Populares Mês

sexta-feira, 21 de outubro de 2011



Ou a difícil gestão do sucesso

Em 2004 F.C.Porto tinha acabado de fazer uma época histórica, sido Campeão Europeu, José Mourinho saiu e entrou Del Neri. Também tinham saído jogadores de referência, Deco e Ricardo Carvalho, por exemplo e tinham entrado jogadores de qualidade como Diego, Luís Fabiano, Seitaridis, Quaresma, Pepe, R.Meireles, etc.
O técnico italiano começou a trabalhar e logo começaram as resistências ao trabalho, aos métodos, às tácticas de Del Neri, por alguns dos que ficaram. Uns, porque queriam ter saído, Maniche, Costinha, Derlei, Benni, outros porque habituados ao liberalismo de Mourinho, começaram imediatamente a contestar - é conhecida e ficou célebre a postura de Carlos Alberto, na digressão pelos Estados Unidos, quando Del Neri, numa sessão de vídeo, tentou explicar como queria que a equipa jogasse, mostrando um jogo do Chievo Verona. O brasileiro, muito talento, pouca cabeça (o futuro encarregou-se de o provar), saiu-se com a pergunta: "Nós somos Campeões Europeus e vamos aprender com o Chievo?!" Perante este estado de coisas e porque as exibições, com excepção do jogo frente ao Liverpool - curiosamente, quando as "vedetas" ficaram de fora - que vencemos por 1 a 0, foram fracas, desagradaram aos adeptos, a direcção preferiu ficar do lado dos jogadores, abdicar do treinador e Del Neri foi despedido. A seguir veio Fernandez que não acrescentou nada, antes pelo contrário, a balbúrdia foi maior e o espanhol foi despedido após a derrota em casa com o Braga de Jesualdo - nunca me senti tão mal, não aguentei, tive de sair após a expulsão de Maniche e antes que me desse qualquer coisa... Depois Couceiro que também não fez nada de relevante...
Resumindo: a época foi desastrosa, para o nosso nível de exigência, note-se, só em casa e para o campeonato, perdemos 24 pontos, mas, apesar disso, discutimos o titulo até ao último minuto, da última jornada; ganhamos a Supertaça ao clube do regime; fomos Bi-Campeões do Mundo no Japão; na Champions chegamos, mas não passamos dos oitavos-de-final; e fomos eliminados da Taça de Portugal pelo Guimarães, na cidade berço.

Pergunto: se em vez de despedir Del Neri, a atitude tivesse sido de apoio forte e determinado ao treinador italiano, não teriamos sido campeões? É, agora e à posteriori, especulativo responder, mas e vale o que vale, acho que sim.
Gerir o sucesso não é fácil, mas se há clube que tem basta experiência na matéria somos nós... Por isso confiemos, deixemos correr as coisas, decidir quem tem de decidir, sabendo que quem tem responsabilidades está atento, quer ganhar e saberá tomar as melhores decisões para o conseguir.

Todos têm direito a ter opinião e logicamente, Rui Moreira também e por isso, pode tecer os juízos que entender sobre o trabalho de Vítor Pereira, o rendimento de equipa, etc. Mas é lamentável e muito deselegante, que o presidente da ACP tenha dito que o treinador do F.C.Porto se "escondeu" e saiu com os árbitros para não ser assobiado. Não é verdade. O treinador do Campeão saiu com os árbitros porque estava a manisfestar-lhes o desagrado por uma actuação fraca, que se não foi a razão do empate, prejudicou o F.C.Porto, como aliás, reconhece Rui Moreira. O pior é que são este tipo de análises que depois servem de arma de arremesso aos pasquins mais anti-portistas que existem, o lixo da manhã ou o lixo da queimada, como se tem visto, acerca das palavras de Rodolfo Reis, por exemplo.

PS 1 - A arbitragem que vi ontem em Alvalade é o tipo de arbitragem que agrada ao Dr.CUTTY SARK e aos calimeros. Um árbitro de baliza que vê uma cabeçada de Wesley em J.Pereira, mas não viu um penalty do tamanho da Torre dos Clérigos do defesa do Sporting sobre o avançado dos romenos, imediatamente antes.

PS 2 - Perfil do mais recente candiadato à FPF, o político Carlos Marta, mais um que passa por cima de quem o elegeu para se candidatar a um cargo no futebol. Leva com ele o "Mãozinhas", para a AGeral...

Dr. Carlos Manuel Marta Gonçalves - PSD
Natural e residente em Tondela
Nascido em 5 de Abril de 1957
Casado e duas filhas

Pelouros:
Representação Institucional; Economia e Finanças; Fundos Comunitários; Obras Públicas.

Habilitações Académicas:
Lic. em Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Física (ISEF) - UTL

Percurso Profissional:
Professor da Escola Preparatória de Tondela
Professor da Escola Secundária de Tondela
Professor e membro da comissão instaladora da EB 2,3 de Campo de Besteiros

Outros Cargos:
1988-1991 - Delegado da Direcção Geral dos Desportos de Viseu
1988-1991 - Director do Centro Desportivo de Lamego
1989-1993 - Vereador da Câmara Municipal de Tondela
1997-2001 - Vereador da Câmara Municipal de Tondela
1991-2001 - Deputado na Assembleia da República
Presidente da Associação de Futebol de Viseu
Presidente da Comissão Parlamentar de Fiscalização do EURO/2004
1992-2001 - Presidente da Escola Profissional de Tondela
Vice-presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão
2002-2003 - Presidente do Conselho Superior do Desporto
Presidente, actualmente, das Assembleias-gerais da Cooperativa “Vários”, Clube Desportivo de Tondela e da Casa do Benfica do Concelho de Tondela
Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões
Desde 2001 - Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Curioso, ouvi os noticiarios desportivos, rádios e televisões, fui aos sites dos jornais e nenhum faz referência ao facto destacado no perfil. Porque será?

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset