Populares Mês

terça-feira, 26 de novembro de 2013


Saí de casa faltavam 7 minutos para acabar o Zenit - Atletico de Madrid, o resultado era 1-1 e por isso ainda fui a tempo de deixar um comentário na minha página do facebook com a frase: "Aguenta Atletico!". O Atletico aguentou, eu fiquei contente, não me passava outra coisa pela cabeça que não fosse o F.C.Porto ganhar e passar a depender só de si para chegar aos oitavos-de-final da Champions. Mas depois de ver a forma como o F.C.Porto entrou a jogar e continuou a jogar durante a primeira-parte, a pergunta que se coloca, é: sabíamos o resultado de São Petersburgo? Sinceramente, a forma como entramos no jogo e continuamos no jogo durante 45 minutos, nem a uma equipa que tivesse acabado de saber que estava fora da prova mais importante da UEFA, se admitiria, quanto mais a uma equipa que se ganhasse ficaria a depender só de si para seguir em frente. Inadmissível a exibição do conjunto de Paulo Fonseca nos 45 minutos iniciais, a que não faltaram as abébias do costume. Sim!, no plural, porque se a de Danilo deu golo, a brincadeira de Licá também podia ter dado - bastava o árbitro ter interpretado mão na bola. Durante a primeira-parte, o Áustria, equipa fraquinha e que não tinha ainda marcado um único golo na fase de grupos, até parecia melhor do que é na realidade - a segunda-parte, quando o F.C.Porto jogou a um nível mais próximo do seu valor, mostrou o que valiam os austríacos.

Perante tão pobre exibição, ao ponto de se poder dizer que pior era impossível, o F.C.Porto só tinha de melhorar. Paulo Fonseca tirou Defour, meteu Varela para a direita do ataque, Licá foi para a esquerda e para o lugar do belga no meio-campo recuou Josué - espero que depois do que se viu hoje, Josué só jogue por dentro e mantê-lo na ponta, direita ou esquerda, é mau para o jogador que não rende e é mau para o treinador, dá ideia que o nº8 tem que jogar sempre, nem que seja num lugar onde manifestamente não rende - e o F.C.Porto começou a jogar muito melhor. Foi um Porto muito mais equilibrado, com os espaços muito melhor ocupados, mais largura, mais profundidade, as subidas dos laterais passaram a ter apoio, a circulação de bola melhorou, começamos a meter mais gente no ataque, criamos várias jogadas de perigo, marcamos um e podíamos e merecíamos marcar mais. Não marcamos, voltou a faltar eficácia e conseguimos apenas o empate, quando a vitória era mais que justa.
Uma equipa que apenas conquista 1 ponto nos três jogos em casa, normalmente fica fora da prova. Ainda não estamos, mas continuamos a não depender apenas de nós, quando e como se viu na etapa complementar, bastaria um Porto normal para ganhar a uns austríacos de pote 4.

Notas finais:
As substituições umas vezes resultam, outras não. Hoje, a saída de Defour e entrada de Varela - grande jogo! - resultou; a saída de Licá e a entrada de Ricardo não; Josué que na primeira-parte só fez asneiras - não saiu porque substituições nos 45 minutos iniciais para Paulo Fonseca, só por lesão, está visto -, saiu quando estava a jogar melhor, porque Lucho é Lucho...

Já garantimos a Liga Europa, embora ainda possamos continuar na Champions. Pelo que se tem visto, se pelo aspecto financeiro e de valorização de jogadores, estar na prova rainha da UEFA seria melhor, no aspecto desportivo a Liga Europa é uma bota mais apropriada ao nosso pé.

Homem do jogo, para mim, Alex Sandro

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset