Populares Mês

sábado, 19 de dezembro de 2009


Por mais que queira pensar que o jogo de amanhã é apenas mais um jogo, importante, sim!, mas que não decide nada, ou que é apenas mais um jogo de uma modalidade desportiva chamada futebol, não consigo...Para mim, um Benfica/Porto, ou um Porto/Benfica, é muito mais que isso: é um confronto entre um bastião do Norte, o F.C.Porto, uma das poucas - há quem diga que é a única! - Instituições que não se verga e um dos símbolos do centralismo, naquilo que o centralismo tem de pior - a apologia da mediocridade -, o S.L.Benfica. Porque é assim que penso, formulo um desejo/pedido aos profissionais do Tetrcampeão: - também por isso, meus caros amigos, joguem e ganhem. Mas para que a vitória seja possível, levem para dentro do campo a vontade, a determinação, a coragem, a humildade e o espírito do Dragão. Não reajam a provocações; não discutam as decisões, por mais aberrantes que lhes pareçam do SLB - Senhor Lucílio Baptista; tenham cuidado com o túnel da vergonha; se evitarem todos esses perigos e jogarem ao vosso melhor nível, podemos, vocês e nós, ter um Natal ainda mais feliz...
Ah, já me esquecia: não se deixem levar pela choradeira que grassa na propaganda vermelha, que não joga este, mais aquele e aquele outro. Não, contem com um Benfica forte, o mais forte da época e que não vos passe pela cabeça qualquer tipo de facilidades... Seria o primeiro passo para terem dissabores, que, vocês e nós, não queremos de maneira nenhuma.

O árbitro é o SLB - Senhor Lucílio Baptista -, auxiliado por Bertino Miranda e por Venâncio Tomé.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes:
Beto e Helton;
Defesas: Sapunaru, Fucile, Bruno Alves, Rolando, N.André Coelho e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, R. Meireles, Belluschi e Guarín;
Avançados: Hulk, Farías, Falcao, Mariano, Varela e C.Rodríguez.

Equipa provável: Helton, Fucile, Rolando, Bruno e Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi e Meireles, Varela, Hulk e Rodríguez.

Antevisão de Jesualdo:
FCP:
Já tem a equipa escolhida e preparada para este jogo? Como o encara?
Jesualdo Ferreira: Temos um jogo mediático pela frente… Nós temos um desafio importante, como todos os outros e, nesta altura, queremos jogar e não falar muito.

FCP:
Já tem onze definido?
JF: Já, mas hoje não digo nenhum nome.

FCP:
Apresentar um plantel na máxima força é uma vantagem?
JF:
Para nós é vantagem, mas o FC Porto joga sempre com a melhor equipa. O campeonato tem 30 jornadas, estende-se por 10/11 meses. Sempre que há um jogo, todos os treinadores põem a melhor equipa. A que vai jogar amanhã será a melhor equipa. Vamos fazer o nosso jogo.

FCP:
Este é o melhor FC Porto desta temporada?
JF: O jogo acontece no momento em que estamos agora. O importante é hoje e estamos preparados para jogar e queremos jogar. Temos a nossa perspectiva de jogo, temos o nosso envolvimento. Lemos as notícias, sabemos as questões que estão no ar, sentimos as estratégias que estão no ar. Discutir o jogo sobre o que uma equipa tem e a outra não, cheira-me a composição. Temos tudo para um grande jogo. Grandes jogadores e tudo. O FC Porto já não teve jogadores disponíveis, o Benfica não terá todos. Embora eu pense que o Ramires vai jogar, porque o Antero Henrique, que é uma pessoa que conhece muito de Comunicação, me disse que ia jogar pelo que tinha saído num órgão de comunicação social [ndr: saiu na Bola que não iria jogar…]. Os outros não sei. O jogo está lançado, não há muito para falar. Há que fazer tudo para ganhar e jogar muito bem. É essa a nossa perspectiva.

FCP:
O resultado de ontem do Sp. Braga tira tensão ao clássico?
JF: Acho que não. O Braga é o líder do campeonato. É o vencedor do campeonato de Inverno, que ainda não percebi muito bem o que é, mas tem mérito total. Parabéns ao Braga.

FCP:
Preferia defrontar um Benfica na máxima força?
JF: Isso faz tudo parte do que já disse. São os jogos exteriores, as especulações. O FC Porto está limpo. O FC Porto tem a melhor equipa para jogar amanhã e seguramente que o Benfica terá a melhor equipa para jogar amanhã.

FCP:
O estado do relvado da Luz prejudica quem?
JF: A bola. A utilização dos relvados provoca estragos em todos os campos. O Benfica fará tudo para que o relvado esteja bom, pois um bom relvado, com bons jogadores, permite um melhor jogo.

FCP:
Algum comentário sobre o árbitro?
JF: Sem comentários. A minha perspectiva é jogar. Se fosse dentro de uma hora melhor!

FCP:
Consegue identificar as principais diferenças entre este Benfica e o Benfica das épocas anteriores?
JF: Vou jogar com esta equipa, que é forte, muito forte.

FCP
: Viu o Olhanense-Benfica? Contava que o Benfica tivesse o David Luiz?
JF: Se fosse o meu jogo, eu comentava. Como não foi o meu jogo, não comento.

FCP
: Está ansioso pela hora do jogo?
JF: Não, mas não há ninguém que não sinta paixão pelo jogo.

FCP:
O empate seria um bom resultado?
JF: Para o FC Porto não.

FCP:
Este é também um jogo psicológico?
JF: É sempre. Mas não vamos confundir coisas fundamentais: vale três pontos e vale aquilo que vale no momento.

FCP:
Para o crescimento da sua equipa é fundamental uma boa exibição?
JF: As exibições dependem sempre de muitos factores. Já sabem que as vossas avaliações dependem de resultados, mas as minhas não. O que nós queremos é jogar. Vamos a jogo, como disse um dia.

FCP:
Algum comentário suplementar ao sorteio da UEFA Champions League?
JF: O jogo é só em Fevereiro. Sabe quantos jogos ainda temos até lá? Treze… Já dei a minha opinião ontem.

FCP:
Se fosse o Pai Natal, que prenda prometia aos adeptos, para além de um bom espectáculo?JF: Que gozassem muito com o jogo e saíssem muito felizes. Aquilo que vou desejar a todos os senhores [ndr: Comunicação Social] é que aquilo que todos gostariam e ninguém se lembra: saúde e paz.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset