domingo, 6 de julho de 2025
Não conheço Francesco Farioli - despertei para ele quando vi as notícias do drama que aconteceu nos Países Baixos com o Ajax. O histórico clube de Amesterdão sob o seu comando passou para o 2° lugar e viria a perder o campeonato após ter sofrido o golo do empate frente ao Groningen na penúltima jornada aos 90+9, desperdiçando uma vantagem que chegou a ser de 9 pontos -, apenas sei o que é público. Treinou na Turquia o Fatih Karagümrük e o Alanyaspor e em França o Nice. Sendo assim, não sei se é apologista de 4×3×3, 4×4×2, 4××2×3×1, 3×4×3, se gosta de posse, de um futebol mais directo, mais de contenção e contra-ataque ou ataque continuado, o tipo de discurso, se é um estratega, trabalha bem as bolas paradas, a parte mental, física, etc.. Também não me deixo impressionar quer por aqueles que lhe tecem grandes elogios, como por outros que vão cavalgar a onda do último desaire. Portanto, manda o bom senso esperar para ver, analisar e depois bitaitar. Entretanto, espero obviamente que tenha sucesso, que a bola bata na trave e entre em vez de sair, principalmente tenha o apoio e a tolerância que teve, por exemplo, Sérgio Conceição e nunca tiveram Vítor Bruno e Martín Anselmi. Pela minha parte, agirei pelos mesmos critérios de sempre: gosto, elogio, não gosto, critico.
- Senhor presidente AVB, o senhor é um portista apaixonado, doente, quer o mundo para o FCP, como eu quero. Quando vivemos uma paixão desse tipo, assolapada, temos tendência a deixar falar o coração. Mas o senhor é presidente do FCP e se me é permitido o conselho, não deixe o coração falar tanto, seja mais racional e calculista. Nos tempos que correm tudo é cobrado, tempos em que se é preso por ter cão e por não ter, que se o senhor disser que está um dia de sol radioso, mas se o céu tiver uma pequenina nuvem logo o vão dizer que o senhor está a mentir, dizer que não está um sol radioso, mas o céu está nublado, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Dir-me-á, não ligo a isso, os cães ladram e a caravana passa. OK, mas não custa nada tentar.
Pedro "Galo" nunca viu nada igual a esta gestão do FCP. Para isso até é capaz de considerar Sérgio Conceição como treinador de AVB, achar que entre a saída de Vítor Bruno e entrada de Martín Anselmi o FCP não devia ter um treinador interino, devia estar em auto-gestão ou ser treinado por mim, que um director de scouting sair do FCP ser apenas uma originalidade portista e a saída já dada por adquirida, mas ainda por confirmar (*) pelo Pedro "Galo", de Andoni Zubizarreta também é motivo de críticas.
Sobre Jorge Costa os mesmos que criticavam a postura de Luís Gonçalves são os mesmos que agora pedem um "Bicho" à imagem e semelhança do seu antecessor.
(*) - Se se confirmar a saída devia ser dada uma explicação: porque saiu Andoni Zubizarreta? Porque foi incompetente, não esteve bem nos mercados? Porque foi tornado público quanto ganhava e alguns ressabiados que criticam tudo, rasgaram as vestes? Porque era preciso arranjar um bode expiatório? Espero sinceramente que não seja uma decisão tomada por pressão de fora para dentro.
PS - Vivemos dias e não é só no desporto, futebol em particular, em que se multiplicam programas em vários entendidos falam de tudo e de todos, com um conhecimento das matérias que me leva a pensar que o seu conhecimento advém de serem capazes de ler os pensamentos. Usam técnicas que privilegiam a insinuação, invenção, mentira e ninguém lhes cobra nada. Se mentem descaradamente, dizem coisas que não correspondem minimamente à verdade, mas não houver um desmentido - como se fosse possível, por exemplo, o FCP que já viu serem-lhe associados mais de uma vintena de jogadores, tivesse de andar a desmentir um por um -, partem logo do princípio, se ninguém desmentiu...