sábado, 2 de dezembro de 2023

F.C.Famalicão 0 - F.C.Porto 3. Vitória justa, exibição com pouco brilho, resultado exagerado


 

Depois da derrota em Barcelona e sem tempo para ficar a carpir mágoas, o FCP tinha uma viajem curta até Famalicão para defrontar o conjunto local, um adversário sempre difícil de ultrapassar.

De início com Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso e João Mendes, Pepê, Varela, Eustaquio e Galeno, Taremi e Evanilson, o FCP entrou a pressionar alto, na ressaca de um lance de bola parada, livre sobre a esquerda, aos 9 minutos Evanilson marcou, adiantou a equipa de Sérgio Conceição que não podia ter melhor início de jogo.
O Famalicão reagiu ao golo, pelo lado de um João Mendes algo desamparado, criou perigo, também Jorge Sánchez tinha dificuldades no lado direito. 
O jogo estava enrolado, muito disputado a meio-campo, pouco espaço, muitas faltas, muitas paragens. Nesse período Famalicão mais prático a meter a bola na frente e apanhar a defensiva portista em contrapé, quase sempre pelas laterais, estava melhor e mais perigoso. O FCP raramente chegava à área da equipa minhota.
Foi já nos últimos 5 minutos que os Dragões chegaram à frente, remataram à baliza. Primeiro João Mendes quase fazia o segundo - seria um frango -, no canto novamente o perigo junto à baliza de Luiz Júnior. Na resposta muito perigo para Diogo Costa, com o conjunto da casa a pressionar na procura do empate.
Já com o tempo de desconto esgotado, Taremi aumentou a vantagem, após uma excelente jogada de contra-ataque conduzido por Galeno.

O intervalo chegou com os Dragões na frente por 2-0, resultado que era demasiado pesado para aquilo que a equipa do Famalicão fez nos 45 minutos iniciais.

Na segunda-parte o conjunto de João Pedro Sousa entrou a atacar, FCP incapaz de ter bola, sair a jogar, chegar à frente, nas poucas vezes que chegou não era capaz de encontrar as melhores soluções. Era um Famalicão bom, perigoso e perto do golo, frente a um Porto a um nível baixo e que quase não saía de trás.
Aos 73 saíram Varela e Evanilson, entraram Grujic e Francisco Conceição.
A forma como alguns jogadores do FCP, particularmente Pepê, andavam com a bola até a perder, irrita até o mais calmo dos adeptos.
Aos 81 minutos Zaidu viu segundo amarelo, foi expulso, vida mais facilitada para os portuenses.
Ao minuto 84 saíram Eustaquio e Galeno, entraram Ivan Jaime e André Franco.
Mesmo com menos um o Famalicão não desarmava, mas foi o FCP a marcar o terceiro. Contra-ataque exemplarmente conduzido e concluído por Francisco Conceição. Chico que quase fazia novo golo num excelente remate que foi ao poste.
Aos 90 minutos saiu Taremi e entrou Toni Martínez.

Uma exibição que não brilhante, longe disso, mas um vitória justa, com um resultado exagerado. A equipa da casa não merecia uma penalização tão dura.

Mesmo com dois golos de vantagem, o FCP teve muitas dificuldades em fazer um futebol dinâmico, fluído e com alguma qualidade. Idem para controlar o jogo com bola.
Mesmo já com um jogador a mais e haver mais espaço, terceiro golo é um bom exemplo de como se deve fazer.

53 comentários:

  1. Espero que o lateral esquerdo passe a ser o mendes.

    ResponderEliminar
  2. O Pêpê já é um cado de psiquiatra. Uma banalidade, uma inconsequência delirant
    e. Basta dizer que marcamos 3 golos e não em esteve nenhum deles. Eu já só peço que não estrague muito

    ResponderEliminar
  3. Não se jogou bem mas finalmente lá se ganhou por + que 1 de diferença e lá se marcou + que 2 golos. Foi um marco, em termos de resultados no campeonato, esta época. E ganhar por 3 a zero ao Famalicão em sua casa, nunca é fácil. Agora só espero que tenha continuidade contra o Casa Pia, em casa, que é onde surpreendentemente temos estado pior. 5 pontos perdidos em casa contra o último e o 13° actuais, é mau demais. Fora temos estado bem, pelo menos em termos de resultados. E o Evanilson, leva 1 golo a cada 78 minutos, muito bom, ter 1 goleador em campo ajuda muito a ganhar os jogos. O Francisco Conceição também tem estado bem. Era bom que o Ivan Jaime também começasse a aparecer ao nível do Francisco Conceição, quantos + houver capazes de desequilibrar, melhor.

    ResponderEliminar
  4. Vitoria justa mas que deveria ser pela diferença mínima. O Famalicão tem bons jogadores e o poveiro Gustavo Sá - um ex-sub 12 do FC Porto e mais dois anos na Dragon Force - enquanto durou encheu o campo. O problema é quando dão o salto para o melhor clube português, depois andam ás aranhas, como Fran Navarro ou o talentoso Ivan Jaime. É que aquilo pesa e não pra todos, embora pareçam quando não estão lá,terem categoria suficiente. E preciso treinar bem e correr melhor.

    Estam defesa do FC Porto foi um autêntico passador, só se salvando o velho Pepe e o moço João Mendes, este com mais dificuldade mas bem melhor que Sanchez, um efusivo coador quase sempre batido pela velocidade do oponente. Valeu o velhote e Diogo Costa até Fábio Cardoso se recompor de 2 casas abertas seguidas.

    Ganhamos num campo muitíssimo difícil, contra uma boa equipa, com muito bons jogadores e muito bem treinada. Tivemos a sorte do jogo e até não ficaria escandalizado se marcassem pênalti cometido por Eustáquio num remate à queima dentro da área.

    Quanto a nós continuamos na senda das lesões que nos impede de embalamos com um equipa certa.

    Siga agora para a Amoreira e ensinar-lhes como se faz uma canoa.

    ResponderEliminar
  5. Sinto muita admiração pelo dono deste blog e por muitos dos seus comentadores. Nós queremos ganhar sempre, mas temos a honestIdade de reconhecermos e de dizermos, sim, ganhámos, mas o adversário não merecia tal castigo. Se toda a imprensa fosse assim… boa noite a toda a família Portista.

    ResponderEliminar
  6. Boas

    Fico com a sensação que há uma melhoria na maneira como finalizamos.

    O resto foi parecido,com os restantes jogos efectuados até ao momento.

    O Famalicão não marcou por culpa própria.
    Quanto a isso vivemos bem.

    Agora dar as abébias para tal é que já não é tão bem.

    Não há voz de comando a defender(como equipa) nem mesmo Pepe neste momento.

    O mister tem de fazer melhor nesse processo de jogo.

    É a minha opinião

    ResponderEliminar
  7. OLHA O NORTE.
    MELHOR O RESULTADO QUE A EXIBIÇÂO.
    Não querendo tirar a justiça à vitoria, a exibição foi o mais do mesmo, sem colorido.
    Quase 100% de eficácia, por aqui estivemos bem, coisa que já não acontecia a uns tempos a estas parte.
    Podem dizer tudo e mais alguma coisa do Francisco, mas este Chico chicão é o abre latas das defesas, dá velocidade, marca golos, faz assistências é a arma secreta do FCP. Esta do Francisco, é mais uma das historias mal contadas do sr presidente, vender o jogador ao preço da uva mijona e agora dar dobro para o comprar! Coisas da má gestão deste senhor.
    FCP alé alé, para não haver confusões, já chega de tanto puxa sacos...

    ResponderEliminar
  8. Absolutamente de acordo com o essencial aqui dito por VP e outros. Gostaria de prestar admiração por alguns jogadores do Famalicão. É pelo seu Treinador. Temos sempre aquela sensação que todos sabem o que andam a fazer. 3 foi pesado, muito pesado.
    E agora um palpite e não mais do que isso - se um dia SC sair... Dos que trabalham e Portugal, era este o treinador que teria minha preferência.

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,
    Apenas vi a segunda parte. Honestamente não vi grandes melhorias. Temos uma dificuldade em controlar e dominar os jogos que é gritante.
    Acho interessante a necessidade de elogiar o Taremi e o Eustaquio. O primeiro pelos vistos já não é avançado. Se assim fosse era medido pelos golos e não pelo que corre. Deve ser por isso que o Martinez joga tantas vezes. É pelo que corre. Quanto ao Eustaquio, desafio qualquer adepto a contar os passes para a frente ou de rutura é capaz de executar bem. O primeiro pensamento é sempre jogar para trás. Nunca devia jogar no FCP. Mas eu sou um bitateiro

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez, se o importante é a vitória, conseguimos, embora por números exagerados.
    Mas ... colocamo-nos a jeito, temos de melhorar urgentemente, não me parece que tenhamos melhorias significativas, este ano vai ser sempre assim, com o credo na boca, transpiração e raça, pouco mais.
    Uma palavra para o João Mendes, não comprometeu, que tenha mais oportunidades, tal como outros miúdos com potencial da B. O Francisco também está em boa forma.

    ResponderEliminar
  11. O jogo correu bem , espero ver o João Mendes mais vezes , o Francisco Conceicão a titular .
    Este mês de dezembro vai ser duro e importante para o resto da temporada segue-se .
    Estoril - FCPorto ( taça da liga)
    FCPorto - Casa Pia ( campeonato)
    FCPorto - Shakhtar (Champions)
    Sporting - FCPorto ( campeonato)
    FCPorto - Leixões (taça da liga)
    FCPorto - Chaves ( campeonato)


    ResponderEliminar
  12. Jogo razoável, vitória boa! Parece-m algo exagerada...
    Pegando nas palavras de 1 otario "não passar aos oitavos final da champions league seria catastrófico", é ótimo para acumular responsabilidades e pressão! Pelo q temo pelo jogo contra os 🇺🇦 ...
    Este João Mendes não sendo um Nuno Mendes, não parece mto inferior a 1 Zaidu ou wendell... talvez mereça outras oportunidades!
    Tivemos 1arbitro simpatico ontem, não em lances capitais, mas de uma forma geral nas decisões... de qq das formas, e independentemente do q esses assalariados dizem, não entendo lance para grande penalidade, estando o braco encostado ao corpo; aceitava vermelho no Evanilson, mas o amarelo q não existiu ficava melhor; ridículo dar 3m de compensação e o FCPORTO marcar ao minuto 4... para mim o grande erro desta arbitragem! Um erro básico q reflecte bem a qualidade dos nossos arbitros...

    ResponderEliminar
  13. O mais importante deste jogo foi a oportunidade dado ao João Mendes, finalmente Zaidu ficounde fora e merece porque tem estado muito desastrado. Quanto ao jogo, e como os restantes comentários, correu-nos tudo bem e fomos eficazes ao contrário de outros jogos em que não ,arcanos e levamos um golo ou outro que nos roubaram pontos.
    Gostei da entrega do Francisco, e de ver o regresso do Jaime.

    ResponderEliminar
  14. Os FDP que estão sempre a ser levados ao colo, lá vieram + uma vez atirar-se à arbitragem do FCP, onde não aconteceu nada, não há penálti nenhum que alguma vez fosse marcado contra slb ou sporting. O Porto tem que fazer-lhes a mesma marcação cerrada, não pode deixar passar a sombra dum erro a favor deles, até porque tem muito + razões de queixa que eles que não têm nenhuma. Não lhes basta serem levados ao colo todos os jogos ainda estão sempre a fazer pressão pra que o FCP seja roubado. Lá fora é o que se vê e me dá muito gozo, têm 1 pontito em 15 possíveis porque o Inter veio jogar à luz apagada com a equipa B, senão, eram Zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E achas que vão fazer isso ???
      Os nossos dirigentes preocupam-se mais em meter os sócios na linha , os que se atrevem a questionar , os troublemakers .
      Ir para cima dos milhafres dá trabalho , e requer disponibilidade .
      No máximo uma palavrinha na terça feira , no programa do Porto canal e é tudo .
      Agora se tivéssemos uma comunicação forte , iríamos com tudo para cima deles e obrigalos a engolir aquele comunicato hipócrita e patético , esfregar na cara deles os jogos aonde foram beneficiados e não foram poucos !!!

      Ontem vi o jogo do Atlético Mineiro, e o Hulk continua em alta , grande golo e grande assistência para o segundo golo (verdadeiramente delicioso) , que jeitão que dava á nossa equipa !!!

      Eliminar
  15. Mais um jogo, igual à maior parte aos dos ultimos meses. Melhor o resultado que a exibição.

    Como nem tudo é mau, gostaria de salientar a equipa B. Dá gosto ver a equipa jogar, na maior parte dos jogos. Muita qualidade individual, incluindo um banco recheado de sub19.

    Não sendo obrigatório todos chegarem à equipa A, é obrigatório dar crédito e terem a hipótese de suprimir uma ou outra ausência. Acho que iriamos ter agradáveis surpresas.

    ResponderEliminar
  16. O Atlético Mineiro tem lá um avançado que é um craque, Paulinho de seu nome. Mas já deve ser caríssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueça DVP , o Paulinho tem uma cláusula de 60 milhões de euros , mesmo dando de barato que saia por bem menos da cláusula , não sairá de certeza por menos de 20 , 25 milhões de euros , incomportável para a carteira do nosso clube .
      O Zaracho podia ter vindo , mas o Alan Varela e Nico foram os escolhidos também por ser mais baratos .

      Depois do empate dos milhafres , prevejo uma semana de berreiro á volta da arbitragem .

      Eliminar
  17. Jogo na senda do que têm sido os jogos para o campeonato, sendo que desta vez fomos eficazes e conseguimos aproveitar o pouco que criamos.

    O vazio diretivo é mesmo evidente neste nosso Porto. Parece que temos 2 equipas independentes, A e B, que são geridas ao bel-prazer dos seus treinadores.

    João Mendes, mesmo não sendo grande jogador, conseguiu demonstrar que não é difícil arranjar substituto para Zaidu. Se mesmo com um défice de qualidade na lateral esquerda, o treinador da equipa principal só aposta no lateral da equipa B, que já tem 23 anos, em último recurso e numa altura em que está em fim de contrato porque raio é titular da equipa b? Já devia estar a jogar alguém com perspetivas de futuro.

    Ao que se vai vendo, Zé Pedro mesmo não sendo um central como estamos habituados no Porto, consegue ser por esta altura, a seguir a Pepe, o melhor central do Porto. Só joga na A, quando não há mais ninguém.

    Depois temos Zé Pedro e Romain Correia com 26 e 24 anos a serem titulares na equipa B em detrimento de Gabriel Brás (19 anos), que é o único que pode vir a ter qualidade para ser um central á Porto. O objetivo é ser campeão ou formar jogadores para a equipa A?

    Temos 2 laterais direitos muito promissores na equipa B, mas fomos buscar um lateral ao Ajax que ainda não deu sequer sinais da razão que o leva tirar minutos a esses miúdos.

    Com o deserto de ideias no nosso meio campo, e principalmente com lesões que houveram de alguns jogadores, não se percebe como Vasco Sousa não tem mais chamada à equipa principal e consequentemente mais minutos na mesma.

    De Wendell já nem vale a pena falar, se há jogador que merecia a oportunidade de vestir a camisola da equipa principal, era ele. No entanto está completamente tapado com 5 jogadores da equipa principal, que atuam na sua posição. Sinal que quem está em cima nunca olhou para ele como um jogador que podia ser útil, uma vez que também já tem 23 anos.

    A equipa B devia maioritariamente para miúdos com potencial, que quando apresentassem rendimento elevado, deviam ser premiados com a chamada à equipa principal. Não obrigatoriamente de forma permanente mas para passar a mensagem aos miúdos que o clube está atento e que premeia quem trabalha e quem demonstra qualidade.

    Sei bem que a equipa B não é o remédio para todos os males, agora temos uma equipa B que joga melhor que a A, jogadores a destacarem-se na B e não temos dinheiro para contratar, porque é que só têm uma oportunidade na A quando não há mais ninguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia ser mais certeiro.
      Infelizmente também só vejo os adeptos preocupados se a equipa b ganha ou perde, embora isso não desculpe o resto.
      Já coloquei essa questão muitas vezes, para que serve a equipa b?
      Se é para continuar como tem sido já disse, acabem com ela.
      Prefiro uma equipa b a lutar para não descer mas a dar minutos e a preparar jogadores que efectivamente possam fazer uma carreira no plantel principal do que estes resultados mas com jogadores de 23/24 anos que todos sabem que nunca vão ascender.


      Eliminar
  18. Alexandre essa é uma discussão muito interessante, mas vem do tempo do regresso da equipa B. Não faz sentido ter equipa B e um plantel com 30 jogadores.

    ResponderEliminar
  19. O jorge sanchez parece me ser uma nulidade...em nada superior ao rodrigo conceição... .

    ResponderEliminar
  20. Quanto ao jogo acho que foi justa a vitória do fcporto. Fomos eficazes nas poucas oportunidades que tivemos!

    ResponderEliminar
  21. Boas

    Não sigo futebol muito,acho que se vi 1 hora de futebol da b foi muito.

    Mas sei que (acho eu) que da b ,vieram Otávio,Galeno e Namaso.

    Otávio, foi sendo emprestado até voltar( ou seja não precisava da b)podia logo ser emprestado.

    Galeno,foi e voltou,por um número alto de euros.

    Namaso, falta mostrar quem tem qualidade para futebol de alta competição.

    Não sei o que os outros clubes fazem com as B.
    Mas no Porto, fico com a sensação que é um negócio dentro de um negócio.

    Se me permite já que falaram no brasileirão aqui.

    O Luís Castro teve uma conversa há uns tempos atrás.em que referiu algo assim.

    Ele treinou um clube e havia um adepto não contente com a prestação do clube dizia-lhe audívelmente, palavras desagradáveis,pela prestação em campo da equipa
    Isto passou,e a equipa melhorou até ao ponto que ele foi contratado para uma equipa melhor.
    E quando regressou a esse terreno novamente o mesmo adepto, presenteou com duas palavras.
    Grande traidor.

    Isto para dizer,que o sonho das arábias até pode trazer uma champions lá do sitio.
    Ja ganhou a champions árabe, ou seja lá como se chama.

    Mas trocar uma campanha como o Botafogo estava a fazer.
    Por um projecto de dinheiro.
    Foi trocar a imortalidade no Brasil,porque ser campeão com o Botafogo que tinha subido a epoca passada,para o brasileirão seria um feito histórico.
    Esta é a minha opinião.

    Porque projectos das arabias iriam sempre lhe aparecer, penso eu talvez não com números tão elevados, mas bons números de certeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plantel da equipa principal tem de ter 25 jogadores no máximo , e depois ter uma equipa B , com jogadores a entrar no plantel principal .
      Não faz sentido ter neste momento 30 jogadores no plantel da nossa principal equipa .

      Não vale a pena censurar o Luís Castro por ter trocado o Botafogo pelo Al Nassr das arabias , como se diz , money talks .
      Nunca saberemos se tivesse ficado no Botafogo se seria campeão , ele quando saiu estava em primeiro com 13 pontos de vantagem sobre o segundo classificado , depois veio o Bruno Lage e começou aí o descalabro do Botafogo , Lage foi despedido e quem o substitui não fez melhor .
      O Abel Ferreira vai ser campeão com o Palmeiras , 2 libertadores da América e 2 brasileiroes , excelente trabalho , mas acho que está na hora de Abel regressar á Europa ou quem sabe ir ás arabias .
      Engraçado que Bruno Lage falhou em todo lado , Brasil , Inglaterra .
      Tirando aquela segunda volta no Benfica , aonde foi obscena mente e escandalosamente levado ás costas pelos padres de serviço , sem isso seria zero !!!

      Eliminar
  22. A equipa A devia ter apenas 22 jogadores, 2 por posição e o resto, em caso de necessidade, devia vir da equipa B e dos Sub19. E nos 22 da A deveria haver sempre, pelo menos, 1/2 dúzia de jogadores formados no clube. E antes de se gastar 7, 8, 10M nalguma contratação deveria olhar-se bem, antes, para a equipa B. Gastou-se 7M no Navarro, que pouco utilizado é, será que o Wendell não servia? Tinham-se poupado 7M e se calhar não estávamos + mal servidos. E na equipa B, embora tenha de haver sempre uma meia dúzia de jogadores + experientes, uma espinha dorsal...não podem ser todos miúdos vindos dos Sub19 e contratados com essa idade, há que manter a equipa na 2a liga pra que evoluam num nível competitivo o + próximo possível da 1a liga..., o grosso do plantel devia ser constituído por miúdos vindos dos sub19 com potencial pra chegarem à equipa A. Isto é que seria uma gestão desportiva racional, pra mim. Poupava-se muito dinheiro e muito provavelmente ficávamos + bem servidos na equipa B e onde + interessa, na A. Mas seria preciso que a administração quisesse, o Folha quisesse e o SC quisesse. Todos falam nos superiores interesses do FCP, deviam agir + em consonância com isso.

    ResponderEliminar

  23. O lance mais inexplicável do jogo é o penalty óbvio não marcado contra nós (Eustáquio a esticar-se todo para bloquear a bola com o cotovelo). Não admitir isto é ser indiferente ao que se vem passando jogo após jogo no nosso futebol: Porto, Benfica e Sporting são actores principais, o resto são figurantes.

    Num comentário acima, até há quem diga que não há penalty nenhum porque nunca seria marcado contra Benfica e Sporting. Estranha lógica, mas que diz muito da maneira como se vê o futebol em Portugal: o penalty não é penalty, não porque não o seja mas porque nunca seria marcado contra os nossos rivais.

    Quanto o essencial é: mais uma vez, um clube grande (infelizmente o meu) teve um árbitro corrupto ou medroso a olhar para a televisão. Depois desta jogada, mudei de canal: pior do que o desespero em que entro quando sou prejudicado é o desconforto que sinto em ser beneficiado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol
      Entendo o porquê de algumas freguesias serem extintas...
      Caro colega, se o Eustaquio se desviasse da bola para não apanhar com ela, aí é q estávamos mal... digo eu :)
      Vou-te extinguir também, sinto-me desconfortável em perder tempo com caso perdido...

      Eliminar
  24. Olha o presidente da junta apareceu agora, logo no momento em que há uma polémica que envolve um lance na área do FCP. Mas é apenas porque e vou citar, "pior que o desespero em que entro quando sou prejudicado é o desconforto que sinto em ser beneficiado."
    Bravo, presidente da junta!

    ResponderEliminar
  25. Caros Portistas,

    Caro DVP, esse presidente da junta é mouro disfarçado ahahah deve julgar que aqui se come palha como no pasquim a bosta ahahah. Ganhamos + 3 pontos num campo difícil mas 3 pontos muito importantes. Continuamos com os mesmos problemas de sempre a definir mal no ultimo passe, falhar passes fáceis e nas bolas para das uma miséria. Para o jogo da taça lucilio espero que o SC vá com os suplentes e alguns da equipa B, a taça lucilo não interessa para nada a não ser a quem durante anos e anos só ganhava essa porcaria. O lateral da equipa B tem jogado e não tem comprometido, mas só aparece agora que está em final de contrato??? A equipa B foi criada para os juniores subirem e ganharem andamento 'para chegarem à A, agora é onde se fazem os maiores negócios no FCP, não dá nas vistas.
    Temos de ganhar todos os jogos até fim de ano no campeonato para podermos ser candidatos ao titulo, na champions se não nos apurarmos é catastrófico a todos os níveis.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  26. Há "portistas" que doem-se muito com a raridade do Porto beneficiado. O FCP é prejudicado inúmeras vezes, à bruta, e aí nunca aparecem, apesar do desespero em que entram. Só o desconforto do raro "benefício" ao FCP os leva a manifestarem-se, indignados, contra a arbitragem. É um estranho masoquismo que deve agradar bastante a quem se contorce de ódio ao FCP.

    Eu como vi o mesmo árbitro...Nobre só de nome..., a var, na jornada anterior, em Guimarães, a não ver 1 penálti do tamanho do castelo de Guimarães a favor do Porto, acho natural, que ele também não tenha visto este lance duvidoso de penálti contra o FCP. Quem não vê o que se mete pelos olhos dentro, é normal que não veja o que não é tão evidente, faz sentido, não percebo o porquê da indignação, de alguém portista, ainda por cima. Indigna-me muito + os roubos sistemáticos que temos sofrido com o slb, com o Gil Vicente, com o Braga, só pra falar de alguns, que nos têm até custado títulos e troféus. Um erro ou outro a nosso favor, de longe a longe, por engano, nem sequer compensa minimamente a roubalheira que habitualmente sofremos. Indignação por 1 erro a nosso favor tipo agulha em palheiro? Era só o que faltava! Haja + alguns, pra equilibrar o saldo muito negativo que temos no deve-haver dos erros arbitrais.

    ResponderEliminar
  27. A equipa B tem um plantel equilibrado entre experiência e potencial. Jogadores vindos de outros campeonatos são a excepção e raramente se impõem.

    Agora, mais uma vez, tudo parece ser por impulso. O João Mendes que foi titular este fim de semana na equipa A, acaba contrato em junho 2024. O Bernardo Folha que faz parte da equipa A mas não conta, recomeçou a jogar na B e também acaba contrato em junho de 2024. Será que após estes anos todos vão sair como jogadores livres? Ou renova-se à última da hora?

    O Wendell que está a fazer uma grande época também acaba contrato.

    Mesmo que não cheguem à equipa A, será que não há forma de rentabilizar o investimento?

    O negócio Galeno que muitos portistas contestam, para mim, foi um bom exemplo de gestão. Não cabia na equipa A e tentou-se rentabilizar em vez de ficar a marinar na equipa B. Teve um custo para regressar mas no final foi um bom negócio para todos.

    ResponderEliminar
  28. O FCP nas actuais circunstâncias em que se encontra, financeiramente muito complicado, tem forçosamente de baixar os custos com o pessoal. Plantéis mais curtos, recurso à equipa B, ser o mais criterioso possível nas contratações, só contratar se não tiver alternativas na B - disse o mesmo quando veio o Diego Réus. Quem estiver no banco tem de estar em sintonia com esta política, com os riscos inerentes, que deve ser assumida perante os sócios, adeptos e simpatizantes do FCP, por quem dirige e por quem se propõe dirigir. Isto para que no mais curto espaço tempo o FCP possa recuperar. Para que não aconteça o que tem acontecido, por exemplo, com as verbas do contrato com a Alice, contrato até 2028, já estão quase ou todas gastas. Temos muito talento na formação, não temos, como já tivemos meia-dúzia de jogadores para transferir por valores muito altos para recuperar financeiramente, é esse o caminho.
    Melhorar as contas, mantendo a competitividade e capacidade de lutar pelo título, é o desafio do futuro a curto prazo. Tudo ficará melhor se o FCP entrar directamente ou através dos play-off na Champions. Se não entrarmos o futuro será bem pior.

    ResponderEliminar
  29. "O lance mais inexplicável do jogo é o penalty óbvio não marcado contra nós"

    De facto o mais inexplicável é haver adeptos, seja de qualquer clube, pensarem que isto era um penalty claro.
    Um penalty que não seria marcado em nenhum campeonato do mundo, excepto em Portugal, em que qualquer toque na mão é imediatamente um penalty claro e se não for marcado contra o Porto é um roubo de igreja.
    Este sim é o ponto em que se vê o futebol em Portugal, quando as decisões não agradam, por mais disparatadas que sejam as opiniões é porque os árbitros são obviamente corruptos e medrosos.

    Eu até dizia para ver o melhor campeonato do mundo, o Inglês, mas aí as polémicas têm sido tantas e tão escandalosas que um adepto português pode ter um ataque a ver os jogos.

    ResponderEliminar
  30. Malta,
    Ontem houve um jogador que me impressionou e já passou pelo nosso clube Gonçalo Franco!
    No Porto jogava a titular no lugar do eustaquio secou por completo o meio campo dos vermelhos

    ResponderEliminar
  31. DVP, podendo falhar nas previsões, olho para a equipa que está na youth league, e vejo uma fornada semelhante à de Diogo Costa, Vitinha, Fábio Vieira, João Mário, Baró, etc.

    Pode não ganhar a prova mas temos uma equipa cheia de talento, alguns com apenas 16 anos.

    Não podemos de deixar aproveitar mais esta fornada. Têm que ser aposta, não só porque são da formação mas porque têm mais valor potencial que alguns que vamos buscar. Obviamente que não vão lá chegar todos mas mesmo esses, têm que ser potencializados para o clube de alguma forma.

    Para aparecerem na A, o plantel tem que ser obviamente mais curto porque caso contrário só vão aparecer se houver muitas lesões.

    Eu desafio, a quem não tem visto jogar a equipa B/sub 19, a dar alguma atenção às mesmas.

    ResponderEliminar
  32. OLHA O NORTE.
    O sr presidente quando vê a CS, rasga a boca em sorrisos, como quem diz, ainda vou andar por cá muito tempo! Até parece! Ele sabe, que na ultima AG, muitos votaram para não criarem problemas ao FCP. Agora anda a comprar ações, como quem diz, vai entrar muito dinheiro vamos ser ricos falidos.

    Academia.
    Outra historia mal contada como em todas as outras da sua recandidatura, desta vez com o carro à frente dos bois. Terrenos de privados, terrenos em hasta pública, clube teso, mecenas nem vê-los, investidores procuram-se, mas, já encomendo ou pediu arquiteto Salgado projeto da obra, sem que nada seja pertença do FCP.
    Talvez uns sorrisozinhos, uns bitaites ao AVB, a compra de umas ações ao clube, façam esquecer promessas de Academias.

    ResponderEliminar
  33. Em relação á equipa B parece-me que as críticas agora estão a ser feitas um pouco fora de tempo. Nos últimos jogos no banco estiveram Diogo Fernandes, André Oliveira, Jorge Meireles, Rodrigo Mora, Ussumane Djaló, Anha Cande, Gonçalo Sousa, jogadores sub-19, sub-18 e Sub-17, o que demonstra que está no caminho certo.
    Em janeiro só faria 3 correções: emprestaria Meixedo (há Diogo Fernandes e Gustavo Varela), Romain (há Gabriel Brás) e Rodrigo Pinheiro(há Martim e Dinis) e limpava algumas gorduras como Luan Brito e Luís Mota.

    ResponderEliminar
  34. A Academia, é terrenos por comprar e dinheiro gasto num projecto. Qualquer um pode encomendar um projecto, o gabinete de arquitectura agradece.

    A modernização, exploração e rentabilização dos espaços e estruturas do FCP por parceiros comerciais, é receber algum dinheiro já, que as contas têm de se endireitar por causa da uefa, perdendo o controlo sobre o que é nosso por muitos anos e perdendo a longo prazo muito + dinheiro que aquele que se encaixa no imediato.

    A gestão actual de PdC é isto. Meias verdades que são grandes mentiras, o que conta é ele ir sobrevivendo. Quem vier depois, que pague a factura que ele deixou.

    ResponderEliminar
  35. Porque acho que se existe um bom exemplo de coordenação, até por dificuldades financeiras do Clube, entre a equipa principal e a B é o FC Porto de Sérgio Conceição e de Folha (não há muito tempo que se dizia o pior de António Folha...), reproduzo as palavras de SC sobre o assunto e que, entre outros, o MaisFutebol publicou.


    «Estamos sempre em comunicação. Não foi por acaso, foi por intenção: no final do jogo com o Famalicão, tive oportunidade de dizer, porque fizeram-me uma questão sobre o João Mendes, que nos sub-19, na equipa B, os dois grupos mais ligados à equipa principal, há essa observação da evolução de cada um dos jogadores e estamos atentos a alguns dos nossos jovens jogadores, para que, quando achar que tem oportunidade de se mostrar na equipa principal, o vão fazer. Mas sempre de forma sólida e sustentada, em bases essenciais. Não é lançar por lançar, porque fica bem lançar jovens do clube. Nada disso. É quando achar que eles estão prontos depois de muitos treinos, dão respostas para que eu os possa ajudar nesse sentido e eles ajudarem o clube. Mas vejo alguns jogadores com potencial para que no futuro próximo possam pertencer à equipa principal do FC Porto, sim», respondeu Conceição.

    No último jogo, em Famalicão, João Mendes foi lançado a titular no lado esquerdo da defesa, no seu primeiro jogo na I Liga pelos dragões em 2023/24, já depois de ter sido utilizado ante Montalegre (titular) e Vilar de Perdizes (suplente utilizado) na Taça de Portugal.
    Ricardo Jorge Castro do MaisFutebol

    ResponderEliminar
  36. Se não estou a ver mal - as declarações do presidente do FCP quando foi a apresentação das contas podem ter criado alguma confusão -, quem encomendou o projecto para a área onde está prevista a Academia do FCP, incluindo a Academia, foi a Câmara Municipal da Maia. Não sei se o FCP, através do arquitecto Manuel Salgado, na área que pretende adquirir já tem o projecto elaborado, de forma que mal tudo esteja tratado, refiro-me à compra dos terrenos, a obra possa avançar.

    ResponderEliminar
  37. Por falar em lançar jogadores da equipa B, o FCP vai ter jogos muito importantes, Casa Pia, Shakhtar e se não estou em erro, Sporting. O Pepe é fundamental para esses jogos, que o Sérgio tenha em conta que o capitão não pode ir a todas, para o jogo de amanhã nem devia viajar. Mas isto sou eu a bitaitar.

    ResponderEliminar
  38. No grafismo da Sport Tv o David Carmo apareceu como estando à bica nos amarelos. Parece-me que não terá jogado contra o Famalicão precisamente para não levar mais um e permitir que Pepe descanse.

    Gostei das palavras de SC sobre a equipa B mas sendo assim, o João Mendes vai renovar ou não? Esteve estes anos todos a ser formatado? Atenção que sendo um bom jogador (cruza melhor, chuta melhor e é mais forte nas bolas paradas que qualquer outro dos laterais da equipa A), não acho que seja da linha da frente da equipa B.

    ResponderEliminar
  39. A equipa B tem a mesma estratégia há anos. Potenciar jogadores "feitos" no FCP mesclando com 3 ou 4 acima dos 23 anos (o regulamento prevê a utilização de 3 em cada jogo).
    Tem sido uma estratégia eficaz, uma vez que o FCP B nunca desceu de divisão (objetivo primordial) e até já foi campeão, algo que o Benfica B, por exemplo, não consegue sequer almejar, quanto mais atingir.
    Se ser campeão da Liga 2 é algo que nem "aquece nem arrefece", uma vez que uma potência mundial como o FCP não precisa de palmarés "de segunda", já o facto de se conseguir manter na Liga 2 não é despeciente,uma vez que, na minha maneira de ver, uma equipa B do FCP só faz sentido existir jogando a 2a liga mais importante do país.
    Quanto ao facto de jogadores maiores de 23 jogarem na equipa B, mas não terem qualidade para a principal, é só uma maneira de "assegurar" que a equipa B não desce um patamar, o que seria catastrófico.
    Quanto à questão de potenciar jogadores, é simples. Só podem jogar 3 acima dos 23 anos e esses asseguram estabilidade, apesar de não poderam ser potenciados, no entanto, ainda sobram 8 no 11 titular (não contando 1 ou outro sub19 ou sub17 que possa eventualmente entrar).
    Esta estratégia é preferível à do Benfica, uma vez que só apostam em juniores e sub17.
    Podem potenciar jogadores, é certo, mas vivem constantemente com o espetro da descida, que é o pior que pode acontecer a uma equipa B de um clube desta dimensão.
    Por isso, se me perguntarem se prefiro a estratégia do SLB ou do FCP, prefiro a do FCP, porque mais importante do que formar, é não descer de divisão, porque o decréscimo em competitividade e qualidade é abismal e entre ter um FCP B na Liga 2 e não potenciar jogadores, é infinitamente melhor do que potenciar jogadores e cair na Liga 3, porque depois de cair, uma equipa B tem muitas dificuldades em se levantar.
    Não exageremos.
    O FCP B tem 3 ou 4 jogadores acima dos 23. O resto são sub19 e sub17.
    Nunca se esqueçam que das 6 equipas B originais na Liga 2 já só restam duas, portanto pesando os pros e os contras, na minha opinião, é muito melhor ter a estratégia do FCP do que do SLB.
    Primeiro é importante não descer para não perder competitividade. Depois, se se puder potenciar jogadores, melhor ainda!
    Concordo em absoluto com esta estratégia que é infinitamente melhor que a dos outros. Primeiro, não descer. O resto vem por acréscimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para que serve mesmo ter uma equipa b na liga 2 se não for para potenciar jogadores? Só porque sim?
      Ah e tal os outros até podem estar constantemente a formar jogadores para a equipa principal mas vivem com o espectro constante da descida??!!
      "Mais importante do que formar é não descer de divisão"
      É por isto que digo que se é para manter as coisas como estão acabem com a equipa b.
      Desculpe mas as suas prioridades quanto a equipa b estão completamente trocadas.

      Eliminar
    2. As prioridades não são minhas. É apenas a interpretação que faço daquilo que fui observando ao longo dos anos. Percebo o seu ponto de vista, mas uma coisa não invalida a outra. Idealmente seria ganhar a formar e potenciar, o problema é que se cai na Liga 3, a competitividade é muito menor e será muito mais difícil potenciar nesse contexto.
      Sejamos realistas.
      Se em 11 jogarem 3 acima dos 23, ainda sobram 8 a titular mais os 5 que podem entrar e esses é que se potenciam. Ou seja, em 16 utilizados por jogo, 13 serão para potenciar,o que é um número significativo.
      Agora, se calhar o problema é que não se potencia quem deve potenciar.
      Por exemplo, o Brás, com todo o potencial que tem, tinha que jogar. Só assim poderá evoluir e tornar-se realmente útil para a equipa principal.
      Ou seja, no fundo, tem que se perceber quem tem realmente um grande potencial e integra-los. Não é pôr a jogar o jogador A que até nem tem assim tanto potencial, mas que não tem um maior de 23 a tapa-lo e não apostar em quem tem um potencial imenso (como o Brás), mas que não se aposta porque é uma posição que requer mais experiência. Tem de existir um equilíbrio e parece-me que é isso que tem faltado.

      Eliminar
  40. Equipas B
    Tenho muitas dúvidas que se potenciem jogadores de 17/18/19 anos em equipas B, se não existir o contrapeso de jogadores mais velhos e alguns acima dos 23. A Organização Criminosa acima referida só não desceu à 3ª divisão em 2016, porque recorreu uma vez mais à característica que está na base da sua fundação, o crime de corrupção - caso Harramiz, que levou o, na altura também corrupto, SC Farense à descida da já citada divisão.

    ResponderEliminar
  41. Joker, palavras leva-as o vento. Antes de João Mendes ter uma oportunidade no campeonato, por lá passaram Wendell, Zaidu, João Mário e Galeno. Teve oportunidade agora porque todos os restantes laterais da equipa principal estavam com problemas físicos.

    Se efetivamente João Mendes fosse visto como potencial candidato a integrar o plantel principal estaria em final de contrato? Eu até concordo que João Mendes também não é aquilo que o Porto precisa, mas então que sentido faz um jogador que sairá a custo zero no final da época, logo sem perspetiva de futuro no clube, ser o titular da equipa B (onde o objetivo é potenciar jogadores) e ser chamado à equipa A?

    Pedro e Joker, concordo que em termos de idades dos jogadores a equipa b já foi bem pior. Provavelmente por falta de €€€, nos últimos anos têm se contratado menos jogadores (21/22- 15 jogadores; 22/23- 8 jogadores; 23/24- 4 jogadores) e a idade média da equipa também tem baixado (21/22- 21,39; 22/23- 21; 23/24- 19,97).

    As críticas vão no sentido de não se estar a premiar quem apresenta bom rendimento na equipa B, por termos demasiados jogadores na equipa A. Não se nota um "acreditar" em certos jogadores para que na pré época já se deixe uma porta entreaberta para que esses jogadores possam subir quando necessário.

    Por exemplo, acho o Fran Navarro bom jogador e melhor que o Wendell. Mas nas condições financeiras atuais do clube não faria mais sentido ficar o Wendell (que já tinha feito uma boa reta final de campeonato) com 5ª opção em vez de gastar 7 milhões de euros? Não seria mais útil agora a SC e á equipa lançar em jogo um jogador cheio de confiança pelo momento que vive, em vez de lançar um jogador com enorme falta de confiança por não ter minutos de jogo?

    Este é só um dos exemplos, mas há mais. Vasco Sousa não fica a dever nada a alguns médios do plantel principal. Pela pequena amostra que podemos ver Zé Pedro (não acho que seja aquilo que precisamos, apenas é melhor que os atuais) devia ser titular da equipa principal, não é porquê? Falta melhor articulação com a equipa principal.

    A maior crítica que fiz em relação à equipa B é a utilização de Romain em detrimento de Gabriel Bráz. Já agora possa acrescentar outra, a contratação de um central Brasileiro com a mesma idade do David Vinhas, emprestado ao Vianense!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre F. creio que a André Oliveira contratação do Fran Navarro foi feita a contar com a saída de Taremi ou Toni Martinez...
      Em relação á equipa B eu também acho que o único erro grave atualmente é em relação a Romain/ Gabriel Brás por isso ter dito que as críticas agora estão um pouco fora de tempo... Mas há outra coisa, caso a ideia seja manter Rodrigo Mora, Ussumane Djaló, Anha Cande, Gonçalo Sousa, André Oliveira na equipa B em definitivo, só jogando pelos sub 19 na Youth league e não na fase final do campeonato, espero que os adeptos tenham paciência com a equipa de sub-19 caso as coisas corram mal...

      Eliminar
  42. O problema é que na lateral-esquerda as coisas têm corrido tão mal que até o João Mendes parece bom. E a pior coisa que podemos fazer é já começar a pensar que temos o problema resolvido. Não temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila Pouca e infelizmente o problema na lateral esquerda é mais profundo. Mesmo nos sub-19 não há um lateral esquerdo de raiz...

      Eliminar
  43. Logo, se eu fosse o treinador do FCP, jogavam:
    Ramos
    Sanchez, Zé Pedro, Carmo e Mendes
    Grujic, Nico, Borges e Conceição
    Navarro e Namaso

    É terrivel o ciclo que começa 3 dias depois deste jogo, com 1 jogo contra uma equipa que nos fez a vida negra a época passada, a seguir 1 jogo que vale a passagem aos oitavos da Champions e depois 1 jogo importantíssimo na luta pelo título contra os calimeros. Há que poupar todos os + utilizados, excepto o Carmo que não fez os últimos 2 jogos e o Conceição que não pode jogar contra o Casa Pia, e tentar recuperar 2 ou 3 lesionados (JM, AV, Wendell). A taça da liga é uma treta, é o caminho + curto para ganhar um título que não vale nada.

    ResponderEliminar