segunda-feira, 28 de outubro de 2024

AVS SAD 0 - F.C.Porto 5. Excelente 1ª parte na origem de uma goleada e numa noite tranquila para o portismo


 

Depois de um jogo pouco conseguido, mas com uma vitória importante frente aos alemães do Hoffenheim, o FCP tinha de volta às provas internas uma deslocação curta até à Vilas das Aves para defrontar o AVS.
De início com Diogo Costa, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló e Francisco Moura, Alan Varela, Nico González e Fábio Vieira, Pepê, Samu e Namaso, o FCP com uma excelente 1ª parte e uma 2ª com menos brilho, mas sem correr riscos, goleou e segue na perseguição ao líder Sporting.

Com Pepê sobre a esquerda e Fábio Vieira na direita, Samu e Namaso pelo meio, o jogo começou com AVS organizado, dando pouco espaço, algumas dificuldades iniciais para o conjunto de Vítor Bruno. Mas em cima do minuto 9 muita sorte para a equipa da casa, bola no poste de Ochoa. Esse lance mudou o rumo do jogo. Aos 12 Dragões novamente a ameaçar, bola desta vez na barra. Estava muito bem o FCP, só faltava o golo. Que podia ter acontecido aos 19, mas Fábio Vieira desperdiçou. Aos 22 minutos, finalmente fez-se justiça, marcou Nico de cabeça.
Feito o mais difícil, era importante não adormecer, manter o ritmo, a dinâmica, ir à procura do 2°.
Num período em que os jogadores do FCP pareciam deslumbrados pelas facilidades e com tendência a complicar, veio o golo, marcou Samu aos 33, vantagem merecida.
Que aumentou aos 38, voltou a marcar Samu, depois de um magnífico cruzamento de Martim Fernandes após uma tabela com Fábio Vieira que lhe colocou no espaço. Ainda antes do intervalo, mais uma grande jogada, Pepê soltou em Samu que isolado fintou o guarda-redes e de ângulo difícil, marcou o 4°, fez o hat-trick.

O intervalo chegou com um resultado gordo, mas fruto de uma 1ª parte de excelente nível da equipa de Vítor Bruno.

Para a 2ª parte a questão era saber se o FCP iria apenas controlar, descansar sobre a vantagem, ou se iria continuar com o mesmo ritmo, a mesma vontade, determinação e qualidade de jogo, procurar mais golos. 
Os Dragões regressaram com o mesmo onze, mesmo tendo baixado de rendimento em relação à 1ª parte, criaram algumas oportunidades, podiam ter marcado mais golos. O AVS também teve algumas, poucas, possibilidades e quando Rodrigo Mora fez o 5° em cima dos 90 minutos, já não se esperava alteração do resultado.
Aos 64 minutos Vítor Bruno tirou Nehuén, Fábio Vieira e Namaso, entraram Zé Pedro, Rodrigo Mora e André Franco, mais tarde, minuto 78, saiu Martim Fernandes e entrou João Mário, aos 83 Alan Varela deu o lugar a Eustaquio.

Tudo somado, vitória com goleada, numa excelente prestação da equipa de Vítor Bruno, naturalmente melhor nos primeiros 45 minutos e noite tranquila para o portismo como já não acontecia há muito tempo.

Quando o colectivo funciona potencia as individualidades. Hoje já houve mais Fábio Vieira, tornou a haver Samu, um excelente Pepê na esquerda a jogar com Moura e deu para Mora jogar quase 30 minutos. Marcou o último golo, mas entrou nervoso, não brilhou muito porque queria fazer tudo, mostrar serviço. 

74 comentários:

  1. Exibição à Porto dos bons velhos tempos, principalmente na primeira parte. Jogo muito bem conseguido. Samu é uma máquina. Parabéns a todos nós. Só foi pena o 4° cartão amarelo ao Varela que por certo o vai condicionar no próximo jogo, pois o embate com os lampiões está aí à porta. Por falar nesse jogo como é possivel jogarmos com a Lazio na quinta e o jogo com eles ser marcado para domingo??? Seria assim se fossem eles? Duvido. Continuamos a ser comidos de cebolada. Já agora Denis Gul nem no banco? Está lesionado? Mais um a ser desaproveitado? Esperemos por quinta feira para ver o que sucede.

    ResponderEliminar
  2. Foi apenas um jogo, fora, contra uma equipa pequena, mas com tanta coisa boa! Um resultado de 5-0, que peca por escasso, um hattrick de um miúdo de 20 anos em 14 minutos, duas assistências para golo de um miúdo de 18 anos, o golo inaugural do jogo por um miúdo de 22 anos que cada vez joga +, Fábio Vieira a começar de carburar e a fazer uma excelente assistência, e finalmente, a cereja no topo do bolo, um miúdo de 17 anos a marcar o seu 1° golo na 1a liga. Ufa, foi muita coisa extraordinária para um jogo só.

    PS Um ou outro portista que costumam ser céleres a vir dizer mal quando alguma coisa não corre bem, vejam lá se arranjam um bocadinho para virem dar um elogio à equipa e ao treinador.

    ResponderEliminar
  3. Vitoria tranquila .
    Samu , um hat trick em 12 minutos (bateu o recorde do hat trick mais rápido que era do Kostadinov de há 30 anos).
    Começo a recear que Samu possa sair em janeiro ...
    Alan Varela , viu hoje o quarto amarelo , muito cuidado , se levar outro amarelo no próximo jogo fica de fora no galinheiro contra os lampiões ...
    Rodrigo Mora estreou - se a marcar , que seja o primeiro de muitos ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém devia ter dito ao Varela para forçar o 2° amarelo, perto do fim do jogo, com um agarrão ostensivo ou outra coisa sem violência. Cumpria o castigo da expulsão por duplo amarelo no jogo para a taça da liga com o Moreirense e ficava só com 3 amarelos para o Estoril podendo levar o 4° nesse jogo. Assim, se vir amarelo com o Estoril, é o 5°, e fica fora do slb.

      Eliminar
    2. Caro Negroni,

      durante o jogo também me lembrei disso, mas não tenho a certeza se as regras ainda são iguais. Sem que isso já foi feito noutras alturas.

      Será uma decisão difícil para o treinador:
      -usar Varela e correr o risco do 5º amarelo
      -não o colocar a jogar de início e ter que recorrer a ele arriscando na mesma o 5º amarelo -não o convocar passando uma mensagem ao balneário de que o jogo não tem tanta importância e que o Varela não tem substituto à altura para jogar com os lamps.

      Se fosse eu arriscava e colocava-o a jogar. Mas de fora é fácil tomar decisões. Estando lá a conversa é outra.

      Eliminar
    3. João Reis, acho que vermelho, o castigo é para cumprir no jogo imediato, seja de que competição for, 5° amarelo, o castigo é para cumprir na mesma competição. Não tenho a certeza absoluta mas acho que ainda é assim.
      O Varela só tinha que agarrar algum adversário ostensivamente, ou agarrar a bola e não a dar a ninguém, para ver 2° amarelo e assim anular o pauzinho na engrenagem do padre de serviço. Não podemos ser anjinhos, os padres continuam de serviço ao slb, há que lhes trocar as voltas.

      Eliminar
  4. O melhor jogo for de há muitos anos!!
    Aleluia...sem galeno o jogo é outro

    ResponderEliminar
  5. Caro DVP:
    Bravo! Excelente primeira parte num bom jogo. Gostei!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Bom jogo, muito seguro e, sobretudo uma excelente 1a parte. As alterações táticas feitas por VB surtiram efeito e baralharam o Aves. A equipa como um todo possibilitou o brilho de Samu . É assim que as equipas têm de funcionar! Foi uma resposta à Porto. Que continuem com este chip agora que vêm aí jogos muito difíceis.

    ResponderEliminar
  7. Grande exibição do FCP na primeira parte! Na segunda parte foi só gerir e até deu para ampliar a vantagem! Martim Fernandes, Samu, e Diogo Costa, são jogadores para clubes do topo europeu....Manchester city, real madrid, barcelona, bayern, psg,...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que alguns Portistas já estão a querer vender os nossos melhores jogadores; será que são agentes? Esses clubes que mencionou não são maiores que nós, têm apenas mais dinheiro que nós. Só há um Porto!

      Eliminar
  8. O FCP tornou o jogo fácil, o AVS pareceu pior do que é, temos de esperar por mais jogos, mas houve coisas que funcionaram e que já tínhamos aqui comentado. Namaso menos complicativo, a não se agarrar à bola até a perder e a preencher bem aquele espaço entre o Nico e o Varela e atrás do Samu, descaindo para a esquerda, obrigando o lateral a ter que levar com ele, com o Pepê e com o Moura. Pepê ainda uma ou outra entrega ao domicílio, um golo desperdiçado, mas boas combinações e melhores definições. Na direita idem, Fábio e Martim, variaram o jogo. O Fábio umas vezes ia para dentro e fazia a jogada, outras combinava com o Martim e este ia cruzar junto à linha e esteve em dois golos na 1ª parte. Enfim, sem embandeirar em arco, foi uma boa amostra do que podemos fazer e agora é trabalhar sobre uma defesa que está encontrada, um meio-campo/ataque que para estes jogos também. Em outros jogos, com maior grau de dificuldade, Galeno e um reforço do meio-campo também pode ser a solução.
    Aguardemos. Mas gostei.

    ResponderEliminar
  9. Caro DVP,
    Esta exibição já fez lembrar os velhos tempos! A primeira parte foi do melhor que vimos nos ultimos anos. Excelentes movimentos, sempre em.velocidade e reação fantástica à perda da bola. Foi uma demonstração de força e qualidade. Depois, temos um verdadeiro matador. 3 remates. 3 golos.
    Vamos ver se foi fogacho ou um salto em frente!!

    ResponderEliminar
  10. Excelente jogo da equipa! O Samu é uma máquina, que reforço! Com 20 anos tem uma margem de progressão brutal. Espero que ele continue neste caminho porque se continuar poderá ser um grande encaixe financeiro para o clube. O Fábio já esteve melhor mas ainda precisa de jogar, por isso na minha opinião poderia ser opção para quinta-feira. Não acredito que o Namaso ganhe o lugar ao Galeno, mas foi bom testar outras dinâmicas e acho que VB esteve bem ontem.

    ResponderEliminar
  11. Um futebol de encher o olho na primeira parte. Individualmente muitos destaques. Martim e Samu acima de todos.

    No entanto, destaco outros dois jogadores. Pêpê, há muito que não fazia um jogo com tão poucos erros. Damaso na posição que mais pode ajudar a equipa. Sempre a dar soluções de passe, segura muito bem a bola e muito forte em termos físicos.

    Tal como o DVP disse, vejo aqui uma solução para determinados jogos mas há outros que vão exigir outras coisas. Colocar o Galeno de parte das soluções do FCP parece-me precipitado e injusto. Basta olhar aos numeros de Galeno nas temporadas que joga no FCP. Não é o melhor jogador para jogar contra equipas fechadas mas é sempre muito útil quando é necessário um jogo mais direto.

    Sobre Mora totalmente de acordo. Muito precipitado ao contrário do que é normal. O golo pode ter sido importante para tirar mais um peso de cima e começar a jogar o que sabe. Foi talvez a pior entrada que o vi fazer mas muito bem VB a dar-lhe os recados logo no relvado. A vantagem é que Mora parece muito confortável a recebê-las e a relação com os companheiros parece ser excelente. É um jogador feliz que sabe que tem que evoluir e esperar a oportunidade certa.

    Agora há que dar continuidade. A amostra foi curta.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom jogo contra uma equipa que ainda não tinha perdido em casa. Não há dúvidas que este miúdo, o Samu é especial! Gostei do arranjo tático e da saída do Galeno, nenhum jogador pode jogar tão pouco e continuar a ser titular ( esta era para mim um dos piores defeitos do SC). O Varela que se cuide que vão tentar tirar do jogo contra as galinhas.
    Parabéns a equipa ao treinador, vamos dar continuidade!

    ResponderEliminar
  13. Uma 1ª parte certinha, simples sem complicar, levou a equipa do FCP para o intervalo com o jogo já resolvido e se fosse mais dilatado nada que espantasse.
    Samu igual a si próprio, faro de golo, FVieira a melhorar, Martim está bem recomenda-se. Todos estavam comprometidos para resolver cedo, 5ª feira há mais.

    Infelizmente temos que ir fazer o jogo a Aveiro. Aquela trupe que nos penaliza devem pensar que somos cobaias para servir de exemplo. Nada que nos surpreenda, aquelas Tias e seus compadres só brotam ódio ao Azul e branco.


    ResponderEliminar
  14. Melhores 45 minutos da época. Futebol envolvente, dinâmico, jogadores sem medo de arriscar no passe, boa reação á perda de bola e criação de inúmeras oportunidades de golo na primeira parte. Na segunda uma equipa adulta, a controlar o jogo com bola e sem permitir nada ao adversário. Nem peço tanto, umas vezes resulta e outras não, mas pelo menos algumas destas coisas têm de estar sempre presentes em jogos da nossa equipa.

    Não é a primeira vez que apresentamos bom futebol esta época, a equipa começou nas primeiras jornadas do campeonato a jogar bem, depois tivemos um período mau e ontem voltámos ás boas exibições. Por coincidência ou não, Namaso esteve sempre na equipa quando apresentamos bom futebol e Pepe e Galeno não estiveram simultaneamente nas duas alas quando isso aconteceu.

    A equipa inicial que jogou ontem foi a que melhor se completou entre si. Pepê e Fábio Vieira fazem movimentos interiores que permitem aos laterais criarem muitos desiquilíbrios pelas linhas.

    Namaso apesar de ainda pecar muito no timing de soltar a bola acrescenta muita coisa. É muito móvel, é forte a jogar de costas, tanto dá jogo em apoio como procura as costas da linha defensiva adversária e depois ajuda muito no jogo sem bola. Deu impressão que até o próprio Samu beneficiou de mais espaço para jogar (fora da área) com Namaso em campo.

    A linha defensiva está encontrada, sempre achei o Martim superior ao João Mário e continuo a achar que o Vasco merece mais minutos. Não temos grandes alternativas no meio campo, temos alguns jogadores que não passarão disto e o miúdo tem condições para ser muito importante na equipa.

    Agora é tentar consolidar o que de bom se viu ontem, sendo que na taça da liga optaria por uma revolução quase total na equipa, manteria apenas Varela para ser poupado diante do Estoril para não comprometer o jogo da Luz.

    ResponderEliminar
  15. Não vi o jogo, mas vi o resumo e li várias comentários.
    Bela vitória. Parabéns ao treinador e aos jogadores.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia , falei do Barcelona aqui ontem e vi algumas coisas que me agradaram muito na 1 parte . Pressão alta , linhas subidas mesmo depois de marcar é sempre a procura do golo , movimentações interessantes dos homens mais avançados . Com namaso ganhamos capacidade na pressão alta , PEPe e Fábio muito móveis a dar sempre entrada ao laterais e Samu a ser samu. Djaló tem muita classe é muito certo .

    Espero que seja uma regularidade estas exibições e não uma excepção

    ResponderEliminar
  17. Elogiar o treinador que soube detectar o problema que na minha opinião tem haver com a saida do Galeno e entrada do Namasso que alterou 3 posições!
    Galeno, eu já o tinha dito no jogo do farense em casa, na estreia do F Moura que o Galeno não respeitava as subidas do lateral esquerdo e não consegue efetuar passes curtos para isolar os seus colegas. Galeno é um jogador talhado para as competições europeias, sobretudo quando estamos a ganhar e espaço para correr, as carateristicas principais que ele têm. O passe do pêpe para o samu no terceiro golo jamais o galeno o faria a titulo de exemplo
    Namasso, um jogador completamente diferente atrás do avançado, um jogador que dificilmente perde bolas, joga bem entre linhas, forte fisicamente e tecnicamente, cria duvida na defesa contrária, bom no jogo aereo
    Finalmente o fábio vieira traz aquela qualidade que a equipa precisa, torna o jogo mais facil e no jogo de ontem, jogou na posição que mais o favorece...a partir da direita para dentro
    Vamos aguardar pelo jogo de domingo para verificar se houve aquele clique no jogo de ontem!!!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns á equipa pelo bom jogo.
    Existiram vários aspectos que me agradaram bastante e nem foi pelo resultado.
    - Dois "extremos" que sabem jogar por dentro permitindo que os laterais pudessem aproveitar as faixas.
    - Pepê do lado esquerdo era um fetiche meu que há muito gostava de ver.
    - Namaso como 2 avançado era outra experiência que gostava muito de ver. E gostava de dar uma palavra especial a este jogador porque sou dos poucos adeptos que o aprecio bastante e mesmo sabendo que tem um pecado muito grande para avançado, que é a falta de golo, na minha opinião dá muitas coisas boas á equipa.

    Uma palavra para Galeno. Para mim nunca será o extremo necessário para a equipa, se quisermos ser uma equipa dominadora com bola. A sua adaptação a defesa esquerdo, de todas as adaptações que assistimos nos últimos anos, era a que, para mim, mais sentido fazia. Talvez VB consiga fazer com ele algo parecido como Flick está a fazer com Raphinha no Barça.

    Continua a existir muito trabalho pela frente, não basta um bom jogo para todos os problemas desaparecerem, mas é bom ver que é possível tentar apresentar bom futebol.

    ResponderEliminar
  19. Queria dar a minha opinião, mas já está no ultimo paragrafo do texto.
    Reforço só a melhoria do Pepê, com menos entregas ao domicilio e o regresso da canhota do Fábio Vieira, a abrir autoestradas.
    Que seja para continuar.

    ResponderEliminar
  20. Quando se joga assim estamos todos de acordo. Quando nao há vedetismo e se simplifica as coisas a equipa rende mais. FCP sempre, acima de tudo e de todos.

    ResponderEliminar
  21. Se eu não fosse portista, por isso quando defendia e apoiava JNPC, estava a defender e a apoiar o presidente do meu clube, fosse apenas pintista, sentia-me profundamente traído. Depois da amizade com LFV, hoje foi o almoço com alguém que andou 20 anos a dizer de JNPC o que Maomé não disse do toucinho, refiro-me ao Otávio Lacrau Machado.
    Enquanto no livro faz um ajuste com contas com muitos que estiveram ao seu lado, vai aparecendo ao lado de gente que ao dizerem cobras e lagartos do presidente do FCP, estavam a insultar o portismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente hoje o ex-presidente encontrou-se com o autor do livro "vocês sabem do que estou a falar" publicado há 12 anos. Afinal ele estava a falar de leitões... Mais um amigo na CMTV... O próximo almoço é no restaurante "O Barbas" na Costa da Caparica, grande comprador de outro best-seller anti-FCPorto "Eu Carolina" . E outros "amigos" se seguirão...

      Eliminar
  22. Caro DVP;
    Andebol . FCPORTO vence VARDAR por 13 golos de diferença. Diogo Rema outra vez em destaque com 16 defesas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Já se nota uma grande melhoria na nossa equipa, acho que estaremos em condições de discutir o jogo e ganhar ao Sporting.

    ResponderEliminar
  24. No andebol boa exibição e grande vitória. Estamos a melhorar o nosso jogo. Vamos ver contra o Sporting. Com mais 1 ou 2 reforços que fizessem a diferença era para ganhar o campeonato, assim...

    ResponderEliminar
  25. Nestes 4 últimos jogos começou a ver-se o que o andebol do FCP pode valer se os jogadores trabalharem muito defensivamente. Ganhar por 13 ao Marítimo na Madeira e pela mesma diferença ao Vardar no Dragão Caixa, não é para qualquer um. A jogar como jogou hoje frente ao Vardar, e houve alguma poupança a partir de certa altura, o FCP pode ganhar ao sporting, que foi empatar recentemente à Macedónia do Norte com o Eurofarm Pelister que até vai 2 pontos atrás do Vardar no campeonato macedonio. Vem na melhor altura este confronto com os de Alvalade.

    ResponderEliminar
  26. Quer seja alguém de dentro do FCP ou fora, um pulha é sempre um pulha.

    ResponderEliminar
  27. Os portistas nunca consentirão que nesta grande Instituição FCP haja, Gurus, Vilões, Papas, Sem vergonha, mentirosos, hipócritas. Esta Instituição nunca será casa de Repouso. Banca ou uma Sociedade de 20 amigos. O FCP é uma Instituição desportiva da cidade do Porto e de Portugal conhecida mundialmente por todos, tem que ser respeitada e reconhecida como o melhor Clube português. O FCP está Acima de Tudo e de Todos O verdadeiro portista é aquele que serve o Clube e nunca se serve dele, que Ama, que sofre com as derrotas e se enche de alegria com as vitórias, que conhece e despreza todos aqueles que nos enxovalham que nos prejudicam.

    ResponderEliminar
  28. Caros DVP e demais Portistas do tasco,

    Já tinha saudades de um jogo assim do nosso amado clube. Creio que desde o último campeonato vencido que não via uma exibição assim, forte ofensivamente, com velocidade na troca de bola e temporizando bem os ataques o que permitia menos perdas de bola e mais capacidade de reação à perda da mesma. Foram 5 mas podiam ter sido mais uns quantos e sem conceder, que me lembre, nenhuma grande oportunidade ao adversário. Adversário esse que também foi muito mansinho no seu momento defensivo o que nos facilitou a vida. Cada um jogo o que o outro deixa jogar.

    Já tinha referido que havia alguma incongruência entre os jogadores titulares e a forma como me parece que VB quer jogar. A inclusão de Namaso melhorou a nossa capacidade de defender dos 2 avançados, em que ele compensa a dificuldade de Samu a defender mas também no momento ofensivo guardando a bola e procurando outros espaços para a receber.

    Outro aspecto importante foi a utilização de Fábio Vieira(mais próximo daquilo que se conhece) na direita, o que faz também com que não se esteja sempre a acelerar o jogo em condução como fazem Galeno e Pêpê potenciando as perdas de bola. Com Vieira e Namaso foram vários os ataques onde percebemos que não tínhamos vantagem em acelerar e pausamos o jogo, juntando a equipa para depois atacarmos de forma organizada.

    Pêpê na esquerda creio que é o ideal para ele. Já tinha dito isso num jogo qualquer este ano onde se entendeu muito bem com Moura. Respeita as subidas do lateral, joga muito melhor por dentro do que Galeno e tem na mesma a capacidade de acelerar se necessário, com e sem bola.

    Custa deixar Galeno de fora, um jogador que tem tido números interessantes, mas a verdade é que tem características muito específicas e algumas limitações gritantes. Percebo que se vai desvalorizar se ficar muitas vezes de fora mas já me mentalizei que aqueles 50M dos árabes nunca mais os vamos ver. Nem em ele valia isso. Tinha sido o melhor negócio de sempre a meu ver. Pena.

    GR e defesa creio que não há dúvidas que são estes, podendo Martim dar lugar a João Mário algumas vezes.

    Nico e Varela são intocáveis neste equipa e claramente sem substitutos à altura. Eustáquio para mim seria o substituto de Varela e não de Nico. Vasquinho pode fazer o lugar do Nico. Mas nunca darão a mesma qualidade. Grujic já desperdiçou N oportunidades desde que cá está. Só mesmo em situações de recurso.

    Samu obviamente está a ser o nosso abono. Mandem para lá a bola que neste momento entram quase todas. Dificilmente manterá este ritmo goleador portanto convém ter também outra soluções.

    Em suma, este 11 pareceu o mais aproximado a nível de características de jogadores daquilo que o treinador pretende do jogo da equipa. Mas não estava tudo mal na 5a feira nem está tudo bem hoje. Até porque, repito, o adversário foi muito mansinho.

    PS: vi uns minutos da equipa B e nesse curto espaço de tempo chamou-me a atenção o Domingos Andrade.

    ResponderEliminar
  29. O FCP até à paragem tem um sequência de jogos quase de 3 em 3 dias: Moreirense - cumprindo os limites mínimos dos regulamentos, é preciso dar oportunidade aos que têm jogado menos -, Estoril no domingo, depois Lazio na quinta e Benfica no domingo, se não estou em erro. Com este calendário porque não Eustaquio no lugar do Varela com o Estoril? Acho que o luso-canadiano a seis funciona, é onde rende mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro DVP,

      visto por esse prisma, da sequência de jogos, então talvez deixasse o Varela de fora com o Estoril para poder fazer Lázio e Benfica onde será indispensável.

      Muito importante a gestão do plantel nestas sequências apertadas.

      Apesar do jogo na Luz ser o último da sequência creio que o fator motivação e confiança pode apagar o fator cansaço, portanto a melhor forma de preparar o jogo na Luz era uma vitória em Roma. Muito difícil, mas não é de todo impossível.

      Eliminar
  30. Concordo muito que Eustáquio rende mais como 6, na posição de Varela, do que como 8. Apesar de ser pior jogador no geral do que o Argentino, é mais forte no aspecto defensivo do que ofensivo e tem um aspecto que o aproxima mais de Uribe do que o próprio Varela, tem um grande raio de ação.

    Confio que o treinador vai rodar a equipa no jogo de amanhã. Primeiro porque já o fez quando não era tão necessário (Bodo) e depois porque o seu discurso passa muito por dizer que todos os jogadores contam.

    Espero que esta novela Amorim acabe com o treinador no Manchester. Se isso acontecer, em circunstância normais acredito que o Sporting se manterá forte. Os jogadores são os mesmos, as dinâmicas e processos estão consolidados é só não estragar.

    Se Gyokeres seguir viagem em Janeiro ou se aparecerem 2 maus resultados seguidos as dúvidas e fantasmas vão pairar sobre a cabeça dos jogadores e adeptos e pode não ser uma tarefa fácil de gerir para o novo treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...acredito que o Sporting se manterá forte..."

      Alexandre, e a cabeça dos jogadores? Tem-lhes sido impingida a ideia da quase transcendência do Bicampeonato que o Sporting já não ganha há uns 70 anos ou +, pelo treinador para começar, a estrutura do Sporting não deixou sair ninguém a não ser velhotes e jogadores secundários por causa da importância extrema do bicampeonato, e agora o treinador, o líder da equipa, põe-se ao fresco, marimba-se para o Bicampeonato? Os jogadores não vão querer saber para nada de cláusulas e coisas do género. Nestas coisas somos todos muito primários, só vimos o essencial e o que nos interessa. E o que eles vêem e sentem na pele, é que, eles não poderam sair para irem ganhar + dinheiro num clube maior num campeonato melhor, e o treinador pôde. E depois, no espírito dalguns jogadores, surgem a mágoa, a revolta, a raiva, que não são nada boas conselheiras e o futebol pode vir por aí abaixo. Que verdade, verdadinha, é aquilo que eu desejo e espero que aconteça ao sporting.

      Eliminar
    2. Eu metia o Eustáquio no lugar do Alan Varela contra o Estoril .
      É importante que Vítor Bruno saiba fazer uma gestão muito inteligente nestes 4 jogos até á pausa nas seleções , e ao mesmo tempo não descaracterizar a equipa como foi no jogo com o Bodo na Noruega ...

      Quanto á iminente ida do Amorim para Manchester United , não me aquece nem arrefece , mas em janeiro , podia-me fazer um favor a nós e aos lampiões , que era de levar o raio do sueco para lá , aquilo caía logo tudo ...

      Eliminar
    3. Caro Alexandre F.,

      relativamente à rotação da equipa eu creio que faria o que os treinadores dizem sempre que não fazem, que é pensar em 2 jogos ao mesmo tempo.

      A verdade é que não sou fã da taça da liga. Nem vou fazer o esforço para ver o jogo. Verei provavelmente a parte final do mesmo. Portanto se tivermos que claudicar numa competição que seja nesta, mas óbvio que quero sempre ganhar todos os jogos e competições portanto também não mexia o 11 completo.

      Mas acho mesmo fundamental tendo em conta a sequência de jogos que o DVP indicou em cima que nestes 2 jogos haja alguma gestão para depois se queimar os cartuchos todos em Roma e na Luz.

      Portanto creio entraria em Aveiro com algo deste género:

      Cláudio Ramos; Martim; Zé Pedro; T.Djaló(faria entrar Otávio); Wendell; Varela; Vasquinho; Namaso; Vieira; Galeno; Samu(seria importante não ter que fazer 90min mas nesta forma tem que jogar sempre)

      Com o Estoril em casa acho que ia desta forma:
      Diogo C.; J.Mário; N.Perez; Otávio; Moura; Eustáquio; Nico; Ivan Jaime; Pêpê(na dta); Borges(na esq); Samu(mais uma vez era importante não ter que jogar 90min)

      Em Roma e na Luz era o 11 que entrou no último jogo se fosse possível.

      Eliminar
    4. Negroni, acredito que isso possa acontecer se houver uma fase má ou se algum jogador sair e o treinador novo tenha de introduzir algo novo na equipa. Aí é que os jogadores podem começar a duvidar e as coisas descambarem.

      Porque também temos o reverso da medalha. Os jogadores como dizes e bem magoados, vão querer provar que o que estão a fazer não é mérito exclusivo do Amorim.

      João, percebo a tua ideia de tentar equilibrar os dois onzes de forma a não chegar ninguém sobrecarregado ao jogo de quinta feira e domingo (excepto Samu), mas sendo a nossa prioridade o campeonato acho que devemos apostar mais aí. Se tivermos de fazer alguma gestão, que se faça em Roma, perante a Lázio.

      Visto que a regra da utilização dos jogadores na taça da liga foi revogada, eu mudaria quase que por completo o 11. Cláudio Ramos; João M., Zé Pedro; Otávio; Wendell; Varela (para não jogar no sábado); Vasco; Galeno; Jaime; Borges e Navarro.

      Iria assim porque também dou pouco crédito á taça da liga (embora queira ganhar todos os jogos), podemos dar minutos a muitos jogadores e pode ser importante para a confiança de alguns e depois deste jogo não vejo outro nosso calendário que permita isso.

      Se passarmos nesta taça jogaremos contra rivais, o que não nos permite esta rotação, os jogos da taça de Portugal são contra equipas de primeira divisão e liga Europa/campeonato é impossível fazer.

      No jogo do campeonato jogaria com a mesma equipa da última jornada, com excepção do Varela e em Roma geria um ou outro jogador com mais cansaço acumulado para ir á luz na máxima força.

      A questão Galeno na Luz não será fácil de gerir. Por um lado o jogador está habituado a jogar e costuma ser importante neste tipo de jogos. Por outro lado o 11 do último jogo fez a melhor exibição da época.

      Eliminar
  31. Boas

    O novo formato da taça da liga,não tem logica alguma do ponto de vista competitivo.

    E as claques não reclamam disso,arranjam outro pretexto.

    Pensei que a taça da liga tinha sido criada para dar competição a jogadores não muito utilizados para evoluir mais,e criar mais ritmo a clubes pequenos

    ResponderEliminar
  32. A Taça da Liga se no formato anterior já era uma vergonha - tudo feito que que chegassem ao play-off as 4 principais equipas do futebol português, neste formato ainda é pior. Como disse há muito tempo, se queriam fazer uma Taça da Liga com credibilidade copiavam o modelo inglês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Sim não me lembrava da época transata.

      Mas o desta época e totalmente descabido.
      Tem razão

      Eliminar
  33. Boa exibição e vitória no basket lá na Hungria. Parabéns à equipa.

    ResponderEliminar
  34. A saída do Rúben Amorim vai ser o fim deste SCP., a equipa vai cair a pique.
    Não deixaram sair Hjulmand e Gyokeres e agora saí o treinador, vão baixar o ritmo e muito provavelmente em janeiro o Amorim leva o sueco.
    Oportunidade de ouro para o Porto lutar pelo campeonato

    ResponderEliminar
  35. Para continuar o dia desportivo em grande, boa vitória no hóquei. Parece é que andamos a dormir no que respeita a contratações pois deixamos fugir o Xano para o Sporting e não fomos buscar o argentino ao Valongo que a Oliveirense aproveitou. É preciso abrir os olhos.

    ResponderEliminar
  36. Caro DVP:
    Vitórias no basquetebol e no hóquei. O caminho faz-se andando!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Excelentes vitórias no basquete e no hóquei. No basquete, foi pena ter-se falhado tantos lançamentos fáceis junto ao cesto senão tinham sido 30 de diferença em vez de 17. No hóquei, só depois de 2 ou 3 maus resultados com más exibições é que finalmente se jogou ao nível a que a equipa pode e deve jogar.

    Gomesfcp, oportunidade de ouro para o Porto tudo fazer para ganhar o campeonato, a lutar pelo campeonato já o FCP está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha mesmo que com o SCP consolidado e nós ainda às apalpadelas do melhor 11 estamos mesmo com hipótese de ser campeão?
      Olhe, eu não acho mesmo nada possível.
      Agora com a saída do Amorim e provável mal estar no balneário, penso que agora sim, temos hipótese.

      Eliminar
    2. Reitero o que disse antes. A lutar pelo campeonato, com 8 vitórias em 9 jogos, já o FCP está. Com as ondas de choque que a saída do sonso Amorim vão provocar em Alvalade, temos de acreditar e dar tudo porque fica mais fácil sermos campeões.

      Eliminar
  38. É extraordinário, o Soluap, nome próprio Francisco Paulos, mesmo quando elogia, não é elogio, ponto. Não, tem sempre de vir acompanhado de uma crítica. Os outros clubes, Oliveirense, Benfica e Sporting que também apostam no Hóquei, tinham de se vergar todos ao FCP, todos os bons jogadores tinham de vir para o Dragão. Haja pachorra!

    ResponderEliminar
  39. Está provado, o homem tem um trauma com o meu nome! Cuidado a quem aponte defeitos e diga as verdades , pois aqui isso é sacrilégio. Haja pachorra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho trauma com o seu nome coisa nenhuma, não gosto é de portistas como você. E não é de agora, é desde os tempos que não era soluap, era Francisco Paulo. Não, não é cuidado com quem aponta defeitos e diga as verdades, há aqui muita gente que faz isso, mas com objectividade e de forma construtiva, você é apenas má-língua. E é verdade, não gosto de portistas que estão sempre prontos a cascar, mesmo quando começam por elogiar. E portanto, como para bom entendedor meia palavra basta, espero que tenha percebido, caso contrário é pura perda de tempo vir comentar.

      Eliminar
  40. Boas

    Está época há reforços,desde já o meu agradecimento a direcção.

    Vitor Bruno,tem feito uma boa campanha nacional,no exterior notou-se a falta de experiência nesses jogos.
    Vitor Bruno tem o dever de manter um nivel alto de jogo,tem qualidade no plantel para tal.

    Espero que a saída de Amorim traga ventos de mudança,porque senão os leões ainda vão bater o recorde nacional de pontos.

    Samu se tivesse chegado no princípio da época, podia ganhar a bota de ouro.

    Espero que Martim e João Mário se entendam, para fazerem uma época de excelência,eu acho que ambos não conseguem fazer uma época competitiva boa, portanto se revesarem está perfeito Martim não é assim tão melhor que João Mário,tem mais qualidade,mas não é assim tanta.Agora dos dois da para fazer uma super época, se eles se entenderem

    Pena foi os reforços chegarem tarde.

    Mas estão ai

    Vitor Bruno não se pode queixar de nada,como não fez até agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comparação entre João Mário e Martim não é muito justa. O 1 vai para a 5 época no plantel principal, tem 25 anos e mantém os mesmos defeitos que tinha quando começou, é muito permeável na fase defensiva.

      O Martim tem 18 anos, está a começar a 2 época no plantel principal, sendo que na época passada pouco contou. Sempre que tem sido chamado tem dado boa resposta, é seguro defensivamente, forte nos duelos (aéreos sobretudo, marcando claramente diferença neste ponto para João Mário) e não sendo tão ofensivo como João Mário acho que é mais criterioso na decisão.

      Do João Mário podemos afirmar que não é constante, temos uma amostra de 4/5 épocas. Do Martim ainda não, ainda não teve uma sequência de jogos suficiente para vermos isso.

      Eliminar
  41. O FCP está a 3 pontos do Sporting, ainda nem chegamos a 1/3 do campeonato e há portistas que já atiravam a toalha, com Amorim no Sporting não tínhamos hipóteses. De certeza, não foi com esta mentalidade que o FCP construiu o seu sucesso. Foi com a de acreditar sempre enquanto a matemática o permitir. Foi com este espírito que o FCP conseguiu conquistar títulos mesmo quando já pareciam perdidos. O FCP no campeonato só perdeu um jogo e embora a derrota até se possa considerar justa, foi apenas através de um erro individual e num período em que o melhor Sporting já estava a baixar de rendimento e o FCP estava a equilibrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Sporting é favorito , mas no futebol nada é garantido .
      Temos uma palavra a dizer , já aqui disse no início da época , acredito que podemos ganhar o campeonato .
      A saída do Amorim não muda muito o estado daquilo que é o Sporting , a máquina está montada e oleada .
      Agora depende quem vier substituí-lo , eu gostaria é que levassem o Gyokeres em janeiro ...

      PS - É bom ver o Amorim com aquele sorriso amarelo sem jeito , tipo "tirem-me daqui por favor" .
      O Cagandas está a fazer sofrer o Amorim ...

      Eliminar
  42. A verdade até a data,é que o Sporting tem o melhor começo de campeonato que eu tenha visto.

    E ê verdade que o Otávio abordou mal o lance com o sueco,mas o leões jogaram mais,tem razão.
    Os reforços nessa data,ainda não contavam.

    O que peca até a data,é a derrota contra 10 na Noruega.
    Se fosse contra 11 talvez,contra 10 foi inadmissível

    ResponderEliminar
  43. O FCP atual está a anos luz da equipa treinada por Villas Boas por exemplo.
    Agora não temos uma grande equipa nem um grande treinador, sermos realistas e aceitar que muito dificilmente seríamos candidatos ao título, seria a atitude mais acertada, eu não vivo do passado mas sim do presente e este presente leva-me a não pedir o impossível.
    Tudo pode mudar com a saída do Amorim e o possível mal estar no balneário.
    A nossa equipa só agora fez um jogo aceitável, enquanto a do SCP jogou sempre bem.
    Sou Portista mas não sou cego, sei ver quando os adversários têm melhor treinador e jogam um futebol muito melhor.

    ResponderEliminar
  44. Cro DVP:
    Ontem manifestei o meu contentamento pelos triunfos no Basquetebol e no hóquei mas penso que falhou a publicação /erro meu. O caminho faz-se andando.
    Penso que está a haver demasiado entusiasmo pela saída do Amorim! Compete-nos fazer o nosso trabalho, nunca vergar nem desistir pois foi assim que escrevemos a nossa história.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  45. Claro que faz sentido comparar plantéis, e treinadores e neste caso o SCP leva grande vantagem.
    Quero ser sempre campeão, mas sei que não depende de querer muito ou pouco, não jogamos sozinhos e a qualidade dos adversários tem de ser levada em conta.
    O SCP era a equipa mais estável até agora, o SLB e nós temos novos treinadores, portanto acho que o SCP partia à frente.
    O FCP ganhou alguns campeonatos sem ter a melhor equipa ? Sim, mas isso foram exceções, normalmente ganha a melhor equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que idade tens, se conheces a história do FCP, se conhecesses saberias que os campeonatos ganhos pelo FCP sem ter a melhor equipa não são excepções, são vários, para não ir mais longe, vão desde Pedroto, Bobby Robson, Vítor Pereira e Sérgio Conceição. Para não ir à Champions League...

      Eliminar
  46. Percebo que se diga que é difícil mas em que é que o FCP nesta altura é menos favorito que os outros dois?

    Num campeonato com um início teoricamente mais difícil que os adversários diretos, perdemos apenas um jogo, em casa de um adversário direto e numa altura que nem reforços tinhamos.

    O Sporting terá um jogo de maior qualidade até agora mas há uma evolução no FCP. Temos conquistado os três pontos e isso vai-nos mantendo na corrida e permite ganhar tempo para ter melhor qualidade de jogo. Calma que vamos lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O SCP tem um futebol bem melhor que o nosso sem dúvida.
      Não acreditava nas nossas hipóteses até agora, sem o Amorim acredito que temos .

      Eliminar
  47. Diz a Bíblia, que o puto David venceu o gigante Golias.
    Ainda há poucos dias se viu o Real Madrid, com teóricamente muito melhor equipa (vale + 400M de euros), a ser esmagado em casa pelo Barcelona. E o Barcelona já vai 6 pontos à frente no campeonato. Porque não há-de o FCP acreditar que pode ficar à frente do Sporting?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser uma nova forma de portismo. Eu só não acredito que podemos ser campeões quando a matemática disser. Basta recuar nos tempos e ir ver o que fui dizendo aqui, por exemplo no campeonato do 1º ano do Vítor Pereira ou no campeonato do Kelvin, ou no que chegamos a estar vários pontos atrás do Benfica no 2º título do Sérgio Conceição.

      Eliminar
  48. Mas tínhamos o melhor treinador, Pedroto, Robson, Mourinho, Villas Boas eram do melhor que havia. Não se fazem omelete sem ovos

    ResponderEliminar
  49. É interessante ver como o Amorim (que tem mérito) aparece em todo o pando como um semi Deus invencível, e agora vai para o United ganhar dizem 8 milhões limpos por ano. E segundo os entendidos ele vai para o clube certo, um gigante adormecido, atualmente o 14 classificado da Liga Inglesa, e que segundo esses mesmos entendidos ele tem tudo para dar a volta ao clube e brilhar.
    Se nos restringimos a factos apenas e vendo o que na prática ganhou o Rúben Amorim comparado com outros treinadores do Porto e an aura deste, e o salário que vai ganhar? Comparemos o que ele ganhou com o Mourinho quando saiu? Ou o AVB? E o Jesualdo?
    Na altura não se falou um centésimo do que se está a falar agora. E comparando o Rúben Amorim com o SC? Ora vejamos no confronto direto 16 jogos, 7 V do SC, 5 empates e 4 derrotas. Que investimento teve Rúben Amorim vs SC: 2020 40M vs 25M, 2021 - 43M contra 25.9M. 2022: 53M vs 36M, 2023 64M vs 45 M e 2024 mais 52M. Títulos conquistados Rúben Amorim: 5, títulos SC 7 ( no mesmo período). Rúben Amorim na champions league incluído esta época: 17 jogos 7 V 3 E 7 S, 27;golos marcados e 27 golos sofridos. SC na Liga dos Campeões não consegui os dados mas dada a performance na Liga Milionária não tenho a minima dúvida de que são muito melhores.
    Ou seja, não há nenhum indicador em que o Rúben saia melhor do que o Sérgio, seja confronto direto, seja em número de títulos, seja na Champions League, e com muito menos investimento. No entanto o SC continua desempregado, e o Rúben Amorim é tratado como um semi deus. Curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Amorim é bom treinador, mas não chega aos calcanhares do Mourinho.
      Tem é uma boa imprensa, comunica bem, é sonso.
      Fazer melhor que o holandês não será muito difícil, agora fazer do United campeão nos próximos anos, isso já é areia demais para ele.

      Eliminar
  50. Não existe una forma de portismo, cada um terá a sua.
    A minha é realista e baseia-se na situação atual do clube, da inexperiência do treinador e da mediana qualidade dos jogadores.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a única forma de portismo que conheço é a de nunca partir como derrotado sejam quais forem as circunstancias..
      ainda na supertaça já festejava o sporting, e nós como acreditei ate ao fim ganhamos ..
      O meu PORTO

      Eliminar
    2. Sem dúvida, acreditar sempre que o azul e branco triunfará mesmo que pareça impossível. Foi assim que demos a volta ao Bayern em 87. Foi assim que fizemos a reviravolta épica, em Maio passado, frente à lagartada. Os adeptos a acreditarem, eu a acreditar, os jogadores a acreditarem, e tudo pode acontecer, até autênticos milagres.

      Eliminar
  51. Gomes, no que diz respeito a luta pelo título faz sentido comparar planteis mas é com atuais dos nossos rivais, não é com os nossos de anos anteriores. É com eles que estamos a discutir o título não é com os anteriores.

    Todos concordamos que o Sporting parte em vantagem, tem o mesmo treinador a várias épocas, a equipa está praticamente toda, tem bons jogadores e jogam bem. Isso não nos impede de mesmo assim acreditar que é possível sermos campeões.

    No futebol nem sempre os melhores ganham (como já deram vários exemplos), há equipas que crescem durante a competição, outras pioram, há lesões, há transferências em janeiro, há jogos em que uma equipa joga muito mas não marca, há outros em que uma equipa não joga nada e ganha o jogo, etc.

    Não vejo onde a nossa equipa seja pior do que a dos rivais, muito sinceramente. Se tivéssemos de escolher o melhor 11 combinado entre as 3 equipas não acredito que o Porto tivesse muito menos jogadores nesse onze do que algum dos rivais.

    Aliás, ate acho que há jogadores no Sporting que são medianos, mas potenciados pelo treinador e pelas dinâmicas da equipa do Sporting parecem melhores do que são na realidade.

    ResponderEliminar