domingo, 6 de outubro de 2024

F.C.Porto 2 - S.C.Braga 1. Vitória justa, objectivo conseguido, mas não podemos durar apenas 30 minutos...

 

Depois do balde de água fria que foi aquele golo fora de tempo e que impediu uma vitória justa e marcante frente ao Manchester; sem tempo para ficar a carpir mágoas; no regresso ao campeonato o FCP tinha contra o SCB mais um teste exigente em que não podia facilitar, perder pontos.

Com Diogo Costa, João Mário, Zé Pedro, Nehuén e Francisco Moura, Alan Varela, Eustaquio e Nico González, Pepê, Samu e Galeno - o mesmo onze que iniciou o jogo frente ao Manchester -, o conjunto de Vítor Bruno entrou praticamente a marcar, por Samu aos 3 minutos, lance anulado e bem pelo VAR - o avançado espanhol empurrou o defesa do Braga.
Continuou a dominar, o perigo rondou a baliza de Matheus. Aos 20 minutos, Nico fez tudo bem, falhou na hora do remate, já enquadrado e bem dentro da área. Passados 2 minutos foi Galeno a falhar outra oportunidade flagrante. Muito bem o FCP, com a exceção da definição e finalização. Faltava definir melhor, mais eficácia ao bom jogo dos Dragões.
Braga só ameaçou aos 30 minutos, valeu Diogo Costa. Esse lance despertou os minhotos. O conjunto de Carlos Carvalhal começou a subir mais e obrigar a defesa e guarda-redes dos azuis e brancos a aplicarem-se. As melhorias bracarenses coincidiram com um período de menos fulgor dos portuenses.
Em cima dos 45 minutos Pepê fez um passe de qualidade que isolou Galeno, o luso-brasileiro foi derrubado, penálti, que o mesmo jogador converteu e deu vantagem ao FCP.
O jogo chegou ao intervalo com a vantagem mínima, mas justa, da equipa de Vítor Bruno. Os azuis e brancos fizeram cerca de 30 minutos bons, podiam ter marcado, baixaram no último quarto-de-hora, mas tudo somado mereceram ir para o descanso na frente do marcador.

Curioso. Nas épocas anteriores havia uma paciência quase sem limites, raramente se ouviam assobios, mesmo quando a equipa jogava bem pior e frente a adversários mais fracos, agora a paciência é mínima, os assobios voltaram ao Dragão.

Na segunda-parte João Mário já amarelado e a ameaçar ser expulso, foi substituído por Martim Fernandes.
Importante não descansar à sombra da vantagem mínima, era preciso manter a equipa desperta, concentrada e procurar marcar, aumentar a vantagem.
Entrou bem Martim e o primeiro remate foi do FCP. Reagiu o Braga, jogo equilibrado.
De um passe desastrado de Galeno já no último terço e com a equipa balanceada, deu origem ao contra-ataque e o perigo.
Não entrou aí, entrou de seguida. Corte de Nehuén, para perto, os médios de cobertura Varela e Eustaquio não estavam lá, não marcaram o jogador Roger Fernandes, golo do Braga num grande remate ao ângulo.
Na reacção o FCP voltou à vantagem, marcou Pepê. Rápido o apanha-bolas a ajudar à reposição, bola chegou a Nico que assistiu o brasileiro para golo.
Fundamental perceber que o Braga estava a subir, arriscar, era preciso aproveitar.
Aos 68 minutos saiu Eustaquio entrou Fábio Vieira. Era preciso ter bola, circular bem e rápido, servir os avançados no espaço. Galeno não pode ficar à espera da bola, tem de ir ao encontro dela, se não vai, expõe Francisco Moura que sobe muito.
O Braga tinha bola, o FCP não e pior, tinha dificuldades em controlar, sair para o ataque.
Ao 80 saíram Pepê e Galeno, entraram Vasco Sousa e Namaso.
Os minhotos estavam por cima, portistas em grande dificuldade para manter a vantagem.
FCP não conseguia ligar uma jogada, a incapacidade de ter bola era flagrante, idem para se aproximar da baliza de Matheus.
Já nos descontos, Samu, exausto, deu lugar a Deniz Gül.
O jogo terminou com a vitória, muito sofrida dos Dragões, que só jogaram bem durante 30 minutos no 1° tempo, onde podiam ter feito mais um ou outro golo.

É verdade que o jogo de quinta-feira foi de grande desgaste, mas as dificuldades da equipa do FCP, em vantagem, ter bola, circular, procurar explorar os espaços que o adversário, obrigado a arriscar, ia dando, dá, é algo que é preciso melhorar muito. Na segunda-parte os Dragões, tirando o golo, praticamente não tiveram mais nenhuma hipótese. 

Gosto muito de Fábio Vieira, acho que pode dar à equipa aquilo que lhe falta, na posse, na qualidade de passe, na criação de espaços, nos lances de bola parada. Mas este Fábio Vieira está longe daquele que a equipa precisa. Espero que na paragem o jovem emprestado pelo Arsenal possa melhorar a condição física, atingir o nível desejado e ser o tal jogador que a equipa necessita.

De qualquer maneira, o objectivo de vencer foi conseguido. 
Agora é fundamental mais consistência na qualidade de jogo, é preciso que a equipa dure mais tempo, não se limite a 30 minutos ou uma parte.



73 comentários:

  1. Bem, vamos tirar algumas conclusões da época em curso....positiva
    1. Ganhamos a supertaça...primeiro título contra o campeão nacional e da forma como foi
    2. Neste momento da equipa tipo do ano passado só temos 6 titulares incluindo o guarda redes...como termo de comparação o Sporting só perdeu 1 Coates!!!
    3. Para o campeonato já fomos a Guimarães, Alvalade, jogamos com o Braga e já fomos a surpresa fo campeonato Santa clara....ao contrário fos nossos rivais!!!
    4. Liga Europa de uma forma ou de outra vamos estar na próxima fase se é através do play off ou diretamente logo se verá daí não estar minimamente preocupado com a derrota no primeiro jogo e com o empate na quinta

    ResponderEliminar
  2. Caro DVP
    Vitoria sofrida com uma segunda parte a meu ver demasiado fraca. Continuamos a cometer erros individuais e coletivo que me parecem muito básicos.
    Nunca fui de assobiar e não vejo qualquer efeito nisso a não ser prejudicar a própria equipa.
    Ainda não foi desta que fiquei convencido mas reconheço que é necessário dar tempo para a equipa crescer embora não seja tão paternalista cono o mister.

    ResponderEliminar
  3. Valeu a vitória. Segunda parte muito fraca que nos valeu muito sofrimento, assim não vale. Esperemos que esta paragen sirva para colocar ideias em ordem e afinar processos.

    ResponderEliminar
  4. Caro DVP:
    O resultado foi muito importante.
    Diogo Costa redimiu-se com duas defesas decisivas.
    Primeiros trinta minutos muito bons. Depois, e principalmente na segunda parte desaparecemos.
    Assobios?! Nunca!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Muito sofrimento após uma boa 1a. parte, principalmente nos primeiros 30 minutos . Penso que os assobios só refletem a saudade que esses assobiadores têm daquele futebol de encher o olho que havia antigamente... Decididamente não sabem ver futebol e, muito menos, ser adeptos do FCP . mas percebe-se, guardaram os aplausos todos para o Pepe...
    Estamos numa fase de crescimento e adaptação com uma inesperada e desagradável ausência de forma do Fábio Vieira (inexistente em campo nos minutos que jogou nos 2 jogos!) ; oferecemos alguns golos e falhamos outros . Se nos unimos em torno de uma candidatura temos , no mínimo, que nos unir em torno de uma equipa que sua e sua e sua como nenhuma outra nos últimos tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Plenamente de acordo, Eduardo Silva. Alguns dos nossos adeptos já se esqueceram da dívida astronómica que a outra direcção nos deixou. Por favor vamos todos ganhar juízo, está bem? Abraço a todos os Portistas. Só há um Porto!

      Eliminar
  6. O FCPORTO joga bem, melhor que com o SC mas é preocupante a pouca confiança a defender... é urgente caminhar no sentidor de alterar isto!
    Ainda não entendo como o defesa do braga nao foi expulso no penalty!..

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a sua análise, a equipa caiu muito e então após as substituições da segunda parte foi aflitivo ver a incapacidade de sair a jogar. O Braga só teve uma oportunidade na segunda parte, aquele remate fora da área mesmo no final do jogo. Será cansaço? Mas então o Braga também jogou fora na 5a f e apareceu muito mais fresco.
    Ficaram os três pontos da vitória. Agora é descansar, recarregar baterias e ver o que se passa com o Fábio Vieira que ainda não está a 100%.
    Há um ano atrás na 8a jornada ganhamos ao colosso Portimonense 1-0 em casa, dessa equipa não jogaram Wendel, David Carmo, Romário Baro, Taremi e o Evanilsson. O Galeno entrou e o Chico Conceicao nem jogou. Entraram Moura, Nehuen, Eustaquio, Galeno e Samu. Sendo que nesse jogo o David Carmo foi expulso e acabamos com o credo na boca…a diferença esteve nos assobios. Na classificação estávamos em terceiro a três pontos do sporting mas com menos 2 pontos….

    ResponderEliminar
  8. Foi bom o FCP ganhar. Este pequeno interregno do campeonato é ótimo para lavar mentes e pensar melhor. Há sectores na equipa que precisam ser melhorados, meio campo, central, e defesa direito.
    Para já, não muito a dizer, somos 2º classificados, gente nova, é só dar uns retoques na equipa.
    Pior é a equipa B, há que ver onde está o mal, se é do cu ou das calças.

    ResponderEliminar
  9. Para mim existiram duas partes, uma até aos 70/75 min, em que tentamos sempre jogar futebol. Não fizemos um jogo de encher o olho mas não era fácil com o Braga sempre muito recuado, não foi fácil entrar no último reduto.
    Depois temos os últimos 20 min em que a equipa entrou em modo de pânico e deixou de tentar jogar futebol. O que me deixou mais perplexo foi que isto foi programado e não foi o Braga que nos obrigou. A própria forma de sair a jogar mudou completamente, sempre com pontapé longo de DC em que não fomos capazes de ganhar uma bola de cabeça nem uma 2 bola. A equipa limitou-se a recuar e dar o jogo á equipa adversária. A forma como nem tentamos sair em contra ataque e limitamo-nos em enviar charutos para a frente...

    As bolas paradas defensivas continuam a ser muito problemáticas e continua a haver muito trabalho para fazer neste aspeto.

    Quanto aos assobios, vou tentar ser simpático. Uma razão é a orfandade de SC e um repetir de VP, os adeptos ainda olham para o treinador como um adjunto e existem conclusões precipitadas de que não serve para treinador.
    Outra razão são expectativas, para mim, desfasadas que com as últimas contratações os problemas ficaram quase resolvidos e por isso se não jogamos automáticamente bem a culpa é do treinador.
    A última é uma questão de comparação. Se os rivais estão a golear, nós também temos de ser capazes disso e se não acontece é logo apontado como sinal de fraqueza.

    É e vai ser uma época muito difícil, com muitos adeptos a exigirem resultados imediatos (aí não somos diferentes dos outros) e os nossos rivais estão fortes o que vai automáticamente diminuir ainda mais a tolerância da massa adepta.

    ResponderEliminar
  10. Sabíamos que por tudo o aconteceu e pela existência de divisionismos de pintistas, sergistas, e de todo um anterior staff à espera de escorregadelas, que teríamos uma época complicada mal alguma coisa acontecesse. Temos uma equipa jovem e com muita gente que entrou, alguns tarde, temos as limitações económicas resultantes da gestão anterior, que não permitem contratar melhores jogadores, as exibições tardam a ser estáveis e aí está a contestação, ao treinador e a certos jogadores.
    O pior, para mim, é que dá a ideia de uma certa intranquilidade do Vítor Bruno e do plantel, fruto precisamente dessa contestação que começou surda nas redes sociais e agora audível no Estádio, mas a verdade, é que assim ou assado, vamos dando conta do recado e temos ganho, há que dar tempo, dentro destes condicionalismos, para a equipa crescer. Com Conceição, não jogavamos melhor e as dificuldades eram as mesmas.
    Tivemos um início de calendário difícil, perdemos em Alvalade, vamos caminhando, agora em mais uma pausa chata para seleções, há que preparar melhor os processos.
    O Braga sempre difícil, mas são mais 3 pontos. Há que apoiar e isolar a contestação latente dos que não querem a rotura com um passado que nos mergulhou nesta situação e estão à espreita para fazer sangue.
    Boa vitória, sofrida, das Meninas do Volei, foi importante ganhar aos lamps, depois da derrota da supertaça, reconhecendo que este ano vamos ter mais luta, mas vamos a ela.

    ResponderEliminar
  11. Sempre achei que assobiar durante o jogo é uma idiotice. Não trás nada de bom, se os jogadores estão nervosos/ansiosos vão ficar pior. É só colocarmo-nos na posição deles, se estivermos a fazer alguma coisa e alguém nos estiver a assobiar/insultar vamos ser melhores? A única coisa que podemos fazer para ajudar é apoiar, depois no final do jogo, aí sim, mostrar o descontentamento.

    Concordo também que, principalmente no ano passado, a equipa jogava bem pior do que atualmente e quase não me lembro de ouvir assobios. Ontem, ainda na primeira parte e depois de 30 minutos bons, onde podíamos e devíamos ter marcado, acabamos a primeira parte ao som de assobios, tendo mais uma vez os jogadores pedido para não assobiarem. Lamentável.

    Quanto ao jogo é verdade que a 2 parte é demasiado má, com comportamentos que se vão repetindo e têm de ser erradicados. VB tem de aproveitar esta paragem para melhorar (muito) todas as fases defensivas da equipa.

    Durante 30 min da 1ª parte a equipa esteve bem, boa reação á perda, criação de oportunidades de golo e um futebol agradável. A partir daí tudo mudou e deixamos de conseguir controlar a equipa Bracarense.

    A 2ª parte foi caótica, não se percebe como é que uma equipa como a nossa, depois de fazer o 2-1 abdica de jogar, quando ainda faltavam 35 min para o fim do jogo. Pior, a equipa baixa demasiado as linhas, defende com 2 linhas de 4 perto da área, mas nem assim defende bem. Mesmo com uma grande densidade de jogadores perto da área, dá muitos espaços e permite muitos remates de zonas perigosas (contra o Manchester permitimos 29 remates, ontem permitimos 18, enquanto fizemos 7).

    Outro problema que nos tem levado a sofrer golos é a má transição defensiva, onde ficam sempre espaços por preencher, nomeadamente á entrada da nossa área. Aconteceu contra o Bodo Glint por exemplo e aconteceu ontem. Os médios não estão bem posicionados para ganharem as 2 bolas à entrada da nossa área. O Perez ganhou a bola no ar e ainda teve de ser ele a tentar encurtar para evitar o remate do Roger.

    As bolas paradas defensivas também constituem um problema, embora ontem sem resultados práticos. Ainda assim foram várias as bolas que entraram na zona de ninguém que ficaram à mercê de um desvio Arsenalista.

    ResponderEliminar
  12. Cont.

    A ideia de construir a 3, baixando o Eustáquio como se fosse o central pela esquerda, permitindo ao Perez ficar no meio, é boa. Porque Perez tem muita capacidade para construir e numa zona central pode ajudar a criar mais desiquilíbrios. Agora o médio que baixa ser o Eustáquio é que já não sei, arrisca muito pouco no passe, acabando na maioria das vezes por jogar para o lado ou para trás.

    Outro problema que podemos ter é que Moura e Galeno gostam de pisar os mesmos terrenos, a linha. Colocar Galeno por dentro, como jogou, é desaproveitar as suas melhores capacidades.

    Acho que VB voltou a mexer mal na equipa. Tal como no jogo contra o United, a primeira alteração foi a entrada de Fábio Viera. E tal como nesse jogo, quando entrou o Português, já a equipa estava apenas preocupada em defender. Se nesse jogo a expulsão de Bruno F. atenuou a entrada de um jogador que é muito melhor com bola do que sem ela, ontem notou-se e a equipa ficou pior.

    A equipa precisava de um jogador que fosse forte sem bola e ajuda-se a equipa a recuperá-la, não de alguém que precisa que os colegas a recuperem para lhe entregar.

    É verdade que notou-se que alguns jogadores estavam cansados, mas isso não pode ser usado como desculpa porque o Braga teve jogo europeu exatamente no mesmo dia que nós, com a agravante de ter sido na Grécia. Não tendo o Braga um plantel com mais profundidade que o nosso, não pode servir como desculpa.

    De todos aqueles em que mais se notou o cansaço foram Samu, que deveria ter sido substituído muito mais cedo e Varela (mas este não havia ninguém capaz de o substituir).

    No final de tudo isto, a verdade é que das 5 equipas (Sporting, Benfica, Braga, Vitória e Santa Clara) que estão no topo da liga, já jogamos contra 4, sendo que 3 desses jogos foram fora. Benfica e Sporting só jogaram contra 1 delas e foi em casa, contra Santa Clara e Porto respetivamente. Portanto, por esta altura sendo a equipa que teve o calendário mais difícil, estar a 3 pontos do primeiro lugar, é muito positivo.

    ResponderEliminar
  13. Vitória justa mas sofrida. Muita intranquilidade e tremideira. A equipa não sabe estar a ganhar. O que gostaria de ouvir do VB era que ele percebe o que se passa e que sabe o que é preciso fazer para resolver o problema a curtprazo. Ficava mais tranquilo. Nota negativa para os dois do meio campo, Varela e Eustáquio. O primeiro está muito abaixo do pode dar, o segundo é um jogador vulgar que se exibiu abaixo da vulgaridade. Precisamos de um seis que possa competir com o Varela. Esperemos que nos próximos dias o Fábio possa recuperar fisicamente porque como está é uma nulidade.

    ResponderEliminar
  14. O jogo com o MUnited foi de altíssima intensidade do princípio ao fim, pagou-se a factura nos últimos 20 minutos com o Braga em termos físicos. O Braga rodou vários jogadores e o Olympiacos não é o MUnited por isso estavam bastante + frescos que o FCP na fase final do jogo e ficaram por cima porque o Porto já não tinha forças para fazer o seu jogo, já só dava para defender o resultado. Não foi nada agradável de ver, mas há momentos em que tem de ser assim, muito sacrifício e pouco futebol. Foi um jogo sempre a descer de nível por parte do FCP, muito bom nos primeiros 30 minutos, bonzinho no resto da 1a parte, razoável/mediocre nos 1°s 25 minutos da 2a parte e mau nos últimos 20 minutos, por força da força física que ia desaparecendo. Ganhou-se justamente, sem golos à slb, que era o + importante.

    Os idiotas assobiadores, que uns são tolos outros todos sabemos quem são, deviam ficar em casa a treinar para concursos de assobio. Ainda antes do penálti e quando o FCP vinha de fazer 30 minutos de excelente futebol e mesmo depois não estava a jogar mal já estavam com a porcaria dos assobios. Devem andar com saudades das grandes exibições e dos grandes resultados da época passada, com o Arouca, o Estoril, o Boavista, o Gil Vicente, etc..

    ResponderEliminar
  15. Alexandre, concordo com quase tudo, mas nós temos um problema que vou abordar em breve, que é não termos ninguém no meio-campo que seja esse jogador. A ideia Estaquio quando a equipa projecta os laterais e fica com três atrás, até pode ser criticada, mas quem em vez do Eustaquio? Ontem, entrando nessa de quem entrou ou quem devia ter saído, tinha tinha tirado o Varela e não o luso-canadiano. Ambos culpados no golo do Braga. Onde estavam? Era um deles que devia estar à entrada da área e completar o alívio do Nehuén.
    Verdade, estou de acordo com a tua análise à dupla Galeno/Moura. Mas isso com trabalho, vai lá, se não for é porque o trabalho não é bem feito ou os jogadores não são muito inteligentes. Galeno e o Moura têm de variar as jogadas. Uma vezes vai um por fora e o outro por dentro, outras o contrário e acredito que ao fim de algum tempo aquilo vai funcionar em pleno, ficar sistematizado. No passado havia várias duplas que tinham características semelhantes e resolveu-se. Por exemplo, João Pinto e Jaime Magalhães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o Varela tem mais qualidade com bola e faria melhor esse papel do que Eustáquio. Porque na saída de bola têm de estar jogadores com capacidade de sair curto ou longo com qualidade e Argentino é mais forte no capitulo do passe. O Canadiano na primeira parte teve vários passes errados em zonas proibidas, inclusive um que custou o cartão amarelo ao João Mário.

      Eu também optaria por retirar Varela em detrimento do Eustáquio. Ao contrário do jogo com o United, não considero que Eustáquio estivesse melhor que Varela no jogo, a verdade é que nenhum esteve particularmente bem (várias perdas de bola, Varela 12 e Eustáquio 13) mas o Canadiano estava mais fresco fisicamente.

      Já o disse aqui alguma vezes, para mim se a equipa jogar com Nico como médio mais ofensivo, a dupla de meio campo devia ser Varela e Vasco. O miúdo tem muita qualidade, intensidade e potencial. Tem de jogar para poder continuar a evoluir.

      Se a opção recair por colocar Nico ao lado do Varela (que me parece a melhor dupla na atualidade) temos uma grande variedade de jogadores que podem jogar como 10 (Jaime, Vieira, Namaso e Mora).

      Acredito que com tempo as dinâmicas entre o Moura e o Galeno possam melhorar, mas é preciso muito trabalho. Não é á toa que o Galeno parecia estar numa forma fantástica enquanto jogou como lateral e desde que passou para extremo baixou de rendimento. Galeno com espaço, colado à linha e vindo embalado de trás, vai ser sempre muito mais perigoso do que recebendo a bola por dentro e no meio de tanta gente, ter de encontrar uma solução, seja de passe ou remate.

      Outro problema que faltou falar foi no defesa direito. Em alguns jogos em casa contra equipas mais pequenas até se percebe a titularidade de João Mário. Contra equipas médias/boas o Martim dá outra segurança defensiva. E até por uma questão de estratégia é muito melhor ter o João Mário no banco para lançar se a equipa estiver a precisar de marcar, do que precisarmos de fazer golo e ter de tirar o João Mário e lançar o Martim.

      Eliminar
  16. O pessoal dos assobios tem que fazer uma retrospetiva, analisar bem, provavelmente estão enganados.
    A equipa acusou o desgaste de quinta feira, mas o Braga também jogou e diga-se de passagem a equipa de ontem não parecia o mesmo Braga de quinta..
    Na primeira parte, a jogar com os extremos abertos, criou mossa na defesa o Braga, mas, noto algum egoísmo na hora de finalizar, duas ou três situações em que havia colegas melhor colocados para poderem finalizar com sucesso e não aconteceu a entrega da bola, aconteceu o mesmo em duas situações contra o MU, que podia dar o 4 - 2.
    A equipa não pode recuar tanto, como fez no segundo tempo, mas, não jogamos sozinhos e ás vezes não é fácil contrariar.
    Penso que o Vasco Sousa, que conseguiu a simpatia do publico e adeptos em geral, não está, ainda, a altura do desafio, a posição dele é ingrata, não permite falhas, comprometeu uma ou duas vezes por excesso de confiança e não jogar fácil, que é o segredo da posição.
    O Fábio Vieira, está muito mal, não acrescenta, a ver se a paragem o põe ao nível que nos habituou. Dá ideia que o Ivan Jaime desapareceu da equipa a pedido da opinião publica e publicada.
    O grande golo do Roger, bom jogador, sofre um desvio no nosso central, que muda completamente a trajetória, mas não deixa de ser fantástico.

    ResponderEliminar
  17. Só vi o resumo alargado do jogo .
    Foi difícil , como era esperado , e as marcas do desgaste físico do jogo com o Manchester United tornaram ainda mais difícil .
    Vencemos bem , apesar dos últimos 20 minutos penosos .
    Galeno bem , o Pepê a subir de forma , o Fábio Vieira ainda está muito longe da forma que o conhecemos .
    O golo do Braga é uma chouriçada , e um azar duplo do Nehuén Perez , que alivia mal e ainda bate nele .
    Mas no geral gostei , tirando obviamente os últimos 20 minutos .
    Agradecer ao jovem Gonçalo Cruz , por ser um excelente apanha bolas , e estar no segundo golo , espero que este jovem que joga nos sub-15 dê um bom jogador. ..

    Parabéns ás meninas do futebol e do voleibol ...

    Ps - Sei que não temos nada a haver com isto , mas os lampiões são burros todos os dias .
    Então não quiseram esperar 30 minutos que foi o que o nevoeiro durou , e ainda por cima agendaram para uma altura e hora em que o mais certo é estar outra vez nevoeiro , burros !!!

    ResponderEliminar
  18. Não quero acreditar que o treinador do FCP tome decisões em função da opinião pública e publicada. Seria péssimo e não augurava nada de bom para a sua carreira. Às vezes é melhor poupar os jogadores, não os utilizar, mostrar-lhes, sem os condenar ao degredo, que precisam de dar mais, render mais. O Iván Jaime era quando estava no Famalicão era o jogador que muitos portistas queriam. Não pode passar a descartável.

    ResponderEliminar
  19. Caros Portistas,

    Mais 3 pontos importantes na luta pelo titulo que é nosso principal objectivo.
    Não vi o jogo mas pelo que li do DVP e vi do resumo do jogo o que que nos falta para além de pernas também é mais um médio de qualidade. Não entendo o porquê da entrada do Fábio se não está em condições?? O que o VB deve fazer é baixar o Nico meter o Pêpê no lugar do Nico e colocar o João Mário a extremo ou Ivan Jaime na direita que foi onde rendeu mais. O Vasco Sousa estava bem e com confiança, foi à selecção quando voltou foi para banco, agora parece que desaprendeu?? A preparação física tem de ser melhor a equipa só rende uma parte às vezes nem isso, há que trabalhar mais neste aspecto fundamental. Confesso que nos primeiros jogos vi mais evolução do que agora. Quando voltarmos temos de estar bem melhor porque a intensidade de jogos vai ser pior. Os assobios são normais desde sempre, agora guardem-nos para o intervalo ou fim do jogo, não há necessidade de dar mais intranquilidade à equipa durante o jogo ainda para mais quando é muito jovem.
    Grande vitória das nossas meninas do voleibol, foi duro e ia partindo a televisão com os nervos, cometemos muitos erros básicos, talvez por cansaço ou inexperiência. Acho que o treinador pode e deve rodar mais a equipa. Esperemos conseguir o apuramento na próxima 4ª feira para a champions seria épico, muito bom para as meninas e para o clube.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  20. Teófilo concordo totalmente contigo na falta de um médio que faça a diferença. Aliás vou publicar no Facebook e que vou replicar aqui em comentário um post que aborda esse problema.

    ResponderEliminar
  21. Concordo com o Teófilo, nem tudo o que vem do passado é mau, e com Fábio Vieira ainda muito abaixo do seu normal, o melhor era jogar Pepê a médio ofensivo, que foi a posição onde ele jogou melhor e rendeu + golos e assistências desde que está no FCP. E na direita jogava Ivan Jaime em jogos com menor grau de dificuldade e João Mário em jogos em que fosse necessário ajudar + o lateral. E ainda ficavam para lançar durante os jogos para essas duas posições, o Mora, o Vasco Sousa, o Namaso, o Gül e o Gonçalo Borges de vez em quando, em jogos já ganhos para ver se ele lá há um dia em que aproveita finalmente uma oportunidade e se torna um elemento + válido do plantel.
    Quanto a Wendell, Otávio, Navarro, Samuel Portugal, Grujic e Franco, que têm sido pouco ou nada utilizados, podiam ir ganhar ritmo competitivo e dar uma ajuda à equipa B que bem precisa. Já agora, acho que o Domingos Andrade da B, com algum tempo de adaptação, podia fazer melhor na A que o Grujic.

    ResponderEliminar

  22. Aproveitando a pausa para os compromissos das selecções...

    O FCP tinha um plantel de grande qualidade em 2023/2024? Respondo: não! Porque se tinha, então expliquem-me como é que o mais apoiado, idolatrado, tolerado e endeusado treinador da minha história de portismo e já lá vão muitas décadas, ficou em 3º lugar e a 18 pontos do campeão?
    Penso o mesmo agora, acerca deste plantel do FCP com Vítor Bruno no banco, que considero mais fraco do que o anterior.

    Vejamos:
    Esse plantel perdeu quatro titulares quase absolutos, Pepe, Francisco Conceição, Evanilson e Taremi - Otávio só esteve na Supertaça e no 1º jogo do campeonato. E o FCP que tinha problemas no centro-esquerda da defesa apesar de ter dispensado Diogo Leite - brilha numa boa equipa alemã e está às portas da selecção - e que não era pior que David Carmo que custou 20 milhões e rapidamente foi descartado pelo treinador anterior. Foi preciso contratar outro central, veio Otávio por quem se gastou 12 milhões de euros e os problemas não ficaram resolvidos, apesar de Nehuén Perez estar a jogar ali e a cumprir, mesmo que o seu lugar natural seja do outro lado. Na lateral pela direita temos João Mário que continua bipolar mesmo durante o próprio jogo. Tanto é capaz de fazer coisas excelentes no ataque, como borra demasiadas vezes a pintura na defesa e a um defesa em 1º lugar pede-se que defenda bem - se juntar o útil ao agradável, óptimo. Martim Fernandes é um jovem com grandes qualidades, o futuro naquele lugar, mas, como é óbvio, tem apenas 18 anos precisa de tempo. No outro lado, Francisco Moura é excelente, resolveu o problema, apesar de Wendell na época anterior ter feito uma boa época, não é mais fiável que o ex-Famalicão. Zaidu teve uma lesão gravíssima e tal como Marcano ainda não está em condições de regressar. Estou curioso por ver Tiago Djaló. Espero vê-lo nos jogos das Taças, Portugal e Liga, a ganhar o ritmo para poder ser alternativa para o lado esquerdo do centro da defesa.

    Continua...




    ResponderEliminar
  23. No meio-campo o FCP da época anterior, tirando o referido Otávio, não saiu mais ninguém que tivesse relevância. O FCP que já não tinha um verdadeiro craque, aquele jogador que marca ritmos, mantém a posse, faz circular, é fundamental para o controlo o jogo, desequilibra, faz a diferença, mantém essa lacuna. Fábio Vieira tem algumas dessas características, mas, como se viu ontem, ainda está longe da forma ideal - esperemos que após a pausa Fábio possa aparecer bem melhor. Grujic, André Franco, Alan Varela, Eustaquio, Vasco Sousa e até Nico, não são, alguns nunca serão, esse tipo de jogadores. Rodrigo Mora pode vir a ser, mas não podemos colocar nas costas de um miúdo de 17 anos o peso da responsabilidade de ser o jogador que a equipa precisa em jogos como o de ontem ou frente ao Manchester. Penso que com todo o respeito pelos profissionais, há jogadores que, está visto, não conseguem dar um passo em frente. Sendo assim no mercado de Inverno é importante olhar para esse sector tão importante com toda a atenção.

    No ataque o FCP perdeu Francisco Conceição, Toni Martínez, Evanilson e Taremi. Entraram Samu Omorodion, Deniz Gul, regressou Fran Navarro, manteve-se Danny Namaso. E se o internacional espanhol está muito bem, só precisa de ser melhor servido e Deniz é um jovem com potencial, para mim, não há dúvidas, estávamos melhor servidos na época anterior.

    Portanto e como conclusão: exigência, OK, faz parte de ser portista. Mas uma exigência realista, que tenha em conta todos estes pressupostos e não uma exigência sem sentido, exagerada, que acha que temos uma super-equipa, um super-plantel, não só temos de ganhar como atropelar os nossos adversários.

    Que fique claro, tudo que disse não significa que o FCP não tenha obrigação de ganhar à maioria das equipas do campeonato português, ser naturalmente favorito na grande maioria dos jogos. Tem. Como tem obrigação de defender melhor, ser mais eficaz, jogar melhor.
    Para já, não sendo brilhante, longe dito, cumpriu os objectivos. Perder em Alvalade frente ao campeão com o mesmo treinador há vários anos e mantendo a base titular dos anos anteriores, não é o fim do mundo.

    ResponderEliminar
  24. Não vi o jogo nem o relato. O Braga é uma das melhores equipas do campeonato português, tirando o Benfica e o Sporting, logo foi um bom resultado. Em relação as exibições, é o que é. Há anos que os planteis estão cada vez mais fracos, não há milagres.

    ResponderEliminar
  25. Gostei deste artigo do Rogério Azevedo dedicado às "viúvas" do FCP.

    https://www.abola.pt/futebol/noticias/ha-viuvas-a-chorar-no-estadio-do-dragao-2024100622482570280

    ResponderEliminar
  26. O que de mais criticavel se viu neste jogo, pela dimensão do erro, foi não ter expulso o jogador aquando penalty!...

    ResponderEliminar
  27. AS VIUVAS.
    Há uns mais nervosos que outros, em todos os estádios há sempre alguns que mostram os seus dotes de bons assobiadores, é de borla, ás vezes incomoda, mas ninguém vai preso por isso.
    No Dragão andam por lá alguns assobiadores perdidos, ainda do tempo do outro senhor. Por mais que os gaiteiros façam barulho não adianta, é um caso perdido, já os conhecemos de ginjeira.
    FCP só há um, é aquele e mais nenhum. Depois é como diz o povo "os cães ladram e a Instituição FCP passa" vai ser sempre assim...

    ResponderEliminar
  28. As declarações de AVB , á margem da conferência da Europa dos ministros do desporto , aonde se encontra .
    "Os resultados das auditorias (últimos 2 anos) são algo surpreendentes "
    "Os resultados serão conhecidos no final deste mês , princípio de Novembro "
    Também disse que se fará auditoria para trás desse dois anos ... mal consigo esperar para ver ...
    As viúvas vão desaparecer , como por magia ...

    ResponderEliminar
  29. Acho que a contestação ao VB é completamente infundada. São meia dúzia de energúmenos que pensam que ao fazer "barulho" vão desestabilizar o FCPORTO.

    ResponderEliminar
  30. Agora temos um presidente que está onde deve estar no interesse do FCP e não em convívios com bandidos que roubavam o clube (e que não deviam ficar com o dinheiro todo que roubavam): Madureira, Saúl, Pinho e quejandos.
    As viúvas sergistas devem ter gostado pouco da boca "Tribunal do Dragão esteve ausente sete épocas e regressou em força": É que uma coisa é ouvir-se assobios depois de se perder em casa com um Estoril num jogo em que não se jogou nada, outra, é ouvir-se assobios durante um jogo em que até se jogou bem boa parte do tempo e em que se ganhou a um Braga. Os sergistas são agora muito + exigentes do que eram antes. O AVB é um cavalheiro mas tem a língua bem afiada quando é preciso e para quem merece.
    Também gostei de ouvir AVB falar nas auditorias e que já estão concluidas aos 2 últimos anos com "resultados algo surpreendentes", que vão estendê-las por mais anos e que serão revelados os resultados em finais de Outubro inícios de Novembro. Alguns, já tremem.
    Não falou, mas espero que se saiba alguma coisa nos próximos tempos, dos 50M que estão para entrar ou já entraram do negócio Ithaka e da renegociação da dívida que poderá levar ao pagamento de alguns milhões de juros a menos por ano, o que seria uma grande ajuda na actual situação financeira do FCP.

    ResponderEliminar
  31. Mais um post que publiquei no Facebook:
    «A propósito dos assobios, vamos lá bitaitar.
    Como esta questão dos assobios não é nova, tem barbas e já escrevi muito sobre isso, fui dar uma vista de olhos, rever a matéria e de forma resumida, eis o que penso.
    Nunca assobiei, mesmo que quisesse não podia, não sei assobiar. Também acho que a assobiar, só no final do jogo. Era o ideal, mas nunca vai acontecer. Não é só no FCP, não é só em Portugal, acontece em muitos outros países, particularmente nos latinos. Portanto, no caso dos assobios não vale a pena comparações, até, porque e por exemplo, enquanto em Inglaterra as equipas mesmo quando estão em clara vantagem não abrandam, continuam a dar o litro, pensam no espectáculo, no público, enquanto por cá baixa-se o ritmo, deixa-se passar o tempo, o jogo perde qualidade, o respeito pelo público vai no Batalha.
    Continuando, o FCP sempre foi um clube de grande exigência, dizia e mantenho, muito mal estarão aqueles que o representam profissionalmente se não perceberem, se não souberem conviver com essa exigência, com essa pressão. Os assobios podem perturbar? Podem. Mas muitas vezes os assobios também podem funcionam como um alerta, uma forma de mexer com os jogadores, torná-los mais despertos.
    Agora, para finalizar, o que não é natural, é haver muito mais exigência agora, com os assobios a surgirem muito mais cedo e em circunstâncias difíceis de perceber - nem sequer uso como argumento a forma como esta época teve de ser preparada...-, quando a equipa até está a fazer um campeonato dentro das expectativas. E houve muito mais tolerância quando na última época o FCP perdeu 19 pontos frente a equipas em que era claramente favorito, sendo que desses 19, 11 foram em casa. Frente a Estoril (3), Arouca (2), Gil Vicente (2) Famalicão (2), Rio Ave (2). Os outros 8 pontos foram em Arouca (3), Estoril (3) e Boavista (2). Dou de barato, os 8 pontos perdidos com Sporting e Benfica.»

    A Bíblia tem um capítulo que mais coisa menos coisa, diz: bem-aventurados os pobres de espírito, deles será o reino do Céu. Como crente que sou, tenho a maior das paciências para estas espécies.

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    Ontem vi o Andebol e fiquei a saber que não teremos hipóteses de ganhar o campeonato e nem sei se passaremos esta fase europeia. É preciso reforçar a equipa com jogadores que não falhem em frente ao redes constantemente.
    Quanto ao Presidente, disse o que é verdade nos últimos 7 anos (para mim os últimos 2) foram muito brandos nos assobios/protestos e nenhum treinador teve a benevolência que o SC teve, portanto bola para a frente. Estou curioso para ver a auditoria, anda muita gente nervosa e preocupada.
    PORTO, PORTO, PORTO
    ÉS A NOSSA GLÓRIA
    DÁI-NOS NESTE DIA MAIS UAM ALEGRIA
    MAIS UMA VITÓRIA
    para nossas meninas do voleibol

    VAMOS PORTO!
    SEMORE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  33. Com a possível e mais que provável saida do Alan varela em Janeiro por valores que se esperam muitos bons eu aconselho 2 jogadores do nosso campeonato
    TOPIC do Famalicão
    TAICHI FUKUI do Arouca jogador super inteligente
    Fica a dica

    ResponderEliminar
  34. Lamachã, o Guardiola não pensa no Alan Varela, pensa no Martín Zubimendi.

    Aproveito o comentário do Teófilo para dizer o seguinte sobre o andebol.
    O FCP já foi capaz de ombrear e até ganhar às melhores equipas da Bundesliga, o melhor campeonato de andebol da europa. Por exemplo, ao Kiel. Mas não podemos pensar que quando jogamos com o Melsungen, 4º classificado no campeonato alemão, temos esse Porto do passado, porque esse já não existe. Dito isto, como o Magnus Anderson tem um contrato de 3 anos, temos de acreditar que é para subir o nível, fazer o FCP voltar a esses tempos de glória e hegemonia no andebol português.
    Se olharmos para estes jogos com os olhos do passado não estamos a ser realistas, estamos a colocar a fasquia demasiado alta.

    ResponderEliminar
  35. Sejamos realistas, com este plantel no andebol, na Europa não temos hipótese e cá dentro dificilmente venceremos o campeonato. Ontem cometemos erros demasiados. Sem ovos não se fazem omeletes e Magnus não é milagreiro. Os estrangeiros que temos não fazem diferença e o único que acrescenta é o guarda redes. Talvez agora com o apoio da Hyundai se tenha mais disponibilidade financeira.

    ResponderEliminar
  36. Uma grande pecha do plantel do andebol do FCP é a posição de lateral direito. O Fernández ainda escapa mas o Mikkelsen é mau demais, especialmente em jogos de alto nível. Falhas técnicas umas atrás das outras, passes disparatados que dão golos fáceis ao adversário, más finalizações sistemáticamente (rematou bastante mas não fez um único golo, que me lembre). É um susto vê-lo jogar, é grande - 2 metros - mas não é grande coisa. Ajudou muito ontem na derrota. Tivéssemos na lateral direita jogadores ao nível dos que temos na esquerda - Valdés, Fábio Magalhães e Gunnarsson - e estou convencido que ontem tínhamos ganho a uma equipa alemã que não sendo tão conhecida como outras 4 ou 5, é neste momento uma equipa alemã de topo, ou seja, uma equipa de topo do andebol europeu. Se queremos estar ao + alto nível nacional e europeu esta pecha tem de ser resolvida, precisamos de "outro Gunnarsson" para o lado direito.

    ResponderEliminar
  37. Então vamos lá a ter honestidade intelectual:

    - 2017-18 à 8ª jornada: 22P, 7V, 1E, 0D; Final: 88P; 1º;
    - 2018-19 à 8ª jornada: 18P, 6V, 2E, 0D; Final: 85P; 2º;
    - 2019-20 à 8ª jornada: 21P, 7V, 0E, 1D; Final: 82P; 1º;
    - 2020-21 à 8ª jornada: 16P, 5V, 1E, 2D; Final: 80P; 2º;
    - 2021-22 à 8ª jornada: 20P, 6V, 2E, 0D; Final: 91P; 1º;
    - 2022-23 à 8ª jornada: 19P, 6V, 1E, 1D; Final: 85P; 2º;
    - 2023-24 à 8ª jornada: 19P, 6V, 1E, 1D; Final: 72P; 3º;

    - 2024-25 à 8ª jornada: 21P, 7V, 0E, 1D;

    Portanto, este chinfrim e choradeira porque:
    - Temos menos 1 ponto do que a época em que íamos melhor à 8ª jornada, que foi unicamente a 1ª;
    - Temos mais 1 ponto do que a época em que batemos o recorde de pontos com mais de 90 pontos finais;
    - Temos mais pontos do que 5 em 7 das épocas do Sérgio, o mesmo que 1 em 7 e menos do que 1 em 7.

    Eu sei que matemática e honestidade intelectual não é com alguns, mas está aqui. Sem subjetividades e paleio fiado e romantismos.

    "Daqui a 7 anos teremos oportunidade de fazer comparações, para memória futura ficam esses pobres números. "

    Se forem homens para dar 7 anos para que trabalhem, teremos sim. Se forem agredir/intimidar pessoas ou tudo fazer para as escorraçar não.

    Porque lá está, uma coisa a desfavor do profeta Conceição que nenhuma das viúvas do homem consegue admitir é que nenhum treinador na história de 131 anos do clube teve 7 épocas de oportunidade.

    O Jesualdo ganhou 3 em 4, perdendo apenas o 4º porque teve o melhor jogador castigado num castigo ímpar que nunca se repetiu e porque foram buscar estatutos da treta só para o castigar e mesmo assim os adeptos estavam mortinhos por ver o Jesualdo pelas costas. Em 4 épocas passou 4 épocas da fase de grupos da Champions, levando-nos uma aos Quartos, em que só não passamos às meias porque o Bruno Alves fez uma borrada de uma assistência para o Rooney senão tínhamos ido ganhar a Old Trafford, coisa que nem o Mourinho conseguiu. E nunca foi eliminado pelos Krasnodars desta vida.

    O Conceição à 2ª época se se chamasse Jesualdo tinha sido despedido. O único treinador dos últimos 30 anos a aguentar-se depois da época em que não foi campeão, chama-se Fernando Santos, o único treinador a conseguir não ser campeão tendo o Jardel a marcar mais de 35 por época. Nessa época até marcou 56, 38 foram só para o campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamachã, as viúvas do Sérgio não ligam a argumentos racionais nem a matemática. É só emocionalidade rasca, género bebés chorões: "Queremos o Sérgio...buááá...dêem-nos o Sérgio...buááá...não podemos viver sem o Sérgio...buááá"...

      Eliminar
    2. Lamachã, a primeira parte do teu comentário é factual, os números demonstram que não existe motivo nenhum para que se peça a cabeça do treinador ou para que a equipa seja assobiada com tanta frequência.

      Já quanto à comparação com outros treinadores não é assim tão linear. Os tempos são outros. As condições financeiras, o hábito de ganhar, a qualidade ao dispor, etc. fazem com que seja muito difícil comparar os treinadores do Porto mais antigos com os mais recentes.

      Na altura do Jesualdo "qualquer" um ganhava, portanto somar só os 3 pontos não bastava, tinha de haver um futebol atrativo. Como deixamos de ser os habituais vencedores, num passado bem recente ganhar bastava, mas parece que atualmente mudou outra vez.

      Comparando as primeira época de SC com este início de VB parece-me que a grande diferença está no facto de no primeiro ano de SC não terem havido reforços e toda gente estava com as expectativas baixas. Este ano chegaram alguns reforços de qualidade o que deixou os adeptos com grandes esperanças e expectativas.

      Se fomos analisar friamente, vemos que a equipa 1ª equipa de SC tinha muita mais qualidade individual que esta, mas a silly season fez toda a diferença para provocar uma opinião diferente na cabeça dos adeptos.

      Eliminar
  38. As viúvas ficaram mesmo ofendidas e melindradas com as declarações de AVB .
    Até escreveram palermices nas paredes , "AVB ditador" , a sério ??? , mas soletrando o nosso presidente , são infantilidades de gente que não aceita seguir em frente , insiste em ficar preso no mesmo capítulo e não fechar o livro de vez .
    A essa gente , se não conseguem seguir em frente nesta nova fase da vida do nosso clube , que desapareçam , ide criar um novo clube , ou juntai-vos a outro clube , não tentem em vão voltar ao passado que para o bem ficou para trás ...
    Mas estou em querer que nem as auditorias que aí vêm , que farão um portista normal dar voltas ao estômago , os fará mudar de ideias , que alianados ...

    ResponderEliminar
  39. Os meus, digamos, problemas com o Sérgio Conceição, não eram ou são, tanto pela qualidade do futebol, nos sete anos, para mim só em dois jogávamos bem - 1 ano e o ano do Vitinha -, mas pela forma como ele se aproveitou em proveito próprio e não só, das fragilidades de Jorge Nuno Pinto da Costa. Passou a ser o dono daquilo tudo. Dizia e fazia tudo que lhe dava na cabeça, criticava médicos, departamentos, comentadores, apanha bolas, etc., afastava e dispensava jogadores, alguns que custaram dezenas de milhões de euros. Isto para além das atitudes que tomou na saída e posterior entrada do filho, um negócio que só foi bom para a família Conceição, foi péssimo para o FCP e por fim, o apoio a uma gestão desgraçada que ia conduzir o FCP para a insolvência. No resto o SC fez um bom trabalho, foi importante por manter o FCP na tona, particularmente, por prestações que, salvo raras excepções, disse-o na altura própria, nas provas europeias acima das minhas expectativas.
    Dito isto, não se pode comparar a qualidade do plantel do SC no 1º ano, apesar de só ter contratado o Vaná. Regressaram o Aboubakar, o Marega e o Ricardo Pereira, dispensados, vá lá saber-se porquê, pelo NES, continuaram Casillas, Maxi, Felipe, Marcano, Alex Telles, Herrera, Danilo, Sérgio Oliveira, Óliver, Otávio, Corona, Brahimi, Tiquinho e mais alguns que agora não lembro. Com a particularidade de no começo dos trabalhos, ao contrário do que aconteceu agora, ter o grupo todo e não haver jogadores a chegarem quase em cima do fecho do mercado. Também apenas perdeu dois jogadores titulares, se não estou em erro, Rúben Neves e André Silva, enquanto agora foram quatro: Pepe, Taremi, Evanilson e Chico Conceição - o Tavinho não conta, só fez dois jogos. Não partiu como favorito, disse na altura que o FCP partia em 3º lugar na grelha de partida, o mesmo acontece agora.

    Foi tempo em que o FCP dominava e era hegemónico. Foi penta, depois tetra, ganhou títulos internacionais, estava em termos estruturais e na forma como formava, contratava, valorizava, vendia com mais valias, claramente à frente dos outros, não estando rico - precisava sempre de vender, mais ou menos, conforme as prestações europeias -, mas não estava na situação que foi legada ao AVB. É importante perceber isto. Mas isso não implica que o FCP não possa ser campeão. Pode. E neste momento nada nos leva a dizer que não vai acontecer, apesar dos rivais estarem fortes.

    Duas notas finais:
    Marega, não era um primor de técnica, tinha claras limitações a esse nível. Mas foi importante, em especial na CL e em alguns jogos das provas internas, porque era muito forte fisicamente, rápido, quando estávamos sobre pressão e a defender, podíamos sempre esticar no Marega e com isso a equipa subir e respirar.

    Apesar dos onze títulos, não conseguimos um bicampeonato e isso diz alguma coisa.

    ResponderEliminar
  40. Boas

    Eu não sou amante do Sérgio mas.

    Primeiro acho que o Sérgio não encomendou assobios.

    Segundo,a competência do Sérgio ficou bem expressa no recorde de vitórias individual que ele tem na taça de Portugal, o Porto pode fazer ainda melhor,quando começar esta prova.

    No campeonato foram outras valências,que teve como cúmulo a época passada em que ele também fez parte do problema.

    Sobre está época,hà dois pontos maus,um da direcção.
    Os reforços vieram trazer qualidade(mas já tarde),haver se a derrota em alvalade,não irá trazer mais dissabores là para o fim da época(nota os reforços desta época, são reforços,os da época passada também com o dedo do Sérgio não foram reforços escapou o Xico,que não era bem um reforço,era um retorno,Varela fez uma época nada extraordinaria e Nico parece que demorou um ano a chegar)

    E outro não é mau:mas hà falta de experiência europeia do VB,existe e nota-se.

    Até a data,está a fazer melhor que o campeonato da época passada, agora se no fim vai ser melhor temos de esperar.

    Já ganhou um troféu igalou o número da época transata.
    Mas há que ir buscar mais,mesmo se não se ganhar o campeonato as outras provas que também contam para o palmarés

    ResponderEliminar
  41. Estamos em Outubro, está quase a terminar a auditoria, parece que está quase a sair o livro do ex-Presidente, o FCPorto está a aguentar-se em termos desportivos, não há expulsões do banco, não há grandes multas no futebol , começam a sair esqueletos do armário : Pepe em lugar de relevo no Dragão, assobios, pixagens, Fernando Rio, etc... Há que aguentar e ganhar esta luta também.

    ResponderEliminar
  42. MAIS UMA MACACADA.
    Essas viúvas negras, ressabiadas provavelmente a revindicar o seu porti$mo, não passam de uns caga paredes pela calada da noite.
    Pudemos criticar, apontar este ou aquele defeito, mas estes porti$$$ta$ não enganam ninguém.
    É triste, mas talvez a auditoria quando sair vá chamar mais alguém ao banco dos réus e se esta for até ao limite, muitas cabeças provavelmente irão rolar.

    Para que se saiba: O FCP não deve um tostão ao presidente destituído nem ao treinador desempregado SC. Fizeram bom trabalho, mas também fizeram muita merda como todos sabem.

    Pergunto, estes que disseram muitas vezes mal do SC quando ele ainda era treinador do clube, serão os mesmos que atiraram pedras ao carro da esposa e agora cagam paredes. Só estou a preguntar...

    ResponderEliminar
  43. Gostava que os resultados da auditoria fossem divulgados no mesmo dia e + ou menos à mesma hora da apresentação do livro do ex-Presidente mas um pouco antes, por coincidência, claro, para esvaziar completamente essa apresentação.

    ResponderEliminar
  44. Caro DVP:
    Voleibol - F.C.PORTO na Champions! Brilhante.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  45. Primeira nota, para felicitar as meninas do Voleibol que já estão na fase de grupos da CL. após vencer o Gran Canária por 3-2.

    Negroni, livro de PC? A maioria do que lá vem já é conhecida. A única curiosidade é a listas dos que estão proibidos de ir ao funeral. Mas vai ser uma óptima oportunidade para muitos matarem saudades. Espero que JNPC esteja bem de saúde, possa aparecer no lançamento do livro e como grande portista, aproveite a oportunidade para ter um discurso de estadista, um discurso que una e não desuna.
    Sobre a auditoria espero, como já disse, que se houver matéria para levar alguém a tribunal se faça, seja a quem for.

    ResponderEliminar
  46. Noite muito boa para as nossas cores, ou seja: as meninas do volei brilhantemente ganharam e colocaram-nos na LC pela primeira vez, no basket boa vitória perante uns hungaros com bons jogadores. Parabéns a todos nós.

    ResponderEliminar
  47. Caro DVP:
    Basquetebol vence SZO por 77/68. Pena no Andebol não termos tido a concentração necessária (percas de bola e remates falhados(.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  48. Parabéns a equipa feminina de voleibol pelo,apuramento histórico para a champions. Boa vitória no basquete, temos melhor plantel este ano, mais opções e bons jogadores, vamos ver se vai ser suficiente para ganhar ao Benfica o título que nos escapa há muito tempo.
    No andebol perdemos alguns bons jogadores e outros estão a entrar numa fase descendente temos muitos jovens com qualidade e a base da seleção nacional de S21 que recentemente deu cartas no europeu. Este será um ano de transição e necessitamos de reforçar a equipa com alguns estrangeiros de qualidade, este ano não vejo que tenhamos qualquer hipótese com os lagartos. Boa noite a todos.

    ResponderEliminar
  49. Foi pena no basquete ter sido um dia não do lançamento exterior - 5 em 28 lançamentos tentados, apenas 18% -, num dia normal tínhamos ganho por 20 e muitos. Mas o plantel é muito bom para a realidade do basquete português, permite uma grande rotatividade, o que é importante para não se chegar à fase decisiva da época de rastos. Agora só espero que os problemas com a AIMA se resolvam para que o campeonato nacional finalmente comece, já são duas jornadas adiadas por boicote de todos os clubes, que estão a pagar aos americanos, podem utilizá-los nas provas europeias e não podem utilizar muitos deles no campeonato, é incompreensível.

    O vólei feminino, óptimo, a presença na champions, mostraram personalidade e raça na altura certa. A Puck Hoogers muito jovem mas grande reforço, as americanas e a argentina não tanto. Equipas muito poderosas na Champions, espero que consigamos ter uma participação honrosa.

    Como foi conseguido o a patrocínio da Hyundai para as modalidades, gostava que fosse contratado um bom lateral direito para o andebol e também um pivot com + capacidade finalizadora que os que temos. Precisamos, se queremos ganhar cá dentro e fazer o que já fizemos lá fora há uns anos.

    Gostava que gente que está incontactável quando se trata do presidente do FCP - e para ser homenageada publicamente no Dragão - mas que a FPF facilmente consegue contactar para o mesmo efeito, não aparecesse no Dragão, parece muito provocação a quem nos representa, logo, a todos nós portistas. Que vá passear até ao Estádio da Luz, onde parece que gosta bem + de ser homenageado.

    Em relação ao ex-presidente do FCP, que se deixe de tretas, que aceite o afastamento decidido por esmagadora maioria dos donos do FCP - + de 80% - e que volte a ser portista a sério. Que se deixe de parvoíces e comportamentos reles.

    ResponderEliminar
  50. Espero e desejo que AVB coloque novamente o FCPORTO no rumo das vitórias...mas para isso acontecer é necessário recuperar financeiramente o clube...há muito trabalho pela frente, mas acredito nesta administração e gestão!

    ResponderEliminar
  51. Nunca já mais o FCP Instituição será refém de quer quem seja, nunca haverá dentro do FCP alguém que pretenda ser mais que a Instituição. O verdadeiro portista é aquele que serve o clube e não aquele que se serve dele.
    Há por ai umas mentes confusas que querem por a carroça à frente dos bois, é preciso não confundir a estrada da Beira com a beira da estrada. Os presidentes passam o FCP fica, o museu é, foi, será para contar a historia do FCP de todos que por lá passaram. O voto na urna democrático sem ratoeiras, é o responsável pelo futuro do clube, há que respeitar, o resto é milonga, tango, folclore...

    ResponderEliminar
  52. Não é que tenha grande importância nem é por embirranço mas não percebo o nome do novo livro do nosso ex-presidente. Azul, é a cor do Belenenses, do Chelsea, da Selecção Francesa. A cor do FCP é azul e branco. O nome do novo livro dele não devia ser "Azul e Branco até ao Fim"?

    ResponderEliminar
  53. Para quem estiver interessado, dia 27 de Outubro às 16 na Alfândega do Porto, lançamento do livro de JNPC.

    ResponderEliminar
  54. Estou curioso saber se o sr ex presidente que para alem de ele ser azul e dizer quem não quer que vá ao seu funeral, se diz, escreve o mais importante, que é contrariar tudo aquilo que se tem dito sobre as finanças do clube e todas outras historias da sua governação. Agora, se é para se gabar dos títulos que ganhou, falar dos seus amigos bla, bla, é tempo perdido, o museu a historia é como algodão, não engana.
    Aguardemos o seu desabafo no livro que escreveu, o que lhe vai na alma, a seguir, é como dizem os juízes aos réus- "Depois não se queixe"...

    ResponderEliminar
  55. Em 5 meses de gestão de AVB já foram abatidos 45 milhões em dívidas , a clubes , empresários , etc ...
    Um verdadeiro milagre , em tão curto espaço de tempo , mas nem assim as viúvas acordam para a vida ...
    MST (artigo), uma no cravo outra na ferradura ...

    ResponderEliminar
  56. O MST é pra onde está virado. Grande portista, mas às vezes apetece-me dizer,- Porque não te calas

    ResponderEliminar
  57. O Saúl ex-Speaker, perdeu o primeiro round contra o FCP. Espero que perca os seguintes e que acabe por ser ele a pagar muito dinheiro ao Porto, em futuro combate, pelo que roubou com as casas fictícias. Ladrão sem vergonha que ainda teve o descaramento de pôr quem roubou em tribunal.

    ResponderEliminar
  58. O MST sabe de tudo e + alguma coisa. Gostava de o ver a dirigir um clube ou a treinar uma equipa, ia ser lindo.

    ResponderEliminar
  59. Durante muito tempo lia e comprava a Bola, digitalizava e publicava todos os artigos do MST. Fiz vários posts a replicar alguns dos disparates que ele dizia, como e a título de exemplo, aquele antes da Supertaça, em Agosto de 2010, em que veio dizer que o FCP, após aquela prestação no torneio de Paris, não tinha hipóteses frente ao Benfica de JJ. Sabemos o que aconteceu, demos um arraso, se não fosse o João Ferreira ter sido amigo deles, em vez dos 2-0 tinham sido uns quatro. Na crónica seguinte ele veio dizer que até não pensava bem assim, tinha dito aquilo para espicaçar.
    Depois deixou de publicar as crónicas, mais tarde deixei de ler e comprar a Bola - só vejo o site e as capas. Regressou A`s crónicas no Record que não leio, muito menos compro, tal como em relação à Bola limito-me a ir ao site e a ver a capa. Não sei se fui eu que publiquei um artigo, alguém depois me pediu para publicar, se foi ao contrário. Como tenho um amigo que é assinante e faz o favor de me arranjar os artigos, passei a publicá-los, mas, sinceramente, já não tenho paciência para replicar.

    O MST foi alguém que num dos períodos mais difíceis do consulado de JNPC, e não só nesse período, deu a cara pelo FCP, não ficou quieto e calado, enquanto muitos que posteriormente se tornaram conhecidos e até conseguiram galardões e grandes mordomias, ficaram caladinhos. Agora, MST não é propriamente alguém que perceba muito de futebol, quando fala para fora é excelente, quando fala para dentro, para manter a aura de independente, às vezes perde-se completamente.

    ResponderEliminar
  60. Boa vitória no hóquei na Elite Cup. Agora é para continuar até à vitória final.

    ResponderEliminar
  61. Sem tirar o mínimo de mérito ao esforço que AVB e a sua direção estão a fazer para melhorar as finanças do FCP, este titulo de hoje do jornal O Jogo, é uma falácia total.

    Como não gosto de engolir só o que escrevem nos títulos sem tentar perceber o que realmente se passou, dei-me ao trabalho de ler.

    Ao que parece foram pagas, e bem, dívidas de curto prazo no total de 45 milhões mas, para que isso acontecesse, teve que se emitir quase o mesmo montante, numa divida com maior prazo.

    Nada contra. Penso que não havia saída e era o que tinha que ser feito.

    Gostava era que os jornalistas tivessem o mesmo rigor que está a tentar ter o presidente do FCP. Só assim seremos informados e não desinformados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa mas não é bem isso que lá está. Passo a citar : " através sobretudo da emissão de papel comercial...mas também das receitas de participação na liga Europa...e da nova política de ataque ao metcado...Além disso o saldo do mercado também ajudou a abater a dívida...encaixe de 58 milhões e menos de 29 nas contratações."
      Como diria o outro... é só fazer as contas . Acha possível uma notícia destas ser uma falácia? E ainda por cima da responsabilidade do Editor? Olhe que não! Olhe que não! Também lá vem que é nos 5 meses da gestão AVB...

      Eliminar
  62. Mário, só não é informado quem apenas vir as capas e não ler o que está no interior. Não há milagres, nem um estalar dos dedos resolve os gravíssimos problemas financeiros que o FCP tem. As capas são apenas para vender papel... Agora, aos poucos e isso é real, não é conversa, alguns problemas vão sendo resolvidos e criando as condições para que o clube não sofra penalizações da UEFA e também não seja à custa do sucesso desportivo.

    ResponderEliminar
  63. Não há milagres, no curto prazo, mas reduzindo-se muito as despesas - salários de jogadores e treinadores, salários da administração, comissões nos negócios de jogadores, despesas com fornecedores - e aumentando-se as receitas - quotas, bilhetica (paragem do roubo do Madureira por um lado e do Saúl por outro e + gente no Dragão), lugares anuais, merchandising, patrocínios -, óbviamente que as contas ficam muito + equilibradas o que vai permitir maior sustentabilidade no médio/longo prazo. Receitas que agora não existem nem vão existir nas próximas duas épocas porque já foram antecipadas - direitos televisivos - vão sendo compensadas pelos dinheiros do negócio Ithaka. A Champions desta época será + ou menos compensada pelo dinheiro do mundial de clubes lá + prá frente + algum que se vá encaixando na Liga Europa. Vamos vivendo de balões de oxigénio, neste momento, é verdade, mas diminuindo a despesa e aumentando a receita estamos a criar condições para num futuro não muito distante não precisarmos deles. E entretanto vai voltar a haver o dinheiro dos direitos televisivos, e entre champions e venda de jogadores bem valorizados e bem vendidos, vai conseguir-se um equilíbrio de sustentabilidade. O + difícil é mesmo o curto prazo, estes tempos que vivemos agora, por causa das receitas importantes que foram antecipadas e por causa de grandes dívidas de curto prazo. Com a anterior "administração" não sei onde iríamos parar mas com esta confio que tudo isto vai passar e muito melhores dias virão.

    ResponderEliminar
  64. DVP estamos de acordo no trabalho da direção de AVB de quem sou apoiante desde a sua candidatura, como facilmente se pode verificar neste blogue.

    O que me refiro é ao jornal e a esta ideia que se tenta passar. Não há milagres como bem diz.

    Eduardo, como bem refere, a noticia diz "Através, sobretudo, da emissão de papel comercial". Se diminuimos 45 milhões e citando a mesma noticia, "embora ainda sem contabilizar a dívida acumulada pelas contratações do último mercado" basta fazer as contas. 45 milhoes que abatemos menos 29 milhões que criámos, dá cerca de 16 milhões.

    Se me disser que é um excelente trabalho da direção, para as condições que encontrou, estou de acordo.

    Só não gosto é destes exageros do jornal O Jogo porque acaba por dizer inverdades que serão facilmente desmentidas pela realidade e que levam ao engano quem não lê.

    O que o Jogo podia ter dito era que o FCP pagou nestes meses 45 milhões de euros de dívidas. Pagou, não abateu porque entretanto arranjou outras.

    Outra coisa que podia ter dito é que mesmo assim, conseguiu baixar custos com pessoal e aumentou exponencialmente o valor potencial do plantel, mantendo a competitividade da equipa.

    Em resumo, muito melhor o trabalho da direção que o do jornal O Jogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para finalizar: quando saírem os Resultados nos Relatórios - este e o próximo- ver-se-á então se o passivo está ou não a baixar.
      Nota final: Não sou grande apreciador do jornal mas não reconheço editorialmente qualquer vontade em deturpar fatos!

      Eliminar