Populares Mês

terça-feira, 5 de março de 2024

 

Na semana passada quase tudo correu mal, no futebol e nas modalidades, ninguém apareceu. Esta, correu tudo bem, apareceu o senhor presidente e também o senhor Baía veio fazer mais uma prova de vida, congratular-se com os resultados do FCP. Se quisesse ser mauzinho, usasse o mesmo critério que serviu para atacar AVB, era capaz de perguntar ao senhor Baía quando despertou para as modalidades? E até tivemos acesso à carta que o senhor presidente escreveu ao plantel. 
Pois, ganhamos, ganhamos não, arrasamos, goleamos o nosso maior rival e isso sabe sempre muito bem, mas é preciso não esquecer o que está para trás e justificar derrotas que pesaram muito na moral de todos, técnicos, jogadores e adeptos, aí ninguém apareceu a dizer nada. 
Agora é tudo maravilhoso, temos uma grande equipa, fizemos grandes contratações, mas só se cita o que correu bem, o que correu mal e houve tantas coisas que correram mal - por exemplo, parece que acertamos no defesa central, mas foi depois de 32 milhões gastos e Otávio custou apenas 500 mil euros ao Famalicão. O que nos levaria a perguntar: com tantos jovens que vêm todos os anos do Brasil para a equipa B, ninguém reparou em Otávio? -, aí deve ser culpa de um bode expiatório qualquer, de todos menos do senhor presidente. E lá tinha de vir a comparação com o remoque de péssimo gosto à mistura, que estes 5-0 tiveram mais sabor que os 5-0 conseguidos pela equipa de AVB em 2010/2011.
- Senhor presidente, não lhe fica bem essas comparações, em 2010/2011 o FCP ganhou tudo, quatro títulos, incluindo um internacional, jogava pra-carago, para enaltecer uma vitória, apenas foi uma vitória que por mais saborosa que seja, para já, não valeu mais que passar de 9 para 6 pontos em relação ao Benfica, não é necessário ser injusto para quem o senhor tanto elogiou na altura. 
Se isto não é campanha eleitoral e em força, não sei o que é campanha eleitoral. E já foi dado o lamiré em relação ao treinador Sérgio Conceição... é só esperar para ver...

Mudar o quê?, pergunta o senhor presidente. 
- Ó senhor presidente, o senhor e quem o acompanha, não fizeram mais nada nas últimas semanas senão reconhecer que é preciso mudar, fazerem o que não fizeram nos últimos quatro anos. Ora tome nota: fim dos prémios de gestão; uma equipa renovada; a Academia, FINALMENTE, parece que vai avançar; o saneamento financeiro em dois anos; um comité de auditoria independente; refinanciar o passivo através de um instrumento financeiro de 250 milhões de euros; reduzir 20% os custos totais do clube; reestruturar o clube e colocar o sócio no centro do clube... Se isto não é uma mudança radical, é o quê?
Quanto a dividir os sócios, uma mentira por mais repetida que seja não passa a ser verdade. O AVB e quem o acompanha, têm respeitado sempre a Instituição FCP e quem a dirige. E não vale a pena inventar, o único "crime" de AVB foi candidatar-se e liderar uma candidatura com potencial para discutir a vitória nas eleições de 27 de Abril. Quem dividiu foi quem a poucos meses das eleições tentou alterar os estatutos, introduzindo alguns pontos, chamemos-lhe apenas polémicos e que esteve posteriormente na origem de uma página negra que envergonha a história do FCP. Isso fez despertar consciências, os sócios mobilizaram-se, a partir daí, como referi na altura própria, nada ficou como dantes. Mas compreende-se que alguém que vive rodeado de elogios e palmadinhas nas costas, está habituado a programas onde a apologia da personalidade é o modus operandi, só ouve os cânticos de Pinto da Costa Allez, Pinto da Costa Allez, Allez, Viva o Rei, Longa Vida ao Rei, acha uma afronta, falta de memória e ingratidão algo tão natural como um sócio que cumpre os preceitos estatutários, vem por bem, candidatar-se à presidência do FCP. 

Notas finais:
Alguém que explique ao senhor presidente que vivemos novos tempos, tempos em que tudo que diz é escrutinado, logo checado. Por exemplo, se diz que não anda aos abraços aos presidentes de Benfica ou Sporting, corre o risco de aparecer nas redes sociais abraçado a Rui Costa. Mas não deixa de ter piada que no seguinte a ter feito estas declarações, um seu vice-presidente e administrador da SAD, o senhor Vítor Baía, tenha aparecido a abraçar Rui Pedro Braz, alguém que já disse do FCP e do presidente do FCP, o que Maomé não disse do toucinho. Cada um é responsável por quem abraça, mas quando se dá uma achega sobre abraços, arriscamo-nos a sofrer efeitos do ricochete.

- Senhor presidente, sabe qual era o lema da campanha do dr. Martins Soares quando se candidatou contra o senhor? "Pela decência". Belo lema, não acha? Mas como agora o doutor o apoia, foi tudo maravilhoso nas campanhas passadas, não foi preciso redes sociais... claro, apenas porque não havia, se houvesse o senhor tem dúvidas que tinham a mesma influência que têm hoje? 
Senhor presidente, as redes sociais até influenciam eleições em grandes países e não iam influenciar as do FCP?

- Senhor presidente se diz que na sua candidatura não quer ninguém que tenha interesses televisivos, corre o risco de ver desmontada essa teoria. Ou não sabe que tem na sua candidatura alguém que está ligado ao consórcio que quer ganhar o concurso da centralização dos direitos televisivos da Liga?

Finalmente, António Oliveira candidata-se aos Órgãos Sociais do FCP. Já que, mesmo querendo muito, nunca teve coragem de se assumir, agora vai na lista de JNPC. Também está bem...
Saúde, António!

Sejamos claros: o grande estratega, mentor e organizador da agenda da candidatura do senhor presidente, é João Koehler. Ora, há quatro anos, como é público, Koehler dizia cobras e lagartos da gestão do senhor presidente. Nessa altura faltou-lhe a coragem para se candidatar, agora vai com Jorge Nuno Pinto da Costa na tentativa de se dar a conhecer enquanto portista, marcar território para o futuro, mas também para olhar pelo dinheirinho que colocou na SAD - não sabemos em que condições... Sim, quem é que conhecia o portista Koehler antes de se começar a esboçar a candidatura às eleições de 2020? Sou um portista atento, que vive o FCP diariamente, não me lembro de nenhuma intervenção de João Koehler em favor do FCP, mesmo nos períodos de mais aperto, quando o clube era sistematicamente atacado, caluniado, vilipendiado, antes de ter dar entrevistas a ameaçar, agarrem-me senão... candidato-me!

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset