitor Campelos e do Gil quase que aposto que eles não vêm jogar na retranca e no pontapé para a frente. Eles vão tentar sair a jogar a fazer-nos correr atrás da bola para depois de ultrapassarem a nossa pressão fazerem ataques rápidos, um pouco o que fez o Shaktar no golo que nos marcou se não estou em erro. E o golo do Arouca também acho que terá sido parecido. E do que tenho visto do Nico ele é um pouco lento a recuperar a posição depois da pressão e o Eustáquio acho que consegue mais facilmente recuperar o posicionamento atrás da linha da bola. Mas lá está, ofensivamente acho que o Nico acrescenta muito mais à equipa do que o Eustáquio. Neste caso qualquer um dos dois poderá jogar, cada um tem pontos positivos e negativos. Mas também acho que o futuro da equipa será com Nico e varela a titulares. Daí não entender que não se tenha vendido por exemplo Grujic(a ser verdade que tinha propostas) para entrar Moutinho.
Podem não concordar comigo, mas não podem dizer que não me justifiquei :)
Negroni, é verdade, não me lembrei do Fábio Veríssimo, mas o espaço também não dava para muitos mais.
ResponderEliminarJoão Reis, pois, é preciso encontrar os equilíbrios necessários para o colectivo funcionar, mas nos jogos em casa acho que se podia arriscar um pouco mais.
Recordar Américo é regressar à adolescência, tempos de vacas magras para o portismo. Não era o meu ídolo, esse era Fernando Pascoal das Neves, Pavão, mas quando ia à baliza naqueles saudosos jogos de rua e em campos manhosos e com condições precárias, aí era o Américo.
ResponderEliminarNeste momento triste em que nos deixou, ao mesmo tempo que endosso os meus sentidos pêsames à família, amigos - Armando Pinto de uma maneira particular - e ao FCP, deixo também o link para dois posts que fiz e em que Américo é um dos protagonistas.
https://dragaodoente.blogspot.com/.../recordar-viver-ou...
https://dragaodoente.blogspot.com/.../coleccao-favoritos...
ResponderEliminar"O árbitro não esteve do nosso lado"
Ok... realço a humildade e reconhecimento por parte do treinador do benfica! E ele não conheceu aquele que vive com a mãe... estou certo que ficava rendido face a superioridade do clube que treina! Enquanto estrutura, o FC Porto devia solicitar explicações do conteúdo deste comentário... não vejo ser possível entender de outra forma!
O ano passado correu muito mal - perdemos o campeonato contra este mm clube, Gil... e VAR!
Uma grande tristeza, ao ler, pela manhã, a notícia do falecimento do meu ídolo, Américo Lopes, o Grande Américo, num tempo bem descrito pelo Manuel Vila Pouca.
ResponderEliminarUm injustiçado no Mundial de 66, onde deveria ter sido titular de caras, uma figura inesquecível do Clube.
Recordo uma conversa com ele, junto com o Vila Pouca, num jantar do Blog "VivóPorto, Carago".
RIP, Grande Américo.
Não tive a oportunidade de ver Américo jogar, tinha eu 3 ou 4 anos quando ele terminou a carreira, mas sei do enorme gr que foi e da injustiça que sofreu na selecção dos magriços, onde devia ter sido titular e não jogou 1 minuto sequer. Fico sempre triste, mesmo que não conheça pessoalmente, quando morre alguém que ajudou a construir a história do FCPorto. Os meus sentimentos para os familiares e para quem lhe foi próximo.
ResponderEliminarO Pepe não está no 11 inicial nem nos suplentes, + 1 lesionado?
ResponderEliminarO Ruim dos túneis, fez um discurso, na assembleia geral da associação criminosa de benfica, cheio de gabarolice e ameaças veladas...quando for preciso, deu ele a entender, atiramo-nos aos árbitros, mas só nas alturas certas, concluiu. A lata do capo!