sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Boavista F.C. 1 - F.C.Porto 1. Que tal jogar com os melhores de início?


Na 16ª jornada, primeira de 2024 e no derby da Invicta, Boavista e FCP defrontaram-se no Bessa e empataram a um golo, resultado construído na primeira-parte.


O conjunto de Sérgio Conceição iniciou com Diogo Costa, João Mário, Pepe, Fábio Cardoso e Wendell, André Franco, Eustaquio, Grujic e Pepê, Toni Martínez e Evanilson e o jogo começou com o FCP com mais bola, mas no meio-campo e atrás, Boavista recuado e a procurar sair para contra-ataque. Primeiros 15 minutos sem lances de grande perigo. O primeiro lance em que o guarda-redes do Boavista teve de se aplicar foi numa cabeçada de Toni Martínez após um canto.
Estava difícil criar desequilíbrios, encontrar espaços - muito por culpa de um trio de médios muito lento a pensar e executar -, quando conseguiu pela primeira vez, o FCP chegou à vantagem. Pepê assistiu, marcou Toni Martínez após alguma confusão na defesa do Boavista, iam decorridos 23 minutos.
A perder os axadrezados reagiram e não demoraram a empatar. Lance de bola parada - curioso, o FCP teve vários lances idênticos e não aproveitou nenhum -, Pepe e Fábio Cardoso completamente fora da posição, não saíram para o fora-de-jogo, golo de Bruno Lourenço aos 28.
Aos 37 o Boavista perto da cambalhota, Bozenik para grande defesa de Diogo Costa.
Só a 5 minutos do intervalo o FCP voltou a rematar à baliza do Boavista, mas sem grande perigo.

O relvado, um autêntico batatal, não ajudava, mas a primeira-parte do FCP foi novamente aquém do que se exige à equipa de Sérgio Conceição. 
Quando as equipas regressaram às cabines o  empate a um era um resultado justo.
Dúvidas num empurrão pelas costas a Eustaquio na área do Boavista.

Para a segunda-parte Dragões com os onze da primeira e com os mesmos defeitos e problemas.
Só aos 55 minutos portistas perto do golo, João Mário na mesma posição que marcou ao Chaves, atirou para fora. Pepê era o único que agitava. Do livre próximo da área nada resultou.
Aos 61 minutos entraram Francisco Conceição e Galeno, saíram André Franco e Toni Martínez, FCP parecia melhor, Evanilson, sozinho, falhou o golo, mas estava em posição irregular.
Aos 69 saiu Eustaquio e entrou Nico González e quase de seguida o ex-Barcelona rematou com muito perigo. Era um Dragão à procura do golo e da vitória. O conjunto de Sérgio Conceição tinha bola, estava mais rápido a circular, chegava com mais perigo ao último terço, mas faltava mais contundência, marcar.
Aos 79 saíram João Mário e Grujic, entraram Ivan Jaime e Namaso. FCP pressionava na procura do golo, mas o jogo estava mais parado que jogado. Entretanto Pedro Malheiro continuava a fazer faltas, mas o segundo amarelo não saía.
Pepê, agora a lateral-direito, continuava a ser o único jogador capaz de desbloquear. Mais uma falta perto da área e em zona frontal sobre o brasileiro, mas para fora. 
O árbitro deu 11 minutos, Porto com mais um, tentou, aos sexto Namaso falhou por pouco, mas o resultado não se alterou, os azuis e brancos deixaram dois pontos no Bessa e ficaram a cinco pontos da liderança.

Quando se deixa qualidade de fora e se joga com jogadores que já provaram ser poucochinho, corre-se o risco de não se ganhar. Aliás, é sintomático, os três médios que entraram de início foram substituídos.

Era sobre isto que o treinador do FCP se devia debruçar e explicar como é que a sua equipa tem dificuldades contra todos os adversários em que é claramente favorita e lhe são manifestamente inferiores. Porque dá uma parte de avanço? Que tal escolher os melhores de início? 


104 comentários:

  1. Boas

    O relvado do bessa,mostrou bem que não se treina bem no olival.
    A qualidade está a mostra,jogue A B C ou Z.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Vila Pouca. Aos anos que não comento aqui, embora veja sempre tudo, comentários incluídos,e sigo no Facebook tudo também.
    Como sabe +/- a minha idade pelos nossos já vários convívios, posso dizer que em dias como hoje lembro-me sempre de si e tento ser como você foi ou tentou ser sempre nos anos da travessia dos 19 anos. Não sei se consigo. Acho um contexto diferente agora. Agora somos enormes. Fazem-nos mal desde dentro.
    Dói tanto. Tanto.
    Isto não é o nosso Porto.
    Um grande abraço, com saudades.
    João

    ResponderEliminar
  3. Caro DVP,
    Estou triste, irritado mais uma vez. É incrível como conseguimos prolongar a agonia. Jogamos pouco, devagar e para os lados. É pena que SC passe o tempo a responder à CMTV em vez de fazer o trabalho dele. É incrível como há jogadores que jogam sempre e são fracos. Acabo de ver o Porto Canal a atribuir o MVP a Eustaquio e penso que estou num planeta diferente. Mas depois há Grujic ou Toni Martinez e outros que tal.
    Temo que a agonia vá durar até Maio. Isto não vai melhorar, até porque SC está em negação e na verdade não sabe o que fazer. É o desnorte total. Não fazemos uma tabela, um passe a rasgar, futebol ao primeiro toque...nada. Estou farto disto e ao mesmo tempo com esperança que isto vá ao fundo para conseguir ver melhorias. E no fundo só peço para ver um pouco de bom futebol mas ópera não é para estes lados....

    ResponderEliminar
  4. Abraço João. Tu e muitos como tu são o futuro do FCP. Vocês também nunca vão desarmar e o FCP é grande demais para não ultrapassar este momento difícil e voltar a ser aquele Porto que nos habituou e em que ninguém estava acima do clube, por mais obra que fizesse ou mais vitórias que conseguisse. E foram muitas e tão grandes...

    ResponderEliminar
  5. Conclusões... O nosso melhor lateral direito é o pêpe
    Noutro tipo de posição não rende.. Uma nulidade perde bolas de forma infantil, define mal
    André Franco continuo achar que nem sequer é titular na equipa B... Para isso SC põe o vasco sousa.
    Eustaquio limitadissimo... Jogador de banco para entrar nos minutos finais para queimar substituição pouco mais
    Centrais ao nível de um fc porto vintage... inadmissível
    Lateral esquerdo é provavelmente, neste momento, o pior lateral esquerdo do campeonato desafio que me apresentem um pior do que ele
    Tony Martinez é um jogador para entrar nos minutos finais quando a equipa está a perder.... Jamais ser titular do nosso clube sobretudo sem extremos que possam centrar para a melhor característica que têm o cabeceamento.
    Finalmente o mister, deixa de ser teimoso e aposta nos miúdos de qualidade que tens no plantel na equipa Ae B
    BARO
    GONÇALO BRÁS
    VASCO SOUSA
    WENDELL SILVA
    VARELA

    ResponderEliminar
  6. Não comento há tanto tempo. Quero só deixar o meu agradecimento ao Vila Pouca por nunca ter deixado morrer este espaço. Perdi completamente a fé nesta direcção há mais de 6 anos. Cheguei a escrever cartas, a pedir mudança, mas eles já andavam cegos com o dinheiro. Tem sido um roubar constante e muita gente a alimentar-se do clube, mais que a trabalhar em prol do clube. É frustrante ver o que se passa na organização do FC Porto. Nas próximas eleições tem que haver uma mudança. Os sócios não podem.permitir mais está delapidação do património do clube. É uma vergonha e uma pena, que um homem como Pinto da Costa não tenha sabido afastar-se do poder no momento certo. Não é só o plantel do futebol que é o pior da nossa história, as modalidades também começam a definhar. Abraço a todos os portistas, espero que 2024 seja um ano de viragem.

    ResponderEliminar
  7. Mais do mesmo. Não conseguirmos ganhar a este Boavista é mau demais. Passes fáceis errados, para o lado e para trás, zero rasgos de criatividade (salvo o Pepê hoje), remates à baliza em que na maior parte das vezes eram autênticos passes para o guarda-redes, lances de bola parada totalmente desperdiçados, sofremos golos de todas as maneiras e feitios. Enfim. E neste momento são já 5 pontos de atraso e na próxima jornada há jogo contra o Braga seguido de uma visita à Amoreira para a Taça.

    Neste momento o que me apetece dizer é: onde andas Porto? Isto é zero. É muito mau. Nem contra as piores equipas do campeonato conseguimos fazer golos. Já nem falo em ganhar com tranquilidade, mas sim fazer golos. O Boavista e o Chaves são das defesas mais batidas da Liga.

    ResponderEliminar
  8. Ou é sabotagem ou é casmurrice. Não dá para entender

    ResponderEliminar
  9. Só peço que as críticas que possam fazer não ultrapassem certos limites. Pode-se ser contundente sem insultar de burros ou outros mimos semelhantes.

    ResponderEliminar
  10. Esteve para acontecer com o Chaves, aconteceu hoje. Jogar mal, dar brindes e falhar oportunidades, pode acabar em empate ou até em derrota. O SC que continue a apostar nos jogadores errados de início e nos certos no fim ou nem isso, que vai ter um belo enterro. Os jogos que aí vêm são dificílimos e a equipa cada vez joga menos. Gostava de ver de início, contra o Estoril, a seguinte equipa:

    A mesma defesa
    Varela
    NGonzález
    Pepê
    IJaime
    FConceição
    Evanilson

    A carne toda no assador logo de início, com o Galeno de fora porque está menos focado nos jogos internos do que na Champions, não é só uma questão de espaço. É um jogo em que só interessa a vitória, portanto, jogar para ganhar desde o apito inicial. E a seguir, contra o Braga, a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Só resta vender o Diogo costa no final da época, a reforma do Pepe e vamos ficar com plantel pior que o Braga, a confiança e pouca sc ainda enerva mais os jogadores, e preciso mudar a táctica, jogamos sobre brasas, os lances de bola parada devem ser estudo de caso mundial não acertam uma a meses

    ResponderEliminar
  12. OLHA O NORTE
    Nada que surpreenda, o FCP não joga nada, comete sempre os mesmos pecados, remates à baliza quase todos desenquadrados, a jogar com uma equipa fechada não tem soluções nem planos A ou B, nada. Em marcações de livres junto à baliza adversária somos uma anualidade e neste jogo por azar nosso de uma incompetência, irresponsabilidade atroz, sofremos um golo de livre.
    Resta-nos as palavras de conforto do SC, ainda temos muitos jogos pela frente, já estivemos a mais pontos e fomos campeões.

    Uma equipa como o FCP ter jogadores como Grujic, Francos etc, etc...
    Já começa a ser enfadonho ver o FCP a jogar, às vezes muita garra muita vontade mas inteligência, vai no batalha.
    Só peço que haja um varredela geral o mais rapidamente possível, desta direção.

    Arbitragem, há muita ladroeira que têm prejudicado o FCP, mas estes deste jogo, é por falta de competência vejam só quem eles são!...
    O chefe desta tribo, o moina que pede bilhetes ao benfica, sabe bem o que anda a fazer! Mas, nosso sr presidente diz com toda a ternura da idade, que ele parece ser boa pessoa!!!

    ResponderEliminar
  13. Queria só fazer mais um comentário para deixar mais algumas ideias.

    Como é que é possível sequer falar-se na saída do Nico Gonzalez para o Girona? Fico estupefato cada vez que penso nas notícias da saída dele que vieram cá para fora durante a semana. Não posso ter sido o único a ver que ele entrou muito bem no jogo, certo? Talvez o treinador prefira um meio campo com o Varela e o Eustáquio, mas o Nico Gonzalez tem de ter muito mais minutos. Nota-se de longe que ele tem bons pés, vê o jogo para a frente (não só para os lados e para trás), tem um físico imponente que lhe permite ganhar vários duelos corpo a corpo e hoje apareceu na área a finalizar. Foi perfeito? Não. Mas tem de ter continuidade. Não pode ir para a bancada vários jogos porque cometeu um erro importante com o Estoril. Ele não é um jogador feito, vai cometer erros. O Nico tem 22 anos, há 2 épocas era titular no Barcelona. Não serve sequer para jogar na liga portuguesa?

    Dou mais 2 exemplos de jogadores que têm obrigatoriamente de jogar mais. Francisco Conceição e Iván Jaime. Em relação ao primeiro, chega de sentá-lo em detrimento do André Franco. O que ganhamos com essa troca mesmo? Contra estas equipas fechadas precisamos de um abre latas. Se queremos que o Chico exploda tem de jogar. Vai cometer erros sim, ainda hoje os cometeu mas é um jogador com finta fácil, velocidade e potencial para desequilibrar na frente. Ele até tem marcado e feito assistências, porque vai comer banco? Em relação ao Iván Jaime dou de barato não ter tantos minutos porque não teve pré-época e lesionou-se em Outubro mas agora está recuperado e tem de jogar. Eu vi jogos do Famalicão em que ele era um autêntico quebra-cabeças para as defesas das equipas da liga, marcava e assistia. Como é possível que numa equipa que joga para o título ele não seja uma mais-valia? Todos nos lembramos do jogo contra o Fama no Dragão em que ele foi uma dor de cabeça total para a nossa defesa, certo? Então como é que não entra mais cedo e mais vezes?

    Sempre defendi o SC, mas há coisas que não consigo compreender esta época. Eu sei que o problema vai mais a fundo mas quando a bola começa a rolar há coisas que ficam do lado de fora do campo e nisto há claramente margem para melhorar. O plantel é mais baixo em qualidade quando comparado com as épocas anteriores, mas que não reste qualquer dúvida que tem qualidade mais que suficiente para ganhar ao Chaves e ao Boavista sem ter de sofrer desmesuradamente. E fico-me por aqui agora. Desculpem o desabafo extra.

    ResponderEliminar
  14. Ai a azia..."que tal escolher os melhores de início". As suas palavras dizem tudo!

    Tiros nos pés uns atrás dos outros.

    Sei que ainda falta muito mas, hoje, não dependemos de nós, nem para ficar em primeiro, nem em segundo.

    A única coisa positiva do jogo de hoje é que se chegou à conclusão que há jogadores que podem melhorar a equipa e que já estão no plantel. Não podem é entrar sempre em situações de desespero.

    ResponderEliminar
  15. Caríssimos:
    Mais uma noite em branco, mais um fim de semana mal passado. Tem sido assim desde o início da época. É de longe a pior época da era Conceição, mas não sei se não poderemos recuar ainda mais para ver um Porto tão fraco como aquele que temos visto.
    É sempre tentador nestas alturas em que vemos o título a fugir e o quarto lugar a ficar mais perto, fazermos reflexões filosóficas sobre a má gestão financeira da SAD, a direção caduca capturada pelos abutres dos empresários, e a falta de democracia no clube. Percebo a tentação, acho que há uma relação com o plantel e a sua falta de qualidade, mas não consigo entender porque é que ninguém (ou quase ninguém) olha para o imediato e vendo o que se passa dentro das quatro linhas, não aborde a questão do treinador. Vemos uma equipa desde o início da época com uma produção ofensiva miserável. Jogadores a desconfiarem e de si próprios (alguns deles irreconhecíveis como o Taremi). Vemos uma equipa a ser muito permeável em termos defensivos, a ser apanhada quase sempre desposicionada em contra-ataque (mesmo perante equipas vulgares como o Chaves ou o Arouca). Vemos um meio-campo quase sempre despersonalizado, com excesso de trincos a jogarem para trás e falta de qualidade na criação desequilíbrios ofensivos. Hoje o tridente de meio-campo era deprimente. Grujic fora de forma, Franco e Eustáquio muito esforçados mas sem qualidade para jogarem no Porto. Vemos a equipa sem batedores de livres (já não me lembro da última vez que marcamos um livre direto). Aliás, uma equipa que até a marcar penáltis tem problemas. Como enquadrar tudo isto e não olhar para o treinador com desconfiança? Que raio de trabalho está a ser feito no Olival? Como explicar a falta de estabilidade de um onze base? Como explicar deixar no banco alguns jogadores e continuar a insistir noutros que não oferecem nada à equipa há vários jogos consecutivos?
    Penso que é altura de discutirmos o treinador. O mesmo que por teimosia preteriu de um Moutinho no início da época e que quis contratar jogadores que agora está a emprestar ou a mandar para a equipa B.
    Para as eleições só faltam 3 meses. Vamos todos poder fazer o que já devia ter sido feito. Até lá, separemos as águas, porque o trabalho de Sergio Conceição está a ser miserável!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite portustas,
    Chamo-me Freddy

    Antes de tudo, sou filho de emigrante en França, desculpem o meu português.

    Leio os artigos com muito gosto desde anos, leio também os comentários, é a primeira vez que comento

    So queria dizer que dói muito ver o nosso Porto assim ! Sinto me impotente, o Fc Porto é nosso, é dos adeptos e vejo o que certas pessoas estão a fazer ao clube.. attaques e desprezo de fora dói mas que mesmo dentro do clube parece haver pessoas a fazer mal ao clube com incompetência, falta de discernimento sobre a situação, ambição individual financeira ou inação etc .. revolta-me

    Em campo, sei que não podemos ganhar sempre, mas ha meses que não jogamos mesmo nada, vejo decisões incompreensíveis da equipa técnica e também dos jogadores.. isto preocupa-me

    Espero que tudo isto vai melhorar e que o nosso clube volte a ser o que foi, volte a ter a sua força, o seu brilho dentro e fora do campo!
    Sei que vai acontecer mas para ja… isto tudo dói.. dói muito!

    Dragão para sempre, contra tudo e contra todos

    Grande abraço a todos, portistas
    Freddy.

    ResponderEliminar
  17. FCP no século XXI:

    Apenas por 1 vez tivemos menos de 23 golos marcados à 16a jornada.

    E n foi com o Octávio Machado.

    O Octávio Machado era tenebroso mas n tinha só 23 golos marcados à 16a jornada, n estava a 5 pontos do 1o e n estava em quarto lugar (se braga vencer amanhã).

    ResponderEliminar
  18. Meus Caros,
    Não sou adepto do FCP, mas gostaria, ainda assim, de partilhar a minha opinião sobre este jogo. Foi um péssimo exemplo do que é o futebol português... pouco público para um derby histórico, um péssimo árbitro e uma equipa que não tentou sequer jogar futebol e que jamais devia ter sido premiada com um ponto - falo obviamente do Boavista. Sérgio Conceição tem toda a razão nas críticas que expressou, independentemente das responsabilidades próprias. O FCP não ganhou o jogo, porque, apesar de todo o anti-futebol a que se assistiu, não tem manifestamente grande talento no seu plantel. Aliás , temo bem que o FCP se esteja a tornar no paradigma do futebol português - uma inevitável descida à mediocridade e irrelevância a nível de clubes.

    ResponderEliminar
  19. Boas,
    Isto da crítica aós nossos oponentes(sem ser directos)é um pau de dois bicos.

    Quem tem visto o clube a jogar não foi surpresa alguma o resultado e exibição.
    Agora até o esteio defensivo tem lapsos de memória devido a idade.(como se isso fosse uma coisa rara nele)
    Não entendi(Pepe)o que ele fez no livre que dá o golo ao Boavista.

    E por falar em Boavista como ganhou à uma equipa que vai a nossa frente da classificação,ontem só jogou para o empate.Na opinião dos outros devia ter jogado mais.Não quis,fez o jeito ao outro clube da cidade.
    Na minha opinião fizemos um jogo coerente com a nossa campanha até ao momento,sendo que ontem não vencemos a equipa que no momento atual joga pior a bola no campeonato.

    Esta epoca vai ser dificil.

    ResponderEliminar
  20. Bons dias caro DVP e saudações dragonistas.
    Uma pergunta, aquela gente têm os vencimentos em dia?

    ResponderEliminar
  21. E já agora como não sigo a B,mas leio tanto da B aqui.
    Seria interessante (neste momento)se houvesse dois jogos entre A e a B.
    Nunca vai acontecer.
    Mas devia só para tirar esclarecimentos,

    ResponderEliminar
  22. Bom dia Sr.Vila.
    Sem ideias,sem soluções,sem nada.
    Um poço sem fundo.
    Dentro e fora do relvado o ambiente está muito mau no Clube.
    É isto que vejo e sinto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Boas.
    Algum dia isto teria de acontecer. Algum dia as coisas teriam de correr mal até ao próprio SC. Por este caminho vai ser a pior época do SC. A continuar assim, estamos mais perto do quarto lugar. Sérgio, no dia que te venderam o Diaz, disse aqui, deverias ter dado um murro na mesa, se fosses portista e não pintista, deverias ter saído! Os adeptos adoravam te Sérgio, não iriam compreender ali, naquele momento, compreenderiam imediatamente a seguir. Também disse que há momentos que a vida nos põe que não dá para sermos neutros. Se fosses portista! Caso contrário, se ficasses serias cúmplice! Cúmplice de uma sad que tu sabes bem o que andam a fazer. Mas tu, mais um, não soubeste sair no momento certo! E provaste que és pintista. Porque se fosses realmente portista, com tantas facadas que a sad te deu, não poderias ficar, há limites. Com a venda de Diaz tiraram te, tiraram nos, uma liga Europa. Sérgio, vê os valores com que o Benfica vende os seus jogadores. Vê as cláusulas dos jogadores. E nós vendemos o nosso melhor jogador de há anos para cá por uma miséria! Também disse que se ficasses, serias cúmplice de todo o mal que esta sad fizesse o clube. Porque eu sei que tu sabes Sérgio! Não Sérgio, tu não és portista, tu és é pintista! Tu pões a carne humana acima das instituições! Agora arriscas a sair pela porta pequena.

    ResponderEliminar
  24. Abril 2024 pode ser amanha ? Desnorte de cima a baixo... Um avião sem piloto! 6 de Janeiro ...sem reforços...sem plano para a Academia...sem os capitais proprios positivos ou perto disso! Nada ! Futebol zéro! As modalidades para o mesmo caminho ...#AVB2024 socio 41248

    ResponderEliminar
  25. Nota previa, se duvidas havia sobre o que é gostar dum clube esta aqui nestes comentários, em qualquer outra atividade da vida, ao que se passa atualmente ja tinhamos virado as costas e nao querer saber, portanto mais um, desiludido mas crente...

    Guia do bom treinador:

    1. Escolher os melhores na equipa titular para tentar resolver logo de inicio

    Diogo, Sanches, 2 centrais e um ate pode ser o Carmo (nao é por aqui que se empata com o Boavista), Joao Mendes
    Varela, Nico , Jaime, Pêpê, Wendell, Galeno (na direita!)

    O Eustaquio é o backup do Varela ou entra no lugar do Jaime se formos jogar ao M City para empatar...
    O Vasco e o Baró sao as sombras do Nico e do Jaime

    2. Se correr mal, ter um ou dois trunfos tipo gazua no banco, jogadores rapidos mas menos consistentes, para agitar

    Aqui e só aqui entram os Chicos e deviam entrar os G Borges

    3. Nao mudar a estrategia a meio em todos os jogos!!!

    Agora a pergunta é: mas seria SC capaz de mudar? Eu digo nao, quem é capaz de iniciar com Gruic, Eustaquio e Franco é porque nao é capaz, ponto.

    Façamos-lhe uma merecida homenagem e pomos lá outro, por favor.

    ResponderEliminar
  26. Andamos sempre às voltas e vamos sempre dar ao mesmo. Se o FCP tivesse um plantel recheado de craques, como já teve, Nico, Ivan Jaime, por exemplo, tinham de esperar, Moutinho bem descartado. Como, infelizmente, não temos, não podemos deixar de fora jogadores como os dois primeiros, descartar o João Moutinho. Agora se os jogadores não tiverem sequência de meia-dúzia de jogos, pior, entrarem em campo pressionados, nervosos, com medo de errar porque isso vai ter consequências, nunca poderemos evoluir, correremos o risco de voltar agastar dinheiro em vão.

    Mudar de treinador a meio da época raramente produz melhores efeitos. Assim, aquilo que espero do Sérgio Conceição é que se deixe de jogos florais, de catalogar os portistas entre os verdadeiros e os pseudo, tome um banho de humildade, baixe o ego, deixe de pensar que cada crítica, mesmo que seja normal, óbvia, objectiva e construtiva, é um ataque contra ele e coloque a equipa a jogar melhor. Mesmo não sendo um plantel ao nível dos muitos que o FCP já teve no passado, é um plantel para jogar muito melhor, notar-se em campo a diferença para o Boavista, Estoril, Arouca, Rio Ave, Farense, Chaves, Portimonense...

    ResponderEliminar
  27. Saudações,

    O ciclo desta equipa técnica terminou.
    Por mim mudava-se de treinador de imediato, começava-se a limpar a casa e a construir as bases da equipa de 2024/2025 já, um pouco à imagem do que o Sporting fez aquando da contratação do Rúben Amorim.

    ResponderEliminar
  28. Este ano desportivo vai ser para penar, não há volta a dar.
    Um mar de equivocos, desde a pré época até agora, e mais que se verá, condenaram um ano crucial que nos vai custar muito caro, com consequências imprevisiveis.
    Apesar das limitações, temos equipa para fazer melhor, mas Sergio perdeu o tino , deixou-se envolver nos equívocos e não acorda.
    Juntando todos os outros problemas, a tempestade perfeita.
    Também concordo que há que ir até ao fim com o treinador.
    Em Abril se verá como ficam as coisas, mas o estrago está feito . Não há milagres.

    ResponderEliminar
  29. OLHA O NORTE.
    O FCP em Abril, tem que se ver livre de muitos que se dizem grandes portistas, mas, estão cada vez mais a enterrar o FCP. O portismo de muitos deles são $$$, espero que em Abril seja o dia D, que haja uma limpeza profunda.

    Estamos fartos de mentiras para manterem o Poder. Fazem, dão tudo, compram, vai entrar e nada.
    Quem manda não deve estar refém de ninguém, gastar as migalhas que temos $$$ e nada se vê, nada serve, tudo feito em encima do joelho tarde e a más horas. Este não é o FCP que eu conheci.
    Parece ser um clube mais virado para os amigos, que para as competências.

    Já disse e não me canso de dizer, somos roubados prejudicados pelo sistema centralista de uma CS rasteira e de um compadrio nojento das gentes que lá em Baixo mandam no futebol. Fomos e somos sempre um clube abater, para eles só contam os vizinhos da 2ª circular o resto os outros é só para competir.

    Quem nos defende! Não chega o FJM e seus acompanhantes, o principal o sr presidente aquele que devia estar em todas as frentes já não tem forças, mobilidade, agarrado ao poder não quer que outros tão portista como ele mas com outras forças o façam.

    Ontem para não fugir à regra, mais um futebol triste mal jogado pouco objetivo, contra uma equipa fraca de ponta pé pra frente.
    SC sobre arbitragem! Já não é de agora que somos prejudicados temos que jogar mais, o dobro, sempre foi e será assim.
    Diz não temos jogadores! isso é um problema seu e do sr presidente não queira ser mais pintista que pinto da costa, o sr é empregado do FCP...

    ResponderEliminar
  30. Não existe muito para dizer do jogo de ontem, foi igual a todos os outros, tudo fica dependente se uma bola entra ou não.

    Só gostava de referir dois aspectos.

    1- SC vê, como todos, que este modelo não está a funcionar desde a época passada, porque não mudar? Não nos últimos 20 minutos em desespero, mas como plano principal. Não temos médios com qualidade para o que queremos, porque não mudar para um 4-3-3 ou outro qualquer? Sem Taremi, não vai ser Toni Martinez a surgir entre linhas. Pepê foi o único a criar jogo ontem e depois passa para lateral?

    2- Já elogiei aqui SC no passado porque finalmente apostamos em alguns jovens da formação (tenha sido por necessidade ou convicção), porque parámos com essa estratégia? Diogo Costa, João Mário, Vitinha, Fábio Vieira, Baró, não podemos dizer que tenha corrido mal. Deixou de haver talento na formação?
    Não considero que João Mendes e Zé Pedro sejam apostas, são apenas remendos para o imediato.

    ResponderEliminar
  31. Mesmo que tenha algumas partes que já estão em comentários anteriores, replico aqui um comentário que fiz na minha página do Facebook:
    «Sempre, mas sempre Porto, isso não está nem nunca esteve em causa. E quem não desertou na longa e triste travessia do deserto, vai desertar agora? Sou do tempo do Tribunal das Antas, do lançamento de almofadas dos cativos para o campo, o FCP era discutido, às vezes muito acaloradamente, havia até quem rasgasse o cartão, mas passados uns dias voltava a inscrever-se e no jogo seguinte lá estávamos a acompanhar e apoiar o FCP. Não me venham com tangas de portistas versus pseudo-portistas; não me venham com tangas que há portistas que não querem que o FCP ganhe porque dá jeito a uma candidatura ou para contestar ou despedir o treinador - A este propósito, apenas digo isto: mudar de treinador a meio da época raramente dá bons resultados e não faz qualquer sentido pensar nisso. Mas o que espero do Sérgio Conceição é que se deixe de jogos florais, de catalogar os portistas entre os verdadeiros e os pseudo, tome um banho de humildade, baixe o ego, deixe de pensar que cada crítica, mesmo que seja normal, óbvia, objectiva e construtiva, é um ataque contra ele e coloque a equipa a jogar melhor. Mesmo não sendo um plantel ao nível dos muitos que o FCP já teve no passado, é um plantel para jogar muito melhor, notar-se em campo a diferença para o Boavista, Estoril, Arouca, Rio Ave, Farense, Chaves, Portimonense... e isso não acontece desde o início da temporada, mesmo na pré-época as exibições já não agouravam nada de bom. Se tivessem encarado, ou encarassem, como deviam, uma candidatura alternativa como algo de positivo, natural e um sinal de vitalidade num clube da grandeza do FCP e não como um crime lesa pátria, falta de memória, desrespeito ou ingratidão, tudo seria mais fácil. Mas, lamentavelmente, a alguns só falta dizer que o AVB é benfiquista desde pequenino, o senhor presidente enganou-se quando disse que o AVB era tão portista como ele, ficaria tranquilo se ele um dia fosse presidente do FCP. Ando a repetir-me, mas não faz mal. Estamos sempre a tempo de fazer regressar o bom senso e se o bom senso regressar tudo fica mais fácil e a tranquilidade regressa. Ajudaria muito que quem dirige o clube fosse capaz de descer do pedestal e desse sinais nesse sentido.»

    ResponderEliminar
  32. Já não há palavras para isto , temo sim que os próximos tempos vão ser difíceis… os dois de Lisboa e Braga estão em termos de estrutura mais há frente que nos . Pode nestes próximos tempos acontecer nós como o Lyon.

    Dou também o exemplo do Barcelona , que tem problemas financeiros se calhar maiores que o nosso mas quando precisam de ir a formação todos os anos há jogadores de uma qualidade impressionante que aparecem isto porque tem um projeto bem montado na formação há muito muito tempo . Vai ajudando os a tapar os problemas financeiros que tem .
    Nós não sei sinceramente o que nos vai ajudar nos próximos tempos ….

    ResponderEliminar
  33. Estou de acordo com a generalidade dos comentários. Não vou acrescentar mais nada para não ser repetitivo. Uma tristeza. Espero que em Abril possamos renascer....

    ResponderEliminar
  34. ComPortistas,
    Mais uma noite com muita azia e frustação. Estamos cansados disto. Infelizmente o que se antecipava de uma pré-época (mais uma!) preparada de forma amadora está a revelar-se da pior forma possível e estamos no perder o comboio para os principais objetivos desta época nos próximos 2 jogos: Estoril e Braga. Duas vitórias e considero que teremos condições para encarreirar e lutar até ao final; duas derrotas e não sei bem até onde o dano pode ir... Pusemo-nos a jeito e deu nisto.
    Parece-me evidente que as opções do nosso treinador este ano têm sido muito discutíveis, algumas tenho mesmo muita dificuldade em compreender, mas é também verdade que os jogadores, cada um deles tem que ser capaz de fazer muito melhor. Alguém dúvida que o mesmo onze titular de ontem era suficiente para ganhar qualquer um dos jogos da Champs que vencemos este ano e de até fazer frente ao Barça? Mas então qual é a diferença? Os jogadores são os mesmos, o treinador é o mesmo e os resultados são incomparáveis? Pelas estatísticas ontem fizemos 24 remates, 7 enquadrados e GR adversário não foi a figura do jogo (a defesa da noite foi nossa para parar 1 dos 2 remates enquadrados do adversário)... isto não é admissível e cada um dos jogadores tem também que perceber que tem que fazer muito mais do que atualmente faz. Escusado será lembrar que a estrutura de custos associada ao plantel não pára de crescer, num sentido inverso ao da qualidade do mesmo, o que não deixa de ser um facto que nos deve fazer pensar a todos.
    Quando se confirmou a saída do Tavinho, já a época tinha arrancado, naquela que nos foi vendida como mais uma decisão de gestão de excelência por parte do atual Presidente mas que, à semelhança da inesquecível saída do Diaz, teve que acontecer por razões financeiras (e ainda estamos por perceber se será suficiente) pensei para mim e que iríamos experienciar impactos equivalentes aos sentidos aquando da saída do Moutinho da última equipa fantástica que tivemos. Ambos eram a extensão do treinador no campo, ambos eram o relógio de ambas as equipas e com a sua inteligência em campo parecia que tínhamos mais um jogador. Nessas semanas foi notícia do eventual regresso do Moutinho ao Dragão e, pensei eu para mim, que, embora sejam jogadores muito diferentes, era o único jogador capaz de entrar no nosso onze que nem uma luva e a custo zero pois era um jogador livre. Pois bem, o jogador queria vir, o Clube também o queria, os testes médicos foram realizados, diz-se que o contrato foi assinado mas não foi registado na liga. Mas o que se passou aqui? Esta decisão pode ter tido um impacto ainda maior do que saída do Tavinho. Que eu saiba nunca tivemos uma explicação sobre o que se passou e quem foi responsável por mais uma decisão que ninguém compreende. Apenas ouvi um relato do jogador que antes de assinar pelo Braga se fartou de ligar para vários elementos da $AD e até ao treinador e ninguém o atendeu/deu explicações. Se isto for verdade é um crime de lesa a pátria.
    Quis o destino que o npróximo jogo no Dragão o Moutinho estará do outro lado, num dos jogos decisivos para o campeonato (por norma os jogos no Dragão têm este condão de virar os registos e nos permitir arrepepiar caminho; foi assim, por exemplo, no campeonato Kelvin). Vamos ver o que acontece mas nestas coisas o Karma não perdoa... Eu lá estarei presente e receberei com palmas e em pé uma das nossas maiores referências das últimas épocas em que fomos verdadeiramente dominadores.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde.
    Sobre o jogo mais do mesmo. Jogamos mal contra qualquer equipa, seja ela boa ou má. Como não temos um plantel de estrelas, devia.se notar a mão do treinador no jogo jogado, mas não se vê. Eu punha a equipa a jogar da mesma forma e não percebo um boi.
    Em relação às eleições, estamos todos esperançados que abril traga uma frescura, mas eu tenho receio que tudo fique igual. Basta haver falsidade na contagem, ou os SD passarem a ser sócios e irem todos em massa votar . Ha que manter a esperança....

    ResponderEliminar
  36. Boas

    Como não há craques no plantel, o jogador perfeito para o plantel,seria uma fusão da velocidade e vontade do Chico,a técnica e repentismo de Jaime e o sentido posicional e entrega de Eustaquio.

    Ontem no relvado do Bessa,ficou bem claro.
    O primeiro toque e a recepção, são mal executados.
    A velocidade de circulação da bola é péssima para um clube como o Porto.
    O posicionamento em campo(independentemente) de quem ou táctica está sempre relacionado com velocidade da circulação de bola,como é muito má, so pode dar atabalhoamento no momento de finalizar ou até lá chegar a bola.

    TREINA-SE MUITO MAL NO OLIVAL

    E a minha opinião desculpe as maiúsculas

    ResponderEliminar
  37. Dizer o quê? É mais do mesmo. Tudo está mal.
    O treinador não quer ver, contínua, agarrado a jogadores que não cumprem os mínimos, a um sistema de jogo, facilmente anulado por qualquer adversário.
    Este porto está ao nível de qualquer equipa do meio da tabela para baixo, não fosse o peso das camisolas que eles têm que honrar.
    No entanto, para toda a estrutura, esta tudo bem.
    Para mim não está há muito temo.

    ResponderEliminar
  38. Ainda bem que temos este cantinho para carpir as nossas mágoas. Têm sido tantos desapontamentos esta época quanto à qualidade do futebol jogado, mas acima de tudo, aos resultados deprimentes. Continuo sem compreender o empréstimo do Fran Navarro, quando sabíamos que íamos ficar desfalcados com ida do Taremi para a sua selecção, embora, ele, ultimamente, não nos tenha dado grande coisa. Dizer o que disse a respeito do Carmo é de uma enorme falta de noção. Como poderá o jogador recobrar desses “elogios”? Não estou de acordo que estejamos sempre no “bota abaixo” a respeito dos nossos jogadores; ao fazermos isso estamos a ser iguais ou piores que o Sérgio Conceição. Eu acredito que com estes jogadores podemos ser campeões, desde que a matéria prima seja bem utilizada. A não vinda do Moutinho pareceu-me errada, pois ele com todo o seu ‘know how’ ajudaria imenso a dar algum senso àquele meio campo. Há tanta coisa para dizer, mas tão pouco tempo para o fazer. Caro Sr Vila Pouca, eu também sou do tempo do campeonato do Inocêncio (de inocente não tinha coisa alguma) Calabote , portanto também passei 19 anos na “travessia do deserto”, e sei quão doloroso é. Quero agradecer-lhe tudo quanto tem feito em prol do nosso F. C. do Porto.
    Já consegui um bilhete para ir ver o jogo, Arsenal - Porto, mas vou com muito receio, pois não queria ser humilhado e passar a noite sem dormir. Abraço a todos os Portistas, e, por favor não enterremos os nossos jogadores.

    ResponderEliminar
  39. Para relembrar que é o segundo jogo seguido com ele em campo,que o nosso esteío defensivo fica ligado aos golos dos outros e consequentemente ao jogo.
    No 1 golo do Sporting e depois na expulsão e agora regressa e fica no centro da área não sei bem a fazer o quê.
    Não é so PdC a sofrer da idade, Pepe também tem lapsos de memória da idade.

    ResponderEliminar
  40. Gosto do título!

    Fico triste q o nosso treinador tenha q vir a público tentar justificar sem bem o quê... direção completamente alheia ao sucesso do clube!

    Jogo fraco; arbitragem regular, apenas vejo a expulsão do lateral direito como erro...

    Sérgio Conceição, más decisões! Sinceramente não entendo... uma coisa entendo, não é sinónimo de inteligência efetuar as mm decisoes, e posteriormente as mm substituições pq as coisas não funcionam!

    Santa inocência o golo sofrido! Gostei do Grujic... e não levou amarelo ;)

    Ano triste do FCPORTO!

    ResponderEliminar
  41. Caro DVP,
    Na minha opinião não é vantajoso mudar de treinador. Não faz sentido. O problema é exatamente aquele que refere. É preciso que o SC desça do pedestal, pare de responder a comentadores da CMTV e reconheça que jogamos pouco e é necessário melhorar. Isso implica mudanças, coragem e determinação. O problema de SC é que por vezes parece ser mais pintista do que portista. É uma tristeza aquilo que está acontecer connosco mas o clube tem jogadores e capacidade para fazer muito melhor perante equipas como o Boavista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre achei que não era bom trocar de treinador a meio da época. Mas acredita mesmo que o SC ia fazer qualquer uma das coisas que referiu? Descer do pedestal? Admitir que o que está mal não é a qualidade dos jogadores? Se ainda não o fez..

      Eliminar
  42. Gilles, o Moutinho só não veio porque o treinador não quis. Não vale a pena dourar a pílula. Aliás quando telefonou ao presidente a dizer que não ia esperar mais, ia assinar pelo Braga, disse que aquele não era o Porto que ele conhecia. Mas não vale apena voltar a estes assuntos, tudo isto tem um pecado original e começou no final do 1º título do SC, quando o FCP não vendeu o Herrera. E não vendeu por pressão e ameaças do treinador de bater com a porta. E assim, um clube numa situação financeira muito má, não recebeu mais de 20 milhões, o jogar saiu a custo zero e não fomos campeões.

    ResponderEliminar
  43. Obrigado Sr Vila Pouca pelos seus comentários, e por alguma ponderação que coloca amiúde entre mensagens mais "ardentes". Só queria lembrar que mudança de treinador a meio da época, foi excelente para FCP/Mourinho por exemplo.
    Sei que a situação tem contornos muito mais complicados, mas se SC decidisse ele próprio parar neste momento, a médio prazo seria bom para todos. Incluindo ele próprio.
    Mantendo... Parafraseando Serrão, diga-me um caso, UM, em que o mesmo treinador, com equipe à beira do precipício, deu na Segunda volta uma viragem de 180 graus?
    Tenha um excelente Dia de Reis, que é o que nós somos, há mais de 70 anos a amar um Clube!

    ResponderEliminar
  44. Este SC não é o mesmo das 1as épocas no FCP, envelheceu muito, no pior sentido. Não arrisca nada, não inova nada, não ousa nada, agarra-se a 3 ou 4 jogadores experientes que jogam sempre mesmo que não joguem nada. A nova fixação é o André Franco, vá-se lá perceber porquê, e ficam outros muito melhores no banco ou na bancada. Pensa muito na consistência, mas contra equipas pequenas e fechadas, vale muito + desequilibrar muito do que ter muita consistência. A consistência é importante quando jogamos contra grandes equipas da Champions ou rivais ao título. Contra equipas pequenas, grandes preocupações com a consistência são ridículas e indicadoras de mente pequena e fraqueza. Contra equipas pequenas, há que ir a jogo com muita capacidade desequilibradora mesmo arriscando um pouco na consistência. Eles até podem marcar 1 golo ou 2 mas nós vamos marcar 4 ou 5 e vamos ganhar com folga. É assim que tem de pensar um treinador de equipa grande que seja ambicioso. Muitos cuidados, só quando jogar contra equipas maiores.

    ResponderEliminar
  45. Boa tarde a todos.

    É evidente que estamos em final de ciclo. De treinador, de presidente e de alguns jogadores.
    Em relação ao treinador, é agradecer por 7 anos de serviço largamente positivos, não é por um ano mau que devemos ser ingratos. Está em fim de contrato, pelo que deu que o cumpra até ao fim, obrigado e felicidades que penso que também precisa de um desafio novo para evoluir.
    Dos jogadores, Pepe também está em fim de contrato, obrigado por tudo mas chegou a altura de seguir em frente.
    Do presidente que a palavra seja dada aos sócios, ganhe ou perca o PC já nunca será o que foi. Não sei se o Porto sobreviverá a mais quatro anos nesta direcção. Mas tudo se resolverá.
    Largos dias têm 100 anos, já alguém dizia.
    O Porto sempre seguirá. E voltará a ganhar. Naturalmente. Há é que ter essa noção, e ver pelos exemplos dos nossos rivais que esse processo demorará o seu tempo. Mas sei que há futuro. Se AVB ganhe agora ou não, exceto que algo de grave se passe, está ali o futuro do FCP. Estou tranquilo e com muita vontade para o que aí vem.
    Entretanto, que esta época siga, que tenhamos paciência, que sirva para aqui e ali distinguir o trigo do joio e perceber com quem vamos à luta para o ano.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  46. Vamos lá fazer este exercício. Eu aterro em Marte e não faço ideia dos costumes. Não me sinto ligado emocionalmente a nada. Olho para as coisas de forma factual e objectiva. Vejo um clube numa situação financeira e desportiva má. Há 5 anos que ganha zero títulos. Treinadores a não aguentar a pressão, a serem despedidos meses depois. O clube contrata um novo treinador. Qual era o seu objectivo? Ganhar! Quais eram os riscos que esse treinador corria se tivesse sucesso? Bom, esta é a pergunta que ninguém fez na altura! Que riscos um clube corre, quando está numa situação financeira e desportiva dramática, se o treinador tiver sucesso? A isto observo um detalhe importante, uma sad velha liderada por um homem velho. Agora refaçam a pergunta. Aqui a dias estava a dar na fox o Gladiador e esta situação aconteceu. César o imperador, estava velho e tiveram uma batalha. Foram safos pelo Maximus, o gladiador, novo, uma vitalidade tremenda, um líder! No final da batalha, chega o filho do imperador e o filho imediatamente percebeu tudo, o lider não era o pai! E o pai, quando monta a cavalo e olha para o Maximus, deu para perceber que César sabia disso. É a vida! A situação poderia voltar se contra o próprio? Isto é, que riscos o SC correu? Alguém fez essa pergunta? Alguém chega, torna se lider. Tornou se lider porque? Não foi porque o SC o quis. Os verdadeiros líderes são escolhidos, não se impõem. Não havendo César, sendo velho, as tropas escolheram/elegeram naturalmente o Maximus. Não me parece que o SC quisesse este papel. Ele decorreu naturalmente, era inevitável se ele tivesse sucesso como teve, ser escolhido para esse papel. Ele queria? Não tinha escolha! Caiu lhe nos braços. Agora se puxar a fita do tempo, não deixa mesmo de ser irónico, estarmos aqui a discutir quase exclusivamente o Sérgio. É mesmo engraçado. O homem teve sucesso e o sucesso virou se contra ele. Numa organização caduca , velha. Não, para mim o SC não cometeu pecado nenhum. O pecado foi cometido pelos sócios, que nos seus sonhos não viram e não perceberam, o César já estava velho e continuaram a elege-lo. Se depois o César se agarra ao Maximus como se agarra à vida, óbvio! Se ele próprio já não a tem! Continuamos a falar do SC e em Abril votem nos mesmos de sempre. Num pais que tem horror a qualquer mudança, admirar me ia se em Abril houver lucidez. Mas neste momento é a decisão mais importante das últimas décadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 3asifa, vamos imaginar que AVB era o presidente actual do FCP.
      Que medidas é que acha que ele tomaria para inverter a situação que o clube atravessa neste exacto momento?

      Eliminar
  47. Eu não sei até que ponto o que vou dizer faz sentido ou não, mas é a sensação que tenho desde há muito. Parece-me que o nosso treinador tem alguma dificuldade em lidar com quem lhe possa fazer sombra ao ego, pelo menos do seu ponto de vista. Hulk e João Moutinho, em diferentes fases, não vieram. E ambos eram jogadores altamente estimados pela massa adepta. Creio que o treinador está numa fase, e não é de agora, em que a sua percepção das coisas o leva a tomar decisões sistematicamente erradas. tal como os vencedores nos desfiles da antiga Roma, devia ter alguém ao lado que lhe lembrasse a sua condição de mortal. E os mortais têm por natureza, a característica de errar. E aprender com isso e tentar corrigir. Ultimamente não temos visto isso.
    Sérgio Conceição foi muito importante numa fase complicada, mas talvez isso o tenha levado a assumir-se como melhor e mais capaz do que efectivamente é e isso leva-o a ter dificuldades em assumir o erro e, consequentemente, a corrigi-lo.
    Claro que isto não pode fazer esquecer a inércia de um presidente que devia ter saído em glória em 2012 e aprendido com a história, olhando para aqueles que quiseram eternizar-se no poder.
    Também não pode fazer esquecer arbitragens sistematicamente prejudiciais. Nós jogamos mal e ainda temos de levar com penaltys sonegados e adversários que ficam por expulsar. Os outros, quando jogam mal, costumam ter deciões a seu favor caídas milagrosamente dos céus. Tudo isto conjugado só pode culminar neste quadro complicado, mas que há-de ser superado porque o FC Porto é isso, superação. Alguns aqui viram 19 anos de jejum. Eu, na minha infância e juventude nos anos 70 e 80, contava pelos dedos de uma mão os portistas na cidade onde vivia (maioritariamente vermelha). Hoje isso é passado, e tal como sucedeu outrora vamos continuar a superar-nos porque é essa a nossa natureza.

    ResponderEliminar
  48. 3asifa, o Sérgio Conceição tinha alguma coisa a perder quando veio para o FCP? Não, não tinha nada. Vinha do Nantes, nunca tinha treinado um clube das cinco grandes ligas, nunca tinha ganho um título como treinador principal - acho que ganhou como adjunto do irmão do Luciano d' Onofre. O FCP estava numa situação muito difícil, mesmo tendo uma excelente equipa com os regressos de Ricardo Pereira, Marega e Abubakar que estavam emprestados, o que ficou foi uma única contratação, Vaná, o FCP perdeu como 3° na grelha de partida, não era favorito, ninguém exigia o título. Foi campeão, louvado, idolatrado, cantado e inchou, inchou muito, ao ponto de tomar atitudes que o JNPC de outros tempos não toleraria. A partir já nem vale a pena repetir o que já foi dito muitas vezes. Neste momento está numa posição igual à do presidente, em cima do pedestal, não aceita nada, acha que pode fazer e dizer tudo, e quando é assim fica difícil mudar o rumo.
    Se alguém for capaz de lhe dizer certas verdades, para bem dele, e levá-lo a mudar em vários aspectos, acredito que ainda podemos lá chegar, se não, se persistir neste caminho tenho muito receio do que possa acontecer, até um bater com a porta que a maioria não deseja.

    ResponderEliminar
  49. Caro DVP e Amigos:
    "O SC está a ser miserável"
    "O SC não é portista é pintista"
    "O SC devia ter saído com o Luis Diaz"
    "O SC é incompetente".
    Não alinho neste tipo de afirmações.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  50. Drummerkzar, e está no seu pleno direito. Também acho que podemos ser duros nas críticas sem ultrapassar determinados limites.

    ResponderEliminar
  51. Goncalo borges vai para o lille...e esta, hein!?

    ResponderEliminar
  52. DVP,
    Evidente que não vale a pena chorar o leite derramado mas não deixa de ser mais um episódio que não nos devemos esquecer pois qualquer entende a utilidade que um jogador como o Moutinho teria na nossa equipa, em particular num setor que é dos mais pobres que tenho memória e que atualmente emperra o jogo da equipa pois não há critério na posse, criatividade em progressão, etc. Relembro que nesta última época vimos sair dois titulares absolutos: Tavinho e Uribe.
    Se juntarmos a esta decisão que ninguém consegue compreender (ainda para mais fomos reforçar um rival direto!), a uma outra já aqui relatada associada a um potencial regresso do Hulk (pelo que retive tanto o Hulk como o Moutinho queriam regressar ao Clube) antes dele ir para o Brasil, leva-nos a questionar o que seria de nós se não andassemos constantemente a dar tiros nos pés.
    Ainda para mais temos no Clube exemplos muito bem sucedidos de reintegração de antigas estrelas onde Pepe é o maior e melhor exemplo. E não tenho grandes dúvidas que este será um dos nossos caminhos de evolução, um misto de (muito) veteranos asociada a regressos de velhas glórias e de atletas fresquinhos (muito) jovens, ainda para mais se não conseguirmos as qualificações tão críticas para a Champions do próximo ano.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  53. São bons clubes europeus...Olympiacos, Lille, Lyon...que querem os jogadores do FCP que não contam para SC, não são clubes pequenos portugueses do fundo da tabela. E querem-nos com cláusula de compra, não é só para um remendo temporário que os pretendem. Isto é capaz de querer dizer alguma coisa acerca do valor que outros que não o SC vêem nesses jogadores e também acerca do valor potencial do plantel do FCP. Como o Nico ontem jogou algum tempo e mostrou coisas boas pra quem vê com olhos de ver, fiquei com esperança de que não seja o próximo a ir embora, porque também há um bom clube espanhol que o quer. É que se ficarmos só com Grujics, Eustáquios, Andrés Francos, Tonys Martinezs e Zaidus e + 2 ou 3 com + capacidade futebolística que estes, o SC até pode ficar muito satisfeito mas é capaz de ser pouco para fazermos melhor do que fizemos nos 2 últimos jogos.

    ResponderEliminar
  54. Jogo não muito diferente de muitos outros, a diferença é que não apareceu um golo a acabar. Quando li as declarações do pós jogo de SC, com o título “jogou-se pouco”, pensei para mim que finalmente o treinador do Porto tinha acordado. Mas ao ler o resto percebi que afinal era mais uma das duas desculpas e referia-se ao tempo de jogo.

    Até mesmo quando tudo parece simples e natural, SC faz questão de inventar. Porque é Zé Pedro saiu a da equipa? Porque é que de uma momento para o outro Toni Martinez tem de ser titular, jogando assim a equipa com 2 noves, que nunca aconteceu esta época? Se a equipa já não tem médios dinâmicos que façam a equipa jogar, com 2 avançados mais fixos como se joga? Porque é que já deu 70 mil oportunidades a Gruijic, Eustaquio, Franco, Pêpê, Galeno e não faz o mesmo com Namaso, Jaime e Francisco?

    Namaso e Ivan Jaime entram em campo numa altura em que já se joga pouco futebol, é mais jogo direto e constantemente interrompido? Não fazia mais sentido a ordem estar invertido e entrar nessa altura jogadores tipo Toni Martinez? E Galeno entram em campo quando o Boavista está todo metido atrás? E o Gonçalo Borges que já tanto jeito deu e é mais desequilibrado e em espaços curtos vai para o Lille?

    Apesar de os nosso rivais jogaram pouco também, sinceramente não tenho a mínima esperança que as coisas melhorem para o nosso lado. Conceição não vai mudar nada, não sei se por casmurrice ou por não saber, e vai com os jogadores dele até ao fim. Só se as coisas descambarem feio é que vai mudar.

    Em mais de 50 jogadores entre a equipa A e B é impossível não haver 11 que sejam capazes de jogar bem melhor do que aquilo que temos visto, portanto o único culpado nesta altura só pode ser SC.

    Os pseudos podem criticar mas os verdadeiros sabem que fomos a equipa com mais vitórias em 2023.

    ResponderEliminar
  55. Acho que Evanilson pede próximo dele um jogador técnico, capaz de tabelar, jogar simples, aproveitar os espaços, deambular. O Toni é o típico 9, que está na área para aproveitar o jogo aéreo, cruzamentos, bolas soltas. Como se viu ontem, os dois não combinam.

    ResponderEliminar

  56. Os melhores de início:

    Diogo Costa

    Pepê Pepe Zé Pedro Wendell

    João Mário Varela Nico González Iván Jaime

    Danny Namaso Toni Martinez

    ResponderEliminar
  57. Bravo, presidente da junta, o FCP precisa é de um director desportivo, ou treinador do teu calibre.

    ResponderEliminar
  58. Vila :


    Mais do mesmo . A continuar assim não vamos lá ! ...

    ResponderEliminar

  59. Não precisava de ser do meu calibre, só um bocadinho de bom-senso já ajudava.

    Diogo Costa, embora elevado a uma categoria que não tem, é o nosso melhor guarda-redes (mas se fosse melhor do que Baía ou Helton ou até Marchesín, já cá não estava).

    Pepê a defesa-direito parece-me lógico: não estraga tanto como no meio-campo e tem bateria sufiente para fazer o corredor.

    Wendell a defesa-esquerdo tambem me parece evidente: ao contrário de Zaidu, parece ter capacidade de se aguentar em pé sem bola.

    Quanto aos centrais, um Pepe geriátrico continua a ser melhor do que qualquer um dos concorrentes ao lugar. Zé Pedro, confesso que nunca o vi jogar, mas está lá por exclusão de partes: já vi jogar Fábio Cardoso e foi assustador...

    No meio-campo, que é onde se ganham os jogos, já vi o suficiente de futebol para perceber que Nico e Iván (qual dupla de forró) são os que têm de jogar sempre, porque no Porto actual são os únicos, a par de João Mário, que sabem o que fazer com a bola nos pés. Precisam é de jogos, confiança e um décimo da paciência que este treinador tem para com jogadores medíocres como Eustáquios, Francos e afins.

    Por isso é que avançar João Mário para extremo também me parece óbvio: João Mário é um grande driblador a quem deve ser dada a possibilidade de pura e simplesmente desequilibrar sem ter de estar preocupado em voltar a correr 50 metros para trás.

    Finalmente, Namaso parece ter habilidade e força suficiente para ser aquele avançado penetrador (salvo seja...) que chateia qualquer defesa. Já Martinez é o único que esboça movimentos típicos de um ponta-de-lança e que parece ter um jogo de cabeça digno de melhores serviços. Taremi não dá mais e Evanilson nunca foi mais do que um aspirante a uma unha encravada de Jardel.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inversão do JM e Pêpê faz todo sentido.. só aí mudava e de que maneira a dinâmica 👌

      Eliminar
  60. Boas

    É claro que há jogadores que deviam ter mais minutos,mas porque as prestações são tao más,não por mérito próprio.

    Ainda hoje mais uma vez o Vitória faz uma exibição personalizada, com jogadores de menor valia,que os do plantel do Porto.
    Quero dizer que não é preciso craques, para jogar um futebol de qualidade Claro que ajuda se os tiveres.

    O futebol jogado e exibido pelo Porto não tem o porquê de ser tão mau,mesmo com estes executantes.

    O mister tem toda a culpa no futebol treinado,os jogadores nas dinâmicas de jogo e a direcção nas pessimas exibições demonstradas ao público



    ResponderEliminar
  61. Ora boas a todos

    Mais um jogo igual a tantos outros ao longo desta e ja da última época. Perdeu um ponto, podia ter perdido mais! O Grujic ainda dou de barato ter jogado (fraco como costume) mas o Franco? Pra quê? O chico claramente é um jogador um patamar qualitativo acima de muitos e tem de jogar! O Toni é jogador de área, precisa de ser servido lá e não andar a correr para trás. Mas joga! Pra quê? Pq não o Namaso já que tanto se gaba da formação? Com jogadores da B, sem, com Otávio ou sem Otávio (na época passada) a equipa joga ZERO! É sempre a mesma coisa, só mudam os protagonistas! E bolas paradas então.. em 50 não aproveitam uma! Há jogadores em campo que cometem sempre os mesmos erros, jogo após jogo. Correm desenfreadamente com a bola até ficarem sem ela, qd devem passar rematam e vice versa, passes curtos falhados, mts não sabem receber uma bola, cruzamentos sem efeito etc. O Jaime e Chico no banco não faz sentido nenhum quando a equipa não tem um rasgo de irreverência ou criatividade. Joga tudo para os lados e para trás. Têm medo de errar, ponto! É assim que a equipa se vai libertar em campo? É ao terem medo de não jogarem mais se cometerem um erro que vão desenvolver como jogador? Porque deve ser mesmo banco que é bom para crescer. Entrar a 5 minutos do fim dps de ver quem vai substituir não dar uma pra caixa o jogo todo. Como isto é possivel estar a acontecer há um ano já? Isto ja não tem a ver com a SAD, com o Presidente ou o buraco nas finanças. Para mim o SC anda a passar um atestado de burrice a ele próprio. Por mais que este plantel não seja tão bom como outros que ja teve, não conseguir pôr a equipa a jogar um futebol minimamente aceitável e culpar todos menos a propria equipa técnica por isso, é assumir que não sabe mais! Se ele ao menos tentasse.. haver um jogo em 433, apostar na criatividade e não na bola para a frente. Tira o entulho (zaidu, taremi) dá hipótese a outro. Para pelo menos mostrar que está a tentar inverter a situação. Se corre mal, que se lixe.. pior que o que temos agora dificilmente seria. Mas não.. troca jogadores, deixa jogadores melhores no banco e insiste no seu modelo gasto, previsivel e pior, sem jogadores para tal! É casmurro e não vai mudar! Está à vista de todos que nada vai mudar! Vamos andar nisto até final da época. Não sou a favor de chicotadas a meio da época, mas se está mal, há muito, nada melhora, nada muda e não houver um claro assumir de erros e culpa.. pior não ia ser. E melhor pelo vistos não vamos ter com o SC. Estamos num ano importantíssimo. É imperativo sermos campeões para ir a CL. Se até agora não melhorou a qualidade da equipa, com tudo que se tem passado, tudo que foi dito, está claro que nada vai mudar até acabar a época. A mudar é agora. Quanto mais cedo melhor. Ate há pouco tb acreditava que o Mister era a melhor pessoa para estar ao leme.. mas por mta tristeza minha está a provar que não!

    ResponderEliminar
  62. Compreendo o cansaço do SC. Nestes sete anos, já foi bombardeado por jornalistas, comentadores, adeptos, diretores, árbitros, presidentes e até jogadores. Umas vezes colocou-se a jeito, outras pelo simples facto de ser treinador do FCP.

    Agora, só lhe pedia um pouco mais de paciência, serenidade e bom senso, para acabar esta etapa até ao final da época.

    Infelizmente, calhou que as eleições mais importantes das últimas décadas fossem precisamente nesta época. Isto criou uma instabilidade no clube que não ajuda em nada mas há que aceitar e fazer correr as coisas da melhor forma. SC não pode deixar-se envolver nas eleições. A possivel derrota de PC não é uma derrota de SC.

    Mais que ser campeão, esta época seria essencial ser apurado para a champions. Se não formos, devido ao estado atual das finanças, corremos um enorme risco enquanto clube.

    Estes dois jogos que se aproximam têm um carácter decisivo na época do FCP. Duas vitórias vão permitir respirar, serenar e voltar em força à luta, qualquer resultado que não duas vitórias, vai-nos fazer cair num precipício com consequências graves.

    Nesta altura, os jogadores parecem piores do que são porque estamos a jogar sobre brasas. Aí, não posso dissociar SC porque deixou de ver os jogos de uma forma realista, as opções passaram a ser incoerentes e, de alguma forma, deixaram de ser justas. As derrotas começaram a ter rosto umas vezes e outras nem tanto.

    Isto aumentou ainda mais a instabilidade e chegamos a janeiro a fazer constantes mudanças no onze.

    Se existiu uma reunião do plantel pós Alvalade, terá que existir agora uma outra, pré Estoril. Que todos falem mas essencialmente que todos se unam e percebam a importância do que aí vem, principalmente, o treinador. O futuro do FCP é muito mais que o futuro de PC.

    ResponderEliminar
  63. Aquilo que me confunde são os repentismos e as contradições. Toni não jogava desde Setembro, de repente a titular. Baró titular, sai e deixa de ser opção. Nico de fora e de partida, mas agora parece que já não é assim, já fica. Fran Navarro nas poucas oportunidades que teve, não brilhou, como não brilha Taremi há mais de um ano e está de saída, mas mesmo assim não sai, porque dá determinadas coisas à equipa - será que se tivesse as mesmas oportunidades Fran também não dava? Ivan Jaime não é titular três ou quatro jogos seguidos para ganhar ritmo, confiança, mostrar aquilo que levou o FCP a dar 10 milhões por ele. E podia dar mais exemplos, nos centrais e laterais, mas assim fica difícil a quem dirige perceber o que quer o treinador, arriscar contratar...

    ResponderEliminar
  64. OLHA O NORTE.
    Vila Pouca, era mesmo isso que escreves neste teu comentário que eu já pensava abordar. Há qualquer quer coisa aqui que me deixa perplexo, que não bate a bota com a perdigota! Tudo isto muda assim tão rapidamente sem qualquer planeamento, o é conforme lhes dá na mona!
    O Baró quase já não conta, o Gonçalo emprestado com opção de compra Ivan Jaime pouco joga, Tony esteve em banho Maria, não faltavam clubes para o comprar, agora é titular etc etc! Vá lá alguém perceber esta cagada em três atos.

    OS moinas da Banca que estavam quase falidos, já vão a 6 pontoa à nossa frente com alguns pontos à custa da arbitragem, o grupo do mister alemão que também não joga grande coisa, mas que pelo menos mete-as lá dentro, coisa que os nossos jogadores têm muita dificuldade. Depois, temos essa praga da arbitragem que se aproveitam desta nossa fragilidade e só nos gamam, nos enterram mais.
    Se sairmos da Taça de Portugal pelo andar da carruagem, nada mais nos resta. A Europa, essa é muito complicada.

    Fiquei a saber que a família Madureira (não a da restauração) da claque SD, o pai Madureira, presidente, mãe vice presidente e filha também com cargo importante, "a Santíssima trindade"! Não há eleições democráticas pra chefe da claque!?. Bom, mas aí é um problema deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Baró já teve quantas oportunidades?! Não é de agora. Quando se tem qualidade, basta uns jogos para se perceber.

      Eliminar
  65. https://www.facebook.com/mikaelsoaresfcp/posts/pfbid0xZdzNNxU39xVbD5CRWnj3okWXDkvGGxv1TWCEv951yuVYr9mmEz3WABmQJxb69Wsl

    Anzhony Rodrigues, árbitro madeirense, mais um rosto da pouca vergonha que grassa na arbitragem portuguesa. Isto que se passou em Paços de Ferreira com a equipa B do FCP, não se trata de perder ou ganhar, trata-se de denunciar este escândalo, JÁ!, antes que este cavalheiro volte a arbitrar o FCP. Se já era muito grave que não tenha visto no campo, muito pior depois de analisar no VAR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila Pouca, não se preocupe que as "pessoas sérias" do conselho de arbitragem tratarão de o "castigar" nomeando-o para outro jogo do FCPorto, ou do Benfica ou Sporting...

      Eliminar
  66. Por onde é que anda PdC? Não se tem visto nem ouvido! Não vem dizer umas graçolas prá animar a malta, que bem precisa? E da Academia, que eram pra finais de Outubro as novidades, ainda não há fumo branco, já bem em Janeiro? E dos capitais próprios que iam ficar positivos ou quase, até finais de Dezembro passado, quando há notícias? E dos árbitros que deixam sem punição adequada ou nenhuma, jogadores que põem em causa a integridade física e a carreira dos jogadores do FCP sejam eles veteranos ou miúdos, também não diz nada? Mas afinal o que anda ele a fazer como presidente do FCP e da administração da SAD, tirando as piadolas, os autoelogios, o meter muito dinheiro ao bolso e o arruinar financeiramente a SAD e o FCP por arrasto?

    Mas tem que se dizer, que do mau e ineficiente futebol praticado pelo FCP, a culpa é toda do SC. Qualquer um vê, não é preciso ser-se treinador profissional de futebol, que com 2 trincos, 2 PL e um extremo lento a pensar e a executar, não se consegue desmantelar a estrutura defensiva duma equipa que só se preocupa em defender e destruir o jogo do adversário. É preciso quem ligue o meio campo ao PL, não é 2 PL. É preciso um meio campo que crie alguma coisa, não é 2 trincos. É preciso um extremo que execute rápido e pense + rápido ainda e não uma lesma. É preciso que joguem a titulares e não uns minutos aqui e ali, Nico González, Ivan Jaime e Francisco Conceição. Pelo menos nestes jogos contra equipas pequenas, todas elas muito defensivas. Uns minutos aqui e ali, podem ficar pró André Franco, pró Eustáquio e pró Tony Martinez.

    Se com o Estoril, SC voltar a meter a equipa que jogou de início contra o Boavista, não tem desculpa. Não pode vir queixar-se de que não tem grandes estrelas...que ele não aceita ou não utiliza: Hulk, Moutinho, Felipe Anderson..., que estamos em tempo de vacas magras e as balelas habituais. Tem melhores jogadores pra pôr em campo e escolhe sistemáticamente pôr os piores. Depois, colhe os maus frutos disso, e queixa-se de tudo e + alguma coisa mas quem paga a factura é o FCP e os seus adeptos que andam desanimados e desesperados. Isto está a ficar muito parecido com os últimos tempos do Octávio "Malvado" ou do Paulo Fonseca. Se SC continuar pelo caminho que tem seguido, os piores no campo e os melhores no banco ou na bancada, com os resultados condizentes, se calhar não vai dar pra ficar até final da épica. O problema, é que agora não há nenhum candidato a Mourinho pró substituir.

    ResponderEliminar
  67. O que vai fazer o chefe moina de bilhetes da arbitrage, depois deste anzhony roubar não mostrando vermelho ao jogador agressor do Paços! Nada.
    SOS quem nos defende, não temos presidente.

    ResponderEliminar
  68. Com tantos jogadores que noutros clubes prometem ou brilham...Felipe Anderson, David Carmo, Fran Navarro, Ivan Jaime, Nico González...e no FCP dão pouco ou nada, começo a duvidar se o mal estará nos jogadores ou se estará em quem os treina no FCP.

    ResponderEliminar
  69. Depois do enxovalho do treinador, qual e a motivação do rapaz? O dinheiro vai pá conta no final do mês, secalhar nem vão deixá-lo sair por empréstimo que para aprender a lição. Em relação a academia, os nossos rivais têm-na a 20 anos, e se calhar a razão de nós não termos nem um esboço devesse ao entreposto comercial que a equipa b se transformou ao longo dos anos, se houvesse um projecto sério que apostasse no jogador jovem português não havia muitas negociatas para o senhor pinho e o filho irem buscar entulho ao brasil.

    ResponderEliminar
  70. OLHA O NORTE.
    Já começa a ser cansativo desculpas e mais desculpas do treinador da B. Que somos roubados, sim, somos, no futebol nas modalidades isto já vem de longe. Agora os jogadores da B, andam com a cabeça com pensamentos sobrenaturais, espiritismos! Reais Madrid, Inglaterra! Alguns nem no Cascalheira têm lugar. Compete ao treinador e alguém da direção, (que lá andam a ganhar balurdios e não fazem nada), pôr os meninos na ordem. Assinaram contrato, então limitem-se a respeitar e a defender o emblema, o clube investe dinheiro para que eles sejam alguém ou alguma coisa no mundo do futebol.

    Os jogadores têm que jogar assiduamente para ganharem confiança, nem todos, ou poucos são aqueles que mostram logo serviço,, todos que vêm futebol sabem que é assim. Numa equipa tem que haver carregadores de piano e pianistas, é assim que se formam grandes equipas. O Saudoso treinador José Maria Pedroto fez alguns jogadores que começaram a ser imprescindíveis na equipa, mas quando vieram pro FCP não passavam de uns toscos. O responsável como tudo na vida tem que ter olho e dedo, dar uma ajudinha, ensinar e saber aquilo que quer.

    ResponderEliminar
  71. Caros Portistas,

    O futebol do FCP de hoje em dia é lento e denunciado, quantas vezes podemos sair em contra ataque e a bola volta sempre para trás?? temos extremos de pés trocados ou seja em vez de abrirem, irem à linha cruzar para criarem espaços no meio não, vão sempre para dentro onde está um molho de jogadores e bate sempre numa perna ou em alguém. Vi o jogo no Bessa ao vivo e a quantidade de passes para dentro tendo jogadores na ponta bem abertos foi de bradar aos céus, há coisas que não entendo como os treinadores não vêem?? Outro aspecto horrível foi o Pépe no golo sofrido, recua antes da bola partir e mete todos os jogadores em jogo?? inacreditável!!! Para terminar as nossas bolas paradas seja de cantos ou de livres são miseráveis e não criam perigo algum, não entendo?? O Pêpê faz km com a bola nos pés para vir entregar de um lado ao outro do campo e mesmo assim falha passes incríveis, foi o melhor da nossa equipa agora pensem!!
    O SC para amanhã devia jogar em 4-3-3 volto a insistir, DC, Pêpê a defesa direito, Péoe, Zé Pedro, Wendel, Varela trinco puro, Estáquio, Nico Gonzalez, Francisco na esquerda, João Mário na direita a extremo e Evanilson a ponta de lança, defender bem e sair muito rápido em contra ataque.
    Entramos muito mal no ano esperemos finalmente ver qualquer coisa da equipa nos próximos 2 jogos caso contrário não sei o que nos pode acontecer.
    Somos constantemente prejudicados na equipa A e na equipa B e não se passa nada?? aliás esta inércia e silêncio de quem devia tomar uma atitude é vergonhosa para não ser malcriado, inacreditável mesmo ... há anos que é esta m...
    Faço as mesmas perguntas que o Luís Negroni faz no 1º parágrafo?? nada de respostas pela parte do Presidente ou está a guardar para depois da apresentação da candidatura do AVB? espero que sim porque já me cheira a esturro, aliás os empréstimos e redução de custos já começaram... Se as notícias que a UEFA vai entrevir mais uma vez no nosso clube se forem verdade estamos lixados com F
    Estou resignado e tudo o for positivo já não é nada mau.
    Ontem vi o Arsenal- Liverpool bem sei que falta um mês e meio para jogo mas espero que o SC tenha visto que mesmo o Liverpool que tem executantes de outro nível não conseguia sair a jogar de trás, podia ter levado 3 ou 4 num ápice. Nós não podemos sequer usar sair a jogar de trás, fica o alerta, já chega de levar 4 e 5 como levámos do Liverpool, basta! há que ter noção e cair na real.

    FOMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  72. Boas tardes caro DVP e saudações dragonistas.
    Há algo que ainda não percebi, o Pepe tem vindo a ter uma série de lances esta época descutiveis e alguns bem prejudiciais em prol da equipa, e sempre intocável na crítica. O lance do golo do Boavista deixa muito a desejar, seja como for, talvez tenha visto mal o lance , mas uma coisa é certa, não era falta nenhuma.
    FCPorto sempre

    ResponderEliminar
  73. O Pepe tem um currículo impressionante, é um ganhador, quando olha para a sua frente e vê um deserto, tem tendência a querer estar em todo o lado para ajudar, perde a concentração, comete erros impróprios num jogador da sua categoria. Para mim é esse o problema, mais aquelas atitudes impróprias e que tem de evitar. Quando não temos ninguém e somos obrigados a jogar sempre com um jogador que vai fazer 41 anos e devia ser poupado em determinados jogos está tudo dito. Sabíamos que o Mbemba ia sair, sabíamos que Pepe+Marcano = 76 anos, mesmo assim contratamos sob pressão e gastamos 20 milhões para deitar fora - espero que se possa recuperar algum do investimento -, esta época preferimos 11 avançados... diz tudo sobre a gestão do futebol portista.

    ResponderEliminar
  74. “Não sou cego” 🗣️

    Sérgio Conceição aborda as situações de Nico e Ivan Jaime.

    “Nico? Faz parte do percurso. O processo de adaptação e evolução do jogador é analisado por mim e pela minha equipa técnica diariamente. Já ando aqui há muito tempo e sei ver qual é a evolução do jogador, não sou cego”, disse, antes de abordar a situação de Ivan Jaime.

    “Esteve dois meses parado, não fez pré-época. Quando tivemos oportunidade de dar alguma carga para ficar ao nível dos outros, magoou-se. Esteve dois meses parado e voltou há duas ou três semanas. Metê-lo para depois de 30 minutos não jogar mais ou voltar a ter o mesmo problema, que não é fácil de resolver, tem de ser com trabalho de prevenção. As pessoas não sabem alguns pormenores, mas nós temos todos os elementos na mão. Quando os jogadores estão prontos, a reagir bem e a treinar sem nenhuma limitação a perceber o que queremos deles em todos os momentos”.

    “Não digo que estes jogadores [Nico e Iván Jaime] não são reforços. Vão ser, mas a seu tempo. Gostaria de ter o Ronaldo e o Messi, isso seriam reforços. Alguns são reforços mais tarde, mas isto é assim em todas as equipas. Com todo o respeito, o Iván Jaime veio do Famalicão e o Nico esteve no Barça, sem ter muitos minutos na primeira equipa e veio para um campeonato e equipa diferentes. Isto leva o seu tempo”.

    Sabe-se que esta besta não tem credibilidade nenhuma… e o Folha também já não, mas este é mais recente. Aliás qualquer coisa que diga não tem validade, só VB para uns e PC para outros.

    ResponderEliminar
  75. Vá lá, ó Joker, o Nico já estava com os dois pés fora, já andava pela bancada, não era opção, o Girona tinha viagem marcada para o Porto esta semana... ainda bem que o senhor treinador percebeu que é um jogador que pode ser importante.

    O Ivan Jaime não estava em condições, mas jogou de início com o Casa Pia e já foi faz amanhã um mês.
    Isto não se trata de JNPC versus AVB, trata-se de um treinador que anda perdido. Para bem dele, de nós e do FCP, que se encontre rapidamente.

    ResponderEliminar
  76. Com o Prof. Jesualdo, os jogadores evoluíam (Bosingwa, Lisandro, Quaresma, Raul Meireles, Pepe, Paulo Assunção, Fernando, Rolando, Falcao, Hulk, Cissoko, etc., etc.). Com o SC involuem (Diogo Leite, David Carmo, Fran Navarro, Ivan Jaime, Nico González, etc.). Quer-me parecer que SC não tem muito jeito para fazer crescer jogadores. Jogadores novos de idade e no clube, inexperientes e inseguros, têm que ser apoiados, elogiados no que fazem bem e criticados de forma compreensiva e tolerante no que fazem mal. Se virem no treinador alguém que quer o bem deles, uma espécie de irmão + velho ou pai, é capaz de ser + fácil fazerem as coisas + bem feitas do que se virem nele um gajo com um chicote sempre pronto a castiga-los. Obviamente que há jogadores + fortes psicologicamente que não precisam de sentir grande apoio do treinador para evoluírem e se afirmarem. Mas há muitos que precisam e se não o tiverem, perdem-se, e é mau pra eles, pró treinador e principalmente pró FCP.

    ResponderEliminar
  77. É curioso, que no início da época, o Nico, tendo chegado já quase em final de pré época, era reforço e jogava bastantes minutos e até a titular. Depois, cometeu um lapso que facilitou um golo adversário, do Arouca se não estou enganado, e a partir daí, passou a entrar de longe a longe no final dos jogos. Agora, como há um Girona líder inusitado da liga espanhola interessado nele e a sangria já começava a ser demais, não tardava nada o plantel ficava reduzido a 20 jogadores ou menos, o SC lá o pôs a jogar meia hora e agora já interessa e já não sai. Mas será que interessa mesmo? Com o comportamento errático que o SC tem de há uns tempos pra cá, duvido muito. Se calhar foi só pra estragar um empréstimo que podia ser bom para o jogador e até para o FCP no médio/longo prazo. É que se é pra continuar a jogar 5 minutos de longe a longe, + vale empresta-lo ao Girona. E o mesmo com o Tony Martinez, que já nem no banco ficava e de repente, passou a titular. Também se falava com insistência em vários clubes de bons campeonatos interessados em comprar o Tony, e lá se interessa por ele outra vez o SC e volta a dar-lhe a titularidade vários meses depois. Eu se fosse advogado do diabo, era capaz de dizer que ele anda cheio de vontade de estragar negócios ao FCP, só se interessa por alguns jogadores quando há fortes possibilidades de eles saírem. Com um treinador assim, como há-de quem está acima dele no clube...e sem deixar de ter em conta o mal que essa pessoa anda a fazer ao FCP a outros niveis...ter vontade de contratar seja quem for? SC anda completamente perdido, diz e faz coisas que revelam total desnorte.

    ResponderEliminar
  78. Realmente cada um vê as coisas da maneira que mais lhe convém.

    Quem tinha dúvidas que as coisas se vão manter exatamente como estão foram dissipadas na antevisão ao jogo da taça.

    Para SC o principal problema está na falta de atitude competitiva, intensidade, etc. Portanto o treinador do Porto não acha que o facto de não conseguirmos fazer uma jogada com principio meio e fim seja problema.

    Quando lhe perguntaram pelo Nico, como não lhe ocorreu nenhuma desculpa, não falou sobre ele, optou por falar sobre Ivan Jaime e dizer que não tem jogado porque não está a 100%.

    Mais uma vez a ladainha dos reforços vs contratações, como se alguma vez tivéssemos tido a capacidade contratar jogadores feitos ou como se os valores que os nossos rivais pagam pelas contratações fosse assim tão diferente do que aquilo que nós pagamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que se tiveres intensidade, competitividade, estarás sempre mais perto de ganhar, porque é esse sempre o objectivo. O jogar bem mas que não ganhas, vale zero. O problema é esse. Tu não tens plantel para ganhares e jogares bem. Isso é uma ilusão.

      Eliminar
  79. Da conferência de imprensa de hoje, retiro a seguinte frase: “Se há crise de identidade, sou eu que a tenho. A equipa responde ao que eu quero”

    Para mim esta frase resume as últimas duas épocas de SC e FCP. A equipa joga da forma que o treinador quer. E para mim isso significa que o principal problema é de ideia de jogo ou de proposta de jogo mais do que é de jogar A ou B.

    Podem meter o Ivan Jaime e o Nico que vai dar igual ou parecido. Jogar muitas vezes longo na frente para depois disputar segundas bolas não pode ser a ideia de jogo do FCP.

    ResponderEliminar
  80. O treinador de " uma das 16 melhores equipas da Europa" não explica porque é que a equipa não joga nada há meses nem porque teima nas suas opções. Completamente desnorteado e perdido tal como o seu chefe. O paleio é sempre o mesmo. Já cansa...

    ResponderEliminar
  81. Já aqui o disse - considero SC o melhor treinador da historia do fcporto, ganhou títulos sem matéria-prima de qualidade. Fez coisas incríveis, mas tudo tem um fim. Acho que o fim de sc çhegou...no final da época devíamos mudar de treinador!

    ResponderEliminar
  82. Só se fala do SC aqui. Já disse que por mim ele já deveria ter saido por ele mesmo. Mas um treinador que fez o que fez, tem todo o direito a ter uma época má. Não a pouco tempo exigia se uma segunda estátua ao treinador.

    ResponderEliminar
  83. O SC fica na história do FCP mas não é o melhor treinador da história do clube.

    Esta história das contratações vs reforços, na génese percebe-se mas não faz sentido. O Alan Varela é o nosso Ronaldo? O Grujic, após estar cá um ano emprestado, foi adquirido como reforço ou contratação?

    Esperar pela confirmação mas emprestar o Gonçalo Borges com uma opção de 10 milhões, não pode ser verdade. Dizem hoje os jornais que o Sporting recusou 15 pelo Essugo, na mesma situação.

    ResponderEliminar
  84. Creio que a partir da próxima semana os putativos candidatos vão passar à efectividade. Assim, e porque o Porto Canal é uma empresa do FC Porto, deveria haver acompanhamento em direto no anúncio das candidaturas se, claro, os interessados promoveram CI.

    ResponderEliminar
  85. OLHA O NORTE.
    Logo só espero que a equipa deia tudo pela vitoria, caso contrario o que nos pode restar de bom, foi passar aos oitavos da liga dos campeões.
    Força Porto...

    ResponderEliminar
  86. 3asifa, mas antes de se considerar uma época má, devemos procurar bitaitar com sentido crítico, sim, mas com respeito, objectividade e de forma construtiva. É para isso que o blog ainda funciona. Se não serve para a malta vir aqui dizer o que pensa, desabafar, como acontecia antes nas tertúlias de café, tascos, junto às bilheteiras ou ao departamento de futebol, mais vale fechar o blog. Agora já há outros espaços onde posso manifestar a minha opinião, dizer o que penso sobre o FCP.

    ResponderEliminar
  87. Gonçalo Borges no Lille emprestado com opção de compra só faz sentido se forem no mínimo 20 milhões. O jogador está tapado cá, mas tem potencial. Espero que o clube não cometa o mesmo erro do Diogo Leite, mas já não digo nada.

    ResponderEliminar
  88. 3asifa, intensidade, competitividade e agressividade não é o que tem faltado a esta equipa. Aliás, estas coisas são as únicas que nos levam a estar a "apenas" 5 pontos do 1º lugar.

    Falta-nos muita coisa dinâmica, imprevisibilidade, criatividade, qualidade no jogo coletivo. Preocupa-me que o treinador não identifique nada destas coisas como problemas.

    Ninguém pede que SC ponha o Porto a jogar como o City ou Liverpool, não tem plantel para isso. Agora não tem plantel para ganhar alguns, sublinho alguns, destes jogos em casa, Farense, Arouca, Gil Vicente, Portimonense, Estoril, Leixões e Chaves de forma tranquila, com uma exibição aceitável? Acho que não é pedir demasiado.

    Claro que toda gente tem direito a uma época má, o problema é que muita gente já não gostava da forma como jogávamos nas épocas do Marega. A primeira foi boa, mas depois o nível de jogo já deixava a desejar. Depois apareceu a época Vitinha para desanuviar. Depois voltamos ao mesmo nível de exibições, até que esta época atingimos um nível demasiado mau.

    Ontem li este artigo (https://tribuna.expresso.pt/newsletters/12-45/2024-01-08-O-labirinto-do-irreconhecivel-FC-Porto-de-Sergio-Conceicao-3e645242) e concordo com muitas das coisas que foram escritas.

    Não acho que SC seja fraco treinador, mas não soube lidar com o sucesso que teve e deslumbrou-se. Acha que tem mais capacidades do que as que tem na realidade. A principal refere-se à observação e contratação de jogadores.

    Por incrível que pareça a equipa mais à medida das ideias de SC, foi a que menos teve dedo de SC na sua construção, a primeira no Porto. Depois disto temos assistido a uma tentativa de "contratar" clones ou tentar que os novos jogadores façam o mesmo trabalho dos que saíram, mesmo que não tenham as mesmas características.

    Até agora SC moldou sempre os jogadores para o seu modelo de jogo, mas chegou a uma altura em que ou muda o modelo de jogo em função dos jogadores que tem ou vai correr muito mal.

    ResponderEliminar
  89. Quero muito uma vitória hoje, e por muitos, e muitas a seguir, mas se SC não ganhar hoje ao Estoril...o diabo seja cego surdo e mudo..., definitivamente já não servirá pra treinador do FCP. Perder 3 vezes seguidas em menos de meia época com uma das equipas + fracas do campeonato português, que era última quando a defrontamos a 1a vez, em casa, e está 2 pontos acima da linha de água hoje, à nossa conta, será inconcebível para uma equipa que pra mim é, à partida, o principal candidato ao título (3 vezes campeão nas últimas 6 épocas).

    Dizer-se que o Porto não tem equipa para jogar bem, só com intensidade, pra mim não faz sentido nenhum. Há equipas que jogam bem e têm plantéis que valem 30 ou 20M ou menos. O plantel do Estoril está avaliado em 27M, o nosso está avaliado, após as saídas de Navarro e Veron que valiam + de 20 M, em 268M. O Estoril, com um plantel de 27M joga bem, o VSC, com um plantel de 41M, joga muito bem, nós, com um plantel que vale 10 vezes o do Estoril, não temos equipa para jogar bem! Incrível! Claro que temos equipa para jogar bem, se o treinador quiser e souber.

    Na Champions, com o estilo de jogo habitual da equipa, paradoxalmente, cumprimos e bem. A nível interno, contra equipas que na sua quase totalidade jogam pra não perder, que não jogam o jogo pelo jogo, que ficam fechadas lá atrás à espera do nosso erro pra nos apanharem em contra pé, temos de jogar de outra forma, menos na consistência, menos na intensidade e + na criatividade com rapidez a pensar e a executar. Em vez do Galeno, o Ivan Jaime. No centro do terreno só o Varela defensivo e Nico González e Pepê no apoio a Evanilson, ou então, Pepê no flanco esquerdo e Ivan Jaime no apoio a Evanilson. E no flanco direito FConceição ou João Mário, com Sanchez a lateral. Pra desmontar equipas muito fechadas tem de ser assim, um futebol apoiado, de tabelas, ao 1° toque, a toda a largura do campo, com iniciativa individual dos + criativos quando na área ou perto dela, para desposicionar os jogadores adversários, abrir brechas e criar oportunidades flagrantes com alguma facilidade. SC tem de ter capacidade para pôr a equipa a jogar de uma forma, contra grandes equipas, do nosso nível ou melhores, e de outra forma e mudando alguns jogadores, contra equipas pequenas e todas fechadas lá atrás. Assim, com a autêntica odisseia que tem sido pra conseguir ganhar a uma qualquer equipa pequena por meio a zero, até em casa, é que não dá.

    ResponderEliminar
  90. JNPC:"Ainda não decidi se me vou candidatar ou não. Se me candidatar é com o objetivo de pôr a equipa de futebol mais forte e a continuar a ganhar. Antes das eleições espero ter as contas em dia porque temos tido resultados já depois deste segundo semestre que vão permitir que aquele alarme com as contas desapareça. Em terceiro lugar é a Academia, quero-a ver realmente ser uma realidade e espero que antes das eleições já seja uma coisa irreversível. Depois das máquinas estarem lá a funcionar já não vão parar. Ainda é muito cedo para decidir".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja: os pressupostos para a recandidatura já passaram para a altura das eleições... E só uma pergunta: "temos tido resultados resultados já depois deste segundo semestre que vão permitir que aquele alarme com as contas desapareça"-que resultados são estes que já aconteceram em janeiro e porque continuam no segredo dos deuses?

      Eliminar
  91. Depois desta gestão desportiva e financeiramente ruinosa, depois das mentiras e promessas de Outubro, novamente as mesma promessas que todos sabemos dificilmente se vao concretizar. Curiosa a afirmação de que se se candidatar é para a equipa melhorar. Podia começar já...
    Se ainda tiver um pingo de vergonha espero que deixe estar quiet.

    ResponderEliminar
  92. O meu onze para hj: diogo costa. Pêpê. Pepe. Fabio cardoso. Wendell. Alan varela. Nico. Baró. Galeno. Francisco conceição. Evanilson.

    ResponderEliminar
  93. Relativamente ao onze que sugeri, sc trocou o baró por joão mario. É um bom onze tbm...

    ResponderEliminar
  94. Boas noites caro DVP e saudações dragonistas.
    Caro portista DVP, essas declarações para serem ótimas, era o nosso glorioso presidente e com o bom senso não se candidatar, contudo abraçava quem fosse eleito para que não traga divisão entre o FCPorto.

    ResponderEliminar