Equipa do FCP com Diogo Costa, Pepe, David Carmo e Marcano, Gonçalo Borges, André Franco, Iván Jaime, Varela e Galeno, Fran Navarro e Evanilson.
Início de jogo muito complicado. Marcano lesionado, saiu, depois João Pinheiro assinalou penálti, bem revertido pelo VAR, Evanilson novamente lesionado, deu lugar a Taremi. Jogo sempre parado, difícil jogar futebol, também por causa de um Estrela muito agressivo. Dragões incapazes de assumir e a facilitar atrás, muito por causa de uma inovação, três centrais, que esteve longe de resultar, lisboetas mais perigosos.
Boa recuperação de Pepe, bola em Taremi, golo do iraniano. Golo limpo, FCP na frente sem ter feito muito por isso.
Em cima do minuto 45 Gonçalo Borges desperdiçou uma oportunidade flagrante para fazer o 0-2.
No último minuto do tempo de desconto Diogo Costa salvou o FCP.
Resultado ao intervalo penalizava o Estrela que não foi inferior. E a inovação defensiva não melhorou nada ao jogo dos Dragões, sempre que a equipa da casa saía para o contra-ataque era cada calafrio...
Na 2ª parte, FCP com o onze que terminou a 1ª.
O jogo recomeçou com pouco interesse, Estrela a tentar sair a jogar, FCP incapaz de fazer o mesmo, jogava na profundidade, mas quase sempre mal.
Continuavam as dificuldades atrás por causa dos três centrais. Gonçalo Borges e Galeno não são jogadores habituados a andar a correr para trás e para a frente. Não cumprem defensivamente e perdem capacidade para atacar bem.
Equipa da casa muito melhor, portistas raramente acertavam uma, pior, faziam faltas em zonas perigosas, tinham desconcentrações inadmissíveis.
Após 70 minutos em que o FCP viu jogar, saíram Gonçalo Borges, André Franco e Iván Jaime, entraram Pepê, Eustaquio e Romário Baró.
As melhorias não foram nenhumas, Dragões a defenderam o resultado com todos, Varela sobre a linha de golo evitou o empate, só dava Estrela que merecia, pelo menos, o empate.
O jogo terminou com a vitória do FCP, única coisa boa na noite de hoje.
Se a ideia dos três centrais é para manter, não acho boa ideia, mas sou apenas um bitaiteiro que não percebe nada de futebol, é preciso melhorar muito.
Qualquer adversário causa enormes problemas à equipa de Sérgio Conceição, incapaz de se superiorizar frente a equipas manifestamente inferioras como são as que os Dragões enfrentaram nestas cinco jornadas do campeonato.
Se na 1ª parte o FCP teve apenas uma oportunidade, na 2ª nem isso.
Mais uma exibição confrangedora, muito abaixo dos níveis exigíveis a uma equipa com as responsabilidades da equipa portista. Não há nenhuma evolução na qualidade de jogo, idem nas bolas paradas.
O rei vai nu.
ResponderEliminarQuando achava que não podíamos jogar pior do que nas primeiras quatro jornadas, eis que sou presenteado com uma das piores exibições da última década.
E não consigo entender que se esteja no banco a ver uma tática a sair completamente ao lado e nada fazer para corrigir.
Caneco la para a teimosia…
Caro DVP,
ResponderEliminarÉ sofrer, sofrer e sofrer. Não se joga nada. O que é incrível é que acabo de ouvir o SC dizer que foi melhor do que tem sido até aqui. Não acho nada. Continuamos com zero qualidade de jogo.
É verdade que temos o atenuante das incidencias do inicio do jogo mas de cada vez que a bola entra no nosso meio campo é uma aflição brutal. O David Carmo é lento e não tem nenhuma agressividade mas o mistér até diz que ele é o Pepe foram os melhores!
Gostei do cerrar de dentes do Varela. Tem espírito.
Siga para o próximo sofrimento...
Uma coisa é jogar com 3 centrais e ter dois laterais subidos ou dois alas, outra é jogar com dois avançados puros como são Galeno e Gonçalo Borges e obrigá-los a correr para a frente e para trás. Não cumprem bem nenhuma das funções.
ResponderEliminarUma vitoria brilhante!
ResponderEliminarContinuo achar que os melhores laterais são João Mario!/Sanchez
ResponderEliminarSerá que vamos ter que apostar no Gonçalo Brás!!???
Navarro falhou o 2-0..é preocupante
Ganhamos sem saber ler nem escrever.
ResponderEliminarMuito mau mesmo !!!
Já fizemos 5 jogos de campeonato , mas parece que estou sempre a ver o mesmo jogo , um loop infinito .
Hoje jogamos com uma linha defensiva de 3 centrais , com extremos a fazer de laterais , não resultou ...
O meio campo não carbura , o ataque é o que é .
Agora mais dois jogadores lesionados , não é normal , de que é a culpa ??? métodos de treino errados ??? má preparação ??? má alimentação ??? puro azar ???
Valeu pela vitória , pelos 3 pontos e nada mais .
Vem aí jogos a doer , Champions e lampiões no galinheiro , temo o pior ...
Não há milagres. O Porto vende produto formado (ex vitinha, otavio) mas compra bruto, paga depois no tempo que é preciso formar um jogador. Evanilson, infelizmente começo a achar que vai ser um Aboubakar. Tantas lesões.
ResponderEliminarRevolução que durou 4 minutos, mas não seria em 2 semanas que se conseguia colocar um 3-4-3 a funcionar, é um modelo difícil de afinar.
ResponderEliminarAparentemente é um modelo alternativo por isso não espero grande continuidade.
Continua a faltar futebol a esta equipa, algo que infelizmente já vem da época passada.
Bjorn88 isso é ironia ou gozo?
ResponderEliminarJoguei futebol de 11 durante 13 anos, nao tenho televisao por isso nao vejo cmtvs e afins. Ganda mixordia tactica, o nosso jogo posicional e medonho, nao respiramos com bola, o melhor jogador vai fazer 41 anos, o wendell a defender parece dos distritais chega a ser comico, isto tudo porque o patrao do meio campo fpi vendido a ultima da hora e nao veio ninguem para o lugar mas podia continuar
EliminarJogo muitos mau valem os très pontos e nada mais.
ResponderEliminarEspero que nao seja um ano inteiro assim.
Ja sao 5jogos....
Que loucura! Foi uma autêntica candidatura ao desastre, esta mudança táctica com tantos jogadores mudados e fora das suas posições naturais. O SC tem de acalmar e ser sensato. Uma coisa, era entrarem na equipa inicial, o Varela, o Evanilson, o Gonçalo Borges e o Ivan Jaime, e saírem os que têm estado pior...Taremi, Toni Martinez, Galeno, Pepê...outra, esta revolução anárquica, que só serviu para dar insegurança e pôr a equipa a jogar ainda pior. A vitória foi uma sorte, muito + até que nas vitórias anteriores. Espero que este delírio do SC não tenha sequência, senão, ainda acontece algum resultado desastroso. Espero que no próximo jogo, de Champions, a equipa esteja muito + equilibrada, a jogar muito melhor, sem invenções do SC, e que ganhe, claro.
ResponderEliminarBoa noite
ResponderEliminarContinuo sem perceber porque jogamos tão pouco, continuo sem perceber porque sofremos sempre muito, qualquer equipa nos põe o credo na boca, mas continuo sem perceber, porque se jogamos com 3 centrais, não temos o Fábio no banco e continuo sem perceber porque o Ivanilson depois de recuperado, sai lesionado sempre que regressa...
Antigamente, era fácil perceber!
Eu sinceramente já nem sei se é pior o que a equipa faz em campo ou o que o treinador faz fora dele.
ResponderEliminarEra óbvio que era preciso fazer algumas alterações na equipa. As 4 primeiras jornadas foram demasiado más.
Mas quando se pensava que as coisas só podiam melhorar, e que este tempo de pausa para seleções ia fazer bem à equipa e dar tempo ao treinador para trabalhar e ambientar os novos jogadores, eis que a equipa consegue-se apresentar pior do que estava. Impressionante
SC mudou muito e mal.
Vamos começar pela alteração ao sistema tático. Nem sei que dizer. Não é que o sistema seja mau, mas claramente não foi um sistema planeado na pre época, caso contrário era impossível atacarmos a época com 4 centrais no plantel.
Depois, de todas as equipas que jogam em 3-5-2 ou 5-3-2 nunca vi nenhuma que jogue com dois extremos nas laterais. Sao quase sempre dois laterais, quanto muito um lateral de um lado e um extremo do outro. E aqui até era um dos pontos onde o esquema poderia beneficiar as características dos nossos laterais. João Mário e wendell são melhores no processo ofensivo do que defensivo. Ainda assim defensivamente conseguem fazer melhor que Borges (tínhamos João Mário e Pêpê, fomos buscar outro lateral e ainda assim é Borges que joga na direita) e Galeno.
A juntar aos dois extremos nas alas e aos dois avançados tínhamos Ivan Jaime e Franco no meio. Dois jogadores com qualidade com a bola nos pés, mas pouco produtivos defensivamente. Uma equipa completamente desequilibrada, não admira Varela ter acabado o jogo de rastos, tinha de correr pelos colegas. Note-se também que Varela ainda não está rotinado ao futebol deste Porto. Para já ainda tem a preocupação de estar sempre ativo e a dar linha de passe aos colegas, para além de tentar jogar quando está sobre pressão. Vamos ver se não será formatado também para estar parado e chutar para a frente.
Só com muita sorte a teimosia não nos valeu mais uma perda de pontos. Não sei com iria correr o jogo sem as lesões, mas este sistema tático, com os jogadores que estavam em campo era impossível resultar. Se já havia poucos jogadores em campo, capazes de estancar os avanços do estrela, que dizer de colocar o Wendell a central? Que esperaria SC de um lateral que defende muito mal?
Salvaram se Pepe e Varela, sendo que David Carmo também bem. Espero que seja o início de uma grande época para o central Português.
Por último, deixa-me muito preocupado a naturalidade com que SC fala sobre os nossos jogos no final dos mesmos. A análise que faz é completamente desfasada da realidade. Diz que o Estrela só teve um ou outro lance de perigo no final do jogo é porque o o Porto baixou as linhas ou enaltece a qualidade de uma equipa banal, que em 5 jogos tem 3 derrotas e um empate, sendo que não Luz nem uma oportunidade de golo teve.
a estratégia para o jogo foi logo a vida com a saida de marcano e evanilson. depois foi mais do mesmo, nem sei o que dizer do jogo, uma puta de confusão que não tem ponta por onde se pegue. eu não me recordo ver atualmente uma equipa a jogar tão mal. o que importa é que Sergio tem os jogadores que pediu e ate se deu ao luxo de não aceitar Moutino com argumento que tem muitos, melhores e mais novos para aquela posiçao. Na verdade Moutinho seria hoje o jogador ideal para dar qualidade, estabilidade, experiencia naquele meio campo.
ResponderEliminarjá o disse, este ano Sergio não tem desculpa, toda a responsabilidade será dele, mas que seja rapido a colocar a equipa a jogar com os jogadores que pediu e sem o que pediu. a continuar assim ficaremos rapidamente arredados do titulo
Boas
ResponderEliminarTaremi teve uma finalização de classe mundial. Espero que consiga ter a frescura mental para conseguir ter estabilidade no resto da época.
E não precisa marcar todas,isso é para superobôs.
Varela parece reforço,tem uma qualidade de passe longo,que merece jogadores saibam rececionar ter qualidade de movimentos ruptura a procura de espaços onde bola possa chegar.
Espero que os avançados do Porto se movimentem a procura do espaço para a bola se movimentar rápida.
Ivan Jaime pode arrumar, com o internacional canadiano (espero eu).
Sobre o jogo ,odiei a Anarquia táctica colectiva e só não foi posicional porquê os jogadores sabem ser individualidades ,falta colectivo.
O Porto por norma melhora quando começa a jogar a liga dos campeões .
Resta esperar pelos próximos jogos.
Caros Portistas dentro das circunstancias este foi um belissimo resultado, nao podemos esquececer que perdemos os dois (2) melhores medios que tinhamos, o Otavio e o Uribe, vamos com paciencia e humildade ver quem se vai adaptar, e tapar estes buracos, so com tempo e paciencia porque o dinheiro nao e coisa que abunda, la para os lados do Dragao.
ResponderEliminarUm amigo meu dizia:
"Realmente para se ter sucesso e preciso ter sorte mas eu sei que quanto mais trabalho mais sorte eu tenho"
Sempre FCP
Bom dia.
ResponderEliminarValeu pela vitória e nada mais. Jogo sofrível. Nem estando em vantagem conseguimos jogar melhor. Parecia um jogo de pré época tão mal se joga e com tanta experiência do treinador. Estranho o fabio cardoso e o nico nem no banco estarem. Valeu pelos 3 pontos, embora não merecidos. A Champions começa e há que melhorar bastante. Vamos começar a jogar melhor em breve, porque pior acho difícil. Evanilson novamente sem sorte e Marcano a ser lesão grave poderá ser o fim infelizmente.
Exactamente, uma coisa são três centrais ou três defesas, e depois dois defesas João Mário e Wendell a completar, outra é ter Gonçalo Borges e Galeno como corredores de 100 metros, virem fazer o cinco e depois aparecerem no último terço a dar profundidade. Mais, se o Wendell numa defesa a quatro, defensivamente, já é um Deus nos acuda, a três valha-nos Nossa Senhora. O Sérgio não sabe isto? Quando Marcano saiu porque não compôs a equipa no sistema antigo de quatro defesas, já que não tinha o Fábio Cardoso no banco para manter os três?
ResponderEliminarGonçalo Borges começou bem, mas rebentou, como rebentou o Galeno.
Espero que o SC reveja o jogo, reflicta sobre ele, faça um bom diagnóstico daquilo que têm sido as prestações do FCP neste início de campeonato. Quatro vitórias pela diferença mínima e grande sofrimento e um empate nos tempos de desconto. Raça, crença, carácter, nunca desistir, nem virar acara à luta, OK, mas a qualidade de jogo é péssima. E não adianta arranjar desculpas. Cada vez há menos paciência para este tipo de exibições e isso é notória em vários círculos.
OLHA O NORTE
ResponderEliminarAté aceito as alterações no onze tendo em conta o jogo de terça feira, mas a tática deixou muito a desejar. O FCP nunca teve o jogo na mão teve foi a sorte do jogo. Duas lesões importantes nos primeiros minutos de jogo complicou ainda mais a tática, se é que alguma vez houve tática.
O FCP joga pouco, cria situações de golo e não marca, embora ontem quem não teve estrelinha foi o Estrela.
Vamos na frente, há que melhorar, embora a saída de Octávio tirasse alguma magia à equipa, mas saída tinha que ser, financeiramente foi bom para ambas as partes jogador clube. Vamos aguardar melhores dias, penso que temos jogadores para fazer uma boa razoável equipa, há que aguardar...
Vitória, mas muito pouco futebol... acho q os comentadeiros da SportTv e o João Pinheiro, mereciam no mínimo 1empate!..
ResponderEliminar1. Andebol contra Wisla, sorte, mas uma renovação aparentemente bem conseguida da equipa!
2. Hoquei, bela derrota contra o Tomar!... Modalidade esquecida pelo FCPORTO!
3. Eu questiono-me qual de nós treinadores de bancada - e sendo treinadores do clube, aceitariam receber o João Moutinho e perder o Otavio... simplesmente a coisas q não entendo! JM jogador excelente, e com percurso lindo no FCPORTO... Agora acontecer como tudo aconte, isso não, o jogador não merece! Já o clube só mostrou a incapacidade com q mais frequentemente não resolve e cria os seus próprios problemas...
4. Entendo q o 11 de ontem foi ridícula... espero q o SC concorde quando voltar a ver e rever o jogo!
5. Bem David Carmo; idem Varela (parece um poço de força e resistência...)
6. Adquirir os direitos do Xico por 10€, não parece mau negocio... ter vendido por 5€, é q entendo q tenha sido; não obstante gostava de ver o Gonçalo Borges com maior sustentabilidade... tem algo do Luiz Diaz:)
Podemos discutir o porquê de estarmos nesta situação dificílima sob ponto de vista financeiro e que nos impede de resistir melhor e contratar melhor, mas não vale a pena. A situação é esta é com esta que temos de lidar. O FCP tinha de vender o Otávio sob pena de não ter dinheiro para honrar os seus compromissos. Saindo o Otávio era importante ter capacidade para contratar alguém com características parecidas, a escolha recaiu em Iván Jaime. OK, nada contra, o espanhol ter muita capacidade, vai mostrar isso e ser importantíssimo. Depois tínhamos Grujic, Eustaquio, Bernardo Folha e André Franco e vieram Varela e Nico. Ora, João Moutinho cabia aqui, bastaria que saíssem um ou dois médios desse quatro que citei. João Moutinho nunca seria factor impeditivo da entrada do jogador pretendido para substituir Otávio. Sérgio quis assim, tem de assumir as suas responsabilidades. Como tem de assumir a entrada do Francisco quando já tinha Iván Jaime, Pepe, Gonçalo Borges e Galeno, em vez de um jogador para a lateral esquerda. E nem falo em mais um central se a ideia era jogar como jogamos ontem.
ResponderEliminarOk - eu também preferia ver o João Moutinho com 50 anos que o André Franco com 20 anos... Há jogadores que me parece - tendo em conta os anos de clube e a idade - Grujic (10Milhões, creio), Eustáquio e André Franco que não têm / deviam ter lugar no clube, contrariamente ao João Moutinho que tinha (e merecia!)!
Eliminar"João Moutinho nunca seria factor impeditivo da entrada do jogador pretendido para substituir Otávio." - não estou tão certo desta afirmação... Mas...
Agitadores tem o Galeno, o Gonçalo Borges e o Xico :) O Pepe é aquele jogador que teima em se afirmar por absoluto, apesar da passadeira vermelha que lhe tem sido estendida... Mas é a minha opinião!
O FCPorto vendeu Otávio porque tinha a corda na garganta - este jogador já se recusou a sair a custo 0, e já foi para o país das "maravilhas Ronaldescas" por uma opção dele, mas convicto que também do clube! 1 bem haja de quem não nasceu de coração azul desde pequenino...
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarConcordo que globalmente foi fraco, corremos muitos riscos, tivemos sorte, apesar das lesões que ocorreram logo no raiar do jogo.
Por outro lado depois de ler todas as opiniões táticas, conceitos e sugestões, fico tranquilo: se SC for embora os treinadores abundam!
Desculpem a ironia!
Abraço.
DrummerKzar, meu caro amigo, ambos sabemos que o FCP sempre foi isto. Um clube exigente e muito debatido, com variadíssimas tertúlias - as do Bom dia, Velasquez, Petúlia eram as mais conhecidas -, agora substituídas pelas redes socias.
ResponderEliminarAbraço e bom fim de semana
O Porto tem neste momento, apesar dos 2 jogadores muito importantes que saíram e dos vários que entraram muito recentemente e muito jovens, plantel pra jogar melhor do que tem jogado e muito melhor do que jogou ontem. O SC que se deixe de invenções que só pioram tudo...e nestes 6 anos e tal de Porto, já não é a 1a vez que ele inventa assim, estou a lembrar-me do jogo no Dragão com o Krasnodar...e faça o óbvio, até para 1 treinador de bancada, que é: Pôr os que são melhores e estão em melhor forma, em campo, e nas suas posições, e insistir nessa equipa, não estar constantemente a mudar tudo. Se ele fizer só o óbvio, o Porto vai de certeza jogar melhor, e a equipa vai evoluir muito, a pouco e pouco, porque há muita juventude e qualidade nos jogadores que chegaram há pouco tempo.
ResponderEliminarÉ pa! Está um burro para morrer. Há muitos anos que não via o FCPORTO na capa da Bola sem ser para denegrir.
ResponderEliminarBom di Sr Vila,
ResponderEliminarjá muito foi dito por isso só acrescento:
Anarquia absoluta!
Houve uma altura que defendi o SC,mas he pá, o que é demais ,chateia.
Bom fim semana
OLHA O NORTE.´
ResponderEliminarACADEMIA DO OLIVAL ah,ah.
FCP B 0-Marítimo 2.
O mais do mesmo, só pergunto, o que é fez Folha como treinador para treinar o FCP B!...
Passes errados para o adversário foi uma constante, durante todo jogo, se criou uma oportunidade de golo foi o muito. Nota-se que o FCP tem miúdos com bastante potencial, mas muito mal treinados, não há jogadas estudadas, há um deserto de ideias.
Jorge Costa já mostrou algum carisma como treinador mas parece que não faz parte das amizades dos pinheiros nem do presidente, quem diz JC diz outros, muito mais habilitados que o atual treinador.
Já começa a cansar ver jogos da A e da B de tão mal jogarem. Não há duvida que aquilo precisa de uma vassourada, cheira a mofo que tolhe.
O jogo de ontem foi mau demais...destaco apenas pela positiva as exibições de taremi (pelo golão que marcou) de pepe e david carmo... .
ResponderEliminarJose antonio, desculpe lá, mas pra quem chegou há pouco tempo, foi titular pela 1a vez, salvou o Diogo Costa e o Porto de perder 2 pontos mesmo a acabar o jogo, e fez globalmente uma boa exibição, o Varela também merece algum destaque pela positiva.
Eliminardou lhe nota positiva tbm...
EliminarSe jogamos assim, imagino se Taremi tivesse saído. Gostando se ou não, arranjou um penalty e marcou um, estando em má forma. Vai levar tempo, até que se veja um rumo. As saídas deixaram um rombo enorme no meio campo.
ResponderEliminarInfelizmente o pior dos cenários para o Iván Marcano , rotura de ligamentos no joelho direito , só deve regressar em Janeiro/Fevereiro , uma pena para ele e para todos nós , estava a ser dos melhores da equipa , salvando-nos várias vezes com golos nos descontos .
ResponderEliminarO Evanilson deve ficar de fora um mês .
Esperar que nada aconteça ao Pepe , porque se não ...
Capa e elogios no pasquim "A Bosta"? Ou estiveram nalguma festa, e quando chegaram à redacção estavam muito alterados, ou traz água no bico, é pra a seguir denegrirem ainda + do que de costume. Ou então, é a nova política editorial, pra tentarem conquistar portistas a ver se evitam a falência.
ResponderEliminarOntem até aos 10m de jogo, altura da lesão de Marcano, vi a tentativa de implementação de um novo modelo tático ousado que poderia ter tido sucesso e mais 94, absolutamente condicionados pela saída de Evanilson aos 15m, pois duvido que o treinador mantivesse o mesmo sistema se...
ResponderEliminarAs 5 substituições só podem ser efetuadas em 3 momentos do jogo. Ora se uma é feita aos 10 e outra aos 15, sobrando ainda tanto tempo para se jogar, não faremos nenhum favor em reconhecer como determinante e restritivo todos os planos (A B ou C) iniciais engendrados para atacar o Estrela da Amadora, sem esquecer que haverá um jogo importante na 3ªfeira.
Depois do posicionamento e das movimentações iniciais do 11 efectivo entendi que a equipa jogaria com 3 centrais, Carmo mais posicional, Pepe descaíndo para a direita e subindo até ao meio, o mesmo acontecendo do outro lado com Marcano, Varela recuava aquando da pressão do Estrela, mas iniciava a construção, Jaime teria a funçao de distribuidor, os alas bem abertos e com responsabilidade de atacar do meio para a frente e Franco nas costas do móvel Evanilson e do mais fixo Navarro. Claro que teria de haver, há sempre, o jogo das compensações.
Não deu certo pelas razões que, minha opinião, mencionei, mas percebe-se que Jaime, Varela, David Carmo, Gonçalo Borges, Baró, Nico, Navarro e Francisco são opções que nenhuma equipa da 1ª liga desdenharia e o facto do Estrela ter tido 3 oportunidades para marcar, só 1 foi desperdiçada, depois da bola bater em Galeno, já que as outras 2 foram defendidas por Diogo e por Varela, foi o FC Porto que não aproveitou 2 bem flagrantes.
Por último, acho "manifestamente exagerado o anúncio" da "morte" de Sérgio Conceição pois virá o tempo do FC Porto ganhar por mais que 1 e a ratazana chiar pelo pouco tempo de compensação.
O marcano lesionou se aos 3m
EliminarJoão, não se pode pensar que o Moutinho vinha para o FCP ganhar um balúrdio. Não, não vinha. Prova que foi para o Braga e o Braga embora já não pague mal, não paga muito. Moutinho vinha por valor, por exemplo, ao nível do Francisco. E se saíssem um ou dois médios já dava para pagar ao JM. Podia haver o receio, se vier o JM já não vem o Iván Jaime. Mas aí é que o Sérgio se tinha de impor. OK, venha o JM, mas atenção, quero o outro. Não acredito que depois de tudo que envolveu o JM, incluindo exames médicos, a administração recuasse no negócio com o Famalicão.
ResponderEliminarNão conheço nenhum portista q não gostasse do regresso do João Moutinho... o Sérgio Conceição é 1Bom Portista!...
EliminarNada q já não se soubesse, mas estando agora com 3 centrais, sendo q o Pepe, e creio q pelo sucedido em outros anos, eventualmente 1/4 dos jogos estará fora... ficam 2 centrais! Desconheço se temos algum António Silva, mas convinha pensar em ter... Grujic?! Como já li...
Eu entendo três defesas ou três centrais, como quiserem, só não entendo que os alas que fecham quando a bola está no adversário, sejam Gonçalo e Galeno, tendo no banco Pepê e João Mário. A não ser que o jogo de terça já estivesse no pensamento.
ResponderEliminarConcordo em pleno com o DVP. Peredemos o Marcano (no mínimo 6 meses). Com a intensidade de jogos rezo pelo Pepe. Vai ser vida complicada. É importante ganhar mas sem perder o sentido crítico. Ontem foi mau demais...
ResponderEliminarBoas
ResponderEliminarAs críticas que já li aqui sobre o Taremi têm razão de ser.Mas
A concorrência dele,tem de mostrar mais-valias, e como ele é usado constantemente, está sujeito a opiniões diversas.
Evanilson passa muito tempo lesionado, demasiado para ser criticado com frequência.
Namaso até pode ser bom,mas ainda não deu alto rendimento. Nem me parece estar lá perto.
Martinez,apesar de estar para aí com o melhor rendimento num principio de época no clube é um tabelador aceitável e pouco mais em futebol de alta competição.
Navarro até no momento no Porto, não é reforço, é apenas um jogador novo.
E sobre Gonçalo Borges, está num momento físico bom,mas ainda lhe atleticidade, para jogar em alta competição e mais ainda para dar alto rendimento.
Chico Conceiçãĝģo não irá tirar lugar a Borges, Borges irá fazer sozinho, e acho que ainda não tem rendimento para estar no 11 .Falta polivalência de recursos de alto rendimento para ser acertivo no que produz.Malabarismo e repentismo não são sinónimo de acertividade naquilo faz em campo
E porque não ir ao mercado buscar um "desempregado"??
ResponderEliminarNa sexta-feira correu tudo mal excepto a conquista dos 3 pontos. Foi o sistema, foram as lesões, foram as substituições - bastaria estar Fábio Cardoso no banco para ser tudo diferente no sistema dos três centrais -, foi a qualidade de jogo, bolas paradas... Acredito que na terça-feira teremos um Dragão bem diferente frente ao Shakhtar.
ResponderEliminarOLHA O NORTE.
ResponderEliminarIvan Marcano, Evanilson, Namaso, Veron, as lesões começa a ser demasiado pesado e complicado para a equipa dos muitos jogos que temos pela frente. A lesão de Marcano segundo diagnostico clínico é o mais complicada, um jogador que estava atravessar um bom momento de forma!...
Evanilson e Veron, dois jogadores novos mas que são os maiores clientes da clínica do da Dragão, começa a ser obra.
Agora, provavelmente o SC vai desistir dos três centrais, nunca nos preocupamos ir ao mercado comprar mais um central sabendo que temos um com 40 anos que tem sido o salvador da pátria e do clube, mas já está para alem da maior idade.
Estou confiante, que todos os jogadores que adquirimos neste mercado com um pouco de mais entrosamento, vão dar conta do recado.
Vamos aguardar o jogo de Terça feira, e tirar algumas duvidas do jogos mauzinhos do FCP, espero que seja a partir deste jogo que o FCP mostre que está bem e recomende-se.
Com a lesão do Marcano , que nem se sabe quando regressará , se é que regressará , tendo em conta a sua idade , e o historial de lesões , não estará descartada o seu ponto final na carreira , segundo o jornal o jogo .
ResponderEliminarPara o seu lugar , recuava o Grujic , que tem rotinas de central , e que me parece difícil de voltar a jogar com regularidade com o Varela na mesma posição .
Será que o Sérgio Conceição não estará agora arrependido de não trazer o João Moutinho ??? mas teimoso como ele é !!!
Perde-se 1central...
EliminarE arrepende-se de não trazer o JM... Fico da dúvida quem será o mais teimoso! :)
E peço desculpa pela interpelação...
João Silva , se o Grujic recuar para central , fica sem um médio , logo fazia todo do o sentido João Moutinho , ou não ???
EliminarNão... chama-se tapar o sol com a peneira! Se tem centrais em defice - que face à idade da dupla titular, tem, vai-se buscar um central!
EliminarMas, ó João Silva, pode-se ir buscar à B, não pode? É pra isso que a B, em teoria, serve. Pra fornecer a A de jogadores. O Diogo Costa, o Vitinha, o Fábio Vieira, o João Mário, etc., vieram da B, também pode vir de lá um bom central, ou não? O Gabriel Brás, por exemplo. Não é forçoso que tenha de se gastar + dinheiro, até porque já se gastou por 2 no David Carmo.
EliminarJoão Silva , ter o Grujic , o Zaidu que é central de origem , o João Marcelo , jovens promissores como o Gabriel Brás, e vamos contratar um central ???
EliminarE dinheiro para um bom central ???
Na lista B para a CL estão alguns jogadores da B, centrais, como, por exemplo, o Gabriel Brás. Às vezes perdem-se jogadores por serem lançados prematuramente, mas também já se ganharam alguns...
ResponderEliminarNeste sistema com 3 centrais, o central pela esquerda tem de ser o Zaidu, sendo que essa até será a sua melhor posição.
ResponderEliminarÉ rápido, joga bem de cabeça e deixa de ter preocupações ofensivas, designadamente centrar, afinal o seu grande calcanhar de aquiles.
Gandalf, o problema é que no banco não estava o Fábio Cardoso - permitia Pepe no meio, David Carmo à esquerda e não o Deus me livre defensivamente a 4, muito mais 3, que é o Wendell -, nem o Zaidu.
ResponderEliminarO slb, ouvi os comentadores todos dizerem, que podia ter chegado ao intervalo a ganhar por 4 ou 5, que jogou muito, que dominou completamente, e + isto e + aquilo, mas, o que sei e vi, é que aos 2 minutos de jogo, se Aursnes fosse do FCP, teria sido penalty contra o Porto, mas como Aursnes é do slb, não foi marcado. O 2° golo do slb, foi obtido num livre directo a punir uma falta...que não existe. Ou seja, com uma arbitragem sem erros graves, o slb teria empatado ou até perdido. São muito bons, jogam muito bem, mas é raro o jogo deles a nível nacional, em que não haja influência arbitral no resultado final, a favor deles. Já foi assim com o Estrela, com o Gil, com o Guimarães, e agora foi com o Vizela. Com o Boavista, tiveram azar, o tiro saiu pela culatra. É que isto faz-me confusão, porque o Porto joga muito mal, mas lá vai ganhando sem ser levado ao colo pelos árbitros e vars, muito pelo contrário. Já o slb, joga muito bem, dizem, mas está sempre a precisar de colo pra ganhar os jogos. Isto é paradoxal, faz-me confusão, mas é mesmo assim.
ResponderEliminarEspero que com uma ou outra alteração, a futura equipa do FCP ande à volta desta:Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu, Pepê, Varela, Nico e Galeno, Iván Jaime e Taremi.
ResponderEliminarDúvidas nas laterais, um ou dois avançados...
Com Pepe e Marcano juntos a valerem 76 anos, e não estando previsto qualquer contratação de centrais, não percebi o empréstimo de João Marcelo.
ResponderEliminarAcho que falei sobre isto na altura aqui...
Partindo dum princípio básico que é colocar os jogadores certos nos lugares certos, esse factor apenas, está longe de garantir que esta equipa comece a jogar futebol.
ResponderEliminarDe acordo que o onze base a ser trabalhado seria esse embora com Evanilson disponível, considerasse também a sua titularidade.
ResponderEliminarA verdade é que com esse onze, ainda ficamos com um banco interessante.
Quanto aos centrais, não havendo João Marcelo, terá que ser um dos outros centrais a subir. E porque não o Gabriel Brás? O benfica e o sporting lançaram com êxito vários centrais da formação com 19 / 20 anos. Gabriel Brás fez um grande europeu de sub19. Muitas vezes o êxito depende da oportunidade.
Ainda sobre o jogo de sábado, achei a equipa cansada. Será que levou uma carga de pré época a pensar na sequência que aí vem? Um amigo benfiquista, também comentou comigo que o Estrela também tinha dado muito trabalho na Luz.
Fazia do Varela um jogador diferente. Pensava nele como um jogador de forte presença física mas acho que a característica principal, será mesmo a sua capacidade de passe e de controle do jogo. Pode fazer uma boa dupla com o Nico libertando os nossos criativos nomeadamente o Ivan Jaime.
Mário, com o Evanilson a 100%, também seria o meu PdL. Até porque me parece o mais compatível o tipo de futebol do Iván Jaime.
ResponderEliminarGruijic tem altura e capacidade defensiva para ser central, mas devido à sua falta de velocidade, não sei se seria uma boa solução. Relativamente ao Zaidu, também acho que se desenrascaria bem a central sobre a esquerda no momento defensivo. Porque se desenrasca em termos defensivos e porque já foi central quer no Mirandela, quer no Santa Clara. Por ter essa vantagem, faria mais sentido Zaidu ter estado no banco de suplentes no ultimo jogo, já que dava essas 2 opções ao treinador.
ResponderEliminarJá no plano ofensivo, ou seja com bola, tendo o Diogo Costa atrás dele, que joga muito bem com os pés, não seria um risco demasiado grande te lo como central sobre a esquerda. Qualquer equipa iria condicionar os outros dois centrais de modo a que a saída de bola do Porto fosse feita pelo Zaidu, que como todos sabemos tem muita dificuldade. Mas como temos sempre a linha de passe segura no redes, podia atenuar.
A lesão grave do Marcano só vem demonstrar, se é que ainda é preciso, a falta de rumo que graça no nosso clube. Já é 2• época (pelo menos) com 4 centrais, 2 deles Veteranos, sendo que 1 já está perto dos 41 anos. E andamos há 2/3 anos a jogar na equipa b, com centrais que não têm qualidade ou potencial para chegar á primeira equipa (Zé Pedro e Romain Correia já não são jovens promessas com 26 e 24 anos). Esta excelente dupla já tapou um miúdo com potencial, David Vinhas que foi emprestado ao Vianense!!! da liga 3. Espero que não aconteça o mesmo ao Gabriel Brás.
O mesmo acontece noutras posições. Porquê continuarem a jogar como titulares ano após ano, jogadores que toda gente percebe que nunca chegarão à equipa principal? As vezes até parece que a equipa B é uma equipa que não tem como principal função, fornecer jogadores á equipa principal.
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarVoleibol Feminino
Porto ao derrotar na final o Benfica por 3x0 vence o Torneio de Lamego.
Bom começo
Abraço
Acho que Zaidu - de quem gosto mais que Wendell - e Galeno são verticais e pisam os mesmos terrenos, são de ir á linha, ao passo que Wendell joga melhor por dentro e por isso "case" melhor com Galeno. Se calhar com Francisco Conceiçao é o contrário.
ResponderEliminarDavid Carmo, relativamente aos outros 3 é o mais posicional e o melhor no jogo aéreo, mas ou evolui na capacidade de passe longo para o treinador jogar com uma linha de 4, ou o obriga a voltar aos 3 centrais, onde efectivamente se sente confortável e melhor rende.
Não me admirava que na próxima 3ª Sérgio alinhasse de início com
D. Costa, Pepe, Fábio Cardoso e David Carmo
J. Mário, Pepê, Varela, Nico e Wendell
Taremi e Galeno.
Os escalões de formação servem para lançar jogadores para a equipa principal! Acredito q mtos dos mm têm qualidade...
ResponderEliminarGosto do 11 titular... trocava o Pepe pelo Borges!
DrummerKzar, e já sei porque é que o vólei feminino do Porto esmagou o do slb. Não, não foi por ser melhor, nem por ter jogado melhor, foi porque tem o mesmo patrocinador da liga de voleibol feminino, o Solverde. Fiquei a saber por outro Rui Moreira, o do vólei, ex FCP actual slb. Os Ruis Moreiras, pelos vistos, só dizem merda!
ResponderEliminarO presidente da câmara do Porto então deve ter um problema de foro psicológico , anda de cabeça perdida , primeiro aquelas palavras a criticar sem sentido o Sérgio Conceição , agora , embirrou com uma estátua , porque agora deu uma de pudico .
EliminarUma verdadeira disilusao este senhor .
Joker, essa ideia de 3 centrais já me agrada mais. Apenas trocava o Pepê pelo Iván Jaime, isto se o ex-Famalicão já tiver pedalada para entrar de início com poucos dias entre jogos.
ResponderEliminarNão quero imaginar se o Pepe se lesiona e a época só está a começar.
ResponderEliminarA questão dos centrais, foi sempre uma questão central, só que não foi acautelada, sabe-se lá porquê!!!
ResponderEliminarVeremos a solução a encontrar, o João Marcelo saiu e agora faz falta, Grujic, não me parece, muito lento, Zaidu poderá ser alternativa, mas em necessidade, o miudo Bras, é uma incógnita, andaremos sempre remendados num setor vital. As melhoras para o Marcano, que não merecia este infortúnio.
Quanto ao tipo moreira, do volei, pelos vistos benfiquista, está a fazer o tirocínio dele naquela agremiação, e nada melhor que começar a malhar ja no FCP. Simples assim...
Amanhã, seria fundamental começar bem...
E força Porto.
Muito sinceramente, não acho nada que o SC vá arriscar minimamente na Champions. Joga fora, vai jogar com uma equipa consistente, equilibrada, experiente. Penso que jogará com: DC-JM-Pepe-DC/FC-Zaidu...Varela-Nico-Eustáquio...Pepê-Galeno-Taremi. O Shaktar não é o Estrela da Amadora e a fase de grupos da Champions é muito curta, invenções podem custar caro. Na fase final do jogo, poderão entrar jogadores como o Jaime ou o Navarro, mas de início, nem pensar, o SC não vai fazer isso, acho eu.
ResponderEliminarO Pepê não pode jogar, foi expulso com o Inter.
ResponderEliminarCaros DVP e demais Portistas aqui do "tasco",
ResponderEliminarMais um jogo que até nos fez arder os olhos de tão mau que foi. Lembrei-me dos tempos do Octávio Machado com os seus 3 tristes trincos. Nesse ano fiz a promessa que não via nenhum jogo enquanto o treinador fosse o mesmo e a verdade é que cumpri. Ouvia no rádio que assim não me ardiam os olhos.
Esperava mudanças na nossa forma de jogar e no 11 titular, mas nunca a revolução que se viu. Ao ver o 11 pensei que até podia ser interessante aquele meio campo. A nossa defesa é muito fraca, então com menos um homem a defender... Azar do caraças, o Marcano, o único central com capacidade para jogar com bola, lesiona-se(lamento profundamente e lesão, ninguém merece mas um profissional como ele ainda custa mais) e lá se vai o plano. Com a lesão de Evanilson ficamos apenas com uma paragem para 3 substituições. Quem acho que isso não teve influência está redondamente enganado. Em 15min lá se foi o plano de jogo.
A verdade é que a equipa nunca esteve confortável, com jogadores nas transições a ocuparem os mesmos espaços e transportarem a bola no pé em vez de trocas de bola rápidas, com sucessivas situações defensivas de 3x3 na defesa, um sem número de passes falhados.. Foi muito mau.A espaços, vi potencial naquele meio campo com um Varela mais de equilíbrio e organização e Franco e Jaime com técnica e alguma criatividade. Mas não havia claramente aquela capacidade de trocar a bola rápido por já saber onde estão os colegas e o que vão fazer. Normal. Portanto dei por mim a pensar que estava a ver um jogo de pré-época. E não consigo culpar o treinador por isso, pois os reforços chegaram às "mijinhas".
Só pedia 3 pontos e alguma tranquilidade na vitória. Deram-me uns 3 pontos intranquilos, menos mau. Mas será uma questão de tempo até perdermos mais pontos. É inevitável. Não se faz uma equipa com capacidade para ser campeã com o campeonato em andamento. Até pode vir a acontecer, mas será sempre muito mais difícil do que fazer a pré-época com um plantel de base já escolhido.
Basta fazermos um pequeno exercício que foi feito pelo dono do "tasco" em cima: qual o nosso melhor 11? podemos todos escrever vários, mas qualquer um deles será sempre de experimentação, pois na verdade, nem Sérgio Conceição tem um 11 definido.
Acredito que no próximo jogo iremos regressar ao sistema anterior, 442 ou 4231. Acredito que o 353 foi apenas para este jogo específico. Mas se andaram 2 semanas a trabalhar um sistema para usar uma vez, quando não temos um de base bem oleado, acho que foi desperdiçar tempo.
Termino dizendo quais os jogadores que eu acho que podem ser a base:
Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo(não acho que tenha jogado assim tão bem mas temos que lhe dar alguns jogos seguidos), Zaidu, Varela, Nico, Ivan Jaime/Baró, Pêpê/Gonçalo/Galeno, Taremi, Evanilson (sistema 442/4231).
PS: Alguém se lembra de Nelson Benitez, defesa esquerdo dos tempos do Prof Jesualdo? Foi por mim eleito com o Dragão de Ouro de pior jogador que vi jogar ao vivo no Dragão. Recebia bolas como o Zaidu e perdia duelos defensivos como o wendell. Pois bem, não sei se não seria titular este ano. O Zaidu é mau, mas olho para o percurso dele e não lhe posso exigir muito mais, dá o que tem e não tem culpa de o manterem no plantel. Wendell? Ele que dê o pé esquerdo dele ao Zaidu que é a única coisa em que é melhor. Que gajo fraco! Acho que é o pior defesa esquerdo da liga, sem exagero. Oxalá que o Sanchez seja bom e jogue ele à direita e o João Mário à esquerda, ou vice-versa. Qualquer coisa é melhor que jogar o Wendell. Até jogar com o Zaidu.
Caros Portistas,
ResponderEliminarEstou muito apreensivo com o jogo de amanhã, estamos a jogar tão pouco que até tenho medo de outro Brugge. Não entendo como se joga tão pouco. As bolas paradas é de bradar aos céus, enfim parece que nem treinam. Espero que jogue em 4-3-3 estou farto de dizer que é a melhor maneira de jogar porque facilmente se transforma num 4-5-1 a defender e num 4-1-5 a atacar sem que os centrais adversários tenham referencias para marcar, ficam baralhados e abrem muitos espaços entre linhas. Meu 11 para amanhã DC, JM, Pépe, FC, W, Varela, Eustáquio, Nico, Galeno, Taremi e Gonçao Borges na direita podendo alternar com Galeno. Não conheço nada do Shaktar mas sei que são lutadores e aguerridos, veremos se melhoramos porque assim não vamos lá, a sorte não está sempre do mesmo lado.
Mais um funcionário do 5LB apanha no tráfico desta vez anabolizantes ahahah claro que o 5LB não sabia de nada nem tinha nada a ver ahahah
FOMOS PORTO!
SEMPRE F.C.PORTO
Olha se ele fosse funcionário do FCP! O pano pra mangas que isto não ia dar! Ia já dar ligações aos jogadores da equipa principal de futebol e eu sei lá + o quê, ciclismo extinto incluído. Mas como é funcionário do slb, noticia-se uma vez, como cão que passa por vinha vindimada, e assunto encerrado.
ResponderEliminarEu na TV ainda nada ouvi a cerca disso , ai se fôssemos nós no barulho , era logo abertura de telejornal , programas especiais de 2 horas , com um monte de "convidados" , especialistas na matéria .
EliminarAliás nem nos sites de notícias se vê nada .
Os funcionários dos lampiões estão de facto em tudo , é portas 18 , toupeiras , e agora anabolizantes .
Também não acredito que SC prescinda de Eustáquio no meio campo amanhã.
ResponderEliminarDC, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu, Varela, Nico, Eustáquio, Gonçalo Borges, Taremi e Galeno
O meu onze para amanhã: d costa. Joao mario. Pepe. D carmo. Zaidu. Grujic. Eustaquio. Ivan jaime. Galeno. Taremi. Pêpê.
ResponderEliminarBoas noites caro DVP e saudações dragonistas.
ResponderEliminarSexta feira 3 pontos .
Sr. Teófilo,que saudades do 4.3.3. Deu muitas alegrias.
Terça feira ,mais 3 pontos.
Sempre Porto.
Boas
ResponderEliminarEu acho que o sistema de 3 centrais é um recurso para o campeonato .Porquê se está a jogar muito mal.
Agora amanhã tudo volta ao normal, dentro da normalidade do Porto actual.
E se fizerem um favor sem Eustaquio, sei que Ivan Jaime não tem experiência de liga dos campeões.Tem ai um bom jogo para ganhar ritmo ,compreensão tactica e dinâmica de campo,ou velocidade de quando largar a bola,ou reter a mesma,com qualidade de controle quer posicional quer técnico
Mas é um jogo,em que se tem de ir buscar a vitória.
Espero que hoje possamos ver um FCP diferente na melhor competição de clubes do Mundo. Sei que os arranques na Champions não têm sido pera doce mas espero pelo menos ver um FCP com mais qualidade de jogo. Tem sido um sofrimento ver os jogos do FCP, assim é complicado. Não sei se esta ideia de 3 centrais é para manter, mas o que sei é que se vamos jogar assim não teremos centrais suficientes no banco a não ser que se chame algum da equipa B. Não sou fã deste sistema, confesso. Temos jogado em 4x4x2, porque não manter? A culpa das exibições deste ano não é certamente do sistema mas da maneira que jogamos e de alguns jogadores em má forma. Gostaria de ver continuada a aposta em Alan Varela e Iván Jaime. O Taremi deverá voltar à titularidade e veremos quem será o outro médio. Regresserá o Nico? Será o Eustaquio? Eu acho que há hipótese de o canadiano voltar ao 11 tendo em conta o adversário, mas veremos.
ResponderEliminarBoas,
ResponderEliminarPara mim a tática de sexta-feira, caiu aos 15m. No entanto, não entendo a teimosia do Sérgio em manter a linha de 3 com o Wendell. O SC tem de entender que o é defesa quanto mais numa linha de 3. Tinha entendido a utilização dele no lugar do Galeno, assim não.
Ao mesmo tempo, concordo com o ponto do DVP acerca do G. Borges e Galeno nas laterais, nenhum sentido.
Quanto ao jogo de hoje, importantíssimo ganhar!
Abraços
Sérgio
Nova capa d'A Bola com o FCPorto,
ResponderEliminarIsto tráz água no bico. Penso que pretendem enganar os incautos.
Por mim, mesmo que estivessem bem intencionados (o que não acredito), seriam precisos muitos anos para limparem a lixeira que acumularam.
Acredito que hoje voltamos ao 4-4-2 e o 11 não andará longe deste: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Carmo, Zaidu, Varela, Eustáquio, Jaime, Galeno, Borges e Taremi.
ResponderEliminarEspero sinceramente uma vitória neste jogo, com um a exibição uns furos acima do que tem sido este inicio de época e que isso liberte a equipa para os próximos jogos.
Muitas vezes, tem-se grandes expectativas e sai tudo furado. Doutras, está-se à espera do pior e tudo corre bem. Não sei porquê, mas acho que + logo, as coisas vão correr bem. Apesar das fracas expectativas criadas pelo mau futebol que tem sido praticado.
ResponderEliminarExcelente começo do FCP na Youth League, vitória frente ao Shakhtar por 4-1.
ResponderEliminarLonge de ter as condições ideais, sendo o clube dos três grandes, mais o S.C.Braga, o que piores condições proporciona à sua formação, é impressionante a capacidade do FCP em gerar talento. O que seria da formação portista se tivesse as condições que se exigem a um clube com a grandeza do FCP?
Caro DVP e Amigos:
ResponderEliminarVi o jogo da Youth League e gostei!
Também me questiono onde chegaríamos se tivéssemos condições condizentes com a nossa grandeza!
Um abraço.
Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo e Zaidu, Varela e Eustaquio, André Franco, Iván Jaime e Galeno, Taremi.
ResponderEliminarSe o Sérgio acha que o André Franco ceve ser titular, quem sou eu para contrariar e criticar? Ele é que trabalha com os jogadores.