sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Porto fofinho é este. Se AVB for presidente pior não fica de certeza...


 

É verdade, o FCP sob a liderança de JNPC já foi um clube de luta, de combate, mais que respeitado, era temido, tinha poder, força, influência. Mas, infelizmente, isso já é passado. Há muitos anos que o FCP, tirando algumas intervenções dos treinadores - Jesualdo Ferreira, por exemplo, ficou praticamente sozinho a defender o FCP -, do Universo Porto da Bancada, às terças e a horas impróprias, uns twittes do FJM, o que sobra? Quase nada. Uns editoriais do senhor presidente, mensalmente, na Revista Dragões, programas em que se exagera na promoção do culto da personalidade, uns discursos inócuos nas Casas... 

Portanto, regressem ao presente. Porto fofinho é este Porto, que agora é constantemente provocado, gozado, maltratado, deixou de ser levado a sério como era no passado. 

Ou é mentira que o tempo em que JNPC cada vez que dava uma entrevista num jornal, na rádio ou na televisão, abalava e provocava mossa nos inimigos do FCP, deixou de existir? Vão ao Google e YouTube e vejam a diferença. Sou do tempo da ida ao Governo Civil, do discurso sobre a penhora das Antas que abalou o sistema político, das denúncias sobre as miseráveis campanhas de que o FCP e quem o servia, eram vítimas e miseravelmente atacados em programas de televisão, etc. Por isso estou bem informado, em óptimas condições para ver a diferença. Nesses tempos os que não podem connosco, desejavam a morte a JNCP, agora desejam longa vida a JNPC à frente dos destinos do FCP. 

Outra verdade é que os tempos em que qualquer treinador do FCP se sujeitava a ser campeão, tal era o poder e força do clube e da estrutura do seu futebol profissional, agora não é um exagero dizer que um treinador do FCP é campeão... apesar da estrutura. Não é porque agora, acossados por uma candidatura que pode mudar o status quo, aparecem muito activos, que vou mudar a minha opinião. Quem me conhece e faz o favor de me ler, sabe que estive sempre na 1ª linha desse combate, mesmo que com meios limitadíssimos, como é óbvio.


PS - Diz o senhor presidente que o FCP está pujante, vai apresentar contas e capitais próprios positivos. Fico contente, mas a aguardar para ver. Porque se contas positivas nem serão uma surpresa - venda de Otávio e receitas da Champions -, já os capitais próprios é outra história...

Diga-se também porque vem a talhe de foice, que em 2014, na AG onde se passou para a SAD, 47,5% da Porto Estádio e com isso se resolveu um problema junto da UEFA, o administrador Fernando Gomes disse que era preciso arrepiar caminho, tínhamos de baixar custos, aumentar receitas, não podíamos voltar a recorrer a esse tipo de soluções, porque a UEFA não ia permitir. Passado pouco tempo, quando mais que duplicamos as verbas das receitas televisivas, disse que a partir daí tudo ficaria mais fácil. Pois, não demorou muito que o FCP violasse o fair-play financeiro. 

Portanto, lamento dizê-lo, desejava muito pensar que é assim mesmo, mas agora estou como São Tomé...

Sobre a questão da Academia. Em 2016 em entrevista ao JN, o senhor presidente já falava na Academia na Maia. Entretanto passou por Matosinhos e agora é que vai ser na Maia. Mesmo que essa obra estruturante e fundamental para uma aposta cada vez mais forte na Formação, já venha tarde, mais vale tarde do que nunca. Também no caso da Academia estou como São Tomé... mas torço muito para que essa obsessão do senhor presidente finalmente se concretize.

Tudo que seja bom para o FCP, é bom para os portistas, independentemente de quem apoiam nas eleições de Abril.


Caixa de comentários

49 comentários:

  1. Vamos ser claros, eu sou a favor da mudança não por ser contra PdC, muito menos por causa da sua idade. Para mim o problema é que PdC vai continuar a dar cobertura a uma direcção que, na minha opinião, tem sido incompetente em quase todas as áreas.
    Eu não acredito em one-man-show, o presidente é um agregador e deve rodear-se das pessoas o mais competentes possivel nas diversas áreas, algo que PdC foi mestre no passado. Não é o caso agora, pelo contrário sinto que está rodeado de pessoas contrárias aos interesses do clube e a única hipótese que podia fazer-me reconsiderar era que toda a direcção mudasse.

    É isso que espero de AVB, que com o seunestatuto e conhecimentos lhe permita criar uma direcção com pessoas competentes nas suas áreas de forma a inverter este caminho que considero que tem sido errado.
    Obviamente a apresentação foi apenas isso, uma apresentação, os nomes e ideias concretas devem surgir na campanha eleitoral que é para isso que ela serve, para esclarecer os sócios sobre as medidas concretas que pretende implementar.

    O seu programa pode e deve ser escrutinado e desejo que todas as dúvidas possam ser esclarecidas pelos sócios.

    Também ouço muitos adeptos apenas preocupados se AVB vai trazer dinheiro ou não, que isso é a única coisa que interessa.
    Com a direcção actual, nem com o "super" contrato de transmissão televisiva impediu que o clube violasse o fair-play financeiro e agora parece que vai vender parte do clube apenas para termos capitais próprios...
    Provavelmente em vez de estarmos em campanha eleitoral deveriamos estar aceitar propostas para futuros donos do clube.

    ResponderEliminar
  2. Boas.
    Ouvi ontem o PC e o que reparei foi, que citou Newton, Einstein e Fernando Pessoa. Só que ele já não me manipula! Eu já percebi, a muito, como o PC manipula as pessoas. Uma delas é pela retórica. "Ai que ele fala muito bem", "Ai que homem culto", "Ai que cultura ". Mas pensa assim quem for burro! É propositado porque ele sabe perfeitamente que isso era eficaz e continua a achar isso. Qual é o problema PC? O problema, chama se biologia! Calha a todos! E a maior prova que a biologia está tão bem feita, é que bastou aparecer o AVB, sinónimo de vida, que foi uma pedra no charco e as pessoas a volta do PC parecem baratas tontas. O esforço de retórica que o PC fez ontem, o que retiro, é que ele sabe, que desta vez pode perder! A aqueles aqui, como o Miguel...olha lá Miguel, como o dono do blog diz assume logo que és a favor do PC! Agora não nos faças de parvos. ChatGpt Miguel?! É assim que és apanhado! Insinuar que o avb não fez melhor que o chatgpt? Epa, são argumentos baixos! É assim Miguel, se usas esses argumentos baixos tens de ser coerente e tens de os usar também em relação aos outros. Hoje todo o mundo usa chat gpt, incuindo tu! Insinuar, ao de leve, que isso é mau, e tudo o que há de mau neste mundo, o avb tem os defeitos todos. Não é ser coerente! É assim que és apanhado. Eu não sei se é verdade, mas já ouvi, que o PC um dia disse, que se avb se candidatasse, ele não se candidataria! Concordo com este post, o PC já não é o mesmo há imenso tempo. É normal, já não tem idade para isso. Está em negação. Não tem infelizmente a lucidez do Newton, Einstein e Fernando Pessoa, a lucidez de que o mundo é de gente nova. PC está na hora de dares lugar ao outro. O clube não é teu! Faz bem ao clube mudar. O clube vai mudar, a bem ou a mal (com a tua morte). Sobre isso PC diz zero! Quem diz que o avb não serve, têm de dizer, quem vai servir se PC morrer. Digam! Ou ele vai fintar a morte?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Moreira, Antero, António Oliveira, Fernando Gomes, tudo gente tao ou mais capaz que avb para suceder a Pinto da Costa.

      Eliminar
    2. Nenhum destes senhores teve a coragem de se assumir,mas queriam ser presidentes.

      Eliminar
    3. Antero ??? Fernando Gomes ???
      Quer dizer , com AVB já é o que é , com estes dois ...
      O Antero era logo crucificado numa cruz vermelha , o facadinhas era enforcado como são os traidores .
      Dos outros , o Oliveira pelo palavreado dele , já desistiu , o único dessa lista , e está longe de ser consensual era o Rui Moreira , haveria muito pano para mangas ...

      Eliminar
    4. Brownie, vai ter com cada um deles, com uma pistola na mão, e obriga-os a candidatarem-se a presidentes do FCP...

      Eliminar
  3. Coerentemente com anteriores, mais um texto perfeitamente coerente de DVO, de quem friamente conhece os meandros do FCP de há longos anos, e que mesmo assim mantem a lucidez fria dum raciocínio que é necessário racional face ao que se passa no FCP

    Obrigado DVP

    JPPCH

    ResponderEliminar
  4. Curioso, mas nada surpreendente. Vão ver a capa do Jogo de 2016 em que JNPC se assume candidato. À pergunta, Baía? Na altura Baía estava a comentar na CMTV. "Só não gostava de ter no FCP um candidato apoiado por alguém hóstil ao clube."
    Diz exactamente o mesmo sobre AVB. Como diria se amanhã o candidato fosse outro qualquer com possibilidades de ganhar.

    Porque um amigo me chamou a atenção disso, também estive a reler partes do livro do senhor presidente. Sobre a mudança, sobre vem aí o caos, sobre a falta de experiência de AVB, etc. Diz o senhor presidente que quando foram eleitos, eram tratados como comunistas, iam destruir o FCP, não iam durar muito tempo. Pois, já lá vão 42 anos...

    ResponderEliminar
  5. O Senhor Presidente, parece querer perpetuar-se no poder, não dá oportunidade a gente nova, com outra mentalidade, outra cultura e outra vivencia.
    Não admite que haja alguém capacitado para conduzir os destinos do nosso grande FC do Porto.
    Confunde o clube com ele próprio, parece viver fora da realidade, parece perdido no tempo.
    Todo e qualquer candidato que ouse enfrentá-lo em eleições, á falta de melhor argumento, é logo conotado com os inimigos de Lisboa
    Infelizmente, este agarrar ao poder, é típico de ditadores, os quais só largam o poder, em última circunstância, ou seja, quando morrem. Longe de mim desejar tal ao grande homem, que foi e é, JNPC, faço votos de longos anos de vida, mas,…
    Corremos o risco de após a sua saída abrupta, haver um assalto ao poder por parte de gente mal-intencionada.
    Depois das lutas que travou, merece viver a vida sem os compromissos, disponibilidade e responsabilidades, inerentes á condução de uma instituição tão grande, como é o nosso clube.
    Falta-lhe energia, garra, vitalidade, pois os anos não perdoam.
    A substituição deveria decorrer de forme suave e pacifica, e se JNPC, ama deveras o FC do Porto, tem que dar oportunidade a outros, que como ele, um dia, concretizou o sonho de dirigir o clube.

    ResponderEliminar
  6. Actualmente, quando ouço o presidente Pinto da Costa, lembro-me sempre do sr Robert Mugabe, presidente do Zimbabué até depois dos 90 anos, com as consequências que se conhecem para o país. Claro que ainda tinha a sua franja de adeptos, claro que havia aqueles que ainda valorizavam o seu passado de luta contra o domínio branco, mas depois estragou a pintura. Ele e outros que se agarram ao poder e não sabem quando é a altura de saírem.
    Pinto da Costa deveria ter saído em glória em 2011. Gozava a reforma descansado e ficava na história apenas pelo brilho. Agora partilhará esse brilho com as sombbras Não saiu, tem-se arrastado e os resultados estão à vista.
    O presidente gosta de citações. Parece que agora citou Einstein, Newton, Pessoa. Pois alguém lhe devia lembrar que Einstein recusou ser presidente de Israel quando lhe propuseram o cargo. Pessoa teve possibilidade de ir para Inglaterra e não foi. Devemos conhecer os nossos limites, perceber quando é a nossa hora de sair de cena para dar lugar a outros.
    Quanto a Villas-Boas, não é milagreiro, mas dentro do actual cenário é a melhor alternativa. Não tem experiência do cargo? quem tem experiência seja do que for, antes de começar? o mecânico conserta o seu primeiro carro, o professor dá a primeira aula, o médico opera pela primeira vez, o jogador entra em campo no seu primeiro jogo.
    Relativamente à apresentação da candidatura, pareceu-me bem que não tivesse apresentado a equipa. Seria jogar já boa parte dos trunfos. Uma apresentação posterior poderá causar mais impacto e esvaziar eventuais críticas disto e daquilo que possam ser feitas até lá.
    Quanto aos argumentos de elevado nível que temos visto, do "traidor" ao "ingrato", estão ao nível de todos aqueles que se quiseram eternizar no poder e viram em cada opositor uma ameaça. E, sim, também fiquei bastante chateado quando AVB foi para o Chelsea e insultei-o bastante nessa altura. Mas quem é que é capaz de apresentar uma vida feita de decisões perfeitas? quem é que nunca mudou de opinião? AVB vai ser condenado o resto da vida por um episódio ocorrido há 11 anos?

    ResponderEliminar
  7. Sempre que o sr presidente fala, mais se nota o discurso gasto, desactualizado, ingrato, incoerente, fraco, sem o peso de outras ocasiões e que tão importantes foram. Falar de AVB com azia, menosprezo, ingratidão, não lhe fica bem, tratar todos aqueles que ajudaram também, a colocar o FCPorto no patamar que hoje está, dizer que o André é fortemente apoiado pelos inimigos de Lisboa, é só ridículo, conheço muita gente rival, que contrariamente, gostariam antes de continuar a ver a mesma direcção caduca e sem soluções.
    E da mesma forma que alguém disse um dia, o que hoje é verdade, amanhã é mentira, o sr presidente fez questão de o interpretar à letra, ontem AVB era o melhor, até poderia ser presidente, porque era tão portista quanto ele, hoje é um balelas e que devia até, devolver os troféus ganhos...
    Sr presidente JNPC, quem foi e o que é!
    Que pena...

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.
    3 anos do Zenit.
    3 anos em que o clube tinha mais dinheiro e orçamento que todos os clubes russos juntos, orçamento ao nível dos máximos colossos desportivos europeus, contratou quem quis.
    E só ganhou um campeonato em 3 anos?
    Bom, nos outros clubes foi igual. Perdeu e foi sempre despedido.
    Só no nosso clube ganhou tudo. Ficamos todos muito felizes. Ele também e depois saiu de fininho para noutro lado ir meter dinheiro a sério ao bolso, a sua prioridade.
    Ainda bem que, apesar de ter demonstrado total incompetência e incapacidade em todo o lado por onde passou, mostrou competência nesse ano no meu FCP. Ou seria porque no FCP havia outro competente que não estava nos outros clubes?
    Cumprimentos,
    João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sabia que os desempenhos da carreira de treinador tinham alguma coisa haver com o facto de querer ser presidente , e de servir como barómetro do quer que seja , mas estamos sempre a aprender !!!
      Por essa linha de raciocínio então o José Mourinho jamais será presidente de nenhum clube de futebol , coitado !!! nem da junta !!!
      Já agora , explicar-me , qual era o currículo de Pinto da Costa antes de candidatar no FCP em 1982 ???
      Secionario na área do boxe ???

      Eliminar
  9. João Antunes, ainda não percebeu porque é preciso coragem? Anda distraído. Vai desde a complicada situação financeira do FCP, até aos ataques à casa do AVB.

    Outra nota, não sei qual o interesse de vir falar do treinador AVB. Não é a treinador que ele se candidata. Mas tem razão, nessa altura o presidente do FCP fazia a diferença.

    ResponderEliminar
  10. Devo dizer que fiquei um pouco desiludido com a apresentação da candidatura de AVB porque gostaria de ver aludidos, nem que fosse ao de leve, temas como o das relações com os vários agentes desportivos, CS hostil, arbitragem e justiça desportiva. Seria, aliás, uma boa estratégia no sentido de unir a Nação Portista tão dinamitada como nunca se viu.

    De resto tudo normal, nada de relevante foi dito ou revelado que já não tenha sido aventado na entrevista dada pelo André. Pessoalmente, e como sempre disse, interessa é ver, com detalhe, o que esta candidatura se propõe ser e fazer: quem, quando e como, já que a transparência anunciada, e que me agrada, assim o exige.

    Por fim gostava de ver mais foco do Portismo - não estou a referir ninguém em particular é antes um pensamento meu - na propagação massiva do trabalho, notabilíssimo, levado a efeito pelos jornalistas do Porto Canal, investigativo e denunciante, da corrupção perpetrada pela Organização Criminosa a ex-jogadores do Rio Ave.

    ResponderEliminar
  11. Não consigo entender como é possível haver portistas desinteressados, a defenderem a continuidade de quem está à frente dos destinos do FCP, quando o Porto está tão mal a todos os níveis precisamente por causa da inacção dessa mesma pessoa. É de malucos. Sempre a ser enxovalhados e prejudicados, arruinados, + fracos desportivamente do que éramos e devíamos ser, à beira da alienação encapotada de boa parte da SAD (se é que já não aconteceu), e mesmo assim, querem a continuação de um homem esgotado com quase 90 anos. Mas que raio de portismo é este? Parece que pra estes portistas, depois de PdC, vai ser o caos, o apocalipse, o fim do FCP, que não haverá + ninguém no universo dos sócios do FCP capaz de tomar conta do Porto. Que falta de confiança na massa humana do FCP. Vai continuar a haver Porto depois de PdC, seguramente, e pior do que está agora vai ser difícil.

    ResponderEliminar
  12. O avb já apresentou a sua equipa e o seu programa?

    ResponderEliminar
  13. Esta ideia peregrina, de alguns sócios/adeptos pensarem, que gente com esta idade (o PC já vai nos 86a), pensa no futuro do clube, é que dá cabo de mim 😂 Com esta idade, já não pensas em futuro, se amanhã ainda estás vivo, dá te por feliz. Quem o eleger assumirá a responsabilidade do que acontecer ao clube, o sério risco de um dia acordarem com uma má notícia.

    ResponderEliminar
  14. Excelente texto que espelha bem a situação actual do nosso clube. Acho que a disputa eleitoral é mais do que uma academia que há oitos anos ainda é uma promessa e sonho não concretizada e de luta contra fantasmas que só existem na imaginação de alguns. O fundamental é mudar toda uma gestão sem nexo e sem futuro, ruinosa financeiramente e desastrosa desportivamente, sem valores éticos e que seguramente levará a um desfecho catastrófico. Só não entende quem não quer entender.

    ResponderEliminar
  15. Na minha opinião, PC está refém dos resultados da equipa de futebol...se estivermos mal PC arrisca se a perder eleições. Tbm não sei como vai conseguir ter capitais proprios positivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples. Já ouvi um comentador na rtp a explicar, vão reavaliar o valor do estádio do dragao, é um truque financeiro. E depois vão antecipar as receitas dos contratos que vão fazer com o fundo americano. Os mesmos truques de sempre. Recordo qur o valor do acordo com a meo foi muito dinheiro, 450 milhões € aprox, vigora até 2028 e já foi quase todo antecipado. E reparem como acabaram, uma dívida monstruosa, 207 milhões de capitais próprios negativos (valor indicado pelo comentador da RTP).

      Eliminar
  16. O mês de Janeiro avança e onde está o defesa central que tanto necessitamos?

    ResponderEliminar
  17. Refém. só se for da claque, porque quer ganhe ou quer perca, vai haver eleições .

    ResponderEliminar
  18. Caro DVP

    Só nos últimos dois jogos a agremiação criminosa teve um adversário expulso para desbloquear o jogo e o primeiro golo ontem foi precedido de falta. E o que faz está direção do FC do Porto - NADA! Estamos, mais uma vez a ser comidos de cebolada.

    Hoje é 20 de Janeiro, é reconhecida a necessidade de contratar um central desde que Marcano se magoou. E o que faz esta direção?! NADA!

    É esta falta de energia, de espírito de luta, de vitalidade - que foram sempre marca do FC do Porto - que é urgente mudar. Esta direção já há muito tempo que parece andar sempre a nanar.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  19. Bom dia a todos
    Alguém sabe como estao os estatutos caso o presidente morra durante um mandato ? Sera por eleições antecipadas ou o vice assume o poder? Atenção que é só uma questão de curiosidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai esta .... Para mim acho que justamente é o vice ... E assim continua o legado ... Para mim nao obrigado ! #AVB2024 socio 41248

      Eliminar
    2. A tua pergunta é pertinente. E quase ninguém fala disso, para ver se isso passa pelos pingos da chuva.

      Eliminar
  20. Como é que é possível o primeiro golo do Benfica não ter sido anulado?

    ResponderEliminar
  21. https://www.facebook.com/1729220981/videos/pcb.10211146742380959/395915576147662

    O que impressiona neste lance não é a falta, ela é tão clara e tão óbvia... O que verdadeiramente impressiona é ver que o assistente está ali, vê tudo e manda jogar, como se não tivesse acontecido nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas

      So uma pergunta o primeiro golo tem início aqui.
      Não vi jogo nem resumo.

      Eliminar
  22. Para quem puder e quer , oiçam o podcast desta semana de Miguel Sousa Tavares , chamado de " De viva voz " , podem ouvir no site do expresso ou na Apple .
    Na parte final desse podcast ele fala das eleições do nosso clube , e tenho de dizer , "chapeau" !!! , certeiro !!! , na mouche !!! o MST mete o dedo literalmente na ferida sem filtros , sem tretas ...
    Quem quiser compreender que compreenda , quem não quiser , rumo ao abismo ...

    ResponderEliminar
  23. Já vi. Diz basicamente o que já sabemos, é simplesmente ridículo, estás em 2024, um homem com 86a querer se recandidatar. É simplesmente ridículo, um homem que está no poder a 42a, dizer que só ele serve, nenhum candidato serve! E diz mais e isso não quero acreditar, mesmo que ele perca, não vai sair do clube, cenas da América latina. Mas que o PC tem postura de ditador, isso já eu percebi.

    ResponderEliminar
  24. Pedro Miguel basta ires ver a capa do Jogo pera perceberes. «Tribunal unânime: Falta de Morato no lance do 1º golo(61)»

    A esse propósito: último post do FCPorto Media é de 8 de Setembro. Entretanto muita água passou por baixo das pontes, que é como quem diz, SLB beneficiado, SCP beneficiado, mas hoje a FCPorto Media já fez dois sobre o SLB - Boavista. Nada como haver eleições, nada como se criticar a inacção... De repente o FCP desperta. Bem-vindos à luta!

    ResponderEliminar
  25. Boas

    Okay,obrigado.

    Então são duas faltas de arbitragem:em campo, e no vídeo.
    Ambas surreais.
    A incompetência na técnica como se avalia em terreno de jogo.
    E depois o invisual,que não retificou o lance como manda o protocolo

    ResponderEliminar
  26. Aqui ficou provado que o jogadores dos lampinhões podem ir além das regras no capítulo físico.
    Agora corrupção é difícil de provar, mas o var deste jogo devia ser suspenso por incompetência.
    Que é o mais facil de provar,visto que não visionou as imagens.

    ResponderEliminar
  27. As eleições no FC Porto, certamente por não serem habituais, estão a provocar uma autêntico descontrolo verbal e emocional por parte de uma boa parte dos adeptos que creio maioritariamente não serem sócios e que, esses sim, irão decidir quem será o novo presidente a partir de Maio 2024.

    Podemos gostar muito, assim assim, não gostar nada, ou até detestar, mas é inadmissível o que se tem dito, faltas de respeito inclusivamente, sobre JNPC e citar um velho bêbado, bem instalado na capital que deixou de ser sócio há mais de 30 anos, que ás 2ª 4ª e 6ª diz uma coisa mas ás 3ª 5ª e sábados diz outras, descansando ao domingo para ir abater uns javalis com o amigo Jack Daniels, para realçar não se sabe muito bem o quê, diz exatamente a insanidade que esta situação atingiu.

    Tem de haver respeito sem ser preciso falar na gratidão que foi muitíssimo bem paga e, se há gente que está a fazer de tudo para a reeleição de Pinto da Costa, são os que agora o querem humilhar, jogando até o jogo dos inimigos de Lisboa.

    Estou à vontade porque, desde as duas últimas eleições - sim fui lá quando não existia praticamente oposição - não voto em Jorge Nuno Pinto da Costa.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó joker , não te esqueças que o "velho bêbedo" , na altura do apito dourado , foi das vozes que mais nos defendeu , numa altura em que nos queriam fazer a folha , queriam-nos literalmente a cabeça num pau afiado , e nessa altura o "velho bêbado" que tanto desprezas , que basicamente com os seus conhecimentos de advocacia fez o que poucos fizeram , limpar as acusações gravissimas que haviam em cima do do nosso clube e do nosso presidente , nessa altura o PdC apelava ao espírito do santo e a justiça divina , enquanto isso o "velho bêbado" deu a cara pelo nosso clube , de defendeu sem receber nada em troca .
      Nem sempre concordo com o que MST diz , há tópicos que ele é assertivo , outros em que domina bem , outros há em que claramente falha .

      Eliminar
  28. Boa tarde
    Alguém consegue responder ou confirmar a questao que aqui levantei?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Joker, então criticas e bem, os que faltam ao respeito ao presidente - nunca faltei nem faltarei ao respeito devido -, mas depois insultas o MST de bêbedo?

    Se há turbulência a culpa é exclusivamente do status quo que nunca encarou como algo normal numa instituição democrática, o aparecimento de uma candidatura alternativa.
    Se tivessem feito o que era devido, as coisas seguiriam naturalmente o seu curso, não havia divisionismo, para não dizer coisa pior.
    Cada post que faço e que publico no Facebook, há sempre uns poucos, quase todos ligados ao poder que aparecem a criticar. Têm azar, são sempre atrasados. Até eu com décadas de associativismo e portismo praticado, para esses já sou mau portista. Qual é o pecado? Apoiar uma candidatura alternativa, mesmo com posts que procuro sejam sempre respeitosos pelo clube e por quem a dirige, de forma o mais objectiva e construtiva possível. É pena, mas é assim.

    ResponderEliminar
  30. Samagaio, como não sei, como tinha de ir ler os estatutos e não tenho tempo para isso, deixo-lhe o link dos estatutos.
    https://files.app.fcporto.pt/docs/c44b244bdf95bbdcc23bccecd08b3643.pdf

    ResponderEliminar
  31. MVP, conheço-te razoavelmente para saber que jamais insultarias JNPC, mas se chamei bêbado a MST é pelos ziguezagues que a sua personagem pública tem dado, desde afirmar perentóriamente da democraticidade, quando lá andava, de aBola, até ao facto de, há bem pouco anos, dizer que abandonava definitivamente a opinião publicada e televisiva por razões de nojo ás RS, políticas e cansaço. Não, não esqueço de ser, praticamente, na Capital a única voz de defesa do FC Porto aquando do AD, mas, nem quando Pinto da Costa fazia bem, ele deixava de criticar, como te lembrarás.

    Encaro como natural, e até normal, esta divisão, fundamentalmente por 2 razões:
    Todos nos habituamos a ganhar sob a liderança da mesma pessoa e a ruptura com este satus traria sempre diferenças profundas de opiniões.
    Atravessamos um momento grave em toda a sociedade, onde as notícias falsas são tão verdadeiras aos nossos olhos como as de verdade, e isto está a fazer toda a diferença. Quando uma nação "conseguiu" ganhar eleições presidenciais noutro país, porque é que não pode haver interferências dos nossos inimigos, através de contas falsas e pagas, a influir na opinião de todos nós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamar bêbado ao MST é claramente passar as linhas vermelhas.

      Eliminar
    2. Jocker Azul, há coisas em que os nossos inimigos não podem interferir, a não ser que os DeepFakes já tenham chegado a um ponto em que o que vemos e ouvimos AVB e PdC fazer e dizer, seja tudo falso. Como as coisas ainda não chegaram a esse ponto, felizmente, (quase)todos temos olhos e ouvidos pra ver e ouvir o que AVB e PdC fazem e dizem. E a diferença entre um e outro é gritante. Não são os inimigos do FCP que nos manipulam, são os nossos olhos e ouvidos que nos dão a certeza disso.

      Eliminar
  32. Ele é o artista que marca o 1° golo, que devia estar a cumprir castigo. Ele é o mesmo golo, que é precedido de falta claríssima junto ao fiscal de linha, que faz de conta que não vê nada, mas é impossivel que o var na revisão da jogada do golo não tenha visto. Ele é o caceteiro Arthur, que trava jogadas ofensivas do Boavista à cotovelada e chega ao fim do jogo e sem ver 1 amarelo. Ele é um regabofe total, um fartar vilanagem, um deitar prás urtigas as regras + básicas do futebol, quando se trata de levar ao colo os encornados. Vá lá que o FCP se queixou alguma coisa, hoje, através da sua conta no X/Twitter, mas não é a mesma coisa que se fosse um PdC ou um Baía, de viva voz, prás tvs do regime. + logo, vamos voltar a levar com estes FDP em cima, contra nós vêem tudo, até o que não existe.

    ResponderEliminar
  33. Joker, eu sigo o MST há muitos anos, seja na parte desportiva seja na política. Na política não comento aqui, na parte desportiva, sempre que foi necessário casquei forte e feio no MST, particularmente no tempo do treinador Vítor Pereira. Mas nunca ultrapassei os limites. Acho que podemos ser muito críticos, ser até contundentes, mas há linhas que não devemos ultrapassar.

    ResponderEliminar
  34. Eu evito comentar o que as outras pessoas dizem aqui, a não o que publica o dono do blogue, mas sempre devo dizer-te, Dragonguard, que não me esqueço de nada disso e quem salvou o FC Porto das garras da Organização Criminosa e os seus tentáculos foi o trabalho fantástico da equipa do dr. Adelino Caldeira e em conjunto o dr Gil...(não me lembro agora do seu apelido).
    Como já deves ter lido o meu comentário anterior não vale a pena dizer mais nada sobre MST.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando respondo a outros comentários de outras pessoas não é do meu intuito de constranger quem quer que seja , mas tentar entender o porquê de certas críticas que considero , ou injustas , descabidas , exageradas ou levianas .
      Eu respeitarem sempre as opiniões de outras pessoas , apesar de nem sempre ir ao encontro do que penso .
      A mesma coisa com o Miguel Sousa Tavares , há tópicos que concordo com ele , outros há que não concordo nada , mas longe de mim insulta-lo ...

      Eliminar