Populares Mês

sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Nota prévia: não assobio, acho mal que se assobie!
Ainda estamos no início da época, mas já começou, no F.C.Porto, a lenga-lenga dos assobios. Na época passada era o Quaresma - tadinho - que era assobiado, esta época pelos vistos, é a equipa a queixar-se. Vide declarações de Nuno:
«Jogar no Estádio do Dragão com os assobios dos nossos adeptos é como jogar em casa do nosso pior adversário. Não nos fortalece minimamente. Lamentamos que isso às vezes aconteça, mas vamos tentar inverter essa tendência.»
«É lógico que não gostamos que nos assobiem, até porque, por vezes, isso faz com que o nosso rendimento não seja o ideal, mas não podemos ir por aí. Jogar no Dragão é sempre um teste de fogo para qualquer jogador. Temos uma massa associativa que é caracterizada pela exigência, pois está habituada a vencer, sabemos que gosta de ver bom futebol e, acima de tudo, ganhar, e só queremos é que esteja do nosso lado e nos apoie.»
«Os que representam o clube há mais tempo procuram fazer ver aos que chegaram agora que o jogo não são os assobios [ele passa-se dentro das quatro linhas]. Todos sabem que têm a confiança extrema da equipa e do técnico e é disso que têm de fazer o seu futebol.»

Em primeiro lugar é preciso dizer e dizer, claramente, que os adeptos do F.C.Porto são excelentes adeptos e se há quem assobie e não apoie, também há muitos que estão sempre com a equipa e a apoiar.
Aliás e a propósito, uma referência para as claques, em especial os Super-Dragões, que no jogo com o Fenerbahçe, estiveram incansáveis no apoio à equipa.

Depois também, é preciso dizer que este fenómeno, não existe apenas no Dragão, nem apenas, em Portugal, mas é uma característica dos países latinos: é assim em Itália, Espanha e também, embora menos, em França, isto só para falar na Europa.
Não podem, nem devem, pois, fazer-se comparações, por exemplo com a Inglaterra, que é sempre apontada como o paradigma no apoio às equipas. São culturas e tradições, diferentes, mas também tem a ver com o respeito que os profissionais, a jogar nas equipas inglesas, têm pelo público que paga bilhete. Pode e às vezes, isso acontece, o espectáculo não ser brilhante sobre o ponto de vista técnico, mas a entrega, a determinação, a procura sempre do golo, mesmo quando a vantagem já é clara, nunca acaba, ao contrário de Portugal, onde as equipas ganham vantagem e depois, apenas se limitam a deixar passar o tempo, sem nenhum respeito pelo público, que muitas vezes, com sacrifício, vai ao Estádio.
Mas, há também outro factor que não pode deixar de ser tido em conta: com os novos Estádios, muito mais confortáveis, há um novo público, um público que vai ao futebol como vai para o cinema - no caso do F.C.Porto, eu até lhes chamo os portistas das pipocas - e esses são muito menos pacientes, não têm a paixão de alguns, principalmente, os que vieram das Antas e quando não gostam...assobiam! Está mal, mas é uma realidade que não vai ser alterada. A exigência não vai abrandar - desiludam-se os que pensam o contrário - portanto: melhores espectáculos, melhores equipas, melhores jogadores... só assim será possível manter a chama do Dragão acesa. Que fique claro que não falo por mim, mas portistas da Velha Guarda, como os que iam para as Antas apanhar chuva, frio e duas horas antes dos jogos... são cada vez menos.
Termino dizendo o seguinte: quem está habituado a comer lagosta, até pode, uma vez ou outra, comer sardinha, mas se passarem a dar-lhe sempre sardinha...vai reclamar!...
É esse o grande desafio para quem dirige o clube. Andar sempre a queixar-se dos assobios, não vai resolver nada.
PS 1- 38.709 espectadores no 1º jogo da C.League. Depois de tudo o que se passou e de todas as lutas travadas, para estarmos na Prova Rainha da Uefa, parece-me pouco. Ora aí está um bom exemplo de tudo que acabei de dizer.
Mobilizar e contrariar o "cansaço" de ganhar é outro desafio para quem dirige. Também aqui, não adianta lamentar, mas sim alterar o rumo dos acontecimentos.

PS 2 - Fui, como vou muitas vezes, ao blog bicampeõesdomundo e vi lá isto :"Filomena Pinto da Costa vai ser convidada para directora do Conselho Cultural da SAD portista. Será responsável pela promoção extradesportiva da marca."(confiram aqui) . Se for verdade e espero sinceramente, que não seja, desde já manifesto o meu protesto. Chega de protagonismo para as mulheres do Presidente.



- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset