Populares Mês

terça-feira, 10 de dezembro de 2013


É, não tenhamos dúvidas, uma empreitada muito difícil aquela que espera o F.C.Porto amanhã em Madrid. O Atletico está em grande na liga espanhola  - liderança partilhada com o Barcelona e Real a 3 pontos - e na europa, joga em casa e mesmo já estando apurado e com o primeiro lugar do grupo assegurado, não vai facilitar, querer ficar mal na fotografia perante os seus apaixonados adeptos. Mas, apesar da consciência das dificuldades que temos de enfrentar e mesmo que não dependamos apenas de nós para seguir em frente, é obrigatório acreditar. O critério de exigência frente a uma equipa de qualidade superior, como é a equipa orientada por Diego Simeoni, não pode ser igual ao critério de exigência quando o F.C.Porto joga frente a equipas em que é manifestamente favorito, isso para mim é claro, mas está muita coisa em jogo, desde a continuidade na prova rainha da UEFA e o que isso significa na estabilidade do grupo de trabalho após Janeiro, até ao prestígio do F.C.Porto que não pode ser desbaratado. Para além disso, bons jogos e bons resultados frente a adversários deste calibre, dão moral, confiança, consolidam os pergaminhos do F.C.Porto no futebol europeu. Portanto e concluindo, vamos a eles com os cuidados necessários sempre que se defrontam grandes equipas, mas com valentia, coragem e espírito guerreiro que é apanágio dos Dragões. Este jogo é também um bom teste para verificar se as melhorias notadas na segunda-parte do jogo com o S.C.Braga, vieram para ficar.

O árbitro é: Deniz Aytekin (Alemanha)
Árbitros assistentes: Markus Hacker e Holger Henschel (Alemanha)
Árbitros assistentes adicionais: Bastian Dankert e Daniel Siebert (Alemanha)
Quarto árbitro: Marco Achmuller (Alemanha)
Delegado da UEFA: Barry Bright (Inglaterra)
Observador: Terje Hauge (Noruega)

Lista de convocados:
Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Otamendi, Reyes, Mangala e Alex Sandro;
Médios, Fernando, Lucho, Quintero, Defour e Herrera;
Avançados, Jackson, Licá, Ghilas, Ricardo, Varela e Josué.

A minha equipa provável:
Helton, Danilo, Maicon, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Herrera; Varela, Jackson e Josué.


Histórico e curiosidades em torno do Atletico de Madrid - F.C.Porto:
O F.C.Porto defronta pela vez na capital de Espanha o A Madrid, em confrontos em provas europeias. O balanço das 3 anteriores deslocações do FC Porto ao Vicente Calderón é equilibrado, realizou todos os resultados possiveis nesses 3 jogos oficiais: 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, o FC Porto marcou 6 golos ao Atletico no Calderón e sofreu 4 golos.

Resultados e marcadores respectivos nos confrontos em Madrid entre ambos:
Taça das Feiras edição 1963/64, eliminatória, A. Madrid 2 - FC Porto 1, golo: Romeu.
Liga dos Campeões, oitavos-de- final,  edição 2008/09, A. Madrid 2 - FC Porto 2, golos: Lisandro 2.
Liga dos Campeões, 6ª Jornada, fase de grupos, edição 2009/10, A Madrid 0 - FC Porto, 3 golos: Hulk, Falcao e Bruno Alves.
Curiosidades:
A primeira e única vez que o FC Porto venceu o A. Madrid no Calderón foi a 8 de Dezembro de 2009 e também à jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Amanhã, jogar-se-á  a jornada da fase de grupos da Champions e estamos também no mês de Dezembro. Portanto que a história se repita e que seja um bom prenuncio da retoma do FC Porto, depois, se o surpreendente Áustria voltar a surpreender o irregular Zenit, poderá acontecer o que já poucos acreditam!

Notas soltas:
Leonardo Jardim chegou a ser falado para treinador do F.C.Porto. Levantou-se um enorme coro de críticas, só podia ser verdade porque o empresário de Jardim tinha ligações ao "dono" do F.C.Porto. Agora Leonardo Jardim já é o melhor treinador. É, o portismo é do camandro!... basta ver o corrupio nas derrotas e a calmaria nas vitórias.

O calimerismo é uma coisa de outro planeta... agora foi Sousa Cintra a dizer que o Sporting leva dois pontos de avanço, mas se não fossem os árbitros levava muitos mais. Mais, é espantoso que o calimerismo faça uma grande festa e utilize como argumentação para a festa, a relação entre o orçamento do Sporting em contraponto com o do F.C.Porto e do Benfica. É que se há clube em Portugal em que a relação resultados/orçamentos é miserável, é a dos viscondes falidos.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset