segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Porque é importante falar...

 

Acreditei e acreditei mesmo e escrevi sobre isso, que, porque é um presidente histórico, carismático, com um currículo sem paralelo e com uma obra notável, logo, um presidente difícil - se quiserem, impossível - de substituir, que o último grande serviço que Jorge Nuno Pinto da Costa prestaria ao FCP, seria criar as condições para que a passagem de testemunho fosse pacífica, natural, sem divisões nem cisões que em 1º lugar prejudicam o FCP e os superiores interesses do FCP estão acima de tudo e de todos. Mas já faz tempo que perdi as ilusões. Apesar de por várias vezes ter dito que não estava agarrado ao lugar, que se Rui Moreira, António Oliveira ou André Vilas-Boas, por exemplo, porque bons portistas - AVB até foi apelidado como alguém tão portista como JNPC, numa entrevista que o actual presidente deu a Fátima Campos Ferreira - e com as capacidades necessárias, se candidatassem, ficaria tranquilo e não se recandidataria, não iria a jogo. Só que, infelizmente, foram apenas palavras, teoria, na prática JNPC não quer sair e aceita muito mal que alguém se atreva a candidatar-se contra ele.


Mas mais e pior, se Jorge Nuno Pinto da Costa não estivesse fechado na sua concha de Deus todo poderoso, em cima do pedestal e embalado pelos cânticos de PC allez, Viva o Rei, Longa Vida ao Rei, tinha percebido os sinais, tinha arrepiado caminho, mudado de estratégia, portado como verdadeiro estadista. Teria apostado em que o próximo acto decorra com toda a tranquilidade - somos todos do FCP -, dizia algo como isto: vou-me recandidatar, se o André ou qualquer outro sócio do FCP que cumpra os preceitos estatutários, também quer ir a jogo, está à vontade, não é nenhuma afronta, falta de respeito, memória, ingratidão, é apenas algo natural, um sinal de vitalidade próprio da grandeza do FCP.
Não foi esse o caminho e agora vemos um clube em convulsão, desunido, dividido, quando era preciso tranquilidade e unidade.

Por isso volto a repetir: um clube com a grandeza do FCP tem de encarar qualquer candidatura às eleições como um sinal de vitalidade própria dessa grandeza. Não foi e nem é preciso repetir a forma como foi encarada a candidatura de AVB, muito diferente das candidaturas de José Fernando Rio e Nuno Lobo. A razão é simples: com toda a simpatia pelos dois candidatos que foram a jogo nas eleições de 2020, a candidatura do treinador da fantástica época 2010/2011 - um dos primeiros sinais de incómodo, foi reduzir essa brilhante época, a que mais e maiores alegrias me deu, apenas ao excelente plantel que o FCP tinha, como se o treinador não tivesse nada a ver com esse estrondoso sucesso -, tem um potencial para fazer mossa que as anteriores não tinham.
Os sinais de incómodo continuaram e o epicentro, foi a convocatória para uma Assembleia Geral Extraordinária de revisão estatutária a poucos meses das eleições, com alguns pontos polémicos e que tiveram o condão de fazer tocar as campainhas junto do portismo. Os sócios mobilizaram-se, milhares marcaram presença e sabemos todos o que aconteceu... Nessa noite foi escrita uma página negra na história do FCP. Comportamentos impróprios antes, durante e no final da AG, sem consequências, sem um pedido de desculpas, sem que os responsáveis do FCP assumissem de forma clara e inequívoca as culpas por tudo o que de mau aconteceu. Na altura disse que nada seria como dantes. E não está a ser. Os cânticos de Pinto da Costa allez, que antes eram encarados com normalidade e não provocavam reacções de hostilidade, agora provocam, são apenas um exemplo. E em vez de se procurar a origem dessa mudança, não, dispara-se contra AVB, o herege, o mau da fita, o culpado de tudo que está a acontecer, apenas porque na sua qualidade de associado se mostrou disponível para ser candidato contra Jorge Nuno Pinto da Costa. Como é possível tamanha ousadia, falta de respeito, memória, ingratidão, dizem os que acham que o bom portista é apenas aquele que exalta JNPC. Quem tem respeito, memória, gratidão, reconhece a extraordinária obra, mas acha que está na hora de mudar, ou quem não aceita que dirigentes já muito bem remunerados recebam prémios de gestão e que prémios - na ordem das centenas de milhar de euros -, mesmo quando o FCP - Futebol, SAD estava sob a alçada da UEFA por violação do fair-play financeiro, consideram que esse comportamento é uma linha vermelha que foi ultrapassada, é mau portista, ou coisa pior...

Portanto importa dizer isto: quando o FC Porto perde dói muito. Dói mesmo. A comida não tem o mesmo sabor, custa a adormecer, nos dias seguintes a má disposição é notória. É uma sensação estranha, mas que os verdadeiros portistas conhecem e sentem. Se não sentem, ou pior, até não se importam que o FCP perca porque dá jeito ao candidato que se apoia, isso não é portismo. Como se pode querer hipotecar aspirações desportivas e financeiras para benefício eleitoral? A política de terra queimada, o quando pior melhor para o nosso candidato, não é ser Porto.
O FCP perdurará e quanto melhor correrem as coisas no momento, a curto prazo, mais fácil será o futuro, seja qual for o candidato que vença as eleições.
Até Abril há muitos jogos para jogar e ganhar, ninguém está dispensado, todos têm  de puxar para o mesmo lado porque o FC Porto precisa de todos. Que haja bom senso e este apontar o dedo e culpas termine definitivamente.
Pela minha parte é isso que tentarei fazer. Depois, seja qual for o veredicto dos sócios nas urnas, o meu portismo e a minha maneira de ser e estar pelo FCP manter-se-à intacta, não mudará em função do vencedor das eleições. 
Se aqueles que agora querem derrotas do FCP porque dá jeito, para mim não são portistas, pensarei exactamente o mesmo daqueles que depois do acto eleitoral e se o seu candidato não ganhar tiverem atitudes e comportamentos semelhantes.

Três notas finais:
A 1ª é uma frase de um amigo e que subscrevo: ser ingrato não é querer a saída de JNPC numa altura que já não faz bem ao clube, ser ingrato é não reconhecer a obra que ele fez.

A 2ª, tudo o que escrevo é de minha inteira e exclusiva responsabilidade. Não sou líder de facção, o único grupo de que faço parte somos apenas 10, todos sócios do FCP e com muitos anos de portismo, todos queremos o melhor para o FCP, alguns comeram o pão que o diabo amassou, mas nunca vacilaram no seu portismo. Também passou muito por gente desta resiliência, por esta capacidade de estar presente e nunca vacilar, a possibilidade de manter a grandeza do FCP intacta e mais tarde ser possível juntar títulos a essa grandeza, em particular no futebol.

A 3ª, podem discordar, podem criticar até com contundência este post, mas não vou aceitar quem não fizer com respeito devido.

44 comentários:

  1. DVP

    Notável o seu texto, que subscrevo na íntegra...

    Obrigado

    JPPCH

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo com o seu texto. Apoio na integra.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. O maior inimigo do grande Pinto da Costa, o PdC que não se encolhia perante nada nem ninguém quando se tratava de defender os superiores e justos interesses do FCP...fosse uma FPF, fosse um ministro das finanças ou até um 1° ministro, fosse a CS sempre hostil...e que ambicionava um Porto entre os maiores do mundo, é o actual PdC, uma sombra ténue do antigo e eterno presidente do FCP.

    Os verdadeiros portistas querem um Porto cada vez maior e não um Porto a definhar cada vez + como acontece com o actual PdC. E é por verem em AVB, apesar das diferenças, muita da vitalidade, determinação, ambição e inteligência do antigo PdC, que muitos encaram a sua candidatura com esperança e até entusiasmo. Sentem que ele poderá ser o continuador da obra do grande PdC.

    Podemos até estar enganados em relação a AVB mas não estamos enganados quase de certeza relativamente à incapacidade do actual PdC de defender e fazer crescer o FCP.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Sr.Vila.
    Mais uma lição de Portismo!
    "Portanto importa dizer isto: quando o FC Porto perde dói muito. Dói mesmo. A comida não tem o mesmo sabor, custa a adormecer, nos dias seguintes a má disposição é notória. É uma sensação estranha, mas que os verdadeiros portistas conhecem e sentem"
    ah ah,oh sim ,se conhecemos!

    O verdadeiro Portista defende acima de tudo e todos o Clube.
    Esse é o nosso verdadeiro desígnio.
    Agora não nos peçam para o"deixá-lo lá estar"só por gratidão.
    Essa será sempre eterna,mas há um princípio,meio e fim,como tudo na vida.
    Abraço.
    Viva o Nosso Clube !
    Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar


  5. Vila , meu amigo , lúcido e frontal como sempre !

    ResponderEliminar
  6. Há uns anos percebi que o PC mentia, quando dizia que o Porto não era uma monarquia. O PC usava as palavras para encantar os "tolos", nunca lhe passou pela cabeça deixar o poder. São raros os portugueses, que deixam o poder. Pessoas como o Rui Nabeiro são muito raras. Na cabeça do PC, o clube pertence lhe. Só peço uma coisa. No dia que o PC deixar o clube, seja porque saiu pelo seu pé, perdeu as eleições, por saude, que não leve tudo o que conquistou com ele. Por outras palavras, que não deixe o clube na miséria. Porque se o fizer, não lhe serei grato! Porque tudo o que fez não serviu absolutamente para nada.

    ResponderEliminar
  7. Caros Portistas,

    Caro DVP concordo em absoluto com tudo que escreveu, parabéns! "ser ingrato não é querer a saída de JNPC numa altura que já não faz bem ao clube, ser ingrato é não reconhecer a obra que ele fez" ora nem mais! esperemos o nosso amado Presidente tenha bom senso e mostre a inteligência que sempre teve.
    VIVA O F.C.PORTO!

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  8. Nas muitas entrevistas que o senhor presidente deu ao longo das décadas , sempre frisou que não haveria problemas na sua sucessão , saberia sair de cena , sem se agarrar ao poder , durante muitos anos eu acreditei nas suas palavras , mas nos últimos 6 , 7 anos perdi a esperança numa saída atempada e transição pacífica .
    Dividir , e criar facções dentro do nosso clube é o pior que pode acontecer , não pode haver pintistas contra Andréistas , conservadores contra golpistas , super dragões contra sócios , não , o que tem de haver é portistas uniformemente unidos na defesa do clube , contra os clubes de Lisboa que sonham com a nossa ruina , secundada por uma CS rastejante .

    Ainda é cedo para pensar o que vai ou não ser às eleições , veremos , agora temos dois jogos em que todos os portistas sem exceção devem puxar pela equipa independente de serem a favor da continuidade ou de querer sangue novo .

    ResponderEliminar
  9. JNPC sera eterno! Ninguem podera negar lhe a obra que ele fez! Mas ...mas temos de ter um.novo rumo com gente nova que nao tenha vicios...que nao estejam acomodados! Muita raça e ambição para defender o Fcp e o seus intéresses superiores... #AVB2024 delfim 41248

    ResponderEliminar
  10. Mais um excelente post do nosso DVP. Arrisco-me a dizer que disse tudo aquilo que o verdadeiro portista pensa e sente nesta altura. E gostaria tb de realçar o autor e a própria nota numero 1 (que tinha lido durante o dia no seu post anterior) e que acertou em cheio!
    O Porto somos nós, e o Porto irá continuar seja com que Presidente for. Só é pena o nosso atual pelos vistos não pensar assim..
    Um bem haja a todos

    ResponderEliminar
  11. Caro DVP,
    Tudo dito e na perfeição.

    ResponderEliminar
  12. Em questões de liderança e àquele que se candidata a ser o timoneiro, há requisitos que não são apenas necessários, mas sim indispensáveis.
    Sendo a trajectória e o curriculum vitae importantes para definir qualidade, tenho para mim que a coerência em si mesma, é a pedra basilar em que se afere a constância dos princípios, dos valores e da real intenção e mérito do putativo candidato. As palavras leva-as o vento, mas os factos valem por si mesmos.
    Quando se afirma algo com o valor afectivo (espera-se a correspondente lealdade a esse afecto) não se pode, depois, pelos actos demonstrar infidelidade, deslealdade ou egoísmo exacerbado.
    O oportunismo de um parvenue (chico-espertismo) que procura pescar em águas turvas transitórias, tendo por base um episódio muito meritório (mas de curta duração e também muito feliz) esquecendo ou procurando que se não lembre um passado de grave deslealdade que sucedeu posteriormente a esse episódio, quer ao mesmo tempo que se esqueça, ou se desvalorize um longo passado de dificuldades ultrapassadas, de construção, de sedimentação e de conquista que, muito, mas mesmo muito dificilmente, será possível igualar.
    Bastaria que nos recordemos dos incensórios produzidos (vide a imprensa e os comentadores ao serviço dos nossos rivais) dos medíocres detractores da actual direcção para se perceberem os apoios, a conveniência da queda de, queiramos ou não, de um baluarte que até aqui parecia inexpugnável.
    Do Sr. que fez e faz campanha contra a informação (ou desinformação) insidiosa da imprensa do sistema da Capital, dos programas televisivos engajados num único objectivo de descredibilizar uma direcção e o seu líder, da forma capciosa como a “justiça” desportiva e não só tem usado o seu múnus com o mesmo objectivo, da investigação e consequente esclarecimento e erradicação das práticas nefastas e escabrosas; esperava maior clareza, maior visão e senão gratidão, pelo menos maior respeito e deferência. Esperava que estivesse “vacinado” contra as meias verdades, contra a calúnia disfarçada, contra a informação silenciada e não fosse tão “tenro”.
    Pela inevitabilidade da vida, vamos ter que encontrar soluções de continuidade, de erguer novas bandeiras e arregimentar vontades no prosseguir de um destino que acredito, acreditamos todos, será eterno. Mas não com arrivistas apoiados, claramente ou não, pelos nossos adversários e de cuja idoneidade temos razões para duvidar.

    ResponderEliminar
  13. Eu juro que gostava de saber se estas pessoas que vêm com insinuações ridículas, acham mesmo que conseguem enganar ou influenciar alguém.
    Até ao momento de se anunciar como candidato, Vilas Boas era portista desde que nasceu, com provas dadas. Apontado como um bom sucessor de Pinto da Costa, por várias figuras do universo portista, inclusive pelo atual presidente.

    A partir do momento que se assume candidato, já não é nada disso, está ao serviço dos adversários e quer vender o clube alguém do Qatar. Mas querem fazer de nós benfiquistas? Não comemos gelados com a testa.

    Engraçado que dizer que Pinto da Costa foi um grande Presidente mas que neste momento já não faz bem ao clube é ser ingrato. Dizer que Vilas Boas não foi um grande treinador no Porto, não teve influência quase nenhuma nos êxitos da equipa e que quer ser presidente para prejudicar o clube já não é ser ingrato. A ingratidão é seletiva.

    ResponderEliminar
  14. DVP deu mais uma vez uma lição do que é ser portista, no excelente texto que postou.
    Acrescento o último parágrafo de Luís Negroni que acho importante - "Podemos até estar enganados em relação a AVB mas não estamos enganados quase de certeza relativamente à incapacidade do actual PdC de defender e fazer crescer o FCP".

    ResponderEliminar
  15. Carlos Rangel, saúdo o seu aparecimento, creio que pela 1ª vez num blog que já vai fazer 17 anos. Como não quero ser deselegante, atendendo a partes do seu comentário, é alguém que vai sabendo o que se passa por aqui. E é verdade, o Dragão até à morte sempre defendeu o FCP contra o sectarismo, facciosismo, tendenciosismo, anti-portismo, aliás, essa defesa, mesmo que seja apenas uma pequena gota num imenso oceano, está na génese da criação do blog. Mais, sempre defendi o FCP e quem o dirige nos períodos mais difíceis, deixando clara a minha posição, antes das decisões, enquanto muitos ficaram calados à espera de ver para que lado caía. E enquanto o DAM existir, vai continuar a ser assim seja qual for o presidente. E arrumando esta questão, sendo óbvio que uma candidatura com potencial para vencer, seria sempre aproveitada pelos inimigos do FCP, desengane-se você e todos os que pensam de forma semelhante, que se AVB for líder do FCP a os inimigos do FCP vão ter vida fácil. Não vão ter. Como não tiveram enquanto foi treinador.

    Dito isto, em 2010 o FCP tinha eleições, mas apesar de vir de um ciclo fantástico no futebol e nas modalidades, na modalidade rainha ser tetra, conquistado Taças e Supertaças, e em 2010 apesar de ter perdido o campeonato do túnel, também ganhou dos títulos. Mesmo assim havia quem não estivesse contente, proclamasse que era o fim do ciclo, estava contra a gestão e a candidatura de jNPC, candidato único. Nessa altura escrevi no blog algo que cito de cor, mas quem quiser ir à procura pode fazê-lo e confirmará. " Se apesar deste ciclo fantástico, alguém não está contente, quer a mudança, força, desde que cumpra os preceitos estatutários, e vier por bem, isto é, com respeito pelo FCP e por quem o dirige, parentando alternativas, dizendo que o caminho é por aqui e não por ali, tem toda a legitimidade para apresentar uma candidatura. Não terá o meu apoio nem o meu voto, esses vão para o presidente, mas terá o meu respeito e quiçá, no futuro, aquilo que neste momento estou a dar a JNPC."
    Portanto, neste momento estou a ser apenas consequente com o que disse vai fazer 14 anos.

    Quanto à coerência, se fossemos por aí, meu caro amigo, bastaria ver o que disse JNPC acerca das possíveis candidaturas e o que diz agora. AVB pode mudar de posição e é logo trucidado, o senhor presidente pode mudar quantas vezes quiser que não há problemas.

    Experiência. Ninguém é experiente antes de ser inexperiente. É básico. Mas se AVB nunca dirigiu um clube, para mais da dimensão do FCP, estamos a falar de alguém culto, inteligente, com mundo, que conhece bem o FCP, futebol português e mundial, andou a aprender, estudou para a tarefa a que se propõe. Depois entra o programa e quem o acompanha. Se o programa abordar os vários temas que aqui já temos falado, desde a parte financeira, desportiva, política remuneratória, formação, modalidades, marketing, etc., já podemos ficar com uma ideia mais concreta. Idem se quem o acompanha for gente competente, com capacidade e provas dadas, se juntar a isso portismo, melhor ainda. É por isso que estou à espera, não dou cheques em branco a ninguém, neste momento só tenho uma certeza, não voto em JNPC se ele, como é óbvio, se recandidatar. Mas não é uma surpresa, já não votei e pela 1ª vez, em 2020.
    Até posso ser tenro, mas não sou parvo e conheço muito bem o FCP. Fosse qual fosse o candidato, desde que tivesse capacidade para disputar as eleições e até vencer, o status quo ia sempre arranjar defeitos e atacar forte e feio. É com o AVB como seria com outro qualquer.

    Para terminar, Carlos Rangel, quem vai decidir o futuro do FCP são os seus sócios. Por mais que queiram, não vai ser uma casta de portistas que se julga superior e que pelos vistos não tem aprendido nada com os acontecimentos do antes, durante e após aquela AG.

    ResponderEliminar
  16. Continuação:
    PS 1 - O que pensa o Carlos Rangel do facto dos administradores da SAD e grandes responsáveis pela actual situação do FCP, receberem prémios de gestão, na ordem das centenas de milhares de euros, quando a gestão deixa muito a desejar, e até num período em que o FCP esteve intervencionado pela UEFA? Administradores esses, como sabe, já muitíssimo bem remunerados. Será portismo? Será a forma de pagar tudo o que eles fizeram por o FCP, mesmo que sejam profissionais desde 1997 e não administradores que abdicam ou tiram tempo as suas empresas, para servir o FCP?

    PS 2 - E o que acha daquelas alterações de estatutos levadas a uma AGE a poucos meses das eleições e com alguns pontos polémicos? Vai dizer que o senhor presidente não sabia de nada e até estava contra alguns pontos? Alterações em que por exemplo, as quotas podiam ser aumentadas todos os anos? Podia haver negócios entre quem dirige o FCP e familiares? Eleições quando desse jeito?

    PS 3 - Carlos Rangel, não o conheço, não sei quem é e o que faz, mas se tem alguma influência junto do status quo, aceite um conselho: a estratégia começou completamente errada, explico no post o que penso sobre isso, e continua errada.

    ResponderEliminar
  17. OLHA O NORTE.
    O que se passa pela cabeça do sr presidente!... Com 86 anos, com as limitações normais da idade, teima em deixar a presidência, só de alguém obsessivo pelo poder.
    Tenho pena, se recandidatar-se e perder, sai pela porta dos fundos, é o que merece, depois de mostrar tanta arrogância com alguém que é tão portista como ele e que quer ir a votos.
    Na maioria das grandes empresas os donos, disse bem os donos, com menos idade que a dele passam o testemunho aos familiares mais próximos ou a administradores da sua confiança os destino da empresa, este senhor pensa que é infindo e que só ele é capaz.
    As promessas de que vai fazer a Academia, isto ou aquilo, são historias que já ouvimos no passado, mesmo que sejam verdade, já vêm tarde e a más horas.
    Obrigado VP pelo texto, subscrevo. FCP Alez, Alez.


    ResponderEliminar
  18. O comentário de Carlos Rangel está muito bem escrito, sem dúvida, com muitas palavras bonitas, caras e até eruditas. Só é pena, passar completamente ao lado da realidade actual do FCP. A realidade, do passivo de bastante + de 500M, dos capitais próprios negativos em quase 200M, da equipa de futebol que já teve muito melhores dias, dos prémios chorudos prós administradores da SAD em ambiente de super falência técnica da mesma SAD, das comissões estapafúrdias umas atrás das outras pró Sr. Pinho, do nível de vida incompatível com as declarações de rendimentos ao fisco do Dr. Madureira grande amigo de PdC.

    Embora Carlos Rangel nunca o nomeie, toda a gente percebe que é a AVB que se refere quando fala em, infidelidade, deslealdade, egoísmo exacerbado, oportunismo, chico espertismo. Todos estes "mimos", pra quem até agora apenas, se limitou a referir factos (dramáticos), a aventar a hipótese de exercer o direito que tem como sócio pagante há muitos anos de concorrer às próximas eleições para a presidência do FCP e a tratar sempre PdC com a maior elevação e até admiração. Carlos Rangel não gosta nada de AVB, ficou evidente, mas estou convencido que a esmagadora maioria dos portistas gosta muitíssimo menos das companhias pouco recomendáveis de que PdC se tem rodeado de há bastantes anos a esta parte. E como disse Goethe "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és".

    Quanto ao último parágrafo do comentário de Carlos Rangel, é o "Pintismo" em todo o seu esplendor. Como Pinto da Costa não pode ficar cá pra sempre pela inevitabilidade da vida, que era o ideal, temos de arranjar soluções de continuidade. Continuidade? O quê ou quem, Vítor Baía? Não acredito que os sócios alguma vez o façam presidente do FCP, só se andarem a dormir ou sedados. Mas felizmente, vão ser os sócios todos que vão decidir, não vão ser só os pintistas, que são cada vez menos acho eu. Decidirão pela continuidade amorfa ou pela ruptura. Eu espero e desejo e tudo farei dentro das minhas poucas possibilidades para que ganhe a ruptura.

    ResponderEliminar
  19. Pela não convocatória de David Carmo , parece-me a mim que é o fim da linha para ele , o jogo com o Estoril aonde ele esteve nos 3 golos do adversário foi a última gota .
    Deverá sair em janeiro por empréstimo ...

    ResponderEliminar
  20. " ... num único objectivo de descredibilizar uma direção e o seu líder ..."

    Infelizmente o senhor presidente naquela entrevista na SIC resolveu se auto-destruir , não foi preciso a CS , ou quem quer que seja ...

    ResponderEliminar
  21. Carlos Rangel, leia o que se segue depois diga alguma.
    Já foi a construção do pavilhão, agora vai ser a Academia que já estava nos planos da candidatura em 2016. Há sempre um pretexto...

    "Pinto "No próximo mandato não me candidato" da Costa

    "Estou convencido que será o último mandato, também tenho direito de gozar a vida e o FC Porto. Não estou a garantir, mas mal do FC Porto se nenhum dos possíveis candidatos não se assumirem nos próximos anos. Estou convencido que com o Rui Moreira, o André Villas-Boas e o António Oliveira, apesar de ter dito que não quer, ficaria super descansado e super feliz porque sabia que podia ver sem responsabilidade o FC Porto a continuar na senda de triunfos", assegurou o líder portista.

    2020

    Jorge Nuno Pinto da Costa está em Paris e foi em entrevista ao jornal desportivo L’Équipe que revelou os seus planos para o futuro: “Continuar mais 20 anos? Não, com certeza que não. Nem 10, nem mesmo cinco. É o momento do clube ganhar sem mim.”
    Depois de 30 anos à frente do FCP, Pinto da Costa revelou que vai recandidatar-se para mais um mandato no próximo ano e que esse será o último. O líder portista falou ainda do que pensa fazer nessa altura: “Vou acompanhar o FC Porto nos seus jogos europeus, escrever e viajar. Nos últimos anos viajei apenas com a equipa”.

    2012

    "É cedo para tomar uma posição e a vida é feita de etapas. Há que preparar caminho para o próximo sucessor", disse o dirigente, ontem à noite, durante um jantar de homenagem promovido por uma comissão de apoio à sua recandidatura, no restaurante Monte Aventino, no Porto.

    2012

    “Noutras alturas já pensei em sair. Nesta teria saído se não fosse o pavilhão, mas é evidente que tudo tem um limite e ninguém tem o direito de me pedir mais qualquer mandato”, avisou o presidente dos portistas, em declarações à Rádio Renascença.
    A sua história como presidente do FC Porto confunde-se com a maioria dos êxitos alcançados pelo clube, com destaque para duas ligas dos Campeões (1987 e 2004) e uma Taça UEFA (2003).
    Sob a liderança de Pinto da Costa, os dragões conquistaram 44 títulos. Além das vitórias desportivas, Pinto da Costa também construiu o Estádio do Dragão e agora dedica as atenções ao dragaõzinho, o pavilhão que irá acolher as modalidades portistas.
    No entanto, apesar do discurso de Pinto da Costa sobre a sua recandidatura ao cargo de presidente, a verdade é que este tem sido repetido nos últimos anos, com o tabu eleitoral a terminar sempre dias antes das eleições – com lista única e com ele no comando da direcção.

    2007

    Pinto da Costa vai aguardar até amanhã para anunciar a mais do que provável recandidatura à liderança do FC Porto para os próximos três anos. Mas o presidente portista admite recuar, se o patrão da Sonae, Belmiro de Azevedo, avançar. “Se aparecer alguém com um projecto credível, como por exemplo o eng.º Belmiro de Azevedo, apoiarei essa candidatura. Por isso, vou aguardar até sexta-feira. Se não aparecer ninguém credível, vou avançar”, explicou Pinto da Costa ao ‘Sol’ on-line"

    ResponderEliminar
  22. Caro DVP e Amigos:
    O seu texto é uma reflexão importante sobre o actual momento do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
    A promessa de uma transição pacífica e sustentada foi desmascarada por uma AGE negra da qual não se tiraram ensinamentos.
    Também sou daqueles que não me sinto bem quando o meu CLUBE não está bem.
    Devemos fazer um enorme esforço de coesão antes e depois das eleições.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  23. (continuação)
    Todas estas questões podem parecer despiciendas, confusas ou alucinadas, mas existem e reflectem uma realidade, que embora difusa, não deixa de ser real. Para a confirmação da existência desses “lobys” bastaria olhar para a formação dos grupos de pressão na comunicação social (quase todos os canais de televisão e jornais e, não esquecer, os grupos financeiros) que, com a sanha e constância, procuram apear o que até agora era um factor de união e identidade e fazer vencer os seus verdadeiros interesses, que não são meramente desportivos.
    Que candidato reúne a suficiente qualidade e firmeza para manter, queiramos ou não, a independência e continuar a ser a “pedra no sapato” nos interesses inconfessados dos nossos inimigos (que não adversários ou rivais, porque vai muito além do interesse desportivo)?
    Se olharmos, embora não conheçamos em detalhe a realidade financeira e política, vemos que se perfila no horizonte internacional, numa estratégia de negócio financeiro, uma tendência de redução a alguns clubes economicamente muito poderosos e ao definhamento ou desaparecimento de todos os outros, quiçá para uma 1ª, 2ª e 3ª divisões. Julgo que a alta finança decretou que não seria o FC Porto a ser o representante de Portugal, nesse novo “Show Business”. Daí a inoperância da justiça, desportiva ou não, a impunidade manifesta pretextada pela sua morosidade.
    Por todas estas razões, pelas simpatias geradas nos nossos detractores, (há um ditado que diz entre outras coisas “…amigo do meu inimigo, meu amigo é que não é”) pelos sinais de inconstância, pelos tempos muito difíceis que se avizinham, lamento que o “putativo candidato”, o “pescador de águas turvas”, não seja da minha simpatia.

    ResponderEliminar
  24. Convida-me o Sr. Dragão Vila Pouca a comentar declarações aparentemente contraditórias do JNPC em diversos momentos e a propósito da sua candidatura, ou não, à presidência do Clube.
    Onde, provavelmente, vê inconstância ou incoerência, vejo apenas que em seu juízo, dele PC, no espaço decorrido entre as diversas afirmações, não se perfilaram candidaturas credíveis, não se realizaram as suas expectativas, os problemas e as suas circunstâncias impediam o seu abandono naquela altura. Pode ser qualquer uma das razões, ou o conjunto de todas elas. Quem no seu lugar, depois de intensamente vividos momentos tão gratificantes, abandonaria em dificuldades aquilo que o movia? Não será legítimo que pensasse, que o Clube passaria pelo mal menor com a sua continuidade, tendo em conta o seu conhecimento dos problemas urgentes e das suas causas, ou soluções?
    De qualquer forma, Sr. Dragão Vila Pouca, julgo ter dado no comentário anterior recentemente enviado, razões que podem acrescer a estas. Vejo, de qualquer forma, a manifestação inequívoca de um grande amor a um projecto de uma vida. Como todas as realizações humanas, não está isento de erros e passível de crítica.

    ResponderEliminar
  25. Carlos Rangel, com a idade que aparenta ter, já deveria ter aprendido a ser assertivo, poder de síntese e chamar os bois pelos nomes e não eufemismos, enrolar e adornar a pílula.

    ResponderEliminar
  26. (Por lapso não foi enviada a 1ª parte)
    Ao contrário do que se possa pensar ou inferir do que escrevi, não sou “pintista” no sentido depreciativo que geralmente é utilizado por aqueles que, com toda ou com alguma razão, criticam e condenam alguns aspectos e erros lamentáveis da actual direcção. Apenas constato que no “deve e haver” o saldo é tremendamente positivo e não só no futebol…
    As suas críticas à presente direcção são, também, as minhas. Sentir-me-ia um pouco idiota, se não as perfilhasse. Em última análise, a responsabilidade é sempre do Presidente da Direcção, mas não podemos escamotear que o exercício do poder é um esforço de equilíbrio tremendamente difícil, e que requer um conhecimento abrangente dos diversos vectores que, muitas vezes, não são convergentes.
    É para mim um facto inevitável, indesmentível e absolutamente seguro, e desde sempre disse aos meus próximos que aproveitássemos e fizéssemos “surf” enquanto a onda vai alta, porque após esta longa época de conquistas e crescimento, na ausência infelizmente inevitável do individuo que protagonizou esse período, iriamos passar pelo período de instabilidade que advém à substituição de uma liderança forte. Os “inovadores”, os “avançados mentais”, os “pintistas” sem os defeitos do “pintismo”, os “arrivistas”… etc. irão enxamear e lançar aos quatro ventos as suas próprias teorias, que se entrechocam e se opõem e, pior, dividem.
    Ao contrário do que julgo que pensa, Sr. Dragão Vila Pouca, partilho inteiramente da sua crítica aos prémios de gestão. Também eu me interrogo como é possível que se mantenha no cargo um administrador financeiro que ao longo do seu exercício não foi capaz de ser uma solução mas apenas um factor de agravamento do problema. Será por incompetência de encontrar soluções? Será por inépcia, de encontrando essas soluções, não as consiga implementar? Porque cargas de água é que esse Sr. veio parar ao FC Porto? Que “lobys” existem que impõem essa incompetência demonstrada? Não será estranho, que ninguém na comunicação social critique ou, até, comente esta manifesta incapacidade do responsável financeiro? Serão esses “lobys” (poderíamos pensar erroneamente que são facções internas) quem, até certo ponto, impõe uma certa forma de governança? O que dizer do posicionamento político do Sr. Presidente que, invariavelmente, acompanha uma agenda política mediática fazendo visitas inopinadas (Socrates!) ou tecendo comentários mais ou menos simpáticos a figuras mediáticas do espectro político? Que motivações, desportivas ou não, o aconselham a isso?

    ResponderEliminar
  27. Carlos Rangel, você é que não gostou e falou nas incoerências de AVB porque tinha dito que não se candidatava contra JNPC e agora vai candidatar-se. Apenas lhe tentei dizer que em questão de dar o dito por não dito, o senhor presidente bate o André por KO. Mas pelos vistos, para si, JNPC pode mudar de ideias, mas os outros não.

    Sobre tudo o resto e partindo do princípio que não são apenas teorias da conspiração, você olha para o presidente e acha que é o único capaz de se opor, eu não acho nada. Se recuasse 10 anos, até lhe podia dar razão, mas JNPC só está virado para a apologia da personalidade, só reage quando lhe tocam, e mesmo assim não é com todos. Se for o MST, ou o Nuno Lobo, processos em cima, mas se for o Luís Filipe Vieira, até lhe pode chamar ladrão que não leva processo.

    Registo que sobre a pouca vergonha dos prémios de gestão de centenas de milhares de euros, com a SAD numa situação de penúria que a obrigou a vender o melhor jogador por preços bem abaixo do real valor, sob pena de ser excluída das provas europeias, sobre silêncio absoluto.

    ResponderEliminar
  28. Carlos Rangel, o administrador financeiro no FCP tem de fazer malabarismos para arranjar dinheiro se quiser manter-se agarrado ao lugar, como é o caso do Dr. Fernando Gomes, ou bater com a porta como fizeram Angelino Ferreira e o actual presidente da FPF. Fernando Gomes não forma os plantéis, não contrata, dispensa, renova, ou deixa sair a custo zero. Essa é uma responsabilidade quase em exclusivo do senhor presidente, principalmente quando tem como administradores para o futebol Luís Gonçalves e um apagadíssimo Vítor Baía cuja única recomendação que vejo para ser administrador, é ter sido um extraordinário jogador e ter algum prestígio por isso junto dos adeptos e sócios e isso dar votos. Fernando Gomes é mais uma bode expiatório, mais um que vai permitindo ao senhor presidente passar pelos pingos da chuva, embora cada vez menos.

    ResponderEliminar
  29. Queria em primeiro lugar saudar Carlos Rangel porque é sempre bom ouvir quem pensa diferente de nós e tentar compreender os seus argumentos.

    Infelizmente tudo se resume a 1 só argumento: gratidão

    Quem não continuar a votar PdC é ingrato e não reconhece o seu trabalho impar ao longo de todos estes anos ao serviço do clube. Vai até mais longe, culpando lobbys externos da imposição de FG como administrador financeiro, sendo este o culpado do desastre financeiro em que nos encontramos.
    As incoerências de PdC apenas se devem ao não aparecimento de candidaturas credíveis.
    Na realidade é a velha máxima, ou eu ou o caos.
    Uma máxima que esta direcção parece apostada em concretizar, agravando a situação da SAD a um nível que cada vez parece ser de não retorno.

    O problema é que muitos adeptos não querem que o clube acabe quando acabar PdC e a gratidão, nunca pode servir para ocultar o caminho em direcção ao abismo que nos encontramos neste momento. Gratidão e memória, é o que tem aguentado PdC nas últimas eleições mas infelizmente muitas já perceberam que esta direcção não tem capacidade para mudar nada, nem penso que queira.

    A maior parte dos adeptos vê AVB como uma solução credivel para tentar parar os danos da actual direção. Mas se outro nome de peso dentro do universo portista se candidatasse também o iriam apoiar. Infelizmente os corajosos estão à espera que PdC saia pelo próprio pé, o que todos sabemos não vai acontecer.

    O problema é estar agarrado a uma memória de alguém que já não existe e mesmo estando infinitamente agradecido pelo trabalho absolutamente extraordinário de PdC, não tenho de estar agradecido aos actuais membros da direção que na minha opinião têm sido péssimos e ao eleger o actual presidente vai significar eleger os restantes membros.

    ResponderEliminar
  30. Tenho respeito e gratidão por Pinto da Costa, lamento profundamente a degradacao da situação a que chegamos, mas a História não pode parar a vida, por isso há que tomar decisões e as alternativas existem, com Nuno Lobo e AVB, que na altura que achar certo vai apresentar a candidatura, além de outros que possam aparecer.
    O Clube está acima de tudo.
    Espero que haja cabeça fria e elevação entre todos no antes e depois das eleições, fazermos delas um sinal de vitalidade do Clube, já bastou a AG.
    Mas vai ser difícil e era evitável.


    ResponderEliminar
  31. Como se já não bastassem os negócios mirificos das américas com que PdC acena aos portistas e que vão salvar financeiramente o FCP, vem agora Carlos Rangel acenar com uma terrível teoria da conspiração em que manda-chuvas nacionais e internacionais querem pôr o slb numa hipotética 1a divisão europeia futura em detrimento do FCP, que ficaria assim numa 2a divisão europeia. E como é que PdC nos salva disso melhor que AVB? Será arruínando-nos cada vez + e defendendo-nos cada vez menos? Não me parece que isso nos traga qualquer vantagem relativamente ao slb. Gostava mesmo, sinceramente, de perceber porque é que PdC consegue impedir isso e AVB não, mas não consigo por + que me esforce.

    ResponderEliminar
  32. Em respostas a algumas objecções:
    Toda a gente é passível de ser enganada ou traída. Outra coisa é aceitar desculpar ou ignorar essa traição. Pode haver quem goste, ou não se importe, mas não é esse o meu caso.
    O Sr. AVB quando, sem lhe ser encomendado, fez declarações de amor eterno e de ocupar a “cadeira de sonho”, dá o dito por não dito e desalapa da “cadeira de sonho” a uma semana de começar uma nova época desportiva. Grande amor esse, que pode ser comprado, mais a mais, com essas características. Consigo leva jogadores da equipa que treinou e a eventual promessa de que outos se seguissem, o que levou o treinador que se lhe seguiu, o Sr. Victor Pereira, a promover uma limpeza do balneário (creio que 7 atletas) porque, segundo alguns, AVB tinha os seus números de telefone e contavam ser contactados.
    Ao Sr. Victor Pereira foi-lhe colocado um enorme desafio: ou aceitava o desafio que lhe foi proposto, após uma época de sonho, ou não aceitava e, assim, enterrava as suas aspirações a vir a ser um treinador de futebol com êxito. Infelizmente alguns da massa associativa deste Clube, não reconhecendo a coragem inerente a essa aceitação da missão a que o convidaram tratou com desprezo e malquerença o treinador que lhe deu dois títulos nacionais consecutivos, um deles invicto (não foram os dois devido a uma arbitragem “habilidosa”). Lembra-me de ouvir um “Sr. G.” comentador da nossa casa a dizer que na equipa a apresentar no próximo jogo, deveria ser Helton e mais 10! Posteriormente, quando os títulos eram uma realidade, apareceu a dizer que sempre tinha sido um grande apoiante de Victor Pereira! Nunca duvidou. Viva a desfaçatez e, mais uma vez, a coerência.
    Que seria legítimo ao Sr. AVB enveredar por uma oportunidade de carreira, não se discute. O que é censurável é a forma, a ocasião temporal em que o fez, principalmente de quem apregoava um amor sem limites. No mínimo é falta de lealdade e coerência. “Cesteiro que faz um cesto, faz um cento”!
    HAJA MEMÓRIA e que cada um dos Portistas avalie em sã consciência e faça a sua escolha do candidato à Presidência. Aqui limitei-me a expor factos e não “Wishful thinkings” de pessoas ou massas condicionadas pelo que “se diz”. Viva o FC PORTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passado 4 meses da fuga maléfica do AVB,estava o Sr.Presidente a elogiar o "traidor"e a dar-lhe um grande abraço de amizade e gratidão.
      Haja memória,mas memória global e não a seletiva.

      Eliminar
  33. Resumindo... "eu conquistei agora posso roubar"

    ResponderEliminar
  34. Carlos Rangel, quem vem ao blog sabe que eu não gosto destes diz tu, digo eu que se eternizam e não levam a lado nenhum. Por isso esta é a minha última réplica - se quiser continuar esteja à vontade, mas não estranhe o meu silêncio.

    Ao contrário do que sei sobre muitos que aqui vêm, alguns dos quais são meus amigos pessoais, você apareceu de repente e numa sanha persecutória contra o AVB. É um sinal claro do incómodo que o status quo sente com a candidatura do treinador da memorável época 2010/2011. NL e JFR, como até deram jeito para não ser mais uma candidatura única, nunca foram atacados, na última AG o senhor presidente até elogiou o sentido de estado do NL - para quem lhe tinha metido um processo em tribunal, não está mal, não senhor, se não fosse apenas para mandar mais uma bicada ao AVB. E vem com comentários que tem várias incorrecções.

    Façamos um pouco de história.
    Quem anda por aqui sabe que torci muito para a vinda de AVB para treinar o FCP - não foi apenas aqui, mas fiquemos por aqui. A razão, tinha um feeling que ia dar certo, como deu, apesar de após o Torneio de Paris já haver portistas a dizer muito mal dele porque o FCP sofreu duas derrotas nesse torneio, José Mourinho tinha razão, AVB era apenas um informático, na Supertaça o FCP ia ser arrasado pelo faraónico Benfica de JJ. Sabemos o que aconteceu, sabemos o que foi essa época.
    AVB andou a fazer juras de amor eterno, a falar na cadeira de sonho, mas saiu a poucos dias do início da época. Este portista sentiu-se traído, disse de AVB o que Maomé não disse do toucinho. Quando foi a Gala dos Dragões de Ouro, em que o traidor foi galardoado, fez um discurso muito bonito, enquanto Vítor Pereira desolado parecia encolhido na cadeira, este portista até fez um post com o título: "Pinto da Costa perdoa, eu não. Sou mais papista que o papa". Serve isto para lhe mostrar a sua e do candidato que você defende com unhas e dentes, incoerência - como não o conheço não posso saber se é apenas por portismo, ou, como muitos outros, porque tem outros interesses. Ou tem dúvidas que há muita gente preocupada com um possível saída da presidência de JNPC e não é apenas porque querem o melhor para o FCP?

    Não, se a saída pode ter criado instabilidade e alguns jogadores - houve um que se julgava bem melhor do que era, chegou a falar que esperava que AVB lhe ligasse, saiu do FCP mal, nunca mais se endireitou, teve um triste final de carreira, estou a falar do Rolando -, só saiu um, foi Falcao e para o Atletico de Madrid, não como alguma comunicação social andou a pregar, para o Chelsea.

    Este portista também defendeu sempre Vítor Pereira, contra muitos que após um empate em Aveiro com o Feirense já queriam a sua saída. Isso valeu-me até alguns problemas junto de amigos que queriam ver o VP pela porta fora. Portanto, também não é por aqui.

    Tudo isso já é passado, AVB não quer ser treinador, quer ser presidente, quem não gosta tem todo o direito de criticar, mas deve fazê-lo pelo programa que apresenta, pelas pessoas que o acompanham, não pela que aconteceu em 2011. Eu nunca argumentaria contra JNPC com base em muitas coisas que se passaram no FCP por culpa do senhor presidente. Não cometo essa deselegância, nem deve ser esse o caminho. Não apoio JNPC porque acho que o FCP precisa de gente nova, gente que tenha de dar à pinhanha para fazer currículo e não gente que está em cima do pedestal, só quer saber dos adeptos quando dá jeito e trata uns como filhos e outros como enteados - todos sabemos porquê...

    Não sei quem é o senhor G, logo não posso comentar...

    ResponderEliminar
  35. Caro DVP e prezados portistas,

    É com profundo respeito e tristeza, que venho expressar a minha opinião sobre a atual presidência do nosso amado FC Porto. Aos 86 anos, o nosso presidente, cuja dedicação ao clube é inquestionável, parece já não possuir a energia necessária para enfrentar os desafios e ataques que constantemente somos alvo.

    Recordo-me com desgosto dos anos do 'tetra da treta' do Benfica, onde o FC Porto foi claramente prejudicado sem que houvesse uma voz enérgica na direção do FC do Porto a defender-nos. E, após as revelações sobre os crimes associados a este período, sinto que o nosso presidente não defendeu, nem defende, o clube com o mesmo vigor que a situação exige. Essa mudança é compreensível, dada a sua idade avançada, mas não deixa de ser preocupante.

    A paixão e o respeito que tenho por tudo o que o nosso presidente fez pelo clube são imensos, mas não posso ignorar que ele já não é a mesma pessoa que outrora liderou o FC Porto. A cada ano que passa, o FC Porto parece enfraquecer, e essa tendência é algo que não posso aceitar passivamente.

    Mas o aspeto que acho mais preocupante é a forma como portistas, preocupados com o futuro do clube, são quase sempre comparados aos nossos detratores, só porque observam o amadorismo da gestão financeira ou os inícios de época feitos encima do joelho. Esta atitude de absoluto desrespeito para com os sócios e adeptos para mim é inaceitável. É um sinal de um absolutismo que eu, pessoalmente, não posso apoiar.

    O meu amor pelo FC Porto foi herdado do meu avô, passado pelo meu pai, e agora vejo-o refletido no meu filho. O que desejo é o melhor para o clube, e neste momento, parece-me que a melhor forma de honrar o legado do nosso presidente e garantir um futuro promissor para o FC Porto é considerar uma nova liderança, uma que possa enfrentar os desafios atuais com a energia e a visão que o momento exige.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    PS. E mais logo, até os comemos, carago!

    ResponderEliminar
  36. Não consigo perceber a dimensão que tentam dar ao argumento "cadeira de sonho". Mas há falta de melhores!

    1º- Todos nós temos incoerências na nossa vida. Todos nós já dissemos coisas que não devíamos ter dito ou num determinado contexto em que não se adequavam. Então em pessoas ligados ao mundo do futebol são ás centenas. Se contássemos as vezes que os presidentes dizem que o jogador x só sai pela cláusula e depois sai por menos, teríamos umas dezenas.

    2º- Ninguém tem dúvida que era efetivamente a cadeira de sonho de AVB, como seria a minha ou a de qualquer Portista. Posto isto, quem rejeitaria triplicar ou quadruplicar o salário, ir para a liga mais competitiva do mundo, numa das melhores equipas do mundo, depois de ter feito uma época perfeita no clube do coração? Sim, porque quando AVB fez as declarações ainda não tinha ganho nada no Porto. Depois de uma primeira época perfeita, seria muito difícil não fazer pior na segunda.

    Alguém dúvida que SC está na cadeira de sonho? Alguém dúvida que se aparecesse um clube de topo, SC aceitaria deixar o Porto? Há algum problema nisto? Parece-me claro que não, o Portista é apaixonado mas não é burro.

    3º- Estou seriamente inclinado para votar em AVB, quero ver primeiro a sua lista e ideias para depois confirmar a minha intenção de voto.
    No entanto tenho 2 certezas, a 1ª é que não votarei em PC e a 2ª é que muito dificilmente voltaremos a ter um presidente como foi um dia JNPC.

    ResponderEliminar
  37. OLHA O NORTE.
    O problema é que infelizmente gravitam no FCP muito puxa saco, não pelo que JNPC fez no passado, porque aí nenhum portista lhe tira o mérito, a historia o problema é outro. O sr presidente dá-lhes muito jeito $$$ e é uma personagem que gosta muito que o andem a beijocar e depois é muito generoso.

    Vem aí as eleições é preciso mudar, para isso ninguém pode faltar ao voto. Espero que tudo corra bem, sejam eleições do virar de uma página, que o futuro do FCP seja feito por gente nova e competente.
    Sempre houve e há velhos do restelo, alcoviteiros e puxa sacos, mas o FCP é grande, não pode ficar preso a este tipo de Rei e Senhor nem do passado.
    O dono da Tasca VP disse, explicou tudo ao sr cujo, não vale apena perder mais tempo, as urnas o muro das lamentações em Abril vai dar essa possibilidade da mudança ou ficar no mais do mesmo a falar do passado.
    FCP Alez Alez.

    ResponderEliminar
  38. Excelente análise. Coerente e objetiva como, de resto, já nos habitou. Tenho pena que o clube esteja realmente dividido, mas estas coisas acontecem. Como durante muitos anos vimos acontecer nos nossos rivais, agora acontece na nossa casa. Não é por isso que o FCP vai acabar. Em fins de ciclo e ainda para mais tendo em conta que PdC é um líder carismático e que marca uma era no nosso clube, é normal haver divisão. Como o Vila Pouca referiu, era papel dele amenizar essa divisão mas agora são estas as cartas que temos na mão.

    A questão da saída do AVB em 2011 deixou todos os portistas tristes. Não há um que não tenha ficado, no mínimo, desiludido com a saída dele porque a expectativa era grande para o ano seguinte na Champions. Mas como foi dito aqui, a candidatura dele não pode ser avaliada por aí. Seja AVB, Pinto da Costa ou outro qualquer o que eu quero ver são ações concretas e não palavras. Chega de promessas de Academias, capitais próprios positivos e tudo e mais qualquer coisa e continuarmos na mesma. Sinto que parámos em 2013 em cima do campeonato Kelvin. Provavelmente vocês têm uma opinião diferente, mas eu creio que depois desse ano as coisas nunca mais foram as mesmas. Contratámos muito pior, não percebemos a mudança que houve no futebol a nível mundial. A aposta na formação é absolutamente crucial. Os empresários ganharam cada vez mais palco e o dinheiro árabe veio mudar a forma como os clubes de linha média europeia fazem contratações chegando sempre primeiro aos grandes talentos sul-americanos que nós recrutávamos. Os nossos rivais (e incluo o Braga aqui) adaptaram-se, adotaram outras estratégias. Nós fomos aumentando os custos e mudando a nossa política de contratações com autênticas cartas brancas a treinadores. Sérgio Conceição chega num momento muito delicado do clube e em vez de construirmos sobre o sucesso que ele trouxe com plantéis de qualidade bem abaixo ao que estávamos habituados, continuamos com bastantes problemas. Quero ver programas ambiciosos mas mais que isso, quero começar a ver ações.

    Para hoje desengane-se o adepto que achar que a tarefa vai ser fácil porque o adversário é teoricamente menos forte e porque apenas precisamos do empate. Já dissemos aqui noutros posts, já houve alturas em que chegámos à última jornada da Champions a só precisar do empate e não conseguimos. Este Shakthar venceu bem o Barcelona em Hamburgo por isso muita atenção. Que a equipa entre concentrada e forte. Já provámos inúmeras vezes que somos capazes, temos de dar continuidade.

    ResponderEliminar
  39. Mas a culpa é de AVB por 7 jogadores quererem sair depois daquela época de sonho ??? então vamos lá criticar também Mourinho pelo mesmo em 2004 .
    Mas ao ler os seus comentários só me apetece citar Voltaire que dizia .
    "A ilusão é o primeiro dos prazeres"

    Temos de acabar com o paradigma que , ou é Pinto da Costa ou o caos .
    não podemos ter medo da mudança , de uma nova era , só os covardes é que têm .

    Mas há quem gabe Fidel Castro pelos quase 50 anos de poder em Cuba , que nos seus últimos tempos disse qualquer coisa como isto .
    " Não sou eterno , mas se pudesse ficava para sempre"
    Se calhar é o mesmo com o nosso presidente .

    O que diria Belmiro de Azevedo esse grande portista e empresário falecido há 6 anos , que lhe gabava de ter as contas certas e de ser um sucesso na arte de vender jogadores , numa altura em que os nossos rivais só em sonhos , hoje não só vendem por mais , como têm contas melhores que as nossas .

    Costumo dizer , o pior vício não é as drogas , nem o tabaco , nem o álcool , nem os jogos de sorte , nem a adrenalina , a maior de todas as drogas é a nostalgia , e há quem viva delas .

    ResponderEliminar
  40. A virtude da candidatura de AVB tem sido, até ao momento, alargar o debate sobre a actual situação financeira e desportiva do clube.. Sejamos honestos em assumir que se o F C PORTO tivesse sido campeão europeu na última época a maioria dos sócios nem queria saber se as contas eram boas ou más.. estaremos todos de acordo que a situção financeira do clube é delicada, de resto a generalidade dos clubes, que ainda não acederam à tentação de aceitar entrada de capital externo vive das receitas extraordinárias (venda de jogadores e prémios da Uefa)... também concordaremos que o pagamento de prémios a administradores, quando os resultados financeiros são um desastre são um ultraje e por mais que estejam previstos pela entidade reguladora, deviam ser recusados pelos seus recebedores...
    As últimas eleições, apesar das condições em que se realizaram, reflectiram descontentamento e desejo de mudança de rumo que se têm acentuado com o surgimento de um candidato mediático, que inquietou o poder estabelecido.
    Para terminar uma questão: o que motiva um octogenário, com reconhecidos méritos, não só no país como no estrangeiro, com uma situação financeira invejável, que a nível desportivo (futebol em particular) ganhou todos os títulos possíveis, que tem o seu nome ligado ao património do clube, desejar manter-se no posto de presidente onde assume um responsabilidade tremenda, escrutinada e cada vez mais posta em causa?
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sfelgueiras, é a vaidade humana, o desejo de ser reverenciado, o não querer sair da ribalta. Mas há grandes empresários, académicos, profissionais reputados, políticos, que quando chega a altura disso, saem da ribalta, conformam-se e dão lugar a outros. PdC deixou passar a altura certa de sair por ele próprio e agora só sai "atirado fora", pra mal do FCP e dos portistas.

      Eliminar
  41. O Sr. Dragão Vila Pouca, no seu pleníssimo direito, dá por encerrada a troca de argumentos que vínhamos a esgrimir, diga-se em abono da verdade, com toda a correcção de parte a parte.
    Não foi minha intenção ferir susceptibilidades ou achincalhar fosse quem fosse, apenas relembrei aos mais esquecidos, factos e dúvidas perfeitamente demonstráveis.
    Houve insinuações de que a motivação que me movia era $$$, ou que nostalgia pelo JNPC de outro tempo me toldava a análise dos tempos recentes do nosso FC Porto. Para também eu encerrar esta diatribe devo dizer o seguinte:
    Que se saiba o JNPC não é ainda candidato à renovação na Presidência, mas também não me admira que o venha a ser, assim sendo:
    a) A situação económica do Clube é altamente preocupante, para não dizer alarmante e é necessário, sem dúvida, alterar a estratégia e, acima de tudo, mudar a gestão económica que nos arrastou para esta situação. A começar pelo seu responsável directo o Sr. Dr. Fernando Gomes, que coincidentemente ou não, está no dealbar da crise atrás referida.
    b) Como será definida essa mudança de estratégia, ou quem será dela o executor, não faço a mais pequena ideia porque nada percebo de finanças ou de economia.
    c) Que a continuidade de JNPC no cargo, possa ser a continuação da raiz dos problemas, é possível, mas não é assegurado que assim o seja. Em outras situações revelou capacidade de reinvenção e renovação.
    d) Tenho para mim, que a principal característica de JNPC é a sua enorme, talvez inigualável capacidade de gestão desportiva. Nós somos, de facto, uma agremiação desportiva e esse factor é determinante.
    e) Que é necessário rejuvenescer a Direcção e nela insuflar “sangue novo”, parece-me insofismável.
    Não creio, que entre os candidatos assumidos e putativos, haja alguém com provas dadas, ou especiais características, nesses dois âmbitos da vida do Clube. Mas, o que quis salientar, foi a obrigação de não se revelar inconstância e inconsistência para que assim seja um factor de união, o que tornará todas as dificuldades mais passíveis de serem ultrapassadas. Quis apenas dar uma achega à discussão.
    Não pretendo colocar ninguém na peanha da idolatria e da genialidade insubstituível, mas apenas alertar para o mavioso canto da sereia de quem aparece oportunamente num momento de crise grave e que tenta iniciar uma carreira que lhe apague o amargor dos sucessivos insucessos profissionais? Reerguer o seu ego agora? Mas pergunta-se: porque não antes? Porque não em momentos eleitorais anteriores?
    Como portista espero que todos nós, por via dos sucessos repetidos ao longo destes anos, não nos tornemos como os nossos rivais desportivos: convencidos que somos “os melhores da Cantareira” e com a bazófia de ser “vencedores por direito divino” ou “aziados” e “calimeros” porque não ganhámos como gostaríamos.
    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  42. PC já teve demasiado tempo, muito tempo, para se rodear de pessoas mais novas, com outra energia. Nunca o fez, não vai ser agora aos 86a que o fará! Nunca esquecerei o que PC fez, é impossível, fará sempre parte do Porto. Não haverá mais ninguém como ele, mas descrevo isto já no passado, foi, já não é!É preciso ser se muito ingénuo para acharmos que alguém com 85/86a, tem as mesmas capacidades que com 50a. Já aqui perguntei, quantos casos há por aí, nível mundial, alguém com 85/86a até aos 90a, com poder executivo de uma grande organização. Contra factos não há argumentos, PC já tem demasiada idade, arriscamo nos que tenha de sair por problemas de saúde. Ou pior!

    ResponderEliminar