Populares Mês

domingo, 25 de julho de 2010




Uma bela casa no Dragão - 39.425 espectadores -, mais uma, para assistir à apresentação formal do F.C.Porto, embora apresentações formais, nos tempos que correm, sejam muito relativas. A festa foi bonita, sem grandes produções, começou com a já tradicional dança do Dragão e acabou com os jogadores a serem chamados ao centro do terreno. Foram apresentados 28, sem surpresas, nas saídas e nas entradas, mas com uma frustração que muita gente não escondeu e que foi a não apresentação de Walter. Em relação ao "Bigorna", quero dizer o seguinte: sou tolerante, compreensivo, sei das dificuldades, dos problemas que às vezes surgem e por isso tenho procurado pôr água na fervura. Mas o que é de mais é moléstia e esta história já ultrapassa todos os limites. Assim e como não é possível esconder o interesse manifesto no jogador, bem como o facto de Walter estar há mais de uma semana no Porto, é importante que os dirigentes do F.C.Porto digam o que se está a passar, expliquem os porquês deste folhetim ainda não ter acabado. Seria intolerável, depois de tudo, o jogador não ingressasse F.C.Porto, mas seria mais intolerável ainda, se viesse do F.C.Porto uma desculpa esfarrapada, género, o jogador nunca interessou.

O jogo: quem viu o jogo frente ao Ajax e viu este, notou uma melhoria clara, nítida da equipa portista. Muito mais compacta, muito mais agressiva, muito mais organizada e a durar muito mais, junto a uma pressão alta e uma posse de bola, que em alguns momentos, foram uma espécie de regresso ao passado, antes de Jesualdo. Houve uma notória evolução do jogo portista e se ainda há muito a melhorar, quem foi hoje ao Dragão, já saiu de lá com outra cara, outro estado de espírito e no meu caso, com uma certeza, a certeza que temos treinador. Temos treinador, meus caros, porque perante tantas incertezas, tantas indefinições, com tudo o que isso significa e fazer evoluir a equipa tanto, numa semana, é motivo para estarmos optimistas em relação a André Villas-Boas. Até agora, se há quem não esteja a corresponder às expectativas, não é o jovem treinador do F.C.Porto... Disse atrás que há coisas a melhorar e o que há a melhorar é principalmente na defesa. Não há boas equipas sem boas defesas - embora hajam excepções à regra: estou a lembrar-me, por exemplo, do Brasil em 70 - e sem um bom guarda-redes. Se na baliza, estamos bem com Helton, Beto e Kieszek, se Maicon e Rolando, garantem alguma segurança no centro e Álvaro é uma certeza, com um bom substituto, E.Rafael - a partir de agora, Rafa. Vá lá saber-se porquê...- para a lateral-esquerda, já no centro e se Bruno Alves sair, temos de ir ao mercado e contratar um jogador de qualidade. Sereno, voltou a não me convencer e se for só o que tem mostrado...meu querido André Pinto! Para o lado direito as coisas são semelhantes. Não gostei de Miguel Lopes, nada mesmo e Sapunaru, embora melhor, não me dá garantias totais. Também aqui, se Fucile sair, o ideal seria contratar alguém, mas com dois laterais apresentados, tenho algumas dúvidas que seja essa a opção.

Muito gente boa no meio-campo. Fernando muito bem e muito mais capaz de ir à frente. Bem Belluschi, J.Moutinho, Souza - este rapaz tem pinta! -, menos bem Rúben Micael, a acusar a paragem, muita sofreguidão em Castro a querer mostar serviço depressa e depressa e bem...e ainda falta Guarín...Meireles, se não sair será a surpresa do defeso.

Idem para o ataque. A Falcao, só está a faltar um bocadinho assim...Hulk, continua com alguns defeitos do passado, mas é capaz de resolver e de que maneira!, James - chico, você me encanta! - quer ter bola, pede bola, assume, vai para cima...e marca maravilhosamente os cantos. Tentou marcar livres, mas ainda lhe falta estatuto. Grande regresso de S.Varela. Esteve parado quantos meses? Não se notou nada! O Cebola, já esteve melhor, mas ainda longe do que pode fazer e Ukra, jogou pouco e a ponta-de-lança...

Nota final: fui ao Estádio e naturalmente não sei o que se passou com a transmissão no site. Pelo que já percebi, ninguém conseguiu ver nada. Não sou um expert em Informática e não sei explicar as razões, mas também aqui, o F.C.Porto tem o dever de explicar porque tantas expectativas foram defraudadas. Não se podem tratar estas coisas de forma ligeira, colocando em causa um clube que tem fama e proveito de ser um clube bem organizado. O que falhou, meus senhores?

PS-Pedro Blue
, um abraço e obrigado pelas fotos. Tenho pena de não as colocar todas, pois estão todas magníficas.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset