Populares Mês

terça-feira, 2 de junho de 2015

Já conseguimos um reforço de peso. Bem-vindo, Lionel Messi!
Uma excelente notícia no Dragões Diário 

O problema do insucesso do F.C.Porto nestes últimos dois anos e para mim, não é o modelo de gestão. Não, o problema foi o aburgesamento, o pensar que para quem é bacalhau basta, não perceber os sinais, conformismo e apatia. E esta época, independentemente de tudo que já foi dito e redito, perdemos o título porque quando era preciso um Porto a dar uns murros na mesa no momento certo... isso nunca aconteceu. Funcionaria para fora e também para dentro.
Adiante. Apostar na formação? OK, mas quantas vezes já não falamos disso? Desde colocar a questão sobre que espécie de jovens estamos a formar, até se os técnicos tem a capacidade e a mentalidade certa, passando por jogos no Olival e Pedroso, estádios onde não existe a pressão e o entusiasmo que se via no campo de treinos do saudoso Estádio das Antas? Mística, sem dúvida, mas isso não tem a ver só com jogadores da formação, nem com nacionalidades. Que mística têm jovens que aos 14, 15 anos, já se fazem representar por empresários, exigem mundos e fundos, trocam um clube como o F.C.Porto, em alguns casos, a sua cidade e o seu país, para irem ganhar mais uns cobres lá fora? Quantos já ficaram pelo caminho só porque a gula do momento os fez esquecer que uma carreira tem muitos anos? Claro e também já foi mais que falado, que não podemos ter jogadores só com mentalidade Champions, mesmo que só tenham vindo porque essa montra lhes dá a visibilidade que precisam. Têm de saber e desde a primeira hora, quais são as prioridades, que só terão sucesso se o compromisso for total em todos os jogos. Por isso, para mim, estas histórias da mística, da formação, do modelo de gestão, tem barbas, já falei sobre isso em muitas ocasiões, por exemplo em 2009, A política desportiva do F.C.Porto e coloca-se sempre quando as coisas não correm bem. Um exemplo mesmo à mão: que jogadores da formação e que mística tinha o F.C.Porto que em 2010/2011 ganhou tudo? Lembro os dezoito que estiveram na final de Dublin: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira, Fernando, João Moutinho e Guarín, Varela, Falcao e Hulk, entraram Bellsuchi e James, não saíram do banco, Beto, Maicon, Souza, Rúben Micael e Walter.

Pois é, todos têm legitimidade para opinar, dizer tudo e o seu contrário, mas fazer é mais complicado. Para mim este modelo não está esgotado, mas se quem tem legitimidade para tomar decisões, um dia destes chegar à conclusão que temos de mudar de paradigma, baixar drasticamente o orçamento, apostar num plantel com 50% de jogadores da formação, tudo bem... desde que tenha vida, saúde e dinheiro, não abandono o barco, lá estarei no meu lugar anual a apoiar como sempre. Mas tenho quase a certeza que muitos que defendem essa teoria desertavam se os resultados fossem negativos e antes de desertarem, soltavam a franga contra os dirigentes, treinadores e jovens jogadores.
Leiam este poste com atenção e depois respondam se um dos problemas actuais no F.C.Porto não terá a ver com a convicção e com a confiança que se transmitia e agora parece desparecida em combate? Não fui eu que mudei...

Notas finais:
Acho natural que Jackson Martínez aos 28 anos e após 3 anos no F.C.Porto, queira sair. Como disse há dias, é fácil: depositam os 35 kilos e questão resolvida, adeus e boa-sorte, Cha Cha Cha.

Não sei se isto corresponde à verdade - pelo menos na verba que o F.C.Porto tinha de despender pela opção de compra, não é... -, o que se vai passar com Casemiro, mas para mim é claro: o F.C.Porto fez o que tinha de fazer. Os contratos são para cumprir, havia uma verba estabelecida para a opção de compra e para a recompra por parte do Real. O F.C.Porto queria o jogador e accionou a opção; o Real quer que ele regresse, paga o que estava estabelecido. É justo. Casemiro foi muito valorizado de Dragão ao peito e ainda pode ser mais na Copa América.

O meu amigo Lourenço, o Homem do Trompete, mandou-me um sms a perguntar se o que se tem passado na Câmara de Lisboa não é promiscuidade.
- Meu caro Lourenço, claro que não, você ainda não sabe que a promiscuidade é azul e branca?

- Gabi, meu papagaio verde de bico encarnado, vais twittar alguma coisa sobre isto? 
- Não, o Carlinhos apresentou a notícia no Jornal da Tarde e deixou claro que o Benfica não tem nada ver com o assunto. Mais, até foi prejudicado. 
- Então só me resta dizer: Grande Carlinhos!

Nota de humor:
Ontem à noite passei os olhos pelo Prolongamento na TVI 24 e posso dizer que fui dormir bem disposto, depois de dar umas boas risadas. Porquê? Porque quando lá passei estava o Dr.Cutty Sark a dizer para o Manuel Serrão: «cala-te, tu és um perdedor nato, hoje nem devias falar». Ver alguém que é de um clube que em 7 anos apenas ganhou uma Taça de Portugal, chamar perdedor nato a um adepto do F.C.Porto... convenhamos que é de rir às gargalhadas.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset