terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Renovar para tudo ficar na mesma...


 

A candidatura do senhor presidente hoje, entre outras coisas, veio falar de uma renovada equipa de gestão - como também estamos em campanha eleitoral para as eleições legislativas de 10 de Março, altura em que os partidos prometem tudo, a candidatura do senhor presidente parece que se deixou contagiar e toca a fazer promessas.

No entanto e é preciso dizê-lo com clareza, o grande problema do FCP e responsável por uma situação financeira muito difícil, o incumprimento do fair-play financeiro e por uma passivo superior a 500 milhões de euros, passou e passa muito pela gestão do futebol profissional e essa é, sempre foi, em 1º lugar, da responsabilidade do senhor presidente. É a gestão que planifica, contrata, dispensa, renova, deixa sair jogadores importantes a custo zero, etc... - muito mais por mérito do treinador que da estrutura do futebol, os resultados e os títulos, mesmo que sem a hegemonia de outrora, vão aparecendo... mas longe vão os tempos em que que qualquer treinador no FCP sujeitava-se a ser campeão.

Portanto, o senhor presidente até pode renovar a equipa de gestão, trocar aqueles que são mais contestados pelos sócios, Fernando Gomes e Adelino Caldeira, por exemplo - Vítor Baía, esse como tem popularidade, provavelmente ficará, mesmo que seja como director e administrador a antítese do que foi como jogador -, mas é mudar para tudo ficar na mesma.

Quem quiser acreditar que acredite. Eu não acredito e já nem sequer dou o benefício da dúvida.


PS - Em 13 de Outubro na apresentação das contas 2022/2023, o senhor presidente disse que até ao final do mês o projecto da Academia ia ser apresentado. Não foi, como não foi em Novembro, Dezembro, Janeiro e nada indica que seja em Fevereiro. Mas o senhor presidente agora fala no projecto, mesmo que na entrevista à SIC tivesse dito que uma das condições para a recandidatura eram as máquinas no terreno - talvez mais próximo das eleições o, projecto, seja finalmente apresentado. As máquinas no terreno? Logo se vê...


PS 1 - O senhor presidente em vez de andar a dar remoques, fazer piadas que depois têm efeito boomerang como foi o caso do Castelo do Queijo ou da marmelada, devia aproveitar estas oportunidades para explicar o ponto da situação da Academia, quando começa a ser construída, quanto custa, quem financia? Podia também clarificar o negócio com uma empresa que ainda é confidencial, dizendo quais as verbas envolvidas, por quantos anos é o acordo. E já que está disponível para  chamar gente das outras candidaturas para um "comité de auditoria mais alargado", que tal agora que estamos em período pré-eleitoral, chamar as outras candidaturas e colocá-las a par de decisões que são importantes e estruturantes para o futuro do FCP e saber o que pensam sobre o assunto?



"João Koehler é gerente e tem uma participação desde 17 de Abril de 2023 (Connect Capital), que financiou o FCP, precisamente em Abril de 2023, em 14.500.000 milhões d eeuros, sendo que o vencimento deste empréstimo terá lugar em Janeiro de 2029". 

Olha que giro. Afinal o Koehler vai para a SAD olhar pelo seu dinheirinho. Quanto cobrou de juros? Zero. De certeza, foi tudo por amor e paixão ao FCP. Não é extraordinário, estes senhores administradores enquanto recebiam prémios de gestão na ordem dos milhões, andavam a pedir dinheiro aos sócios. A única coisa que ainda me surpreende, mas não devia, é ver sócios do FCP defenderem estes senhores, colocando a gratidão e a memória à frente dos superiores interesses do FCP.


Caixa de comentários

51 comentários:

  1. A questão do ivan jaime é falta de intensidade... Só joga com bola no pé e num clube grande não pode acontecer
    Mudando de assunto gostei do Gabriel do Gil Vicente... Vamos deixa lo ir embora
    Futura dupla de centrais Gabriel e Otávio
    Continuamos a dormir.. Costinha do rio ave não podia estar no plantel há que preparar a próxima época desde já... Sobretudo jogadores do nosso campeonato
    Finalmente zaidu do Famalicão
    Resumindo entre costinha e o mexicano não há comparação e mais barato
    Entre zaidu e o grujic qual deles seria mais útil e mais barato
    Finalmente entre Gabriel e Fábio cardoso o gilista é muito mais completo

    ResponderEliminar
  2. OLHA O NORTE.
    Já todos conhecemos o sr presidente, vale tudo, "quem for contra mim é contra o FCP" " Eles querem vir para cá para vender o FCP" "As maquinas já estão no terreno para construção da Academia" "Os amigos são para as ocasiões" "Castelos do Queijo e da Marmelada" "Quem é Octávio, onde joga!" beleu bleu.
    O sr presidente ainda tem dificuldade em perceber, que a uns anos a esta parte já não é solução, mas sim o problema.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao teu post.....
    Vejo muuita gente a dizer que vão votar AVB estou para ver!!!
    Eu só acredito após contabilização dos votos
    Tenho falado com muitos socios de casas do fc porto que estiveram na reunião no dia dos "reis" a pedido do atual presidente, que me garantiram que iam votar AVB
    No dia do jogo do Arsenal fui cedo, estive com socios no café velasquez e todos disseram que chegou o momento da mudança
    No estádio igual
    Oxalá que seja verdade.....!!!!

    ResponderEliminar
  4. É com tristeza e mágoa que vejo o senhor presidente PdC a fazer figurinhas tristes para se perpetuar no poder , prometendo mundos e fundos .
    Já faz me lembrar os Rolling Stones , uma banda de rock que tem integrantes de 80 anos e que já passou de validade há muito , mas que acham que ainda são capazes e relevantes , quando já não o são ...
    Á falta de uma auto reflexão , e a bajulação dos seus súbitos e que gravitam á sua volta e fazem de tudo para que este estado de coisas continue , fazem com que o senhor presidente , viva numa realidade paralela e ilusória , de que sem ele a presidente é o caos e o fim do clube , e com AVB a vender o clube a estrangeiros , que ironicamente é isto que espera o nosso clube se esta gestão desta direção presidida por PdC continuar .
    Pinto da Costa teve tudo para sair pela porta grande , infelizmente , não acontecerá .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os rolling stones não tocam ainda porque acham que são relevantes, tocam ainda porque mesmp com 80 anos, a malta continua a pagar (e bem) para os ir ver, não tem nada a ver uma coisa com a outra rapaz

      Eliminar
    2. Rapaz ??? quem me dera a mim !!! infelizmente já estou a bater nos 50 anos .
      Mas quem vai os Rolling Stones ??? o pessoal dessa geração e filhos e alguns netos , nada mais , aliás os Rolling Stones na década de 80 já eram irrelevantes , visão partilhada de toda a gente que conheço e não é pouca ...
      E por favor não me dê lições de música , ate porque conheço bem o meio ...
      E sim , tem a ver uma coisa com outra ...

      Eliminar
    3. https://veja.abril.com.br/cultura/turne-dos-rolling-stones-e-a-mais-lucrativa-de-2021/mobile

      Para velhos irrelevantes, não está nada mau...

      Eliminar
    4. Brownie , não consigo abrir essa página desse site brasileiro , mas pela tag , diz que foi a tournée mais lucrativa de 2021 .
      Não sei se foi , até porque , não dou muita credibilidade aos sites brasileiros , muito tendenciosos , gostam muito de elevar ao maximo o que gostam e de rebaixar o que não gostam .

      Irrelevantes ??? ao lado de bandas como nos anos 70/80 como os Led Zeppelin , AC/DC , Pink Floyd , Queen , U2 ou Guns N, Roses , sem dúvida que são irrelevantes !!!

      Eliminar
  5. O respeito pelos sócios é saberem através do jornal o Jogo que o FCP, pelos vistos, com a ajuda de um investidor que não se sabe quem é, já adquiriu 10 dos 21 hectares que precisa para construir a Academia e que os restantes 11 vão a leilão em meados de Março.

    O respeito pelos sócios é fazerem negócios a poucos meses das eleições, mas manterem o nome dos parceiros em segredo.

    Para quem apregoa tanto respeito pelos sócios, são demasiados segredos. E respondendo ao Lamachã, espero que esta vaga de apoio teórico na prática se concretize no dia das eleições e que depois não haja surpresas desagradáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vila, e perante tal obscuridade e opacidade, ainda tem a lata de colocar no programa eleitoral "três propostas para a transparência e boa governança do FCP"... O candidato Pinto de Costa a atacar o presidente Pinto da Costa...

      Eliminar
  6. Boas tardes caro DVP e saudações Portistas.
    Ora,ora o presidente chamar as outras candidaturas para definir o futuro do FCPorto. Não acredito, talvez sim, o filho, a claque!!! A empresária FM e talvez mais uns arquitetos de esquemas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas.
    Ultimamente o PC anda a mentir muito. Sempre mentiu, mas nos últimos anos piorou.
    Vamos assumir teoricamente que o PC não mentiu quando disse "este mandato será o último". Se é o último, que garantia há que ele o que ele diz, vai fazer?! Pode fazer tudo ao contrário! Já com AVB é diferente, porque quererá continuar e para isso, é bom que não minta porque corre o risco nas próximas eleições, levar com avaliação negativa. As seguradoras que são eximias em avaliar risco, não seguram um homem de 86a (por ex seguro de saúde). Que garantias há? Zero! Por isso o PC pode dizer tudo o que lhe apetecer, sendo o último mandato, pode fazer tudo ao contrário, não vai ser avaliado depois disso! Até pode deixar o clube na ruina. É este o grande problema, de se eleger alguém desta idade. Ele sabe quanto mais tarde ficar na presidência do Porto, se depois se vier a descobrir coisas, ele não vai ser penalizado, provavelmente já não estará cá. PC já deveria ter saído a bastante tempo, por este caminho deixará o clube como o encontrou!

    ResponderEliminar
  8. Estamos nos quartos finais da youth league , ao bater o Alkmaar por pênaltis .
    Parabéns rapaziada !!!

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP e Amigos:
    Seria uma atitude sensata e importante se a actual administração procedesse de acordo com o sugerido no último parágrafo do seu texto meu caro MVP mas não acredito nessa magnitude.
    O Otávio foi um grande jogador e não era merecedor da ironia bacoca do nosso presidente, assim como ninguém tem culpa do lugar onde nasce.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Sr.Vila,
    parabéns para toda a estrutura da nossa equipa de Juniores.
    Bem merecem.
    Fantástico Miudos!Muito bem.

    Faltam só 2 meses Sr.Vila!Eu acredito na mudança!
    Abraço, Viva o Futebol Clube do Porto!Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  11. https://twitter.com/MarcoMo48042274/status/1762187167227408895?t=Yi8BYTeS4Eu731a_0Fs2ZA&s=19

    Nao tem a ver com o tema proposto, mas também prometi não fazer campanhas, antes relevar as palavras de alguém que, não na altura mas durante, até considero ter sido um erro dos grandes do actual presidente do FC Porto e que soma a outras opiniões de outros treinadores bem mais conhecidos e ganhadores que este, sem desejar mal nem sonhar com lesões de ninguém.

    ResponderEliminar
  12. Joker, mas as pessoas reconhecem o trabalho do SC. Agora, pela parte que me toca, quando merece elogios, elogio, quando merece críticas, critico. Estou-me a repetir, mas é verdade. E normalmente, as críticas até são mais pelo que vai dizendo que fazendo. O futebol é um jogo simples, não é preciso tirar um curso superior, o FCP sempre foi um clube de exigência máxima, o SC até não se pode queixar muito...

    ResponderEliminar
  13. OLHA O NORTE.
    Eu não me lembro, não me recordo se o sr presidente mostrou alguma preocupação ou se disse algo sobre que se passou na casa de AVB, depois daquela barbara agressão ao guarda da vivenda do AVB seguida de roubo. Estou a falar deste assunto, depois de saber que os agressores foram detidos e apresentados ao Juiz.
    Aquela linguagem do sr presidente ao Castelo do Queijo e da marmelada só mostra rancor ódio, e nada trás de bom, de ordem e paz. Sr presidente tem que respeitar tanto o concorrente AVB e Lobo são tão portista como o sr presidente, ponha a azia pra trás das costas.

    ResponderEliminar
  14. Não me revejo num presidente que subtilmente, apela à violência. Refiro-me aos episódios que se tem passado com AVB e a agressão ao segurança da casa do mesmo. Sobre isso PC disse zero. No entanto, não ficou calado ao dizer que "os amigos são para as ocasiões", mostrando apoio ao macaco. Como sabemos que o PC não diz nada por acaso, o PC subtilmente está a incentivar essas condutas. É triste ver alguém com 86a, chegar a esse estado. Não me revejo.

    ResponderEliminar
  15. 60% dos americanos acham o Trump "velho" e 86% o Biden. Trump tem 77 anos, Biden tem 81.

    ResponderEliminar
  16. A grande diferença entre o FCP e o Sporting, em termos de plantel, de jogo e de classificação, é que eles gastaram 20M num jogador que os transformou de 4°s em 1°s e nós gastámos 20M num jogador que só nos enterrou e que foi parar à equipa B e depois foi emprestado.

    PdC até certa altura, punha o FCP acima de tudo. Depois, passou a pôr os seus interesses e os dos seus acima dos interesses do FCP. E agora, o FCP está muito mal e ele tem de se ir embora pró FCP não ficar tão mal tão mal que já não seja possível fazer nada por ele.

    ResponderEliminar
  17. Joker, utilizares o José Peseiro para fazer valer a tua opinião, não é lá grande ideia.

    Obviamente que temos muito a agradecer ao SC, chegou ao Porto num contexto difícil e fez o que muitos não foram capazes, ganhou. Ganhou com muito mérito, mas também não foi como se diz com uma equipa de nabos, "fez omeletes sem ovos". Para constatar isso basta comparar essa equipa com as atuais, dos 3 grandes.

    Nos últimos anos a qualidade da equipa tem vindo a diminuir, mas a diminuição da qualidade de jogo tem sido ainda maior, não sendo proporcional uma à outra.

    Não consigo perceber a desculpabilização a SC quando se está a fazer uma das épocas mais fracas dos últimos anos, ao nível das que tínhamos antes do SC, sendo que todos esses treinadores que as tiveram, foram criticados.
    Até treinadores mais vencedores que SC foram criticados e o futebol não era tão mau quanto o de agora.

    Acham que seria preciso o Guardiola ou o Klopp treinarem o Porto para conseguirmos ganhar e jogar melhor a equipas como Gil Vicente, Arouca, Rio Ave, Boavista e Estoril (e só estou a contabilizar as equipas em que perdemos pontos e não aquelas contra quem não jogamos nada e ganhamos pela margem mínima ou nos descontos, senão a lista seria bem maior"?
    O nosso plantel é inferior ao dessas equipas?

    ResponderEliminar
  18. Caro DVP e prezados portistas,

    Ao observar as intervenções desanimadoras do candidato a presidente do FC do Porto, que terá 90 anos no final do mandato a que se candidata, torna-se evidente para mim que as próximas eleições do FC do Porto não representam apenas uma mudança de liderança, mas também um momento crucial para uma mudança de regime. Parece-me claro que a atual direção acredita ser a proprietária do clube.

    O empobrecimento das nossas equipas, a prática de antecipar todas as receitas, as constantes emissões de obrigações com juros elevados, a falta de ideias ou a falta de energia e coragem para combater o “polvo encarnado” são preocupações comuns a muitos associados. No entanto, acredito que estas eleições representam muito mais do que tudo isto.

    É uma oportunidade para revisitarmos e fortalecermos os alicerces sobre os quais o nosso clube foi construído e para derrotarmos por completo esta ideia de um FC do Porto ao estilo de uma monarquia. Acredito que teremos uma oportunidade única para decidirmos conscientemente o caminho que queremos seguir.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  19. No video do Peseiro, do Jocker, há uma coisa que salta à vista, ou melhor, ao ouvido, logo a abrir, que me agrada pouco. Ele fala de benfica, sporting...e Braga, depois engasga-se um bocadito, e lá vêm então Porto e Guimarães. Pra ele, pelos vistos, o FCP está no grupo do Guimarães, no grupo do slb e do sporting, está o Braga. Apesar da bonomia, do aspecto de bom-serás que se desprende da pessoa - e que desde logo o torna completamente desaconselhavel pra treinador da minha equipa -, das duas uma: Ou ficou muito ressabiado com a sua passagem desastrosa pelo FCP ou então, é antiportista de berço. A partir daí, o que quer que diga acerca de SC ou outro assunto qualquer que tenha a ver com o FCP, não me merece grande credibilidade. O que dizem ressabiados e antiportistas acerca do FCP, não o posso levar à letra, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  20. Boas tardes caro DVP e saudações Portistas.
    É verdade no FCPorto não se pode criticar o treinador, presidente, sad, DD, claque, prémios e etc, só podemos criticar os sócios do emblema do FCPorto.

    ResponderEliminar
  21. Vou partilhar aqui um link de outro blog, porque achei o post muito pertinente.
    https://otribunaldodragao.blogspot.com/2024/02/verdade-em-nome-proprio.html?m=1

    ResponderEliminar
  22. Respeito a opinião do José Peseiro, como respeito a opinião do Maniche de sentido contrário. Mas tenho a minha opinião formada, não preciso da opinião dos outros para dizer o que penso do SC.
    Recordo que o José Peseiro veio para o FCP com o contrato de ano e meio, mas com a condição de sair no final da primeira época sem criar problemas. O que fez? Exigiu ser indemnizado por quebra de contrato, meteu um processo contra o FCP. Portanto, Peseiro? Diga o que disser estou-me nas tintas...

    ResponderEliminar
  23. Isso de se dizer que SC fez omeletes sem ovos, na 1a época pelo menos, tem muito que se lhe diga. Desse plantel "fraquito", saíram: Felipe e Herrera pró AMadrid, Diogo Dalot e Alex Telles pró MUnited e Danilo Pereira pró PSG. Não está mau, num plantel "fraquito", 5 jogadores saírem prós melhores clubes da Europa e do mundo. E ainda lá havia, Otávio, que saiu recentemente por 60M aos 28 anos, Ricardo Pereira, que saiu pró Leicester por 20M ou +, Oliver Torres que saiu pró Sevilha por 11M, Casillas, José Sá, Maxi Pereira, Layun, Marcano, Sérgio Oliveira, Corona, Brahimi, Marega, Aboubakar, Tiquinho Soares. São 19 nomes, práticamente um plantel inteiro, e ainda podia falar dum Galeno caloiro, dum André André, dum Diego Reyes, dum Gonçalo Paciência, por aí adiante. Olhando pra todos estes nomes, qualquer um vê, que era um plantel com muitos excelentes jogadores, muitos internacionais, muitas soluções no meio campo e no ataque. Quem estava antes que SC, é que nem com muitos e bons ovos conseguia fazer boas omeletes. SC fez uma boa omelete, mas com bons ovos e muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de achares que o plantel da primeira época era bom...só mostra que realmente, até nos adeptos estamos a baixar a exigência. Já passaram 7 anos. É claro que se comparo este plantel 2023/24, com esse, parece que era um fantástico plantel. Se eu comparar um mau plantel com um muito mau, o mau vai parecer bom.

      Eliminar
  24. Negroni, essa narrativa do plantel fraco que só teve direito ao Vaná, fez e bem o seu caminho. Mas quem nos dera ter esse plantel agora... Nessa época, quando estávamos atrapalhados, eu berrava, passa a bola ao Brahimi... Agora quando isso acontece encolho os ombros, não ninguém capaz de tirar um coelho da cartola, assistir ou decidir.

    ResponderEliminar
  25. Segundo consta há dúvidas sobre quem pode ou não pode votar e como o Provedor do associado parece que está desaparecido em combate e não esclarece, é preciso dizer o seguinte:
    Quem pensa que só pode votar com um mínimo de um ano na Categoria Sénior, está errado. Isso só aplica para quem se fez de sócio após os 18 anos. Quem sobe da Categoria Júnior para Sénior pode votar assim que fizer 18 anos de idade - desde que já tenha pelo menos um ano de sócio, como é óbvo
    Entretanto, ao ditado não há sábado sem sol, domingo sem missa e segunda tem preguiça, agora temos de acrescentar e Porto - Benfica sem o Mostovoi de Viatodos arbitrar.

    Também já conhecido o projecto da Academia do Boavista na Maia - sem comentários
    https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/boavista/detalhe/exclusivo-record-conheca-o-projeto-do-boavista-para-a-academia-na-maia?fbclid=IwAR0eXjSIgpqF6Bpvza5yyMcDOOePjUz-I_RV_gtfI4K1rlxOTepgaaxOtuk
    Como me disse um amigo, só faltava que os falidos da Rotunda avançassem para a Academia primeiro que nós...

    https://portocanal.sapo.pt/noticia/347054?fbclid=IwAR2Az8D8A543P8HZfBifpWEbvMG4G4XQX6URQInB5RaRH65Nmn3TcTpsvF0&mibextid=xfxF2i
    Calma, até a 27 de Abril ainda vão prometer mais. Quem quer dar palpites? O que é que estes senhores que agora têm soluções para tudo, andaram a fazer nos últimos anos?

    ResponderEliminar
  26. O senhor presidente se quisesse mesmo ganhar as eleições devia era prometer nunca mais vai ganhar prêmios de milhões enquanto o clube se afunda na ruína, e já agora li em qualquer lado que o macaco e a sua turpe até nos jovens do nosso clube queriam ser empresários, a teta é realmente grande

    ResponderEliminar
  27. Bjorn isso ele já prometeu há dias. Hoje foram mais promessas

    ResponderEliminar
  28. Boa noite caros portistas e uma saudação especial ao dono do blogue MVP .
    Há mais de um ano que não tenho comentado, muito embora tenha estado em contacto quase diário com o blogue . Hoje, se me for permitido, venho tentar recordar 2020 onde, mesmo em pandemia como tive na altura oportunidade de realçar, cerca de 36,5% dos 8.476 votantes não tinham votado no atual Presidente .
    Na altura, o programa dos atuais dirigentes tinha as seguintes pérolas :
    1 - "...Tenho consciência que este é um tempo que exige mudanças e estou disponível para voltar a protagonizá-las..."
    2 - "...Impõe-se renovar os orgãos dirigentes do clube..."
    3 - "...Incrementar a competitividade da nossa equipa principal de futebol...em que as camadas jovens terão um papel preponderante..."
    4 - "...Poderemos fazer mais e melhor quando entrar em funcionamento no próximo mandato a Cidade do FCPorto, um conjunto de instalações de ponta que será muito mais do que um centro de treino ou de estágios..."
    5 - "...Foram ativadas parcerias no voleibol feminino e no ciclismo que se traduzem em títulos, ao nível dos pergaminhos do clube..."
    6 - "...O próximo mandato terá de ser um tempo de maior equilíbrio entre o dinheiro que geramos e o que gastamos..."
    Será que haverá algum portista que acredite em algo que seja apresentado pela entourage (leia-se Koehler) do atual Presidente ? Não quero acreditar que assim seja !
    Por mim espero que se possa votar democraticamente, que não haja incidentes nem antes, nem durante e depois . Se não houver nenhum imprevisto lá terei de fazer umas centenas de quilómetros para ir votar na verdadeira e única mudança que se antevê : AVB2024
    Viva o FCPorto !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, promessas ao lado! Passado 4 anos, repetem o mesmo.

      Eliminar
  29. Prá aquilo que é noticiado pelo PortoCanal como as 3 medidas da candidatura de PdC prá sustentabilidade e crescimento do FCP, há um nome, em linguagem vulgar: Banha da Cobra.

    Vir dizer-se que em 3 anos se vai duplicar as receitas do clube, com medidas que na sua esmagadora maioria dependem do mercado, das estações televisivas, dos adeptos e dos associados e não são controladas pela gestão, é pura aldrabice. Nem os maiores gurus da gestão a nível mundial conseguiam tal milagre da multiplicação dos pães. Comparar estes castelos no ar, devaneios, ilusões, em que do que é controlável pela gestão, só se fala do merchandising e da sua faceta digital o e-commerce e dos prémios de gestão e desdpesas de representação, com as medidas apontadas por AVB, onde se pretende a racionalização de todas as receitas e despesas - bilhetica, merchandising, comissões por venda/compra/empréstimo de passes, remunerações de administradores, despesas de representação, saídas a custo zero, vendas ao desbarato, compras a preços exorbitantes versus formação -, é como comparar truques de ilusionismo com a realidade.

    Mas é inteligente PdC, como sempre, e malandro. Como já sabe, que pelo rumo que as coisas estão a tomar em termos desportivos, muito dificilmente haverá prémios de gestão pra quem quer que seja, toca de prometer uma coisa que o desenrolar dos acontecimentos vai provocar naturalmente. Diz que vai abdicar daquilo que já sabe que naturalmente não vai ter. Mas nada garante, que não vai compensar, aumentando as remunerações fixas dele e dos pares na administração. AVB, prometeu uma descida de 60% nas remunerações fixas. PdC, relativamente a isso, nada prometeu até agora, até pode aumenta-las exponencialmente, lá + prá frente, se achar que está a ser mal remunerado. Bem capaz disso é ele.

    ResponderEliminar
  30. O presidente perdeu completamente o controlo do clube
    1.O treinador manda a seu belo prazer nas dispensas e contratações do clube.....inimaginável há uns atrás
    2. O líder da claque ter o monopólio dos bilhetes na sua zona de controlo sem prestar contas ao clube
    Querer ser empresário de jogadores jovens do nosso clube... Inqualificável
    3.Finalmente jogadores saíram a custo zero a seu belo prazer..indesculpável

    ResponderEliminar
  31. "O FC Porto adquiriu mais 35% do passe de Samuel Portugal ao Portimonense por 1,5M€.
    No total, os dragões investiram 4M€ por 90% dos direitos económicos do guarda-redes".

    Assim, podemos fazer todos os acordos com as mais fantásticas e desconhecidas empresas, mas com esta gestão do futebol nunca vamos sair do buraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar 4 milhões para ter um guarda redes que é uma terceira escolha é a perfeita amostra da total irresponsabilidade do tipo de gestão que temos neste momento , mas sabemos muito bem porque este negócio se concretizou , foi para encher os bolsos de certos empresários .
      O terceiro guarda redes do plantel tem de ser sempre um jovem da nossa formação .

      Eliminar
  32. Ia mesmo falar disso, mas o Vila Pouca antecipou-se. Como é possivel "investir" - deitar fora - + 1,5M de euros num jogador que em quase 2 anos de FCP nunca jogou um minuto? 2,5M era pouco, toca de deitar fora + 1,5M. 4M por um jogador que em quase duas épocas não jogou 1 minuto que fosse!!! O amigo dono do Portimonense agradece. E ainda há as despesas adicionais altíssimas, nas compras de Varela e Nico, na ordem dos 15%. Isto é roubar à má cara o FCP, é mafioso, é ruinoso. Dizem que no próximo mandato é que vai ser, todo o rigor, toda a contenção de custos, e logo de seguida fazem isto! Mas será que há alguém que leve a sério as promessas que fazem para o próximo, eventual, mandato?

    ResponderEliminar
  33. Hoje num zapping passei pelo Porto Canal, e lá estavam a noticiar com pompa e circunstância as novas medidas da campanha de JNPDC. Espero que, quando o André Villas Boas ganhar que de a volta também a este canal desgraçado e o ponha ao serviço do clube. Quantos as medidas subscrevi totalmente os comentários, BANHA DA COBRA. A campanha de JNPDC parece o Chega, é só insultos, mentiras e treta.

    ResponderEliminar
  34. "A empresa Ernst & Young, responsável por fazer auditoria aos relatórios de contas da SAD do FC Porto, publicou esta quarta-feira uma nota em que destaca o facto de o “passivo corrente” dos dragões, no primeiro semestre de 2023/24, ser “superior ao ativo corrente” em 176 milhões de euros.

    "Na sequência de prejuízos incorridos, em 31 de dezembro de 2023, o capital próprio encontra-se negativo e o passivo corrente é superior ao ativo corrente em 176 milhões de euros. Estas condições indicam que existe uma incerteza material que pode colocar dúvidas significativas sobre a capacidade do Grupo em se manter em continuidade. Não obstante, tal como mencionado nas notas 2 e 3, as demonstrações financeiras foram elaboradas no pressuposto da continuidade das operações, prevendo-se a manutenção do apoio financeiro das instituições financeiras e outras entidades financiadoras, nomeadamente através da renovação e/ou reforço das linhas de crédito existentes, bem como o sucesso futuro das operações de alienação de direitos de inscrição desportiva de jogadores, tal como previsto nos orçamentos de exploração e tesouraria, o qual é essencial para o equilíbrio económico e financeiro do Grupo e para o cumprimento dos compromissos financeiros e regulatórios assumidos. A nossa conclusão não é modificada em relação a esta matéria”, pode ler-se.

    Uma nota muito esclarecedora.

    ResponderEliminar
  35. É engraçado como os supostos programas de AVB e PdC estão cada vez mais parecidos.

    O que mais os separa até agora é a forma de alcançar o equilíbrio financeiro.
    PdC acena com cada vez mais milhões de receitas o que significa que na realidade não é necessário grandes mudanças de gestão, apesar de agora dizer que isso vai acontecer.

    AVB acena com corte de custos e de apertar o cinto para depois mais tarde podermos trabalhar em novas fontes de receitas.

    Para mim o corte de despesas é sempre a realista porque é aquela que a gestão tem um controlo mais directo, mas em política normalmente é aquela que leva á derrota porque é sempre a mais impopular e a que cria um sentimento de injustiça.

    ResponderEliminar
  36. Tenho grande admiração por PC e por tudo o que ele fez pelo FCPorto, todos os Portistas têm uma dívida de gratidão para com ele. Não obstante, acho que já deveria ter saido e aproveitado um dos bons momentos em que poderia fazê-lo em beleza. Nos últimos tempos, as promessas que estão a ser feitas rondam o patético, parecendo que, de repente, a situação do clube se tornou equilibrada. Nada mais falso, a dívida continua acima dos 500 milhões e continuam a existir esquemas á margem, como ainda agora vimos com a bilhética e os SD. Enfim, existe uma troupe à volta de PC que nunca quererá perder os seus privilégios!

    ResponderEliminar
  37. Quem quiser ver e dizer alguma coisa sobre o R&C consolidado da FCP - Futebol, SAD, 1º semestre 2023/2024, está aqui o link:
    file:///C:/Users/Vila%20Pouca/Downloads/FR1252808%20(1).pdf

    ResponderEliminar
  38. A campanha do Nuno Lobo não é com o FCPorto , nem para melhorar o que for no clube , a sua campanha é contra o AVB , essa é a sua única campanha , e a sua única preocupação .
    Falar do que mal está na atual direção presidida por Pinto da Costa , está quieto !!!
    Mas até a criticar o AVB é incompetente e ridículo , coitado !!! até o Casillas serve para atacar AVB .
    Muito bem AVB a ignorar este bobo da côrte , não merece que lhe passem sequer cartucho , é insignificante ...

    ResponderEliminar
  39. Caro DVP e prezados portistas,

    Confesso que tenho dificuldade em entender relatórios de contas. No entanto, baseando-me na nota publicada pela empresa responsável pela auditoria, consegui captar alguns pontos cruciais sobre a situação financeira do FC Porto:

    Capitais Próprios Negativos: O clube enfrenta um déficit patrimonial, o que significa que as dívidas totais do clube superam o valor total dos seus ativos. É como se, mesmo vendendo tudo o que possui (estádio, jogadores, edifícios, equipamentos, etc.), o FC Porto não conseguiria pagar todas as suas dívidas. A situação poderia ser ainda mais grave se não fosse a reavaliação contabilística do estádio, que aumentou os capitais próprios em quase 150 milhões de euros.

    Passivo Corrente Superior ao Ativo Corrente em 176 milhões de euros: No curto prazo, especificamente no próximo ano, o clube tem mais contas a pagar do que os recursos financeiros ou ativos líquidos disponíveis para esses pagamentos. A diferença de 176 milhões de euros indica uma lacuna significativa entre o que deve ser pago e o que pode ser imediatamente disponibilizado para esses pagamentos. O clube precisa gerar recursos adicionais, renegociar dívidas, ou encontrar outras soluções financeiras para cobrir este déficit no curto prazo e manter as suas operações financeiras saudáveis.

    Gostaria de ver uma explicação descomplicada deste relatório de contas por parte de André Villas-Boas, Angelino Ferreira, e José Pereira da Costa, que possa ser facilmente compreendida por todos. Gostaria de perceber bem as soluções que eles propõem para o futuro do clube, abordando esses desafios financeiros de maneira prática e estratégica.

    Viva o FC do Porto, sempre!

    Saudações portistas,
    HMF

    ResponderEliminar
  40. Boas tardes caro DVP e saudações Portistas.
    Gratidão era o que o senhor presidente devia de ter com os sócios, adeptos e o FCPorto.

    ResponderEliminar
  41. Agora já vamos tarde, em 11 anos 3 campeonatos arrancados a ferros pela tenacidade de Sergio Conceição, com a benção de Rui Pinto. Mas rapidamente o trafiquense acordou e aí estão eles no manto protetor do clero.
    Há pelo menos 11 anos que PdC devia ter largado a nau, mas a gratidão e veneração a PdC cegou muito gente, incluindo DVP que aqui me censurava forte e feio de tal modo deixei de frequentar este espaço.
    Ainda assim há muita cegueira e o FC Pintismo da Costa ainda é o clube de uns milhares de Portistas avessos à mudança, que preferem ver o clube atrasado, perdedor, devedor e envelhecido mas com PdC, do que modernizado e inovador sem ele.

    ResponderEliminar
  42. António, portanto, vinhas aqui com nick name e eras censurado por criticar o presidente, ou achar que ele devia sair há 11 anos, mesmo quando estávamos num ciclo desportivo fantástico e tínhamos contas muito melhores que agora. Não brinques com a minha inteligência. Tu devias vir era mandar bocas foleiras, insultar e provavelmente a coberto do anonimato, como vinham muitos valentões. E como eu sempre achei e disse-o muitas vezes, é uma cobardia dizer tudo e mais alguma coisas anonimamente não tinhas hipóteses. Sempre disse aqui que se podia ser contundente nas críticas, mas sem ultrapassar os limites e pior a coberto de anonimato.
    E já agora, se há coisas de que me arrependo nesta longa caminhada é não ter acabado com os comentários anónimos mais cedo. Poupava trabalho e canseiras - antes perdia muito tempo a moderar, agora é muito mais fácil, o nick diz-me logo tudo.

    Mas numa coisa tens razão, desde 2020, quando disse que pela 1ª não ia votar JNPC, mudei e por uma razão: acho que para bem do FCP é fundamental uma mudança. Por várias razões que fui apontando, mas principalmente porque o FCP está acima de tudo e de todos. E se em 2020 este sócio comum não apoiou nenhuma candidatura, foi porque achou que os dois candidatos não tinham o perfil indicado. Agora apareceu um que tem e eu dou a cara pelo AVB, mesmo que isso me traga algumas incompreensões e até algumas inimizades.

    ResponderEliminar
  43. Esta lenga lenga anti-Pinto da Costa traz água no bico.Será própria de um adepto do FCPORTO?
    O que moverá este senhor?

    ResponderEliminar