domingo, 29 de outubro de 2023

Vizela F.C. 0 - F.C.Porto 2. Boa 1ª parte, 2ª fraquinha, numa vitória que não merece discussão



Depois de na quarta-feira ter feito uma exibição que teve duas partes bem distintas, na primeira um Porto muito fraco e na segunda um excelente Porto, no regresso ao campeonato frente ao Vizela, o conjunto de Sérgio Conceição de início com Diogo Costa, Sánchez, Pepe, David Carmo e João Mário, Francisco Conceição, Eustáquio, Varela e Pepê, Taremi e Evanilson, venceu com justiça, mas continuou bipolar. Bem na 1ª parte, mal na 2ª.

O jogo começou com os Dragões a dominar, mas apesar de ter muita bola, faltava mais clarividência e rapidez de execução, mais acerto na hora de assistir. Em cima dos 10 minutos, primeiro por Francisco Conceição e depois por Evanilson, o FCP ameaçou. Marcou aos 21 por Taremi de penálti, após um derrube claro a Evanilson.
A toada do jogo manteve-se como se mantém a incapacidade de fazer bem, principalmente por Pepê desastrado na hora de passar.
Aos 29 minutos o golo voltou a estar perto, bola no poste de Buntic.
Entretanto os minhotos só criaram perigo já depois da meia-hora e de canto, bola no poste do lado de for a da baliza de Diogo Costa.
Os portistas até recuperavam bem, saíam rápido, mas depois raramente decidiam da melhor forma.
O Vizela estava melhor, o FCP parecia ter perdido o élan, com espaço e possibilidade de criar perigo, só fazia asneiras. A Pepê juntou-se Taremi.
Aos 41 minutos Evanilson falhou escandalosamente a oportunidade de aumentar a vantagem.
O mesmo não aconteceu pouco depois com Eustáquio a fazer um grande trabalho e um grande golo.

Ao intervalo, os dois golos de vantagem da equipa de Sérgio Conceição eram justos. Mas com mais qualidade e assertividade em alguns lances até podia ter acontecido mais um ou outro golo.

Mantendo o mesmo onze, a segunda-parte começou com o Vizela a procurar reagir e o FCP com os mesmos defeitos da primeira.
Exemplo paradigmático, aos 50 minutos Francisco Conceição sozinho e em posse, com tudo para fazer bem e com vários colegas bem posicionados, passou ao adversário.
Era preciso aproveitar os espaços, matar o jogo.
Depois do Vizela ter passado toda a primeira-parte a bater em tudo que mexia, o 1° amarelo tinha de ser para um portista, David Carmo.
Aos 63 minutos David Carmo deu uma caixa monumental, Samu falhou inacreditavelmente.
Há jogadores assim... mesmo quando estão a cumprir, têm jogadas comprometedoras.
Depois começaram as displicências, o excesso de confiança, a bola deixou de circular bem, as jogadas bem construídas não saíam, o jogo arrastava-se.
Aos 75 minutos saíram David Carmo, Francisco Conceição e Evanilson, entraram Fábio Cardoso, André Franco e Toni Martínez.
Com o Vizela mais subido, a dar mais espaço, a incapacidade da equipa do FCP para aproveitar, fazer bem e marcar o golo da tranquilidade era desesperante. Tantas asneiras para uma equipa do nível do FCP.
Ao minuto 85 entraram Nico e Gonçalo Borges, Saíram Varela e Taremi.

O jogo terminou com a vitória, por 2-0, resultado construído na primeira-parte.
É uma vitória que não oferece discussão, mas se a primeira-parte foi boa, a segunda foi muito má. Nem o jogo a meio da semana justifica a pobreza da exibição dos portistas, que não conseguiram fazer uma única jogada com princípio, meio e fim, chegar à baliza em condições de finalizar.
Ainda não foi hoje que vimos uma exibição de encher o olho, e havia todas as condições para isso.

Os lances de bola parada continuam um desastre.


50 comentários:

  1. Finalmente um jogo em que ganhamos sem sofrimento e por mais de um golo no campeonato , isto em finais de outubro ...
    Neste momento somos uma equipe bi-polar , 45 minutos relativamente bons , 45 minutos maus .
    O David Carmo mais uma vez a dar um casarão que podia ter permitido ao Vizela voltar á discussão do jogo .
    Colamos aos lampiões , veremos amanhã os viscondes .

    ResponderEliminar
  2. Parece me que o passem\ lançamento para o Carmo é disparatado, mas de qualquer forma devia ter feito melhor.
    A primeira vitória sem espinhas no campeonato e apanhamos os donos disto tudo na classificação

    ResponderEliminar
  3. No cômputo geral foi ok, saúdo a vitória por mais do que 1 golo finalmente. Poderia não ter sido assim depois daquela oferta do David Carmo, mas graças ao Senhor que o jogador do Vizela mandou a bola para fora do estádio. Já vimos que esta equipa apesar de tudo, tem capacidade para jogar bem. E isso é provado pela segunda parte em Antuérpia e a 1ª parte de ontem (não tão brilhante, claro). O que continua a faltar é consistência ao longo dos 90 minutos. Era escusado esta 2ª parte. Não é que o Vizela tenha criado com perigo mas não conseguimos ter bola (para quê os chutões para a frente sem critério?), defendemos muito atrás e quando conseguíamos contra-atacar simplesmente oferecíamos a bola.

    Não houve uma exibição individual que me enchesse o olho. O Chico esteve bem, mas tem de decidir melhor mais vezes e deixar-se de quezílias com os adversários de forma desnecessária e que lhe tira o foco do jogo.

    Só outra nota para o David Carmo. Estava a fazer uma exibição ok, mas depois tem momentos em que quase deita tudo a perder. Não falo só naquela oferta para o jogador do Vizela, mas a falta que ele faz para amarelo é duríssima e eu por momentos quase temi que o VAR o tentasse expulsar. Não acho que a falta fosse para vermelho, mas é uma entrada muito dura e os árbitros têm muita facilidade em puxar o vermelho para os nossos jogadores. E o pior é ter amarelo e pôr-se a jeito de levar o segundo quando reclamou de forma veemente com o árbitro. Bem o treinador a trocá-lo pelo Fábio Cardoso. Ele tem de perceber onde está. Aqui não é o SLB que pode fazer tudo e passar pelos pingos da chuva. Concordo que um central tem de ser agressivo (e nós tivemos vários que passaram cá com sucesso), mas há limites e ele tem de estar concentrado em todos os momentos do jogo. Não pode pôr a equipa em perigo de ficar a jogar com 10 todos os jogos, senão sobram poucos argumentos para continuar a jogar de início.

    ResponderEliminar
  4. Gostei da primeira parte mas a segunda foi mázinha...destaco as exibições do pepe e do eustaquio - a jogar assim é dono e senhor do lugar.

    ResponderEliminar
  5. Uma boa vitória em jornada que permitiu alguma recuperação em relação aos rivais, vamos ver o que acontece hoje no Bessa, os lagartos vão passando pelos pingos da chuva, quase não se fala deles, mas são de ter muito em conta. Têm boa equipa e as ajudinhas milagrosas também...
    De resto, exibição com as virtudes e defeitos do costume, esperemos que as agulhas se acertem depressa e se possa melhorar a eficácia e o nível exibicional.
    Excelente golo do Eustáquio.

    ResponderEliminar
  6. Concordo em absoluto com a análise. Apenas algumas achegas.

    David Carmo teve uma exibição positiva, até ao momento em que levou o amarelo. A partir daí voltaram os fantasmas. É um jogador em permanente avaliação e sente isso mesmo. Esta sucessão de amarelos, tem que acabar.

    O Francisco apesar de alguma más decisões, provou que pode ser muito útil ao FCP. O seu valor nunca esteve em dúvida. O que esteve menos bem, foi todo o processo. Agora que está cá, potenciar porque os 10 milhões podem ser facilmente recuperáveis.

    Pêpê tem que marcar um golo mas para isso acontecer, tem que ter mais calma, serenar.

    ResponderEliminar
  7. O que mais me choca é a incapacidade de alternarmos a nossa forma de jogar, mesmo contra equipas fracas.

    Só atacamos pelas alas, mesmo contra equipas que dão tempo e espaço para entrarmos pelo meio. Mas desde que ouvi SC dizer, depois do jogo em casa contra o Portimonense, que foi ele quem pediu aos jogadores para não arriscarem passes no meio, já espero que assim seja até ao fim.

    ResponderEliminar
  8. Duas notas:
    Para mim o Sérgio só não tirou o David Carmo após aquele erro grosseiro - sim, um central do FCP e que custou 20 milhões, não pode ficar a tremer e atrapalhar-se porque lhe apareceu um adversário. Mas se acontecer, dá um chutão para fora, não pode é comprometer daquela maneira -, porque mandam as regras que isso é "matar" um jogador. Mas como ele persistiu, tirou-o logo.

    Somos superiores ao Vizela, estamos a ganhar 2-0, os de Vizela arriscam mais alguma coisa, dão espaços, saímos várias vezes em superioridade numérica e não conseguimos decidir, passar e finalizar, vá lá, atirando à baliza? Entregamos a bola ao adversário? Com mais critério, melhor definição, passe e finalização, era jogo para 4 ou 5. Isto não é exigir muito, é algo que devia ser natural numa equipa como o FCP. Não gosto de ver jogadores do FCP a errarem muitas vezes, depois levarem as mãos à cabeça e pedir desculpas.
    Custa assim tanto fazer um passe em condições, fazer as ~melhores opções.
    Li que o Sérgio ficou furioso com o Francisco naquele lance que referi no post. Ainda bem, com ele e com os outros. Pepê - a quantidade de passes errados e más decisões é uma coisa desmesurada - e Taremi que parece adormecer com a bola no pé e depois, quando surge a pressão erra o passe.

    Qualquer equipazinha cria mais perigo nos lances de bola parada que o FCP. Porquê, se era uma das boas práticas da nossa equipa e com o Sérgio a treinador?

    ResponderEliminar
  9. DVP, não concordaria minimamente se SC retirasse DC por causa do erro que teve. Só compreenderia se o erro fosse por sobranceria, falta de atitude ou excesso de confiança, mas foi exatamente o contrário, ele errou pelo nervosismo de não cometer um erro grave, o que levou a que o cometesse.

    Completamente diferente do erro cometido pelo mesmo, na época passada frente ao Brugge, aí sim merecedor de castigo.

    Concordo que são lances que não devem acontecer, mas o "prodígio" do Benfica, António Silva, já teve alguns lances parecidos, um deles contra o Sporting na época passada. Ou se acredita no jogador e é-lhe dada alguma margem para errar ou não se acredita no jogador.

    Ninguém acredita que SC retirasse Pepe de campo por causa de um erro idêntico ao de David Carmo ontem, por isso o critério tem de ser o mesmo. Até porque o próprio Pepe, mesmo com 40 anos tem paragens cerebrais, como por exemplo na supertaça.

    Depois do protesto, acho que SC fez bem em retirar DC. Foi uma demonstração de instabilidade do jogador, que já contava com cartão amarelo.

    Quanto às bolas paradas, enquanto houve Alex Telles éramos fortes nas bolas paradas, depois da sua saída tem sido uma miséria.

    ResponderEliminar
  10. OLHA O NORTE.
    Menos mal, um pouco o mais do mesmos. Uma 1º parte para fazer golos (mas só fez 2) uma 2ª parte para segurar o resultado, de 2 golos! Se eles marcam, mesmo que seja de charuto, logo ficam a discutir o resultado e o FCP ficava em tremedeira.
    Ganhamos, tudo bem, conta é a vitoria, 3 pontos. Dois pontos que ganhamos aos lampiões não foram Três porque o arbitro também faz parte daqueles que transporta o Andor.
    Gostei do Eustaquio e do Francisco Conceição que merecia marcar o seu golito.
    Depois de uma boa 2ª parte na Bélgica pra Liga dos campeões em que virou p resultado, ontem nem se portaram muito mal...

    ResponderEliminar
  11. Caros DVP e restantes Portistas do Tasco,

    Vi a 1a parte aos bocados, mas do que vi achei que fomos sempre superiores e tivemos sempre o jogo controlado. Na 2a parte creio que nos faltou matar o jogo com o 3º golo e conseguir gerir melhor a posse de bola. Nota-se que ainda não somos uma equipa confiante e madura. Se assim fosse, este jogo era chapa 3 ou 4 pois este vizela parece o mais fraco das últimas épocas. Mas tendo em conta o que já se viu esta época nem me chateou muito. Pelos menos fomos mais seguros.

    A questão das bolas paradas eu já atirei para aqui a minha teoria, que vale o que vale, mas desta vez faço uma pergunta: que jogadores temos que sejam fortes nas bolas paradas ofensivas, tanto a cobrar como a finalizar?

    David Carmo...claramente uma questão mental. Basta ver que estava bem no jogo até sentir que errou e a partir daí fica intranquilo. O problema é que ele erra muitas vezes e parece que ele sente bastante esses erros. Só vai ultrapassar isso errando mais vezes. Não olhem para o que custou pois isso não é da responsabilidade dele. Olhem antes para o que fez antes de chegar ao nosso clube e se isso mostrava que poderia ser ele e mais 10. E essa pergunta, para quem via os jogos do Braga, é fácil de responder: não, nunca mostrou estar ali um central que iria chegar ver e vencer. Está a fazer o que já fazia antes. Não é um excelente central mas não é tão mau como parece, a diferença é que está num clube onde a margem de erro é muito menor. Espero sinceramente que vá melhorando e errando menos, bem que precisamos de uma boa dupla de centrais esta época.

    Não quero cascar no Gonçalo Borges, mas assim fica muito fácil não o pôr a jogar. Um autêntico brinca na areia. Destes há muitos nos distritais. Tem muito que melhorar e sinceramente o melhor creio que seria um empréstimo pois a entrar 5min em cada jogo não é fácil para um jogador mostrar serviço. Quer mostrar-se e depois sai daquilo que se viu.

    Para finalizar...3/4 contra ataques com vantagem ou igualdade numérica e nem finalizamos. Quer dizer, nem sequer chegamos ao último passe. E aqui está a diferença muitas vezes entre grandes jogadores e bons jogadores.

    Para 6a feira espero uma vitória com o Estoril, mas atenção, eles vão em último mas podem ser um osso duro de roer, pois o Vasco Seabra conseguiu criar-nos dificuldades com outras equipas. Costuma dar pouco espaço entre-linhas, subindo a linha defensiva convidando a despejar bolas nas costas mas costuma lidar bem com isso. Mas também procura sair de trás a jogar e nisso Sérgio Conceição não costuma facilitar. Conseguiremos certamente fazer algumas recuperações em zonas altas mas temos que definir melhor esses contra ataques pois muitas vezes isso desbloqueia o jogo.

    ResponderEliminar
  12. No meu ultimo comentario não destaquei um jogador que tbm esteve a um bom nível neste jogo: francisco conceição.

    ResponderEliminar
  13. Caro DVP e Amigos:
    Vitória importante contra uma equipa que foi bastante dura especialmente contra o Evanilson e Conceição.
    Não vislumbrei qualquer penalti contra o FCP!
    Gostei da forma como SC resolveu o problema das laterais, conjugando João Mário/Pepê e Sanchez/F. Conceição. Eustáquio muito bem. O David Carmo tem de acalmar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Boa vitória, o Porto está melhor, e vai continuar a melhorar se as lesões não forem demais e alguns jogadores...Jaime, Nico...se forem afirmando. O plantel tem profundidade, pra este jogo não havia Galeno nem Wendell/Zaidu, nem Jaime, já não falando em Marcano e Veron, e não se notou nada, há alternativas no banco e muita polivalência. Pode não haver foras de série como havia há alguns anos, mas o plantel é bastante equilibrado, dentro do médio/bom há muitas alternativas.

    Daqui a pouco, espero que haja verdade desportiva, e que ganhe, ou pelo menos empate, o Boavista. Já chega de poucas vergonhas arbitrais farenses e casapianas. Se ganharem os chorões do costume, pelo menos que ganhem limpo.

    ResponderEliminar
  15. Dos maus jogos que a equipa tem feito no campeonato este foi claramente o melhor. Mais consistência defensiva - o Vizela não criou por mérito seu uma única oportunidade de golo - equilíbrio no meio e perigo efectivo no ataque.

    A equipa estava bem calibrada, agora, enquanto Varela não for mais competitivo e tiver pernas para alargar o seu raio de acção, quem irá pagar é Eustáquio que chega à hora de jogo e tem de sair por estar estourado. Aliás nesta altura a equipa é Eustáquio e mais 10.

    Quanto ao Carmo, os brasileiros costumam dizer que o preço não tem nada a ver com o feijão, ele vem de uma série de bons jogos, como ontem até ao amarelo, e está a aprender a conviver com a pressão dos 20M, e o disparate tem a ver com um passe desmiolado do seu companheiro, o escorregão que sofreu e a falta de experiência em não resolver aquilo com um bico prá quinta, o velho Pepe vai ajudar. Mas acredito nele, ele está a conseguir. Sinto que tem categoria para se impor.

    Tal como Pepê, que em fase de readaptação a um novo lugar no campo e na equipa - esta coisa de ser polivalente é bom mas também tem os seus custos - me irrita tanto, tanto, por, depois de fazer o mais difícil, falha-me passes de 2m, mas há-de lá ir, tem categoria demais para isso.

    Por último, Edmilson é o nosso melhor avançado/ponta de lança, Taremi já não está aqui, mas continua ser um grande jogador, gostei da movimentação do Xico e da segurança de Jorge e, mesmo na esquerda, João Mário é uma pequena máquina de costura, Diogo Costa é mesmo craque.

    Vamos ver ainda esta época, que só perdemos os 2 melhores jogadores do meio campo de uma assentada, uma grande equipa a jogar à bola, não tenho dúvidas nenhumas. (Os outros começaram a ter lesões e já querem mandar o treinador embora.

    PS.
    Eu que também fui um entusiasta do Moutinho percebo agora porque Sérgio não teve muito interesse na sua contratação. O moço calça pouco e joga menos.
    Siga.

    ResponderEliminar
  16. OLHA O NORTE.
    O VAR É UMA MENTIRA, UMA VIGARICE.
    Lampiões e Calimeros têm sido favorecidos por esta corja da arbitragem que penaliza e favorece os Clubes que eles muito bem pretendem. Ainda ontem no Bessa os Choringas foram levados ao colo pelo arbitro e essa mentira que é o VAR, depois a desculpa é o protocole. Os choringas Caliméros, com estas arbitragens tendenciosas já beneficiaram mais de 6 pontos.
    Aquela miserável CS lisboeta só diz mal do FCP, procuram qualquer pintelho para por em causa as vitorias do Clube.
    O FCP, ter presidente e não ter, é a mesma coisa, este sr, está a mais...

    ResponderEliminar
  17. + 1 golo anulado a uma equipa adversária dos calimeros. + 1 penalty que fica por marcar contra os chorões e que até é transformado em falta contra o Boavista. Penalty que podia dar a igualdade e pôr o jogo completamente diferente, com as lagartixas a terem de ir em busca do resultado, já cansadas, em vez do Boavista.

    Já nos jogos do Porto, todos os golos das equipas adversárias valem, mesmo quando há fora de jogo ou bola jogada com o braço pelo jogador que de seguida remata e faz golo. E anulam-nos golos, por míseros centímetros, em que é por demais evidente, nas imagens, que Taremi ou Toni Martinez, estão completamente em jogo. Fazem de nós parvos, riem-se na nossa cara, e depois, quem se queixa, a pressionar árbitros e vars, pasme-se, são os esverdeados, não somos nós, não é quem nos representa.

    Se isto não é uma máfia muito bem montada e estruturada, pra levar ao colo os 2 clubes lisboetas nossos inimigos e deitar-nos abaixo a nós sempre que é preciso, então não sei o que é.

    ResponderEliminar
  18. Caros DVP e demais Portistas,

    Lamentável o facto de terem pintado a casa de AVB. E o homem ainda nem disse se é candidato, imaginem se isso se confirmar.
    Até podem não gostar, têm bom remédio, votem noutra lista. Agora estas intimidações... Enfim.

    Alguém pode dizer neste momento que o clube/sad está a ser bem gerido? É factual que não está, não se trata de uma opinião, basta ver as contas da última década. AVB na entrevista ao Expresso veio apenas e só dizer o óbvio, nem me pareceu uma entrevista muito cáustica. Muitos dos que por aqui escrevem diriam bem pior. E mesmo assim já está a ser atacado indecentemente. Não tenho redes sociais portanto imagino que também por lá esteja a acontecer o mesmo.

    Sempre tive noção que a saída de cena de JNPC nunca seria pacífica, mas cada vez mais tenho receio das consequências que isso possa trazer para o clube. Haverá certamente uma "guerra", mas convinha que não tivesse como dano colateral a época desportiva das várias equipas e atletas.

    Que todos saibam lidar com a diferença de opinião e colocar o clube sempre em 1º lugar. Inclusive Sérgio Conceição. Ele é um assalariado do clube portanto tem que ficar à margem das eleições. E espero bem que não se preste à triste função de ser trunfo eleitoral. Do que conheço dele não me parece, mas vir mandar a indireta ao AVB de que o mais importante é o próximo jogo e que o clube tem que estar unido...isso é para ele. Os sócios têm que se preocupar com os muitos jogos no futuro que querem presenciar, não apenas com o próximo. Eu, como sócio, quero estar morte e enterrado(daqui a muitos anos, espero eu) e que o clube continue a ganhar. E para isso uma mudança na direção seria fundamental. Portanto o que tiver que ser dito em campanha eleitoral o Mister terá que aceitar e fazer o seu trabalho que é nisso que é bom e para o qual lhe pagam.

    Para o treinador e jogadores o futuro é o próximo jogo e bem. Mas neste momento, para os sócios o futuro é bem mais que isso. Se todos soubermos separar isso acho que acabamos o campeonato a festejar pois acredito que a equipa tem tudo para crescer.

    ResponderEliminar
  19. O AVB já está a pagar o preço do atrevimento de querer ser candidato , e ser vítima de intimidações por parte da guarda pretoriana de PdC e companhia .
    Escrever no muro da sua casa "AVB TRAIDOR" "INGRATO" .
    Tenho ouvido muita coisa nos diferentes canais , com opiniões de portistas que são mais pintistas que Pinto da Costa .
    Dá ideia que não há FCP sem PdC , mas PdC sem FCP parece afligir muita gente de lá de dentro , há um tacho a defender .

    Pelo jogo de ontem dos viscondes e olhando a arbitragem , nos lances de dúvida sempre a favor deles , já nós em caso de dúvida é sempre contra ...


    ResponderEliminar
  20. Pela actuação da "macacada", os tachistas pintistas, incluindo o Pinto, estão mesmo com medo de perder os tachos...e os alçapões...que julgavam vitalícios. Não têm dado este tratamento a outros candidatos já formalizados, a AVB que ainda nem formalizou a candidatura, estão a dar-lhe muita importância, sinal inequívoco do medo que têm dele. AVB, só tem que encarar estas pichagens como uma medalha de mérito dada pelo adversário/inimigo, e seguir em frente, com + vontade ainda.

    ResponderEliminar
  21. «A grandeza não se apregoa, pratica-se
    Mas então um clube da grandeza do FCP, se aparece alguém que, e isso é claro, vem por bem e não é pessoa de baixar o nível, faltar ao respeito ao FCP e a quem o dirige, a candidatar-se, isso em vez de ser encarado como natural, um sinal de vitalidade próprio dessa grandeza, é encarado como falta de respeito, memória, uma traição, uma ingratidão? Pior, não ficam apenas pelas críticas, picham as paredes, o portão da sua casa e fazem ameaças veladas? Não, não podem ser portistas. O FCP e o portismo não podem permitir que aquilo que deve ser um momento de grande afirmação clubística, a grandeza de um acto eleitoral democrático, seja beliscada, se transforme num momento de fragmentação que em vez de somar, divide, deixa sequelas, marcas de que não são fáceis de ultrapassar. No passado o FCP já teve um Verão quente, não precisa de outro.»

    Coloquei este post no facebook e partilho aqui para quem quiser bitaitar.

    ResponderEliminar
  22. Epa, cada vez sinto mais nojo desta sad. E este PC, também! Eu sou grato é ao FC Porto, não a homens que se deixaram apodrecer. Quem pintou a casa, são os mesmos de sempre. Sobre o SC, já aqui disse o que penso dele. Abri os olhos quando o Diaz saiu. Aí percebi que até ele se corrompeu. Alguém que fosse íntegro, depois de ter sido, desculpem o termo "enrabado" daquela forma reagiria! Reagiu? Quem viu o SC e quem o vê . É PC. Não é FC Porto. Não há dúvidas nenhumas que o clube precisa de uma limpeza de cima a baixo.

    ResponderEliminar
  23. Isto é nojento. Só demonstra o lamaçal em que esta SAD está metida. É preciso assegurar um futuro completamente diferente desta vergonha. Tem a palavra os sócios. É urgente uma vassourada de cima abaixo.

    ResponderEliminar
  24. Vila Pouca, não, não são portistas, são tachistas, são mamistas, que estão furiosos com AVB, porque sentem que há muito fortes probabilidades, da mama que pensavam estar garantida por + 4 anos e meio, poder acabar daqui por uns meses, se AVB se candidatar. E toca de começarem com insultos e ameaças veladas a ver se ele se amedronta e desiste.

    Mas AVB tem de seguir em frente, sem medo, ainda não estamos na Colômbia nem no México, sem ofensa. À intimidação, responder com acção: O + rápido possível formalizar a sua candidatura. Essa é a resposta adequada às acções da "macacada" suportada por gente + grauda. E se, se sentir ameaçado, contratar seguranças, tem dinheiro + que suficiente pra isso. O que seria, diga-se, extremamente lamentável, mas se as ameaças subirem de tom, é isso que há a fazer, não é desistir, era só o que faltava.

    ResponderEliminar
  25. Apesar de não concordar com alguns atos de gestão do grande PC defenderei sempre a sua continuidade no fcporto até que as suas faculdades fisicas e mentais o permitam... . Não esqueço que foi ele quem transformou o porto num clube de topo a nivel mundial...se hoje o fcporto é conhecido a nivel mundial a PC o devemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, deve achar que vai fintar a morte. Sou adepto da instituição FC Porto, sobre isso disse zero. Não sou adepto de um homem com 85 anos a caminho dos 90. Viva a cegueira. E não sou grato a quem ganhou em 87 e 2004 uma taça e liga dos campeões, porque já foi bem paga! Muito bem paga! Já chega! Quando acharmos que um homem está acima de uma instituição, estamos desgraçados. Mas respeito quem pense diferente.

      Eliminar
  26. OLHA O NORTE.
    O CENTRALISMO PAROLO DE HOJE, È IGUAL OU PIOR, QUE O CENTRALISMO DA OUTRA SENHORA,
    Na política no desporto em tudo que mexe neste país, temos que acatar e levar com o prejuízo o mau humor as idiotices dos inteligentes da capital do Império. O Eça tinha razão, ainda hoje tudo se repete e acontece como nas palavras sábias ditas por este grande Senhor da historia nacional.

    Aquela CS lisboeta que acolhe muita trampa de gente escolhida a dedo para comentar dar palpites sobre o desporto e não só, têm um carinho especial de ódio ao FCP, provavelmente por ser o melhor clube português e não ter nascido na capital, só pode...

    Tudo que seja para castigar e servir de exemplo o FCP é sempre a cobaia. A maior vergonha é a proteção os favores que fazem aos dois clubes da 2ª circular, sendo que o benfica é um clube acima da Lei; que só ele pode transmitir os jogos nacionais na luz e como tal, mostrar as imagens dos jogos que mais lhes convém; cheios de processos das aldrabices, crimes que cometeram, mas o que é certo, ou pelos intervalos da chuva ou protegido pela família benfiquista na Justiça, política, e nas altas estâncias do desporto nacional nada lhes acontece, são a vergonha deste país, mas, são o Cube do Regime!...

    AS ELEIÇÕES NO FCP JÀ MEXEM.
    Já mexem e de que maneira, com aqueles borra cagam paredes, grandes porti$ta$, (devem ser os mesmos que nas assembleias do clube insultavam toda a gente) ainda o candidato nada garantiu se sim ou não vai a votos (espero que sim) já sofre ameaças.
    Sr presidente o sr é o Maior, cheio de títulos, um dos mais velhos presidentes do mundo, só lhe falta, segundo diz, fazer a Academia que há vem prometendo há anos, vai ficar na historia do FCP pra sempre, mas, por favor está na hora de passar o testemunho, pela sua rica saúde retire-se, tem 85 anos já não é o mesmo JNPC, e já agora, diga ao seus especiais votantes que somos todos portistas e que temos o mesmos direitos que o sr presidente. Obrigada sr presidente.


    ResponderEliminar
  27. Atenção ao Estoril, está em último mas tem mais golos marcados que nós.
    O futebol tem destas coisas. Sempre considerámos que a defesa era onde estávamos mais desfalcados mas apesar disso somos a equipa do campeonato com menos golos sofridos. Já o no ataque ...

    ResponderEliminar
  28. O Presidente (e a sua "entourage") não quis, quando pode, tratar da sucessão atempadamente, permitindo uma passagem de testemunho pacífica e consensual.
    O avolumar dos anos, os erros, a cristalização da direção, os gravíssimos problemas económicos, levam-nos agora para uma situação complicada, que por certo, a existir uma candidatura com pernas para andar, vai levar a divisionismos e a atos deploráveis, como estes lamentáveis escritos e declarações, para já a um eventual candidato a candidato, tentando impedir um debate de ideias e o aparecimento de outras vias para dirigir o Clube e a SAD. Tudo isto nos vai enfraquecer, oxalá as equipas de futebol e as das modalidades possam passar ao lado e seguir o seu caminho rumo ao sucesso.
    É fundamental discutir o Clube, arranjar soluções, que quem se assumir (Villas-Boas ou outros)apresente em tempo um programa detalhado, e que se criem condições para que tudo decorra de forma democrática, livre e independente.
    Até acho que umas palavrinhas do Presidente (ou da Direção) sobre as pichagens, não tinham ficado nada mal!!!

    ResponderEliminar
  29. Boas. Hoje um colega enviou me um post de um tipo na rede X a insinuar que enviaram fotos dos filhos do AVB na escola. A ser verdade, escusado dizer que é simplesmente inaceitável. Mas mais inaceitável é os portistas ficarem calados a isto. Ainda não vi o PC ou o clube a insurgirem se contra as pinturas, quem cala consente.

    ResponderEliminar
  30. O que aconteceu na casa do AVB é dar pérolas a porcos. É dar argumentos aos Rui Santos e Bonzinhos desta vida para nos voltarem a chamar arruaceiros e outros mimos do género como já sabemos que acontece sempre nestas situações. Para além de que dá uma imagem daquilo que não deve ser o nosso clube. Durante muitos anos nunca tivemos de nos preocupar com a sucessão de PdC, mas nos últimos tempos isso tem sido tema. Sempre quisemos que aparecessem candidatos fortes e que fizessem o portismo debater o seu clube. Oficial ou não, AVB prepara-se para o fazer a breve trecho seja agora ou nas próximas eleições. Goste-se mais ou menos dele, o que eu sei é que ele se enquadra nesse perfil de candidato forte. Pelo menos é o único que apareceu nos últimos anos. E aí tenho que aplaudir a sua chegada. Gostava que aparecessem mais. É totalmente desnecessário isto. PdC é a personalidade principal da história do FCP e é normal que depois de 40 anos como presidente e um currículo inigualável, faça com que a sua sucessão seja algo difícil. Depois destas lideranças fortes, é sempre difícil virar a página. Mas se o clube estiver unido ajuda muito a superar essa fase.

    ResponderEliminar
  31. ComPortistas,
    Mais uma jornada se passou e o recém casalinho da Sta. Circular continua a ser levado ao colo. É à descarada, sem qualquer vergonha, e com os artistas do apito de sempre. Pelo que percebi nas galinhas o VAR era o inafável Pinheiro, o tal que expulsou o Pepe no meio de um aglomerado de jogadores que ninguém conseguiu comprovar mas que nos retirou o jogador por 2 jogos preventivamente... Já os lagartos tiveram esta tríada de VARs que tem deixado o seu carimbo (Hugo MIguel Bolinhas, Manuel Mota e o inarrável Rui Costa). Mas podemos estar todos descansados que o nosso Presidente já nos transmitiu que o CA está muito preocupado com o atual estado da arbitragem em Portugal. Imaginem se não estivessem??? A verdade é que sobre mais uma jornada vergonhosa nem uma linha das newsletter se escreveu... O ano passado não fomos campeões por 2 míseros pontos. Este ano continuamos a assobiar para o lado...
    Sobre o AVB todos sabemos que os 'mininos na claque' são o fantoche útil neste processo. Há muitos e maiores interesses no meio disto tudo e, como já aqui escrever, vai valer de tudo para demover o AVB (ou outro) de se posicionarem na corrida.
    Já agora totalmente de acordo que quer o Presidente quer o Conselho Superior do Clube deveriam ter vindo de imediato a público repudiar estes atos. Quem cala consente ou é conivente...
    Gilles27

    ResponderEliminar
  32. Adeptos do Sporting agrediram barbaramente um adepto do seu clube, porque o confundiram com um adepto do Boavista.

    Linhas tortas nos jogos dos calimeros têm sido uma constante, mas não foi só isso, vão à frente, mas não deviam ir.

    O FCP queixa-se das transmissões da BTV. Já falamos aqui disso montes de vezes. Pergunto novamente: o FCP tomou uma posição formal de protesto contra isso na altura própria junto da FPF e Liga? Não vale dizer que não adiantava nada. Pelo menos ficava lá registado, tínhamos muito mais legitimidade para falar agora.

    Pedro concordo em absoluto. Um liderança forte, um currículo extraordinário, um presidente carismático, não é fácil para nenhum candidato que se apresente. Mas se o senhor presidente quisesse, dissesse em tempo útil que não se candidatava, ou pelo menos, fizesse declarações no sentido que quem vier por bem é bem-vindo e não encarasse as candidaturas como uma ousadia e um atrevimento, tudo seria mais fácil.

    Soube que Jorge Nuno Pinto da Costa colocou o Nuno Lobo em tribunal, porque na campanha para as últimas eleições o Nuno Lobo se esticou. Ora, o presidente, I, conhece bem o Nuno Lobo. II, nas campanhas eleitorais, nos clubes como na política, às vezes há excessos, dizem-se coisas indevidas. Não podia o senhor presidente criar as condições que evitassem que um portista doente - a candidatura é outra coisa -, tivesse de sentar o cu no mocho? Um pedido de desculpas em dois ou três OCS? III, o que fez JNPC quando Vieira lhe chamou ladrão? Porque não o meteu em tribunal? Nuno é portista, Vieira quis acabar com o FCP. Alguém percebe estas disparidades? Eu não.

    ResponderEliminar
  33. OLHA O NORTE.
    FAÇAM UM DECRETO LEI.
    Quanto ao benfica: com as suas manobras, influências, clube acima de tudo e de todos e uma CS que os protege vergonhosamente, porque não, lhes facilitar a vida, criando um decreto LEI, em que só eles possam ser campeões nacionais e todos os outros lutem para o 2º lugar, passando o colinho o Andor para o seu vizinho da 2ª circular! País manso, de velhos e maus costumes.

    ELEIÇÔES NO FCP.
    Pelos vistos, como não há reação do sr presidente, da UPB a estas provocações (de gente, que de amor ao clube têm pouco ou nada) a um candidato que é tão portista como o velho recandidato sr presidente! Na minha terra diz-se quem não reage consente.
    Não vale tudo para se ganhar, isto é dar pérolas a porcos, que se aproveitam para nos criticarem e enxovalhar.
    Votar no sr presidente, é continuar afundar financeiramente o clube. não ter um Líder que defenda o FCP, porque infelizmente a sua idade não lhe dá essa liberdade...

    ResponderEliminar
  34. Ninguém da estrutura nem ninguém dos comentadores afectos ao FCP, que me tenha apercebido, veio insurgir-se contra as pichagens ofensivas nos muros e portões da casa do AVB. O que é profundamente lamentável, e perturbante, porque quer dizer, que toda esta gente muito + pintista do que portista, fecha os olhos a verdadeiras barbaridades, se for preciso, por veneração, por endeusamento de PdC. E eu acho isto assustador, do ponto de vista de um verdadeiro portista. Este culto da personalidade, tem permitido muitos desmandos a PdC e a quem o rodeia, muito nefastos para o FCP e que fazem com que o Porto actualmente esteja na situação em que está.

    ResponderEliminar
  35. FIFA obriga FCP a pagar 9M aos colombianos no negócio Diaz para o Liverpool?

    Bem, sem isto o negócio já era mau. Se retirarmos 9M, já nem sei que dizer

    ResponderEliminar
  36. Tiago, esses 9 milhões são os 20% que os colombianos tem direito porque na altura da venda ao FCP ficaram com essa percentagem. Segundo li, o que está em causa é que os valores da transferência foram faseados, o FCP conforme vai recebendo do Liverpool tem de transferir 20% para o Junior Barranquila e há umas diferenças dos valores que o FCP paga e os colombianos acham que têm.
    No Record tem a notícia e a explicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo contributo esclarecimento! Menos mal então

      Eliminar
  37. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/fc-porto/detalhe/alegada-divida-de-9m-por-luis-diaz-fc-porto-tem-pagamentos-em-dia?ref=HP_DestaquesPrincipais

    ResponderEliminar
  38. As diferenças, que têm acontecido muitas vezes, demasiadas vezes, entre o que o Porto paga aos clubes a quem tem de pagar e aquilo que eles reclamam ter direito, faz-me impressão. É que dá a ideia, pra quem está de fora, pelas muitas vezes que isto tem acontecido, que há algo de deliberado nisto. Deita-se o barro à parede, e pode ser que pegue. O diferencial, ainda são uns "trocos" jeitosos, e + um dinheirinho, pra quem já ganha "tão pouco", dá sempre jeito. Lamento dizer isto, mas com esta administração tachista, cada vez suspeito + de tudo e + alguma coisa.

    ResponderEliminar
  39. Comunicado da SAD do FCP:
    «Na sequência de uma notícia com origem na Colômbia e reproduzida por vários meios de comunicação social portugueses sobre um alegado processo junto da FIFA relativo à transferência de Luis Díaz do FC Porto para o Liverpool, a FC Porto – Futebol, SAD vem esclarecer o seguinte:

    É falso que o Junior Barranquilla tenha apresentado junto da FIFA uma queixa contra a FC Porto – Futebol, SAD para ser indemnizado em 9 milhões de euros.

    Existe, isso sim, um litígio, que corre no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS/CAS) e que só recentemente concluiu a composição do painel de árbitros, relativamente aos custos que podem ser deduzidos nos montantes a liquidar ao Junior Barranquilla (i.e. Solidariedade e Custos de Intermediação).

    Importa esclarecer que a FC Porto – Futebol, SAD reconheceu um custo de cerca de 7 milhões de euros relativamente a este negócio (que seria pago prestacionalmente ao longo do tempo), dos quais estão já liquidados 4,6 milhões de euros e cujo pagamento remanescente ocorrerá em várias prestações até ao final do próximo ano civil.»

    Negroni, filtrar o que é verdade do que é mentira, num país onde a comunicação social extrapola ou branqueia ao sabor do interesse de uns clubes, contra outros, é uma prática que procurarei manter sempre.

    ResponderEliminar
  40. Estimados, embora não esteja directamente relacionado com o post mas por se tratar de algo que diz respeito à vida do clube, se o Sr. Vila Pouca me permitir, gostaria de deixar aqui um link onde podem consultar a convocatória para a assembleia geral extraordinária, bem como o documento com os novos estatutos.
    https://go.wetransfer.com/t-gREliJgrRq

    ResponderEliminar
  41. Sendo que o voto electrónico precisa de ser muito bem tratado e clarificado, para mim não há razão para votar contra a alteração estatutária - dar a possibilidade de adiar por 60 dias o acto eleitoral que tinha de ser até 30 de Abril e pode passar a ser até 30 de Junho. Tem alguma lógica, embora possa deixar a um presidente eleito em Junho pouco tempo para preparar a época seguinte. Se o acto eleitoral passar a ser em Junho, espero que quem dirige nessa altura tenha o bom senso de não tomar decisões estruturantes e que possam obrigar a quem possa vir a ter de assumir algo que não queria.

    Alteração no link que se segue:
    https://files.app.fcporto.pt/docs/8af8a61cfbc5d38da0b9ba91d5a01551.pdf?fbclid=IwAR1UfJr3hVZwDsT6OvqkAx3FldLuwoVEUY4a-nmQJp7rZ4Tj0guawi3Fdb8

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitas reservas em mudar-se as eleições para junho. Não dá tempo a uma nova direção, se for caso disso, preparar a época... O único motivo para as mudar para junho é o de tentar não perturbar a equipa com a campanha eleitoral mas isso vai acontecer na mesma porque a campanha será em abril/ maio, altura decisiva da época. Ou vai-se proibir campanha eleitoral em nome da estabilidade da equipa?

      Eliminar
    2. Pedro, não estarás a desejar o impossível? Se mesmo com os mesmos que lá estão a décadas, há preparações de novas épocas, tem sido o que se tem visto quanto mais com quem estiver a entrar.

      Eliminar
  42. OLHA O NORTE.
    BELÁ, BLÀ E CALDOS DE GALINHA...
    Em todos os jogos que o FCP participe, têm que ser encarados de uma maneira séria, respeitando o adversário, nada de facilitismo. Sérgio Conceição como treinador experiente que é, tem consciência disso.
    Infelizmente neste país centralista do porreirismo pá, o FCP é sempre um clube abater, onde acontece de tudo, fenómenos, experiências em que os prejuízos caiem sempre para o mesmo. Para não sermos surpreendidos, temos que ter um olho nos padres mal intencionados e outro no adversário, é a nossa sina.

    ELEIÇÕES NO FCP.
    Sr presidente, gostava de o ver com um sorriso rasgado, sempre que apareça alguém que vá votos com o senhor, era sinal que o sr presidente sem receios de nada, ficasse feliz porque o FCP não é um clube fechado de Gurus. O FCP é um clube democrático, aberto, que tem gente nova com outras ideias e que só os sócios mas todos que tenham amor ao clube e não interesses pe$$oai$, decidam o seu futuro...


    ResponderEliminar
  43. Caros DVP e demais Portistas,

    A data das eleições creio que será sempre um pau de 2 picos. Se, por um lado, em abril vamos na parte decisiva da época e as eleições podem criar alguns constrangimentos, em Junho creio que também irão criar constrangimentos em caso de mudança de direção pois a preparação da época seguinte por uma nova direção passa a ter que ser feita em contra-relógio. E que ninguém se iluda, se a atual direção for substituída nas eleições, não vai estar preocupada em fazer uma transição pacífica. Quem vier atrás que feche a porta. Mas tendo em conta a forma como as coisas estão montadas também não tenho ilusões de que, havendo candidatura de JNPC, dificilmente haverá mudança de direção.

    Honestamente não consigo dizer qual seria a melhor altura para se fazerem as eleições.

    Para o jogo de logo acho que alinhava com o mesmo 11 que entrou no último jogo. É fundamental uma entrada forte e competente, criando oportunidades e asfixiando o Estoril. Depois a diferença está no aproveitar das oportunidades. Se conseguirmos chegar à vantagem na 1a parte creio que a vitória não fugirá pois o Estoril depois também terá que arriscar mais e nós temos malta com capacidade para os ferir no contra. Mas é preciso definir melhor essas situações. A defesa não tem sofrido golos, seria ideal conseguir manter mais uma vez a baliza a 0.

    Tendo em conta que se avizinha um dérbi da 2a circular, é fundamental não desperdiçar pontos até lá para podermos nessa jornada, vencendo o nosso jogo, ganhar pontos a um (ou ambos) os rivais diretos.

    Ir melhorando a nossa equipa e somarmos 3 pontos de cada vez para quando chegarmos ao confronto com o Sporting mostrarmos que somos a melhor equipa em Portugal...nessa altura. Neste momento talvez possam ser eles. Mas o que realmente importa é irmos perto da liderança até Março e depois não falhar na ponta final. Acredito sinceramente que este plantel e equipa técnica conseguem fazer bem melhor do que aquilo que temos visto e paulatinamente as nossas exibições vão melhorar à medida que a confiança individual e coletiva(que vem dos resultados bem conseguidos) também vá aumentando.

    Força FC Porto! Até os comemos!!

    ResponderEliminar
  44. São eleições para o FCP, seja quem for que concorra, são, somos todos portistas, espero que tudo decorra com a normalidade, de acordo com a grandeza do FCP. Qualquer comentário que seja feito na pré e campanha, não seja logo apelidado de desestabilizador, seja possível manter o grupo blindado. Que quem está e quer continuar, desça do pedestal, tenha grandeza e humildade de reunir com os candidatos, caso apareçam, os informe de decisões, não de todas, mas daquelas que tenham implicações para o futuro do clube e SAD, mesmo que tenha legitimidade as tomar até à tomada de posse de uma nova direcção.

    ResponderEliminar
  45. Gosto muito de sc - considero-o até o melhor treinador da história do fcporto - acho, no entanto, que no final desta época devia ir embora...faz me lembrar o simeone no at. Madrid - jogam cada vez pior mas o treinador continua e continua...

    ResponderEliminar
  46. Avanço até com um nome para substituir SC: Abel Ferreira.

    ResponderEliminar