quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

A candidatura de André Villas-Boas é um acto de coragem


 

Desde logo, porque André Vilas-Boas está a concorrer para ser presidente do FCP e a sua candidatura tem potencial para conseguir esse objectivo - se não fosse assim não havia problemas, tudo estraria na Santa Paz do Senhor - e não para ter protagonismo nem cinco minutos de fama. Já tem as duas coisas. 

Depois, porque candidatar-se contra um presidente que vai fazer 42 anos à frente dos destinos do FCP, transformou e colocou o FCP num patamar de excelência, com uma obra notável, um currículo e um carisma extraordinário, não é fácil, é lutar contra muitos que acham que uma candidatura a eleições de uma grande Instituição como é o FCP, não é um sinal de vitalidade democrática, mas um crime de lesa pátria, falta de respeito, memória, ingratidão - AVB e quem o apoia, têm sentido na pele e de que maneira, essa intolerância. Um exemplo: Jorge Costa uma referência do FCP não tem sido poupado.
Finalmente, porque ser presidente do FCP nesta conjuntura dificílima, com uma SAD em falência técnica, um passivo superior a 500 milhões, um plantel que está longe de valor de vários plantéis do passado, sem Academia, fundamental para extrair todo o potencial da formação, é uma tarefa hercúlea, obriga a um grande trabalho, a uma dedicação total, um regresso ao tempo dos homens sem sono.

- Por isso, André, porque sempre defendi que devia haver concorrência e alternativas credíveis ao status quo, este portista de sempre e para sempre, que do FCP só quer vitórias e títulos, deseja-te muito boa sorte...
E mais, André, mesmo que te ataquem de forma baixa e intelectualmente desonesta e ser fácil contra-atacar, resiste à tentação, não vás por aí. Fala, melhor, continua a falar das tuas propostas para o FCP - Futebol, SAD, nas suas diversas áreas - sem esquecer a importância das modalidades -, porque em primeiro lugar o FCP é um clube de futebol e o futebol é o motor que põe tudo a girar. Diz-nos, como pensas gerir a estrutura do futebol do FCP? Na actual e complicada conjuntura, como pensas recuperar financeiramente o FCP, mantendo uma equipa competitiva e capaz de lutar por títulos? Sobre as tuas ideias para a formação, Academia incluída? A política de remunerações, os altos salários e esse atentado à essência do portismo, que são os prémios absurdos, são para manter? O que pensas fazer na relação com as claques? Com a comunicação social maioritariamente anti-portista? Como vai ser a relação com sócios e adeptos - os sócios e adeptos vão continuar a ser tratados como clientes, cada vez com menos direitos e que, salvo as excepções conhecidas, apenas são lembrados quando interessa? Como pensas tratar da marca FCP, com o marketing e o merchandising a passarem a ter um papel bem mais relevante com os consequentes benefícios para o FCP?
Enfim, fala, melhor, continua a falar de tudo e, repito, não baixes o nível, mesmo que os ataques sejam do pior. Somos todos portistas e o FCP está a cima de tudo e de todos, sem esquecer que depois das eleições é fundamental que todos remem para o mesmo lado, não existam fracturas que atirem o clube para divisões que já trouxeram graves problemas no passado.

63 comentários:

  1. Boa noite VP
    Grande apresentação, sem rodeios e sem medos. O sócio a ser valorizado!!!!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da cerimónia de apresentação da candidatura. Foi bem feita e entusiasmante. AVB falou de muitas coisas concretas e importantes, do que é preciso recuperar, do que é preciso alterar e acrescentar, e falou bem. Tem nível, tem paixão pelo FCP, é inteligente, é carismático, tem personalidade, conhece o mundo e tem ligações, não precisa do FCP pra nada, percebe como poucos de futebol. O que será preciso +? Ser gestor de empresas desde pequenino?
    Acho graça a pessoas como o João Koehler. É um empresário e gestor de empresas bem sucedido, mas não está nada incomodado com a situação desastrosa da SAD do FCP decorrente da incapacidade da sua administração encabeçada por PdC, já que é apoiante do actual presidente. Está é preocupado por AVB não ser gestor desde pequenino!!! Como se um presidente de um clube tivesse forçosamente de ser um gestor e não um líder de uma equipa em que uma das valências é a gestão. Que cromo!

    ResponderEliminar
  3. Uma pedrada no charco, que agitou e vai continuar a agitar as águas. Um sinal de vitalidade do Clube, principios gerais bem anunciados, curiosidade para quem acompanha AVB e quais as ideias concretas para mudar a vida do FCP.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Sr.Vila.
    Só quero dizer:
    Obrigado André.
    Viva o Futebol Clube do Porto.

    ResponderEliminar
  5. Gostei da apresentação e do discurso. Também espero que o AVB se mantenha fiel a estes princípios e não baixe o nível. Os apoiantes de JNPC não têm argumentos e só respondem com ameaças, intimidações, insultos e mentiras. Aqueles que falam como o Baía e Koehler mostram a sua falta de caracter e de principios éticos. É assustador pensar o que pode acontecer com esta gente á frente do FCP.

    ResponderEliminar
  6. Caro DVP,
    Somos adeptos e sócios privilegiados. Após 42 anos de presidência do mais carismático presidente do mundo, poder assistir a uma apresentação de uma candidatura adversaria com este nível, só pode ou melhor deveria orgulhar todos os portistas. É um sinal da vitalidade e da grandeza do clube. Indiscutivelmente o melhor de Portugal! Desejo a maior da sorte ao AVB. Sou dos que fiquei desiludido com a sua saída mas orgulhoso da forma elevada como participa na vida do clube.
    Preciso de saber mais algumas coisas mas gosto do tom, do conteúdo e da forma da mensagem.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite

    Eu sou apenas adepto, não sou sócio, portanto não irei influenciar em nada na votação.
    Estas propostas apresentadas pelo AVB são idênticas ás do Nuno Lobo, propostas de quem não tem, nem teve responsabilidades na gestão de um clube qualquer, muito menos com a dimensão, responsabilidade e exigência que tem o FCP. Estas propostas é como ouvir o André Ventura a prometer pensões iguais ao salário mínimo ou falar de transparência e combate á corrupção. É conversa para boi dormir.
    Porque, seja AVB ou NL, se chegarem á liderança, se não houver dinheiro, vão fazer igual aos que lá estão. Depois vão culpar a situação financeira que encontraram, que está pior do que esperavam, blá, blá, blá.
    Na minha opinião mais importante que apregoar a transparência(como se isso fosse possível, e até inteligente, no mundo dos negócios, e o futebol é um negócio há muito tempo), é dizerem onde e como vão arranjar o dinheiro para sustentar a grandeza e a exigência que os portistas impõe a quem presidir o clube. Desculpem, mas não é com melhor interação com os sócios ou até com melhor organização com a formação.(nos últimos anos nem nos podemos queixar da quantidade de jogadores têm chegado á equipa A)
    Deixemo-nos de lirismos, todos os clubes portugueses vão ter de abrir o seus capital a investidores externos, não há outra forma de continuar a ombrear lá fora. Os clubes portugueses vivem todos acima das suas possibilidade e de expedientes manhosos com vendas de jogadores por valores falsos que só servem para se conseguirem financiar, até que um dia a bolha rebenta.
    Os únicos que são apaixonados pelos clubes são os sócios e gerir uma SAD de futebol não chega ser portista apaixonado, como se pode ver por quem lá está há 42 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-me ver se percebi. Um homem com 86a, queres mais 4 anos, até ter 90a? E depois Miguel? Diz-me e depois? Não, o homem não vai viver para sempre. Não vai fintar a morte! E depois? É mais 4 anos, até aos 94a?! Não vês o quão ridículo é isto? Isto é que é dar "futuro" ao Porto, um homem que está cada x mais próximo da morte? É que tenho de perceber. Queres continuar a adiar o inadiável, que tudo tem um fim? Queres um dia acordar com a notícia que o presidente teve um problema de saúde e o Baía é o novo presidente do clube (nem sei se isto será possível)? Este é o grande problema de quem apoia PC, é que têm de ser muito cegos e fingirem. É caso único mundial, um presidente de um clube de dimensão do Porto, ter um dirigente com esta idade.

      Eliminar
    2. Sem comentários Miguel...o VP já disse tudo.

      Eliminar
  8. Antes de mais Parabenizar o AVB pela coragem!
    Até que enfim apareça alguém, jovem com vontade de mudar, modernizar, profissionalizar o clube
    Notas:
    -o discurso foi muito extenso
    -penso que deveria ter apresentado a equipa toda, hoje!
    Daria mais força a candidatura, ainda por cima disse que os elementos estavam presentes

    De resto demonstrou serenidade e tranquilidade

    ResponderEliminar
  9. A apresentação da candidatura de André Villas Boas e o seu discurso são uma lufada de ar fresco, tanto pelo estilo como pela forma e conteúdo. Depois da era de JNPSC temos tudo para entrar numa nova era, somos um clube muito a frente.
    Viva o FCP!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia

    O FCPorto ficará muito bem com este "Senhor" ao leme...
    Sim, AVB demonstrou ontem ser um "Senhor" que faz falta ao dirigismo do Futebol.

    Oxalá, a bem do Futebol e a bem do FCPorto... oxalá que a mudança aconteça!

    ResponderEliminar
  11. Genial, Miguel. Sim, comparar a candidatura de AVB à de Nuno Lobo é genial. Faltou apenas o Pinto da Costa Forever, seguido de Pinto da Costa Allez, Viva o Rei, Longa Vida ao Rei. Porque é isso que queres, não é Miguel?

    ResponderEliminar
  12. Boas.
    Discurso assertivo e honesto e frontal. O Madureira é um nojo, a guarda pretoriana, chamar de traidor o Jorge Costa. Traidor és tu Madureira, és um verme que vives as custas do clube! O Pinto da Costa a 42 anos também não tinha experiência em gestão! O Rui Costa também não! O Varandas também não! Podia continuar. Argumento falacioso, se assim fosse, ninguém seria porque para seres gestor, algum dia começaste do zero. Há sempre uma primeira vez em todos os líderes! Sempre! E não me venham com a treta que o Rui Costa esteve lá porque assim o Baía também esteve lá, não, não estiveram, uma coisa é seres o condutor outra completamente diferente é seres o pendura, realidades completamente diferentes. Penduras somos todos.

    ResponderEliminar
  13. Caro Vila Pouca

    Eu desejo é que o FCP tenha um futuro com o mesmo sucesso(melhor até) que teve nestes últimos 40 anos, tendo a perfeita noção que o futebol se tornou um negócio e como em qualquer negócio quem tem dinheiro tem mais probabilidades de ser melhor e são muitos os clubes atuais com muito mais dinheiro que nós.
    Eu vejo os candidatos e o possível candidato, a vender ilusões, a falar em transparência uns e em portismo, blá, blá, quando no fim o dinheiro é que fala mais alto(o AVB que o diga). Não tenhamos ilusões que, atualmente, os jogadores, treinadores e dirigentes amem os clubes, porque no final, seja para salvar a pele, seja por dinheiro ou prestígio, eles se tiverem que deixar o clube na mão, deixam.
    O problema do FCP, sempre foi financeiro, os resultados desportivos é que disfarçavam, e não duvide que se o FCP tem sido campeão a época passada(mesmo tendo ganho todos os outros troféus) ou se esta época tivesse começado bem, o AVB não se candidatava, cheirou-lhe a sangue e ele avançou.
    Não acho, AVB, seja a pessoa certa e muito menos neste contexto(com o PC estar disponível), como já não seria para ninguém, mesmo com PC não estando entre nós. Apenas, o será, se tiver algum mecenas(árabe possivelmente) por trás.
    E também não acho, até porque está á vista de todos, que o PC mantendo a trupe atual consiga sequer manter a atual situação quanto mais melhorar.
    Para mim quando o nosso inimigo fala bem do nosso treinador ou faz campanha militante por algum candidato a presidente do FCP, alguma coisa não bate certo.
    O PC ainda é e vai ser enquanto estiver no FCP o garante do temor e do ódio dos nossos inimigos. E neste país de lambe cus, o FCP tem de ser temido e odiado para sermos ainda melhores.
    O presidente do FCP teria de ser alguém com um profundo conhecimento dos meandros institucionais do futebol e respeitado(como o Fernando Gomes da FPF) ou destemido(como o António Oliveira), não vamos lá com choninhas como o AVB, este será engolido vivo por Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Gomes o presidente da FPF ??? estás a brincar , certo ??? o facadinhas ??? está completamente maniatado pela capital .
      Antônio Oliveira está do lado de AVB , tal como o irmão Joaquim , por aí se vê .

      A escolha é simples , a continuidade , com contas todas no vermelho , com o empurrar dos problemas com a barriga .
      Ou então votar no "choninhas" , mas parece com ele , é fim do clube , os da capital gostam dele e do fígado dele ...

      Eliminar
  14. Bom dia.
    Enfim, pela lógica de adeptos como o Miguel, como não há dinheiro, as novas candidaturas não vão para lá fazer nada, é melhor manter quem levou o clube a não ter dinheiro.
    Sou sócio desde 99, serei eternamente grato a Pinto da Costa. Confesso que irei votar pela 1ª vez e o meu voto será para Vilas Boas. Que lufada de ar fresco. Para bem do nosso Porto, espero não estar enganado, mas é claramente de Vilas Boas como presidente que precisamos.
    Espero que o último grande ato do nosso presidente seja não se candidatar. Ele disse que se aparecesse uma candidatura forte, já não se tinha candidatado nas últimas eleições. Pois bem, a candidatura forte está aí, esperamos que tenha a capacidade de saber que é a hora.
    Se assim fosse e apesar dos últimos anos calamitosos e que mancham claramente a imagem de JNPdC, eu cantaria uma última vez Pinto da Costa Allez, pois as alegrias que me fez passar foram incomparavelmente maiores que as tristezas.
    Agora é tempo de mudança. É tempo de AVB.
    Força Porto!

    Cumprimentos,
    Nuno

    ResponderEliminar
  15. Bom dia a todos,

    Como Portista, estou contente por ver a preparação que o André demonstra e por estar a preparar isto há 2 anos (e tudo o que isso reflete).

    Notas da noite de ontem:
    - Os nomes das listas - Gostava que tivesse sido dada mais informação sobre isto.
    - A Academia - o AVB conseguiu um terreno a 1000m e nós temos de ir para a Maia? (já tinha falado disto aquando da entrevista para o JN)
    - Ecletismo e Fundação - O Porto tem responsabilidade social perante os adeptos e simpatizantes. As modalidades com maior crescimento são o Futsal e Futebol feminino, por isso vi com agrado as propostas.
    - As casas vivem reféns do clube
    - Começou a contra campanha nomeadamente, a página de Instagram da candidatura ter sido denunciada (quem terá sido?!); os posts a endeusar, e é triste, mas a verdade é uma há uma franja de adeptos que é contra a liberdade de expressão.

    O clube precisa de mudar (Com PC ou AVB), é preciso modernizar, dar passos em frente no sentido de tornar o clube melhor.

    Resta aguardar e esperar que o André mantenha a toada do discurso de ontem: positivo, direto, corajoso e sem medo.

    PS1: Comparar a candidatura do AVB com a do Nuno Lobo, não esconde ao que vimos! O grau de preparação, entrega, planeamento, estratégia e tudo o resto estão mundos à parte.
    PS2: Hoje acordei com a sensação que o PC pode efetivamente não concorrer... talvez pelo grau de preparação que vejo no André... apenas uma sensação...

    ResponderEliminar
  16. Eu também acho Miguel. Se AVB não apresentar já um plano de recuperação financeiro que demonstre que o Porto vai ficar com uma saúde financeira como a do Manchester City, não vale a pena votar nele.

    Dizes que o futebol é negócio e que não é inteligente ser tudo "transparente", e depois queres que AVB apresente onde e como vai arranjar investimento para o clube. Sem dúvida que isso seria um ato completamente inteligente, revelar trunfos aos adversários eleitorais.

    Se os tiver, deve-os apresentar no final das eleições, mesmo que não as ganhe. Mas enquanto for candidato há trunfos que não se revelam, é perfeitamente natural e básico.

    Quem está no poder está de momento a fazer um mau trabalho, se não há concorrência há altura, não se muda porque não há gente capaz. Se há alguém com um discurso diferente, é conversa para boi dormir, depois não vão fazer nada.

    Resumindo todas as hipóteses vão desaguar na mesma solução, manter quem já estava. Se quanto ao futuro do nosso clube podemos estra descansados, não és sócio, não votas, já quanto ao futuro do País...

    AVB tem toda a minha admiração, só pelo simples facto de não esperar mais, de não ir pelo caminho mais fácil, esperar que PC abandonasse para se candidatar. Vê o que nós todos vemos, que esperar pode fazer com que depois seja tarde de mais, nem que para isso tenha de levar com os poderes e vícios instalados.

    Alguém que diga ao chefe da claque dos SD que é um grande líder de claque, tem feito um trabalho extraordinário a frente da mesma no apoio ao clube, mas que é só um líder de claque, é pequenino em comparação com o Jorge Costa. Este tipo de bocas prejudicam-no muito mais do que aquilo que o beneficiam.

    Mais um exemplo do protecionismo que existe neste país em relação ao Benfica. O que se falou só nestes últimos dias de David Carmo, custo vs rendimento, prejuizo, bla, bla. Jurasek é emprestado com opção de compra, depois de cá ter estado apenas meia época, e um investimento de 14 milhões. Nem se ouve falar, parece que nunca cá esteve.

    ResponderEliminar
  17. OLHA O NORTE.
    O DISCURSO DA CANDIDATURA DE AVB.
    Um discurso simples, objetivo, sem intrigas, autentico, com conhecimento profundo dos problemas do clube, de um homem bem preparado sem promessa faraónicas mas reais para pegar num clube aprisionado de muita coisa, dando-lhe outra dinâmica para um futuro mais prospero.
    Foi simples e honesto enaltecendo o passado do atual presidente, mas que o momento é de mudança, de sangue novo de futuro.

    Nas próximas semanas, vamos conhecer todo elenco que o vai acompanhar. De uma coisa estou certo, haverá mais transparência é dado mais conhecimentos aos sócios, coisa que até aqui nada se sabia, era tudo feito ás escuras. Ordenados, prémios para alem das possibilidades do clube tudo isso irá mudar.

    Em Abril o futuro do FCP, estão nas mãos dos sócios, ou ficam com esta direção presa a uma Claque, a um presidente que já nada tem para dar, que raramente ou nunca fala aos sócios, com promessas que nunca passam disso e financeiramente péssima. Ou quebrar com o passado de 40 anos do mesmo presidente, votando em gente nova com futuro, aberta aos sócios e a toda a família portista sem os dogmas de ser o sr presidente, o dono o único, eu vou fazer eu quero posso e mando.

    ResponderEliminar
  18. OLHA O NORTE.
    Os velhos do Restelo, as duvidas o medo, quanto mais me bates mais eu gosto de ti, comparar um penico com uma panela de pressão.
    Cada qual qual é como cada um a opinião é livre.
    Eu posso não gostar de feijão frade mas comer feijão vermelho com bicho!...

    ResponderEliminar
  19. Foi uma boa apresentação e um bom discurso em que concordo quase na totalidade.
    Há uma frase que reflete bem aquilo que penso que se passa no clube actualmente: "Parecemos capturados por um conjunto de interesses alheios ao FC Porto"

    Não sei se AVB vai ser ou não capaz de corresponder à mudança que muitos anseiam, mas eu não tenho dúvidas que de mudança o clube precisa e AVB parece neste momento o melhor candidato para isso.

    Infelizmente a opinião do Miguel não é uma opinião isolada.
    Infelizmente, não porque existam adeptos que pensam que PdC continua a ser a melhor solução porque isso é legitimo, mas porque tentam justificar as suas posições com banalidades como: são todos iguais, ninguém tem uma solução mágica, todo o discurso é conversa para boi dormir tem é que mostrar quem vai colocar lá milhões por bondade ao clube.

    Gostava que "atacassem" AVB pelas ideias erradas que pensam que ele tem para o clube mas infelizmente os argumentos que saem dos que estão instalados no poder é traidor e nunca ter gerido um clube. Temo que com o aproximar das eleições os métodos e os argumentos se tornem cada vez piores.

    PS. Somos extremamente aversos a mudanças ás vezes de formas que me conseguem surpreender. Continuo com muitas dúvidas que vá existir mudança embora também penso que os resultados no futebol possam ter uma influência final.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia a todos,

    Começo por dizer que respeito a opinião do Miguel.
    E há nele uma coisa que eu concordo e quase todos concordamos: será inevitável que algum investimento estrangeiro entre na SAD do FCP.
    Aliás, entrará em todos os clubes em PT. Mais tarde naqueles que estão mais bem preparados, e no caso, será o SLB, por mais que nos custe.

    A questão que eu ponho é de coerência de raciocínio.
    Isto é, se PC continuar, e essa aquisição ocorrer neste consulado, estou a ver os apoiantes de PC a dizerem que será um ato de gestão sagaz, resultado inexorável dos dias de hoje.

    Já se PC perder, e ocorrer no consulado de AVB, vão-lhe chamar de traidor por estar a vender o clube aos sócios, que já tinha essa agenda escondida, etc...

    A realidade é que a gestão recente do clube contribuiu, e muito, para acelerar essa inevitabilidade, e colocar-nos numa situaçao muito mais frágil nessa negociação.

    E isso só pode ser assacado em quem lá está há 42 anos a gerir o clube.

    No resto, respeito, e muito, sócios e adeptos com opiniões diferentes. Depois disto tudo, seremos todos portistas a torcer pelo clube.
    E ninguém se pode dispensar.

    Toda a opinião e crítica é sempre bem vinda, sempre que seja a pensar no melhor para o clube e com boa intenção.
    E todos nela aprendemos.

    Saudações Portistas a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário.

      Não sei se será inevitável a entrada de capital estrangeiro no clube, e que isso se traduzisse necessariamente numa melhoria da condição em que o clube se encontra (veja-se o Valência).
      Mas de facto, quem se apresenta como o farol da salvação
      financeira do clube, deveria pormenorizar em que consistirá esse plano de salvação. Vai renegociar a dívida com os credores? Vai alienar património? Vai adiantar receita? Vai contrair mais empréstimos ainda na esperança de gerar mais receita posteriormente?

      Eliminar
    2. Pontinha , estás enganado relativamente aos lampiões , e olha para eles , já torraram 100 milhões só esta temporada !!!
      Luís Felipe Vieira com Domingos Oliveira encheram os cofres do Benfica , já o Rui "o terror dos túneis" Costa vai desbaratar aquilo tudo num piscar de olhos , aliás , começa a aparecer vozes dentro do clube preocupados com estes gastos excessivos .
      Mas claro , isto é problema deles , nós temos os nossos ...

      Eliminar
  21. Ainda não é oficial, mas pelo que o AVB disse e pelo que se vai sabendo, consta que já venderam parte da Porto Comercial a uma empresa americana. É com alienação dessas receitas por 10, também já ouvi 15 anos que vão equilibrar os capitais próprios.

    ResponderEliminar
  22. Boas pessoal , espero que estejam bem , eu já algum tempo que não digitava aqui , pois tive uma gripe forte , e ainda recupero lentamente .

    Dizer que o Instagram da candidatura de AVB foi alvo de várias denúncias que levou o fecho do mesmo , não é preciso dizer quem está por detrás disto , são os mamões , os mexericos , os que têm sangue de barata , os que acham que o clube é deles ..
    Força AVB !!!! não te deixes intimidar por estes inúmeros desesperados .

    Quanto á nossa equipa , parece finalmente ter chegado a um nível emocional e tático com raízes para germinar , veremos se vem alguém , se não vier também não será mau .


    ResponderEliminar
  23. Aconteça o que acontecer nas próximas eleições, a candidatura de AVB terá sempre a virtude de ter posto em sentido o poder instalado.
    Na teoria todos os candidatos defendem o mesmo: melhorar as contas, criar condições para que a equipa possa conquistar troféus (nomeadamente construção da academia), reforçar o apoio às modalidades revitalizar as casas do FCPORTO etc. O que muda é a forma como cada um se propõe atingir esses objectivos: antecipação de receitas, empréstimos obrigacionistas, injeção de capital de fundos de investimento, cada um opta pelo que acredita ser financeiramente mais viável.
    Sabemos, que estratégia seguida pela actual direcção tem tido resultados desastrosos pelo que se impõe uma mudança de rumo, será que a candidatura de PdC vai apostar na continuidade ou por uma via alternativa? e se o fizer merecerá um voto de confiança? por outro lado será que a via alternativa de alienação de parte da SAD a fundos é a solução? unânime parece ser apenas que a remuneração de administradores não pode continuar como está.
    A insatisfação com o passado recente e a incerteza do futuro vão ser determinantes para a eleição do próximo presidente.
    Longe vão os tempos em que a disputa eleitoral era com base em contratações sonantes..
    Se fosse eu a escolher o próximo presidente, com informação disponível ao dia de hoje, a minha opção iria recair em AVB.
    Sfelgueiras

    ResponderEliminar
  24. Vale tudo, prós pintistas:
    - Deitar abaixo a página da candidatura do AVB no Instagram por estar a ganhar um grande número de seguidores em pouquíssimo tempo.
    - Comparar AVB a um monte de merda ambulante que dá pelo nome de André Ventura (Estão enganados. Quem é muito parecido com o André Ventura é o vosso querido Dr. Madureira, que ao que já vi num documentário, até convive bastante com ele).
    - Dizer mal de AVB só por dizer. Se ele pigarrear, é porque pigarreia, se tossir, é porque tosse, se se mexer, é porque se mexe, se falar, é porque fala. Tudo o que ele faça ou deixe de fazer, é mal feito, ponto.

    A apresentação, teve um nível tal, que os deixou ainda + desesperados do que já andavam, essa é a verdade. Competência, é disso que se trata, e que deixa os pintistas tão irritados. Na parte técnica e no discurso, quer no conteúdo quer na forma. Até li um Twitter que dizia isto: "A apresentação da Candidatura de AVB mostrou o quanto foi pobre e pouco profissional a apresentação da AD.".
    E é isto que os dana todos. Agora agarram-se aos nomes que ainda não foram apresentados, mas quando forem apresentados próximamente, e se estiverem ao nível da apresentação da candidatura como eu espero e desejo, vão agarrar-se a um desespero ainda maior.

    E a frase pra assustar criancinhas "É um candidato apoiado pelos nossos inimigos", dita ao jeito de "vem aí o papão pra vos comer", é pra ser entendida ao contrário. Os nossos inimigos, querem é que continue lá este PdC, cansado, sem vitalidade, rodeado de podridão, sem ideias, e que está a arruinar o FCP a todos os níveis. Eles vão esfregar as mãos de contentes se PdC ganhar as próximas eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A conclusão que tiro do avbista Luis Negroni é que como o AVB é a última bolacha do pacote do universo portista, não se pode escrutinar e analisar o que avb apresenta (ou não apresenta).
      Tudo o que AVB comenta, opina, fala e diz é tão incrivelmente espectacular, competente e fantástico que nos devemos apenas limitar a apreciar, admirar e aplaudir.

      Eliminar
  25. Eu tenho muita estima por este blog, aliás é o único que sigo.
    Vamos lá ver, eu, em nenhum dos meus posts, avaliei opiniões ou a inteligência de apoiantes de nenhuma das candidaturas, emiti opiniões sobre o clube e sobre candidatos, como candidatos, não avaliei idoneidades deles porque não os conheço.
    Portanto, acho que não vos faz diferente, daqueles que tanto criticam, só porque eu não tenho a mesma opinião que a vossa.
    Da mesma forma que me avaliaram ("Se quanto ao futuro do nosso clube podemos estra descansados, não és sócio, não votas, já quanto ao futuro do País..."), eu também teria muito a dizer da inteligência de quem apoia alguém cuja a experiência a gerir empresas é zero, gerir clubes é menos que zero. Pagar a empresas de consultoria para fazer discursos bonitos a dizer aquilo que os descontentes querem ouvir, até eu fazia se tivesse recebido as indemnizações que o AVB recebeu. Os populismos são isso mesmo.
    Infelizmente, a maioria dos adeptos, só olham para os problemas das SADs(porque os do clube, nem se lembram, alguns nem devem saber que são entidades distintas) quando não há resultados desportivos.
    Por isso ,estes mesmos que apoiam AVB, vão ser aqueles, caso ele ganhe as eleições, vão pedir a cabeça dele, com agravante de não haver a "gratidão" para lhe dar a oportunidade de errar, quando não ganhar. Porque se não houver dinheiro para fazer uma equipa de jeito e principalmente ganhar o título, garanto-vos que a transparência, o "Porto dos sócios" e os 50% da redução dos ordenados vão valer "bola".
    Eu também acho que o principal responsável por esta situação é PC, porque deveria saber sair ou ter se rodeado de pessoas mais competentes e preparadas. Mas não dou para o peditório dos mamões, ladrões, etc, porque não sei o que se passa lá dentro, apenas tenho a certeza, que o futebol atual não é para anjinhos. Não faço juízos de valor de quem não conheço e aqueles que criticam os "mamões" de agora serão os "mamões" de amanhã.
    Não acho AVB ou NL com perfil para liderarem a SAD com atual situação e com PC ainda disponível, porque não têm experiência de gestão, não têm perfil de liderança e a única coisa que apresentam é o portismo e isso é manifestamente pouco atendendo as exigências do cargo e dos inimigos externos que o FCP tem e vai continuar a ter.
    A candidatura do AVB, sem tirar o seu mérito e a sua importância, porque este tipo de candidaturas deveriam ter acontecido em todas as eleições, mas neste contexto só serviu para dividir e se não tiver sustentação financeira, no caso de ganhar, na minha opinião, vamos penar bastante.
    A solução ideal passava, talvez, não digo por uma saída total, o PC ficar no clube e ter na SAD alguém mais consensual e com um perfil de liderança mais á Porto, que desculpem não acho que seja o caso do AVB(mas posso estar errado).
    Mas mais grave, é que independentemente de quem ganhar, é que a divisão dos adeptos está feita e ninguém aceita opiniões diferentes, está tudo radicalizado. Uns são ingratos outros querem manter a mama, que desilusão.

    ResponderEliminar
  26. Caro Dragonguard

    Eu acho que Fernando Gomes seria um bom candidato(mas ele não quer e dificilmente quererá nos próximos tempo) porque é portista, tem experiência de gestão no clube, tem obra feita na FPF, conhece os meandros do futebol nacional e internacional e é respeitado cá dentro e lá fora. Se bem que cá dentro deixaria de o ser.

    Facadinhas? Telhados de vidros todos têm, tudo bem que houve um telhado que valeu 15 milhões, mas não é isso que o torna mais ou menos portista, mais ou menos apto para a função.

    O FCP precisa de competência, uma liderança forte e, desculpem a insistência, dinheiro, muito dinheiro

    Abraço

    ResponderEliminar
  27. Miguel já percebi. E essa das empresas de consultadoria que lhe prepara os discursos é uma citação de JNPC, não é? O AVB só por si não é capaz de fazer um discurso como o que fez ontem, pois não? Vai ao Google e pesquisa o discurso do AVB na gala dos DdO quando foi galardoado por ter ganho tudo e talvez depois percebas que o AVB para fazer aquele discurso não precise de uma empresa de consultadoria. Sabes qual é o pecado do AVB? Ter tido a ousadia de se candidatar e com possibilidades de ganhar, e não ser apenas uma candidatura para compor o ramalhete. Sim, porque essas nunca foram divisionistas...
    Ah, este link é sintomático. Foi na mesma cerimónia em que AVB recebeu o DdO.

    https://twitter.com/i/status/1747996740341391442

    Tenho muita pena que o senhor presidente não tenha percebido que tinha chegado a hora.
    Também tenho pena que o senhor presidente venha dizer, como ouvi no Jornal da Tarde da RTP, que a candidatura de AVB é apoiada pelos inimigos do FCP.
    Não, senhor presidente, a candidatura de AVB é apoiada por muitos milhares de portistas, ainda ontem na Alfândega estiveram 700 e só não estiveram mais por questões logísticas.
    Aqui todos os que vierem por bem têm direito a apoiar quem quiser.

    ResponderEliminar
  28. Que interessa agora andar atrás de quem tem ou não tem o perfil indicado para a presidência do FCP? É entre JNPC e AVB. É entre os dois que devemos analisar, ponderar e ver o que a partir de Abril melhor serve para ser presidente do FCP. Tu e muitos acham que é PC, eu e muitos acham que é AVB. Em Abril ver-se-à.

    ResponderEliminar
  29. Miguel, ninguém diz que o AVB é a última bolacha do pacote, que com ele na presidência do clube vai ser tudo um mar de rosas, vamos ganhar títulos, voltar a comprar por tostões e vender por milhões, etc.

    Agora continuar com o rumo atual que o clube leva é impossível.
    - Finanças do clube deploráveis
    - Contratações de jogadores de qualidade cada vez mais duvidosas
    - Vendas de atletas abaixo do preço de mercado
    - Saídas constantes de jogadores a custo 0
    - Negócios e relações pouco transparentes de gente que gravita em volta do clube.
    - Golpada que tentaram fazer antes das eleições para se perpetuarem no poder.
    - Etc.

    Estas são algumas razões, mas existem mais. Tenho dificuldade em perceber alguém, que não esteja a ser beneficiado pela atual conjuntura, queira manter a atual direção no poder.

    É que nem na questão dos títulos nos podemos refugiar, já que a hegemonia do passado resulta agora em 3 campeonatos nos últimos 10 anos.

    A questão aqui não está no AVB, perante a atual debilidade estrutural em que se encontra o Porto, qualquer candidato com potencial e condições para ser presidente que se apresentasse, iria suscitar interesse na massa associativa Portista pela descrença que existe na atual direção.

    Prefiro as dúvidas sobre se AVB será um bom presidente, ás certezas de que PC não o tem sido nem será no próximo mandato.

    Cada um é livre de votar em quem quiser, agora eu também sou livre de não conseguir perceber o porquê. Fiz a comparação com o País porque acho que o contexto é parecido, mas não vou aprofundar porque isto é um blog sobre futebol e não sobre política.

    ResponderEliminar
  30. Infelizmente, o nosso amado e idolatrado Presidente, cada vez mais, parece-se com o personagem “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel Cervantes, sempre com a mesma retórica, perdido, vendo inimigos em todo o lado, alheado da realidade, sem que se aperceba da realidade.
    “Os inimigos de Lisboa”, estão sempre presentes nos seus discursos.
    Talvez, por estar agarrado a este pensamento, o qual em tempos talvez tivesse razão de ser, hoje, não passa de atitude provinciana, e redutora, mais parecendo que vive agarrado ao passado, não evoluiu no tempo e limita o crescimento do próprio clube.
    O mais grave, é que não tem amigos que o chamem á realidade!

    ResponderEliminar
  31. Tenho mesmo pena de as coisas terem que ser assim. Com esta animosidade toda. Antes sempre imaginei a sucessão de Pinto da Costa como algo natural e que o sucessor fosse sendo preparado ao longo do tempo. Com o passar dos anos não só temos visto a nossa situação financeira piorar a olhos vistos como também temos assistido a uma quebra em termos de títulos fora as outras coisas como a nossa perda de força junto das entidades nacionais do desporto e a falta de infraestruturas que até já SC Braga e Vitória de Guimarães têm. São anos a mais assim. Para mim nunca haverá outro como Pinto da Costa, mas assim vai ser difícil. A candidatura de AVB não só vem por bem como tem um apoio brutal de figuras do clube. Não concordo nada com expressões como "traidor" ou candidaturas dos "inimigos do FC Porto". Porquê essas expressões? O clube é democrático, cada candidatura tem de ser avaliada pelas suas propostas e pelas pessoas que fazem parte. Da minha parte é isso que vou fazer.

    ResponderEliminar
  32. Se pela amostra aqui , para cada Miguel há 20 portistas com uma opinião oposta parece me que estamos no bom caminho.
    É evidente que os seus argumentos são facilmente rebatidos, tudo assenta na mesa de JNPDC e no abandono da cadeira de sonho, completamente ridículo. Mas então depois disso o mesmo JNPDC não lhe deu um dragão de Ouro e muitos abraços diante de todos? Só porque AVB ousou candidatar-se é que JNPDC mudou de opinião. É demasiado básico e caricato.
    E os comentários de hoje mostram que JNPDC já não tem nada mais para dar, só sabe mandar larachas como o apoio dos inimigos de Lisboa, a cadeira de sonho e pasme-se que não vai fazer campanha porque o objectivo da equipa de futebol é ser competitiva e chegar aos lugares europeus. E foi a isto que nós chegamos?
    Sinceramente espero que JNPDC nem sequer se candidate e arranje uma saída airosa.

    ResponderEliminar
  33. Isto para mim é claro. Qualquer candidato, Rui Moreira, António Oliveira, Fernando Gomes, por exemplo, que se apresentasse contra JNPC, com capacidade e potencial para vencer, seria sempre acusado de tudo, principalmente de divisionismo.

    ResponderEliminar
  34. Não há outro culpado de as coisas terem que ser assim, como estão a ser, senão PdC. O passar do tempo não perdoa a ninguém e PdC não está acima das leis da vida. O PdC do vídeo do comentário do Vila Pouca, relativo à entrega do Dragão de Ouro como treinador do ano a AVB, não tem nada a ver com o PdC de hoje. O de 2011, é um PdC pujante, bem disposto, com tiradas humorísticas brilhantes, irónico mas sem rancor. O de hoje, é um PdC muito cansado, amargo, com piadolas de mau gosto, rancoroso. Uma sombra do que era há 12 anos e pouco atrás. E na altura, havia pujança desportiva e financeira do FCP, os nossos 2 inimigos lisboetas estavam bem atrás de nós a todos os níveis. Agora, estamos arruinados e eles ultrapassaram-nos ou estão a ultrapassar-nos em tudo. O PdC da altura servia para o FCP, o de hoje não serve de maneira nenhuma. E havendo uma alternativa como AVB, continuar com PdC por + 4 anos, será um erro, na minha opinião claro, que poderá custar muito caro por muitos anos ao FCP.

    ResponderEliminar
  35. Ontem foi o início do fim. Villas boas e novo ambicioso portista inteligente culto percebe de futebol 100 x mais que pinto da costa, cometera erros mas isso faz parte da vida, olhemos para o Sporting e para a recuperação no pós invasão o que e varandas tinha de experiência zero. Uma palavra ha muita a gente a meter pinto da costa acima do clube mas isso tem de acabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos gostar ou não do homem, mas o Varandas é o exemplo de como os portugueses são burros. Criticaram-no por não saber comunicar mas isso vale zero, o que interessa é se és competente ou não. Tinha experiência zero, encontrou um ambiente muito difícil e a verdade, é que estabilizou o clube. O AVB tem muito mais experiência de futebol que o Varandas tinha quando começou! Mas andam por aí a dizer que o homem não tem experiência. Quem diz isso deve achar que os sócios acéfalos, a verdade é que alguns são.

      Eliminar
  36. Boas.
    Os argumentos do Miguel, para quem tem um mínimo de formação em raciocínio lógico, formação matemática, percebe logo que são uma falácia. Basta fazer a pergunta simples: e se PC morrer, como é?! E se chegar aos 90a, continua lá? Se morrer, acabou a discussão, o Porto terá de eleger alguém! E se for eleito e tiver um problema de saude, como é? Querem correrem o risco de terem eleições a meio do mandato? Quem é apoiante do PC, responde zero a estas perguntas. É fazer as pessoas de tolas, insinuar que ele vai viver para sempre! Não, não vai! PC já deveria ter saido a muito! Basta olhar para ele, a forma como fala, há muito tempo que já não é o mesmo. É preciso estar mesmo muito cego ou ter interesses ou estar a mamar, para defender este PC. O PC que todos conhecemos já morreu!

    ResponderEliminar
  37. Há quem olhe para o senhor presidente e veja o JNPC interventivo, que quando dava uma entrevista aos jornais, falava na rádio, aparecia na televisão, abalava, fazia mossa. Esse presidente já não existe.

    ResponderEliminar
  38. Caro DVP,

    'O rei vai nu,' mas não podemos dizer nada sem sermos apelidados de traidores ou inimigos do FC do Porto.

    Ao que nós chegamos; digno de uma presidência centro-africana. Ideias, projetos, vontades, futuro - nada! Só há um caminho. O que eles disserem é o que temos que fazer.

    O FC do Porto é muito mas muito mais que isto.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  39. Boa noite
    Lá está outra vez os fundamentalismos, porque raio, eu achar que o AVB não é(neste momento)um bom presidente para o FCP, acho que deveria ser o PC? Até podia achar que era o Nuno Lobo ou este é menos portista que o AVB?

    O FCP já precisa de uma mudança ainda antes do SC ser treinador(pelo menos), eu não acho que deve haver mudança porque o FCP não foi campeão ou porque está em 3º no campeonato a 4 pontos e foi eliminado da taça. Os problemas financeiros e de gestão já existem há anos. Lamento é que a mudança não tenha sido, e muito dificilmente será, com PC no clube(e não é porque ache que AVB ganha estas eleições).

    Eu não falo do programa do PC, primeiro porque não existe e segundo porque já sabemos que vai sair mais do mesmo e possivelmente com as mesmas caras, ou seja, arroz outra vez.

    Eu não sou sócio, não voto(eu e mais de metade dos Vips e das pessoas que estiveram na festa ontem), eu opino, não imponho a minha ideia, e aquilo que se viu ontem, mostrou que AVB não tem perfil, neste momento, para ser presidente de um clube como o FCP, além de uma gritante falta de experiência a todos os níveis, apresentou um programa eleitoral com ideias básicas que qualquer iniciante em política na oposição faria, lançou uma série de propostas óbvias que em qualquer ChatGPT poderíamos ir buscar, como "uma direção desportiva competente, experiente, estruturada, profissional e interventiva", . Discurso tipo miss mundo (paz mundial, acabar com a fome)

    A começar pela a apresentação da candidatura que foi uma vergonha, um fólclore de ecrãs, luzes e até um apresentador jet7 teve, desculpem mas isto não é Porto, nós não somos show-off, a conclusão que chego é que serviu apenas para esconder as fracas ideias que forma apresentadas. Este tipo de espetáculo estou habituado a ver noutras latitudes.

    Numa apresentação de uma candidatura, apresenta-se sozinho no palco, nem um director para o futebol ou um administrador para as finanças, alguém que não nos leve a pensar que ele não tem ninguém de jeito para apresentar ou que acha que vai ser ele o centro do clube.

    Depois ideias óbvias como "uma direção desportiva competente, experiente, estruturada, profissional e interventiva", "Uma direção de scouting capaz" ou "Um modelo de gestão rigoroso, capaz de criar valor na equipa senior e na formação", gostei desta "Um gabinete de performance que otimiza e potencia o talento, uma metodologia planificada, apoiada na exigência e criatividade, sem medo da emancipação precoce dos seus jogadores." quer dizer que até agora o SC, por exemplo, tem medo de apostar em miúdos precoces ou é ele que vai dizer ao treinador quem é que está pronto para jogar?.

    Fala de terrenos e academias e como vão ser financiadas? E como vai arranjar capacidade financeira para construir uma equipa com a qualidade que ele teve quando treinou, e uma palavra para quem nos destrata diariamente na comunicação social(ou nesta altura dá-lhe jeito que batam no clube?)

    Atendendo ao que se sabe até agora do AVB e por aquilo que é PC...Deus proteja o FCP...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Miguel , diz - me a mim e a todos os portistas deste blogue quem deveria ser o próximo presidente .
      E nada de escolhas espatafurias , que jamais se realizarão .
      A escolha é entre a continuidade , com todos os defeitos , com as contas no vermelho , com o empurrar problemas com a barriga , com uma direção
      de vícios , ou a mudança para AVB , com as virtudes e defeitos que vier a apresentar .
      Falas que não tem perfil , mas eu pergunto , o que é um perfil de presidente ??? obedece a um status quo ??? , tem de falar pimba ??? falas em misses , mas até aí mudou , pois "elas" até já foram "eles" .
      Falas em vergonha na apresentação , bem , a de Pinto da Costa não foi melhor em Fânzeres , houve pimbalhada , foguetes , insultos e afins .
      Por isso para de bater no AVB , não procures desculpas para isso , usa o bom senso e diplomacia e não um martelo para esse efeito , fica -se com a ideia que és anti AVB , e estás a fazer um frete a alguém .

      Eliminar
  40. A Cecília Pedroto, esposa de Pedroto, já percebeu tudo! Até ela, já percebeu que PC perdeu a noção da realidade.

    ResponderEliminar
  41. Boa noite

    PC nao confirma a candidatura...

    ResponderEliminar
  42. Miguel, ainda não percebeste que nós já percebemos? O que tu queres já nós sabemos, És mais PC que muitos que são ferrenhos e o proclamam a toda a hora. Assume, não tenhas medo.

    ResponderEliminar
  43. ComPortistas,
    Também sou daqueles que na noite de 17 janeiro ganhei uma última esperança para o que o atual Presidente, após ver que tem um candidato à Presidência à altura, acabasse por decidir não avançar. Mas as entrevistas de ontem e hoje demonstram que estava a sonhar acordado e que efetivamente não há outro cenário que não seja a sua candidatura a um novo mandato aos 87 anos de idade...
    Uma palavra final ao André pela coragem em assumir neste o momento este desafio colossal. Era muito mais fácil para ele esperar sentado na sombra até que a lei da Natureza fizesse o seu caminho mas, um importante MAS, o André faz a mesma leitura que a maior parte dos que por aqui passam onde vemos a $AD fossilizada incapaz e incompetente na gestão de uma sociedade em caminho acelerado para o abismo.
    Como todos antevemos vai valer de tudo para, por um lado, denegrir este novo candidato e, por outro, vangloriar o mais titulado Presidente da História do Futebol. Muita lavagem, muitas entrevistas, muito soundbite repetido até à exaustão.
    Havia muitos caminhos possíveis e, a meu ver, bem mais adequados do que este que irá criar divisões muito crispadas e que será muito difícil de serem ultrapassadas no curto prazo independentemente de quem for o vencedor. Quando se fala nos inimigos não se deve esquecer que é exatamente isto que eles pretendem, um CLube dividido, extremado que se vai dedicar ao combate interno e a esquecer o que se passa no mundo que os rodeia. Não deixa de ser paradigmático que após uma 1ª volta a la carte das arbitragens a favor dos senhores da Sta. Circular do Presidente se ouvimos um comentário foi muito, na semana passada veio o Vice dar uma entrevista onde falou da arbitragem de um jogo na semana anterior. Agora quando o André respira soltam-lhe logo os cães... Lá está prioridades. Antecipo que esta luta pela sobrevivência vai ser muito má para todos.
    Gilles27

    ResponderEliminar
  44. Aplaudimos a candidatura do avb por ter desafiado, e bem, o status quo no clube, por apresentar outro projecto, por ter trazido para a discussão outras ideias; mas depois se alguém o critica (está imune à critica?) reduz-se o debate a esta pobreza de "és pintista, só falta o allez pinto da costa allez, já todos sabemos ao que vens" como se fosse uma caça às bruxas.
    Não basta pregar a democracia, há que praticá-la

    ResponderEliminar
  45. OLHA O NORTE.
    É TERNURA DA IDADE, NÂO HÀ NADA A FAZER.
    Não há um discurso, do sr presidente, que não fale do passado dos títulos e dos sonhos e algumas historias pelo meio. Do Passado já é um discurso gasto, do Presente ainda anda a fazer contas, do Futuro é só sonhos. Quando um responsável vem com a treta, de dizer, que os portistas o querem é ver taças no museu o resto (finanças) é treta, estamos falados.

    Ainda não disse o sim à recandidatura, anda no sim e no nim já começa a fazer urticária ao barbas e compª. Como a arvore das patacas são escassas aguarda um mecenas Don Sebastião, só que hoje ninguém dá nada a ninguém sem receber nada em troca. Vamos ter mais episódios do sr presidente, pelo menos já conseguiu transformar um Lobo em cordeiro e outros provavelmente vão seguir-se é a especialidade da casa, aí é grande, nós sabemos do quem estamos a falar...

    ResponderEliminar
  46. Brownie, o melhor exemplo de democracia és tu, a paciência para te aturar. Onde é que aqui se reduz o debate ao, és pintista, só falta o allez, já todos sabemos ao que vens, etc.? Poupa-nos a tratar deste espaço que já vai fazer 17 anos, a essa pobreza de espírito. Se fosse apenas isso há muito que já não existia. Se nesta já longa caminhada há algo que me orgulho é de ter aqui muita gente com ideias estruturadas, que as exprimem com clareza, independentemente daquilo que defendem.

    ResponderEliminar
  47. Reduziste-o tu no teu último comentário em resposta ao Miguel. E já em posts anteriores, quando apontei defeitos a avb, também vieste com a mesma conversa.

    A verdade é que de momento, as únicas propostas em concreto que avb apresentou foi a relocalização da academia, criação da equipa de futsal e futebol feminino, e pouco mais. Em tudo o resto, o Miguel até tem razão, avb usa e abusa de chavões (competência, rigor, qualidade, etc.) sem desenvolver.
    Agora não se pode escrutinar o projecto do avb sem ser catalogado de pintista ou anti avb? Não se pode esmiuçar as suas propostas?

    ResponderEliminar
  48. Caro DVP e Amigos:
    Neste período bastante difícil mas de uma capital importância no que concerne ao futuro do nosso Clube há algo que muito me preocupa: a falta de TOLERÂNCIA e a AMEAÇA!
    Não iremos longe se persistirmos nesta conduta pois a liberdade é fundamental.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  49. “Tenho muitos sonhos para o futuro” - e eu também, hoje á noite até tive um, sonhei que o presidente que aprendi a admirar e até a perdoar uma outra coisa que fez menos bem, em nome da defesa acérrima que sempre fez dos interesses do clube e até da região, sonhei dizia eu, que fazia o seguinte discurso:

    “Apesar de sentir que ainda estou com capacidades para liderar os destinos do FCP, e até por isso, resolvi que não me vou candidatar, é o tempo de outros ousarem fazer melhor do que eu fiz, que foi muito.
    O Porto sabe que pode contar comigo sempre pra o que for preciso, mas o tempo agora é de descanso e reflexão. Viva o FC Porto”

    Depois acordei, mas ainda sonho…

    ResponderEliminar
  50. A ânsia de criticar é tanta que caem no ridículo. Esperem pelo menos até haver motivos reais de crítica.

    O que AVB fez foi confirmar que se candidataria e revelar traços gerais do que pensa para o futuro do Porto. Deixem-no apresentar a equipa que o irá acompanhar, bem como as ideias que tem para o clube de forma mais aprofundada para depois sim, se for caso disso, criticar.

    Ainda estamos numa fase inicial, ainda não se conhecem todos os candidatos, ainda a procissão vai no adro, mas os experts já perceberam que AVB não tem condições para liderar o Porto.
    Conseguem apontar mais críticas a 1 aparição pública de AVB como candidato do que aos últimos 4 anos de gestão de PC.

    Até o apresentador jet set, que estava numa apresentação de uma lista às eleições do Porto, clube do qual ele é sócio, é motivo de crítica por parte de um adepto do mesmo clube que nem sequer sócio é.

    Nós não somos show off, mas também temos de ser. No mundo atual se queremos ter impacto, expandir a nossa marca e ter mais relevância temos de fazer algum show off. Basta veres a importância que youtubers e influencers têm hoje me dia.




    ResponderEliminar
  51. Brownie, não vou perder mais tempo contigo. É o último comentário, resposta. Apenas disse ao Miguel que ele tem todo o direito de criticar, mas com as eleições a terem dois candidatos com condições de ganhar, quem é que ele quer que ganhe? DE é PC, OK, tem todo o direito, mas que assuma, não faça de nós parvos. Ponto.

    DrummerKzar, completamente de acordo. Mas isso só seria possível se JNPC encarasse qualquer candidatura contra ele, com condições de lutar pela vitória, diga-se, como algo natural, um acto de vitalidade democrática. Mas não, mal AVB se manifestou disponível começaram os ataques, os insultos, as pilhagens, aquela tentativa de mudar os estatutos à última hora, aquela AG que envergonhou o FCP.
    Pode haver nos apoiantes de AVB quem ultrapasse os limnites, mas do outro lado é 10 vezes pior.

    ResponderEliminar
  52. É só pra dizer ao pintista envergonhado Miguel, que o evento que aconteceu na última quarta feira à noite na Alfândega do Porto, não era uma Demonstração, era uma Apresentação.

    ResponderEliminar
  53. Até ver, Pinto da Costa não é sequer candidato, em primeiro lugar.
    Em segundo, tu que apelas tanto a que quem opina se assuma, assume-te tu também. És AVB ou Pinto da Costa?

    ResponderEliminar
  54. Brownie, que pergunta é essa? Então não está claro, não é óbvio que apoio e vou votar AVB? Só não o farei por qualquer razão alheia à minha vontade...

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde.
    Não consigo atingir qual a coragem de alguém se candidatar ao meu clube. Vários o têm feito, não entendo.
    Coragem para mim é por exemplo esta direção do FCP liderada por PC ter decidido apresentar os emails do SLB no Porto Canal fazendo-o contra o poderio dos tentáculos podres do sistema ou o Francisco J. Marques (da direção de PC) ter denunciado o César Boaventura publicamente logo em 2017, sem medos.
    Durante 1 ano e tal os árbitros andaram com medo de continuar a roubar o FCP e a entregar jogos ao SLB. Esta atitude firme, esta decisão, esta luta de PC e da direção de comunicação valeu a conquista de um campeonato ao nosso clube. E isto não foi há 20 ou 30 anos, foi agora, é uma luta dos últimos anos e de agora e é feita por esta direção.
    O que Francisco J. Marques e mais alguns têm feito pelo FCP é que exigiu e continua a exigir verdadeira coragem, mental e até física, para ter estofo com os ataques e ameaças permanentes da escória do sistema deste país. E infelizmente fazem-no percebendo que nem um obrigado têm direito de muitos ditos Portistas.
    O fofinho AVB jamais faria isto nem vai fazer se chegar a presidente, tem de se dar bem com os amigos que o promovem. AVB continua a desiludir, a mostrar que não passa de um político vazio, não sabe o que faz excepto na ambição de querer ser presidente. Não quer servir o FCP, ir aprendeno aprendendo como diretor departamental ou de projeaté com o patrão do Rui Santos e os muitos SLB's e SCP's que estiveram na apresentação do AVB, algo impensável com o presidente atual.
    Cumprimentos,
    João Fernandes

    ResponderEliminar