Populares Mês

segunda-feira, 28 de outubro de 2024


 

Depois de um jogo pouco conseguido, mas com uma vitória importante frente aos alemães do Hoffenheim, o FCP tinha de volta às provas internas uma deslocação curta até à Vilas das Aves para defrontar o AVS.
De início com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló e Francisco Moura, Alan Varela, Nico González e Fábio Vieira, Pepê, Samu e Namaso, o FCP com uma excelente 1ª parte e uma 2ª com menos brilho, mas sem correr riscos, goleou e segue na perseguição ao líder Sporting.

Com Pepê sobre a esquerda e Fábio Vieira na direita, Samu e Namaso pelo meio, o jogo começou com AVS organizado, dando pouco espaço, algumas dificuldades iniciais para o conjunto de Vítor Bruno. Mas em cima do minuto 9 muita sorte para a equipa da casa, bola no poste de Ochoa. Esse lance mudou o rumo do jogo. Aos 12 Dragões novamente a ameaçar, bola desta vez na barra. Estava muito bem o FCP, só faltava o golo. Que podia ter acontecido aos 19, mas Fábio Vieira desperdiçou. Aos 22 minutos, finalmente fez-se justiça, marcou Nico de cabeça.
Feito o mais difícil, era importante não adormecer, manter o ritmo, a dinâmica, ir à procura do 2°.
Num período em que os jogadores do FCP pareciam deslumbrados pelas facilidades e com tendência a complicar, veio o golo, marcou Samu aos 33, vantagem merecida.
Que aumentou aos 38, voltou a marcar Samu, depois de um magnífico cruzamento de Martim Fernandes após uma tabela com Fábio Vieira que lhe colocou no espaço. Ainda antes do intervalo, mais uma grande jogada, Pepê soltou em Samu que isolado fintou o guarda-redes e de ângulo difícil, marcou o 4°, fez o hat-trick.

O intervalo chegou com um resultado gordo, mas fruto de uma 1ª parte de excelente nível da equipa de Vítor Bruno.

Para a 2ª parte a questão era saber se o FCP iria apenas controlar, descansar sobre a vantagem, ou se iria continuar com o mesmo ritmo, a mesma vontade, determinação e qualidade de jogo, procurar mais golos. 
Os Dragões regressaram com o mesmo onze, mesmo tendo baixado de rendimento em relação à 1ª parte, criaram algumas oportunidades, podiam ter marcado mais golos. O AVS também teve algumas, poucas, possibilidades e quando Rodrigo Mora fez o 5° em cima dos 90 minutos, já não se esperava alteração do resultado.
Aos 64 minutos Vítor Bruno tirou Nehuén, Fábio Vieira e Namaso, entraram Zé Pedro, Rodrigo Mora e André Franco, mais tarde, minuto 78, saiu Martim Fernandes e entrou João Mário, aos 83 Alan Varela deu o lugar a Eustaquio.

Tudo somado, vitória com goleada, numa excelente prestação da equipa de Vítor Bruno, naturalmente melhor nos primeiros 45 minutos e noite tranquila para o portismo como já não acontecia há muito tempo.

Quando o colectivo funciona potencia as individualidades. Hoje já houve mais Fábio Vieira, tornou a haver Samu, um excelente Pepê na esquerda a jogar com Moura e deu para Mora jogar quase 30 minutos. Marcou o último golo, mas entrou nervoso, não brilhou muito porque queria fazer tudo, mostrar serviço. 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset