sábado, 9 de dezembro de 2023

F.C.Porto 3 - Casa Pia 1. Dragão vence sem discussão, chega ao 1º lugar e a exibição até prometeu...

 

Depois de uma derrota que deixou marcas e tirou ao FCP qualquer possibilidade de seguir em frente e bisar na conquista da Taça da Liga, no regresso ao campeonato e entrando em campo sabendo que Benfica empatou e Sporting perdeu, o conjunto de Sérgio Conceição enfrentou o Casa Pia, adversário que na época passada tantos problemas lhe causou em casa e fora e venceu sem discussão e chegou-se à frente.


Com Diogo Costa, Jorge Sánchez, Pepe, Zé Pedro e João Mendes, Iván Jaime, Varela, Eustaquio e Pepê, Taremi e Evanilson, o FCP entrou forte, dinâmico, dominador, o perigo rondou a baliza de Ricardo Baptista, faltava definir melhor e concretizar. Concretizou aos 12 minutos por Evanilson, como corolário do bom jogo que estava a fazer.
Cedo em vantagem era importante não baixar o ritmo, adormecer, continuar na mesma toada, tentar fazer o segundo. Pepê teve tudo  para marcar, falhou um golo cantado.
Um disparate de João Mendes ia causando estragos, isolou o avançado do Casa Pia, Pepe correu riscos para evitar uma oportunidade clara da equipa lisboeta - isto tem de acabar definitivamente. Por culpa própria, do nada tudo se podia complicar. Foi o início do pior período da equipa da Invicta.
Já não era o mesmo Porto. O ritmo baixou, a qualidade também, começaram os passes errados, as entradas fora de tempo e os amarelos, a dinâmica foi-se, jogadores parados, o Casa Pia aproveitou, subiu, começou a chegar à área de Diogo Costa. Já nos descontos o guarda-redes do FCP foi obrigado a aplicar-se para evitar o empate. O conjunto de Sérgio Conceição nem parecia a mesma equipa dos primeiros 25 minutos.

O intervalo chegou com os Dragões na frente do marcador, mas aquilo que prometia uma boa exibição e jogo tranquilo desapareceu ainda antes da meia-hora. Difícil de entender...

Para segunda-parte Porto com o mesmo onze e começou ao ataque.
Aos 48 minutos e após um canto - aleluia -, Zé Pedro fez o segundo. Tudo melhorou, mas convinha não facilitar. Mas facilitou, Diogo Costa estava atento, defendeu um remate já perto da área, ainda bem que foi à figura.
Aos 57 saíram Iván Jaime - acusou a paragem - e Varela, entraram Galeno e Grujic.
O Casa Pia aproveitava a forma como o FCP não jogava, nem controlava com bola, Clayton passou fácil por Zé Pedro, valeu o poste ao guarda-redes portista. 
Quando os lisboetas estavam melhor e o FCP continuava a errar muitos passes, Taremi falhou um golo certo aos 71 minutos. Aos 75 entraram André Franco e Gonçalo Borges, saíram Pepê e Evanilson.
Se o iraniano falhou, não falhou Pepe que fez o terceiro e foi substituído por Fábio Cardoso.
Aos 86 uma entrada completamente fora de tempo de Jorge Sánchez, o VAR viu, o árbitro confirmou, penálti bem assinalado. Fernando Andrade marcou, diminuiu a vantagem - ainda bem que o FCP tinha feito o terceiro, caso contrário... é incrível os erros primários que alguns jogadores cometem.
Ainda houve tempo para Gonçalo Borges ameaçar, mas pouco mais se passou até ao apito para o final do jogo.

A partida terminou com uma vitória justa, mas com uma exibição que começou por prometer, mas a partir do minuto 25 foi perdendo qualidade.

Foi uma excelente jornada para os portistas que chegaram ao 1° lugar com os mesmos pontos do Sporting, adversário da próxima jornada em Alvalade.


29 comentários:

  1. Concordo na íntegra com a análise do dvp ao jogo fcporto casapia... .

    ResponderEliminar
  2. Muito bem no início, e de repente voltou o Porto deste campeonato. Valha nos o Pepe, incrível o que faz este jogador , um exemplo.
    Há jogadoress em baixo de forma, como o Pepê e o Galeno entrou desastrado, mas recuperamos os 6 pts de atraso e vamos a Alvalade empoados e a frente dos maiores do mundo.
    Na Sportv o Faustini já deu o mote para condicionar o árbitro do clássico ao dizer que o Pepe devia ter sido expulso, a campanha continua…

    ResponderEliminar
  3. Foi o regresso à normalidade, finalmente, após uma mão cheia de jogos de grande sofrimento pró campeonato, em casa, 2 deles com mau/péssimo resultado. Isto tem de ser o normal, o banal, ganharmos às equipas de fundo de tabela e a todas as outras do nosso campeonato, em nossa casa, sem demasiado sofrimento. Mesmo assim, houve 2 ou 3 grandes sustos, à conta de falhas perfeitamente evitáveis de jogadores do FCP. Por causa da 1a dessas falhas, Pepe talvez tenha ido além do permitido e os nossos inimigos lisboetas vão cair-nos de certeza em cima nos próximos dias, especialmente o nosso próximo adversário no campeonato. Até o presidente de uma junta não sei qual, é capaz de aparecer por aí a dizer-se horrorizado com tamanho erro arbitral a nosso favor.

    ResponderEliminar
  4. Entramos fortes... Enquanto o ivan jaime teve forças a equipa jogou bem... Depois com entrada do galeno a equipa já não foi a mesma na minha opinião... O jogo fica mastigado
    Valeu os 3 pts se ganharmos no próximo jogo podemos começar a fazer mossa no campeonato

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP,
    Ganhamos bem sem evitar alguns dos habituais calafrios por erros individuais. Em comparação com o que temos visto está época foi do melhor que apresentamos sem deslumbrar nem garantir certezas para o futuro.

    ResponderEliminar
  6. Ganhamos bem, mas importa dizer o seguinte:
    Por razões desportivas, prestígio, valorização de activos, etc. e razões financeiras, são mais de 10 milhões entre verbas da UEFA, receita do jogo e verbas da televisão, é fundamental passar aos oitavos. Mas para isso acontecer é preciso analisar bem o jogo de ontem e fazer um diagnóstico correcto. Dizer que mesmo num jogo que ganhamos com alguma tranquilidade, houve erros clamorosos que não podem acontecer na quarta-feira. O passe de João Mendes é um absurdo, uma desconcentração inaceitável, a facilidade com que o avançado do Casa Pia passou pelo Zé Pedro e atirou ao poste e o penálti surreal do Sánchez, são erros que não podem acontecer.
    Tenho a certeza que quando estiver reunido com os jogadores para falar do jogo com o Casa Pia, Sérgio não vai deixar de colocar enfoque nestes três lances.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Sr.Vila.
    Vitória sem espinhas, com a primeira meia hora boa a nivel de futebol jogado.
    O restante foi mais uma série de erros e más decisões que não podem acontecer.
    Por exemplo , quarta-feira a acontecerem serão fatais,não duvido.
    O ambiente no estádio esteve como o tempo.gelado e cinzentão.

    Os SD com a lenga lenga "PC olé" ajudam sempre á festa.
    Curiosa a reação de uma grande parte dos adeptos...

    Abraço.bom domingo.

    ResponderEliminar
  8. Das melhores exibições da época , mas ligeiramente manchada com 3 falhanços defensivos grosseiros , que nos podiam ter saido bem caro , vem aí dois jogos fulcrais (Shakhtar/Sporting) , e convém nao cometer aqueles erros estúpidos ou seremos altamente penalizados .

    Vai haver uma campanha para expulsar Pepe em alvalade , e já começou , isto apesar do Gyokeres ter escapado a uma expulsão ainda a pouco tempo .

    Este pode ser o momento da verdade da época , a passagem (ou não) aos oitavos da Champions , e a liderança do campeonato com o Sporting em alvalade .

    ResponderEliminar
  9. OLHA O NORTE.
    O FCP GANHOU BEM, MAS...
    Depois de estar a ganhar afroixou ou desligou a ficha. Essa do Mendes é mais que absurda, um puxão de orelhas e polo em banho maria.
    Quando se tem um Dom Pepe com 40 anos, a mostrar ás tropas como é jogar à Porto está tudo dito.
    Apesar de alguma azia daquela coisa de CS, há ainda, aqueles prostitutos cheios de sabedoria qua analisam os lances com lentes encarnadas em troca de uns favores ou melhor, uns tachos do bem feitor o Querido o Bazofias.

    Ontem a B perdeu, exatamente com erros primários, de estupidamente entregar bolas ao adversário em zonas proibidas.
    Com bons momentos de futebol por parte do FCP o resultado fez a diferença nos guarda-redes. O nosso mais valia não ter saído de casa, o outro o do adversário estava em dia sim.

    Cânticos ao PC e logo assobiadelas por aqueles que já estão cheios de tanto servilismo... Quem está a dividir!...
    Apetece-me cantar: Força, é preciso mudar, acabar com os favores, queremos gente nova, Olé Olé...

    ResponderEliminar
  10. Boas

    Para além desses 3 questões que deixou aí.

    Pode-se dizer que o Vitória tem processos de jogo ofensivo mais coordenados que o Porto.
    E o Porto tem melhor qualidade individual,
    O Mister aqui tem culpa.
    O mister não tem culpa que se possa trocar metade do plantel A pela B fica igual a qualidade exibicional pessoal.

    Os jogadores neste momento tem muita culpa pessoal nas performances, estão sem concentração desportiva e uma atitude displicente em quase todos os processos de jogo.

    Deviam ver como Eustaquio está em terreno,sempre atento ao antes,não a reagir depois.

    Nos pessoais sem sombra de duvida os centrais não são bons.
    Zaidu talvez pode-se dar uma perninha,devido a sua velocidade repentista de estar em campo.

    No capítulo ofensivo falta explorar( treinar bem),a finalização fora da área constantemente, para abrir espaços na área se não se misturar estes dois mecanismos ofensivos fica mais facil qualquer equipa parar o processo de jogo do Porto.

    Tem de exigir e fazer melhor,Mister.se fizer o favor.

    ResponderEliminar
  11. Caro DVP e Amigos:
    Apesar de não jogarmos bem estamos no primeiro lugar! Onde estaríamos se...
    David Carmo, Nico e Veron são preocupações.
    O último lance de ataque do FCP do define o carácter do Taremi.
    Sintomáticos os assobios ao PC olé!
    Temos de vencer na quarta e depois nos calimeros.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Vamos lá a ver é se este click pós desastre com o Estoril prá taça sem préstimo, é pra manter, ou foi uma coisa passageira. Mas vai dar pra ver não tarda nada, os jogos que se seguem são de grau de dificuldade máxima, pelos adversários e pelo que está em jogo, e os que se seguem depois, tirando o jogo com o Leixões só pra cumprir calendário, também não têm nada de fácil.

    2 jogadores da B a jogar pela A, conseguiram logo à 1a, aquilo que os jogadores da equipa principal estão fartos de tentar e não conseguem há meses e meses: Marcar 1 golo na sequência de um canto. Acho isto um bocado estranho! Ou calhou, ou os jogadores da B cruzam e cabeceiam melhor que os da A, o que não faz sentido, ou então na B treina-se melhor os lances de bola parada. Alguma coisa está mal na ineficácia total dos lances de bola parada da equipa principal agora tão facilmente superada por 2 jogadores da B.

    ResponderEliminar
  13. Post no Facebook:
    Porque não quero esmiuçar a questão dos cânticos versus assobios no jogo de ontem, apenas digo o seguinte:
    Se os assobios eram para o senhor presidente, o senhor presidente se for candidato está em muito maus lençóis. Há quem ainda não tenha percebido nada, a estratégia continua errada.

    Prefiro ir por aqui...
    Erros dos árbitros acontecem e sempre vão acontecer. Umas vezes o FCP é beneficiado, outras prejudicado, o clube que mais se queixa é o Sporting, curiosamente o mais beneficiado de há uns anos a esta parte. E em véspera de um Sporting vs FCP, ninguém tenha dúvidas, o calimerismo vai atacar em força.
    Dito isto, importa acrescentar mais o seguinte: o FCP não pode permitir, tem de reagir, combater e colocando o nome aos bois, contra uma prática de alguns comentadores e analistas de arbitragem que para lances praticamente iguais, têm análises diferentes, tentando dar voltas e mais voltas, fazer verdadeiros números de contorcionismo para se justificarem, fazendo de nós parvos. O paradigma é Duarte Gomes, o conhecido Dudu.
    Também temos de denunciar a forma como a comunicação social trata os erros a favor do FCP em comparação com os prejuízos, ou os benefícios aos dois rivais de Lisboa.
    Já digo isto há muitos anos, mas convém ir relembrando, sempre, com mais veemência agora que estamos numa época muito importante, em que ir ou não ir à Champions League do próximo ano pode fazer toda a diferença para o futuro dos principais clubes portugueses.

    ResponderEliminar
  14. Vitória com os habituais altos e baixos do costume, mas em boa hora, aproveitando bem os deslizes alheios.
    A lagartagem perdeu e começou o choradinho e as ameaças, já a preparar o clássico, com amorim vir logo com o "quando vai um vão todos", como no ... Dragão, e o inefável varandas já a pressionar a arbitragem.
    Não vai ser fácil... tudo vai ser armadilhado.
    Até lá, preparar bem a Champions, observar bem os erros e evitar repetir.
    E força Porto.

    ResponderEliminar
  15. Vila :

    Contra o Shakhtar Donetsk temos que jogar sem medo , tomar conta do jogo e carregar . Não podemos facilitar !

    ResponderEliminar
  16. O timoneiro meio gago dos calimeros, que nunca se engasga antes ou depois de jogos contra o vizinho da 2a circular, porque nunca se queixa de nada, já está a pressionar a arbitragem do próximo jogo com o FCP o + que pode, queixando-se muito da "terrível" arbitragem em Guimarães e de João Pinheiro. Havia de ter jogadores do clube que dirige expulsos em jogos sucessivos arbitrados pelo dito cujo, aos 27 e aos 19 minutos de jogo, com expulsões perdoadas ao adversário antes e depois, pra vir queixar-se com motivos pra isso. É sempre a mesma merda, estes malditos calimeros. Por + roubados que sejam com o slb, caladinhos que nem patos mudos, antes e depois. Contra o FCP é sempre isto e ninguém da estrutura do Porto faz nada. Vão como os inocentes prá degola, sem tugir nem mugir. "Grande direcção" do FCP, sempre presente pró saque, sempre ausente prá salvaguarda da equipa.

    ResponderEliminar
  17. Boa vitória ontem que foi o corolário de uma jornada em que tudo correu bem ao FCP. Não esperava que os viscondes perdessem em Guimarães mas ainda bem que assim foi porque independentemente do resultado de dia 18, na pior das hipóteses passamos para o lugar que tínhamos antes desta jornada. Recordo que há um Braga x SLB também e fica ainda a faltar mais de meio campeonato. Esta semana joga-se uma decisão importantíssima para o FCP que é a passagem aos oitavos de final da Champions. Por tudo o que representa em termos financeiros e de prestígio espero que apareça a melhor versão do FCP desta época.

    A mim o que me preocupa neste FCP é a defesa até mais do que o ataque. Apesar de estarmos pior em termos de criação de oportunidades e golos marcados em relação à época passada, sinto que apesar de tudo conseguimos marcar golos muitas vezes. Na defesa é que há coisas inacreditáveis. Há jogadores que abordam os lances como se jogassem em divisões inferiores.

    Queria só dizer uma coisa em relação aos assobios e esta é apenas a minha opinião. Percebo que os Super Dragões cantem “PdC allez” ainda mais agora depois do que se tem passado e já todos sabem qual a posição pública deles. Percebo porque o fazem e percebo que haja adeptos que assobiem porque estão contra. Mas se não vou ao estádio e sou um dos que cantam PdC allez, sou um dos que acham que assobiar o cântico é demais. Cada um é livre de se expressar da forma que quiser, mas de mim jamais me irão ver assobiar um cântico a alguém que representa muito para o FCP independentemente de não concordar com a gestão que tem sido feita nos últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Nuno, muito + do que PdC, o que é justamente assobiado na minha opinião, é o pintismo interesseiro e que lesa o FCP, dos Super Mamões.

      Eliminar
  18. Pedro, acho que a questão é muito mais profunda que cânticos versus assobios e tudo tem origem na forma como o senhor presidente e o status quo encarou a manifestação de AVB em se candidatar à presidência do FCP. Tenho feito alguns comentários na minha página e numa ou outra que me merecem mais consideração e há muita gente que pensa da mesma forma. Não sei se farei um post sobre o assunto, mas se fizer é para somar e não para dividir. Culpar o AVB porque os SD cantam e uma parte do estádio assobia é não perceber o verdadeiro problema e uma estratégia errada.

    ResponderEliminar
  19. O presidente dos calimeros , o Cagandas , já tratou de condicionar a arbitragem do clássico a seu favor .
    Estou á espera de uma firme e cabal resposta por parte da nossa direcção .
    Mas se não o fizerem , depois , chorem pelo leite derremado , se calhar é mais fácil criticar quem quer ser candidato ...

    ResponderEliminar
  20. Não consegui ver o jogo, mas o essencial foi cumprido. Era imperativo ganhar, depois dos dois brindes que tivemos dos nossos rivais.

    Algumas boas entradas no 11, nomeadamente Zé Pedro e Ivan Jaime. Falta na minha opinião, como disse anteriormente, mudar o sistema tático.

    Relativamente ao cântico vs assobios, tenho a sensação de que quem assobia não é com a intenção de assobiar o presidente. Assobiam para demonstrar que não se vão deixar amedrontar pela coação que existiu na AG e que não gostam da imposição que os SD estão a tentar, para que PC seja reeleito.

    Assobiam porque os mesmos que estão constantemente a dizer que ainda falta muito tempo para as eleições e que ainda temos muitos jogos importantes pela frente, são os que estão constantemente a fazer campanha.

    De todos os Portistas com quem falo, a grande maioria está descontente com esta SAD liderada por Pinto da Costa. Mas nenhum deixa de reconhecer tudo aquilo que fez pelo Porto, e que só graças a ele somos o que somos hoje.

    Ser ingrato não é querer a sua saída numa altura que já não faz bem ao clube, ser ingrato é não reconhecer a obra que ele fez.

    ResponderEliminar
  21. OLHA O NORTE.
    O CHORINGA VAGANDAS.
    Costuma-se dizer quem não chora não mama, mas este fadinho triste do lagartixa é sempre o mais do mesmo. Rachou o pinheiro, mas teve algum cuidado em dizer mal da cobra venenosa verdemiguel que lhes tem feito uns jeitos, esta época já lhe ofereceu 3 pontos. Quanto à arbitragem, este Clube de calimeros, não têm muita razão de queixa. Uma grande penalidade a favor do Vitoria, com um empurrão pelas costas, 10 vezes pior que a do Pepe, mas que os frustrados especialistas ex árbitros tanto falaram pedindo castigo e expulsão do jogador do FCP, mas o empurrão ao jogador do Guimarães foi normal! Triste gente.

    Agora, um treinador que apela à violência, um presidente a condicionar a arbitragem para o próximo jogo com o FCP em Alvalade, é grave, é muito grave. Vamos estar todos atentos, não vale tudo para se ganhar.

    Espero que alguém do FCP reage a estas provocações calimeras. Eu disse alguém, porque do sr presidente só se for na revista dos dragões. Já ninguém o escuta, não tem voz, nem força para dar uns murros na mesa. Quando alguém diz que o chefe da arbitragem até parece boa pessoa, já não pode bitaitar.

    Já repararam que eu já não sou PdaC, sempre fui e sou FCP, e como bom portista espero que o treinador SC prepare bem a equipa para 4ª feira, é muito importante passar aos oitavos. É importante desportivamente mas principalmente para a parte financeira em que o clube infelizmente se encontra por más gestões destes últimos anos.
    VIVA O FCP Aléz Aléz.

    ResponderEliminar
  22. Nesta reabertura do mercado o fc porto deveria apostar em contratar 2 defesas centrais fortes, rapidos e que pudessem chegar e serem titulares
    Emprestar o david carmo no futebol alemão para tentar atenuar o investimento
    Pepe está no fio da navalha vamos ter um campeonato duro e temos que ter uma defesa forte
    Finalmente fazer um corte no plantel

    ResponderEliminar
  23. Boas tardes caro DVP e saudações dragonistas
    Caro portista Sr. Alexandre, concordo plenamente consigo na opinião a respeito da ingratidão, só devemos estar gratos, contudo, nada se faz sozinho!... Viva o FCPorto

    ResponderEliminar
  24. Parece que o benfica vai antecipar se e contratar o rafik guitane...tenho pena que não vá para o porto!

    ResponderEliminar
  25. Nada de acordo com o Sr Alexandre. Mostrar indignação e assobiar os SD quando gritam pelo PC não é ser ingrato. Era o que mais faltava...

    ResponderEliminar
  26. Manuel, não foi nada disso que eu disse, foi precisamente o contrário.

    Os que querem manter o PC no poder a todo o custo dizem que não o apoiar é ser ingrato. Eu digo que ingrato é retirar ou mérito ou não reconhecer o excelente presidente que foi. Agora querer mudar o rumo do clube não é um direito legítimo de qualquer sócio.

    ResponderEliminar
  27. "Ser ingrato não é querer a sua saída numa altura que já não faz bem ao clube, ser ingrato é não reconhecer a obra que ele fez."

    Alexandre, foi isto que disseste. Eu disse o mesmo. Ser ingrato não é querer a sua saída numa altura que já não faz bem ao clube, ingrato é não reconhecer a sua obra.

    ResponderEliminar
  28. Pelo crivo usado com Pepe, o brutamontes Diomande fez penalti, logo no início, que ficou por marcar; Morita, no 1° golo dos calimeros, carregou nas costas o jogador do VSC impedindo-o de disputar a bola; E ainda vêm queixar-se aos berros, da arbitragem, os calimeros. No jogo com o FCP vai valer tudo por parte dos chorões: Provocações, simulações, entradas violentas, agressões. O sonso já ameaçou: Onde vai um (dar porrada), vão todos. É bom que o SC mentalize bem os jogadores do FCP pra todas estas eventualidades, pra não ficarmos outra vez a jogar com menos 1 logo aos 19 minutos ou perto disso, como nos aconteceu com os vizinhos corruptos dos calimeros há pouco tempo. Também convinha que alguém da estrutura do Porto fizesse barulho com estes lances do Diomande e do Morita, que os Dudus, Faustinos e quejandos não abordam, pra equilibrar as queixas. Mas ninguém diz nada, custa-lhes muito defender o FCP, não há prémios chorudos pra essa função.

    ResponderEliminar