Populares Mês

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Se se recordam, há tempos atrás, tinha dito que o Trio D' Ataque para mim era finito... Mas ontem, porque ia lá o Prof.Marcelo e o benfiquista de Paredes ia apresentar o programa, abri uma excepção e vi o programa. Ainda bem que vi!
O Vasconcelos, que se diz grande amigo de Miguel Sousa Tavares - estas grandes amizades, com ignomínias para a frente e para trás, a mim metem-me uma grande confusão...- atirou-se ao jornalista/escritor de uma maneira que não lembra o diabo, só porque o Miguel, num artigo, ou melhor em vários artigos, tem defendido o F.C.Porto contra a prepotência e a saga persecutória do justiceiro de toga vermelha. Ora, se o realizador visse as figurinhas patéticas que faz na defesa do Benfica, que o tornam alvo de chacota em todos os programas, como ainda ontem aconteceu e tivesse a noção do ridículo, não criticava o Miguel, mas os benfiquistas estão apaixonados pelo justiceiro e chega a ser comovente, de ir às lágrimas, a forma como os seguidores de Vieira defendem o Pavão Vermelho, também conhecido por Speedy Gonzalez e desde ontem - obrigado Prof.Marcelo! -, por o Abstruso.- Entronizem o homem, façam-lhe uma estátua e coloquem-na ao lado da do Eusébio...Ah, como também se viu ontem, na defesa do presidente da CD da Liga, o benfiquista de Paredes, não deixa os seus créditos por mãos alheias...

Para o Vasconcelos não pensar que são apenas pessoas ligadas ao F.C.Porto que atacam o Abstruso, depois do António Simões, deixo-lhe aqui um artigo, notável, que subscrevo na íntegra, de Manuel Martins de Sá, jornalista da velha guarda, de quem sei muito pouco, apenas que está muito ligado a Itália e é, ou foi, correspondente da Gazzetta Dello Sport em Lisboa.
É às terças-feiras, no pasquim da Queimada e para mim é sempre de leitura obrigatória.
Para todos e em especial para o realizador, o "Sole Mio" desta semana, que tem como título,
" O problema":
«Tanto trovejou que por fim choveu granizo grosso. O cenário estava montado desde há dois meses e as profecias até eram bem mais apocalípticas: meses ou anos de suspensão para Hulk e Sapunaru! Tudo conjurou para que a pulsão justicialista da CD acabasse por ser aquela que foi, o que não dignifica ninguém: nem quem a fomentou nem quem a proferiu nem quem a aplaude. Para se compreender o alcanse desta farisaica sentença é preciso remexer no caldo de cultura do fanatismo clubístico, onde tudo vale: a radicalização do discurso e do confronto verbal; a teorização da legitimidade do ódio; o insulto e a injúria gratuitos sob a capa de humor barato. Em suma, a justiça desportiva está de rastos. Para fugir à controversa classificação dos stewards como agentes desportivos, o sr. comissário recorreu a um sofisma lexical, chamou-lhes intervenientes, como se agir e intervir não fossem sinónimos. É só consultar os dicionários. De bolso. Razão tem o magistrado da Procuradoria de Turim, Raffaele Guariniello: " O futebol? É mais omertoso ( cúmplice, conivente)do que a máfia."
Bem vistas as coisas, porém, o maior responsável por todos estes desconchavos é Hermínio Loureiro. Com efeito, não é ele o presidente e o principal responsável pelas decisões oriundas do seio da Liga? Então porque não as assume? Porque se refugia sempre na atitude pilatesca e camaleónica ( que ,de resto, lhe é proverbial) de fazer de conta que não é nada com ele? É claro que os regulamentos são maus e é inconcebível que sejam os clubes a elaborá-los. Mas - mesmo com maus regulamentos - é possível ditar veredictos justos se os juízes forem honestos e imparciais. Sensatos. Este é o problema. Em Itália, cuja justiça desportiva é convenientemente invocada a toda a hora, tanto os regulamentos das competições como os da disciplina, justiça e arbitragem são aprovados pela Federação que, além disso, controla a sua correcta aplicação e tem instâncias de recursos céleres.»

Os sublinhados são meus.

Para além de mais uma vez realçar a excelência do artigo, de alguém acima de qualquer fervor clubístico, ao contrário dos Guerras, Freteiros, Bonzinhos e afins, e de destacar o facto do autor tocar em vários pontos importantes... deixo de lado o Pavão e o Poncio Pilatos, Hermínio Loureiro e concentro-me no último paragráfo, sobre a Federação, para dizer que, Madaíl é um presidente omisso, que não é da Federação, mas da Selecção e não diz nada sobre esta matéria, quando a última decisão é do Conselho de Justiça, que, li algures, só reune no final de Março. Um vergonha!

PS - Ontem, ao ver o Trio D' Ataque, meteu-me uma certa confusão quando Rui Oliveira e Costa disse que tinha os mesmos documentos do António-Pedro de Vasconcelos, com todos os passos do processo sobre Hulk e o Sapunaru, documentos que o realizador utilizou na sua manobra, que foi desmascarada, para defender o Pavão Vermelho. Hoje, um passarinho que pousou no meu telhado, explicou-me o porquê. Os comentadores do Sporting e do Benfica, receberam da CD da Liga aquela documentação e, pasme-se, Rui Moreira o comentador do F.C.Porto, não recebeu nada.
Não há dúvidas, o Abstruso até nesta questão mostra a sua total antipatia e sanha persecutória, contra o F.C.Porto.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset