segunda-feira, 1 de julho de 2024

Começa hoje uma nova era...



É extraordinário, mas há gente que não enxerga o óbvio. Mesmo perante as evidências e a realidade de um clube à beira do colapso, continua a idolatrar quem colocou o FCP nesta situação e atacar quem, corajosamente, apareceu para o salvar.

Gente que acha normal e até festeja, um clube à beira do abismo, dar um passo em frente e apresentar como uma grande coisa, um gesto grandioso, o facto de um treinador que ganha 7 milhões/ano, assinar um novo contrato de 4 anos, a dois dias das eleições, sem exigir nem mais um cêntimo.

Pela minha parte só espero que AVB cumpra a promessa de campanha. Se tiver provas que houve quem prejudicasse e usasse o FCP em seu proveito, seja implacável.


Dito isto, começa hoje uma nova era. Uma era que, espero e espera o portismo cujo lema é, FCP acima de tudo e de todos, termine em Maio de uma forma que possamos dizer: com uma cajadada só mataram-se dois coelhos...



Portugal 0 - Eslovénia 0. (3-0 nas GP). São Diogo Costa faz 4 milagres e coloca Portugal nos quartos-de-final.


Depois da derrota - que não foi comprometedora - e da exibição muito pouco conseguida frente à Geórgia, Portugal defrontou a Eslovénia para o primeiro mata-mata do Europeu.

Sem invenções e já com uma equipa próxima do onze ideal, o conjunto de Roberto Martínez, como se esperava, entrou a dominar, a jogar no meio-campo dos eslovenos, claramente de tracção à retaguarda, ameaçar, mas sem marcar.

Aos poucos a Eslovénia começou a soltar-se, Portugal entrou num futebol confuso, trapalhão, pouco fluído, não havia ninguém capaz de desequilibrar, desmontar a teia defensiva do adversário.

Numa saída rápida para o contra-ataque através de Rafael Leão, livre perto da área, Cristiano Ronaldo atirou por cima. Era o jogador do Milan, ajudado por Nuno Mendes, o único capaz de meter velocidade, agitar, criar algum perigo. Não adianta cruzar muito e depois só ter Ronaldo na área, um Ronaldo que já não tem aquele tempo certo de subir e cabecear, já não é letal.

A Eslovénia com menos posse de bola, era mais pragmática, dois toques chegava na frente e também ameaçava.

Antes do intervalo Palhinha esteve perto do golo, a bola raspou o poste e saiu.


O nulo ao intervalo era um resultado que se ajustava. Faltava a Portugal que Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Bruno Fernandes  aparecessem mais no jogo. O jogador do City não tinha um rasgo, recebia e tocava, o do United estava muito sobre a esquerda, zona onde já lá estavam Nuno Mendes e Rafael Leão, o capitão não era o ponta-de-lança que a equipa precisava.


Portugal entrou com o mesmo onze na segunda-parte, até começou bem e podia ter marcado. Bernardo Silva atirou por cima.

Novamente de livre perto da área, Ronaldo acertou na baliza, mas foi direito ao guarda-redes.

Com Cancelo bem a desmontar o lado esquerdo da defesa eslovena e a encontrar espaços, o perigo rondou a baliza de Oblak num período em que o domínio português se intensificava. 

Roberto Martínez fez a primeira substituição - minuto 65 -, tirou Vitinha e meteu Diogo Jota, Bruno Fernandes passou para o meio.

Mais um livre de Ronaldo para fora. É, enquanto não fizer golo não há nada para ninguém.

Sem conseguir desbloquear o jogo, o seleccionador português fez entrar Francisco Conceição - minuto 76 - para o lugar de Rafael Leão e como Bernardo é intocável, o "Espalha Brasas" foi para um lugar onde pouco tem jogado nos últimos tempos. 

Já perto dos 90 minutos Ronaldo sozinho rematou para a defesa de Oblak.

O jogo terminou empatado a zero. O prolongamento castigava a incapacidade portuguesa de traduzir em golos a superioridade e o domínio do jogo.


Nos 30 minutos suplementares, os primeiros 15 estavam a ser mais do mesmo: muita bola, mas tudo muito lento, denunciado, fácil para os eslovenos. Até que Diogo Jota de uma forma pouco ortodoxa, conseguiu ultrapassar alguns adversários, foi derrubado dentro da área, penálti que Cristiano Ronaldo falhou - muito mérito do guarda-redes da Eslovénia.

Para os últimos 15 minutos Portugal continuou a porfiar, mas o discernimento já não existia. A Eslovénia que já só queria chegar aos penáltis, beneficiou de um erro clamoroso de Pepe, só não marcou porque Diogo Costa fez um extraordinária defesa frente a um esloveno completamente sozinho.

Já quase a terminar, saíram Pepe e Cancelo, entraram Nélson Semedo e Rúben Neves.

O jogo chegou ao fim sem golos, tudo vai ser decidido no desempate através dos pontapés de grande penalidade.


Nos penáltis emergiu São Diogo Costa, defendeu três penáltis e como Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva a marcaram, Portugal segue para os quartos-de-final.

Acaba por fazer-se justiça, mas é preciso melhorar muito para o confronto de Hamburgo frente à França.



Caixa de comentários

58 comentários:

  1. OLHA O NORTE.
    SERVIRAM O FCP, SERVINDO-SE DELE.
    Sabemos que não vai ser fácil, os roubos, as minas as armadilha à atual direção deixaram o clube de tanga.

    Espero que a auditoria forense seja breve, e que os responsáveis sejam castigados. A partir de agora ficam pra historia pelo bem e o mal que fizeram ao Clube.

    Há por aí muito pintista que vão torcer para que tudo corra mal à atual direção, mas a essa franja de gente, é para onde durmo melhor, é uma minoria que mesmo depois de saberem como o FCP foi esmifrado, continuam a venerar o cessante presidente...

    Desejo como portista à nova direção de AVB, as maiores felicidades com + ou - dificuldades vamos conseguir resolver e continuar a ser o verdadeiro FCP.

    ResponderEliminar
  2. É um novo ciclo que começa , uma nova era , que se espera de sucesso , com títulos , mas o principal foco , é o ser campeão nacional , mesmo sabendo que provavelmente partimos a trás dos rivais , mas o facto de eles estarem na Champions , e nos (infelizmente!!!) não , pode ser uma vantagem , vejam o Sporting no ano passado .

    Quanto ás viuvas pintistas e sergistas , eles andam por aí resabiados , vejamos daqui a alguns meses , quando estiver concluídas as auditorias forenses , palpitame que nessa altura irão desaparecer ...

    ResponderEliminar
  3. Bichinha, diz-me, devo começar a tomar o Omeprazol e preparar o estômago para a bomba sérgista que vem aí nos próximos dias? E presidente do clube de fãs do SC já sabes quem ele vai treinar?

    ResponderEliminar
  4. Esse pintismo doentio, que idolatra quem pôs o FCP à beira do abismo apesar de todas as evidências, e odeia quem está lá agora para o salvar pondo os interesses do FCP acima de tudo, é um caso psiquiátrico grave, esses senhores deviam ser compulsivamente tratados para bem deles próprios e do portismo. Em relação ao(s) ídolo(s), após as auditorias forenses, se houver o menor indício de gestão criminosa, processo(s) crime contra ele(s), sem qualquer contemplação. E com ressarcimento dos roubos, só irem presos é pouco.

    Indo ao que + me interessa agora, o início da pré-época, hoje, estou a gostar dela começar tão cedo, logo a 1 de Julho, não começámos + tarde que os outros, como tem sido hábito. E estou a gostar de ver muitos miúdos da formação chamados à equipa A, embora eu lá pusesse + um, o Anha Candé. Mas percebo que lá não esteja, só tem 16 anos, se se afirmar na equipa B esta temporada, para a próxima terá de certeza uma oportunidade. Os que tiveram agora esta oportunidade de ouro, que a agarrem com ambas as mãos como fez o Martim Fernandes, pra bem deles e principalmente do FCP.

    ResponderEliminar
  5. Dia 1 da nova temporada que se deseja de sucesso total. O ar que se respira no clube deixou de ser bafiento. Os saudosistas do passado que mudem de clube. Se as auditorias revelarem negócios que lesaram o clube, que os seus autores sejam castigados severamente.

    ResponderEliminar
  6. Já começam a fechar, as casas de fachada do FCP. Só queriam mamar, não queriam cumprir regras nenhumas. E ainda se queixam os mamões! Era tão bom ganharem tão bom dinheiro, com bilhetes dados à pala de casas que só existiam no papel e que não passavam de negócios particulares sem qualquer ligação/identificação com a marca FCP, sem terem de fazer + nada que não fosse vender esses bilhetes dados, com lucro total. Que pena, pró Fernando Saúl e resto da rede, tantos milhões fáceis que vão deixar de ganhar. O tempo da mama, pra estes e pra muitos outros, acabou. E ainda recebeu este malandro, uma choruda indemnização quando rescindiu com o FCP. Felizmente, segundo parece, só recebeu a primeira de 3 tranches, paga pela anterior administração, as outras duas, a actual administração não lhas pagou. Ele é que tem de devolver muito dinheiro que roubou com este esquema, com a conivência de PdC.

    ResponderEliminar
  7. Boas. Não vi os pemaltis. Recusei-me a ver aquilo. Temos um treinador que vale zero, não tira as primas donas do jogo, neste caso Bernardo Silva e Bruno Fernandes, eu diria o Cristiano mas não temos substituto no banco e tira os melhores, Vitinha e o Rafael Leão. Só passamos devido ao São Diogo Costa porque de resto, foi mais um jogo que jogamos muito pouco.

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP
    Hoje começa um novo FCP. Estou confiante.
    Quanto à Seleção, não acredito neste treinador. É um contador de histórias. Como se trata de um jogo aleatório, é possível haver milagres e como somos a melhor equipa do mundo sem treinador....

    ResponderEliminar
  9. Um FCP com novas ideias, com ar renovado, começou ontem os trabalhos. Que seja o princípio de uma nova era cheia de sucesso e como diz AVB, de forma sustentada.

    No marasmo exibicional da seleção, algumas coisas que interessam ao FCP, sobressairam.

    Diogo Costa, deu finalmente nas vistas num jogo da seleção e isso pode ser muito importante no futuro imediato do FCP.

    O Francisco entrou para um lugar que não sabe sequer posicionar-se. Fora isso, ainda lhe falta a consistência na seleção e mais um ou dois anos do FCP, não lhe fariam mal nenhum.

    Pepe mostrou uma das razões da sua não renovação. Sendo enorme central, já não tem a pedalada para vários jogos seguidos e o cansaço acaba por lhe ser muito prejudicial em determinadas abordagens. Se quiser sair a um nivel alto, tem que acabar já, se quiser continuar a ganhar dinheiro, terá uma reforma dourada ao lado do Ronaldo.

    ResponderEliminar
  10. Martinez é um mau treinador, tirar Vitinha e Leão que estavam a ser os melhores em campo para entrar o Jota e o Francisco Conceicão, essa então foi de gênio.
    Vitinha é o único jogador a pensar o jogo no meio campo e Leão estava a ser o único jogador desequilibrador a usar a verticalidade.
    Resultado destas "brilhantes" substituições, os eslovenos passaram a ter mais espaço no meio e deixaram de ter dois jogadores ocupados a tentar parar o nosso extremo esquerdo.
    Bruno Fernandes e Bernardo Silva estão cansados e a jogar mal mas ficaram os 120 minutos em campo.
    Ronaldo mesmo não jogando nada à muito tempo todos sabemos que ninguém tem coragem para o encostar, não se mexe, não desce para apoiar a defesa, não corre para apanhar uma bola, não marca um livre em condições, mas é uma lenda planetária e assim jogamos sempre só com 10.
    Valeu o nosso Diogo Costa que fez uma exibição portentosa.
    Com este triste e fraco futebol será um milagre ganhar à França.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  11. Bom dia a todos!

    Já tinha saudades de ver os nossos e fico contente por ver tantos miudos numa pré-epoca e espero que sejam observados com olhos de ver e não apenas para fazer numero.

    Quanto à selecção... Não partilho da exitação e felicidade que todo o povo teve ontem, mas...
    Que exasperação! Não me chateia jogar mal, chateia-me jogar mal e quando o RM mexe põe-me o chico a jogar na Esquerda?!?!?! Não consigo entender...
    Também não entendi a afirmação, do mesmo, a dizer que o Diogo entrou para outro nivel? Acho que a fase de grupos da champions é mais exigente que jogar com a Eslovénia.

    O Diogo Costa sempre demonstrou isto era só ver os jogos com atenção, mas cá no tugão qualquer GR de outros clubes é melhor que o nosso, enfim... sexta-feira regressamos a casa.

    Abraços.
    Sérgio






    ResponderEliminar
  12. OLHA O NORTE.
    A ESTRELA, O SALVADOR DA SELEÇÂO, FOI DIOGO COSTA.
    Só por má fé é que um bronco pode dizer que o guarda-redes não está lá para outra coisa. Pois, só que um bom guarda-redes é aquele que não faz muitas defesas mas está lá nos momentos certos.
    Quanto ao jogo, o mais do mesmo, muita prima dona muita parra e pouca uva. CR7 já não é a mesma coisa, falta-nos um matador. O sr Martinez passa com 20 valores na língua de português, é uma boa pessoa um bom comunicador...

    VIDA NOVA OU NOVA VIDA NO FCP.
    Ontem foi o 1º dia de uma nova vida que se avizinha. Há que apostar na prata no ouro da casa, e se possível, num ou outro jogar seja por empréstimo ou dentro das possibilidades financeiras do clube, mas, sempre que traga alguma diferença.
    FORÇA PORTO.

    ResponderEliminar
  13. Portugal vai ser a Eslovénia da França. Bloco baixo, consistência defensiva, saídas rápidas para o contra-ataque. Espero que a escolha da equipa seja correcta. Não podemos jogar frente aos franceses cheios de jogadores de qualidade com menos um ou dois, mesmo que estejam onze em campo.

    ResponderEliminar
  14. Bem me parece que o Diogo Costa vai ser, em termos financeiros, a nossa Liga dos Campeões.

    ResponderEliminar
  15. Começou a nova época. um novo ciclo, que os novinhos consigam dar o salto e se afirmem, é uma oportunidade única que têm, esperemos que se construa uma equipa digna, competitiva e capaz de surpreender, com o apoio dos sócios e adeptos, críticos, mas conscientes da nossa situação. Veremos como fica constituído o plantel.
    Quanto à seleção, como sempre digo, não dou relevo especial, mas tenho que destacar o Diogo Costa, enorme e as saudades de ver o Vitinha no nosso Clube...
    De resto, o costume, fala-se no Rafael Leão, estica o jogo, verdade, mas chega à linha e depois? quantas bolas enviou para a área em condições de finalização? Talvez uma...
    Muita gente fora de forma, treinador pouco esclarecido e Ronaldo dono da bola, que também não chega à área em boas condições de finalização. Teve coragem para marcar o primeiro penalti após o falhanço durante o jogo.

    ResponderEliminar
  16. O CR7 é demasiado grande para a seleção , é tudo sobre ele , mas nesta altura da sua carreira que está a chegar ao fim , o CR7 faz-me lembrar uma diva decadente , não aceita o final , não aceita ser trocada por outra diva mais nova , e arrastasse num espetáculo degradante , ela é e será sempre a número 1 e nunca ninguém lhe diga a verdade triste e dura .

    Contra a França, que diga-se a verdade , não joga nada , e tem ganho com auto golos (como Portugal nos 2 primeiros jogos) , está ao alcance de Portugal , mas temo que o carequinha espanhol estrague esta oportunidade unica de eliminar os gauleses , optando por jogadores de núcleo duro , ao invés dos melhores e dos que lhe dão mais garantias ...

    ResponderEliminar
  17. Boa sorte para esta etapa, vai ser uma época muito exigente, com muita contestação de uma franja de adeptos, mal os resultados não sejam os desejados.

    Quanto à selecção, o seleccionador parece que anda a ver muita televisão e lá tentamos deixar o "infrutifero" futebol de posse para um futebol "vertical", ou melhor, de pontapé para a frente. Como esperado, desta forma Rafael Leão pode aparecer mais em campo mas tudo o resto desapareceu. Isto foi claro, na substituição de Vitinha, apenas o melhor em campo, mas que não sabe pontapear a bola a longa distância como Bruno Fernandes. A surpresa para mim foi Ruben Neves não ter entrado mais cedo.

    Depois lá na frente a única coisa que a equipa está preocupada é que Ronaldo marque 1 golo. Ele neste europeu voltou a ser o rei sol e tudo o resto não interessa. Tudo está subordinado a ele, os outros são apenas actores secundários e todos os nossos movimentos ofensivos estão constrangidos pela sua movimentação. A forma como ontem foi marcar todos os livres foi patética.

    ResponderEliminar
  18. Dragão de Lisboa. Vamos aguardar. Um, se vai ser transferido. Dois, mesmo que seja pela cláusula, quanto vai para o empresário já definido quando da renovação? Três, quanto do passe do Diogo Costa já está empenhado a terceiros que emprestaram dinheiro ao FCP?

    ResponderEliminar
  19. Boas,
    O AVB melhor do que ninguém sabe o que está a fazer pelo menos demonstra confiança já é um passo importante!

    Acredito que vamnos ter que vender e bem e comprar também
    DIOGO COSTA
    F. CONCEIÇÃO
    GALENO
    PÊPE
    WENDELL

    Se conseguirmnos uma mais valia de 100 milhoes de euros ...excelente

    Pêpe e nessa operação conseguir 20m€...podia ser interessante a sua ida para barcelona..em troca viajar o FAYE titulo definitivo e o VITOR ROQUE (por emprestimo) com uma opção de compra!!

    Wendel fala se na juventus....eu proponha a ida do brasileiro para a Juventus em troca viria o Tiago Djaló nem que a gente tenha que dar 5m€ ficariamos com a situação dos centrais resolvida

    Galeno mercado inglês após a champions que fez não podemos desaproveitar a sua saida...não cometer erros do passado por imposição do treinador

    F. Conceição..se pagarem os tais 30m€ é deixa ló ir pela diversas razões que sabemos queira deus que apareça alguém
    Acredito que no nosso campeoanato haja um jogador que possa fazer o papel do chico...BELLOUMI

    Contratações
    Tjark Ernst gr alemão...
    Tiago Djalo
    Faye
    Julio Soler (Lanus argentina)
    Belloumi Farense
    Wesley corinthians
    Fábio Vieira (emprestimo)
    Vitor Roque







    ResponderEliminar
  20. Caros Portistas,

    Começamos uma nova época e uma nova era, os sinais indicam que em breve estaremos no patamar a que fomos habituados mesmo com os graves problemas financeiros deixados por uma gestão danosa e criminosa. Como o DVP diz, não se sabe quantos passes dos jogadores já estão hipotecados.
    Quanto aos jogadores que se apresentaram ontem é muito bom ver miúdos da formação na equipa A e muitos deles cheios de qualidade, há que dar tempo que eles vão rebentar e dar-nos muitas alegrias. Se fosse eu a mandar vendia Namaso e Toni Marinez e ia buscar o Wendel avançado à equipa B, muito melhor que os 2 juntos e ficava com Navarro.
    A apresentação dos equipamentos volta ao centro da cidade, muito boa iniciativa e se for acompanhada com bancas espalhadas pela cidade a vender equipamentos e adereços vai ser um grande sucesso, parabéns!!
    A seleção é o costume, jogam parados e a passo, não há velocidade nas trocas de bola, vejam a diferença de velocidade de jogo entre nós e a Espanha. O treinador é muito fraco, já com a seleção Belga com uma equipa fantástica ganhou zero, bola, não sabe mais do que mostrou ontem, tirar os 2 melhores em campo diz muito do que percebe de futebol. Com a França cheiram-me que vamos levar uma goleada, mesmo eles não jogando nada têm o dobro ou triplo da velocidade de jogo. Se o Mampé passar pelo Pepe em velocidade nunca mais o apanha. Ainda bem para o Pepe que o Diogo o salvou de ser o culpado de uma eliminação, seria trucidado e não merecia acabar assim. Que vá para as arábias ganhar mais uns milhões ou se quiser que fique no nosso clube para dar exemplo do que é ser um profissional de excelência e jogador à Porto que também fica muito bem.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  21. Lamachã, presidente refém de treinador, administradores com receio e hierarquicamente abaixo do treinador - é o feitio dele...-, acabou no FCP. Os custos que estamos a pagar são demasiado elevados para repetir a gracinha.

    ResponderEliminar
  22. A seleção a jogar assim é goleada pela frança...mau demais

    ResponderEliminar
  23. Como me interessa muito + o FCP que a selecção, ainda bem que o jogo foi como foi, ainda bem que foi São Diogo Costa a brilhar a grande altura. Que seja igual ou + decisivo ainda com a França, quanto + brilhar, melhor pró FCP. Precisamos de fazer uma grande venda - pelo menos - e o Diogo Costa pode ser o + bem colocado para esse efeito. Resta saber quanto foi já alienado do passe e como é quanto a comissões, que não podem continuar a ser o roubo ao FCP que têm sido. Que DC continue a brilhar a grande altura, merece, e o FCP bem que precisa.

    Quanto ao seleccionador, faz aquilo que qualquer nabo faria no lugar dele. Põe a titulares todos os nomes sonantes, e quando é preciso fazer substituições, tira os nomes menos sonantes - mesmo que sejam os que estão a jogar melhor - e põe em campo os + óbvios naquele contexto, mesmo que fora das suas posições naturais. Os + sonantes dos nomes sonantes, mesmo que andem a dormir em campo, nunca os substitui, haja o que houver. Mas tem uma sorte danada, há sempre um Chico ou um Diogo Costa que o salva.

    ResponderEliminar
  24. DVP de acordo, no que diz respeito ao jogo de 6f, se com 11 a história diz que a França é superfavorita, com 10 torna-se ultrafavorita. Mas aposto que o 11 de sexta-feira será o mesmo de ontem e isso é o principal motivo para achar que vimos para casa.

    Vejo todos a dizer que o Diogo vai embora... eu não tenho tanta certeza, assim. Espero também que não haja surpresa na venda e que o dinheiro seja todos para o FCP.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  25. Acho muito difícil a venda do Diogo Costa, pela simples razão de todas as grandes equipas dispostas a pagar o valor da rescisão, estarem bem servidas de guarda redes.
    Ficará por cá mais algum tempo e tirando ele não vejo mais ninguém que possa sair por grandes valores.
    Teremos de vender vários, como por exemplo, Fran Navarro, Wendell, Zaidu, David Carmo, Grujic, André Franco, Eustáquio, Baró e Martinez para se obter uma verba importante.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  26. Bem, entre Portugal e a França, venha o diabo e escolha a pior. Se Portugal tem sido uma quase nulidade futebolística, a França não lhe tem ficado atrás, até na sorte pouco merecida. Ganharam 2 jogos à conta de 2 autogolos, empataram um a zero e empataram outro à conta de um penálti. Que pobreza franciscana! Estão bem um pró outro. Vai ser um jogo aborrecido, penso eu, com duas equipas que não vão arriscar nada, à espera que lhes caia do céu um autogolo ou um penálti. Que seja o Diogo a ser decisivo, como aconteceu ontem, pra bem da selecção e do FCP. Ou então, o Chico.

    ResponderEliminar
  27. Não jogamos um cu, Ronaldo pelas declarações parece que quer jogar o próximo mundial, deus nos valha o homem não ataca não pressiona não faz uma finta recusa se a aceitar a realidade, mas por que carga de água tem que bater os livres todos, faz lembrar quando éramos cachopos e o dono da bola e que decidia tudo, o treinador tem medo dele, ridiculo

    ResponderEliminar
  28. É impressão minha ou este "Pasteleiro" não tem nada a ver com aquele que arbitra no campeonato português?

    ResponderEliminar
  29. Caro DVP olhe que eu estava mesmo a pensar no mesmo, nos jogos da fica “vermelho” de raiva sempre que nos apanha. Ali parece muito civilizado….enfim.
    Grande Diogo Costa, como ele merece isto!

    ResponderEliminar
  30. OLHA O NORTE.
    A BEM DE TODOS.
    Espero que a visita da delegação do FCP com o sr presidente AVB à Câmara municipal do Porto para alem de uma boa relação Câmara, Clube, cidade, haja ó deia fruto a um grande baluarte da cidade que se chama FCP.

    O sr presidente Rui Moreira está sempre aberto a tudo que seja bom para levar o nome da cidade a todo o mundo, para que isso se concretize nada melhor que o grande FCP conhecido em todo o universo do futebol mundial.

    Neste momento difícil do FCP pela razão que todos conhecemos, principalmente a nível de infraestruturas, era bom, bem preciso, que ambos se unam e se entendam procurem boas soluções.

    Ultimamente Câmara e Clube andaram de costas voltadas, (não sei nem me interessa as razões) acho que com novo presidente AVB era o momento de se intenderem, ganhamos todos com isso...

    Por aquilo que li e ouvi parece haver possibilidades do centro de estágio, pavilhão ficarem na cidade, ficaria muito feliz, assim como muitos portistas. Concretizar um sonho em realidade, depois de tantas mentiras...

    ResponderEliminar
  31. Gostei da crônica de MST sobre a seleção , especialmente quando fala de CR7 , certeiro , mas o carequinha espanhol na sexta feira vai voltar a pôr os mesmos , e em posições que não são suas .

    AVB diz que a auditoria forense estará pronta em Outubro .
    Desejoso que passe rápido o tempo , quero ver a cara dos pintistas nessa altura ...

    ResponderEliminar
  32. Boas
    É minha opinião que Messi até pode ser melhor futebolista que Ronaldo,mas Ronaldo é o maior super atleta depois do Péle.
    Continuo a achar que Jota merece mais minutos.
    E Ronaldo devia querer ser decisivo,invés der ser prestativo.
    Sobre livres,ele nunca foi bom marcador deles.De vez em quando entra um.
    E como joga o tempo todo,os músculos nos momentos de decisão não reagem como ele pretende.
    Valeu que os dois veteranos,apostaram no Diogo para aumentar a valor negocial do Porto.
    So um aparte o golo sofrido pelo Diogo no mundial frente a Marrocos,apesar dele ter culpa,está no top 5 de saltos mais altos que jogadores de futebol marcaram de cabeça,ou seja teve culpa,mas também há mérito de quem saltou tão alto para lá chegar.
    Nós vamos ganhar a França.tem de ser,aproveitar as transições deles para mostra a nossa inteligência e sagacidade futebolistica

    ResponderEliminar
  33. Não ha dúvidas,que não se pode confiar no Ronaldo para marcar penaltis.
    Ambos foram marcados em força,o segundo teve a felicidade de ser mais junto ao poste que o primeiro.
    Quando se tem Fernandes,em campo neste momento devia ser ele no momento de pressão a bater.
    Não entendi o porquê de Palhinha ter sido titular contra um bloco baixo,Nunes e Rúben não estão em forma para jogar.
    E é pena mas Neto,não está a nivel de ser decisivo no euro.

    ResponderEliminar
  34. DNeves
    Muito se tem escrito sobre o rendimento de alguns jogadores portugueses no Europeu.
    Se calhar muitos de nós não tivemos a oportunidade de ler uma belíssima análise feita a Ronaldo por um jornalista inglês do Guardian presente em Frankfurt a assistir ao jogo. Diz em título " O espetáculo de Ronaldo é imparável e reduz os outros jogadores a atores secundários"
    Em sua opinião a sua presença em jogo desequilibra a equipa e adianta "...mas tudo é sobre Ronaldo. O futebol português tornou-se o grande psicodrama do envelhecimento dele... há um fascínio sempre que as lendas desaparecem, observar como se enfurecem contra a diminuição dos seus próprios poderes...Questionamo-nos se as hordas de talentosos jogadores do ataque de Portugal se importam em ser atores secundários no espetáculo de Ronaldo. E questionamo-nos sobre a sabedoria de levar uma equipa imensamente talentosa para o Mundial, ou para este Europeu, para tratá-la essencialmente como uma tournée de despedida. Oportunidades de ganhar grandes troféus, oportunidades reais, surgem muito raramente e sacrificá-las diante do ego de uma estrela em declínio, não importa o quão grande já foi, parece indefensável.
    Jonathan Wilson opina que "neste mundo de adoração de celebridades, ganhar jogos de futebol é uma preocupação secundária" referindo que tudo o que se diz e escreve é sobre Ronaldo.
    Acho brilhante o texto, mesmo!
    Outra visão, a minha, sobre uma eventual venda "salvadora" de Diogo Costa. O passe do jogador terá servido de garantia, a um empréstimo. O dinheiro (ou parte) irá para a entidade financiadora abatendo o passivo ou, então, o dinheiro entra em "Caixa" sendo substituída a garantia por uma nova com o acordo do credor.
    Enfim, sarilhos sem conta.
    Domingos Neves

    ResponderEliminar
  35. A propósito da vinda de Kaio Henrique para a equipa B, a minha análise é simples. Sei porque perguntei a quem sabe, se o miúdo tem talento e potencial. A resposta foi afirmativa. Mas não sei se o jogador estava apenas referenciado, apalavrado e até contratado; os novos dirigentes foram colocados perante um facto consumado. Ou se não estava contratado, mas os novos dirigentes analisaram, ponderaram e acharam que o jogador reúne as condições para ser contratado e foi.
    Dito isto, espero que o FCP seja cada vez mais criterioso, deixe de ser uma placa giratória de jogadores, particularmente para a equipa B e escalões inferiores, nalguns casos apenas para satisfazer clientelas. Mas se espero isso, também espero que se por um lado o FCP continue a privilegiar a formação e estar atento ao mercado interno, por outro, não deixe de estar atento a outros mercados, com particular incidência na América do Sul - Brasil, Argentina, Colômbia -, sem esquecer Europa e África.

    ResponderEliminar
  36. Parece que, finalmente, na comunicação e no Porto Media, já temos a limpeza que se impunha . F.J.Marques, D.Faria, M.Tavares etc... A confirmar por O Jogo . Porque parece-me que o Record é o primeiro a divulgar como foi o caso de ontem com os 2 primeiros . Como se pode ver as ideias já lá estavam todas e, como é hábito nestas situações, deve haver muito boa gente a tremer por todos os lados! É a vida ! Esta será a parte da gestão que vem por aí abaixo para termos os resultados desportivos que todos queremos. Chama-se a isto Administrar e Gerir uma Empresa .

    ResponderEliminar
  37. Um jogador que poderia ser uma opção para refrescar o ataque seria o Cristo (Arouca), correndo o risco de ser parecido com o Fran Navarro. Em caso da saída do Evanilson, com o clube a fazer um encaixe financeiro, poderia ser uma opção com capacidade demonstrada no campeonato Português.

    ResponderEliminar
  38. Não conheço o Kaio Henrique, mas deve ter bastante potencial, o Corinthians não ia pôr-lhe uma cláusula de 50M por nada. Não deve ter vindo apenas para fazer número e dar comissão a ganhar como muitos que têm vindo para a equipa B. Foi um negócio de ocasião, em que o Corinthians cede agora, pra no futuro poder ganhar muitos milhões. Daqui por uma época podia sair a custo zero e não ganhavam nada. Pró FCP, o risco é praticamente nenhum. Não pagou nada, ao que parece, ficou com 60% do passe, o salário se calhar é + baixo que o dos jogadores portugueses da mesma idade. Se confirmar o que promete, terá sido um excelente negócio prás 3 partes. Se não confirmar, o FCP também não terá perdido nada de muito relevante. Negócios destes é que interessam. Nem que só um em cada 10 venham a confirmar-se grandes jogadores, já compensa e muito.

    ResponderEliminar
  39. Não conheço o Kaio Henrique por isso não posso falar pela qualidade. No entanto, ao contrário de muitas das contratações anteriores para a equipa B, esta é para uma posição carenciada...

    ResponderEliminar
  40. É bom ver que a venda de lugares anuais quase triplicou no nosso clube , num sinal claro de vitalidade , passaram de 2079 , para 8186 , e provavelmente ainda serão vendidos mais .

    Se o Kaio Henrique veio para a equipe B é porque tem valor , vamos esperar que dê certo , e depois possa saltar para a equipe principal .

    ResponderEliminar
  41. Boas,
    Poderá haver uma forte investida por parte do Manchester City pelo Diogo Costa!
    Eles vão perder o Ederson.

    ResponderEliminar
  42. Quase 4 vezes + lugares anuais vendidos na 1a semana, em comparação com 23/24, com esses lugares 5 a 22% + caros. Bastante + sócios e + quotas pagas. Quando as pessoas confiam e se sentem bem tratadas, dão muito + de si e até do seu dinheiro que tanto lhes custou a ganhar. A popularidade de PdC, era uma ilusão criada pelos SD nos estádios e pelos comentadores pintistas nas televisões.

    ResponderEliminar
  43. Sobre a novela a volta do Cristiano, após o mundial, o F Santos já tinha dado um passo, encostar o jogador e renovar a selecção. Só que, aposto, a FPF deve ter imposto o jogador ao novo treinador. Porquê? Porque ganha dinheiro a conta dele! Se não impôs, este novo treinador teve oportunidade de ouro de se livrar dele. O último jogo, foi o regresso do ego do CR7, quer tanto marcar o seu golo, que os livres foram todos dele! Voltamos a estar metidos nesta salganhada. A selecção joga de uma forma sem ele e outra com ele. É um autêntico exagero um jogador de 39/40 jogar todos os jogos. Mas este treinador, não vale a ponta de um chavo. Tem tido a estrelinha da sorte. Se for eliminado pela França, vai dizer que é normal perder contra ela. Se era para isto, mas valia continuar com o F Santos.

    ResponderEliminar
  44. Continuamos a apostar - e muito bem - no mercado brasileiro...

    ResponderEliminar
  45. Uma nova vida parece ter tomado conta do nosso clube, lugares anuais e a adesão de socios confirmam-no, mesmo sabendo das dificuldades e salganhadas que está direcção herdou. Estamos no bom caminho.
    Quanto à selecção, é extraordinario constatar que quando não jogamos nada, ha sempre um culpado CR7. E não é de agora é de ha muito, em 2016 ele ja estava velho e ja era o culpado tb.
    Na verdade penso que se confirma que um grupo de muito bons jogadores, não significa uma grande equipa, com ou sem CR7.
    Ah e ja agora, a França não tem jogado nada e não está la o Ronaldo !!!

    ResponderEliminar
  46. O real Madrid e que foi esperto despachou o menino aos 30 anos e deixou as birrinhas para outros aturarem, grande capitão de equipa sempre e dar o exemplo de como ser um belo atrasado mental, nem joga nem deixa jogar porque a única que ele tem na cabeca são os recordes individuais e as proezas das redes sociais, aqueles livres frontais o bruno Fernandes e exímio, em 80 livres tem um golo, no último mundial não molhou a sopa e neste ainda ta pior e ainda ha quem defenda isto

    ResponderEliminar
  47. Não deixa de ser curioso que a propósito da investigação que está a decorrer sobre Luís Bernardo, só apareçam as suas ligações a José Sócrates, nem toquem no facto de ter sido director de comunicação do SLB. Tenho a certeza que se exercesse o mesmo cargo no FCP seria exactamente a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  48. OLHA O NORTE.
    Quando cristo subiu ao monte Sinai disse aos crentes para levarem pedras, para lá em cima após uma longa caminhada fazer o milagre, transformar as pedras em pão, só o Judas, o falso amigo de cristo não levou, quando chegou ao cimo do monte foi o único que passou fome que se f.... È o que tem que fazer o AVB a todos esses falsos portistas, que nunca deram nada ao FCP, só se servindo dele enchendo os bolsos, a esses RUA...

    Hoje a Seleção Nacional vai fazer a prova dos nove, vai mostrar o que vale, ou mata ou morre.
    Os franceses neste europeu não se têm mostrado grande coisa, mas, são sempre uma grande seleção. Portugal sem inventar, jogarem os melhores, dar tudo, ser objetivo, todos nós pudemos ser felizes...

    ResponderEliminar
  49. Bom dia Sr.Vila e amigos portistas.
    Esta situação do Cardoso Varela, é demonstrativo do quanto apostar na formação é um tema delicado.
    E o Rodrigo Mora,se tivesse menos de 16 teria também desaparecido?
    Foi o que me pareceu aquando das suas declarações no final do europeu sub.17.
    Triste negócio este do Futebol atual.

    ResponderEliminar
  50. O caso do Cardoso Varela é um entre muitos que aparecem no futebol. O FCP só fez o que devia. Denunciar o caso às autoridades policiais já que é menor, fazer queixa à FIFA.

    ResponderEliminar
  51. O caso Varela acontece porque os paisinhos pensam que lhes saiu a sorte grande e toca a dar péssimos conselhos.
    Interessa mais o dinheiro que os valores, Varela poderia vir a ser um craque e um grande Homem, agora só poderá ser craque.
    Pessoas destas não deveriam interessar ao FCPorto.
    Valdemar Martins

    ResponderEliminar
  52. Isto do Cardoso Varela, acontece quando os jovens jogadores estão rodeados de gente (geralmente familiares) que os vêem como as suas galinhas dos ovos de ouro. O Rodrigo Mora está rodeado de pessoas que querem o bem dele, e por isso tem corrido tudo bem entre ele e o FCP.

    ResponderEliminar
  53. Há anos fiz um post sobre um miúdo de 12 anos que estava no FCP, saiu para ir para fora, foi motivo de uma reportagem na Bola, os pais disseram que iam largar tudo para acompanhar o miúdo. Nunca mais ouvi ou li nada sobre ele.
    No caso o Cardoso Varela pode nem ser os pais, o miúdo, mas gente que se quer aproveitar e faz tudo nesse sentido. O FCP tem no seu departamento jurídico gente com muita experiência em casos semelhantes e portanto é aguardar.

    ResponderEliminar
  54. https://viewer.joomag.com/dragoes-451-jun-2024/0903858001720188180/p8

    AVB na Revista Dragões

    ResponderEliminar
  55. DNeves
    Deixeimos por momentos o futebol e entremos nas teorias da conspiração.
    Pinto da Costa não desapareceu em combate. Vendo a situação que ele próprio criou, caótica, deu às de vila-diogo. Está escondido algures gozando uma bela vida que cofres fortes permitem.
    Sim, cofres, porque contas bancárias deixam rastos, pelo menos as nacionais e isso poderá vir a ser perigoso.
    Este preâmbulo porquê?
    O tribunal que julga o processo "Prova Limpa" não conseguiu notificar PC para este comparecer como testemunha abonatória de Nuno Ribeiro (caso W52-FCP).
    Deduzo que esta situação até beneficiou claramente Nuno Ribeiro porque, a haver testemunho, os juízes entenderiam que se tratava de farinha do mesmo saco - e a avaliar o seu (dele PC) passado mais recente nada ajudaria - caía em saco roto.
    Mas o "homem" deve estar agora " a gozar com quem trabalha" aqui ou ali, mas bem da vida!
    Só espero que se tirem conclusões sólidas e rápidas da Auditoria ora encetada para que, havendo peculato, os agentes sejam responsabilizados e profusamente publicitadas as eventuais práticas danosas. Então, aí, calar-se-iam de vez as vozes Pintistas.
    Está difícil a vida azul e branca, mas tal como Fénix vamos ressurgir, quiçá mais fortes!
    Domingos Neves

    ResponderEliminar
  56. Dneves, não acredito que os pintistas e já agora, os sérgistas, se calem. Mesmo perante as evidências arranjam sempre desculpas, inventam, continuam a agitar fantasmas.

    ResponderEliminar
  57. Pronto, acabou o circo a volta da selecção. Vi o jogo Espanha e Alemanha, grande jogo. Se havia selecção que podia travar a Espanha foi a Alemanha. Hoje Portugal França, nunca vi em todos os jogos que vi com os franceses, uma França a consentir uma posse de 63% vs 37%. A selecção francesa tem grandes jogadores, mas tem feito um mau europeu em termos de rendimento. Espera se muito mais da França. Sendo assim, se havia França que podíamos ter ganho, era esta. Mas era preciso um outro Portugal, mais atrevido e audaz. A insistência em jogarmos com Cristiano, que não fez nada no europeu, erro de casting. Nuno Mendes, grande jogador, para mim o melhor, juntamente com Vitinha. Esta geração podia ter feito mais, mas andamos a queima la porque o Cristiano tem de jogar sempre. Já chega!

    ResponderEliminar