Populares Mês

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Há anos, a propósito da ida de Pepe para o Real Madrid e do valor que os espanhóis pagaram por ele, fiz um post com o título, Contratar ao F.C.Porto, o caro sai barato. É uma verdade que salvo uma ou outra excepção, está mais que provada. Mas se no caso dos jogadores isso tem sido uma constante e esta época não vai fugir à regra, agora, também no que diz respeito a treinadores, a marca da Universidade do Dragão se faz notar. No passado, Artur Jorge, mais recentemente, José Mourinho - inaugurou uma nova era de indemnizações para sair -, André Villas-Boas - a maior indemnização que um clube, no caso o Chelsea, pagou para ter um treinador -, Jesualdo Ferreira e Fernando Santos - treinadores que só muito tarde começaram a ganhar e a ter visibilidade exterior -, Co Adriaanse - nunca tinha sido campeão antes de treinar o F.C.Porto - e uma nova fornada, com muitas raízes portistas, onde podemos incluir Domingos Paciência, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Sérgio Conceição, Vítor Pereira, Nuno Capucho - está a queimar etapas...- e outros que agora me escapam, mas que para o caso não é necessário referir.
O F.C.Porto e a Universidade do Dragão, com o polo do Olival, são uma marca forte, de excelência, cada vez mais uma referência, nacional e internacional, nos jogadores e agora também, nos treinadores.
Só não vê quem não quer ou é cego.

Notas finais:
O Prémio Kompensan/Rennie 2011/2012, Rui Geloso Santos, novo porta-voz do Benfica, anunciou ontem no Tempo-Extra que o clube do regime não vai renovar o contrato com a Olivedesportos. Não sei se é verdade - acredito que seja, já que lamber o traseiro vermelho tem de ter contrapartidas -, mas o argumento é extraordinário e o mesmo de sempre. A empresa de Joaquim Oliveira é o sistema, é graças a ela que o F.C.Porto tem dominado o futebol português. Como disse neste post, os argumentos para desculpar a mediocridade, a incapacidade e a incompetência, vão variando conforme dá jeito e os tolos que querem ser enganados, continuam a ser enganados. Agora a culpa é da Olivedesporto... Mas como está mais que provado, a razão do sucesso portista não é essa, até é bom que a ligação Benfica/Olivedesportos termine. Sempre é menos uma desculpa para justificar apenas o óbvio: o F.C.Porto ganha porque é melhor. Ponto.
Aliás, ontem no Jamor aconteceu um exemplo paradigmático que a choradeira, a queixinha, a desculpa constante com arbitragens, sistema, vento, chuva, até o relvado, dá em grandes desilusões. Mas eles nunca aprendem.
 

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset