Populares Mês

sexta-feira, 10 de junho de 2016


«O FC Porto foi multado em 1.530 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por ter ironizado sobre a nomeação do lisboeta João Capela para arbitrar o jogo entre Gil Vicente e Benfica. Na decisão do processo, o CD justifica a sanção com as "declarações suscetíveis de integrar a infração" no artigo do Regulamento Disciplinar (RD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) que pune a lesão da honra e da reputação, divulgadas na publicação do clube Dragões Diário, de 30 de abril, aludindo à visita dos encarnados a Barcelos, da 31ª jornada da I Liga

"João Capela foi premiado com uma segunda oportunidade para apitar o Gil Vicente-Benfica, depois de no jogo na Luz ter 'feito' o resultado com aquele fora-de-jogo que até o Barbas assinalava. Capela é uma espécie de Rei Midas do Benfica, que em 12 jogos arbitrados pelo juiz lisboeta ganhou 11, empatou um, marcou 28 golos e não sofreu nenhum. Sim, nem um para amostra. Há, de facto, estatísticas maravilhosas, de fazer corar de vergonha o Bruno Paixão", lia-se na referida newsletter.

O artigo 112.º do RD da LPFP define o valor das multas a aplicar pelo desrespeito ou uso de "expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com membros dos órgãos da LPFP e da FPF, respetivos membros, árbitros, dirigentes e demais agentes desportivos, em virtude do exercício das suas funções, ou para com os mesmos órgãos enquanto tais".

Acrescentando ainda, no seu terceiro ponto, que "o clube é considerado responsável pelos comportamentos que venham a ser divulgados pela sua imprensa privada e pelos sítios na Internet que sejam explorados pelo clube, pela sociedade desportiva ou pelo clube fundador da sociedade desportiva, diretamente ou por interposta pessoa".»

Pois é, agora que a Liga quer penalizar a truculência de alguns "chouriços", autênticos peões de brega dos seus clubes e que andam por aí a insultar e a pressionar tudo e todos e com a ajuda de alguns prostitutos da escrita e da palavra, funcionam como máquinas de propaganda; aqueles que sempre que perdem, através dos mesmos, colocam em causa os méritos dos vencedores e atribuem a tudo, menos à competência, qualidade e profissionalismo o sucesso alheio; aqui d' rei que não pode ser, é um atentado à liberdade de expressão. Mas porque é que essa gente ficou muda e queda, nem um pio soltou, quando o F.C.Porto foi penalizado por aquilo que podem ver em cima, muito menos grave do que alguns dizem semanalmente? Porque ninguém achou isso um atentado à liberdade de expressão, mesmo que as razões do F.C.Porto fossem mais que óbvias? Mais, se estão sempre a dizer que há programas que causam enormes prejuízos ao futebol, querem que prolongamentos, dias seguinte e afins, continuem a ser espaços onde vale tudo e sem consequências para ninguém? Porque se é assim, vamos lá F.C.Porto, coloquemos no Porto Canal gente a disparar a torto e a direito, a pressionar tudo e todos, criticar e lançar suspeitas até contra um lançamento de linha lateral mal assinalado...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset