Sempre pensei que AVB era uma pessoa culta, inteligente, com mundo, atenta, conhecedora da realidade do futebol em geral, FCP em particular. Mas fiquei a saber que não, que não é capaz de pensar pela própria cabeça, tem de ter alguém que lhe escreva o que vai dizer na AG do FCP.
- Sabes uma coisa, André? Se mais nenhuma virtude tivesse a tua candidatura e seguramente terá, pelo menos já fez com que os senhores que dirigem o FCP começassem a mexer-se. É a Academia que vai arrancar, são os capitais próprios negativos que vão passar à história, ou quase, está aí um Programa de Transformação Tecnológica do Grupo FC Porto, pioneiro em Portugal e que apenas encontra paralelo em clubes como o Real Madrid e FC Bayern...
Por isso, este portista de muitas décadas e que coloca sempre, mas sempre, os superiores interesses do FCP acima de tudo e de todos, só tem de te dizer, obrigado, André!
Força André. A senilidade é triste. Temos de ter paciência com os velhinhos. Nos últimos anos foi sempre a afundar e agora de repente descobriram a pólvora...acordaram e em dois meses resolvem tudo. É só balelas e promessas ocas para eleitor ver e depois volta tudo ao mesmo. Só acredita quem for cego. Haja paciência...
ResponderEliminarAVB pode precisar de papéis para discursar , já o senhor presidente e restante staff anda aos papéis há 8 , 9 anos .
ResponderEliminarBoa A.G , aonde tudo correu como deve ser , sem censuras e cenas tristes .
Dizer que AVB foi o alvo a abater , o que é natural , tem causado muita comichão .
Acho graça ao senhor Madureira , que sempre falou a seguir ao AVB , diz ele para ele , " em 2019 prometeu que enquanto o senhor presidente fosse vivo , não concorreria contra ele " .
Bem , em muitas entrevistas que vi , li , do senhor presidente PdC , e foram muitas ao longo destas décadas , ele próprio prometeu que não se agarraria ao poder , e faria que a transição fosse pacífica , e não vai acontecer , pois não senhor Madureira ???
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarENTREVISTA, CANAL SIC
A entrevista do sr presidente ao canal, foi a entrevista do mais do mesmo, disse o que disse, mas não disse nada, gracinha do relógio sem graça nenhuma, tudo pra ensonar entrevistador.
AG
Ontem o iluminado sr presidente usou da palavra para elogiar o líder da claque seu protetor, o outro, aquele que vai a votos com o senhor, é um iletrado que precisa de ler aquilo que os outros lhes escrevem. Mais uma vez o sr mostrou aquilo que é, quem não dizer amem... enfim sem palavras.
AG
Outro que teve a palavra, levou mais umas bocas do sr presidente, neste caso o atingido foi anterior dr financeiro do Clube sobre o museu. Que eu saiba, quem tratou de tudo para que se realizasse essa grande obra, tem um nome, Antero Henriques que sr presidente, tanto o elogiou, de todo trabalho, sem que o sr interferir-se em nada...
Não queira só os louros para o si sr presidente. todos os títulos, taças, trofeus historia que está no museu do clube teve o trabalho sacrifício de atletas treinadores e de muita outra gente, sem preconceitos porque não incluir, claques, e muitos portistas que iam a todas apoiar o clube.
O porquê, que desta vez AG teve afluência de menos sócios! seria a chuva vento, não sei. Sei que na presença de mil sócios, um universo de 819 que votaram, 434 a favor, 187, contra e 198 abstiveram-se, aprovado por 52%, não é assim tão largo para o sr presidente ficar com um sorriso tão rasgado.
Já agora sr presidente, explique aos sócios quando verdadeiramente começa a construção da Academia na Maia.
A construção precisa de 21 hectares sendo o terreno, onde quer construir publico e privado, uma parcela vai ser vendida em haste publica a outra a negociar com privados. Já tirou o coelho da cartola de tantos milhões, ou é mais uma treta de campanha eleitoral.
A melhor campanha para AVB é deixar PdC e a sua guarda pretoriana falar o mais possível.
ResponderEliminarBoas. Qual é o problema de se usar um papel? Até o Marcelo Rebelo de Sousa usa. Agora são os outros que escrevem o que vamos dizer? O PC o que fez foi desviar atencoes, é a técnica do whataboutism, desvia o foco do assunto principal e põe as pessoas a falar do acessório, em vez do essencial. É preciso sempre ter noção que PC é muito inteligente e não cair nas armadilhas que ele cria.
ResponderEliminarRespondendo aos comentários do Post anteriror:
ResponderEliminar3 Asifa,
É mais que óbvio que SC prefere esse tipo de jogadores (intensos e agressivos).
Vitinha é produto da formação e foi preciso suar muito, bem mais que outros para ser titular. Fábio Viera nunca foi um titular indiscutível. Luiz Diaz é um jogador que se enquadra no perfil, é intenso, rápido e agressivo. Tem é o plus de também ser muito bom tecnicamente e decide bem. Foi um achado!
No entanto 2 desses 3 jogadores já cá estavam, não foram contratados.
AS duplas de meio campo mais utilizadas desde que SC é treinador do Porto foram:
Danilo/Herrera
Herrera/Sérgio Oliveira
Uribe/ Sérgio Oliveira
Uribe/ Vitinha
Uribe/ Eustáquio
Varela/ Eustáquio
Há um determinado perfil que é padrão e claramente não é o de Vitinha. Portanto é a exceção não a regra por isso não serve como exemplo. Todos concordamos que o nosso melhor futebol na era SC, teve Vitinha como principal impulsionador. Então se a forma de pensar do treinador não é a que eu disse, porque é que a linha de contrações não segue as características de Vitinha mas sim a dos tais jogadores intensos e agressivos como a lista anterior demonstra?
Eu bem sei que o Porto não tem dinheiro. Mas tenho por exemplo duas certezas, 1 que por baixo valor conseguíamos contratar um lateral esquerdo melhor do que os que temos e 2 se não o fizemos é porque o treinador acha que está bem servido com os laterais que tem. Caso contrário tinha impedido a contratação de Fran Navarro por 7 milhões de euros, para uma posição onde havia excesso de jogadores, de forma a canalizar a verba para a contratação de um defesa esquerdo. Como fez de resto no caso João Moutinho.
Sinceramente acho que SC tem a sua forma de ver o futebol e vê-o muito pelo lado físico. O próprio já o afirmou em várias conferencias que as equipas mais fortes nos duelos e mais intensas estão mais perto de ganhar jogos. E o verdade que não está totalmente errado, essa forma de jogar tem nos dado muitas vitórias.
Agora não é um modelo que eu aprecie e é um modelo que parece gasto. Não é a toa que SC se queixa que muitas vezes os adversários são mais agressivos contra nós do que contra os rivais. Se calhar é porque isso basta para travar a nossa equipa. Usam essa arma para travar a nossa maior arma e nós emperramos.
O modelo que defendes é muito caro. As utopias pagam se. Prefiro o pragmatismo do SC, que percebe, não havendo dinheiro, escolhe o físico. É o que tens. Um jogador físico é tendencialmente mais barato que jogadores com técnica superior. A selecção portuguesa joga "bonito", tem um estilo apelativo aos olhos, mas vê onde os jogadores jogam, quase todos eles em grandes clubes. Acho que não é culpa do SC, ao longo dos anos ter perdido os jogadores diferenciados que tinha. Foi o Diaz, depois o Vitinha e depois o Otávio. Isto é culpa do Sérgio?
EliminarEu gostava de ver o senhor Pinto da Costa a definir uma organização defensiva ou ofensiva ou explicar um sistema táctico sem papel .
ResponderEliminarLevou papel e fez bem e demonstra que está interessado, e que gosta objectividade e provavelmente em assuntos que não se sente tão confortável.
Os discursos de Pinto de Costa nas assembleias não precisam de papel e sabe se porque , nunca foi contestada esta mesma como hoje em dia. Dizia coisas que todos queriam ouvir mas os verdadeiros pintos não se falavam.
Democracia e esperança .
Jocker Azul, a altura e o peso não tem nada haver com a intensidade, agressividade ou velocidade.
ResponderEliminarVitinha tem 1.72m e Eustáquio tem 1.75. Basicamente a mesma altura, jogadores completamente diferentes.
O Otávio tem 1.72m e era provavelmente o jogador mais agressivo e intenso do nosso plantel. Por outro lado Lucho tem 1.86m e não era muito intenso nem agressivo.
Faço minhas as palavras de VP -
ResponderEliminarOBRIGADO ANDRÉ
É um crime usar papéis. Andar rodeado e gostar de gentalha que vive à grande à conta dos dinheiros "que saca" ao FCP, é uma medalha. E a medalha maior, é o estado calamitoso das contas da SAD e o estado da equipa de futebol onde já quase só existem jogadores banais.
ResponderEliminarQuando um adversário incomoda e não se tem argumentos, parte-se para ataques de carácter: Ele não tem pensamento nem vontade próprios, diz o que lhe mandam ler; Ele já disse o contrário do que diz agora, em 2019. Ele é isto, ele é aquilo. Ah, e a cadeira de sonho, o malandro, a cadeira de sonho!
Há muita ronha, muita chico espertice, em quem lá está há muitos anos e em quem o rodeia. Esta repentina abundância de negócios da China ou das Américas e a Academia que está práticamente construída apesar do que diz o autarca da Maia, é só + uma evidência disso.
É como diz o Vila Pouca. O AVB, é inteligente, é culto, tem mundo, é conhecedor porque faz por isso. Já estou farto da tacanhez chico esperta de quem lá está. Já foi diferente, já fez grandes coisas pelo FCP, mas entretanto foi apodrecendo e deu nisto. As contas da SAD e a equipa de futebol actual não enganam.
Hoje o problema é levar papéis, enquanto outros andam aos papéis.
ResponderEliminarAmanhã o problema vai ser não fazer a barba.
Até foi acusado de no seu tempo de treinador a equipa custar muito dinheiro, o que não é surpresa
uma vez que já foi dito ad nauseam que nessa altura nem era preciso treinador tão bom era o plantel.
Quanto aos prémios, uns diziam que são uns coitados e são obrigados a receber essas esmolas, agora é que não é isso que torna as contas negativas. Proponho que a comissão de vencimentos suba os prémios consideravelmente até porque a inflação afeta todos e não quero que estes administradores passem necessidades.
Sei que os próximos meses não vão ser fáceis fora de campo e vai valer tudo para manter o statuss quo. Espero que VB não faça o mesmo que esta direção e deixe claro quais os seus planos para o clube de forma clara, mesmo que nem tudo possa ser positivo.
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarPELA SUA RICA SAÚDE.
Sr presidente, acabe com esse reportório do passado, de eu e sempre eu, fale do presente e do futuro. Como o sr sabe e todos sabemos o sr já não é futuro, nem tem idade para preparar o futuro. O sr está agarrado ao poder e se calhar refém de alguém. É um funcionário um presidente muito caro ao clube. Vai fazer 86 anos temos olhos ver que o sr é uma pessoa cansada, que chora por tudo e por nada, já não tem a saúde de outros tempos. Pense mais na sua saúde para viver mais uns anos entre nós. As claques os líderes! Se é essa a sua preocupação, com certeza que vão continuar, o porquê de tanta sede pelo poder! Será que o FCP é um clube de adeptos, sócios de analfabetos, de tolos, parolos que quando o sr presidente sair, deixar de ser presidente, não vai haver gente " a ler papeis ou não ler" capaz de dirigir o destino do nosso FCP!?...
O Sr. Presidente Pinto da Costa não precisa de papéis, só precisa de muito "papel" do FCP. O Exmo. Sr. Dr. Madureira, essa grande autoridade em Caralhismo, também não precisa de papéis, é um espontâneo, a discursar e a meter ao bolso e nas contas bancárias "papel" do FCP. E o mesmo com o Alex e o amigo Pinho, também ligam pouco a papelada, só querem saber mesmo é do "papel" que sacam, aos milhões, ao FCP.
ResponderEliminarAntes, cem mil vezes, AVB com um papel na mão, que toda esta gente ruim e ruinosa recheando os bolsos e as contas bancárias com "papel" do FCP.
Doutor Fernando Gomes ontem na AG:
ResponderEliminar"Em 2011, jogadores e equipa técnica custavam 50 milhões de euros, mais de 50 por cento da totalidade da receita do FC Porto. Apesar de tudo, foi feito um esforço de manter uma equipa muito competitiva sem que os salários subissem na proporção. Desde então, o FC Porto ganhou seis ligas portuguesas, três taças e seis supertaças", afirmou o dirigente, prosseguindo em resposta a André Villas-Boas, agora no que diz respeito à confidencialidade em torno do futuro parceiro norte-americano dos dragões: "Acordo é muito favorável para o FC Porto. Não vamos pagar comissões, vamos valorizar os ativos do FC Porto de uma forma que vai tornar os capitais próprios positivos, sem sacrifício. Vamos trazer um enorme negócio para o FC Porto."
Pergunto, quanto custam agora os treinadores e os jogadores que compõem o plantel do FCP? Mas há uma diferença substancial que é a seguinte e explica muita coisa:
Em 2011 o FCP tinha, Otamendi, Alvaro Pereira, Belluschi, Fernando, Guarín, Moutinho, James, Hulk, Falcao, todos estes jogadores foram transferidos pelo FCP. Quanto renderam? Quais são os jogadores que o FCP tem agora no seu plantel para transferir e que rendam o que esses renderam?
Agradecendo a oportunidade de comentar no seu espaço felicito -o pela lucidez nas análises e comentários. Relativamente ao seu comentário caberia ainda perguntar ao FG o seguinte: o custo com a equipa técnica e jogadores é, neste momento, superior ou inferior? As receitas são superiores ou inferiores às que eram à época? Se são inferiores o que é que estão lá a fazer os senhores da administração? Se são superiores porque é que a situação financeira se degradou progressivamente, até este buraco em que está agora? Eles devem pensar que somos todos tótós, esquecendo que o FCP é, talvez, dos clubes que tem adeptos mais lúcidos e criticos (considerando os verdadeiros portistas e não os do rebanho).
EliminarO Dr. Fernando Gomes, engana-se muito com os números, devia ter seguido outra carreira. Se o "...Desde então..." inclui 2011, são 6 ligas e 4 taças; Se não inclui, são 5 ligas e 3 taças; 6 ligas e 3 taças é que não pode ser. Mas suponho que 2011 não estará incluído, porque não fala da Liga Europa, logo, o correcto é: 5 ligas portuguesas, 3 taças e 6 supertaças (+ a taça da liga, que se dá de barato). Sei que isto é uma minudência mas não abona muito a favor do rigor com os números do Dr. Fernando Gomes.
ResponderEliminarBoa tarde a todos!
ResponderEliminarCada vez mais fico convencido que o AVB é a pessoa certa para o futuro do FCP, não porque tenha provas dadas como dirigente, mas porque põe os interesses do FCP à frente dos seus e parece-me ter as competências necessárias para fazer-nos avançar. Faz-me lembrar PC há uns 15 anos, quando todos falavam dele e ninguém levava troco... o troco dava-se dentro de campo.
As vezes sinto que as pessoas da direcção do FCP, não falam português ou então só respondem ao que lhes apetece. O Fernando Gomes sabe que os jogadores que estavam no plantel de 2011 renderam mais 183M € ora vejamos alguns exemplos:
- Falcão - 40M
- HulK - 40M
- James - 45M
- João M- 25M
depois aqueles em que perdemos o timing da venda:
- Otamendi - 12M
- Guarin - 11M
- Alvaro - 10M
Todos sabemos que os planteis do Porto são caros, o problema é que deixamos de saber vender, muito pela situação em que nos encontramos e que numa situação negocial é usada contra nós.
Por fim, não sei se alguém saberá explicar o porquê de apenas os super terem direito a bilhetes para Famalicão, mas adorava saber. Acredito que esteja relacionado com as palavras do PC na ultima entrevista, que sem os SD o FCP não existe fora de casa.
Abraços
Caro DVP,
ResponderEliminarFico contente que AVB vá a eleições. Ficaria mais contente se houvessem apenas 2 candidaturas porque seria possível concentrar o debate.
Concordo que AVB teve o condão de espicaçar a atual direcção que está sem saber muito bem como reagir. Nota-se nervosismo e falta de coordenação de quem está há 40 anos nisto. Nada que me espante.
Preciso de saber qual o projeto de AVB, quem o acompanha, etc para entender qual o procede reconstrução que tem em mente. Confesso que o pedido de ontem de devolução dos prémios soa um bocado a populismo exagerado. Já percebemos que o argumento vai ser que AVB representa tudo o que os media de Lisboa querem.
O Fernando Gomes calado só diz asneiras imaginem quando abre a boca!!!
O que o FG diz a mim vale zero, "Acordo é muito favorável para o FC Porto". O acordo da Altice/Meo, 400m, também era altamente favorável! Só há uma constante com esta sad de gente velha, com acordos favoráveis, a divida nunca parou de subir! Até um cego desconfia quando a esmola é grande sr FG. Um clube falido, todo o mundo sabe que está falido, e chega um investidor tolinho, vai dar nos 200m e não vai querer mandar, vai ser mandado por gente com 85a a caminho dos 90a. Espetáculo!
ResponderEliminarRaoc, na minha página do Facebook troquei uns comentários com o doutor Martins Soares que foi candidato às eleições do FCP na década de 90. E disse que para mim, o AVB sabia que a devolução dos prémios não era possível, ao falar disso quis colocar essa questão na ordem do dia - para mim já disse, acho que em 2018, foi uma linha vermelha que foi ultrapassada.
ResponderEliminarSérgio nesses valores ainda falta o Fernando que toda a gente dizia que ia sair a custo zero, mas ainda rendeu perto de 15 milhões.
Gustavo Alvim, esta equipa técnica é mais cara e não é pouco...
Não entendo o Dr. Martins Soares, sinceramente. Foi apoiante de Nuno Lobo em 2020 e agora veio dizer isto: Se Pinto da Costa não se recandidatar, avanço eu, porque não vejo ninguém com capacidade para a presidência além de Pinto da Costa.
ResponderEliminarPortanto, Nuno Lobo, em 2020 tinha capacidade, para o Dr. Martins Soares, mas agora já não tem. E pra além disso, não vê ninguém com capacidade pra presidente do FCP além de PdC, a não ser ele próprio, mas só se candidata se PdC não se recandidatar. Ok, não quer perder 3a vez contra o mesmo, aqui percebo-o.
Mas o essencial do que diz o Dr. Martins Soares, é o seguinte: PdC pra sempre, até morrer, ou então eu, que também já não sou novo, mas só no caso de ele não querer, porque contra ele não me candidato. O resto, é o deserto, não há + ninguém capaz.
Acho isto deprimente. É um autêntico atestado de incompetência ao universo dos sócios portistas. PdC, eu Dr. Martins Soares como alternativa se ele não quiser, ou então o deserto.
AVB bem a marcar posição, estou curioso para ver o seu programa e a sua equipa.
ResponderEliminarJNPDC a fazer humor quando já ninguém lhe acha piada nenhuma
FG como sempre a fazer cartomancia e a baralhar dados e números para enganar tolos, outra personagem sem credibilidade e o timoneiro das contas calamitosas.
E finalmente o doutor Macaco, mestrado em criminalidade e sobrevivente à custa da cumplicidade de quem lhe dá de mamar.
Espero que seja desta que haja uma limpeza.
Que pena JNPDc, o presidente mais titulado do Mundo e que tantas alegrias nos deu acabar rodeado destas figuras.
Então vão abdicar de mais receitas? Depois dos 400M da Altivce e dos 600 milhões recebidos e desbaratados, vamos dar a machadada final até à insolvência
O Nuno Lobo que é um portista a sério, deve viver numa realidade paralela. Não percebe para ser candidato à presidência não basta gostar muito do FCP, depois também não percebeu que ontem o senhor presidente o elogiou muito por pura estratégia, e não percebe que ao contrário dele, AVB é levado a sério.
ResponderEliminarNuno Lobo não prima pela inteligência , é muito naive , não percebeu o alcance das palavras do senhor presidente , não é para ser levado a sério ...
EliminarO PdC elogia o Nuno Lobo ao mesmo tempo que lhe mete um processo por difamação. Deve achar que os sócios andam todos a dormir
EliminarNão há duvidas que começou a campanha eleitoral. Argumentos e contra argumentos de PC, AVB e NL.
ResponderEliminarNada fora do normal, desde que, tudo seja feito com o mínimo de respeito e em prol do FCP.
A argumentação de PC não difere da que teve nos últimos 40 anos, usando muitas vezes a ironia, ora bem, ora mal aplicada.
Eu que também acho que PC devia ir descansar, não gostava de o ver a ser achincalhado, com constantes referências à idade, ao carácter, ao portismo, etc. Podemos ser a favor disto ou daquilo mas achincalhar PC é o mesmo que achincalhar o FCP.
AVB é inteligente e sabe que se não fizer nada de errado, terá uma palavra a dizer nestas eleições. Portanto, falar pela certa, sem confrontar o carácter de PC, será a melhor estratégia. Se vai ser um bom presidente, não sei, mas que veio mexer com isto tudo, veio.
PdC voltou a abrir a boca há pouco e voltou a perder votos. De extremo mau gosto referir que AVB esperava que ele tivesse morrido. Já mete nojo
ResponderEliminarNa minha opinião, André Vilas Boas cometeu um erro ontem que foi afirmar que votaria contra as contas mas se os elementos da direção devolvessem os prémios já votaria a favor... Isso é ir pelo caminho do populismo e nesse caminho arrisca-se a ir no jogo da direção. Aliás ontem Pinto da Costa já começou a levar a campanha para esse nível ao insinuar que Vilas Boas é uma marionete nas mãos de outros e principalmente ao querer colocar Vilas Boas como o candidato da CMTV, Record e CNN/TVI...
ResponderEliminarNão acho que tenha sido um erro , a verdade é que os vencimentos e prêmios dos administradores vêm do orçamento , ou estarei enganado ???
EliminarO Nuno Lobo, com todo o respeito por ele, não se enxerga. Faz-me lembrar um pouco, a outro nível, o também portista "Tino de Rans", com todo o respeito por ele também.
ResponderEliminarAVB deve continuar neste registo. Deixar os ataques de carácter prós outros, não lhes responder de maneira nenhuma e pelo contrário, elogiar sempre sinceramente o outrora grande presidente PdC mas dando sempre conta da necessidade de mudança actual por esgotamento natural da pessoa, pela idade que não perdoa a ninguém. Argumentar apenas com as evidências: Situação desastrosa das contas da SAD, sempre a piorar; Negócios mirabolantes que vão sanar as contas num ai, cepticismo em relação a isso, exigir pormenores concretos, porquê só à beira das eleições e não antes; Fragilidade negocial actual a implicar parte de leão para parceiros comerciais que entrem agora; Academia, frisar declarações públicas do autarca maiato, que não confirmam o que tem sido dito pela direcção. Não usar nunca o rendimento desportivo da equipa principal de futebol, por pior que seja, para não parecer que deseja maus resultados desportivos pra beneficiar eleitoralmente disso. E é isto que ele vai fazer, penso eu, porque é inteligente e porque é boa pessoa.
E mais esta que é surreal:
ResponderEliminarPinto da Costa sobre Villas-Boas: «Eu estava era à espera que ele devolvesse os prémios que ganhou no FC Porto»
Comparar quem recebeu prémios por ter ganho títulos numa das épocas mais brilhantes da história do FCP, com quem recebe prémios mesmo com uma péssima gestão, é um sinal claro que o senhor presidente não está a perceber nada.
Então ao mesmo tempo que se diz que a concentração é nas coisas importantes a começar já no jogo de sábado, e depois só fala no AVB?
Antes do tema proposto o seguinte: é claro que ser alto, forte e pesado, o contrário a mesma coisa, não quer dizer que sejam mais ou menos agressivos, mais ou menos intensos, antes uma curiosidade que tive em saber sobre o perfil físico da maioria dos plantéis profissionais de futebol. A agressividade/intensidade físicas é uma predisposição genética que ajuda, neste caso um ser humano, a pensar e agir mais rapidamente e que transportado para uma equipa de futebol pode significar que se seja mais competitivo e demonstre,a olho nú,maior vontade em ganhar e mais depressa.
ResponderEliminarPessoalmente não gosto do futebol de Guardiola, o "inventor moderno" do futebol mais aborrecido que vi em toda a minha vida e que só tem sucesso baseado em jogadores de grande técnica individual mas também de grande capacidade atlética, porque por exemplo, Messi ou Xavi ou Iniesta (e restante da comandita, diga-se) podiam não ter grandes físicos mas tinham uma rapidez/agressividade com a bola que os faziam parecer rotativas e que descansavam passando a bola para o lado e para trás.
Gosto mais do futebol jogado em progressão continua, onde a capacidade de passe curto e longo seja como respirar - na formação só ficariam jogadores que dominassem a técnica do passe - capaz de vencer duelos e depois acelerar nos últimos 25m do campo, tudo em rotação mais elevada que o normal. Se a isso puder juntar, para descanso, algum jogo apoiado quando o resultado é atingido, óptimo. À alemão, o meu preferido. SC e Klopp são exemplos dos que estão mais perto deste género de futebol.
Como em tudo na vida, o que verdadeiramente para que a coisa funcione bem, é a qualidade individual posta ao serviço de uma causa.
Também agradeço a AVB por ter aparecido e agitado, muito, as águas estagnadas de um lago onde os peixes gordurosos se habituaram à babugem que os alimenta. Mas acredito e gostaria que outros aparecessem. Era fundamental nestas eleições, cujos resultados poderão dar origem à 3ª refundação.
O privilégio do meu voto só irá para quem, no seu programa de orientação, contemplar itens na minha visão fundamentais:
- reequilíbrio das contas continuando a ganhar.
- ajustamento dos vencimentos e prémios da administração de acordo com um teto e a dimensão do Clube/Sad mas sem por de parte o reconhecimento mais generoso a um gestor que aporte mais valias, são génios raros mas que existem e são válidos.
- implementação urgente de modalidades no feminino, desde que se sustentem. Não faz sentido nenhum que sendo, pelo menos, se não for mais, as mulheres tão representativas na naçao Portista estejam tão fora da ribalta.
- relação clara e sem ambiguidades com os rivais lisbonenses que deveriam ser só institucionais ou que os interesses FC Porto possam estar em causa.
- relação de paridade total com a imprensa falada e escrita. Devemos tratá-los na mesma proporção que somos tratados por eles.
O Presidente que passou o ano todo calado quando devia falar, que deu entrevista CS de Lisboa agora parece um papagaio com graçolas sem piada nenhuma. Que nojo.
ResponderEliminarTantas têm sido as situações em que ficou calado e devia ter falado em defesa do FCP mas agora, prá atacar AVB, não poupa as palavras e as graçolas de muito mau gosto sucedem-se. Ah, afinal PdC ainda tem energia de sobra pra lutar, não está é pra estar a gastá-la com o FCP, guarda-a toda pra defender os seus interesses que são muito + importantes (do ponto de vista dele, claro)!
ResponderEliminarDesde que AVB apareceu , o senhor presidente parece desesperado , com críticas absurdas , fora do contexto , entrevistas com tiros nos pés , tiradas infelizes .
ResponderEliminarAté parece que o AVB lhe quer roubar algo .
Com a idade dele não era suposto ir com mais calma ??? um jovem candidato aparecer como AVB é de salutar , e não de censurar , perseguir , e denegrir , com certeza que AVB não será o Messias se for eleito presidente , cometerá erros como Pinto da Costa cometeu , apesar do seu palmarés impressionante .
Espero que apareçam mais candidatos capazes e com credibilidade .
Boa noite,
ResponderEliminarÉ incrível esta incoerência do presidente sobre AVB, depois do que dele disse aquando da entrega do Dragão de ouro e na entrevista que deu à jornalista Fátima Ferreira, dizendo que AVB, tinha uma vantagem sobre todos os outros, porque além de excelente treinador era tão portista quanto ele, (presidente), dito isto, o presidente está esquecido, ou era uma tremenda farsa, eu escolho a segunda!
Com tanta farpa apontada ao AVB, cheira a medo no ar!
Cumprimentos
Bom, depois disto "Vem provar aquele ditado que diz nunca digas nunca. Ele disse que enquanto eu fosse vivo... Se calhar julgava que ia morrer mais cedo, mas sou dos que duram muito. Tenho pilhas Duracell, de modo que ainda terá de esperar para ir ao meu funeral", cada vez mais fico convencido que quem vai votar no PC vai ser gente velha. Se com 86a já debita isto, tipicamente alguém em negação da realidade, imagino com 90a!
ResponderEliminarOs argumentos vão desde o fujão, vem aí o Antero Henrique, cuidado com o benfiquista de Vinhais, com o Catar, não tem experiência, e por aí fora. Mas tudo se resume a uma pequena frase: medo, muito medo da candidatura de AVB.
ResponderEliminarSe AVB teve duas ou 3 incoerências públicas enquanto portista...a cadeira de sonho, enquanto PdC for vivo deve liderar o clube e + uma ou outra..., PdC tem tido tantas, tantas, tantas, que davam para encher um livro e ainda sobravam muitas. Se AVB quisesse, podia passar uma entrevista inteira a atirar-lhas à cara, como fazem PdC e pintistas ilustrados como o Dr. Madureira em relação a AVB. Mas não vai por aí de certeza, ele sabe que não pode nem deve descer ao nível pintista. Eles que se sujem sozinhos.
ResponderEliminarMas o argumento + falacioso de todos é o da falta de experiência. Como se alguém neste mundo tivesse alguma experiência nalguma coisa antes de a fazer pela 1a vez! Mas os médicos têm alguma experiência de médicos antes de serem médicos? E os professores, os engenheiros, os advogados, os funcionários públicos, os operários duma fábrica, têm alguma experiência nessas actividades antes de as exercerem pela 1a vez? Não, ninguém nasce com experiência de nada, só se ganha experiência depois de se fazer. Podemos preparar-nos o melhor que pudermos para exercermos uma qualquer actividade ou profissão, e por isso é que estudamos e tiramos cursos e fazemos formações mas experiência só se tem depois de se fazer. AVB, tal como PdC, só vai ter experiência como presidente, depois de ser presidente. A única coisa que ele pode fazer antes, é preparar-se pra isso o melhor possível, que é aquilo que ele tem feito, acho eu.
Pode-se gostar mais do Pinto da Costa, do AVB, do Chico ou do Manel. Agora classificar falta de experiência como argumento falacioso é no mínimo... falacioso.
EliminarVamos lá imaginar: tem um problema grave de saúde, entra no serviço de urgências, tem de ser operado. Preferia ser atendido por quem? Pelo médico com experiência, com horas e horas de bloco operatório ou pelo recém licenciado que nunca pegou num bisturi na vida? Porque não dar oportunidade ao rapaz para ele ganhar a tal experiência mesmo que isso lhe custe a vida?
É que por essa lógica, eu que nunca governei um país antes, não deixaria de dar um bom primeiro ministro, ganharia experiência no decorrer do exercício das minhas funções. Mesmo que no final deixasse o país numa república das bananas.
A experiência é aprendizagem, é conhecimento adquirido com horas de trabalho, são provas dadas das capacidades de um individuo para o exercício de determinadas funções.
E se o processo de acumulacão de experiência for bem feito, é gradual e leva tempo.
Há métodos para se ganhar experiência e mandar a pessoa para o meio dos leões e rezar não será seguramente um. Por alguma coisa haverá estágios ou ordens profissionais.
Se agora para gerir com sucesso desportivo e financeiro um dos maiores clubes de Portugal, uma instituição com várias modalidades, centenas de funcionários, distriubuidos por múltiplos departamentos, centenas de milhares de sócios e milhões de adeptos em todo o mundo, num ambiente super exigente, passional, às vezes meio irracional até, onde se passa de besta a bestial, e de bestial a besta num espaço de dias, a experiência agora é um factor secundário, então um dia destes ainda acabamos com algum concorrente do big brother a dirigir o clube.
Brownie, do teu longo comentário ao meu comentário, só consigo tirar uma conclusão: Por ti, é PdC até à morte, é a única pessoa viva com experiência no cargo, logo, pela tua lógica, é a única capaz de o exercer como deve ser. Depois, quando morrer, como não haverá ninguém que o possa substituir na presidência do FCP, porque ninguém vivo terá a experiência de presidente do FCP, mumifica-se PdC. E ele fica eternamente como presidente do FCP. E a verdade seja dita: Ele também já pouco + faz do que uma múmia...
EliminarLuis Negroni, de maneira nenhuma.
EliminarPara mim, o ciclo Pinto da Costa já teria terminado há pelo menos uns 2 mandatos atrás. O que não signifca que ache AVB a melhor alternativa.
Como as figuras em quem votaria não se candidatam, aguardarei por futuras eleiçoes.
E se no final a disputa for entre Pinto da Costa e AVB, votarei em branco, respeitando todo e qualquer portista que no final apoie um ou outro.
Oh Brownie, o cirurgião PC com 85a, segundo o teu argumento, é super super experiente, mesmo assim, faliu o clube! Mesmo o cirurgião mais experiente, teve de começar do zero! E sim, o argumento da experiência é uma falácia, só os que se querem eternizar nos cargos, é que o invocam! O Mourinho era inexperiente e ganhou a liga Europa e a Champions! Agora que é super experiente, não a ganha! O meu pai sempre me disse, sabe mais um viajante que um estudante. AVB tem mundo. Comparativamente a quando PC começou, claramente que o AVB tem muita mais bagagem. Nas ditaduras, houve sempre quem arranjasse argumentos a favor dos ditadores. Mas aqueles que estão preocupados com o futuro do FC Porto, sabem perfeitamente que um homem com 85a já não tem futuro!
EliminarAVB é o candidato da imprensa de Lisboa , mas o senhor presidente serve-se dessa mesma imprensa como veículo para atacar AVB .
ResponderEliminarImprensa essa que nos é hostil , como a SIC e a Sport TV , e rádios de Lisboa e que o senhor presidente elogia porque lá vai dar entrevistas .
É muita contradição ...
Pessoalmente interessa pouco o lavar de roupa suja entre PC, mais a ajuda do Madureira, vs AVB, para já, antes do conhecimento do programa das festas sem os quais é só perda de tempo e acicate da malta.
ResponderEliminarComo não acredito que os candidatos sejam só estes (faço esses votos) e nem ponho de parte o aparecimento de uma surpresa em detrimento de uma desistência surpresa, gostaria de lembrar que quando falam em CM, Record e Bola, todos deveriam colocar um pano na boca, olhar para o lado e fingir que lhes doem os dentes. Assim ninguém faria figuras tristes.
PS
Será que o Lobo já foi engrupido pelo velho lobo? Então absteve-se em vez de votar contra? O processo ficou esquecido?
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarCONVERSA DA TRETA.
"Se calhar achou que ia morrer mais cedo" "Que devolva os prémios quando era treinador". Conversa de um presidente cada vez mais a baixar de nível, de um presidente com o rei na barriga, de um presidente que pensa que é mais portista que os outros, de um presidente que não quer descolar o cu do trono.
Com a candidatura de AVB, o sr presidente começa a sentir o tapete a fugir dos pés, que já não é a mesma coisa de outra hora.
Infelizmente pra ele, com todo esta sua personalidade, maneira de ser, um dia destes "Teimosamente SÓ".
Podia implementar-se no FCP, alterando os estatutos, a Limitação de Mandatos da Direcção. Limite máximo de 3 mandatos consecutivos de 4 anos, era equilibrado. Dava para fazer obra. Mesmo que tudo estivesse a ser muito bem feito, ao fim de 12 anos, tinham de dar lugar a outros, pra não acontecer + o que está a acontecer agora, um lapismo inaceitável de quem se julga dono do que não é.
ResponderEliminarTudo o que se tem passado joga a favor do AVB, basta não responder!
ResponderEliminarO atual presidente ainda deve pensar que vive no antigamente. Farto e basta desta escumalha.
O clube é dos sócios doa a quem doer!
Comparar alguém que é um homem do futebol há muitos anos, conhece bem o FCP, primeiro com Robson, depois com Mourinho, e finalmente como treinador, conhece o futebol europeu, é inteligente, tem mundo, passou pelo futebol inglês, italiano, espanhol, francês, chinês, trabalhou em grandes clubes, que se pode rodear de colaboradores de qualidade reconhecida, com um jovem médico que vai operar pela primeira vez não deixa de ter piada. Aliás, já quando veio treinar o FCP era apenas o informático e depois esteve na génese de uma das mais brilhantes época da história do FCP. Mas tudo ainda é prematuro, vamos esperar a apresentação da candidatura, programa, quem vem com ele, etc. Então aí cada já tem mais dados para decidir. No entanto, acho piada que aqueles que, legitimamente, querem a continuidade de JNPC, só tenham estes argumentos contra AVB e sobre o actual presidente, quase só recorrem à memória, ao passado, ao deu-nos muito, não sejam capazes de argumentar o que JNPC vai fazer, e porquê agora tanta promessas, apenas quando apareceu uma candidatura que pode ser ganhadora. Desiludam-se aqueles que acham que a votação das contas foi uma derrota de AVB. Não foi. Basta recuar no tempo para ver o que acontecia em anteriores AG para o mesmo. Se nas duas AG, a extraordinária e a ordinária, há uma derrota estrondosa de quem dirige o FCP na extraordinária e uma vitória de Pirro na ordinária. Que são umas centenas de SD que contribuíram para o resultado do dia 29, comparado com milhares de sócios que votarão em Abril?
ResponderEliminarNinguém comparou o AVB com um jovem médico que vai operar pela primeira vez, dei um exemplo de que um profissional com e sem experiência não são, pasme-se, a mesma coisa.
EliminarE que negligenciar o factor experiência na hora de eleger o presidente de um clube da dimensão do FCP para mim acarreta riscos.
Quanto ao AVB, ele pode ter toda essa experiência que elencou mas experiência a administrar um clube de futebol, rodeie-se ele de quem se rodear, por mais voltas que lhe dê, tem zero.
Porque por muito que tenha treinado aqui ou na china, treinar e administrar um clube de futebol ainda continuam a ser coisas diferentes, acho eu.
E depreendo pela sua ordem de ideias que se o AVB não se chegar à frente com a sua candidatura, mas aparecer uma do Vitor Pereira, vota Vitor Pereira certo? Um homem do futebol que conhece e treinou o clube, treinou na china, no brasil, tem mundo e tal...
Mal do clube quando chegar o dia em que o nível de experiência que um candidato possui na gestão de um clube ou de uma grande instituição deixar de ser um factor a ter em consideração na hora de escolher o seu líder..
Brownie, pareces aquelas pessoas que acham que produtividade são o número de horas que trabalhas 😀 Experiência é um palavrão que significa zero. Experiência não tem só a ver se já exerceste um cargo! É mais do que isso. O Varandas, presidente do Sporting tinha experiencia prévia de gestão de uma organização da dimensão do Sporting? E o Rui Costa, ex jogador, tinha?! E o Macron presidente de França, tinha experiencia prévia de gestão de um país? Podia continuar! Acho engraçado como implicitamente pões o problema de gerir o FC Porto como uma tarefa super complexa! Neste momento o Porto é gerido pelo SC! Gerir não é difícil, seja a organização que for, só tens de ter duas coisas, dizer não 99% das vezes e saber rodear te com os melhores. Eu não quero saber o que o PC fez no passado! Quero saber é o futuro. E um homem com 85a já não tem futuro nenhuns. O PC passou quase a entrevista toda a tossir. A velhice dele entra nos pelos olhos a dentro.
EliminarComPortistas,
ResponderEliminarQuerer passar a ideia que a AG foi um sucesso e observar um dos principais personagens do episódio mais negro da história do Clube não apenas a poder participar na AG como também a ter direito à palavra, cantar o hino e no fim de receber o elogio da praxe do Presidente é apenas mais um exemplo que já se perdeu a noção do ridículo há muuuiiiitttoooos anos!
A Direção, princepescamente paga, deveria ter agido com máxima celeridade para identificar e punir todos os envolvidos nessa triste noite de modo a que as decisões, e as suas consequências, fossem eficazes a tempo da próxima AG. Não o fizeram porque não quiseram, e cá entre nós, é por demais evidente que vão tentar passar pelos pingos da chuva para evitar tomar a única decisão possível: a expulsão de sócios do Clube e proibição de entrar em qualquer recinto do Clube. O que estes senhores se esquecem é que cada um de nós JAMAIS vai esquecer aquela noite onde todos perdemos mas, principalmente, quem está lá em cima comodamente instalado finalmente abriu os olhos e percebeu que o tapete do poder se calhar está muito próximo de lhe fugir...
É vê-los agora com soluções mágicas para tudo (o que andaram a fazer estes anos todos? Será que é novo estratégia de negociação colocar-nos na pior posição possível anteriormente a fechar um acordo?), com entrevistas para todos sempre utilizando um tom menor, jocoso, desrespeitoso até, e que apenas e só os vai prejudicar ainda mais. E sim, teremos o Clube dividido até às próximas eleições. Com mais ou menos ruído vai depender do (in)sucesso desportivo no futebol asim como das outras modalidades.
A única notícia que relevo desta AG foi a confirmação que o André vai a jogo. Naturalmente que aguardo com muita expectativa esta oficilização, conhecer a sua equipa e programa para depois perceber de que forma vai decorrer o suposto período de campanha eleitoral, se vai haver debates entre os candidatos, se vão apenas existir entrevistas individuais, etc etc
Dezembro é mês de decisões, uma delas muito relevante para um dos 'objetivos da época'. A ver se o nível de jogo sobre para um satisfaz/Satisfaz bastante para conseguirmos exibições e resultados mais condinzentes a um dos candidatos a vencer todos os troféus cá no burgo.
Gilles27
Brownie, não, não votaria em Vítor Pereira para presidente do FCP. Mas dependendo do que AVB apresentar, poderei votar nele. Por uma razão muito simples: para mim Vítor Pereira é apenas um treinador, AVB é muito mais do que isso. Quanto à experiência, é o mesmo discurso do treinador. Depois, alguém que para além de todos os conhecimentos que tem sobre futebol e o FCP, também anda a preparar-se há algum para a função a que se candidata, não é pela experiência ou falta dela que me fará apoiar ou não.
ResponderEliminarÉ pena que Pinto da Costa desça tão baixo para denegrir AVB. O candidato tem mostrado muito mais inteligência do que o presidente. Li em algures que, “ quem luta com porcos acaba por ficar todo sujo”. Tenho a impressão de que AVB saberá como lidar com as provocações.
ResponderEliminarBom fim de semana para todos os Portistas
3asifa, o Mourinho antes de ganhar a Liga Europa e a Champions, foi assistente do Robson, como técnico principal fez um excelente trabalho nos lampiões, fez um excelente trabalho no Leiria, não era seguramente um amador.
ResponderEliminarO AVB relativamente ao Pinto da Costa de há 40 anos atrás tem mais bagagem para administrar um clube em quê exactamente? Porque quando Pinto da Costa assume a presidência do clube tinha anos de dirigência no FCP (modalidades, hóquei, boxe, director de futebol), não tem sequer comparação.
E já que experiência é só um palavrão que para efeitos de administração de um clube da dimensão do FCP vale zero, explica-me o que é que significa, em termos concretos, bagagem e mundo.
É que vai na volta e removo do meu CV que tenho experiência a trabalhar em x sitios durante x tempo e meto apenas que sou um cidadão do mundo cheio de bagagem, se calhar assim tenho mais oportunidades no mercado de trabalho.
Pegando nos exemplos que deste: com excepção do bronco do Varandas que tava no sítio certo à hora certa, o Rui Costa fez parte da direcção do orelhas mais de uma década, e o Macron foi gestor de algumas das maiores instituições financeiras do mundo e ministro da economia. Alguma coisa terão aprendido e imagino que tais experiências os terá habilitado minimamente a desempenharem as funções que desempanham actualmente, ou não?
E atenção, estou completamente de acordo que o ciclo Pinto da Costa já devia ter terminado, é um reinado decadente, sem um projecto.
Mas AVB, no meu parecer, para pegar num clube como o FCP, num momento crítico como aquele que atravessamos, vejo-o muito verde ainda.
Rapaz , informa-te antes de escrever .
EliminarPrimeiro , o Mourinho não fez um bom trabalho nem em Leiria , nem no Benfica , e quase nem aqueceu o lugar , tanto num lado como de outro .
No Benfica esteve em 11 jogos , 6 vitórias , 3 empates , 2 derrotas .
No Leiria , 20 jogos , 9 vitórias , 4 empates , 7 derrotas .
E não , o Mourinho quando começou com Robson , era tradutor , e não assistente .
O AVB está muito mais preparado do que PdC quando começou , porque tem cursos de gestão , já treinou por esse mundo a fora , tem conhecimento .
PdC tinha experiência como dirigente aonde começou na área da secção do boxe e pouco mais , mas reconheço o mérito de rapidamente perceber como funcionava o mundo do futebol e sobretudo o futebol português soube se rodear de gente competente , principalmente , nos anos 80 , 90 .
AVB verde ??? Isso é do Sporting !!!
Como disse noutro comentário , AVB se for eleito presidente não será o Messias , cometerá erros como toda a gente comete , irá acertar , ira falhar , irá ganhar , irá perder .
Jovem, até te responderia ponto por ponto mas fico-me só pelo seguinte: Mourinho no Leiria fez só a melhor época de sempre da história do clube, levou o Leiria a um inedito quinto lugar..
EliminarMas como é que fez uma grande temporada ???
EliminarO Mourinho saiu a meio da temporada para vir para o Porto !!!
Se achas que o quinto lugar do Leiria é bom , o que dizer do terceiro lugar do Paços de Ferreira de Paulo Fonseca que ficou em 2013 á frente do Sporting e do Braga !!!
Mas sabes que tenho razão , por isso para a próxima usa o ponto por ponto ...
um grande cirurgião cheio de experiencia mas que começa a tremer das mãos, retira-se.
ResponderEliminareste presidente cheio de experiencia tem o clube a beira da ruina, mente aos socios, tornou-se incompetente e rodeou-se de gente incompetene, todos a mamar a custa do Porto. negocios escuros a envolver sempre os mesmos protagonistas com claro prejuizo para o clube tornou-se uma banalidade e que os Pintistas já nem questionam.
Um bom Portista serve o clube, Chular nunca, mas e isso que faz o presidente experiente, para ele e para os grandes portistas F. Gomes, Baías, Macacos e afins. Tudo isto porque existem muitos Portistas que preferem idolatrar um homem a proteger a instituição que dizrm amar e que deveriam proteger.
Quando se começam a desculpar por desconhecer o projeto do André é mesmo uma desculpa de mau Portismo. Quantos mandatos têm sido necessários para o presidente experiente cumprir promessas eleitorais? qual o projeto do presidente experiente? a repetida promessa da academia que afinal só vai ser nossa daqui a 15 ou 20 anos e se ate lá o clube pagar as rendas que vão ser altissimas ou acham que alguem vai investir tanto dineiro e não vai querer ganhar muito dinehiro? Vender a exploração do Dragão hipotecando receitas dos proximos anos para pagar dividas contraidas no presente e no passado de gestões com muita experiência.
Mas claro, tudo isto anunciado com o pupolarismo de sempre para pintista ouvir e aplaudir.
Para mim o clube acima de qualquer pessoa, ninguem conhece o projeto do André, mas não duvido que não será pior que o melhor do presidente experiente.
o clube está em todos os aspetos um grande sombra daquilo que era ainda á poucos anos, o Grande Pinto da Costa há muito que perdeu os muitos creditos conquistados a frente do clube.
O André é um grande Portista, tem investido em formaçao para poder gerir o nosso clube, sabe muito de futebol conhece bem os bastidores é inteligente, bem formado e não tem problemas nenum em dizer que quer ver o benfica a perder sempre, mesmo na UEFA. ainda Não tem vicios e ainda nao esta rodeado de parasitas.
Eu prefiro ser operado por um jovem e inexperiente cirugião do que por um grande e experiente cirugiao que deixou de se atualizar e cujas maos lhe tremem por tudo quanto é lado.
No entanto não gosto de ver argumentos que Pinto da Costa já não serve por ser velho nem ver adjetivos relacionados com a idade. Se Pinto da Costa não tivesse perdido o norte seria um grande presidente mesmo com 100 anos e a gerir o clube a partir de um lar.
ResponderEliminarInfelizmente a idade potencia problemas a nivel cognitivo e claro que o presidente já não consegue gerir o clube, nem tem a frescura mental necessaria para agir ou reagir ao que quer que seja, nem capacidade para acompanhar a evolução natural que vai para alem de abrir guerra a lisboa ou apontar o dedo a CS.
não se retirou na altura certa e agora só vai fazer porcaria para tentar sair por cima.
tenho pena por ele. Os grandes culpados sao os que o têm apoiado sem terem um tom critico.
Pelo discurso tão aflitivamente pintista, cada vez acho + que o Brownie é algum afilhado do Dr. Madureira.
ResponderEliminarLê a minha última resposta ao Luis Negroni e o último parágrafo da minha resposta ao 3asifa, e encontras a resposta à tua acusação pateta de que sou pinto da costa forever só porque não acho o AVB o candidato ideal.
ResponderEliminarÉ que por incrível que te possa parecer, a dimensão do FCP permite-me nem ser pinto da costa forever nem avb for life. O clube não se esgota nestas duas figuras, e graças a Deus que assim é. Se lidas mal com isso, lamento.
E ninguém está a pedir nada a ninguém, estou a trocar opiniões com outros utilizadores do blogue que têm pontos de vista diferentes e que respeito.
Agradecia que fizesses o mesmo porque não faltei ao respeito a ninguém.
Se AVB não ser porque não tem experiência então nunca ngm vai servir. Ou vai ser tipo contratar jogadores e vamos buscar a outro clube um presidente para já ter experiência?
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarInfelizmente a idade não perdoa, e PC o melhor presidente que tivemos está a ficar uma caricatura do que era. A ironia não funciona, as piadas também e agora começou a dizer mal de AVB... Ainda vai ficar pior, temo eu..
Ouço dizer que AVB não tem experiência para ser presidente, além de termos de esperar pela lista dele, porque deve pessoas que o ajudem, temos de confiar nele. Rui Costa e Varandas são melhores do que ele? Tinham muita experiência de gestão?
Infelizmente não me acredito em nada do que foi dito, em 2 ou 3 meses resolvemos os problemas de anos a fio...
Brownie, pelo teu critério, então o Baia está mais capacitado para a função que todos os restantes que nunca foram administradores! Discordo frontalmente. Penso que o Brownie está a confundir experiencia com competência! Tu podes ser muito muito experiente mas um tremendo incompetente. E isto aplica se a tudo. O Cristiano Ronaldo com 17 anos era muito mais competente que muitos com 25! Deste o exemplo do Mourinho, aplica se ao AVB, o AVB teve um percurso similar como adjunto. É engraçado como menorizas tudo no AVB e maximizas tudo no PC. Comparaste o tempo em que PC foi dirigente antes de ser presidente, isto nos anos que? 70, 80? E isso é "mais" que todo o percurso do AVB, nos dias hoje? A sério que os anos 70,80 alguma coisa tem a ver com o mundo de hoje? Meu deus, estás mesmo cego! Dificilmente apanhas alguém com tanto mundo como o AVB. Está mais que preparado para a função. A gestão é multi dimensional. O que PC se destacou, foi na parte desportiva. Ai sim, foi dos melhores. Mas a nível de gestão financeira, foi um fracasso! E sempre foi assim com ele, o clube raramente apresentou bons resultados. O clube está tecnicamente falido. Dificilmente o AVB fará pior! E na parte desportiva, o AVB está mais que preparado, é doutorado na matéria. Como tudo na vida, o que tu tens de ser é competente, o resto vem. A competência não tem idade.
ResponderEliminarBrownie, quem desrespeitou os teus comentários? Eu não fui, tu é que vieste com o comentário pateta. Portanto, situa-te.
ResponderEliminarNão, não é porque não gostas de AVB, ou gostas de PC - aliás, até disse que tens todo o direito de gostar -, e pelos teus argumentos sobre o AVB.
Resumindo, podes comentar à vontade, defender a tua opinião com vigor, mas não apelides os meus comentários de patetas. Não gosto...
OLHA O NORTE.
ResponderEliminarEsta, de Taremi e mais 10 no atual momento, só pra você caro mister!!!
O sr presidente de melancólico a uns tempos esta parte, passou a um homem sorridente de riso rasgado até parece que ganhou a lotaria de Natal. Tenha calma, que a procissão ainda vai no adro. Deixe-se dessas piadinhas sem graça, há muito que o sr perdeu o humor. Já dá entrevista em pré campanha por dá cá aquela palha, só falta ir à CMTV canal da faca e alguidar.
É preciso mudar, para um FCP SEMPRE.
Sei que o tema é relativo às próximas eleições, mas permitam-me só um comentário, já que o sr presidente elogiou muito os super dragões pelo apoio que dão às nossas equipas. À semelhança de outros jogos de todas as modalidades, com excepção de uns 3 ou 4 por ano, onde estavam eles na 5ª feira passada, quando a equipa de hóquei patins precisava de apoio num dificilimo jogo da liga dos campeões?
ResponderEliminarUma nota sobre as finanças dos clubes ganhadores no nível a que o FC Porto se deve propor.
ResponderEliminarNão há nenhum clube habituado a ganhar troféus que não tenha dívida monstruosa, ou pelo menos grande, o que os distingue dos outros, para que continuem a parecer que têm poços de petróleo ou gaz natural no quintal, é a demonstração inequívoca aos investidores que as suas administrações souberam construír, a todos os níveis, teias de influencia que lhes minimize ou até anule o risco de eventuais situações de insolubilidade financeira. Já ninguém investe só pelo prestígio da marca/clube, valor do plantel ou fantásticas demonstrações no Exel e deixando o sucesso desportivo ao infortúnio da bola na trave, muito menos ás decisões arbitrais.
Quem quiser que entenda.
O Bayern de Munique, tem dívida monstruosa? Lá está, gestão alemã.
EliminarJoker, não é preciso ir à procura de exemplos lá fora, temos o exemplo do FCP. Já tivemos muito mais sucesso desportivo e com melhores contas. Tínhamos passivo, mas era muito menos, capitais próprios positivos, tínhamos de vender, mas em bem menos escala e também mais oferta para venda, se me é permitida a expressão.
ResponderEliminarAgora vem aí um contrato fantástico que vai resolver alguns dos nossos problemas. Lembro que quando assinamos com a Altice, a conversa foi a mesma, e o que aconteceu? Violamos o fair-play financeiro, os capitais próprios dispararam, o passivo, idem. O problema é quem gere, gere muito pior do que geria.
Quantos exemplos há, por ai, de presidentes executivos com 85a ou mais? E com 90a? Porque será a idade que PC terá se for eleito e cumprir o mandato até ao fim. E a gerir, organizações do tamanho ou maiores que o FC Porto.
ResponderEliminarO Silvio Berlusconi que faleceu em Junho tinha 87anos e era presidente do Monza e antes o AC Milan .
EliminarO Agnelli também esteve muitos anos como presidente da Juventus (agora está o filho)
O Santiago Barnabeu esteve no Real Madrid 35 anos e só saiu de lá quando faleceu aos 82 anos , acho que Pinto da Costa que já lhe bateu o record de longevidade dele , também só quer sair quando falecer .
Se PdC for eleito para mais 4 anos , as hipóteses de falecer nesse tempo são grandes (espero que não!!!) , as hipóteses de adoecer são inerentes á idade são reais , e as hipóteses de perder a lucidez nos próximos 4 anos são quase uma certeza .
Por isso acho que Pinto da Costa não devia se recandidatar , que deixe isso para outros , está mais que na hora de passar o testemunho .
Dragonguard, na Juventus e se lhes apetecer e puderem, os Agnelli podem estar lá até aos 100 anos, a Juventus é da família Agnelli. Mas o FCP não é da família Pinto da Costa, é dos sócios, é completamente diferente.
EliminarDeste exemplos todos relacionados com futebol. Se fores ao Wikipedia, verás que o Berlusconi esteve relacionado com o Milan até 2017, tinha 81a quando saiu. O Agnelli tinha 81a quando morreu. O Santiago Bernabeu tinha 83a quando morreu. Quem defende a continuidade do PC, é bom terem noção do surrealismo, de votarem em alguém com a idade que tem. Não direi que será caso único a nível mundial, mas para lá caminha.
EliminarPinto da Costa está claramente em decadência e fora de contexto para gerir um clube como o FCP actualTempos houve em que brilhou pelo discurso e atitude desafiante e até provocatória para com os clubes de Lisboa e o Centralismo, o que serviu ao clube para reduzir o desprezo e sectarismo a que fora votado ao longo de décadas pelo poder centralista. Por outro lado esta atitude, junto com os títulos e troféus conquistados, bem serviu PC para se manter na crista da onda e acrescentar poder e popularidade, quiçá unanimidade e hegemonia perante sócios e simpatizantes. Este estado de alma começou a esboroar-se logo aquando do AD, onde se esperava uma resposta firme e contundente de PC e do FCP aos ataques, insídias e infâmias a que o clube foi sujeito, onde vimos respostas tíbias, pouco assertivas e contundentes que deixaram cair o clube na lama dia após dia, ano após ano, sem retórica nem defesa capaz .Por outro lado, a gestão do clube começou a resvalar e a ser entregue a interpostas pessoas que não mais visavam que o lucro pessoal à custa do Clube.Ao mesmo tempo PC rodeia-se de gente e amizades a quem entrega influência e poder, ficando ,de certa maneira, "refém" das mesmas no que a alguma gestão do clube diz respeito. É notório ainda e salta à vista que a actual política do Presidente se baseia essencialmente nos interesses económicos pessoais e dos seu "amigos" descurando a gestão do clube numa direcção política de valorização e rentabilização de activos para o seu engrandecimento desportivo.Por tudo isto e muito mais, qualquer candidato para os destinos do clube será sempre melhor que a do actual Presidente
ResponderEliminarQuem é a favor da continuidade do PC, tem de assumirem uma coisa que é falsa. Assumem que ele tem futuro! Se PC tivesse 70a, já é uma idade avançada, daria de barato, que, baseado no que fez no passado, ainda seria a pessoa certa. Aceitaria que ainda houvesse pessoas com este raciocínio. Embora ache e muitos achem, que se deveria afastar para permitir a renovação do clube. O PC poderia ser presidente emérito. Teria sido o melhor para o clube. Mas quem é a favor da continuidade, só usa o passado como argumento, o que o PC fez e esquecem se, que o passado não interessa para nada, o que conta, é quem for eleito, o que vai fazer de 2024 em diante. E aí, do ponto de vista lógico, não se consegue defender a continuidade do PC, porque um homem de 85a, a caminho dos 90a, não tem futuro! Estas pessoas estão a deixar nas mãos da biologia, o problema da morte dele. O homem não vai viver para sempre! E mesmo que vivesse até aos 100, seria inédito a nível mundial, só nas ditaduras isto poderia acontecer. Do ponto de vista racional é muito difícil defender que o melhor que o clube arranja, sendo um grande clube, é entregar o seu destino nas mãos de um idoso. Então, terei de dizer, que somos um clube pequeno! Se somos grandes, como o Brownie defende, então temos de ter pessoas novas para assumir o destino deste clube. E não estou a dizer que o AVB seja o melhor. Mas claramente tem mais futuro que o PC, é a lei da vida.
ResponderEliminarEm 2011, estávamos quase a fechar um ciclo brutalmente ganhador, o melhor de sempre do FCP, e tínhamos boas contas, um passivo muito menor que o actual, dívida à banca muito inferior à dos rivais lisboetas, capitais próprios positivos ou perto disso e tivemos lucro sem Champions só com a transferência por 15M do AVB pró Chelsea (as de Falcao e Rúben Michael pró At. Madrid não foram contabilizadas em 2011). Agora, ganhamos muito menos, precisamos de Champions...e boa...e duas vendas grandes ou uma venda excepcional para termos lucro e o plantel é o que está à vista: O único fora de série com idade boa para vender é o Diogo Costa. Está tudo muito pior, a todos os níveis, e a sensação que qualquer um tem é a de que esta administração perdeu completamente o pé e cada vez se afunda +. Já estamos na fase dos milagres, com empresas beneméritas que vão dar-nos centenas de milhões, a nós que estamos falidos, só pelos nossos bonitos olhos ou pouco +. Mas apesar da ruína, milhões em prémios continuam a meter-se aos bolsos.
ResponderEliminarTemos a sorte...da qual alguns nem têm noção..., no meio de tanto desastre, de haver uma alternativa de grande nível, muito acima na minha opinião do que têm os nossos rivais. Alguém na idade certa, com carisma, inteligente, grande comunicador, conhecedor profundo de futebol, vivido ou com mundo como diz o Vila Pouca, e que até tem adquirido formação superior na área da gestão executiva numa das melhores universidades do mundo, o que só abona a favor das suas capacidades e do seu sentido de responsabilidade.
Se AVB apresentar uma grande equipa e um grande programa, e mesmo assim, em Abril, tudo ficar na mesma, vamos merecer tudo o que de ainda + mau venha a acontecer ao FCP.
MODELO DE GESTAO DO BAYERN DE MUNIQUE (notícia de 2021)
ResponderEliminarO Bayern de Munique, por sua vez, optou por um caminho diferente.
"Há apenas um grande clube europeu que tem continuamente obtido grande sucesso nos últimos 20 anos sem dívidas e obtendo lucros todos os anos: o Bayern München, vencedor da Liga dos Campeões do ano passado. Eles seguem um estilo de gestão muito criterioso", ressalta Kowalsky.
O Bayern tem como parceiros os próprios patrocinadores, no caso a Adidas, a Allianz e a Audi, que têm assento no Conselho. O modelo de gestão separa o clube do futebol e busca otimizar o trabalho dos funcionários, com ferramentas para controle em Recursos Humanos, prioridade de gastos e cortes de despesas, quando necessário. Cada jogador é contratado de forma planejada, sem que o clube gaste mais do que possa pagar.
Algo, por exemplo, que o Barcelona não faz. Com dívidas de 1,173 bilhão de euros (R$ 7,6 bilhões), o clube luta agora para debitar quase 200 milhões de euros (R$ 1,295 bilhão), segundo artigo da alemã Sport1, em pagamentos pendentes de transferência para outros clubes. Também os salários dos jogadores têm ficado pendentes, como o do próprio Messi.
Ao falar sobre a dívida do clube espanhol, para a Sky Sports, o dirigente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, ex-craque da seleção alemã, se mostrou surpreso.
"Se o Bayern tivesse essa dívida, eu não conseguiria dormir tranquilo à noite. Mas acho que isso não vai mudar nada. Um clube como o Barcelona não vai sofrer pelo valor que tem para uma região como a Catalunha. Mas lamento profundamente que os clubes possam atingir dívidas desta dimensão. No Bayern, fomos e continuamos a ser modelos a seguir. Isto, tendo em conta o que acontece no Barcelona ou até na Itália, onde já nem pagam salários. Aqui, procuramos o sucesso desportivo, mas também a estabilidade econômica. Li sobre as dívidas do Barcelona quando estava almoçando e quase me engasguei", disse.
Opinião pessoal
Em Portugal é virtualmente impossível implementar este modelo de gestão, simplesmente por não existirem marcas de escala global, para não falar na dimensão do próprio mercado, logo o exemplo é inapropriado para o FC Porto.
Haverão outros adequados à nossa dimensão de Clube/País periférico, sendo justo lembrar que o nosso sucesso financeiro descamba, entre muitas outras peripécias, mais ou menos na altura em que a UEFA proíbe, hipócrita e cinicamente, o recurso aos Fundos Financeiros.
O futebol hoje em dia é uma autêntica lavandaria de dinheiro sujo. Não, não é impossível. Recuso me a aceitar, que futebol é sinónimo de dívidas. Enquanto houver macacos a vender utopias que os adeptos não se interessam com as finanças, só lhes interessam as bolas q entram e não se perceber, a quem verdadeiramente interessa esta narrativa, que estupidifica os adeptos, não vamos a lado nenhum. A uefa, fifa são sujas. Mas o Bayern Munique, mostra que é possível outro caminho. É possível teres um clube sustentável, claro que não vais ganhar sempre. Mas a alternativa é uma ilusão, um dia vais ter de pagar o preço.
EliminarNa minha opinião o fator idade não é a razão da decadência de PC. O poder, o sucesso, o dinheiro e também a bajulação é que lhe fizeram esquecer outros valores maiores
ResponderEliminarHá várias razões que colocaram o FCP nesta situação difícil em que se encontra e mais que estar agora à procura delas é importante discutir o FCP daqui para a frente. Esse é que deve ser o tema da campanha e com elevação - somos todos portistas - e não com ataques, fake news e teorias da conspiração.
ResponderEliminarJá disse muitas vezes, mas não é demais repetir, o aparecimento de candidaturas, desde que venham por bem e não tenho dúvidas que é esse o espírito do AVB, devem ser encaradas com naturalidade, um sinal de vitalidade e não como como crime de lesa FCP, um afrontamento, falta de respeito, memória, traição, ingratidão.
Acho que o AVB, se, um grande se, apresentar a candidatura em Janeiro, deveria deixar claro, que é a única vez que o faz. Seria um golpe de génio. Obrigaria os sócios a pensar duas vezes. Como o Negroni aqui disse, se os sócios votarem no PC, vão merecer tudo o que correr mal. E depois não podem dizer, que não tiveram opções!
ResponderEliminar