domingo, 20 de outubro de 2024

S.U.Sintrense 0 - F.C.Porto 3. Favoritismo confirmado, vitória clara, Dragões na 4ª eliminatória

 

Com o objectivo de voltar a vencer a Taça de Portugal - será a 4ª vez consecutiva -, o FCP defrontou o Sintrense equipa do campeonato de Portugal, 4° escalão do futebol português, jogo disputado no estádio José Gomes, casa do Estrela da Amadora.

Entrando com Cláudio Ramos, Martim Fernandes, Nehuén, Tiago Djaló e Wendell, Alan Varela, Fábio Vieira e Iván Jaime, Gonçalo Borges, Fran Navarro e Galeno, o conjunto de Vítor Bruno, muito diferente do que iniciou o último jogo, fez jus ao favoritismo, venceu por três, podia ter feito mais golos, segue naturalmente para a 4ª eliminatória.


Jogo confuso, muitas paragens, Sintrense como era esperado muito recuado, Dragões com algumas dificuldades em se impor. 
Aos 24 Wendell saiu lesionado, entrou Francisco Moura. No minuto seguinte excelente cruzamento de Gonçalo Borges, para Galeno de forma acrobática, com o chamado pontapé de moinho, inaugurar o marcador.
FCP sem forçar e num ritmo lento, ia dominando, mas sem criar muito perigo. E o jogo continuava mais parado que jogado. 
Quando se enfrenta uma equipa que praticamente coloca todos os jogadores muito atrás, só com rapidez a pensar e a executar, se tem mais possibilidades de criar e marcar. Assim não admira que o intervalo chegasse a vantagem dos portistas, mas pela diferença mínima.
De assinalar também um golo invalidado aos azuis e brancos - remate de Iván Jaime, desvio de Fran Navarro que estava adiantado. Pelo menos foi isso que auxiliar e árbitro assinalaram - e um lance, empurrão pelas costas a Fábio Vieira que pareceu penálti.
Também os 45 minutos iniciais de Gonçalo Borges merecem destaque. Mais objectivo, não se perdendo em fintinhas inócuas, fazendo o que se pede em 1° lugar a um extremo: procurar a linha e centrar.

Sem substituições a 2ª parte começou com o Sintrense todo no último terço, Porto não parecia muito interessado em acelerar, as interrupções continuavam. Apesar disso, Iván Jaime primeiro ameaçou, depois fez um grande golo, aumentou a vantagem. O 3° não demorou. Canto de Alan Varela, cabeça de Tiago Djaló. E o 4° não chegou logo porque Francisco Moura não acreditou no erro do defesa, na primeira ocasião, na segunda valeu o guarda-redes. O jogo ficou decidido, começaram as substituições, aos 64 minutos entraram Rodrigo Mora, André Franco e Nico González, saíram Fábio Vieira, Alan Varela e Galeno, aos 72 saiu Gonçalo Borges e entrou Namaso.
O jogo continuou num só sentido, o golo esteve perto, mas Fran Navarro não foi feliz em dois lances. 
Mesmo sem forçar, gerindo e controlando, as oportunidades para o FCP sucediam-se, mas o resultado não se alterou.
Foi um jogo sério, não brilhante, mas o suficiente para os Dragões vencerem sem discussão, um adversário simpático, mas sem atributos para impedir que a superioridade da melhor equipa fosse colocada em causa.

Uma nota final:
Tiago Djaló com muito pouco tempo de jogos nos últimos meses, mostrou qualidades que o recomendam para lutar por um lugar no centro da defesa do FCP. Obviamente, precisa de ganhar ritmo, fazer jogos frente a adversários mais fortes, logo com maior grau de exigência. A questão que se coloca é saber se já está preparado para um jogo importantíssimo como é o jogo Liga Europa frente aos alemães do Hoffenhein.


91 comentários:

  1. Exibiçao tranquila. O FCPORTO nao deu a minima chance ao seu oponente...controlou a partida do primeiro até ao último minuto! Gostei muito das atuações de Ivan Jaime e Tiago Djaló. Tiago Djaló parece me ser um central bastante interessante. Boa leitura do jogo , rápido, bom nos duelos, boa impulsão,.... se não tiver problemas físicos pode muito bem ser o patrão da defesa do Porto.

    ResponderEliminar
  2. Justo destaque do Tiago Djaló na foto do post. Mostrou que com ritmo, com a técnica, a estatura, o bom jogo de cabeça e o domínio de bola que tem, é para ser titular, é muito melhor que o Zé Pedro, por muito que este se esforce e dê tudo.
    Podia ter-se ganho por meia dúzia, pelo menos, aproveitando as oportunidades de golo cantado do Ivan Jaime, do Moura e do Navarro, chegava e sobrava.
    O Navarro tem que ir à bruxa.Ou o gr defende ou sai ligeiramente ao lado, ou se entra, é sempre anulado por fora-de-jogo.
    Foi pena não terem jogado nem sequer terem estado no banco, o Gül e o Vasco Sousa. Gostei do Mora quando entrou, muito batalhador e fez uma abertura muito boa que só não deu golo porque o Navarro mandou ao lado quando tinha tudo para fazer golo.
    O Fábio Vieira é que não esteve muito bem, + uma vez. Levou uma pisadela logo a abrir que o podia ter posto fora do jogo, mas não é desculpa, não sei se é falta de ritmo ou de confiança ou as duas coisas mas está muito longe do que já fez no FCP. Devia fazer algum ginásio extra para ganhar algum cabedal, passa uma imagem de bastante debilidade física.
    Mas ganhou-se, tranquilamente, que era o essencial, que venha agora o Hoffenheim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dar a minha opinião, mas está aqui tudo, concordo na plenitude.
      Realmente, o Fábio Vieira demora em aparecer, e aquela qualidade toda, que nós sabemos que está la, necessita de mais músculo e consistência.
      O Tiago Djaló, pelas capacidades conhecidas e reconhecidas e pelo que vimos, embora o adversário fosse naturalmente mais fraco, na minha opinião, reforço, na minha opinião, justifica mais minutos.
      O Navarro, é mesmo uma questão de bruxa.

      Eliminar
  3. O jogo em si não tem grande história a não ser, na 1a parte, os passes errados e más opções .Sem eu ser técnico, apostaria no T.Djaló para 4a feira . Tem porte físico, tem experiência internacional, se não jogar nunca mais adquire ritmo. Por mim é de arriscar contra os alemães .

    ResponderEliminar
  4. Já viram a capa do livro de JNPC? Depois do anúncio do pagamento antecipado do funeral, da lista com quem pode e não pode ir, agora a capa do livro com um caixão coberto com uma bandeira do FCP? Sinceramente, nem sei o que dizer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi a capa , tenho uma opinião que sendo muito polémica , não a direi aqui ...

      Eliminar
  5. Já tinha visto a capa do novo livro de PdC mas até me tinha esquecido de falar aqui nisso. Para além do péssimo gosto da capa - tudo serve agora a PdC para que falem nele, para que exista - fiquei em dúvida se aquele caixão é o dele ou o do FCP que ele estava a matar.

    ResponderEliminar
  6. Vitoria Q.B , houve poupar de energias , como os nossos rivais o fizeram .
    A época vai ser longa e desgastante, com um mundial de clubes no final da temporada ...
    Ainda assim , gostei do Djaló , Varela , Martim , o Ivan Jaime tem de jogar no meio , o Navarro desaproveitou , Gonçalo Borges intermitente , boa entrada do Rodrigo Mora , a pedir mais minutos ...
    Agora na quinta feira contra o Hoffenheim um jogo importante , imperativo ganhar ...

    ResponderEliminar
  7. Boa vitória em ritmo de jogo treino. Gostei do Tiago Djalo, vamos ver se o Vitor Bruno lhe vai dar mais chances em jogos a doer. Ao Ivan Jaime fez lhe bem o banco e bancada, apareceu mais intenso.
    Sobre a capa do livro de JNPDC - ou é a morte menta do nosso clube graças a ele, ou ele acha que o Porto sem ele morreu….enfim o senhor Jorge Nuno não consegue sair de cena…

    ResponderEliminar
  8. Caro DVP,
    Boa vitória. O normal seria ganhar e assim aconteceu.
    Há quem tenha aproveitado bem, como Djalo e quem tenha desaproveitado como é o caso de Navarro.
    Quinta feira temos um jogo decisivo

    ResponderEliminar
  9. Jogo sem história tal a nossa superioridade. Djaló tem tudo para ser titular. Fábio Vieira tem muito a melhorar. Navarro teve azar mas merece mais oportunidades.
    Quanto ao livro do ex presidente passa-me completamente ao lado. Desceu tão baixo que o melhor é dar-lhe distância e não lhe dar protagonismo.

    ResponderEliminar
  10. Que mal terão feito a PdC o SC e o Baía, para não os enumerar entre as pessoas que quer no seu funeral? Tão fiéis que lhe foram até ao fim, não mereciam esta injustiça...

    ResponderEliminar
  11. Um jogo de um só sentido, que pecou por por não ter um resultado mais dilatado.
    Na minha opinião Navarro tem faro de golo, marcou um golo que foi bem ou mal anulado, falta-lhe ritmo tem jogado pouco.
    Tudo normal, só FVieira não está no seu melhor, eram fortes as espectativas, aguardemos.

    O livro do sr ex: presidente, tem uma capa São Cipriano, cheia de espiritismo. Quem não o conhecer pensa que comprou uma Funerária pelo modo descontraído dele sobre o caixão, depois o título, "Azul até ao fim" Que eu saiba o FCP é Azul e Branco, Azul é o belenenses o Feirense é de etc é de etc.
    Quando fala nos amigos que quer no seu funeral é uma provocação à Instituição FCP, daqueles que ele gosta muito, nunca foram amigos do FCP pelo contrário, mais uma vez mostra o seu grande Ego, cagado-se no clube e no mal que essa gente tanto fez.
    Parece, a não ser que já os tenha avisado pelo telefone; que se esqueceu VB, SC, do FC e do Pepe.
    Em fim, triste despedida.

    Quanto à entrevista do Vagandas o lagartixa. Ele nunca foi bom em historia, parece ser melhor em números com a Banca de sobrinhos e restante família, casos de Alcochete, presidentes de pistola pra árbitros, presidentes de grandes bigodes que se piraram para Africa. Enfim é mais um gato tinhoso com juba de leão.

    ResponderEliminar
  12. Jogo tradicional de Taça, onde de um lado estava uma equipa a cumprir calendário e do outro uma equipa super motivada por jogar contra um grande. De um lado a qualidade, do outro a vontade, num jogo de sentido único, com um resultado justo.

    Destaque tem de ser o Tiago Djálo, mais pela questão física, parece estar bem, do que propriamente outra qualquer. O jogo foi demasiado fácil para tirar outras ilações, mas a maior dúvida sobre o jogador foi sempre essa, já que a qualidade sempre lhe foi reconhecida. Acredito que o facto de ter feito dupla com o Perez indicia que formarão dupla nos próximos jogos.

    Ivan Jaime tem tudo para ser grande jogador, só depende dele. Pode ser um James ou um Félix, ele é que vai decidir.

    Uma palavra para Fran Navarro que me parece estar a ser tremendamente infeliz com a nossa camisola. Em vários jogos, tal como ontem, os movimentos estão lá, as finalizações também, mas a bola bate sempre em alguém, o GR defende sem saber como e quando entram, está milimetricamente fora de jogo.

    Sobre PC não há muito a dizer, tenho pena que tenha este tipo de postura, e provavelmente terá até ao fim. Quer ele quer o clube tinham muito mais a ganhar com uma postura de agregação. O clube por motivos óbvios e PC porque se arrisca a que sua obra seja vista com menos brilhantismo pelos seus maus últimos anos e os portistas mais novos apenas viram esta má fase.

    Passando do ex presidente para o atual, AVB tem obrigatoriamente de responder aquele boneco chamado Varandas que não perde uma oportunidade para falar no Porto. Mesmo quando o tema é o caso de corrupção do Benfica acaba por falar mais do Porto e de PC do que do Benfica, chegando ao cúmulo de quase desculpabilizar o Viera ao dizer" talvez por investir muito dinheiro e não conseguir ganhar, operou uma Portização no Benfica".

    Tudo bem que ele seja um lunático e queira ter os seus 5 min de fama, saiu-lhe o euro milhões com o Amorim, provavelmente não ficará cá por muito mais tempo e depois voltará a ser reduzido à sua insignificância para poder contratar os Silas e Keizers desta vida.

    Apesar disso AVB não pode permitir que esse boneco tente constantemente denegrir o nome do FCP, porque tivemos dezenas de jogadores e treinadores (inclusive o atual presidente) de reconhecida qualidade internacional que ganharam cá dentro e lá fora por mérito próprio.

    Querem ver que o único campeão com mérito nos últimos 42 anos foi o Sporting, e o resto foi tudo devido a corrupção?

    ResponderEliminar
  13. Alexandre, completamente de acordo com a análise ao Navarro. Há avançados que a bola bate nas costas e entra, ele fez três coisas bem, esteve muito perto do golo em duas, marcou um golo que foi invalidado. Pode ser que a tampa abra e passe a marcar Idem para a reacção à entrevista do Varandas. O FCP tem de reagir.

    ResponderEliminar
  14. Caros Portistas,

    Ganhamos e estamos na próxima eliminatória da taça, achei um jogo fraco sobretudo muito lento da nossa parte, ok não era preciso mais mas podíamos ter feito mais que um treino, podíamos ter jogado muito mais intenso e rápido. O Fábio Vieira veio para o Porto para tirar um ano sabático, não quer jogar quer é descanso, sempre a passo e agora estará lesionado outra vez. Há jogadores que lhes fazia bem era serem emprestados, o gonçalo é um deles, emprestem-no ao Guimarães que está na liga conference, pode ser que lhe faça bem ou a outro mais modesto para ver se percebe o que tem de melhorar. Na próxima 5ª feira teremos um jogo quase decisivo, tudo menos que uma vitória deixa-nos em muitos maus lençóis portanto há que ganhar. Quanto ao JNPC é triste ver um homem que tanto admirei chegar a este ponto, já nem quero saber do que diz ou faz, quero é que se mantenha sossegado e calado para não dar mais tiros nos pés. No hóquei jogamos muito pouco e perdemos, no Basket ganhamos mas estava à espera de melhor, as nossas meninas do futebol e volei é que continuam em grande, muita atitude e cada vez melhores.

    VAMOS PORTO!
    SEMORE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  15. Sou favorável a uma reacção à entrevista do Varandas, mas confesso que não fiquei nada irritado. É sinal que estamos a trabalhar bem e que somos organizados, logo, somos um alvo a abater. Eu desconfio é quando falam bem de nós.

    ResponderEliminar
  16. O Frederico Varandas não tem nenhuma moral para falar de quem quer que seja .
    Se não vejamos , esteve na direção de Bruno de Carvalho , na altura do cashball , um escândalo que nem a julgamento chegou , um crime sem castigo ...
    Fez um golpe de estado quando ao ataque de Alcochete aonde esteve por detrás (esteve escondido na casa de banho !!!) , e juntamente com Alvaro Sobrinho destituir Bruno de Carvalho .
    Venceu as eleições do Sporting com menos votos que o seu adversário ( que democrático !!!) ...
    Fez um negócio da China na venda de ações (VMOC) ao novo banco , aonde as vendeu a 1 euro , para as depois as recomprar a 9 cêntimos , ou seja 10 vezes menos , ganhando mais de 40 milhões de euros , quem pagou ??? o contribuinte português , nós !!! isto passou em claro na nossa comunicação social , que nem lhe toca ... escândaloso e vergonhoso .
    Por isso o varandas que lave a boca com lixívia , só de lá sai sujidade. ..

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito da resposta do clube, com classe a um menino com um enorme complexo de inferioridade, mas também a alguém que sabe que precisa deste tipo de declarações para lhe baterem palmadinhas nas costas e não ser ignorado em todo a cs. Aliás, desde que foi eleito, ninguém sabe 1 qualquer pensamento próprio sobre qualquer assunto, que não seja o seu ódio pelo nosso clube e o seu anterior presidente.

    Gostei da resposta porque, não ignora como fazia a anterior direção, não tenta varrer para debaixo do tapete responsabilizando uma direção anterior.
    Pelo contrário, assume toda a história e tem orgulho nisso.

    Esta ideia, muito presente noutros clubes, que devemos apagar aquilo que não gostamos dum qualquer passado, fazendo purgas como se isso apagasse os pecados não fazem parte do meu ADN.
    No fundo não quero a política típica dos clubes de Lisboa que sempre que estão envolvidas em casos de corrupção a culpa é dos dirigentes e o clube é uma vítima.

    ResponderEliminar
  18. No facebook:
    Um Varandas cheio de tesão porque a vida lhe tem corrido bem, lambuza-se todo, comportamento típico de quem não está habituado a ganhar. Mas tirando a cassete repetida até à náusea, Varandas não diz nada de novo. É natural em alguém que é muito limitado, não tem uma ideia, apenas diz aquilo que agrada ao jornalismo rasca e aos mais fundamentalistas dos adeptos. O FCP respondeu com nível, fala em portização, mostra o currículo, prova, particularmente, com as vitórias lá fora, porque ganhava cá dentro. Mas o clube de Góis Mota, viagens à China, Jorge Gonçalves, Paulo Pereira Cristóvão, Alcochete, Cashball, perdões bancários, Álvaro Sobrinho, devia pensar, não duas vezes, mas dez vezes, antes de falar em ética. Há uma frase que mesmo sendo um lugar comum, está sempre em voga: atrás do tempo, tempo vem...

    ResponderEliminar
  19. Gostei da resposta descontraidamente institucional do FCP - obviamente AVB não ia dar importância a quem a não tem, respondendo-lhe, isso era o que o borrado Varandas queria -, com os títulos internacionais à cabeça, que é o que lhes dói + e ironia qb, mas tenho a opinião, que o presidente de um clube rival, como tal, publicamente, vir passar a ideia de que, no fundo, o Benfica e o Vieira não têm culpa nenhuma, coitadinhos, foram o Porto e o Pinto da Costa que os obrigaram a ser maus, tem que ter resposta judicialmente. O presidente do Sporting, nessa função e publicamente, numa televisão, vir dizer, que no fundo, os culpados dos crimes desportivos do Benfica e do Vieira, são Pinto da Costa e o FCP, é inaceitável, é mentira, é difamação, é sujar o bom nome do FCP, é crime. Não sei o que está a fazer AVB, mas se eu mandasse no FCP, o departamento jurídico neste momento já estava a trabalhar a todo o vapor para mover processos crime por difamação, atentado ao bom nome e o + que pudesse ser, contra o Sporting e o seu presidente. Peixeirada na praça pública, nunca, que só nos suja e não resolve nada. Mas nos tribunais, processos crime bem fundamentados e com grandes indemnizações financeiras, sempre. Hão-de voltar a ganhar-nos respeito e temor, se não for a bem, é a mal.

    ResponderEliminar
  20. Como já se esperava vai ser uma semana cheia de P.Costa. Começam a sair excertos do livro, hão-de-vir os amigalhaços-um deles é o dono da TVI-,a CMTV é todos os dias - para ver se nos destabilizam já que nas eleições democráticas foram goleados por 80-20 . Como contrariar isto ? Com trabalho, competência, se for necessário com uma ou outra resposta "à varandas" mas fundamental será sempre, com pompa e circunstância" a comunicação dos resultados da auditoria para os 20% enviuvarem de vez. E a C.Social também . A verdade é como o azeite!Vem sempre acima da água !

    ResponderEliminar
  21. E que enorme PORTIZAÇÃO na Reboleira, estadio cheio de Azul e branco nas ventas do varandas

    ResponderEliminar
  22. Grande resposta por parte do nosso clube !!!
    Varandas irá um dia cair com estrondo , marquem as minhas palavras , o estado graça dele vai acabar , pode não ser agora , mas mais tarde , quando as pessoas competentes que lá estão começarem a sair , aliás , um deles vai já sair no final da época , que será o primeiro , depois os outros também irão sair ...

    Estive a ver a lista de quem o nosso ex presidente quer no funeral dele , que coleção de cromos !!!




    ResponderEliminar
  23. Boas

    Eu tenho uma teoria em relação a jogadores que estão muitas vezes em fora de jogo,quer por azar ou por persistência,não estão em boa forma física para chegar a bola se estiverem em posição regular, por isso estão sempre no limite do fora de jogo.
    Porque sabem que esse curto espaço de terreno pode dar uma pequena vantagem.

    Navarro até data não teve só azar.o que ele tem é uma falta de qualidade absurda para jogar no Porto.
    Está nos pés dele mostrar que estou errado.
    Sei que provavelmente estou a ser injusto,mas Dennis já marcou o dobro dos golos pelo Porto que o Navarro.

    ResponderEliminar
  24. Peço desculpa pela intromissão. Pelo que me apercebi, já há uma reação do FC Porto à entrevista do Varandas. Se afirmativo, pf podem indicar onde está publicada? Obrigado. Um grande bem haja a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  25. Será que PdC não quis dizer,que também não quer no funeral dele quem votou em AVB.
    Ele diz uma reunião de amigos de volta dele.

    Este livro cheira a oportunidade de fazer mais uns euros de herança.

    ResponderEliminar
  26. Caro DVP:
    Gostei do Djaló; Fran Navarro precisa de sorte; Ivan Jaime marcou pontos; Gonçalo se simplificar tem capacidade excelente para centrar e rematar; Fábio Vieira deixou-me apreensivo e Whendel teve azar.
    Varandas foi infeliz e JNPC entristeceu-me.
    Abraço.

    ResponderEliminar

  27. DrummerKzar, quando se chama traidor a um profissional de excelência e de uma dedicação sem limites ao FCP, que recusou grandes propostas para se manter de azul e branco, apenas porque não apoiou a recandidatura - os outros dou de barato -, é mesmo de entristecer. Mas infelizmente o caminho escolhido foi este. Quando alguém que tem uma obra notável, um currículo impressionante e tinha tanta coisa para colocar na capa do livro, escolhe a forma conhecida, mesmo contra a vontade de amigos próximos... e não foi a única coisa que fez, fez outras, mas é melhor nem falar delas.

    ResponderEliminar
  28. Boas

    Gostava de enaltecer as palavras,que Sérgio Conceição deixou hoje,não sobre Pedroto mas sobre a massa associada ao clube.

    Agradecido,mister

    ResponderEliminar
  29. 0 jogo ontem foi competente, Djalo deixou boas indicações, pode ser que a defesa estabilize, mas tem que ser melhor testado, Borges, pode ser que acorde para deitar cá para fora o talento que tem, Ivan idem e o Fábio preocupa-me.
    De resto, ignoro o vagandas, anda a cavalgar a onda, estou é estarrecido e triste com Pinto da Costa. Surreal...

    ResponderEliminar
  30. Boas noites.
    Falar desse presidente,médico das forças armadas, que, sobrevive com os dinheiros públicos, é como mexer em dejectos,cheira muito mal a sua ética.

    ResponderEliminar
  31. Gostava que o FCP metesse em tribunal o presidente do Sporting e o Sporting, por difamação e atentado ao bom nome do FCP com estas declarações da Portização do slb, como já disse antes, mas pelo menos, que se goze o máximo possível com o Varrandas e o Sporting, desde que com nível e inteligência. O cospe-se todo já nos deu uma excelente frase de marketing "40 anos disto" e agora deu-nos + uma excelente palavra publicitária "Portização", temos que as fazer render ao máximo, o Varrandas vai gostar, de certeza absoluta. Por mim, toda a ironia, sarcasmo e escárnio, contra o Zbording e o seu actual presidente, são válidos. Para meter a ridículo não há nada como o humor. Em determinados contextos, individuais, até coisas como "Sobrinho 20" ou "V Mocs 100", nas costas de camisolas, são válidas, para lhes esfregar na cara, de forma provocatória mas que eles merecem, a "ética" caloteira e larápia deles. Este presidente lagarto está a deixar claro, agora, que odeia de morte o FCP, antes podia parecer que era essencialmente uma questão contra PdC. E a sensação que tenho, é que vai continuar a atacar o FCP através de PdC, mesmo quando este já estiver morto e enterrado. Há que bater nele e no clube que ele representa, com bom humor mas sem piedade.

    ResponderEliminar
  32. Melhor do jogo da Taça, a qualidade de Djaló, mesmo não estando top, deixa me mais sossegado que Zé Pedro (não erra..., mas não vai a linha dobrar o lateral e não controla a profundidade).

    O menos positivo, a condição de Fábio Vieira.

    Sobre o novo livro, é a prova de que JNPC não está bem. O que me entristece.

    ResponderEliminar
  33. Só digo isto:
    Infelizmente, lamentavelmente, aquilo que vem no interior do livro de JNPC e se vai conhecendo, apenas confirma o péssimo gosto da capa.

    ResponderEliminar
  34. Boas VP

    Em relação ao PC já estava à espera disto, nos últimos tempos viu-se como se portou. Ele nunca perdoou AVB, e mesmo os portistas que votaram nele muitos anos e depois decidiram ter outra ideia para o clube, são e serão sempre traidores na opinião dele. Para muitos portistas, nestes últimos tempos, PC perdeu muito do crédito que detinha junto deles.
    Quanto ao Varandas, agora sente-se o DDT. Antigamente nao sabia falar, trocava-se todo, repetia sempre a mesma cassete.
    Um amigo meu, por acaso disse-me para ir o ver quando ele foi ao programa de choro e ranho do Daniel Oliveira na Sic, ao qual me dei ao trabalho de ver alguns excertos. Realmente o homem só conta histórias de rambo quando esteve no Afeganistão.... o herói de serviço
    Agora já percebemos porque ele queria rebentar o FCP...deve ter levado com uma granada em cima ou com um rocket por algum orifício... lol
    Enfim, enquanto estiver a ganhar vamos ter de o aturar...

    ResponderEliminar
  35. Não vou comentar nada sobre supostas citações de livros postas cá fora as pingas. Desejo a PC muita saúde no tempo de vida que tiver. Como desejaria a qualquer pessoa com essa idade. São fases da vida. E não vou ler o livro. Não me interessa minimamente.

    ResponderEliminar
  36. Bom dia a todos,
    Jogo de taça sem histórias, um Porto sério contra uma pequena equipa.
    Bem o Tiago Djaló, gostaria do ver contra uma equipa mais forte mas penso que temos ali a nossa defesa central.
    Também gostei do Jaime o banco fez lhe bem.
    De acordo para dizer que o Navarro não tem sorte ele faz as coisas bem mas por enquanto não tem sorte ele merece mais oportunidades.
    Desiludido com o Fábio Vieira ele parece mesmo fora de forma e sem vontade de mostrar a qualidade que ele tem, por enquanto não pode ser titular.
    Agora é ganhar ao Hoffenheim para poder lançar bem este ciclo de jogos difíceis.

    ResponderEliminar
  37. Parece-me, por aquilo que eu tenho lido que amizade entre o ex-presidente e o ex-treinador não é assim tão salutar, há um tirar de pingas do capote de culpas, quanto ás exigências nas compras e saídas de jogadores.
    Se as coisas já não eram assim tão gratificantes para o sr ex-presidente, este livro é realmente o seu coveiro.

    Espero que se esqueça o que de mau tivemos do passado e se lembre o que de bom ele nos deixou. Vamos é trabalhar o presente para que o futuro do FCP seja melhor...

    Não nos pudemos acomodar, temos que ter gente responsável que pense mais no trabalho para a grandeza do clube, que se servir dele para seus interesses pessoais, esses não cabem nesta grande Instituição que se chama FCP. Não se pode dar trabalho só pela amizade, exige-se competência e profissionalismo, seja ele portista ou não, todos nós queremos é trabalho e êxito.

    ResponderEliminar
  38. Muito do que vem no livro é conhecido, já aqui foi dito e redito, não vale a pena estar a esmiuçar. Até porque é apenas a confirmação de um presidente completamente refém do treinador desde a conquista do 1º título e que começou com a cena do Herrera já aqui referida ene vezes.

    ResponderEliminar
  39. Espero que a atual direção mostre a auditoria e diga para onde foi o dinheiro... agora aparecem processos atrás de processos... Espero que colaborem com a A.T. e entalem Brunos Macedos, Pedro Pinhos e Alexandres desta vida... Os sócios têm esse direito e devem culpar o Jorge nuno...Este deveria viver e perceber que os sócios não são burros e vão julgá-los pelos seus erros... Vivemos numa democracia e os nossos ex-jogadores podem apoiar quem quiserem sem serem apelidados de traidores.

    ResponderEliminar
  40. O que me interessa de PdC, é as enormes contas que continuam a surgir para o FCP pagar do tempo dele. Como é possível, em negócios que já foram feitos há + de 5 anos e onde entraram 70M de euros, ainda haver para pagar ao empresário amigo de PdC, Bruno Macedo, + de 3,5M de euros? Será que são mesmo só para o Bruno Macedo? Mas por outro lado não me admira nada, porque já li em qualquer lado, que dos 50M, + de 21M foram para Macedo e Bertolucci (em teoria). Não admira que ainda haja tanto dinheiro a pagar, passado tanto tempo, quando as comissões para empresários (e escondidos) eram um roubo da dimensão que era. 21,6M em 50M, é, "só"... 43,2%, coisa pouca. E com tudo isto que está constantemente a aparecer, ainda andam por aí viúvas cheias de saudades de PdC!!! Venham os resultados da auditoria a ver se morrem de vez. Amor é mesmo cego.

    PS Em relação ao livro de PdC, não vou lê-lo, muito menos comprá-lo. É apenas lavar de roupa suja que só interessa a viúvas apaixonadas e aos inimigos do FCP da comunicação social.

    ResponderEliminar
  41. Quanto ao livro do ex presidente não sei,nem quero saber. O homem quer ser o centro das atenções de qualquer maneira, no entanto o mais que consegue ser é ridiculo.
    Espero saber em breve o resultado das auditorias e se for caso disso ver as queixas em tribunal apresentadas rapidamente.

    ResponderEliminar
  42. A mente de PdC, actualmente, é mesmo perversa, retorcidamente perversa, má. Achar que um jogador que deu sempre tudo pelo FCP, abdicou de uma vida melhor pelo FCP, só porque votou noutro (que no entendimento dele era o melhor para o FCP, e era mesmo) e não nele, é um traidor, é mesmo de alguém que pensa que é o centro do mundo. O grande traidor ao FCP, é só um, é o PdC de há uma dúzia de anos ou + para cá.

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde a todos,

    Pessoalmente, o que vejo e me apercebo de todo este folhetim, desde o início, é Pinto da Costa tentar antecipar-se à narrativa, e começando já a atirar alguns dos seus antigos 'aliados' ao tapete.
    Isto tem tudo a haver com os resultados da auditoria forense ao clube.

    Esperemos para ver, mas como dizia um conhecido político que não é do meu tempo, nem era nascido na altura: "O povo é sereno, é só fumaça".

    A linguagem de Pinto da Costa foi sempre esta, apenas se refinou com a idade.

    Saudações Portistas a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo completamente. Já está a antecipar-se ao que aí vem. A culpa foi do filho, foi do Sérgio, foi de todos, dele, é que não foi nenhuma. E tanto, que ele ainda tão recentemente, gostava do SC, até era o único com o qual o FCP podia ser campeão europeu, e agora já é o principal culpado da situação ruinosa do FCP que levou a ter de se vender à pressa o Luís Diaz para não se ficar fora das competições da UEFA. Pra salvar a pele, sacrifica quem sempre lhe foi leal e amigo com uma facilidade arrepiante. E já não é de agora.

      Eliminar
    2. Ora nem mais caro Pontinha .
      Ele sabe que vêm aí chumbo grosso .
      Há que criar uma narrativa que , "coitadinho de mim" , "sou uma vítima" .
      Mas sabemos que foi ele que permitiu todo o tipo de promiscuidades , foi ele que abriu as portas do reino , aos macacos , Pinhos , filhinhos , empresários , speakers , admiradores , baías , Conceições , sustentou namoradas com dinheiro do clube ...
      Agora vêm aí o comboio das consequências , com tudo o que advém , e daí o livro ...

      Eliminar
    3. O mal de PC é mesmo esse, continua a falar aos adeptos como se estivesse nos anos 80 e 90, onde a informação não estava à distância de um clique e onde era muito mais fácil manipular as pessoas.

      Eliminar
  44. Boas

    PdC,não deveria culpar o treinador pela gestão financeira,se zé Luís e o japonês não deram na parte desportiva,ai ambas as direcções têem culpa,uma porque não sobre dar continuidade ao trabalho anterior,e administração que não avaliou bem o rendimento dos jogadores.
    E não são casos únicos,jogadores mal avaliados pela direcção anterior alguns ainda estão no plantel.

    O caso mais real,foi o David que afinal era Golias,sempre que jogou era derrotado,isto é um exagero,mas também uma metáfora o que escrevi.

    ResponderEliminar
  45. Caros DVP e demais Portistas do tasco,

    Num jogo sem história o principal motivo de interesse foi ver jogadores que têm tido menos minutos, entre eles, Djaló e Vieira.

    Em relação a Djaló, não me lembro de o ter visto jogar, portanto estava curioso. Dando o desconto do nível técnico inferior do adversário direto, pelo menos na parte física tinha ali um bom teste. O avançado do Sintrense só tinha cabedal mas pelo menos isso tinha com fartura. E gostei de ver Djaló a "bater" nele. Encostava, tentava antecipar, ganhava no ar... Bom cartão de visita.
    Tecnicamente também me pareceu um central evoluído no controlo de bola. Meteu alguns bons passes pelo meio, saiu em condução rápida uma ou outra vez, portanto também me parece que nesse aspecto que tem qualidade.
    No posicionamento, apesar de não ser muito posto à prova creio que teve uma ou outra falha mas no geral esteve a cima da média que temos apresentado com os outros centrais.
    Parece-me veloz para o tamanho que tem mas também um pouco duro de rins. Mas pode ser por estar há tanto tempo sem jogar. O comentador disse que tinha um jogo no último ano e meio? Não é fácil...
    Mas a questão é: tendo mostrado qualidade, deve ir já a jogo na liga europa? Não poderá a falta de ritmo sobressair nesse jogo de dificuldade elevada? A meu ver, a única razão que me faria não o colocar a jogar seria se houvesse risco de lesão. Isto porque se a falta de ritmo o levar a comprometer a equipa eu preferi que isso aconteça na europa que no campeonato. Digam o que quiserem, mas é assim que vejo esta época. Portanto quinta feira utilizava Perez e Djaló e nos jogos seguintes igual. Se não jogar é que não ganha ritmo de certeza. Mas lá está, se houver indicadores de que pode ser propenso a lesionar-se, então sim ir fazendo apenas um jogo por semana.

    Fábio Vieira... epá que desilusão. Levou-me a comentar durante o jogo que se esqueceu da qualidade em Londres.Bem sei que vem de lesões e sem tem pouco tempo de jogo, mas aquela canhota é(era) uma raquete das melhores que vi. Nem aí fez a diferença excepto num passe/cruzamento para o cabeceamento do Navarro. Vou ter que aguardar mais algum tempo certamente para matar saudades de um dos jogadores que mais gostei de ver jogar nos últimos anos. Pois nesta forma não tem lugar senão como suplente. Mas continuo a dizer, se estiver bem é o nosso craque. Temos que aguardar que fique bem. Sabendo que ninguém fica bem a ver jogar no banco. Uma decisão difícil para o treinador. Assim como definir a posição e tarefa ideal para ele no onze.

    De resto, Ivan Jaime a mostrar que podia ser um craque, mas começo a achar que não passa disto pois desaparece demasiado tempo dos jogos, defende pouco e mal e pelo menos na sua linguagem corporal parece ter um "feitiozinho de merda"

    Gonçalo Borges também me parece que não passa disto.

    Galeno continua a mostrar que se não for a estrela da companhia é quando joga melhor. Tem que pôr mais vezes os colegas a jogar porque quando quer jogar só ele desperdiça inúmeras jogadas. O que quero dizer é que quando corta para dentro é muito imitado, portanto deve soltar mais vezes nos médios e laterais que entram nas costas da defesa. Mas tem algo importantíssimo, marca golos porque chega rápido à área. E este foi um belo golo.

    Navarro é um ponta de lança que vive de assistências para marcar. Não marcando pouco dá ao jogo. Mais um que parece que não dará o salto de competência necessário para se afirmar no nosso clube.

    Wendell, de quem não sou fã, a ter azar. Ou não, já que não deve haver jogo em que não tenha recebido assistência médica.

    De todos os que vaticino que fiquem curtos, oxalá me engane em todos e eles.

    ResponderEliminar
  46. Caro DVP:
    Andebol - FCP vence na Macedónia do Norte. Diogo Rema e a opção tactica de ataque de 7x6 na base desta importante vitória.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  47. Excelente vitória. Até porque a tendência é para melhorar, podemos atingir o objectivo de passar à fase seguinte.

    ResponderEliminar
  48. Foi uma vitória importantíssima, sem dúvida, se cumprirmos a nossa obrigação e vencermos os 2 jogos em casa, é provável que consigamos ser um dos 6 melhores segundos. O ponto perdido com o Valur na Islândia é que deixa um grande amargo de boca, o Valur é pior que o Vardar, devíamos ter ganho lá tranquilamente mas jogámos muito pior que com o Vardar. Pode ser que consigamos fazer uma surpresa na Alemanha, para compensar.

    ResponderEliminar
  49. Valeu a vitória. Esperemos que assim continuem.

    ResponderEliminar
  50. Genial a resposta do Maniche ao facto de ser persona non grata e de não estar na lista de JNPC para ir ao seu velório .
    Maniche recomenda ao nosso ex presidente o poema "fim" de Mário de Sá Carneiro , que aqui deixo na totalidade .

    " Quando eu morrer batam em latas
    Rompam aos saltos e aos pinotes
    Chamem palhaços e acrobatas
    Que o meu caixão vá sobre um burro
    Ajaezado á andaluza ...
    A um morto nada se recusa
    Eu quero por força ir de burro "

    ResponderEliminar
  51. Todos nós nascemos condenados a morrer, o corpo perece mas obra fica. Já alguém dizia que a vida só vale ao homem por aquilo que ele vale vida. Porquê desenhar a morte com ódios, desculpas daqueles que são tão portista como ele, mas que nas urnas mostraram que o velho presidente, era um general sem força e sem poder que qualquer soldado já não lhe obedecia.
    Quando morrer, seja quando Deus quiser, seja sempre azul, todos nós seremos sempre azul e branco, que descanse em paz, temos memória, sabemos reconhecer.

    ResponderEliminar
  52. Taça de Portugal, 4ª eliminatória, Moreirense - FCP. Se passarmos, na 5ª ou vamos ao Gil ou ao Vila Real.

    ResponderEliminar
  53. E é isto, quando fala para fora MST é um craque... apesar de um lapso, não foi Reinaldo Teles, mas António Araújo, está lá tudo e que não sendo novidade, na crónica dele tem muito mais impacto.

    ResponderEliminar
  54. O sorteio da taça podia ter sido mais nosso amigo, pois com tantas equipas de escalões inferiores, logo nos foi calhar 2 da primeira liga e a jogar fora. Mas com mais ou menos dificuldade havemos de as eliminar.

    ResponderEliminar
  55. No facebook:
    É preciso olhar para a frente, para a frente é que é o caminho e sem renegar nada do passado, quem vive do passado é Museu. Mas também é importante clarificar algumas ideias e notícias que aparecem de vez em quando, quando dá jeito, numa espécie de puxar de galões que apenas servem para que se sacuda a água do capote, a aura se mantenha, se possa comparar, mesmo aquilo que dificilmente será comparável.

    Vejamos:
    Sem desvalorizar o excelente trabalho de Sérgio Conceição nos sete anos que esteve como treinador do FCP - 11 títulos é uma excelente média -, para mim, mais até na Champions League que nas provas internas, porque a minha exigência não é a mesma e na prova rainha da UEFA, salvo uma ou outra excepção, as prestações foram muito boas, é importante terminar com a ideia do Super-Sérgio, nas saídas, "coitado" do Sérgio nas entradas. Com muito pouco conseguiu muito, 550 milhões em transferências de jogadores, mais, se não estou em erro, cerca de 350 conseguidos pela prestação na Champions. Se na prova europeia é difícil estabelecer comparações - nos últimos anos as receitas pelas vitórias e empates subiram muito, idem para quem estrava na fase de grupos -, já sobre a venda e entrada de jogadores e tendo em conta o site da Transfermarkt é possível fazer algumas comparações. Em primeiro é preciso dizer que o FCP sempre foi um clube vendedor - se vendia melhor no passado que nos últimos tempos todos sabemos porquê. Quando estamos em grandes dificuldades financeiras, necessitamos vender como de pão para a boca, como aconteceu, o comprador oferece menos, perdemos capacidade negocial. Mas também contratava melhor e isso, pelo que se vai sabendo, ao contrário do que acontecia no passado em que a estrutura era responsável pelas contratações, os treinadores apenas sugeriam um ou outro e a estrutura tendo possibilidades do clube, satisfazia os seus desejos, com Sérgio Conceição não era assim. Mesmo que, como é óbvio, seja a estrutura e em particular o presidente que tem maiores responsabilidades. Em segundo, se nos sete anos de Sérgio como treinador, o FCP transferiu jogadores no valor 525,15 milhões, nos sete anteriores, transferiu mais, mesmo que pouco, concretamente, 531,43. Mas nas entradas e aqui a curiosidade é maior, porque foi sempre passada a ideia que o FCP não contratou ninguém, ou quase ninguém, quando a realidade é bem diferente. Assim, com Sérgio 284,05, nos sete antes de Sérgio, menos, 274,73.
    Há uma verdade que não se pode escamotear, o nosso principal rival investiu muito mais. Mas também fez uma receita muito maior nas vendas, só em jogadores vendidos por 10 ou acima dos 10 milhões, foram cerca de 850 milhões.
    Portanto e concluindo, clarificado o que era importante clarificar, repito: acabemos com estas comparações, olhemos para a frente, para a frente é que é o caminho.

    ResponderEliminar
  56. Miguel Sousa Tavares foi magistral no seu artigo , deu cabo do canastro ao cú de penico Cagandas em 3 parágrafos sublimes , não fosse MST um advogado de gema ...

    O sorteio da taça não foi lá muito bom , mas temos de ir com as nossas armas ...

    ResponderEliminar
  57. Excelente o artigo de MST, não há dúvidas que é neste terreno que ele é implacável. Menos na análise da bola jogada e corrida.
    Parece que o SC ficou ofendido porque JNPDC não confirmou que o VB aceitar o convite para treinar o Porto seja uma traição, e por isso ligou a Pinto da Costa. E este agora dá-lhe troco e não o convida para o funeral. Sinceramente estou saturado destas personagens, deram me muitas alegrias incluindo SC, mas estes dois anos finais foram maus demais. Há que olhar para a frente ….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta coisa de um futuro falecido "convidar/desconvidar" pessoas para o seu funeral, embora macabra dá uma grande vontade de rir. Convites para baptizados, aniversários, casamentos, festas de solteiro, é normal, faz parte da vida de toda a gente. Agora convites/desconvites para um funeral futuro, feitos pelo futuro morto, por livro e pela imprensa, deve ser caso único na humanidade de todos os tempos. E se alguma persona non grata resolver ir ao funeral, vai haver segurança para a pôr fora, como nas discotecas? PdC não anda mesmo nada bom da cabeça, devem ser os remorsos a atormenta-lo pelo mal que tem feito ao FCP.

      Eliminar
    2. Se isso acontecer, vai ser uma 'macacada'!!!!

      Eliminar
  58. Caro DVP:
    Equipe B teve a primeira vitória. Foi a ferros.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive a oportunidade de ver o jogo, FCP B 2 - Mafra 1. Importante ganhar, mas é preciso jogar muito melhor e fundamentalmente, abanar alguns meninos. Dizer-lhes que com a bola no pé qualquer um joga. É preciso ir ao encontro dela, lutar por ela, simplificar em vez de complicar.

      Eliminar
  59. No primeiro jogo que vi da equipa B, vi a 1a vitória, tive sorte. Mas foi um tormento ver o jogo, esta equipa B do FCP joga muito, muito, pouco, não admira que andem pelos últimos lugares, mesmo com esta vitória. Parecem um grupo de rapazes que se equipam, vão para dentro de campo mas sem treinador. Jogadas com princípio meio e fim, não se vêem. Lutam, sim senhor, mas fazem muita, muita, coisa errada, quem vê irrita-se, porque ver jogadores a agarrarem-se à bola, sistemáticamente, e a perderem-na de seguida, quando têm colegas soltos com linhas de passe fáceis que podiam dar sequência à jogada e criar perigo, irrita muito. Quem marcou os 2 golos, o Alarcon, pelo que ouvi aos comentadores foi a 1a vez que foi titular. O Gonçalo Sousa, que fez o cruzamento largo para o 1° golo e fez o passe da jogada do penálti, entrou só na fase final do jogo. Talvez ajudasse a ganhar os jogos + facilmente se os jogadores que assistem e marcam em vez de ficarem no banco fossem titulares. O João Brandão parece ser uma excelente pessoa mas como treinador, apesar da vitória, acho que precisamos de alguém + capaz, que ponha a equipa a jogar muito + à bola e com muito + crença. Não se vê dedo de treinador nesta equipa, andam por ali, lutam, mas não há futebol de jeito. Temos o 2° plantel + valioso da 2a liga e estamos em 15° mas com 1 jogo a + que os 2 últimos que podem ainda ultrapassar-nos relegando-nos para penúltimo classificado. Alguma coisa há-de estar mal para jogarmos tão pouco e estarmos tão abaixo do valor do nosso plantel.

    ResponderEliminar
  60. Primeira vitória da equipa B que caiu do céu pois a exibição foi miserável. Equipa de putos que ainda tem muito para aprender comandados por um treinador que tal como eles é um novato. Só há um problema é que estão no FCPorto e neste clube a vitória tem de ser lei. Precisam-se mudanças pois sem elas a descida de divisão está próxima.
    No basket tivemos uma boa vitória, só não se admite é falharmos tantos lances livres que por vezes são decisivos.
    No hóquei cometemos um erro crasso que foi o de não renovar a equipa pois estes jogadores estão acomodados e pensam que os nomes ganham o que é mentira. Eu sei que ainda estamos no principio mas a continuar assim e ral como na equipa B, vamos ter um ano de sofrimento. Na próxima jornada contra a Oliveirense no Dragao veremos o que acontece.

    ResponderEliminar
  61. O artigo de MST é para encaixilhar e exibir a todos quantos passam a vida a bramir o Apito Dourado

    ResponderEliminar
  62. Caros Portistas,

    A equipa B do pouco que vi que foram cerca de 20m à socapa, da 2a parte, muito mau, tudo perdido em campo e sem qualquer fio de jogo, quando recebi a notificação do resultado até fiquei surpreendido, não se entende como se joga tão mal.
    No Basket acho que devíamos ter ganho por mais e também acho que com a equipa que temos jogamos pouco, não há jogadas estudadas e trabalhadas é tudo muito sofrido e sôfrego, como temos bons jogadores lá saem triplos a gastar, há jogos que não saem, não há estratégia de jogo mediante a defesa do adversário.
    No hóquei sinceramente acho que vai ser uma ano penoso, o Helder Nunes veio de férias para o Porto, aquele espanhol que fomos buscar aos mouros é uma nódoa e os outros parece que andam cansados sem vontade, parece o final de época para todos, como alguém aqui disse é preciso sangue novo, o redes também já não é o que foi, paciência que se aprenda e cresça com os erros.
    O MST derrete o vagandas com classe e elevação.
    Amanhã espero ver evolução na equipa e uma vitória, tudo menos que isso será muito mau.

    VAMOS PORTO!
    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  63. Esta parece me o plantel B mais Júnior de sempre, não tenho memória de termos uma equipa tão jovem em todos os sectores como esta. Posso está enganado…mas é o que me parece.
    No hóquei temos uma temporada atípica em que não tivemos pre temporada devido ao mundial, espero que seja isso…

    ResponderEliminar
  64. Recordo que há um ano também começamos mal a época no Hóquei, as críticas eram as mesmas, depois fomos campeões. Este treinador ganhou tudo, já não presta?

    ResponderEliminar
  65. Treinador experiente seja portista ou não, precisa-se para a equipa B. O mister Brandão como aqui alguém disse, pode ser boa pessoa, mas já deu pra ver que com ele não vamos a lado nenhum.

    Quanto ao Hóquei patins, vi os dois jogos com o Barcelos e deu pra ver que o FCP defende muito mal, jogam mais com o coração que com a cabeça, ontem deu pra ver. O Barcelos tem uma boa equipa, mas no FCP alguma coisa se passa, parece haver nervoso a mais. Alguém lá tem que dar corda aos patins.

    Logo, espero um FCP com toda a chama de dragão, só a vitoria nos interessa. Que joguem os melhores e respeitem a camisola. vamos a eles...

    ResponderEliminar
  66. Estamos em Outubro mas já poucas dúvidas existem:
    - novo treinador para equipa b é urgente
    - novo treinador e uma equipa nova para o hóquei é urgente
    - novo treinador para a equipa de basket é urgente
    - nova equipa de andebol é urgente (aqui talvez o treinador ainda dê para aproveitar se não tiver desaprendido porque também não ponho as mãos no fogo por ele)
    - novo treinador para a equipa de futebol porque já se viu que VB não serve e não passa de um adjunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quase que aposto que se for ver os comentários de há um ano não devem ser muito diferentes assim como os comentaristas.

      Eliminar
  67. Pedro, acho que no final do comentário devias ter colocado um PS a dizer, ironia...

    ResponderEliminar
  68. Pedro ramos, sei que foi ironia, mas algumas coisas não estão bem, salta à vista.
    Na equipa B, joga-se muito pouco, tem que se jogar muito mais, apesar de muito jovem aquele plantel vale muito mais futebol que aquilo que vi ontem. Se o treinador que lá está não é capaz de pôr a equipa a jogar futebol minimamente decente, a continuar assim, outro terá de ser.
    No Hóquei, há demasiada acomodação de jogadores muito experientes, já ganharam muita coisa no FCP, noutros clubes, nas selecções, já na época passada foi a mesma coisa, só depois de muitos dissabores começaram a dar à perna. Renovar um bocadinho, 1 ou 2 jogadores + jovens com + sangue na guelra, era capaz de não fazer mal à equipa. E pode ser impressão minha mas fico sempre com a sensação de que os gr das outras equipas + fortes defendem + que o Malian. Ainda ontem fiquei com essa sensação.
    No andebol, o treinador não pode fazer tudo, se o plantel for bastante inferior ao que era há uns anos, fica difícil fazer o que se fazia nessa altura. Um exemplo: há uma diferença enorme entre o Mikkelsen e o Mbengue, a defender, a jogar e a atacar. Só o Mbengue no lugar do Mikkelsen já melhorava muito a equipa.
    No basquete, o plantel é bom, mas vive-se muito do lançamento exterior, tem que se ter alternativas, + penetrações para o cesto, + jogadas a soltar um jogador próximo do cesto, + cestos fáceis, nem sempre os triplos e os lançamentos longos de 2 pontos entram como se quer, tem que haver um basquete + elaborado, com + cestos fáceis.
    Não está tudo mal, longe disso, tirando a equipa B, mas pode sempre criticar-se com vista a que algumas coisas possam ser melhoradas. Afinal o que nós portistas todos queremos é que o FCP ganhe o + possível em todas as modalidades e em todos os escalões, especialmente no futebol sénior, claro.

    ResponderEliminar
  69. Críticas objectivas e construtivas, mesmo não chegando aos destinatários, mas para deixar a nossa opinião, OK, nesta altura pedir a cabeça de treinadores não faz qualquer sentido. Até porque, com tudo a decidir-se nos play-off, é preciso gerir bem para que as equipas apareçam fortes nas alturas das decisões. Há quem só queira vitórias, se não há vitórias está tudo mal.
    Espero que, por exemplo, tenham noção das equipas que o FCP vai defrontar na CL de Voleibol. Idem para o jogo da Taça de Portugal no futebol feminino, frente ao Marítimo, uma boa equipa da 1ª divisão.

    ResponderEliminar
  70. Não pudemos dizer mal de tudo porque nao é como no antigsmente que só se dava cabazadas. Hoje + ou - todos os clubes já teem boas condições de trabalho, é só alarmar os responsáveis para não se distrairem porque acima de todos está o FCP. A tasca do Vila também serve para desabafar.

    ResponderEliminar
  71. Caros DVP e demais Portistas do tasco,

    Em relação à equipa B que tanta crítica vejo receber:

    Esta semana fui, por acaso, analisar o plantel e aquilo este ano é só "garotada". Tem lá 4 jogadores com mais de 22 anos(Castro(36), Marcus(24),Rodrigo Fernandes(23),Felipe Silva(22)) e todos os outros têm 21 ou menos. O avançado que tem sido titular mais vezes tem 17anos!!!

    Antes de mais quero dizer que infelizmente ainda não consegui ver um único jogo completo da equipa B nesta época. Acompanhei uma parte de 2 jogos. E num deles o adversário marca um golo que me pareceu em claro fora-de-jogo(nem linha foram mostradas e foi no PortoCanal) e noutro temos um penálti falhado. Em ambos não estávamos a ser inferiores no tempo que estive a ver.

    Analise-se o plantel antes de criticar o treinador e pedir a sua saída. E haja noção que com miúdos de 17/18/19/20 anos não se faz uma equipa competente na Liga2 com facilidade, ainda para mais quando não vão lá jogar os jogadores da A de vez em quando para ajudar a fazer uns pontitos que dêem mais tranquilidade. Mora tem lá ido volta e meia mas não faz milagres. Acho que o Martim nunca foi lá este ano. Têm 17 e 18 anos e dariam muito jeito ao treinador certamente.

    Diz o caro Luís Negroni em cima que temos o 2º plantel mais valioso da Liga2. É para dar a entender que somos o 2º melhor plantel? Se estiver a falar em valia financeira baseada nos sites da especialidade deixe-me dizer-lhe que esse potencial não ganha jogos. O que ganha jogos é o rendimento imediato. E estes miúdos não podem dar isso...ainda.

    Criticar tudo bem e acredito até que se ande a jogar muito pouco e que fosse possível fazer melhor. Mas o objetivo da equipa B é simultaneamente não descer e dar tarimba aos jovens da formação. Se ficarmos um ponto a cima da linha de água no fim da época mas todos os jogadores evoluírem para um patamar de 1a Liga isso é mais importante que ficar em lugar de subida com jogadores de 23/24/25 anos que saem a custo zero no fim da época. As equipas B não sobem. É bonito ver o nosso clube nos primeiro lugares, mas neste caso não é o mais importante.

    E com tanta crítica à volta de uma equipa literalmente de miúdos fica certamente mais difícil que os resultados apareçam.

    Esta equipa B não tem contratações que dêem rendimento imediato como acontecia antes. É natural que os resultados não apareçam no imediato. Não quer dizer que não se trabalhe com competência. Vamos ter um pouco mais de paciência pois acredito que a "garotada" tenha muito para melhorar e que no final vai garantir a permanência e vai evoluir individualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu concordo, esta equipa B é a mais jovem de que me lembro

      Eliminar
  72. Na equipa B parece-me que também falta alguma qualidade no plantel. Existem jogadores 3/4 jogadores de grande potencial, alguns bons e outros que não parecem ter grande futuro.

    Mas acho muito bem que se dê oportunidade aos miúdos, ás vezes jogadores que passam despercebidos na formação podem chegar ao contexto sénior e revelarem-se boas surpresas, o caso do Vitinha é um bom exemplo.

    A equipa B só tem 2 objetivos, não descer e fornecer jogadores para a equipa principal. Se ficar todos os anos em 15º na classificação e fornecer 2 jogadores á equipa principal no final da época, é uma época fantástica.

    Quanto ao mister VB que não se deixe levar pelo que a imprensa/adeptos dizem e lhes venha responder em conferências de imprensa. Isso era o que SC fazia com as consequências que se conhecem. Que se concentre no que tem a fazer, na equipa e que deixe o discurso de tentar agradar a todos (quer a jogadores quer a adeptos).

    ResponderEliminar
  73. Relativamente a MST:

    Neste último artigo está na sua praia. É nisto que ele é bom e é por isto que sempre o vou lendo. No que toca ao futebol jogado dou o desconto.

    Honestamente era esta resposta que gostava que o clube tivesse dado. Não era preciso pormenorizar tanto mas era fácil ter encostado o "Vagandas" a um canto. Acho que nunca nos devemos calar e consentir quando nos atiram à cara o Apito Dourado. Quem viveu nesse tempo sabe o que se passou mas os mais jovens apenas ouvem a cassete. Portanto que MST viva durante muitos anos para não deixar passar estas atoardas em falso.

    Neste caso, ao contrário de muitos, creio que a nossa resposta ficou curta. Não foi má, percebo que é dentro da nova política de comunicação do clube, mas como a minha personalidade portista se formou com JNPC(o que foi nos últimos anos não apaga a minha memória do que foi nos outros anos) e com as suas tremendas respostas aos rivais gostava que a resposta tivesse sido mais "agressiva", ao jeito desta do MST. Relembrar os casos do Sporting, desconstruindo a narrativa do AD e referindo as conquistas Europeias e Mundiais. Em poucos minutos se fazia isto numa qualquer resposta de ocasião a um jornalista amigo que fizesse o favor de fazer pergunta.

    Mas isto sou eu que não suporto aquele "Vagandas".

    ResponderEliminar
  74. Só agora li o artigo do MST, e está excelente, do mais claro e acutilante que já escreveu. O Varandas deve ter rosnado uns impropérios quando o leu. É importante haver gente nossa mas que toda a gente sabe que não segue nenhuma Cartilha, na CS do inimigo, a dizer estas coisas desta forma clara e brilhante. O MST só devia fazer isto, defender o FCP contra inimigos externos e internos, não devia falar nunca do futebol jogado.

    ResponderEliminar
  75. Boas

    Hoje tem de se convencer,que tem de se vencer para não comprometer a história do clube.


    Depois da derrota de ontem do Braga frente aos noruegueses atrevo me a dizer,que a fisicalidade em Portugal é só para cumprir os treinos.

    E quando a selecção nacional,continua a ter em Ronaldo(atual)o melhor marcador,na liga das nações,diz bem da falta de qualidade dos clubes portugueses,em treinar a massa muscular dos jogadores(nacionais)para finalizarem bem(ou melhor muito bem),isto tem de ser revisto,desde dos escalões,e na minha opinião há para ai 20 anos atrás ou mais.

    Ainda hoje não entendo,o porquê de um jogador português não conseguir finalizar de fora da area com frequência.Bruno Fernandes é uma exceção,e mesmo assim não tem um remate,surreal,como tinha o Barroso que jogou também no Porto.

    ResponderEliminar