Populares Mês

domingo, 8 de maio de 2011

Estádio quase cheio, 48.309 espectadores, grande ambiente, grande entusiasmo, clima de festa, que teve pontos altos com a entrega do Troféu de Campeão, aos capitães Helton, Mariano e Falcao; e com o desfile dos Campeões Nacionais de Juniores de futebol e dos Campeões de Nacionais de Andebol. Enfim, estavam reunidas todas as condições para mais uma noite de alegria e o F.C.Porto se despedisse do público do Dragão, naquele que era o último jogo em casa, com mais uma vitória - e como merecia a equipa portista ter ganho este jogo!
Jogando bem e em vários períodos muito bem, o conjunto de André Villas-Boas, apesar do grande desgaste que tem sofrido, encarou o jogo com todo o profissionalismo, empenho, motivação e com jogadas lindas, triangulações fantásticas, conseguiu empolgar a sua massa adepta e chegar ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Falcao aos 4 e Hulk aos 42. Era um resultado certo e era o corolário de uma exibição muito bem conseguida, perante um adversário que mostrou atributos e justificou ter sido, até certa altura da época, a equipa sensação do campeonato.
Nem com o golo da equipa do Paços, no início da segunda-parte e num erro crasso de Rolando - atenção ao excesso de confiança...-, a equipa Campeã se perturbou, perdeu élan, abanou. Não, antes pelo contrário, reagiu, foi logo para a frente e rapidamente, com novo golo de Falcao, colocou a vantagem novamente em dois golos, diferença que espelhava o que se passava em campo. Só que 5 minutos após o golo do colombiano, resolveu entrar em cena um palhaço careca, que não estava convidado para a festa, muito menos para ser protagonista da festa.
Com a ajuda do seu auxiliar do lado dos bancos - é, mesmo nas barbas da tal pressão que falava o calimero Couceiro (seria o Braga ou o Parente?) -, Cosme Machado, o tal que há tempos atrás cometeu a heresia de auto-intitular o Colina português, primeiro não marcou um penalty sobre Hulk e não contente, validou o golo da equipa pacense, num fora-de-jogo que só um cego não via. Aliás, o mesmo cego, já na primeira-parte, tinha cortado uma jogada legal a James, que ficava completamente isolado para a baliza. Como se não bastasse este golo falso, uma entrada de um benfiquista aziado, Nélson Oliveira, sobre J.Moutinho, que obrigou o número 8 portista a sair de maca - felizmente a lesão não é tão grave como se temeu...-, fez a equipa portista abalar, tomar cautelas, arriscar menos, tocar mais a bola, não ser tão objectiva na procura do golo. Mas mesmo assim, o jogo estava controlado e esperava-se o 4-2, quando Pizzi - excelente jogo e três golos para mais tarde recordar -, arrancou um remate fortíssimo, ainda longe da áerea e colocou o resultado num injusto 3-3, resultado que pelo que fez durante os 90 minutos, a equipa portista não merecia. Mas quando três tristes palhacitos, querem ser figuras, às vezes a verdade de um jogo fica desvirtuada.
Notas finais:
Continuamos invictos, cedemos apenas três empates, um feito extraordinário e não é este empate, falso, que retira o brilho a uma temporada fantástica. Não igualamos o feito do Benfica de Hagan, em 1973, apenas dois empates em 30 jogos? Paciência, não dou demasiado valor a essas coisas...
A lesão de Moutinho é um aviso, para que os jogadores do F.C.Porto, no sábado, frente ao Marítimo, tenham algum cuidado... Mas é também um aviso para que Vítor Pereira nomeie um árbitro que não permita jogo violento e entradas como a de N.Oliveira.
Como podem ver na imagem, do lado esquerdo, há falta clara sobre Hulk, dentro da área, que o árbitro não assinala. Na sequência, no contra-ataque e em fora-de-jogo, o Paços reduz. Isto é, de um possível  4-1, o resultado passou para 3-2. Isto é objectivo e diz tudo sobre a influência do "Colina" no resultado. Ponto.
Beijos e abraços para a malta do Futebolar que tive o prazer de conhecer antes do jogo, bem como uma saudação especial para o Márcio e amigo.


szólj hozzá: Fc Porto vs Paços Ferreira

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset